Vous êtes sur la page 1sur 2

Ricardo Avellar - O Circo, o Concreto e o Corpo Jorge de Freitas1 O bom fotgrafo desdobra-se em mltiplos pontos de vista.

Oferece diversas facetas do objeto ao seu expectador, mas nunca d de graa a inteno expressiva como um todo. Vilm Flusser aproxima o gesto fotogrfico do gesto do caador que espreita a sua presa. Onde o gesto fotogrfico obriga o fotgrafo a se desdobrar em diversos pontos de vista, isto , em uma sequncia de saltos, regidos pelo espao temporal do aparelho. Mas, o bom fotgrafo, aquele que trata o aparelho no como um passatempo ou um limite, mas sim como uma extenso de seus gestos corporais, capaz de transpor esse espao temporal regido pelo aparelho e criar, atravs de seus mltiplos pontos de vista, um espao temporal prprio. O fotgrafo mineiro Ricardo Avellar um desses casos que consegue romper com as barreiras impostas pelo aparelho e atribuir s suas fotografias o seu prprio tempo. Pontos de vistas que se desdobram em Avellar dentro de mltiplas sries imagticas paradoxais que atiam o imaginrio daquele que as contemplam. Paradoxais, sim, extremamente paradoxais no seu transitar pelas sries que apresentam imagens quase vazias, compostas por um nico objeto que se lamenta de sua solido para o seu expectador, e sries que contemplam o caos humano de uma estao de metr em seu horrio de pico na metrpole de So Paulo. Imagens coloridas e vivas de um espetculo circense que se contempladas devolvem o olhar com uma promessa de alegria posicionam-se em oposio s imagens em preto e branco de moradores de rua e vendedores ambulantes a margem dessa alegria. O circo e a urbanidade so os caminhos de mediao para interpretar a esttica desse artista, uma esttica ainda em construo e transitria como a grande metrpole paulista, figurante cinzenta em suas imagens e, colorida, alegre no contedo que explora a atmosfera ldica oferecida pelo circo. A juno entre o acinzentado da metrpole e o colorido circense serve de matria prima para a subjetividade pertencente ao fotgrafo romper com os limites da representao. Em uma de suas sries imagticas intituladas
1

Jorge de Freitas mestrando em Esttica e Filosofia da Arte pelo PPG da Universidade Federal de Ouro

Preto (UFOP). Possui graduao em Filosofia (Bacharelado) pela mesma instituio. Email: defreitasjorge@yahoo.com.br

como Quase deu certo, Avellar atordoa o expectador com a questo, mas o que foi aqui que quase deu certo? No se sabe o que est em jogo nessas imagens, no possvel responder o que ali est certo e o que est errado, a nica sensao que fica justamente a incerteza que a imagem lhe devolve ao ser contemplada. nessa pequena srie composta por sete fotografias que a juno entre o ldico e o concreto posta-se de maneira mais exuberante, suscitando uma espcie de dualismo entre os fenmenos coloridos e ldicos do circo e a concretude espessa da cidade, cuja unificao dessa tenso ocorre em um terceiro elemento que surge em ambas temticas, o corpo. O corpo em Avellar sugere que algo naquelas imagens possui voz e quer falar por si mesmo. No circo o corpo desafia seus limites, no se sujeita s limitaes da altura ou aos temores da queda. Ele assume uma posio de desafio perante as leis naturais e, tambm, d forma s plurais cores que transbordam no arco-ris alegre dos palhaos. Avellar capta com perfeio, em sua abordagem imagtica do circo, a essncia ldica presente nesse rompimento das barreiras por meio da ao do corpo. Isso se revela na conjuno excelente das cores na fotografia que quase deu certo do palhao que ao utilizar uma bexiga vermelha alongada em forma de extenso de seu corpo rompe com o escuro que o rodeia. Embora, monocromticas e sem o apelo caloroso das cores, as vises da metrpole de Avellar mantm o corpo como uma espcie de quebra das barreiras da concretude visual e palpvel da realidade que o rodeia. O corpo da bailarina, ao se contorcer dentro de um nibus metropolitano abandonado, objeto expressivo da transitoriedade inerente a nossa poca, brinda o expectador com tamanha sensualidade que tudo ali deixado para trs. Esquecemo-nos do ambiente instrumentalizado em que esse corpo est inserido, e o deleite advm da possibilidade de ouvir o que aquela imagem praticamente nos impe, aprecia-me.

Vous aimerez peut-être aussi