Vous êtes sur la page 1sur 42

Conceitos Bsicos

Tecnologias de informao consistem em processos de tratamento, controlo e comunicao de dados.

Informao o conjunto de dados recebidos do exterior, devidamente articulados a fim de terem significado
Informao digital toda a informao a que podemos aceder atravs do computador. Dados so designaes de entidades (objectos, pessoas), factos e valores numricos. Computador um conjunto de dispositivos electrnicos capaz de aceitar dados e instrues, executar essas instrues para processar os dados e apresentar os resultados.

Principais reas das Tecnologias da Informao e Comunicao


Controlo e Automao

Informtica
Burtica Domtica

Telemtica

INFORMTICA
INFORmao autoMTICA

Cincia do Tratamento Automtico da Informao, utilizando para tal mquinas automticas

Controlo e Automao - Interveno de sistemas informticos no controlo de mecanismos e processos industriais

Domtica - Utilizao de meios informticos para gesto das tarefas domsticas


Controlo automtico ou remoto da Iluminao, Aquecimento, Estores, Rega...

Burtica - Aplicao de meios informticos no tratamento da informao que circula num escritrio
Suites de Produtividade (Office), Redes e dispositivos de comunicao

Telemtica = Telecomunicaes + Informtica Utilizao conjunta de meios informticos com dispositivos de comunicao distancia.
Satlites (GPS), Internet (Telnet, E-Mail), TV-Digital (Vdeo Conferencia, Tv-Interactiva)

Telecomunicaes so comunicaes a distncia.


Comunicao transmitir informao.

Meios de transmisso:
Linha telefnica convencional de sinal analgico - Em termos de velocidade de transmisso, atinge, aproximadamente, 54kbit/s (kbps) RDIS (Rede Digital com Integrao de Servios) - Em termos de velocidade de transmisso atinge 64 kbps. Cabo de fibra ptica comunicao a longa distancia ou que requeira grandes taxas de transmisso.

Cabo de fibra ptica comunicao a longa distancia ou que requeira grandes taxas de transmisso.
ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) - que permite transmitir e receber sinais digitais em alta velocidade. FWA ( Fixed Wireless Access) tecnologia de acesso via rdio a uma rede de telecomunicaes. Satlite tecnologia onde utiliza ondas areas para efectuar uplinks ( emisses da terra para o satlite) e downlinks (recepes na terra vindas do satelite) atravs das antenas parablicas e de satlites.

EDI ( Electronics Data Interchange) redes de telecomunicacoes entre empresas. Videoconferncia sistema interactivo de informao udio e vdeo em tempo real.

Modem dispositivo electrnico que liga o computador a linha telefnica, para efectuar a modulao e desmodulao da informao digital. Browsers programas que permitem aceder a informao disponvel na web (exs: Internet Explorer, mozilla firefox, chrome)

Servios disponibilizados na Internet: www (world wide web)


E-mail (correio electrnico) e V-mail (vdeo mail) Listas de correio (mailing lists)

FTP (transferncia de ficheiros)


News (fruns temticos de discusso) Videoconferncia (netmeeting ou Internet phone with vdeo)

Sistema Informtico

Entrada de Dados

Processamento

Sada de Informao

Estrutura e funcionamento de um sistema informtico Sistema informtico constitudo por dois tipos de componentes: o hardware e o software. Hardware parte fsica de um sistema informtico Dispositivos de entrada permitem a comunicao dos dados e dos programas a serem processados. Processamento (CPU unidade central de processamento) manipulao de dados para obter informao. Armazenamento memorias e dispositivos de armazenamento que guardam informao para posterior informao.

Dispositivos de sada permitem a visualizao e a obteno da informao.

Software
Software So programas, que determinam a actividade e o comportamento de um sistema informtico (ex.s: Windows, linux, alinex,.). Software do sistema consiste num conjunto de programas para o funcionamento do PC. Software de aplicao engloba todos os programas de mbito especfico usados pelos utilizadores para a realizao de algumas tarefas (ex.s:Word, Excel, autocad,.).

Shareware Programas de partilha para demonstrao


( Tempo parcial ou verses reduzidas)

Freeware Programas de aquisio gratuita


(Publicidade e Promoo)

Esquema dos componentes de Hardware que compem um Sistema Informtico


PERIFRICOS DE ENTRADA

CPU

PERIFRICOS DE SAIDA

Input

Output

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

Unidade Central
responsvel pelo tratamento dos dados que so introduzidos no computador de forma a fornecer informao til ao utilizador. Tipo de Caixa

Tower

Mini-Tower

Desktop

Ligao de Perifricos

Fonte de Alimentao Ventoinha

Conectores Teclado e Rato Portas USB Com1, Com2

Placa Grfica Placa de Som LPT1 (Porta Paralela)

(Portas Serie)

MotherBoard - Placa Me

Placa de Circuito Impresso, onde se encontram fixados todos os componentes da CPU e os conectores de expanso onde vo ligar os Perifricos

Placa principal, Motherboard (placa-me) o elemento mais importante do PC, tem como funo que o CPU comunique com todos os perifricos instalados.
Componentes da Motherboard: Slots ranhuras onde encaixam as placas de vdeo, som, modems e outros perifricos. Conectores ranhuras para encaixe de mdulos de memria e do CPU Portas sadas/entradas para teclado, rato, USB, impressora, BIOS ( Basic Input / Output System ) ou sistema bsico de entrada e sada pequeno chip responsvel pelo reconhecimento dos componentes de hardware instalados e pelo fornecimento das informaes bsicas para o funcionamento do PC. CHIPSET Componente que comanda todo o fluxo de dados entre o processador, as memrias e os demais componentes. Barramento (bus) So as fitas que permitem a transmisso de informao entre os diferentes componentes da unidade central do PC. Actualmente as fitas so designadas por SATA.

Processador
o corao de todo o sistema. onde se executam a maior parte das operaes de Processamento. A sua velocidade medida em (MHz milho de instrues por segundo)

Componentes do CPU
Unidade Aritmtica e Lgica (ALU)

onde se efectuam todas as operaes aritmticas (Clculos matemticos e operaes lgicas) Funciona como mquina de calcular d o computador. Nos computadores que trabalham com aplicaes grficas necessrio tambm utilizar um coprocessador matemtico para auxilio dos clculos mais complexos.

Componentes do CPU
Memria Cache

Dispositivos de memria bastante rpidos que so utilizados para eliminar estados de espera. Funciona como sala de espera de um consultrio, onde os dados esperam pela sua vez para serem conduzidos ao processador onde sero tratados.

CPU unidade central de processamento, e constitudo por: Unidade de controlo (UC) determina e controla as operaes a efectuar. Unidade aritmtica e lgica (ALU) responsvel por todas as operaes aritmticas e lgicas. Unidade de Registos componentes que temporariamente armazenam dados com que ALU efectua as operaes. Memria Cache (Memria(s) que se encontram dentro do CPU) utilizada para armazenamento de dados mais requisitados pelo processador.

Unidade de comunicao interna permite ligar os diferentes componentes internos do microprocessador aos componentes externos.

Memria Principal
Dispositivos de armazenamento onde so guardados os dados de forma Temporria ou Permanente quando esto a ser utilizador pelo CPU.

Memria Ram
Memria Temporria, onde so carregados todos os programas que esto a ser utilizados no computador. O primeiro programa a ser carregado o sistema operativo. uma memria voltil porque quando se encerra o computador ou h uma falha de energia todo o seu contedo removido. uma memria Dinmica porque funciona como um caderno de apontamentos onde se pode escrever, ler e apagar a informao em qualquer altura. A memria colocada na Motherboard em Sims ou Dims (Placas de Memria) sendo a sua capacidade mediada em Mbytes.

Memria Rom
Memria Permanente apenas de Leitura. Funciona como livro de instrues de arranque do computador, configuraes de Hardware e instrues para o regular funcionamento do computador. Vem gravada do fabricante e no pode se r alterada. Dentro desta memria encontra-se uma pequena memria chamada BIOS Contem as instrues que permitem a comunicao com todos os perifricos e as rotinas necessrias ao arranque do computador.

A quantidade de memria Ram um dos factores mais importantes para o desempenho do computador pois pode condicionar o tamanho dos programas que o computador pode correr e a sua velocidade de funcionamento.

Memrias primrias (RAM e ROM) guardam temporariamente os dados. Memria RAM (Random Access Memory) tem como funo guardar temporariamente as vrias informaes do sistema. uma memria de leitura e escrita onde o acesso informao feito aleatoriamente. ainda intitulada de voltil pois perde toda a informao quando o computador desligado. Memria ROM (Read Only Memory) uma memria que unicamente pode ser lida, guarda um conjunto de instrues responsveis pelo funcionamento interno do computador. Memria Cache (Memria(s) que se encontram dentro do CPU) utilizada para armazenamento de dados mais requisitados pelo processador. Memorias secundrias ( Disco rgido, CDs, DVDs, Pens,) guardam permanentemente os dados. So um complemento s memrias primrias (RAM, ROM ) do computador.

Perifricos de Entrada
Dispositivos (Peas e equipamentos) que permitem fazer a introduo de dados no computador.
Teclado Rato Scanner Leitores Magnticos Smart Cards Mesas Digitalizadoras Joy Stick

Caneta ptica
Microfone

Touch Screen

Rato (Mouse)
Funciona como uma extenso do brao e permite movimentar um apontador que indica a posio em que se encontra o cursor.

Touch Pad

Pointing Device

Track Ball

Teclado (Keyboard)
Dispositivos de Entrada So os perifricos que recebem a informao do utilizador e a enviam ao processador, ou seja, convertem a informao em sequncias prprias de bits, capazes de serem interpretadas pelo processador.

Teclado Quatro zonas: Alfanumrica, direccional, numrica e de funes. A saber as funes das teclas.
Rato Dispositivo com dois botes e uma roda, o boto esquerdo d ordens e o direito abre menus localizados posio onde se encontra rato. Scanner, Microfone,.

Perifricos de Sada
Dispositivos de Sada So os perifricos que enviam a informao do processador para o exterior. Exs.: Monitor, Impressora, Colunas, . Monitor Impressora Plotter Projector de Vdeo Datashow Colunas

Monitor (Display)
Tipos de cran

CRT (Tubos de Raios Catdicos)

LCD (Display de Cristais Lquidos)

Monitor (Display)
Dimenso Fsica

Tamanho do monitor medido pela diagonal do cran em polegadas (2,54 Cm). Os monitores mais vulgares tm 14ou 15, para aplicaes grficas utilizam-se modelos maiores de 17 19 ou mesmo 21.

Monitor (Display)
Resoluo Grfica Numero mximo de pontos (Pixel) que conseguimos representar no monitor. A resoluo actuais dos monitores situam-se entre os 800 600 (mdia resoluo) e 1024 1024 (alta resoluo). Y
Y=800

Pixel X
X=600

Monitor (Display)
Controlador de Vdeo (Placa Grfica) Conjunto de Hardware e Software (Firmhare) que oferecem um determinado nmero de funes standard de Gesto de imagem de sada do monitor. medida que foram crescendo as necessidades de melhorar a qualidade de imagem do cran nomeadamente em termos de cores, os adaptadores de vdeo foram evoluindo: Hrcules (Monocromtico) CGA (S 5 ou 6 Cores) EGA (16 Cores) VGA (256 Cores) 8 Bits - (28) 256 cores SVGA (Maior Resoluo) 16 Bits - (216) 65536 cores
32 Bits - (232) Milhes de Cores

Monitor (Display)
Varrimento ou Refrescamento A imagem do cran no constante. Ela mantm-se no cran muito pouco tempo, mas refrescada vrias vezes por segundo o que faz com que o olho humano pene que a imagem sempre a mesma. A velocidade de varrimento medida em Hertz. Actualmente a maior parte dos monitores tem velocidades de varrimento na ordem dos 70 a 80 Hertz o que significa que a imagem refrescada 70 a 80 vezes por segundo.

Impressoras (Printer)
Perifricos de sada mais vulgar que permite ao computador escrever em suporte de papel os resultados do processamento. Existem vrios tipos de impressoras que utilizam tecnologias diferentes para diferentes fins: Matriciais (Agulhas) Jacto de Tinta Lazer Trmicas

Impressoras (Printer)
Matriciais (Agulhas)
Tecnologia: Dispe de uma cabea de impresso contendo vrias agulhas (tipicamente 7,9 ou 24). Cada agulha funciona como um pequeno martelo que ao ser accionado provoca um impacto numa fita de impresso colocada entre a cabea e o papel. Cada impacto provoca a impresso de um ponto no cran. Esse conjunto de pontos formam os caracteres impressos. Imprimem Caracter a Caracter. Vantagens: Custo reduzido; Imprimir em triplicado Desvantagens: Rudo; Monocromticas; Fraca qualidade reas de Aplicao: Pequenas e mdia empresas para impresso de facturas e em papel continuo

Impressoras (Printer)
Jacto de Tinta
Tecnologia: Consiste na produo de pequenas bolhas de tinta que so atradas para o papel, formando as imagens. Para produo de documentos a cores as impressoras representam a opo de melhor relao Custo/Qualidade. Vantagens: Melhor relao Custo/Qualidade; Imprimem a cores; Silenciosas

Desvantagens: Manuteno elevada, (Consumiveis - Tinteiros so caros); Em impresses que levem muita tinta a folha pode ficar enrugada.

reas de Aplicao: Pequenas e Mdias Empresas, Escolas, Utilizao domstica, Escritrios

Impressoras (Printer)
Lazer
Tecnologia: Baseiam-se na Tecnologia das fotocopiadoras. Produzem resultados de extrema qualidade de impresso. Imprimem uma pgina de cada vez sendo por isso bastante rpidas.

Vantagens:

Rapidez, Qualidade de Impresso.

Desvantagens: Custo elevado, principalmente impressoras lazer a cores.

reas de Aplicao: Grandes Empresas

Impressoras (Printer)
Trmicas
Tecnologia: Utilizam um papel revestido de uma substancia sensvel ao calor (papel trmico) A escrita feita produzindo calor junto do papel que ao ser aquecido fica negro.

Vantagens:

So silenciosas, relativamente rpidas e baratas

Desvantagens: com o tempo a impresso tende a desaparecer e exige o uso de papel especial.

reas de Aplicao: Grficas, produo de brindes como autocolantes

Perifricos Mistos (input - output)


Diapositivos de Entrada e Sada (ou mistos) - So os perifricos que tem a dupla misso de receberem e enviarem informao ao processador. Exs.: PENs, CD-RW, DVD-RW, disquetes, Touch Screen (ecrs que ao tocar recebem informao).

Modem Ecr tctil (Touch Screen)

Gravador de CD/DVD
Placa de Rede Placa de Som PEN

Drive Disquetes

Informao Digital
O computador trabalha com um sistema digital. A informao armazenada segundo um cdigo binrio que representa 2 estados possveis. BIT Binary DigIT Unidade Elementar de Informao. A mais pequena unidade que podemos utilizar para quantificar o espao de armazenamento num suporte informtico.

Corresponde a um cdigo binrio capaz de representar 2 estados (0) e (1)

Unidades da informao
Bit a unidade mnima de medida da informao, apenas pode assumir os valores de 0 ou 1. Byte corresponde ao conjunto de oito bits.

Medida

Equivalncia

1 Byte
1 KB (kilobyte)
1MB (megabyte) 1 GB (gigabyte) 1 TB (terabyte)

8 bits
1024 bytes 1.000 = Mil Bytes
1024x1024 bytes 1.000.000 = 1 Milho Bytes 1024x1024x1024 bytes 1.000.000.000 = 1 Bilio Bytes 1024x1024x1024x1024 bytes 1.000.000.000.000 = 1 Trilio Bytes

Capacidades de Dispositivos

Dispositivos
1 Disquete

Equivalncia
= 1440 Kilobytes (KB) = 1,44 Megabytes (MB)

1 CD
1 PEN 1 DVD 1 Disco Externo 1 Disco Rigido

= 700 Megabytes (MB)


1 Gigabytes (GB) = 4700 Megabytes (MB) = 4,7 Gigabytes (GB) 200 Gigabytes (GB) 1000 Gigabytes (GB) = 1 Terabyte

Dispositivos de armazenamento Secundrio Suportes de Informao


So suportes onde se podem guardar programas e informaes que os utilizadores do computador necessitam armazenar ao longo do tempo.
Suportes de Papel Suportes Magnticos Suportes pticos

Papel Opaco
Papel continuo
Papel Solto Papel Transparente Carto ou Fita Perfurada

Banda Magntica
Cassetes, Bobines,
Cartuchos
Discos Magnticos Fixo Disco Rgido Amovvel Disquete

CD-ROM
(Read Only Memory) CD-R (WORM) Write Only Read Many CD-RW

Read and Write


DVD Digital Video Disk

Vous aimerez peut-être aussi