Vous êtes sur la page 1sur 50

CDIGO de PROCESSO CIVIL

Anotado

(18. Edio)

Adenda de 01.07.2009

TTULO:

CDIGO DE PROCESSO CIVIL - ANOTADO Adenda

AUTORES:

Wanda Ferraz de Brito, Duarte Romeira de Mesquita

EDITOR:

EDIES ALMEDINA, SA Avenida Ferno de Magalhes, n. 584, 5. Andar 3000-174 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net editora@almedina.net

ISBN ORIGINAL:

9789724038667

JULHO, 2009 PGINA INTERNET DO LIVRO: http://www.almedina.net/livro.php?isbn=9789724038667

Parte I

Alteraes que sero introduzidas no Cdigo de Processo Civil com a entrada em vigor da Lei n 29/2009, de 29 de Junho.
(Conforme o artigo 87 da Lei n 29/2009, de 29 de Junho, a lei entra em vigor no dia 18 de Janeiro de 2010).

Os textos escritos escritos em itlico correspondem aos actuais.

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 32 (Constituio obrigatria de advogado) 1. obrigatria a constituio de advogado: a) Nas causas da competncia de tribunais com alada, em que seja admissvel recurso ordinrio; b) Nas causas em que seja sempre admissvel recurso, independentemente do valor; c) Nos recursos e nas causas propostas nos tribunais superiores. 2. Ainda que seja obrigatria a constituio de advogado, os advogados estagirios, os solicitadores e as prprias partes podem fazer requerimentos em que se no levantem questes de direito.

3. Nos inventrios, seja qual for a sua natureza ou valor, s obrigatria interveno de advogados para se suscitarem ou discutirem questes de direito. (1) 4. Quando no haja advogado na comarca, o patrocnio pode ser exercido por solicitador. (Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06)
Artigo 52 (Exequibilidade das certides extradas dos inventrios)

1. As certides extradas dos processos de inventrio valem como ttulo executivo, desde que contenham:
a) A identificao do inventrio pela designao do inventariado e do inventariante; b) A indicao de que o respectivo interessado tem no processo a posio de herdeiro ou legatrio;

c) O teor da deciso da partilha na parte que se refira ao mesmo interessado, com a meno de que a partilha foi declarada por deciso do conservador ou notrio, homologada judicialmente, ou por sentena transitada em julgado;
d) A relacionao dos bens que forem apontados, de entre os que tiverem cabido ao requerente.

2. Se a deciso do conservador ou notrio ou a sentena tiverem sido modificadas em recurso e a modificao afectar a quota do interessado, a certido reproduz a deciso definitiva, na parte respeitante mesma quota.
3. Se a certido for destinada a provar a existncia de um crdito, s
(1) Este nmero revoga com a entrada em vigor da Lei n 29/2009, de 29.06 (18.01.2010)

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

conter, alm do requisito da alnea a) do n 1, o que do processo constar a respeito da aprovao ou reconhecimento do crdito e forma do seu pagamento. (Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06)

Artigo 77 (Inventrio e habilitao) 1. O tribunal da comarca do servio de registo ou do cartrio notarial onde o processo foi apresentado competente: a) Para os actos compreendidos no mbito do controlo geral do processo de inventrio, sentena homologatria da partilha e outros actos que, nos termos desse processo, sejam da competncia do juiz; b) Para a habilitao de uma pessoa como sucessora por morte de outra. 2. Aberta a sucesso fora do Pas, observa-se o seguinte: a) Tendo o falecido deixado bens em Portugal, competente para a habilitao o tribunal do lugar da situao dos imveis ou da maior parte deles, ou, na falta de imveis, o lugar onde estiver a maior parte dos mveis;
b) No tendo o falecido deixado bens em Portugal, competente para a habilitao o tribunal do domiclio do habilitando. 3. O tribunal onde se tenha procedido a inventrio por bito de um dos cnjuges o competente para o inventrio a que tiver de proceder-se por bito do outro, excepto se o casamento foi contrado segundo o regime da separao; quando se tenha procedido a inventrio por bito de dois ou mais cnjuges do autor da herana, a competncia determinada pelo ltimo desses inventrios, desde que o regime de bens no seja o da separao. (2)

4. No caso de cumulao de inventrios, quando haja uma relao de dependncia entre as partilhas, competente para todos eles o tribunal em que deva realizar-se a partilha de que as outras dependem; nos restantes casos, pode o requerente escolher qualquer dos tribunais que seja competente. (3) (Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06)

(2) Este nmero revoga com a entrada em vigor da Lei n 29/2009, de 29.06 (18.01.2010) (3) Este nmero revoga com a entrada em vigor da Lei n 29/2009, de 29.06 (18.01.2010)

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 248 (Formalidades da citao edital por incerteza do lugar) 1. A citao edital determinada pela incerteza do lugar em que o citando se encontra feita pela afixao de editais e pela publicao de anncios. 2. Afixar-se-o trs editais, um na porta do tribunal, outro na porta da casa da ltima residncia que o citando teve no pas e outro na porta da sede da respectiva junta de freguesia. (4) 3. Os anncios so publicados em dois nmeros seguidos de um dos jornais, de mbito regional ou nacional, mais lidos na localidade em que esteja a casa da ltima residncia do citando.

4. No se publicam anncios no processo sumarssimo e em todos os casos de diminuta importncia em que o juiz os considere dispensveis.
5. Incumbe parte providenciar pela publicao dos anncios. (Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06)

Artigo 249-A (Mediao pr-judicial e suspenso de prazos) 1. As partes podem, previamente apresentao de qualquer litgio em tribunal, recorrer a sistemas de mediao para a resoluo desses litgios. 2. A utilizao dos sistemas de mediao pr-judicial previstos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da Justia suspende os prazos de caducidade e prescrio a partir da data em que for solicitada a interveno de um mediador. 3. Os prazos de caducidade e prescrio retomam-se a partir do momento em que uma das partes recuse submeter-se ou recuse continuar com o processo de mediao, bem como quando o mediador determinar o final do processo de mediao. 4. A falta de acordo e a recusa de submisso a mediao referidas no nmero anterior so comprovadas pelas entidades gestoras dos sistemas previstos na portaria referida no n 2. 5. A incluso dos sistemas de mediao na portaria referida no n
(4) O n 2 do artigo foi alterado pela Lei n 52/2008, de 09.08, porm esta lei apenas aplicvel a ttulo experimental, at 31 de Agosto de 2010, nas comarcas de Alentejo Litoral, BaixoVouga e Grande Lisboa Noroeste. ver Legislao Complementar .

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

2 depende da verificao da idoneidade do sistema bem como da respectiva entidade gestora.


(Aditado pelo artigo 79 da Lei n 29/2009, de 29.06)

Artigo 249-B (Homologao de acordo obtido em mediao pr-judicial) 1. Se da mediao resultar um acordo, as partes podem requerer a sua homologao por um juiz. 2. O pedido apresentado em qualquer tribunal competente em razo da matria, preferencialmente por via electrnica, nos termos a definir em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da Justia. 3. A homologao judicial de acordo obtido em mediao prjudicial visa a verificao da sua conformidade com a legislao em vigor. 4. O pedido referido no nmero anterior tem natureza urgente, sendo decidido sem necessidade de prvia distribuio. 5. No caso de recusa de homologao o acordo devolvido s partes podendo estas, no prazo de 10 dias, submeter um novo acordo a homologao.
(Aditado pelo artigo 79 da Lei n 29/2009, de 29.06)

Artigo 249-C (Confidencialidade) Excepto no que diz respeito ao acordo obtido, o contedo das sesses de mediao confidencial, no podendo ser valorado como prova em tribunal salvo em caso de circunstncias excepcionais, nomeadamente quando esteja em causa a proteco da integridade fsica ou psquica de qualquer pessoa.
(Aditado pelo artigo 79 da Lei n 29/2009, de 29.06)

Artigo 279-A (Mediao e suspenso da instncia) 1. Em qualquer estado da causa, e sempre que o entenda conveniente, o juiz pode determinar a remessa do processo para mediao, suspendendo a instncia, salvo quando alguma das partes expressamente se opuser a tal remessa. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, as partes podem, em conjunto, optar por resolver o litgio por mediao, acordando na

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

suspenso da instncia nos termos e pelo prazo mximo previsto no n 4 do artigo anterior. 3. A suspenso da instncia referida no nmero anterior verificase, automaticamente e sem necessidade de despacho judicial, com a comunicao por qualquer das partes do recurso a sistemas de mediao. 4. Verificando-se na mediao a impossibilidade de acordo, o mediador d conhecimento ao tribunal desse facto, preferencialmente por via electrnica, cessando automaticamente e sem necessidade de qualquer acto do juiz ou da secretaria, a suspenso da instncia. 5. Alcanando-se acordo na mediao, o mesmo remetido a tribunal, preferencialmente por via electrnica, seguindo os termos definidos na lei para a transaco.
Artigo 373 (Processo a seguir no caso de a legitimidade j estar reconhecida em documento ou noutro processo) 1. Se a qualidade de herdeiro ou aquela que legitimar o habilitando para substituir a parte falecida j estiver declarada noutro processo, por deciso transitada em julgado, ou reconhecida em habilitao notarial, a habilitao ter por base certido da sentena ou da escritura, sendo requerida e processada nos prprios autos da causa principal. 2. Os interessados para quem a deciso constitua caso julgado ou que intervieram na escritura no podem impugnar a qualidade que lhes atribuda no ttulo de habilitao, salvo se alegarem que o ttulo no preenche as condies exigidas por este artigo ou enferma de vcio que o invalida. 3. Na falta de contestao, verificar-se- se o documento prova a qualidade de que depende a habilitao, decidindo-se em conformidade; se algum dos chamados contestar, seguir-se- a produo da prova oferecida e depois se decidir.

4. Havendo inventrio, tm-se por habilitados como herdeiros os que tiverem sido indicados no respectivo requerimento, se todos estiverem citados para o inventrio e nenhum tiver impugnado a sua legitimidade ou a dos outros dentro do prazo legal ou se, tendo havido impugnao, esta tiver sido julgada improcedente. 5. Apresentada certido do inventrio, pela qual se provem os factos indicados, observa-se o que fica disposto neste artigo.

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

(Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06)

10

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 426 (Quem deve ser o depositrio) 1. Quando haja de proceder-se a inventrio, nomeada como depositrio a pessoa a quem deva caber a funo de cabea-de-casal em relao aos bens arrolados. (5)

2. O depositrio o prprio possuidor ou detentor dos bens, salvo se houver manifesto inconveniente em que lhe sejam entregues.
3. O auto de arrolamento serve de descrio no inventrio a que haja de proceder-se. (Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06) Artigo 989 (Cauo a favor de incapazes)

O disposto nos artigos antecedentes aplicvel cauo que deva ser prestada pelos representantes de incapazes ou ausentes, quanto aos bens arrolados ou inventariados, com as seguintes modificaes:
a) A cauo prestada por dependncia do arrolamento ou inventrio; b) Se o representante do incapaz ou do ausente no indicar a cauo que oferece, observar-se- o disposto para o caso de esse representante no querer ou no poder prestar a cauo;

c) As atribuies do juiz relativas fixao do valor, apreciao da idoneidade da cauo e designao das diligncias necessrias so exercidas pelo conselho de famlia, quando a este pertena conhecer da cauo, ou pelo conservador ou notrio, nos processos de inventrio.
(Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06) Artigo 1052 (Petio) 1. Todo aquele que pretenda pr termo indiviso de coisa comum requerer, no confronto dos demais consortes, que, fixadas as respectivas quotas, se proceda diviso em substncia da coisa comum ou adjudicao ou venda desta, com repartio do respectivo valor, quando a considere indivisvel, indicando logo as provas.

2. Quando a compropriedade tenha origem em inventrio judicial, pro-

(5) Este nmero revoga com a entrada em vigor da Lei n 29/2009, de 29.06 (18.01.2010)

11

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

cessado no tribunal competente para a aco de diviso de coisa comum, esta corre por apenso ao inventrio. (6) (Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06) Artigo 1406 (Processo para a separao de bens em casos especiais)

1. Requerendo-se a separao de bens nos termos do artigo 825, ou tendo de proceder-se a separao por virtude da insolvncia de um dos cnjuges, aplica-se o disposto no regime do processo de inventrio em consequncia de separao, divrcio, declarao de nulidade ou anulao do casamento, constante de lei especial, com as seguintes especialidades: a) O inventrio corre por apenso ao processo de execuo ou ao processo de insolvncia; b) O exequente, no caso do artigo 825, ou qualquer credor, no caso de insolvncia, tem o direito de promover o andamento do inventrio; c) No podem ser aprovadas dvidas que no estejam devidamente documentadas; d) O cnjuge do executado ou insolvente tem o direito de escolher os bens com que h-de ser formada a sua meao e, se usar desse direito, so notificados da escolha os credores, que podem reclamar contra ela, fundamentando a sua reclamao.
2. Se julgar atendvel a reclamao, o juiz ordena avaliao dos bens que lhe paream mal avaliados.

3. Quando a avaliao modifique o valor dos bens escolhidos pelo cnjuge do executado ou insolvente, este pode declarar que desiste da escolha e, nesse caso, ou no tendo ele usado do direito de escolha, as meaes so adjudicadas por meio de sorteio.
(Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06)

Artigos 1108, 1109 e 1326 a 1405


(Revogados pela alnea b) do artigo 86 da Lei n 29/2009, de 29.06)

(6) Este nmero revoga com a entrada em vigor da Lei n 29/2009, de 29.06 (18.01.2010)

12

Parte I Alteraes da Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 1462 (Direito de preferncia pertencente a herana) 1. Competindo o direito de preferncia a herana, pedir-se- no tribunal do lugar da sua abertura a notificao do cabea-de-casal, salvo se os bens a que respeita estiverem licitados ou includos em algum dos quinhes, porque neste caso deve pedir-se a notificao do respectivo interessado para ele exercer o direito. 2. O cabea-de-casal, logo que seja notificado, requerer uma conferncia de interessados para se deliberar se a herana deve exercer o direito de preferncia.

3. O processo dependncia do inventrio, quando o haja. (7)


(Alterado pelo artigo 78 da Lei n 29/2009, de 29.06)

Artigo 1473 [...]


(Revogado pela alnea b) do artigo 86 da Lei n 29/2009, de 29.06)

(7) Este nmero revoga com a entrada em vigor da Lei n 29/2009, de 29.06 (18.01.2010)

13

Parte II

Lei n 29/2009, de 29 de Junho.


(Conforme o artigo 87 da Lei n 29/2009, de 29 de Junho, o Regime Jurdico do Processo de Inventrio entra em vigor no dia 18 de Janeiro de 2010).

Lei n 29/2009
de 29 de Junho

Aprova o Regime Jurdico do Processo de Inventrio e altera o Cdigo Civil, o Cdigo de Processo Civil, o Cdigo do Registo Predial e o Cdigo do Registo Civil, no cumprimento das medidas de descongestionamento dos tribunais previstas na Resoluo do Conselho de Ministros n 172/2007, de 6 de Novembro, o Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas, procede transposio da Directiva n 2008/52/CE, do Parlamento e do Conselho, de 21 de Maro, e altera o Decreto-Lei n 594/74, de 7 de Novembro. A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161 da Constituio, o seguinte:

CAPTULO I

Regime Jurdico do Processo de Inventrio


SECO I

Disposies gerais
Artigo 1 Funes do inventrio 1. O processo de inventrio destina-se a pr termo comunho hereditria ou, no carecendo de se realizar a partilha da herana, a relacionar os bens que constituem objecto de sucesso e a servir de base eventual liquidao da herana. 2. Procede-se partilha por inventrio: a) Quando no houver acordo de todos os interessados na partilha; b) Quando o Ministrio Pblico entenda que o interesse do incapaz a quem a herana deferida implica aceitao beneficiria; c) Nos casos em que algum dos herdeiros no possa, por motivo de ausncia em parte incerta ou de incapacidade de facto permanente, intervir em partilha registral ou notarial. 3. Ao inventrio destinado realizao dos fins previstos na segunda parte do n 1 aplicvel o presente regime jurdico, com as necessrias adaptaes. 4. O inventrio pode ainda destinar-se partilha consequente extino da comunho de bens entre os cnjuges, nos termos previstos no artigo 71.

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 2 Fases e publicidade do inventrio 1. O processo de inventrio composto pelas seguintes fases: a) Apresentao do requerimento de inventrio; b) Conferncia de interessados e eventual apresentao de licitaes; c) Deciso da partilha. 2. As fases previstas nas alneas b) e c) do nmero anterior so realizadas no mesmo dia, a no ser que tal se revele absolutamente impossvel. 3. No decurso do processo de inventrio, devem ser publicados em stio na Internet, regulado por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia, os seguintes actos: a) Requerimento de inventrio; b) Citaes efectuadas; c) Marcao da data da conferncia de interessados; d) Deciso da partilha; e) Quaisquer outros actos que se considerem relevantes para as finalidades do processo de inventrio. 4. O acesso ao stio da Internet referido no nmero anterior condicionado aos interessados atravs da atribuio de um cdigo de acesso nos termos previstos na portaria referida no nmero anterior. Artigo 3 Competncia 1. Cabe aos servios de registos a designar por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia e aos cartrios notariais efectuar as diligncias do processo de inventrio, tendo o juiz o controlo geral do processo. 2. Os interessados podem escolher qualquer servio de registo designado nos termos do nmero anterior ou qualquer cartrio notarial para apresentar o processo de inventrio. 3. Sem prejuzo do disposto no artigo 4, so, entre outros, da competncia do conservador e do notrio os seguintes actos: a) A deciso das questes prejudiciais, dos incidentes e das reclamaes que ocorram no decurso do inventrio; b) A deciso de devoluo dos interessados para o juiz que detm o controlo geral do processo; c) A marcao e a presidncia da conferncia de interessados; d) A deciso de suspenso e de arquivamento do processo; e) A deciso da partilha.

18

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

4. aplicvel ao conservador ou notrio o regime de impedimentos e suspeies previsto para os magistrados judiciais. Artigo 4 Controlo geral do processo 1. O juiz tem controlo geral do processo de inventrio, podendo, a todo o tempo, decidir e praticar os actos que entenda deverem ser decididos ou praticados pelo tribunal. 2. Compete exclusivamente ao juiz: a) Proferir sentena homologatria da partilha; b) Praticar outros actos que, nos termos desta lei, sejam da competncia do juiz. Artigo 5 Legitimidade para requerer ou intervir 1. Tm legitimidade para requerer e intervir no processo de inventrio: a) Os interessados directos na partilha; b) O Ministrio Pblico, quando a herana seja deferida a incapazes ou ausentes em parte incerta ou ao Estado. 2. Quando haja herdeiros legitimrios, os legatrios e donatrios so admitidos a intervir em todos os actos susceptveis de influenciar o clculo ou determinao da legtima e implicar eventual reduo das respectivas liberalidades. 3. Os credores da herana e os legatrios so admitidos a intervir nas questes relativas verificao e satisfao dos seus direitos, cumprindo ao Ministrio Pblico a representao da defesa dos interesses da Fazenda Pblica. Artigo 6 Interveno judicial 1. O conservador ou o notrio so obrigados a remeter os interessados para o juiz que detm o controlo geral do processo nos seguintes casos: a) Verificao das questes prejudiciais referidas no n 1 do artigo 18; b) Apuramento de dvida litigiosa, nos termos do n 2 do artigo 31; c) Verificao da insolvncia da herana, nos termos do artigo 43; d) Na sequncia de nova partilha, no tendo havido restituio pelo interessado dos bens mveis que tenha recebido, para efeitos do disposto no n 4 do artigo 62. 2. S o juiz que detm o controlo geral do processo pode aplicar a sano civil prevista para a sonegao de bens, conforme o disposto no artigo 30.

19

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 7 Acesso ao processo O juiz e o Ministrio Pblico tm acesso ao processo atravs de meios electrnicos para poderem exercer as competncias que lhe esto atribudas. Artigo 8 Constituio obrigatria de advogado 1. obrigatria a constituio de advogado no inventrio se forem suscitadas ou discutidas questes de direito. 2. Em caso de recurso de decises proferidas no processo de inventrio obrigatria a constituio de advogado. Artigo 9 Representao de incapazes e ausentes 1. O incapaz representado por curador especial quando o representante legal concorra com ele herana ou a ela concorrerem vrios incapazes representados pelo mesmo representante. 2. O ausente em parte incerta, no estando instituda a curadoria, tambm representado por curador especial. 3. Findo o inventrio, os bens adjudicados ao ausente que carecerem de administrao so entregues ao curador nomeado, que passa a ter, em relao aos bens entregues, os direitos e deveres do curador provisrio, cessando a administrao logo que seja deferida a curadoria. 4. Os curadores especiais previstos nos ns 1 e 2 so nomeados oficiosamente pelo conservador ou notrio. Artigo 10 Interveno principal 1. Em qualquer altura do processo possvel a apresentao de interveno principal espontnea ou provocada por qualquer interessado directo na partilha. 2. Os interessados so notificados para responder, seguindo-se o disposto nos artigos 27 e 28. 3. A apresentao da interveno suspende o processo a partir da conferncia de interessados. Artigo 11 Interveno de outros interessados 1. Havendo herdeiros legitimrios, os legatrios e donatrios que no tenham sido inicialmente citados para o inventrio podem apresentar interveno no processo, aplicando-se, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo anterior.

20

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

2. Os credores da herana podem reclamar no inventrio os seus direitos, mesmo que estes no tenham sido relacionados no requerimento de inventrio, at conferncia de interessados. 3. O conservador ou notrio podem, a qualquer momento do processo de inventrio, determinar a interveno de qualquer interessado que considerem preterido. Artigo 12 Entrega de documentos e notificaes 1. A apresentao do requerimento de partilha, da eventual oposio, bem como de todos os actos subsequentes deve realizar-se, sempre que possvel, atravs de meios electrnicos. 2. As notificaes aos interessados, aos demais intervenientes e entre mandatrios so efectuadas de acordo com o disposto no Cdigo de Processo Civil e, sempre que possvel, atravs de meios electrnicos. Artigo 13 Prazo geral 1. Na falta de disposio especial, o prazo para os interessados requererem qualquer acto ou diligncia, apresentarem incidentes ou praticarem qualquer outro acto de 10 dias. 2. O prazo para qualquer resposta conta-se sempre da notificao do acto a que se responde. Artigo 14 Venda e apreenso de bens 1. Cabe ao conservador ou notrio procederem apreenso dos bens prevista nos ns 3 e 4 do artigo 24, bem como efectuar a respectiva venda para efeitos do disposto no n 5 do artigo 39 e no n 3 do artigo 58. 2. Para efeitos do disposto no nmero anterior, o conservador e o notrio assumem todos os direitos e obrigaes que impendem sobre os agentes de execuo e o juiz que detm o controlo geral do processo exerce as funes que cabem, nos termos da lei, ao juiz de execuo. Artigo 15 Habilitao no inventrio 1. Se antes de concludo o inventrio falecer algum interessado directo na partilha, qualquer outro interessado pode indicar os sucessores do falecido, juntando os documentos que se mostrem necessrios e que no possam ser obtidos oficiosamente, nos termos do artigo 22. 2. As pessoas indicadas so citadas para o inventrio e os outros interessados so notificados da indicao.

21

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

3. A legitimidade dos sucessores indicados pode ser impugnada, quer pelo citado, quer pelos outros interessados notificados, nos termos dos artigos 27 e 28. 4. Na falta de impugnao, tm-se como habilitadas as pessoas indicadas, sem prejuzo de os sucessores eventualmente preteridos apresentarem a sua prpria habilitao. 5. Os sucessores do interessado falecido podem ainda pedir a respectiva habilitao, aplicando-se o disposto nos nmeros anteriores. 6. Se falecer algum legatrio, credor ou donatrio que tenha sido citado para o inventrio, os seus herdeiros podem fazer-se admitir no processo, seguindo-se os termos previstos no nmero anterior. 7. A habilitao do cessionrio de quota hereditria e dos subadquirentes dos bens doados, sujeitos ao nus de reduo, pode fazer-se por qualquer uma das formas legalmente admissveis. Artigo 16 Cumulao de inventrios 1. permitida a cumulao de inventrios para a partilha de heranas diversas quando se verifiquem as seguintes situaes: a) Identidade de pessoas por quem devam ser repartidos os bens; b) Heranas deixadas pelos dois cnjuges; c) Uma das partilhas esteja dependente da outra ou das outras. 2. No caso previsto na alnea c) do nmero anterior, se a dependncia for parcial por haver outros bens, o conservador ou notrio podem indeferir a cumulao quando a mesma se afigure inconveniente para os interesses das partes ou para a tramitao clere do inventrio. Artigo 17 Direito de preferncia dos interessados na partilha 1. A preferncia dos interessados na partilha na alienao de quinhes hereditrios pode ser exercida no processo de inventrio. 2. Apresentando-se a preferir mais de um interessado, o quinho objecto de alienao adjudicado a todos, na proporo dos seus quinhes. 3. O exerccio do direito de preferncia suspende o processo a partir da conferncia de interessados. 4. O no exerccio da preferncia no processo de inventrio no preclude o direito de intentar aco de preferncia nos termos gerais. 5. Se for exercido direito de preferncia fora do processo de inventrio, pode determinar-se, oficiosamente ou a requerimento de algum dos interessados directos na partilha, a suspenso do inventrio, nos termos do artigo 279 do Cdigo de Processo Civil, aplicvel com as necessrias adaptaes.

22

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 18 Questes prejudiciais e suspenso do inventrio 1. Se, na pendncia do inventrio, se suscitarem questes prejudiciais das quais dependa a admissibilidade do processo ou a definio dos direitos dos interessados directos na partilha e que no possam ser decididas no inventrio por falta de prova documental, o conservador ou notrio, logo que os bens estejam relacionados, determinam a suspenso do processo at que haja deciso definitiva, remetendo os interessados para o juiz que detm o controlo geral do processo. 2. A suspenso do inventrio pode ainda ser determinada quando estiver pendente em tribunal causa prejudicial em que se debata alguma das questes a que se refere o nmero anterior. 3. A requerimento dos interessados directos na partilha, o conservador ou notrio podem autorizar o prosseguimento do inventrio para realizao de partilha provisria, sujeita a posterior alterao em conformidade com o que vier a ser decidido, quando ocorra uma das seguintes situaes: a) Demora anormal na propositura ou julgamento da causa prejudicial; b) Os inconvenientes no diferimento da partilha superem os que derivam da sua realizao como provisria. 4. Realizada a partilha provisria, aplicvel o disposto no artigo 62, relativamente entrega aos interessados dos bens que lhes couberem. 5. Se um dos interessados for nascituro, o inventrio suspenso a partir da conferncia de interessados at ao nascimento do interessado. Artigo 19 Questes definitivamente resolvidas no inventrio Consideram-se definitivamente resolvidas as questes prejudiciais relativamente s quais, no inventrio, houve acordo de todos os interessados directos na partilha, desde que estes tenham sido regularmente admitidos a intervir no processo. Artigo 20 Arquivamento do processo 1. Se o processo estiver parado durante mais de um ms por negligncia dos interessados em promover os seus termos, o conservador ou notrio notificam imediatamente os interessados para que estes pratiquem os actos em falta no prazo de 10 dias. 2. Se os interessados no praticarem os actos em falta ou no justificarem fundadamente a sua omisso, o conservador ou notrio determinam o arquivamento do processo, salvo se puderem oficiosamente praticar os actos devidos.

23

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

SECO II

Requerimento de inventrio e oposio dos interessados


Artigo 21 Requerimento de inventrio 1. No requerimento de inventrio deve constar: a) A identificao do autor da herana, o lugar da sua ltima residncia e a data e o lugar em que tenha falecido; b) A identificao dos interessados directos na partilha, bem como dos legatrios, credores da herana e, havendo herdeiros legitimrios, dos donatrios, com indicao das respectivas residncias actuais ou domiclios profissionais; c) A relao dos bens que integram a herana; d) A identificao dos testamentos, convenes antenupciais e doaes que se mostrem necessrias; e) Outra informao que o requerente considere pertinente para o desenvolvimento do processo. 2. O modelo do requerimento de inventrio aprovado por despacho do presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. (IRN, I. P.). 3. Para efeito do disposto no n 1 do artigo 4, o requerimento de inventrio e documentao anexa so enviados, por via electrnica, ao tribunal. Artigo 22 Diligncias oficiosas de instruo 1. O registo ou assento de bito devem ser comprovados por meios electrnicos, nos termos previstos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia. 2. O disposto no nmero anterior aplicvel comprovao da existncia de perfilhao, quando tenha sido declarada, bem como das convenes antenupciais lavradas em conservatria do registo civil. 3. A comprovao do teor dos testamentos, convenes antenupciais lavradas por notrio e escrituras de doao deve ser efectuada atravs de meios electrnicos, caso existam, ou por meio de certido solicitada oficiosamente ao notrio que tiver lavrado tais actos. Artigo 23 Relao de bens 1. Os bens que integram a herana so relacionados por meio de verbas, sujeitas a uma s numerao, indicando os bens imveis, os bens mveis, os direitos de crdito, e o respectivo valor.

24

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

2. As dvidas so relacionadas em separado com outra numerao. 3. A prova da situao registral dos bens sujeitos a registo feita oficiosamente por meios electrnicos, nos termos previstos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia. 4. No havendo inconveniente para a partilha, podem ser agrupados, na mesma verba, os mveis, ainda que de natureza diferente, desde que se destinem a um fim unitrio e sejam de valor diminuto. 5. As benfeitorias pertencentes herana so descritas em espcie, quando possam separar-se do prdio em que foram realizadas, ou como simples crdito, no caso contrrio e as benfeitorias efectuadas por terceiros em prdio da herana so descritas como dvidas, quando no possam ser levantadas por quem as realizou. 6. O conservador ou notrio devem, oficiosamente e nos termos previstos na portaria referida no n 3, localizar nas bases de dados registrais bens que faam parte da herana. 7. O conservador e o notrio podem, oficiosamente ou a requerimento, solicitar a instituio bancria, intermedirio financeiro, ou emitente, a prestao de informaes sobre depsitos bancrios e instrumentos financeiros de que o falecido fosse titular ou co-titular. 8. No caso previsto no nmero anterior, a prestao das informaes solicitadas no pode ser recusada com base em sigilo profissional. Artigo 24 Relao dos bens que no se encontrem em poder do requerente do inventrio 1. Se o requerente do inventrio declarar que est impossibilitado de relacionar alguns bens que estejam em poder de outra pessoa, esta notificada para, no prazo de 10 dias, facultar o acesso a tais bens e fornecer os elementos necessrios respectiva incluso na relao de bens. 2. Se o notificado alegar que os bens no existem ou no tm de ser relacionados, observa-se o disposto no n 3 do artigo 29. 3. Se o notificado no cumprir o dever de colaborao que lhe cabe, o conservador ou notrio efectuam as diligncias necessrias, incluindo a apreenso dos bens pelo tempo indispensvel sua incluso na relao de bens, devendo imediatamente dar conta ao juiz da apreenso efectuada para os efeitos previstos no n 1 do artigo 4. 4. Para os efeitos do disposto no nmero anterior, o conservador ou notrio podem solicitar a colaborao de autoridades administrativas ou policiais.

25

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 25 Citao dos interessados So citados para o inventrio os interessados directos na partilha, o Ministrio Pblico junto do tribunal competente para o controlo geral do processo, quando a sucesso seja deferida a incapazes ou ausentes em parte incerta ou ao Estado, os legatrios, os credores da herana e, havendo herdeiros legitimrios, os donatrios. Artigo 26 Forma e contedo das citaes 1. As citaes so efectuadas por carta registada com aviso de recepo, sendo aplicvel o disposto no artigo 12 do regime aprovado pelo Decreto-Lei n 269/98, de 1 de Setembro. 2. Frustrando-se a possibilidade de citao pela forma prevista no n 1, procede-se citao edital, efectuada pela publicao de anncio em stio na Internet de acesso pblico, regulado por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia. 3. Na citao, os citandos so advertidos do mbito da sua interveno, nos termos do artigo 5, e da faculdade de deduzir oposio ou impugnao, nos termos do artigo seguinte. 4. Verificada, em qualquer altura, a falta de citao de algum interessado, este citado com a cominao de que, se nada requerer no prazo de 10 dias, o processo se considera ratificado. 5. Dentro do prazo previsto no nmero anterior, o citado admitido a exercer os direitos que lhe competiam. Artigo 27 Oposio ao inventrio 1. Os interessados directos na partilha e o Ministrio Pblico, quando haja sido citado, podem, nos 15 dias subsequentes citao: a) Apresentar oposio ao inventrio; b) Impugnar a legitimidade dos interessados citados, alegar a existncia de outros ou os elementos constantes do requerimento do inventrio; c) Reclamar contra a relao de bens, indicando bens que devam ser relacionados e o respectivo valor, requerendo a excluso de bens indevidamente relacionados, por no fazerem parte do acervo a dividir, ou arguindo qualquer inexactido na descrio dos bens que releve para a partilha. 2. Quando houver herdeiros legitimrios, os legatrios e donatrios podem apresentar oposio relativamente s questes que possam afectar os seus direitos.

26

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 28 Tramitao subsequente 1. Os interessados com legitimidade para intervir nas questes suscitadas nas alneas a) e b) do n 1 do artigo anterior so notificados para responder, em 10 dias. 2. Efectuadas as diligncias probatrias necessrias, requeridas pelos interessados ou determinadas oficiosamente pelo conservador ou notrio, a questo decidida, sem prejuzo do disposto no artigo 18. Artigo 29 Deciso das reclamaes apresentadas 1. Quando seja apresentada reclamao contra a relao de bens, o requerente do inventrio notificado para relacionar os bens em falta ou responder, no prazo de 10 dias. 2. Se o requerente do inventrio confessar a existncia dos bens cuja falta foi indicada, procede imediatamente ao aditamento da relao de bens inicialmente apresentada, notificando-se os restantes interessados e o Ministrio Pblico, nos casos em que tenha interveno principal no processo, da modificao efectuada. 3. No se verificando a situao prevista no nmero anterior, notificam-se os restantes interessados com legitimidade para se pronunciarem e o Ministrio Pblico, nos casos em que tenha interveno principal no processo, aplicando-se o disposto no n 2 do artigo anterior e decidindo o conservador ou notrio da existncia de bens e da pertinncia do seu relacionamento, sem prejuzo do disposto no artigo seguinte. 4. As alteraes e aditamentos ordenados so oficiosamente introduzidos na relao de bens inicialmente apresentada. 5. O disposto neste artigo aplicvel, com as necessrias adaptaes, quando terceiro se arrogue a titularidade de bens relacionados e requeira a sua excluso do inventrio. Artigo 30 Sonegao de bens A existncia de sonegao de bens, nos termos da lei civil, apreciada conjuntamente com a alegao da falta de bens relacionados, podendo o juiz que detm o controlo geral do processo aplicar, quando provada, a sano civil prevista no artigo 2096 do Cdigo Civil. Artigo 31 Negao de dvidas activas 1. Se uma dvida activa, relacionada pelo requerente do inventrio, for negada pelo pretenso devedor, aplica-se o disposto na alnea c) do n 1 do artigo

27

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

27, com as necessrias adaptaes. 2. Sendo mantido o relacionamento do dbito, a dvida considera-se litigiosa, remetendo-se os interessados para o juiz que detm o controlo geral do processo. Artigo 32 Avaliao dos bens previamente conferncia de interessados 1. Para garantir uma repartio igualitria e equitativa dos bens pelos vrios interessados, as verbas podem ser avaliadas por rbitro a pedido dos interessados ou por iniciativa do conservador ou notrio. 2. A avaliao prevista no nmero anterior no vincula o conservador ou o notrio, que dela podem divergir, oficiosamente ou a requerimento dos interessados.
SECO III

Conferncia de interessados e partilha


SUBSECO I

Conferncia de interessados Artigo 33 Marcao da conferncia de interessados e da partilha 1. Resolvidas as questes suscitadas susceptveis de influenciar a partilha e determinados os bens a partilhar, o conservador ou notrio designam imediatamente dia para a realizao da conferncia de interessados e da partilha. 2. Os interessados na partilha so notificados para comparecer ou fazer-se representar por mandatrio com poderes especiais, podendo confiar o mandato a qualquer outro interessado. 3. A conferncia e a partilha podem ser adiadas, por determinao do conservador ou notrio ou a requerimento de qualquer interessado, por uma s vez, se faltar algum dos convocados e houver razes para considerar vivel o acordo sobre a composio dos quinhes. 4. Para efeito do disposto no artigo 4, o conservador ou notrio informam, por via electrnica, o juiz sobre as questes susceptveis de influenciar a partilha que consideram resolvidas e identificam os bens a partilhar, indicando, ainda, o dia designado para a realizao da conferncia de interessados e da partilha. Artigo 34 Actos praticados na conferncia de interessados Na conferncia de interessados so praticados os seguintes actos, pela ordem indicada: a) Composio dos quinhes dos interessados; b) Aprovao do passivo da herana e da forma de cumprimento dos

28

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

legados e encargos da herana, caso existam; c) Licitaes, caso haja lugar s mesmas.
DIVISO I

Composio dos quinhes, aprovao do passivo e forma de cumprimento dos legados e encargos Artigo 35 Composio dos quinhes dos interessados 1. Os interessados podem acordar, por unanimidade, e ainda com a concordncia do Ministrio Pblico, quando este tenha interveno principal no processo, que a composio dos quinhes se realize atravs de uma das seguintes formas: a) Designando as verbas que ho-de compor, no todo ou em parte, o quinho de cada um deles e os valores por que devem ser adjudicados; b) Indicando as verbas ou lotes e respectivos valores, para que, no todo ou em parte, sejam objecto de sorteio pelos interessados; c) Acordando na venda total ou parcial dos bens da herana e na distribuio do produto da alienao pelos diversos interessados. 2. Na falta do acordo previsto no nmero anterior, a conferncia deve deliberar sobre: a) A atribuio de um valor aos bens relacionados; b) Quaisquer questes cuja resoluo possa influenciar a partilha. 3. Para efeitos do disposto na alnea a) do nmero anterior: a) O valor dos prdios inscritos na matriz o respectivo valor matricial, comprovado por acesso base de dados da entidade competente ou, se tal no for possvel, por solicitao oficiosa de documento comprovativo mesma entidade, a menos que tais prdios tenham sido avaliados no mbito do processo de inventrio, caso em que o valor o dessa avaliao; b) So mencionados como bens ilquidos: i) Os direitos de crdito ou de outra natureza, cujo valor no seja ainda possvel determinar; ii) As partes sociais em sociedades cuja dissoluo seja determinada pela morte do inventariado, desde que a respectiva liquidao no esteja concluda, mencionando-se, entretanto, o valor que tinham segundo o ltimo balano. 4. A deliberao dos interessados presentes, relativa s matrias previstas no n 2, vincula os que no comparecerem, salvo se no tiverem sido devidamente notificados.

29

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 36 Reconhecimento das dvidas aprovadas por todos 1. As dvidas que sejam aprovadas pelos interessados maiores e por aqueles a quem compete a aprovao por parte dos menores ou equiparados consideram-se reconhecidas, devendo a deciso da partilha ordenar o seu pagamento. 2. Quando a lei exija prova documental para a demonstrao da sua existncia, no pode a dvida ser aprovada por parte dos menores ou equiparados sem que se junte ou exiba a prova exigida. Artigo 37 Verificao de dvidas Se todos os interessados forem contrrios aprovao da dvida, o conservador ou notrio decidem da sua existncia atravs da prova documental apresentada. Artigo 38 Divergncias entre os interessados sobre a aprovao de dvidas Havendo divergncias sobre a aprovao da dvida, aplica-se o disposto no artigo 36 quota-parte relativa aos interessados que a aprovem e quanto parte restante, observa-se o disposto no artigo anterior. Artigo 39 Pagamento das dvidas aprovadas por todos os interessados 1. As dvidas vencidas e aprovadas por todos os interessados so pagas imediatamente, se o credor exigir o pagamento. 2. No havendo na herana dinheiro suficiente e no acordando os interessados noutra forma de pagamento imediato, procede-se venda de bens para esse efeito, designando o conservador ou notrio os que ho-de ser vendidos, quando no haja acordo a tal respeito entre os interessados. 3. Se o credor quiser receber em pagamento os bens indicados para a venda, so-lhe adjudicados pelo preo acordado. 4. O disposto nos nmeros anteriores tambm aplicvel s dvidas cuja existncia seja verificada pelo conservador ou notrio, nos termos dos artigos 37 e 38. 5. venda prevista no n 2 aplicvel o regime constante dos artigos 886 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, aplicveis com as necessrias adaptaes. Artigo 40 Pagamento de dvidas aprovadas por alguns dos interessados Sendo as dvidas aprovadas unicamente por alguns dos interessados, compete a quem as aprovou decidir a forma de pagamento, mas a deliberao no vincula os demais interessados.

30

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 41 Deliberao dos legatrios ou donatrios sobre o passivo 1. Aos legatrios compete deliberar sobre o passivo e forma do seu pagamento, quando toda a herana seja dividida em legados, ou quando da aprovao das dvidas resulte reduo de legados. 2. Os donatrios so chamados a pronunciar-se sobre a aprovao das dvidas, sempre que haja srias probabilidades de resultar delas a reduo das liberalidades. Artigo 42 Dvida no aprovada ou no reconhecida Se a dvida que d causa reduo no for aprovada por todos os herdeiros, donatrios e legatrios ou no for reconhecida pelo conservador ou notrio, no pode ser tomada em conta no processo de inventrio para esse efeito. Artigo 43 Insolvncia da herana Quando se verifique a situao de insolvncia da herana, os interessados so remetidos para o juiz que detm o controlo geral do processo, aproveitandose, sempre que possvel, os actos j praticados no inventrio.
DIVISO II

Licitaes Artigo 44 Abertura das licitaes 1. No tendo havido acordo na conferncia de interessados e resolvidas as questes referidas no n 2 do artigo 35, quando tenham lugar, abre-se licitao entre os interessados. 2. Esto excludos da licitao os bens que, por fora de lei ou de negcio, no possam ser dela objecto, os que devam ser preferencialmente atribudos a certos interessados e os que tenham sido objecto de pedido de adjudicao, nos termos do artigo 47. 3. permitido desistir da declarao de que se pretende licitar at ao momento em que se inicie a licitao da respectiva verba. Artigo 45 Reclamao contra o valor atribudo aos bens 1. At ao incio das licitaes, os interessados e o Ministrio Pblico, quando tenha interveno principal no inventrio, podem reclamar contra o valor atribudo a quaisquer bens relacionados indicando qual o valor que consideram adequado.

31

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

2. A conferncia de interessados delibera, por unanimidade, sobre o valor que se deve atribuir aos bens a que a reclamao se refere. 3. O valor no alterado se algum dos interessados declarar que aceita a coisa pelo valor declarado na relao de bens constante do requerimento do inventrio ou na reclamao apresentada, consoante esta se baseie no excesso ou no insuficiente valor constante da relao, equivalendo tal declarao licitao. 4. No caso previsto no nmero anterior, se mais de um interessado aceitar, abre-se logo licitao entre eles, sendo a coisa adjudicada ao que oferecer maior lano. 5. No havendo unanimidade na apreciao da reclamao deduzida, no se verificando a hiptese prevista no n 3 nem tendo havido a avaliao prevista nos termos do artigo 32, pode requerer-se a avaliao dos bens cujo valor foi questionado, a qual efectuada nos termos do artigo 52. Artigo 46 Formalidades da licitao 1. A licitao consiste numa arrematao a que somente so admitidos os herdeiros e o cnjuge meeiro, salvos os casos especiais em que deva ser admitido o donatrio ou o legatrio. 2. Cada verba licitada separadamente, salvo se todos concordarem na formao de lotes identificados por letras para este efeito ou se houver algumas que no possam separar-se sem inconveniente. 3. Podem diversos interessados, por acordo, licitar na mesma verba ou lote, para lhes ser adjudicado em comum na partilha. Artigo 47 Pedidos de adjudicao de bens 1. Se estiverem relacionados bens indivisveis de que algum dos interessados seja comproprietrio, excedendo a sua quota metade do respectivo valor e fundando-se o seu direito em ttulo que a exclua do inventrio ou, no havendo herdeiros legitimrios, em doao ou legado do autor da herana, o interessado em causa pode requerer que a parte relacionada lhe seja adjudicada. 2. Pode igualmente qualquer interessado formular pedido de adjudicao relativamente a quaisquer bens fungveis ou ttulos de crdito, na proporo da sua quota, salvo se a diviso em espcie puder acarretar prejuzo considervel. 3. Os pedidos de adjudicao a que se referem os nmeros anteriores so apresentados na conferncia de interessados e os restantes interessados presentes so ouvidos sobre as questes da indivisibilidade ou do eventual prejuzo causado pela diviso, podendo qualquer dos interessados requerer que se proceda avaliao.

32

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 48 Avaliao de bens doados em caso de inoficiosidade 1. Se houver herdeiros legitimrios e algum interessado declarar que pretende licitar os bens doados pelo inventariado, a oposio do donatrio, seja ou no conferente, tem como consequncia poder requerer-se a avaliao dos bens a que se refira a declarao. 2. Feita a avaliao e concludas as licitaes nos outros bens, a declarao fica sem efeito se vier a apurar-se que o donatrio no obrigado a repor bens alguns. 3. Quando se reconhea, porm, que a doao inoficiosa, observam-se as seguintes regras: a) Se a declarao recair sobre prdio susceptvel de diviso, admitida a licitao sobre a parte que o donatrio tem de repor, no sendo admitido a ela o donatrio; b) Se a declarao recair sobre coisa indivisvel, abre-se licitao sobre ela entre os herdeiros legitimrios, no caso de a reduo exceder metade do seu valor, pois se a reduo for igual ou inferior a essa metade, fica o donatrio obrigado a repor o excesso; c) No se dando o caso previsto nas alneas anteriores, o donatrio pode escolher, entre os bens doados, os necessrios para o preenchimento da sua quota na herana e dos encargos da doao e repe os que excederem o seu quinho, abrindo-se licitao sobre os bens repostos, se esta for requerida, no sendo o donatrio admitido a licitar. 4. A oposio do donatrio deve ser declarada no prprio acto da conferncia, se estiver presente, caso contrrio, deve o donatrio ser notificado, antes das licitaes, para manifestar a sua oposio. 5. A avaliao pode ser requerida at deciso da partilha. Artigo 49 Avaliao de bens legados em caso de inoficiosidade 1. Se algum interessado declarar que pretende licitar sobre bens legados, pode o legatrio opor-se nos termos do n 4 do artigo anterior. 2. Se o legatrio se opuser, no tem lugar a licitao, mas lcito aos herdeiros requerer a avaliao dos bens legados quando a sua baixa avaliao lhes possa causar prejuzo. 3. Na falta de oposio por parte do legatrio, os bens entram na licitao, tendo o legatrio direito ao valor respectivo. 4. Ao prazo para requerer a avaliao aplicvel o disposto no n 5 do artigo anterior.

33

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 50 Avaliao a requerimento do donatrio ou legatrio 1. Quando do valor constante da relao de bens resulte que a doao ou o legado so inoficiosos, pode o donatrio ou o legatrio, independentemente das declaraes a que se referem os artigos anteriores, requerer avaliao dos bens doados ou legados ou de quaisquer outros que ainda o no tenham sido. 2. Pode tambm o donatrio ou legatrio requerer a avaliao de outros bens da herana quando s em face da avaliao dos bens doados ou legados e das licitaes se reconhea que a doao ou legado tem de ser reduzido por inoficiosidade. 3. A avaliao a que se refere este artigo pode ser requerida at deciso da partilha. Artigo 51 Consequncias da inoficiosidade do legado 1. Se o legado for inoficioso, o legatrio repe, em substncia, a parte que exceder, podendo sobre essa parte haver licitao, a que no admitido o legatrio. 2. Sendo a coisa legada indivisvel, observam-se as seguintes regras: a) Quando a reposio deva ser feita em dinheiro, qualquer dos interessados pode requerer avaliao da coisa legada; b) Quando a reposio possa ser feita em substncia, o legatrio tem a faculdade de requerer licitao na coisa legada. 3. aplicvel tambm ao legatrio o disposto na alnea c) do n 3 do artigo 48. Artigo 52 Realizao das avaliaes As avaliaes previstas nos artigos 32 e 48 a 51 so efectuadas por um nico perito, nomeado pelo conservador ou notrio. Artigo 53 Anulao da licitao 1. Se o Ministrio Pblico entender que o representante de algum incapaz ou equiparado no defendeu devidamente, na licitao, os direitos e interesses do seu representado, requer que o acto seja anulado na parte respectiva. 2. No caso previsto no nmero anterior, o conservador ou notrio determinam a anulao da licitao, mandando repetir o acto e passando a representao do incapaz a ser assegurada pelo Ministrio Pblico. 3. A deciso de anulao da licitao notificada ao representante do incapaz ou equiparado e dela cabe recurso para o tribunal competente, no prazo

34

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

de 10 dias a contar da notificao. 4. A interposio do recurso previsto no nmero anterior suspende o processo de inventrio, nos termos do artigo 18.
SUBSECO II

Partilha Artigo 54 Deciso da partilha 1. Realizada a conferncia de interessados, e as licitaes, caso tenham lugar, a deciso da partilha imediatamente proferida pelo conservador ou notrio. 2. Para efeito do disposto no n 1 do artigo 4, o conservador ou notrio comunicam ao juiz, por via electrnica, a deciso da partilha e as eventuais reclamaes. Artigo 55 Regras da partilha 1. Na deciso da partilha observam-se as regras seguintes: a) Em primeiro lugar, apura-se a importncia total do activo, somando-se os valores de cada espcie de bens conforme as avaliaes e licitaes efectuadas e deduzindo-se as dvidas, legados e encargos que devam ser abatidos; b) Em seguida, determina-se o montante da quota de cada interessado e a parte que lhe cabe em cada espcie de bens; c) Por fim, faz-se o preenchimento de cada quota com referncia aos nmeros das verbas da descrio. 2. Se aos co-herdeiros couberem fraces de verbas, deve mencionar-se esse facto. Artigo 56 Preenchimento dos quinhes hereditrios 1. No preenchimento dos quinhes observam-se as seguintes regras: a) Os bens licitados so adjudicados ao respectivo licitante, tal como os bens doados ou legados so adjudicados ao respectivo donatrio ou legatrio; b) Aos no conferentes ou no licitantes so atribudos, quando possvel, bens da mesma espcie e natureza dos doados e licitados; c) Se no for possvel observar a regra prevista na alnea anterior, aos no conferentes ou no licitantes so atribudos outros bens da herana, mas se estes forem de natureza diferente da dos bens doados ou licitados, podem exigir a composio em dinheiro, vendendo-se os bens necessrios para obter

35

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

as devidas quantias, nos termos do n 5 do artigo 39; d) O disposto nas alneas b) e c) aplicvel em benefcio dos coherdeiros no legatrios, quando alguns dos herdeiros tenham sido contemplados com legados; e) Os bens restantes, se os houver, so repartidos sorte entre os interessados, por lotes iguais; f) Os crditos que sejam litigiosos ou que no estejam suficientemente comprovados e os bens que no tenham valor so distribudos proporcionalmente pelos interessados. 2. Se se verificar que os bens doados, legados ou licitados excedem a quota do respectivo interessado ou a parte disponvel do inventariado, o conservador ou o notrio fazem referncia ao facto, indicando o montante do excesso. 3. Se houver legados ou doaes inoficiosas, o conservador ou notrio ordena a notificao dos interessados para requererem a sua reduo, podendo o legatrio ou donatrio escolher, entre os bens legados ou doados, os necessrios a preencher o valor que tenha direito a receber. Artigo 57 Opes dos interessados 1. Os interessados a quem caibam tornas podem requerer a composio dos seus quinhes ou reclamar o pagamento das mesmas. 2. Se algum interessado tiver licitado em mais verbas do que as necessrias para preencher o seu quinho, a qualquer dos interessados a quem caibam tornas permitido requerer que as verbas em excesso ou algumas lhe sejam adjudicadas pelo valor resultante da licitao, at ao limite do seu quinho. 3. O licitante pode escolher, de entre as verbas em que licitou, as necessrias para preencher o seu quinho. 4. Sendo essa a vontade de mais de um interessado e no havendo acordo entre eles sobre a adjudicao, o conservador ou notrio decidem, por forma a conseguir o maior equilbrio dos lotes, podendo mandar proceder a sorteio ou autorizar a adjudicao em comum na proporo que indicar. Artigo 58 Pagamento ou garantia das tornas 1. Reclamado o pagamento das tornas, o interessado devedor deve paglas imediatamente, garantir o seu pagamento ou apresentar proposta para o seu pagamento. 2. No sendo as tornas pagas, nem garantido o seu pagamento, nem aceite a proposta para o seu pagamento, os requerentes podem pedir que das verbas destinadas ao devedor lhes sejam adjudicadas as que escolherem e sejam neces-

36

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

srias para preenchimento das suas quotas, contanto que garantam imediatamente a importncia das tornas que, por virtude da adjudicao, tenham de pagar, sendo aplicvel o disposto no n 4 do artigo anterior. 3. Podem tambm os requerentes pedir que, logo que a deciso da partilha se torne definitiva, se proceda venda dos bens adjudicados ao devedor at onde seja necessrio para o pagamento das tornas, nos termos do n 5 do artigo 39. 4. Quando o credor for incapaz ou estiver ausente em parte incerta, as tornas so depositadas ordem do processo ou ordem e em nome do incapaz ou do ausente, podendo neste ltimo caso, o devedor das tornas ou o Ministrio Pblico abrir depsito bancrio em nome daquele, devendo, para o efeito, ser extrada certido do processo que comprove a dvida. Artigo 59 No reclamao do pagamento das tornas No sendo reclamado o pagamento das tornas, estas vencem os juros legais desde a data em que a deciso da partilha se tornou definitiva e os credores podem registar hipoteca legal sobre os bens adjudicados ao devedor ou, quando essa garantia se mostre insuficiente, requerer que sejam tomadas, quanto aos mveis, as disposies previstas no artigo 62. Artigo 60 Sentena homologatria da partilha 1. O processo remetido, por via electrnica, ao juiz para, no prazo de cinco dias, proferir sentena homologatria da partilha. 2. A deciso de no homologao deve ser fundamentada e propor a forma da realizao da nova partilha pelo conservador ou notrio. 3. Da sentena homologatria da partilha cabe recurso para o tribunal da Relao, a interpor no prazo de 30 dias, nos termos gerais, no cabendo recurso do acrdo do tribunal da Relao para o Supremo Tribunal de Justia, sem prejuzo dos casos em que o recurso sempre admissvel. Artigo 61 Entrega de bens antes do trnsito em julgado da sentena homologatria 1. Se algum dos interessados quiser receber os bens que lhe tenham cabido em partilha, antes do trnsito em julgado da sentena homologatria, observase o seguinte: a) No ttulo que se passe para o registo e posse dos bens imveis declara-se que a deciso da partilha ainda no definitiva, devendo o registo de transmisso mencionar essa provisoriedade; b) Os ttulos de crdito sujeitos a averbamento so averbados pela entidade competente com a declarao de que o interessado no pode dispor

37

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

deles enquanto a sentena homologatria no transitar em julgado; c) Quaisquer outros bens s so entregues se o interessado prestar cauo, a qual no compreende os rendimentos, juros e dividendos. 2. Se o inventrio prosseguir quanto a alguns bens, por se reconhecer desde logo que devem ser relacionados, mas subsistirem dvidas quanto falta de bens a conferir, o conferente no recebe os que lhe couberem em partilha sem prestar cauo ao valor daqueles a que no ter direito se a questo vier a ser decidida contra ele. 3. O registo e o averbamento previstos nas alneas a) e b) do n 1 produzem o mesmo efeito que o registo das aces e tal efeito subsiste enquanto no for proferida deciso que determine a extino daquele efeito. Artigo 62 Nova partilha 1. Tendo de proceder-se a nova partilha por efeito da deciso do recurso ou da causa, o cabea-de-casal entra imediatamente na posse dos bens que deixaram de pertencer ao interessado que os recebeu. 2. O inventrio s reformado na parte estritamente necessria para que a deciso seja cumprida, subsistindo sempre a avaliao e a descrio, ainda que haja completa substituio de herdeiros. 3. Na sentena que julgue a nova partilha so mandados cancelar os registos ou averbamentos que devam caducar. 4. Se o interessado no restituir os bens mveis que recebeu, a execuo promovida nos termos gerais.
SECO IV

Emenda e anulao da partilha


Artigo 63 Emenda por acordo A partilha, mesmo depois do trnsito em julgado da sentena homologatria, pode ser emendada no mesmo inventrio por acordo de todos os interessados ou dos seus representantes, se tiver havido erro de facto na descrio ou qualificao dos bens ou qualquer outro erro susceptvel de viciar a vontade das partes. Artigo 64 Emenda da partilha na falta de acordo 1. Quando se verifique algum dos casos previstos no artigo anterior e os interessados no estejam de acordo quanto alterao, pode esta ser pedida em recurso judicial da deciso homologatria da partilha. 2. O recurso previsto no nmero anterior interposto no prazo de um ano

38

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

a contar do conhecimento do erro, desde que este conhecimento seja posterior sentena homologatria da partilha. Artigo 65 Anulao judicial A anulao da partilha confirmada por sentena transitada em julgado pode ser decretada quando tenha havido preterio ou falta de interveno de algum dos co-herdeiros e se mostre que os outros interessados procederam com dolo ou m f, seja quanto preterio, seja quanto ao modo como a partilha foi preparada. Artigo 66 Reabertura judicial do processo de inventrio 1. No se verificando os requisitos do artigo anterior ou preferindo o herdeiro preterido que o seu quinho lhe seja composto em dinheiro, o interessado requer a convocao da conferncia de interessados para se determinar o montante do seu quinho. 2. Se os interessados no chegarem a acordo, observam-se as seguintes regras: a) No auto, consignam-se os bens sobre cujo valor h divergncia; b) Tais bens so avaliados novamente, podendo sobre eles ser requerida segunda avaliao; c) Em seguida, fixa-se a importncia a que o herdeiro tem direito. 3. proferida nova deciso de partilha para fixao das alteraes deciso anterior em consequncia dos pagamentos necessrios para o preenchimento do quinho do preterido. 4. Feita a composio do quinho, o herdeiro pode requerer que os devedores sejam notificados para efectuar o pagamento, sob pena de ficarem obrigados a compor-lhe em bens a parte respectiva, sem prejuzo, porm, das alienaes j efectuadas. 5. Se no for exigido o pagamento, aplicvel o disposto no n 4 do artigo 57.
SECO V

Partilhas adicionais
Artigo 67 Inventrio do cnjuge suprstite 1. Quando o inventrio do cnjuge suprstite haja de correr na conservatria ou no cartrio em que se procedeu a inventrio por bito do cnjuge predefunto, os termos necessrios para a segunda partilha so lavrados no processo da primeira.

39

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

2. No inventrio a que se proceda por bito do cnjuge suprstite so descritos e partilhados os bens omitidos no inventrio do cnjuge predefunto, quando a omisso s venha a descobrir-se por ocasio daquele inventrio. Artigo 68 Partilha adicional Quando se reconhea, depois de feita a partilha, que houve omisso de alguns bens, procede-se no mesmo processo a partilha adicional, com observncia, na parte aplicvel, do que se acha disposto nos artigos anteriores.
SECO VI

Processo de inventrio em casos especiais


Artigo 69 Inventrio em consequncia de justificao de ausncia 1. Para deferimento da curadoria e entrega dos bens do ausente, o inventrio segue os termos previstos nos captulos anteriores, com interveno do Ministrio Pblico. 2. So citadas para o inventrio e intervm nele as pessoas designadas no artigo 100 do Cdigo Civil. 3. Nos 20 dias seguintes citao, qualquer dos citados pode deduzir oposio quanto data da ausncia ou das ltimas notcias, constante do processo, indicando a que considera exacta. 4. Quem se julgue com direito entrega de bens, independentemente da partilha, pode requerer a sua entrega imediata e a deciso que a ordene nomeia os interessados curadores definitivos quanto a esses bens. 5. A deciso de inventrio defere a quem compete a curadoria definitiva dos bens que no tiverem sido entregues nos termos do nmero anterior. 6. Quando o conservador ou notrio exijam cauo a algum curador definitivo e este a no preste, ordenada no mesmo processo a entrega dos bens a outro curador. Artigo 70 Aparecimento de novos interessados 1. A partilha e as entregas feitas podem ser alteradas no processo a que se refere o artigo anterior, a requerimento de herdeiro ou interessado que mostre dever excluir algum dos curadores nomeados ou concorrer com eles sucesso, relativamente data das ltimas notcias do ausente, sendo os curadores notificados para responder. 2. As provas so oferecidas com o requerimento e as respostas. 3. Na falta de resposta, ordenada a emenda, deferindo-se a curadoria de

40

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

harmonia com ela. 4. Havendo oposio, a questo decidida pelo conservador ou notrio. Artigo 71 Inventrio em consequncia de separao, divrcio, declarao de nulidade ou anulao de casamento 1. Decretada a separao judicial de pessoas e bens ou o divrcio, ou declarado nulo ou anulado o casamento, qualquer dos cnjuges pode requerer inventrio para partilha dos bens, salvo se o regime de bens do casamento for o de separao. 2. O inventrio segue os termos prescritos no presente regime jurdico, com as necessrias adaptaes.
SECO VII

Impugnao das decises do conservador ou notrio


Artigo 72 Impugnao das decises que suspendam ou ponham termo ao processo 1. A impugnao das decises do conservador ou notrio que suspendam ou ponham termo ao processo apresentada ao juiz que detm o controlo geral do processo no prazo de 30 dias a contar da notificao da deciso. 2. A impugnao realizada atravs da apresentao do respectivo requerimento na conservatria ou no cartrio notarial, sendo a impugnao apresentada imediatamente remetida ao juiz atravs de meios electrnicos. 3. O disposto nos nmeros anteriores aplicvel deciso que aplique a sano prevista no artigo 30. 4. Da deciso do juiz cabe recurso para o tribunal da Relao, a interpor no prazo de 30 dias, nos termos gerais, no cabendo recurso do acrdo do tribunal da Relao para o Supremo Tribunal de Justia, sem prejuzo dos casos em que o recurso sempre admissvel. Artigo 73 Impugnao das decises interlocutrias As decises interlocutrias proferidas no mbito do processo de inventrio devem ser impugnadas juntamente com as decises que suspendam ou ponham termo ao processo ou no recurso judicial da sentena homologatria da partilha, caso este venha a ser interposto.

41

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

SECO VIII

Disposies finais
Artigo 74 Legislao subsidiria Em tudo o que no estiver especialmente regulado na presente lei, aplicvel o Cdigo de Processo Civil e a respectiva legislao complementar. Artigo 75 Emolumentos e honorrios Os emolumentos e honorrios notariais devidos pelo processo de inventrio, o seu regime de pagamento e a responsabilidade pelo mesmo so regulados por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da Justia. Artigo 76 Apoio judicirio Ao processo de inventrio aplicvel, com as necessrias adaptaes, o regime jurdico do apoio judicirio.

CAPTULO II

Alteraes legislativas
Artigo 77 Alterao ao Cdigo Civil Os artigos 1770, 2053, 2083, 2084, 2085, 2086 e 2102 do Cdigo Civil, aprovado pelo Decreto-Lei n 47 344, de 25 de Novembro de 1966, com as alteraes introduzidas pelos Decretos-Leis ns 67/75, de 19 de Fevereiro, 261/75, de 27 de Maio, 561/76, de 17 de Julho, 605/76, de 24 de Julho, 293/77, de 20 de Julho, 496/77, de 25 de Novembro, 200-C/80, de 24 de Junho, 236/80, de 18 de Julho, 328/81, de 4 de Dezembro, 262/83, de 16 de Junho, 225/84, de 6 de Julho, e 190/85, de 24 de Junho, pela Lei n 46/85, de 20 de Setembro, pelo Decreto-Lei n 379/86, de 11 de Novembro, pela Lei n 24/89, de 1 de Agosto, pelos Decretos-Leis ns 321-B/90, de 15 de Outubro, 257/91, de 18 de Julho, 423/91, de 30 de Outubro, 185/93, de 22 de Maio, 227/94, de 8 de Setembro, 267/94, de 25 de Outubro, e 163/95, de 13 de Julho, pela Lei n 84/95, de 31 de Agosto, pelos Decretos-Leis ns 329-A/95, de 12 de Dezembro, 14/96, de 6 de Maro, 68/96, de 31 de Maio, 35/97, de 31 de Janeiro, e 120/98, de 8 de Maio, pelas Leis ns 21/98, de 12 de Maio, e 47/98, de 10 de Agosto, pelo Decreto-Lei n 343/98, de 6 de Novembro, pelas Leis ns 59/99, de 30 de Junho, e 16/2001, de 22 de Junho, pelos Decretos-Leis ns 272/2001, de 13 de Outubro, 273/2001, de 13 de Outubro, 323/2001, de 17 de Dezembro, e 38/2003, de 8 de Maro, pela

42

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Lei n 31/2003, de 22 de Agosto, pelos Decretos-Leis ns 199/2003, de 10 de Setembro, e 59/2004, de 19 de Maro, pela Lei n 6/2006, de 27 de Fevereiro, pelo Decreto-Lei n 263-A/2007, de 23 de Julho, pela Lei n 40/2007, de 24 de Agosto, pelos Decretos-Leis ns 324/2007, de 28 de Setembro, e 116/2008, de 4 de Julho, e pelas Leis ns 61/2008, de 31 de Outubro, e 14/2009, de 1 de Abril, e o Decreto-Lei n 100/2009, de 11 de Maio, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 1770 [...] 1. Aps o trnsito em julgado da sentena que decretar a separao judicial de bens, o regime matrimonial, sem prejuzo do disposto em matria de registo, passa a ser o da separao, procedendo-se partilha do patrimnio comum como se o casamento tivesse sido dissolvido. 2. Havendo acordo dos interessados, a partilha prevista no nmero anterior pode logo ser feita nas conservatrias ou nos cartrios notariais, e, em qualquer outro caso, por meio de inventrio, nos termos previstos em lei especial. Artigo 2053 [...] A aceitao a benefcio de inventrio faz-se requerendo inventrio, nos termos previstos em lei especial, ou intervindo em inventrio pendente. Artigo 2083 [...] Se todas as pessoas referidas nos artigos anteriores se escusarem ou forem removidas, o cabea-de-casal designado pelo tribunal, oficiosamente ou a requerimento de qualquer interessado. Artigo 2084 [...] As regras dos artigos precedentes no so imperativas, podendo, por acordo de todos os interessados, entregar-se a administrao da herana e o exerccio das demais funes de cabea-de-casal a qualquer outra pessoa. Artigo 2085 [...] 1. O cabea-de-casal pode a todo o tempo escusar-se do cargo: a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) (Revogada) d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

43

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 2086 [...] 1. O cabea-de-casal pode ser removido, sem prejuzo das demais sanes que no caso couberem: a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) (Revogada) d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. Qualquer interessado tem legitimidade para pedir a remoo. Artigo 2102 [...] 1. Havendo acordo dos interessados, a partilha realizada nas conservatrias ou por via notarial, e, em qualquer outro caso, por meio de inventrio, nos termos previstos em lei especial. 2. Procede-se partilha por inventrio: a) Quando no houver acordo de todos os interessados na partilha; b) Quando o Ministrio Pblico entenda que o interesse do incapaz a quem a herana deferida implica aceitao beneficiria; c) Nos casos em que algum dos herdeiros no possa, por motivo de ausncia em parte incerta ou de incapacidade de facto permanente, intervir em partilha realizada nas conservatrias ou nos cartrios notariais. Artigo 78 Alterao ao Cdigo de Processo Civil Os artigos 32, 52, 77, 248, 373, 426, 989, 1052, 1406, e 1462 do Cdigo de Processo Civil, aprovado pelo Decreto-Lei n 44 129, de 28 de Dezembro de 1961, com as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n 47 690, de 11 de Maio de 1967, pela Lei n 2140, de 14 de Maro de 1969, pelo DecretoLei n 323/70, de 11 de Julho, pela Portaria n 439/74, de 10 de Julho, pelos Decretos-Leis ns 261/75, de 27 de Maio, 165/76, de 1 de Maro, 201/76, de 19 de Maro, 366/76, de 15 de Maio, 605/76, de 24 de Julho, 738/76, de 16 de Outubro, 368/77, de 3 de Setembro, e 533/77, de 30 de Dezembro, pela Lei n 21/78, de 3 de Maio, pelos Decretos-Leis ns 513-X/79, de 27 de Dezembro, 207/80, de 1 de Julho, 457/80, de 10 de Outubro, 224/82, de 8 de Junho, e 400/82, de 23 de Setembro, pela Lei n 3/83, de 26 de Fevereiro, pelos DecretosLeis ns 128/83, de 12 de Maro, 242/85, de 9 de Julho, 381-A/85, de 28 de Setembro, e 177/86, de 2 de Julho, pela Lei n 31/86, de 29 de Agosto, pelos Decretos-Leis ns 92/88, de 17 de Maro, 321-B/90, de 15 de Outubro, 211/91, de 14 de Junho, 132/93, de 23 de Abril, 227/94, de 8 de Setembro, 39/95, de 15

44

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

de Fevereiro, e 329-A/95, de 12 de Dezembro, pela Lei n 6/96, de 29 de Fevereiro, pelos Decretos-Leis ns 180/96, de 25 de Setembro, 125/98, de 12 de Maio, 269/98, de 1 de Setembro, e 315/98, de 20 de Outubro, pela Lei n 3/99, de 13 de Janeiro, pelos Decretos-Leis ns 375-A/99, de 20 de Setembro, e 183/2000, de 10 de Agosto, pela Lei n 30-D/2000, de 20 de Dezembro, pelos Decretos-Leis ns 272/2001, de 13 de Outubro, e 323/2001, de 17 de Dezembro, pela Lei n 13/2002, de 19 de Fevereiro, pelos Decretos-Leis ns 38/2003, de 8 de Maro, 199/2003, de 10 de Setembro, 324/2003, de 27 de Dezembro, e 53/2004, de 18 de Maro, pela Lei n 6/2006, de 27 de Fevereiro, pelo Decreto-Lei n 76A/2006, de 29 de Maro, pelas Leis ns 14/2006, de 26 de Abril, e 53-A/2006, de 29 de Dezembro, pelos Decretos-Leis ns 8/2007, de 17 de Janeiro, 303/2007, de 24 de Agosto, 34/2008, de 26 de Fevereiro, e 116/2008, de 4 de Julho, pelas Leis ns 52/2008, de 28 de Agosto, e 61/2008, de 31 de Outubro, e pelo Decreto-Lei n 226/2008, de 20 de Novembro, passam a ter a seguinte redaco:

(Estas alteraes encontram-se intercaladas na parte I da adenda)


Artigo 79 Aditamento ao Cdigo de Processo Civil So aditados os artigos 249-A a 249-C e o artigo 279-A ao Cdigo de Processo Civil, aprovado pelo Decreto-Lei n 44 129, de 28 de Dezembro de 1961, com as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n 47 690, de 11 de Maio de 1967, pela Lei n 2140, de 14 de Maro de 1969, pelo Decreto-Lei n 323/70, de 11 de Julho, pela Portaria n 439/74, de 10 de Julho, pelos Decretos-Leis ns 261/75, de 27 de Maio, 165/76, de 1 de Maro, 201/76, de 19 de Maro, 366/76, de 15 de Maio, 605/76, de 24 de Julho, 738/76, de 16 de Outubro, 368/77, de 3 de Setembro, e 533/77, de 30 de Dezembro, pela Lei n 21/78, de 3 de Maio, pelos Decretos-Leis ns 513-X/79, de 27 de Dezembro, 207/80, de 1 de Julho, 457/80, de 10 de Outubro, 224/82, de 8 de Junho, e 400/82, de 23 de Setembro, pela Lei n 3/83, de 26 de Fevereiro, pelos Decretos-Leis ns 128/83, de 12 de Maro, 242/85, de 9 de Julho, 381-A/85, de 28 de Setembro, e 177/86, de 2 de Julho, pela Lei n 31/86, de 29 de Agosto, pelos Decretos-Leis ns 92/88, de 17 de Maro, 321-B/90, de 15 de Outubro, 211/91, de 14 de Junho, 132/93, de 23 de Abril, 227/94, de 8 de Setembro, 39/95, de 15 de Fevereiro, e 329-A/95, de 12 de Dezembro, pela Lei n 6/96, de 29 de Fevereiro, pelos Decretos-Leis ns 180/96, de 25 de Setembro, 125/98, de 12 de Maio, 269/98, de 1 de Setembro, e 315/98, de 20 de Outubro, pela Lei n 3/99, de 13 de Janeiro, pelos Decretos-Leis ns 375-A/99, de 20 de Setembro, e 183/2000, de 10 de Agosto, pela Lei n 30D/2000, de 20 de Dezembro, pelos Decretos-Leis ns 272/2001, de 13 de Outubro, e 323/2001, de 17 de Dezembro, pela Lei n 13/2002, de 19 de Fevereiro, pelos Decretos-Leis ns 38/2003, de 8 de Maro, 199/2003, de 10 de Setembro,

45

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

324/2003, de 27 de Dezembro, e 53/2004, de 18 de Maro, pelas Leis ns 6/2006, de 27 de Fevereiro, e 53-A/2006, de 29 de Dezembro, pelo Decreto-Lei n 76A/2006, de 29 de Maro, pela Lei n 14/2006, de 26 de Abril, e pelos DecretosLeis ns 8/2007, de 17 de Janeiro, 303/2007, de 24 de Agosto, 34/2008, de 26 de Fevereiro, e 116/2008, de 4 de Julho, pelas Leis ns 52/2008, de 28 de Agosto, e 61/2008, de 31 de Outubro, e pelo Decreto-Lei n 226/2008, de 20 de Novembro, com a seguinte redaco:

(Estes aditamentos encontram-se intercalados na parte I da adenda)


Artigo 80 Alterao ao Cdigo do Registo Predial Os artigos 39 e 92 do Cdigo do Registo Predial, aprovado pelo Decreto-Lei n 224/84, de 6 de Julho, com as alteraes introduzidas pelos DecretosLeis ns 355/85, de 2 de Setembro, 60/90, de 14 de Fevereiro, 80/92, de 7 de Maio, 30/93, de 12 de Fevereiro, 255/93, de 15 de Julho, 227/94, de 8 de Setembro, 267/94, de 25 de Outubro, 67/96, de 31 de Maio, 375-A/99, de 20 de Setembro, 533/99, de 11 de Dezembro, 273/2001, de 13 de Outubro, 323/2001, de 17 de Dezembro, 38/2003, de 8 de Maro, e 194/2003, de 23 de Agosto, pela Lei n 6/2006, de 27 de Fevereiro, e pelos Decretos-Leis ns 263-A/2007, de 23 de Julho, 34/2008, de 26 de Fevereiro, e 116/2008, de 4 de Julho, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 39 [...] 1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5. Compete ao Ministrio Pblico requerer o registo quando, em processo de inventrio, for adjudicado a incapaz ou ausente em parte incerta qualquer direito sobre imveis. Artigo 92 [...] 1. So pedidas como provisrias por natureza as seguintes inscries: a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

46

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . j) De aquisio por partilha em inventrio, antes de a respectiva sentena homologatria se tornar definitiva; l) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . m) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . n) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . o) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 81 Alterao ao Cdigo do Registo Civil Os artigos 202-A, 202-B e 210 do Cdigo do Registo Civil, aprovado pelo Decreto-Lei n 131/95, de 6 de Junho, com as alteraes introduzidas pelos Decretos-Leis ns 36/97, de 31 de Janeiro, 120/98, de 8 de Maio, 375-A/99, de 20 de Setembro, 228/2001, de 20 de Agosto, 273/2001, de 13 de Outubro, 323/2001, de 17 de Dezembro, 113/2002, de 20 de Abril, 194/2003, de 23 de Agosto, e 53/2004, de 18 de Maro, pela Lei n 29/2007, de 2 de Agosto, pelo Decreto-Lei n 324/2007, de 28 de Setembro, pela Lei n 61/2008, de 31 de Outubro, e pelos Decretos-Leis ns 247-B/2008, de 30 de Dezembro, e 100/2009, de 11 de Maio, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 202-A [...] 1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. Nos casos em que tenha sido instaurado processo de inventrio por bito do registado, feita meno do facto no assento respectivo, por meio de cota de referncia que identifique a conservatria ou o cartrio notarial onde o processo foi instaurado e o seu nmero.

47

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 202-B Comunicaes a efectuar pelos tribunais, conservatrias e notrios 1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. Para os efeitos do disposto no n 2 do artigo anterior, a conservatria ou o notrio comunicam a qualquer conservatria do registo civil, preferencialmente por via electrnica, a instaurao do processo de inventrio. Artigo 210 [...] 1. O conservador do registo civil deve enviar ao Ministrio Pblico junto do tribunal competente para a providncia tutelar ou do tribunal do lugar da abertura da sucesso: a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) Assentos de bito lavrados no ms anterior referentes a indivduos cuja herana seja deferida a incapazes ou ausentes em parte incerta ou ao Estado. 2. A informao prevista no nmero anterior pode ser facultada por disponibilizao do acesso base de dados do registo civil. 3. Para os efeitos do disposto no n 1, o conservador deve ouvir o declarante do bito, atravs de auto lavrado imediatamente aps a prestao da respectiva declarao. 4. (Anterior n 3) Artigo 82 Aditamento ao Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas So aditados ao Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas, aprovado pelo Decreto-Lei n 129/98, de 13 de Maio, e alterado pelos DecretosLeis ns 12/2001, de 25 de Janeiro, 323/2001, de 17 de Dezembro, 2/2005, de 4 de Janeiro, 111/2005, de 8 de Julho, 76-A/2006, de 29 de Maro, 125/2006, de 29 de Junho, 8/2007, de 17 de Janeiro, e 247-B/2008, de 30 de Dezembro, os artigos 73-A a 73-C, com a seguinte redaco: Artigo 73-A Tribunal arbitral 1. Sem prejuzo da possibilidade de recurso a outros mecanismos extrajudiciais de resoluo de litgios, pode ser constitudo tribunal arbitral para o julgamento de todas as questes susceptveis de reaco contenciosa em matria de firmas e denominaes. 2. Exceptuam-se do disposto no nmero anterior os casos em que existam contra interessados, salvo se estes aceitarem o compromisso arbitral.

48

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 73-B Compromisso arbitral 1. O interessado que pretenda recorrer arbitragem, no mbito dos litgios previstos no n 1 do artigo anterior, pode requerer a celebrao de compromisso arbitral, nos termos da lei de arbitragem voluntria e aceitar a competncia do tribunal arbitral. 2. A apresentao de requerimento, ao abrigo do disposto no nmero anterior, suspende os prazos de reaco contenciosa. 3. Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, a outorga de compromisso arbitral por parte do IRN, I. P., objecto de despacho do seu presidente, a proferir no prazo de 30 dias, a contar da data da apresentao do requerimento. 4. Pode ser determinada a vinculao genrica do IRN, I. P., a centros de arbitragem voluntria institucionalizada com competncia para dirimir os conflitos referidos no n 1 do artigo anterior, por meio de portaria do membro do Governo que tutela o IRN, I. P., a qual estabelece o tipo e o valor mximo dos litgios abrangidos, conferindo aos interessados o poder de se dirigirem a esses centros para a resoluo de tais litgios. Artigo 73-C Constituio e funcionamento O tribunal arbitral constitudo e funciona nos termos previstos na lei de arbitragem voluntria. Artigo 83 Alterao organizao sistemtica do Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas 1. Os artigos 63 a 73 do ttulo IV do Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas passam a estar includos no novo captulo I, com a epgrafe Recurso hierrquico e impugnao judicial . 2. Os artigos 73-A a 73-C aditados pela presente lei ao Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas, aprovado pelo Decreto-Lei n 129/98, de 13 de Maio, e alterado pelos Decretos-Leis ns 12/2001, de 25 de Janeiro, 323/2001, de 17 de Dezembro, 2/2005, de 4 de Janeiro, 111/2005, de 8 de Julho, 76-A/2006, de 29 de Maro, 125/2006, de 29 de Junho, 8/2007, de 17 de Janeiro, e 247-B/2008, de 30 de Dezembro, passam a constituir o captulo II do ttulo IV, com a epgrafe Tribunal arbitral. Artigo 84 Aplicao no tempo A presente lei no aplicvel aos processos de inventrio que, data da sua entrada em vigor, se encontrem pendentes.

49

Parte II Lei 29/2009, de 29.06

Artigo 85 Regime dos mediadores pblicos 1. O regulamento do procedimento de seleco de mediadores habilitados a prestar servios nos sistemas de mediao pblica aprovado por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia. 2. A prestao de servios de mediao pblica no configura uma relao jurdica de emprego pblico, nem garante o pagamento de qualquer remunerao fixa por parte do Estado. 3. A remunerao dos mediadores fixada por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da justia. Artigo 86 Norma revogatria So revogados: a) A alnea c) do n 1 do artigo 2085 e a alnea c) do n 1 do artigo 2086 do Cdigo Civil; b) O n 3 do artigo 32, os ns 3 e 4 do artigo 77, o n 1 do artigo 426, o n 2 do artigo 1052, os artigos 1108, 1109, 1326 a 1405, 1473 e o n 3 do artigo 1462 do Cdigo de Processo Civil; c) O artigo 15 do Decreto-Lei n 594/74, de 7 de Novembro. Artigo 87 Entrada em vigor 1. A presente lei entra em vigor no dia 18 de Janeiro de 2010. 2. Os artigos 249-A a 249-C e 279-A do Cdigo de Processo Civil, aditados pela presente lei, entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. 3. Os artigos 73-A a 73-C do Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas, aditados pela presente lei, entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicao.

Aprovada em 30 de Abril de 2009. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 8 de Junho de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 18 de Junho de 2009. Pelo Primeiro-Ministro, Fernando Teixeira dos Santos, Ministro de Estado e das Finanas.

50

Vous aimerez peut-être aussi