Vous êtes sur la page 1sur 4

A PACINCIA E SUAS RECOMPENSAS

Pr. Antonio Rodrigues da Silva

Texto Bsico: Tiago 5:7-11 Texto Devocional: Salmo 37:1-16 Versculo Chave: "Sede vs tambm pacientes e fortalecei o vosso corao, pois a vinda do Senhor est prxima"- Tg 5:8. Objetivo da Lio: O aluno compreender que os sofrimentos do tempo presente no podem ser comparados com a recompensa da glria a ser revelada em ns. Leia a Bblia diariamente: 2 feira: Hb 12:1-4 3 feira: J 42:1-6 4 feira: J 42:7-9 5 feira: J 42:10-17 6 feira: J 1:13-22 sbado: S184:1-12 domingo: Tg 3:13-18

INTRODUO Pacincia a virtude que faz parte do fruto do Esprito que consiste em suportar sofrimentos e provaes com resignao (Rm 5:3). Na sua origem bblica, pacincia e longanimidade vm da mesma raiz com a idia de suportar, perseverar e persistir na convico de se opor ao erro, ainda que sob circunstncias adversas (Tg 1:12; 5:7; Rm 9:22; Cl 3:12). Vemos que o Deus da pacincia, ao invs de explodir o Seu furor, Sua ira santa, e destruir a humanidade corrupta, adia o julgamento e d nova oportunidade atravs de um homem que temia ao Senhor (Gn 6:5-8). Esta deve ser a nossa meta no dia a dia: deixar a ira abandonar o furor e no ser impaciente (SI 37:8). Haver alguma recompensa por levarmos pacientemente a nossa cruz? o que vamos ver a seguir, atravs de alguns exemplos baseados no texto que estamos estudando hoje.

I O EXEMPLO DO LAVRADOR PACIENTE (Tg 5:7-9) evidente, no contexto da epstola, o sofrimento dos crentes mais pobres da Disperso, sob a opresso dos ricos(Tg.5:4-6), Muitos deles podem at ter se convertido na igreja de Jerusalm, onde Tiago parece ter sido pastor por algum tempo (At 15:13-21). Parece que Tiago procura pastore-los distncia, atravs da epstola, na qual os exorta animando, confortando e consolando, at porque reverter O comportamento injusto dos poderosos opressores na poca era difcil (Tg 2:4-7).

"Portanto" a primeira palavra deste pargrafo (verso NVI) e refere-se aos vs. 1 a 6 do mesmo captulo, que retratam os crentes sofrendo nas mos dos ricos mpios. Uma vez que Deus ir punir estes opressores, os crentes precisam esperar com pacincia. 1. A pacincia do lavrador em relao natureza (Tg 5:7) O lavrador prepara a terra, ara, semeia, limpa o mato, e vm sobre ele sol causticante, chuva, animais peonhentos, etc. Tudo ele suporta pacientemente desde a primeira chuva da primavera at a ltima do vero. O lavrador faz fielmente a sua parte, se a natureza colabora, finalmente nascem frutos exuberantes, que enchem os celeiros, e o corao de quem tanto se esforou transborda de alegria. a recompensa do trabalho sofrido, perseverante e paciente; exemplo que devemos imitar (Tg 5:7). 2. O limite da pacincia crist para vencer as provaes (Tg 5:8a e 9a) Para Tiago, perder a pacincia no deve ser atitude do cristo, uma vez que ela deve durar at a volta de Cristo (Tg 5:7a). Quando o Senho voltar, far justia. Os maus sero castigados e os justos, como recompensa, sero recolhidos no glorioso reino, onde no haver mais pranto e at as lgrimas dos sofrimentos sero enxugadas dos nossos olhos (Ap 21:4). A princpio, pode parecer que a queixa de uns contra os outros (v.9) no tem muita coisa a ver com o contexto. Todavia, devemos lembrar que queixa ou murmurao contra os outros tentao comum nos tempos de muita presso e opresso. "Quo freqentemente nos achamos atirando as frustraes de um dia difcil em cima de nossos amigos ntimos e membros da famlia!" (Douglas Moo). 3. A pacincia e a Segunda Vinda (Tg 5:8b e 9b) O final dos versos 8 e 9 tem em comum referncias volta do Senhor e ao julgamento a ela associado. Sabemos que o prximo grande acontecimento na histria da redeno ser a volta do Senhor. Ao mencionar que "o juiz est s portas" e (v.9b), o autor relembra-nos que o Senhor voltar como juiz (Mt 25:31-34; At 17:31; 2 Tm 4:1). Peter Davids comenta: "A proximidade do dia escatolgico no apenas um mpeto para se olhar para o julgamento dos 'pecadores'... mas tambm uma advertncia a que a pessoa examine seu comportamento, de modo que quando aquele, cujos passos se aproximam, finalmente bater porta, ela possa estar preparada para abri-la. O Senhor que vem tambm o juiz do cristo".

II O EXEMPLO DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO (Tg 5:10) Certamente no foram s os irmos da Disperso a sofrerem provaes. O apstolo destaca o sofrimento dos profetas na trajetria de seus ministrios. 1. O testemunho do profeta Ams "Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente" (Am 5:10).

2. O testemunho do profeta Jeremias "...a vossa espada devorou os vossos profetas como leo destruidor" (Jr 2:30). 3. O testemunho do profeta Elias ...os filhos de Israel deixaram a tua aliana, e derribaram os teus altares e mataram os teus profetas..." (1 Rs 19:10). 4. O testemunho do escritor aos Hebreus Os pacientes sofredores do Antigo Testamento esto inseridos na galeria dos heris da f, aguardando o arrebatamento da Igreja para receber as suas recompensas juntamente com os remidos na manso celestial (Hb 11:39-40). Sobre isso afirmou Jesus: "No mundo, passais por aflies; mas tende bom nimo; eu venci o mundo" (Jo 16:33b). 5. O testemunho de Jesus Cristo "Jerusalm, Jerusalm, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vs no o quisestes!" (Mt 23:37). Mas ele tambm ofereceu consolo: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justia, porque deles o reino dos cus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vs. Regozijai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs" (Mt 5:10-12).

III O EXEMPLO DE J (Tg 5:11) Tiago o nico escritor do Novo Testamento que cita J. Ele um exemplo de sofrimento e pacincia. Homem sincero, ntegro, reto e temente a Deus e que se desviava do mal; conforme o testemunho do prprio Deus ao Adversrio (J 1:8). Todavia, por permisso de Deus, foi provado. Satans s no lhe tocou a alma, mas os bens, famlia e sade. A desgraa foi total. 1. As provaes de J Perda repentina e total de todos os bens atravs de uma ao satnica, ficando totalmente pobre (J 1:13-17); perda dos dez filhos de uma s vez, enquanto se confraternizavam na casa do irmo primognito (J 1:18-19); perda da sade, ficando torturado e humilhado no corpo, em conseqncia das chagas que Satans lhe ps da cabea aos ps (J 2:6-8). A despeito de tao pesada provao, J se humilhou e adorou o Deus que tudo lhe deu e tirou, provando que a sua vida estava escondida em Deus, e em nenhuma das coisas terrenas (J 1:20-22; 19:2527). Tiago diz que so bem-aventurados os que so perseverantes no sofrimento e exemplifica com a vida do justo J, relembrando quantas recompensas ele recebeu do Senhor. 2. As recompensas de J a. Na vida espiritual Deus lhe restaurou a posio de sacerdote que tivera antes (J 1:5; 42:8-9).

b. Na vida material Deus lhe dobrou a quantidade de animais que Possura antes (compare J 1:3 com 42:12). c. Na vida domstica e social Deus lhe deu outros dez filhos. Tambm os parentes e amigos que dele se afastaram por sua doena e pobreza voltaram ao convvio, at lhe trazendo presentes custosos (J 42:11- 15). d. Na longevidade Deus concedeu a J uma vida longa para que ele pudesse desfrutar, juntamente com sua famlia, as recompensas de sua provao e pacincia (J 42: 17),

CONCLUSO Na prtica, exercer pacincia no fcil, mas necessrio. Especialmente olhando para o mundo conturbado de hoje, sem pacincia, como venc-lo? Se at os descrentes j entendem assim, imagine a responsabilidade dos crentes (Cl 3:12). Tiago, j na sua poca, via, a necessidade do cristo reforar a sua f com uma dupla dose de pacindia, como forma de vencer a opresso do mundo mpio e as diferentes opinies e reclamaes entre os prprios irmos de f (Tg 5:8-9). Para tanto, temos de nos espelhar na exemplar pacincia exercida em meio a tanto sofrimento pelo lavrador, pelos profetas, por J e, Principalmente, por Jesus. Afinal, o texto encerra declarando que "...temos por felizes aos que perseveraram firmes.., porque o Senhor cheio de terna misericrdia e compassivo" (Tg 5:11). Portanto, o filho de Deus no precisa pensar que est sozinho ao ter que exercer pacincia nas provaes. Ele tem um Deus misericordioso e compassivo olhando para sua difcil jornada que certamente ter um final feliz!

Vous aimerez peut-être aussi