Vous êtes sur la page 1sur 12

ANATOMIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA GENITAL FEMININO


Composto por dois ovrios, duas trompas de Falpio, tero, vagina e vulva (rgo genital externo). Tem como funo secretar o vulo (clula sexual) abrigar e fornecer condies para o desenvolvimento do novo ser vivo.

rgos internos
Ovrios So do tamanho de uma ameixa; apresentam-se presos aos ligamentos do tero, secretam os vulos e os hormnios que controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e atuam sobre o tero, aps a fecundao.

Trompas ou tubas uterinas Na extremidade prximas do ovrio existe uma srie de franjas, denominadas fmbrias, que recolhem o vulo. Aps receber o vulo, levam-no ao tero atravs dos movimentos ciliares e de contrao peristltica; alm disso, o local de fecundao. tero Comunica-se lateralmente com as trompas direita e esquerda e inferiormente (regio denominada colo uterino ou crvix) com a vagina. O peritnio recobre uma salincia reto-uterina, denominada fundo de saco de Douglas. formado por trs camadas: perimtrio, representado pelo peritnio (externa), miomtrio (mdia, musculatura lisa) e endomtrio (interna). Essa musculatura possui uma elevada capacidade para se distender e se contrair.

Vagina o rgo de cpula feminino, sendo um tubo de paredes normalmente "colabadas" que termina inferiormente no stio da vagina. Essa poro terminal da vagina fechada parcialmente por uma membrana delgada denominada hmen (nas virgens). Vulva o rgo genital externo, composto por: . monte pbico: uma elevao constituda principalmente de tecido adiposo e recoberta de plos espessos aps a puberdade; . grandes lbios: circunscrevem a vulva atravs de suas duas pregas cutneas; -pequenos lbios: encontram-se escondidos pelos grandes lbios;

-vestbulo da vagina: o espao entre os pequenos lbios, local onde se situam as glndulas vestibulares, que produzem uma secreo lubrificante; -cltoris: uma estrutura extremamente sensvel, ligada excitao sexual feminina. Perneo um conjunto de estruturas (msculos, vasos etc.) entre o nus e a vagina (na mulher), ou entre o nus e o escroto (no homem).

Eixo hipotlmico-hipofisirio
Hipotlamo envia estmulos para a hipfise, que reage produzindo o FSH (Hormnio Folculo Estimulante), que atua nos ovrios estimulando os folculo a se desenvolverem. Esses folculos passam a produzir hormnio estrgeno, que atua a nvel uterino, fazendo com que o tero comece a crescer e a proliferar .

O estrgeno tambm atua a nvel do colo do tero que passa a produzir muco cervical. O estrgeno alcana nveis elevados, o que inibe a secreo por parte da hipfise do FSH e faz que ocorra a liberao do LH, que alcana a concentrao rpida fazendo com que o folculo se rompa. O corpo lteo alm do estrgeno passa a produzir progesterona, e ambos atuam no eixo hipotalmicohipofisirio, inibindo a secreo de hormnios

Ciclo reprodutor feminino


O ciclo reprodutor ou menstrual envolve dois ciclos simultneos. Ciclo ovariano -Fase folicular: no primeiro dia da menstruao comea o amadurecimento dos folculos devido a ao dos hormnios da glndula hipfise. Entre o 5 e 7 dia o folculo de Graaf se destaca enquanto os demais involuem e 12 e 13 dias h o intumescimento do folculo e no 14 dia o seu rompimento, (liberao do vulo para a tuba uterina).

-Fase ltea: aps a ovulao o folculo de Graaf roto transforma-se numa massa compacta de tecido(corpo lteo). Ela produz pequenas quantidades de estrognio e progesterona que estimulam alteraes no endomtrio para receber o vulo fertilizado(oito dias).Se o vulo no for fecundado a quantidade de estrognio e progesterona diminuem, medida que o corpo lteo entra em degenerao.A reduo na quantidade desses hormnios no permite a sustentao do endomtrio e aps um perodo de seis dias h sua descamao(menstruao).Caso haja fecundao os hormnios produzidos pelo trofloblastos (camadas externas das clulas embrionrias)impedem a degenerao do corpo lteo.

Ciclo endometrial Fase menstrual: comea no primeiro dia da menstruao e termina em cinco dias.Ao mesmo tempo que os tecidos endometriais esto sendo eliminados a camada basal do endomtrio se regenera. -Fase proliferativa: comea no 5 dia e termina com a ovulao, em geral no 14 dia.Nos primeiros dias o endomtrio tem pouca espessura, o muco cervical escasso e viscoso. medida que aumenta a secreo de estrognio , o endomtrio aumenta sua espessura em at oito vezes.

-Fase secretora: estende-se do 14 at o 25 dia. Nessa fase o endomtrio fica macio, aveludado e edemaciado. Rico em sangue e glicognio est pronto para nutrir o ovo implantado.Caso no ocorra a fecundao a vascularizao endometrial diminui, medida que os vazos sofrem a vasoconstrio, num processo de isquemia e ocorre a necrose dos tecidos. O desprendimento dessas camada marcam o incio do prximo ciclo menstrual

Aparelho reprodutor feminino

Vous aimerez peut-être aussi