Vous êtes sur la page 1sur 4

2.

Tipificao das Instalaes


2.1. Introduo
O processo de converso de energia feito centralmente, sendo os equipamentos utilizados accionados por dois tipos de energia primria, o gs natural e a electricidade. Assim, a conjugao concertada destas duas formas de energia permite a produo e utilizao de energia trmica, sob a forma de gua gelada e de gua quente. A energia solicitada disponibilizada aos utilizadores de uma forma optimizada, atravs da respectiva rede instalada no terreno, em galeria ou enterrada, cujo ponto terminal de interface ocorre nas subestaes dos edifcios. A partir deste ltimo elemento, da responsabilidade do cliente conceber a sua prpria instalao - rede secundria (ou rede do utilizador) - da forma convencional, devendo obrigatoriamente considerar determinados parmetros pr-fixados pela Climaespao, nomeadamente no que respeita a: Regime de temperaturas da gua gelada e da gua quente do circuito secundrio; Presso de servio do circuito secundrio; Qualidade da gua do circuito secundrio; Perdas de carga introduzidas na rede secundria pelo permutador de calor; Utilizao de bombas de caudal varivel; Tipo de regulao dos equipamentos.

2.2. Subestao
neste espao fsico, instalado em zona tcnica cedida pelo Cliente, que se procede troca de energia, da Climaespao para o Cliente. Para que esta demarcao de responsabilidades Climaespao/Cliente - se efectue eficazmente, de primordial importncia que o cliente tenha um conhecimento mnimo desta zona de utilizao comum. A subestao basicamente constituda pelos cinco elementos seguintes: Permutador(es) de calor do tipo placas; Equipamentos de regulao e controlo; Ligaes hidrulicas dos circuitos primrios e secundrios; Quadro elctrico; Contadores. A subestao uma zona de crucial importncia, onde se estabelece a fronteira das responsabilidades de fornecimento, sendo o local onde se efectua a transferncia de energia da rede primria da Climaespao para o edifcio. A potncia disponvel no circuito primrio controlada pela variao do caudal de gua que passa no permutador, no lado do circuito primrio, podendo fazer-se variar o valor da potncia fornecida em funo

Rede Secundria A rede secundria refere-se s tubagens e acessrios a jusante do permutador da subestao, at aos equipamentos terminais que promovem as trocas de calor necessrias satisfao das necessidades adequadas ao cancelamento das cargas trmicas desenvolvidas no interior dos diferentes espaos.

Fig. 11 Subestao

21

das necessidades do Cliente atravs da actuao da vlvula de duas vias comandada em funo da informao obtida em sondas de temperatura.

Tanto num caso quanto no outro, a gua fria e a gua quente circulam em prumadas distintas, num sistema hidrulico baseado no conceito de 4 tubos22, que se ramificam para atingir os vrios pontos do edifcio. No caso da energia calorfica, a gua quente distribuda com duas finalidades (i) o fornecimento de energia destinada preparao de gua quente sanitria e (ii) a alimentao de unidades de tratamento de ar, ventiloconvectores ou outros equipamentos de transferncia de calor, destinados climatizao. Neste caso, a gua circulante na prumada geral ramifica-se, aps a passagem na respectiva vlvula de seccionamento do utilizador. Um ramal ser conduzido para a alimentao dos equipamentos terminais de climatizao (aquecimento neste caso), conduzindo o outro ramal ao permutador de calor do depsito de gua sanitria, promovendo deste modo o seu aquecimento, pelo princpio de acumulao. Aps a alimentao das unidades acima referidas, o fludo a uma temperatura inferior re t o rna subestao respectiva. Neste percurso passar pelo contador parcelar de entalpia e entrar na prumada

2.3. Caso de um Edifcio de Habitao Tpico


Os fludos trmicos circulam na rede de distribuio por aco dos grupos de bombagem de caudal varivel, responsveis pela chegada da gua at ao ponto mais afastado, nas condies adequadas, sendo para tal dimensionados para as presses21 manomtricas e caudais de gua em circulao. Aps a passagem pelas vlvulas de seccionamento do utilizador, a gua gelada e a gua quente iro alimentar os ventiloconvectores, os radiadores estticos ou outros equipamentos terminais em funo das necessidades instantneas, sendo limitadas no seu mximo pela potncia contratada.

Fig. 12 Edifcio de habitao

21. Na gria costuma utilizar-se o termo altura manomtrica como sinnimo da perda de carga (resistncia ao escoamento do fludo no circuito) que a bomba tem que vencer de modo a assegurar as condies de funcionamento no ponto mais desfavorvel da rede. 22. O conceito de distribuio hidrulica baseado em 4 tubos permite a satisfao simultnea das necessidades de frio e de calor.

22

principal de retorno subestao. Considera-se ainda a existncia de um contador geral, do lado do circuito primrio da subestao, que permite obter uma contagem total da energia utilizada no edifcio. No caso da energia frigorfica, a gua gelada destinase a alimentar os ventiloconvectores ou outros equipamentos de climatizao. Da mesma forma que para o aquecimento, no regresso subestao o fludo trmico passa pelo contador parcial e volta ao permutador da subestao. Os ventiloconvectores so equipamentos de climatizao que arrefecem e desumidificam ou aquecem o ar ambiente atravs de trocas de calor directas entre o ar desse mesmo ambiente e as superfcies alhetadas das respectivas baterias. Estas baterias so percorridas, no simultaneamente23, por gua gelada e gua quente proveniente dos circuitos gerais de distribuio do edifcio. Para que o ar seja forado a entrar nas unidades terminais, existem no interior das unidades ventiladores centrfugos accionados por motores elctricos cuja aco permite efectuar a permuta de calor. O aquecimento de gua sanitria obtido por meio da utilizao de depsito(s) adequado(s) a esta funo. O depsito incorpora um permutador de calor24 que percorrido pela gua quente proveniente do permutador da subestao, no ocorrendo qualquer mistura entre a gua de consumo (rede pblica de abastecimento) e a gua do circuito (fechado) secundrio do edifcio. Quando se verifica consumo de gua quente sanitria, baseada em depsitos de acumulao ou por meio de permutadores de placas, o fornecimento de energia para o seu aquecimento deve ser cumulativo com o

aquecimento ambiente25, no devendo ser seguido para este efeito o critrio de dimensionamento baseado na prioridade total satisfao da gua quente sanitria.

2.4. Caso dos Edifcios do Sector Tercirio


2.4.1. Edifcio de Escritrios Tpico Os edifcios de escritrios podem equiparar-se aos edifcios de habitao, ou a um edifcio de um s utilizador. A rede do utilizador ser, tambm, idntica no que se refere ao aquecimento e arrefecimento ambientes. Dependendo de cada caso, poder ou no ser considerado o aquecimento de guas sanitrias. A diferena

Fig. 13 Edifcio de Escritrios

23. Excepto se estivermos em presena de um processo de reaquecimento ps-desumidificao. 24. Existem situaes relativamente s quais o permutador de calor pode ser exterior ao depsito, sendo esta situao rara em edifcios de habitao. 25. Podendo ser estabelecido um coeficiente de utilizao com um valor inferior unidade, que depender do diagrama de cargas especfico de cada situao particular.

23

vai residir, nica e exclusivamente, em equipamento adicional especfico para cada utilizao. Como exemplo, podemos citar a exigncia de equipamento de ar condicionado de preciso para salas de informtica e unidades de tratamento de ar. Chama-se a ateno para o facto de que a capacidade trmica instalada nos permutadores de calor apenas ser totalmente disponibilizada desde que seja assegurada a "devoluo" da gua do circuito secundrio de retorno nas condies nominais, isto , 17 C para a gua gelada e 60 C para a gua quente. Para o caso de existir no edifcio apenas um escritrio, remetemos para as consideraes feitas no pargrafo seguinte.

embora de dimenso eventualmente maior, ou ter especificidades prprias. Caber ao projectista destas instalaes optimizar a utilizao da energia trmica que est disponvel na subestao. De qualquer forma, tudo se passa como se existisse um ou mais chillers e uma ou mais caldeiras no local destinado implantao da subestao trmica.

2.5. Outros Edifcios


Podero surgir aplicaes muito especficas, cuja considerao no esteja prevista no mbito deste manual, mantendo-se para todos efeitos sempre a disponibilidade de energia trmica de arrefecimento e de aquecimento ao nvel das subestaes, como acontece para qualquer edifcio. O projectista poder contar com a colaborao da Climaespao de modo a ser sempre possvel encontrar a soluo mais adequada a cada situao especfica.

2.4.2 Edifcio com um s Utilizador Neste caso o limite do fornecimento da Climaespao ser a subestao, no havendo lugar ao fornecimento de contadores parciais, uma vez que o utilizador ser nico e, obviamente, responsvel por todo o consumo. Neste tipo de edifcios, a rede do utilizador poder ser semelhante s descritas nos pargrafos anteriores,

Fig. 14 Oceanrio de Lisboa

24

Vous aimerez peut-être aussi