Vous êtes sur la page 1sur 3

A LEI: vigncia no tempo e no espao (questes FGV)

1. Prova: FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 1 - Primeira Fase (Jul/2011) Disciplina: Direito Civil | Assuntos: Lei de Introduo as Normas do Direito Brasileiro (LINDB);

Suponha que tenha sido publicada no Dirio Oficial da Unio, do dia 26 de abril de 2011 (tera-feira), uma lei federal, com o seguinte teor: Lei GTI, de 25 de abril de 2011. Define o alcance dos direitos da personalidade previstos no Cdigo Civil. O Presidente da Repblica Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1: Os direitos da personalidade previstos no Cdigo Civil aplicveis aos nascituros so estendidos aos embries laboratoriais (in vitro), ainda no implantados no corpo humano. Art. 2: Esta lei entra em vigor no prazo de 45 dias. Braslia, 25 de abril 2011, 190 da Independncia da Repblica e 123 da Repblica. Ante a situao hipottica descrita e considerando as regras sobre a forma de contagem do perodo de vacncia e a data em que a lei entrar em vigor, correto afirmar que a contagem do prazo para entrada em vigor de lei que contenha perodo de vacncia se d

a) pela excluso da data de publicao da lei e a incluso do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral, que na situao descrita ser o dia 13/06/2011. b) pela incluso da data de publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral, passando a vigorar no dia 10/06/2011. c) pela incluso da data de publicao e excluso do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia 09/06/2011. d) pela excluso da data de publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia 11/06/2011.

Resposta: Elaborao, Redao, Alterao e Consolidao das Leis - Normas para Consolidao dos Atos Normativos LC 95-1998 Art. 8A vigncia da lei ser indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razovel para que dela se tenha amplo conhecimento, reservada a clusula "entra em vigor na data de sua publicao" para as leis de pequena repercusso. 1A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral.

2. Prova: FGV - 2011 - SEFAZ-RJ - Auditor Fiscal da Receita Estadual - prova 2 Disciplina: Direito Civil | Assuntos: Lei de Introduo as Normas do Direito Brasileiro (LINDB);

A lei brasileira comea a vigorar em todo o pas no prazo nela descrito e, no seu silncio, em quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. A esse respeito, assinale as afirmativas a seguir:

I. A lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue, no se admitindo, portanto, leis destinadas vigncia temporria.

ART. 2 NO SE DESTINANDO VIGNCIA TEMPORRIA, A LEI TER VIGOR AT QUE OUTRA A MODIFIQUE OU REVOGUE.

II. A lei revogada por outra que com ela se tornou incompatvel dever ser restaurada, caso a lei revogadora perca vigncia.

ART 2 3. SALVO DISPOSIO EM CONTRRIO, A LEI REVOGADA NO SE RESTAURA POR TER A LEI REVOGADORA PERDIDO A VIGNCIA.

III. A lei brasileira entrar em vigor nos Estados estrangeiros que a admitam em trs meses depois de oficialmente publicada. Assinale

a) se somente a afirmativa III estiver correta. b) se nenhuma afirmativa estiver correta.

c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se somente a afirmativa II estiver correta.

3. Prova: FGV - 2010 - CODESP-SP - Advogado - Tipo 1 Disciplina: Direito Civil | Assuntos: Lei de Introduo as Normas do Direito Brasileiro (LINDB);

O Congresso Nacional elaborou a Lei 15.000/2010 - Cdigo de Processos Coletivos -, que foi posteriormente sancionada e promulgada pelo Presidente da Repblica, e publicada no dia 15 de maio de 2010, sendo omissa quanto ao perodo de vacatio legis. Tendo a situao hipottica em mente, assinale a afirmativa verdadeira.

a) Ocorrendo nova publicao em 27 de junho de 2010 em que haja modificao de quatro dos setenta e cinco artigos da lei, um novo perodo de vacatio se abre para a integralidade da lei, em decorrncia do princpio da segurana jurdica.

b) A contagem do prazo exclui o dia da publicao, mas inclui o do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente sua consumao integral, prevalecendo a velha parmia romana dies a quo non computatur in termino.

c) A Lei de Introduo ao Cdigo Civil adotou o princpio da vigncia sincrnica quando a lei for omissa quanto ao perodo de vacatio legis. Esse princpio admite excees, como, por exemplo, a lei oramentria anual, que vigora a partir do 1 dia do ano, ainda que nenhum de seus artigos faa estipulaes a respeito, pouco importando a data de sua publicao oficial.

d) O ordenamento jurdico brasileiro repugna o instituto da repristinao, inadmitindo-o ainda que a lei nova revogadora da lei anterior expressamente restaure a lei original.

e) Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 6 (seis) meses depois de oficialmente publicada.

Vous aimerez peut-être aussi