Vous êtes sur la page 1sur 2

Utilizao da Informao

4. Utilizar a Informao Consulto a informao encontrada. Devo registar a informao mais importante, tirando notas ( para um bloco, fichas), sabendo que:

Literacia da Informao
Fonte: Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares Ministrio da Educao

Mtodos de Trabalho

http://www.rbe.min-edu.pt

As notas devem ser claras e simples; Tirando notas aprendo a sintetizar a informao.

Guio de pesquisa de informao

No me esqueo de registar a bibliografia /sites consultados. Se precisar de gravar informao ou imagens, uso uma pen-drive. Biblioteca Escolar/Centro de Recursos
Escola EB2,3/S de Ourique Estrada de Garvo 7670-253 Ourique Telefone: 286 510 900 Fax: 286 510 901 E-mail: bibourique@gmail.com Blogue:
http://www.biblioescolarourique.blogspot.pt/

5. Produto Finalmente, decido como apresentar o meu trabalho:


Texto escrito Apresentao oral ou multimdia Dramatizao

6. Avaliao Avalio sempre o meu trabalho, de acordo com a tarefa que defini realizar (ponto1).

Site:
http://agrupamentoescolasourique.drealentejo.pt/

Guio de Pesquisa de Informao


1. Definio da Tarefa O que devo fazer? Devo certificar-me de que entendo o que me pedido. Devo definir a tarefa por palavras minhas e perguntar ao professor se entendi bem. 2. Procurar Informao 3. Localizar as fontes de informao Devo ser muito preciso na busca de informao, por isso, fao uma lista de palavras -chave que me possam ajudar a encontrar essa informao, tanto na base de dados da BE/CRE, como na Internet. Procura um livro sobre o assunto. A partir do ndice, podes chegar a novas palavras-chave. 3.1. A base de dados da BE/CRE encontra-se disponvel em trs postos pblicos: na zona de atendimento, no computador PC1 da BE e no PC1 da sala dos professores.. Assim, procura esta imagem e abre o PACWIN que te permite consultar a base de dados (catlogo) dos documentos que existem na biblioteca. Escreve a palavra-chave no espao Assunto e copia as cotas dos documentos a encontrados. Exemplo: Tema do trabalho: Sade e Desporto Desporto Sade Vai s estantes, retira os documentos indicados e consulta-os (no esquecer os ndices!). 3.2. Na Internet, as palavras-chave tm de ser mais precisas, para que no te desvies do assunto. Por isso, pegando neste exemplo do tema Sade e Desporto escreve no motor de busca Google as palavras-chave mais dirigidas ao assunto. Ex: Desportos radicais Desportos tradicionais E para reduzir mais ainda o campo de pesquisa utiliza os operadores boleanos: E; e NO. Toma nota dos endereos que te parecem melhores.

Posso encontrar a informao necessria em:


Enciclopdias Livros Revistas (para encontrar artigos mais especficos e atuais) Internet (para recolher imagens e informao em geral) Entrevistas/inquritos ( para consultar especialistas no assunto...)

Vous aimerez peut-être aussi