Vous êtes sur la page 1sur 5

Aula 30: Exerccios sobre distribuio de rendimentos Sumrio: Exerccos sobre distribuio de rendimentos (continuao).

Exerccio n 4: Interpretao do ndice de Atkinson Exerccio n 5: Interpretao da medida de entropia de Theil Exerccio n 6: Interpretao do ndice de Robin Hood Exerccio n 7: Qual a melhor medida de distribuio Exerccio n 8: Como se calculam as medidas de distribuio Exerccio n 9: Interpretao da medida de Foster-Greer-Thorbecke Exerccio n 10: Funo de bem-estar em funo da desigualdade

Exerccio n 4: Interpretao do ndice de Atkinson: Como se interpreta o ndice de Atkinson? O ndice de Atkinson, para co caso geral com e0 dado pela expresso:
I = 1 Ye Y

onde se tem: Ye = ( f ( y i ) y i )
1 i =1

1 1

o rendimento mdio igualmente sensitivo (equity-

sensitive average income), que definido como o nvel de rendimento per capita, que se fosse usufruido por toda a gente, deixaria o bem-estar total exactamente igual ao bemestar total gerado pela distribuio de rendimento real observada. Yi a proporo de rendimento total obtida pelo grupo i; e o parmetro de averso desigualdade. Este parmetro reflecte a intensidade da preferncia da sociedade relativamente igualdade e varia entre zero e infinito. Quando e>0 existe preferncia social pela igualdade ou por outras palavras averso desigualdade. Quando e cresce a sociedade atribui mais ponderao transferncia de rendimento na base da distribuio de rendimentos (i.e. no grupo de famlias mais pobres) e menos ponderao transferncia de rendimentos no topo da distribuio (i.e. no grupo de famlias mais

ricas). Os valores correntes usados na parametrizao de e so: e=0,5 e e=2. Com e=2 demonstrando mais averso desigualdade do que e=0,5. Y o rendimento mdio real. O ndice de Atkinson (I) varia entre 0 e 1. Quanto mais prximo de zero estiver o ndice, tanto mais igual a distribuio de rendimentos pois

Ye = Y . Quanto mais prximo de 1 estiver o ndice I, tanto mais desigual a


distribuio.

Exerccio n 5: Interpretao da medida de entropia de Theil: Como se interpreta a medida de entropia de Theil? A medida de entropia de Theil define-se por:
n 1 T = S i log S i log( ) n i =1

Com Si a percentagem de rendimento do grupo i no rendimento total; n o nmero total de grupos. O ndice T varia entre zero e infinito, comvalores mais elevados descrevendo maior entropia, logo mais igualdade no rendimento.
Exerccio n 6: Interpretao do ndice de Robin Hood: Diga o que e como se

interpreta o indice de Robin Hood. O ndice Robin Hood a distncia vertical entre a curva de Lorenz e a linha de igual rendimento.

O valor do ndice estima a percentagem do rendimento total que tem de ser transferida das famlias acima do rendimento mdio para as famlias abaixo do rendimento mdio, para se atingir uma distribuio de rendimentos igualitria.

Exerccio n 7: Qual a melhor medida de distribuio?

No existe melhor medida de distribuio de rendimentos. Cada uma delas foca aspectos particulares da distribuio, sendo sensvel a alguns aspectos e no sendo sensvel a outros. O ndice de Atkinson mais sensvel base da distribuio de rendimentos(i.e. famlias pobres), estando por isso mais correlacionado com a pobreza. O ndice de Gini, que se mede na curva de Lorenz como o ratio entre a rea da curva de Lorenz e a linha de 45 graus, relativamente a toda a rea abaixo a linha de 45 graus, pouco sensvel a transferncias de rendimento entre classes de rendimento que se situem no meio da distribuio em comparao com as transferncias nas pontas da distribuio. O ndice de Robin Hood insensvel a transferncias de rendimento entre famlias que se situem do mesmo lado da distribuio. Por esta razo os investigadores seleccionam vrias medidas de distribuio, para captar diferentes perspectivas da distribuio em anlise.

Exerccio n 8: Como se calculam as medidas de distribuio?

As medidas de distribuio so calculadas a partir de dados de censos em geral e do Inqurito s Receitas e Despesa Familiares em particular. As respostas que as famlias do sobre o rendimento ou a despesa, no esto ajustadas da dimenso da famlia, nem dos impostos e subsdios. O investigador tem assim de ajustar os dados antes de inciar os clculos. comum usar-se a despesa em detrimento do rendimento, por se considerar que a informao sobre a despesa mais estvel e tem maior rigor. Existe Software livre para calcular medidas de distribuio de rendimentos na Internet. Cita-se aqui o DAD (www.mimap.ecn.ulaval.ca).

Exerccio n 9: Interpretao da medida de Foster-Greer-Thorbecke

O ndice FGT a mais popular medida de pobreza:


FGT = 1 N .Z

( Z Y )
j =1 j

Onde j so os subgrupos de indivduos com rendimento abaixo da linha de pobreza (Z), N o nmero total de indivduos na amostra, Yj o rendimento do indivduo j e o parmetro que distingue entre indices FGT alternativos. Com =0 o FGT vem simplificado num indice per capita de pobreza. Com =1 obtem-se Poverty Gap. A severidade da pobreza obtida com =2
Exerccio n 10: Funo de bem-estar em funo da desigualdade: Apresente a

funo de bem-estar em funo da desigualdade. A funo de bem-estar (W) descreve o bem-estar usufruido por uma comunidade, podendo ser usada para medir a desigualdade. A expresso da funo de bem-estar em funo da desigualdade a seguinte:

W = Y (1 I )
Onde W representa o bem estar e I o ndice de Atkinson, Esta medida foi proposta por Amartya Sen. A distncia entre a funo do bem-estar comunitrio e a funo de bem-

estar do Governo pode ser usada como indicador da distribuio de rendimentos. Vejase o exemplo no quadro abaixo.
Grupos Estado Comunidade1 Comunidade2 Comunidade3 Comunidade4 Comunidade5 Rendimento per capita 40000 30000 35000 40000 45000 50000 25% 25% 20% 10% 30% 45% Desigualdade Funo de bem estar 30000 22500 20000 36000 31500 27500 0% -33,3% -7,1% 16,7% 4,8% -9,1% Benchmark 5 4 1 2 3 desvio Hierarquia

Bibliografia: Ravallion, M. (1994) Poverty comparisons. Fundamentals of Pure and Applied Economics. Harwood Academic Publishers. Sen, A. e Foster, J.E. (1997) On Economic Inequality. Clarendon Paperbacks Cowell, Franck A. (1977) Measuring Inequality. Techniques for Social Sciences, John Wiley & Sons.

Vous aimerez peut-être aussi