Vous êtes sur la page 1sur 17

SOBRE O COMPLEXO DE DIPO E A CONSTITUIO HUMANA EM FREUD Ivan Ramos Estvo Uma das questes mais polmicas na leitura

da teoria freudiana a possvel incompatibilidade existente entre dois nveis do discurso de Freud: a interpretao, centrada no indivduo, e a metapsicologia, uma universalizao das teses psicanalticas. George Politzer apresenta esta provvel dubiedade discursiva como uma das principais crticas teoria psicanaltica. Reconhece o mrito do distanciamento entre este novo saber e as psicologias clssicas, sobretudo no que diz respeito a tcnica da interpretao, a qual opera atravs do resgate do indivduo, permitindo assim que a psicanlise, num primeiro momento, saia do mbito de abstrao das teorias anteriores. Porm, segundo ele, a construo da metapsicologia seria simplesmente um retrocesso s tcnicas de anlise superadas1. Outros autores, embora no exatamente dessa forma, tambm se do conta desta dificuldade: Hyppolite critica essa ciso conceitual que lhe parece contraditria2 e Paul Ricur diz que a Psicanlise, em seu incio, ou seja, no manuscrito do Projeto para uma Psicologia Cientfica, se apresenta como uma teoria energtica praticamente isenta de qualquer questo hermenutica que, no entanto ser como ele o v , o fio condutor dA Interpretao dos Sonhos3. Vemos nessa tese a concepo de um Freud sujeito a rupturas que ocorreriam justamente entre os dois textos citados. Embora o autor sustente que Freud ainda traz, nos seus textos seguintes, resqucios de energisismo positivo4.
1

H duas maneiras de utilizar a narrativa do sujeito. Pode-se dasarticul-la atravs da abstrao e do formalismo e projet-la de um ou de outro modo na vida interior. a atitude da psicologia clssica. A segunda consistir em utilizar os dados psicolgicos como o simples contexto do sentido que procuramos: reconhece-se aqui a atitude da psicanlise. Daqui resulta uma conseqncia muito importante para a atitude do prprio psicanalista: no pode apresentar hipteses de estrutura. No tem o direito, dado o verdadeiro carter da sua atitude, de utilizar mecanismos; um fato que a psicanlise nos orienta para uma psicologia sem vida interior. POLITZER, G., Crtica dos Fundamentos da Psicologia, tomo I. Trad. C. Jardim e E. L. Nogueira. Lisboa: Presena, 1975, pg. 138. HYPPOLITE, J., apud MONZANI, L. R., Freud, O Movimento de um Pensamento. Campinas: Editora da Unicamp, 1989, pg. 69. Les crits de Freud se prsentent dmble comme un discours mixte, voire ambigu, qui tantt nonce des conflits de force justiciables dune nergtique, tantt des relacions de sens justiciables dune hermneutique. (...) ce discours mixte est la raison detre de la psychanalyse. RICUR, P., De linterprtation. Paris, ditions du Seuil, 1965, pg. 76.

Monzani retoma esta polmica concluindo que a interpretao produz teses que a explicao (metapsicologia) fundamenta5. A questo no qual deve ser a estrutura e o funcionamento do aparelho psquico para que essa interpretao seja possvel, mas sim esta outra: se essa interpretao correta, quais so os supostos e as hipteses tericas que so exigidos para o funcionamento e a estrutura do aparelho psquico6? No haveria nem ruptura nem continuidade. Ora, se aceitarmos esta concepo, uma das questes que surge como veremos saber se h realmente a possibilidade de que a metapsicologia seja universal. Convm, antes de continuar, esclarecer o que entendemos por metapsicologia. Segundo o vocabulrio de Laplanche e Pontalis, metapsicologia seria o termo criado por Freud para designar a psicologia por ele fundada, considerada na sua dimenso mais terica7. Freud faz suas primeiras menes ao termo em duas cartas Fliess8 e depois em 1901 no livro Psicopatologia da Vida Cotidiana9. S em 1915 ele volta a usar o termo em O Inconsciente onde define pela primeira vez sua idia de metapsicologia: Proponho que, quando tivermos conseguido descrever um processo psquico em seus aspectos dinmico, topogrfico e econmico, passemos a nos referir a isso como uma apresentao metapsicolgica10. Desde os primeiros textos freudianos possvel perceber uma preocupao mais ampla do que o tratamento para as patologias que estuda. O manuscrito do Projeto para uma Psicologia Cientfica (trabalho publicado postumamente mas escrito em 1895) seria uma tentativa de pensar um funcionamento geral da psique humana. Todo o captulo VII do Interpretao... dedicado a esse tema e a busca pela constituio do homem atravessar praticamente toda a obra.

(..) O lon comprend que lnergtique passe par une hermneutique et que lhermnetique dcouvre une nergtique. Idem, ibidem, pg. 75. Grifos do autor. MONZANI, op. cit., pg. 114. Id, ib., pg. 113. LAPLANCHE, J., e PONTALIS, J. B., Vocabulrio da Psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 1994, pg. 284. FREUD, S., Carta 84 in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss.; Vol. I, pp.369.

5 6 7

8 9

FREUD, S., Psicopatologia da Vida Cotidiana in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss.; Vol. VI, pp.309.
10

FREUD, S., O inconsciente in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss.; Vol. XIV, pp.208.

Em 1915, Freud escreve uma srie de artigos dedicados a esclarecer e levar mais a fundo as suposies tericas sobre as quais um sistema psicanaltico poderia ser fundado11, textos estes que so conhecidos como Artigos Sobre Metapsicologia. Eles levam a crer que podemos tomar a metapsicologia enquanto a teoria que surge do material clnico em consonncia com a formulao de Monzani e que busca um modelo de constituio humana. Nesse sentido, a metapsicologia uma forma de pensar o homem universal, a condio humana. Isso posto, deve-se pensar que uma vez que a interpretao est na qualidade de produtora de teses, ou seja, que do trabalho interpretativo que, segundo Monzani, brota o material que deve levar, indutivamente, fundamentao terica, que est, por sua vez, no campo metapsicolgico, ento como pode se dar a passagem do individual ao universal, se o que temos no div da clnica locus onde ocorre a interpretao um paciente com representaes prprias e justamente o fato de serem interpretaes prprias do indivduo que permitir a compreenso dos processos psquicos? Estes registros, o metapsicolgico e o interpretativo, necessrios um ao outro na construo do campo psicanaltico, operam constantemente num jogo entre o singular e o universal. Marcuse, em Eros e Civilizao, esclarece a postura freudiana que predomina nos textos sociais e metapsicolgicos: Sua teoria contm elementos (...) [que] desfazem a tradio predominante do pensamento Ocidental e sugerem at o seu inverso. Sua obra caracteriza-se por uma obstinada insistncia em expor o contedo repressivo dos valores e realizaes supremos da cultura12. Disso, tiramos uma questo: possvel, enfim, partir deste plano individual e alar o conhecimento da advindo ao plano universal? Pensar esta questo no tem sido freqente nos escritos psicanalticos mas podese deduzir que a resposta inicial seria afirmativa pois, de outro modo, estaria inviabilizado o tratamento clnico. Se tomarmos como premissa que o que Freud apresenta notadamente o material presente nas sesses clnicas, e nenhum dos seus textos nos diz o contrrio, podemos pressupor que h de fato uma alterao no paciente entre o incio e o fim de um processo analtico. Esta alterao um indcio de funcionamento do mtodo, e se o mtodo analtico funciona possvel formular as
11

FREUD, S., Suplemento Metapsicolgico Teoria dos Sonhos in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss.; pp.253. MARCUSE, H., Eros e Civilizao. Trad. A. Cabral. Rio, Zahar, 1958, pg. 38. O grifo nosso.

12

hipteses tericas. Porm esta viso acarreta o fato de que o mtodo, por ser aplicado de maneira singular, em representaes singulares, deve todo o tempo ser posto prova e ele quem sustenta o arcabouo terico. Alguns pontos dentro da teoria freudiana podem ser analisados para que se busque a resposta nossa questo. A primeira delas a evoluo da noo de normal e patolgico. Freud inicia seus estudos no campo da psicologia com Charcot, na Frana, atravs da observao dos fenmenos histricos luz da hipnose. Nesse momento, tratase de elucidar uma patologia e o trabalho quase todo voltado para a busca da etiologia da neurose. Ao que parece, esse empreendimento obriga Freud revelia de seus mestres a colocar a sexualidade como fator chave no surgimento de uma neurose, sendo sua primeira expresso a teoria do trauma apresentada em Novos Comentrios sobre as Neuropsicoses de Defesa. Somente em 1905, com os Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, que Freud retoma com maior afinco a questo da etiologia. Nesse texto podemos notar uma aproximao entre as pessoas normais e as neurticas. Entre os Novos Comentrios e os Trs Ensaios, Freud publica A Interpretao dos Sonhos, onde os mecanismos encontrados nas analises dos neurticos serve de material para a compreenso do significado dos sonhos inclusive dos normais. Uma das teses freudianas desse livro todo sonho uma expresso de desejo". Isso implica supor a universalidade do recalque uma vez em que todo sonho detm um significado manifesto (consciente) e um latente (inconsciente). Ora, todos sonhamos, logo, todos temos um inconsciente. Mas, cabe lembrar, que a definio de neurose de ento o desejo recalcado que tenta vir tona atravs do sintoma. Ser que a universalidade do recalque no implicaria na universalidade da neurose? Se saltarmos para um texto muito posterior perceberemos que talvez seja esse o caminho trilhado por Freud: "Se a civilizao impe sacrifcios to grandes, no apenas sexualidade do homem, mas tambm sua agressividade, podemos compreender melhor porque lhe difcil ser feliz nessa civilizao. Na realidade, o homem primitivo se achava em situao melhor, sem conhecer restries das pulses [instintos]. Em contrapartida, suas perspectivas de desfrutar dessa felicidade, por qualquer perodo de tempo, eram muito tnues. O homem civilizado trocou uma parcela de suas possibilidades de felicidade por uma parcela de segurana."13. Com a modificao de sua teoria das
13

FREUD, S., O Mal-Estar na Civilizao in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss.; Vol. XXI, pg. 105.

pulses, apresentada em Alm do Princpio de Prazer, Freud postula uma novo dualismo pulsional, opondo as pulses de vida (Eros) s pulses de morte (Thanatos). No MalEstar... esse dualismo ser o motor do indivduo. A cultura s ser possvel com o recalque de uma certa gama de desejos, recalque esse que implica na neurose coletiva. Em troca desse recusa de satisfao pulsional, os indivduos adentram a cultura e ganham uma parcela de segurana em relao aos seus iguais. Ora, aqui o normal e o patolgico parecem se fundir. No h possibilidade de sujeito que no implique na patologia, ou seja, o normal a neurose. A anlise dessa evoluo, entre o normal e o patolgico, pode ser um caminho frutfero para se compreender a relao entre singular e universal em Freud uma vez em que o patolgico diz respeito ao individual, ao campo da clnica, enquanto o normal est ligado ao mbito universal. Uma segunda possibilidade de focar nossa questo atravs da pretenso de cientificidade buscada por Freud. Se ele se coloca enquanto produtor de uma cincia, importante, antes de nos perguntamos pela veracidade dessa afirmao, saber qual sua idia de cincia. Isso porque a noo de cincia remete ao universal, principalmente quando concebida maneira positivista. Sabemos que Freud desenvolve seus estudos sob influncia francesa, positiva, mas, por outro lado sua formao prvia notadamente germnica. Nesse caso, seria preciso uma investigao sobre as influncias que recebe uma epistemologia freudiana e tentar entender se trabalhava dentro do moldes de la science francesa ou da wissenschaft alem. Mas, apesar desses dois promissores caminhos, optamos por um terceiro. Em consonncia com nosso trabalho anterior14, sabemos que Freud escreveu cinco textos onde arrisca fazer incurses em outras reas que no a psicologia. Eles se caracterizam pela utilizao de conceitos psicanalticos para explicar fenmenos coletivos e de massa. So eles Totem e Tabu, de 1913, Psicologia de Grupo e Anlise do Ego, de 1921, O Futuro de uma Iluso, de 1927, o j citado O Mal-Estar na Civilizao, de 1930 e Moiss e o Monotesmo, de 1939. Como pode-se perceber, atravessam grande parte da obra e, nessa medida, parecem cruciais para a sua compreenso. Em todos eles, Freud utiliza-se do mesmo estratagema para expor suas teses: no primeiro, apresenta dois costumes que lhe chamam a ateno nas tribos primitivas: a adorao de um totem que poderia ser um animal, vegetal ou uma fora da natureza e que no poderia ser morto a no ser em cerimnia especiais e a proibio de relaes
14

ESTEVO, I. R., Sobre o complexo de dipo o Universal e o Singular na obra de Freud, Monografia de Iniciao Cientfica, So Paulo, 2000.

sexuais entre membros do mesmo totem. Freud percebe que estes comportamentos surgem de forma similar em crianas e que eles esto diretamente ligados s relaes com os pais. Os costumes dos povos primitivos reproduzem em outra escala o conceito de complexo de dipo. Em todos os outros textos veremos situaes similares. Segundo Andr Green, h um fio juntando essas obras, intimamente ligado a dipo, em busca de seu fundamento antropolgico15. O movimento que Freud faz nestes textos, buscando o salto entre universal e singular parece ser analgico, ou seja, ele parte de um exemplo coletivo e encontra um exemplo singular clnico que anlogo ao primeiro. Como a psicanlise compreende o singular, possvel supor que Freud se permita assim, esse salto16. Temos ento uma hiptese: Freud faz esse salto, do singular para o universal atravs da analogia e o conceito de que se utiliza para tanto o complexo de dipo. Nos principais textos metapsicolgicos como em seus textos sociais, Freud parece articular com freqncia a clnica com a cultura por meio desse conceito de complexo de dipo. No entanto certos textos cruciais de Freud fazem pouca meno a esse conceito de dipo (como foi percebido por alguns comentadores) o que nos remeteu a duas possibilidades distintas: haveria em Freud o que se pode chamar de dipo "emprico" e um dipo "constitutivo" ou "estrutural". Essa terminologia (emprico e estrutural ou constituinte) encontrada em alguns comentadores. Mezan e Bleichmar falam, na realidade, de trs tempo do dipo. No caso de Mezan, haveria um dipo at 1910, outro que seria desenvolvido at 1923 e o ltimo que surge em textos de 1931. Bleichmar tambm indica os mesmos tempos e chama esse primeiro de "dipo do mito", o segundo de o "dipo estruturante" e por fim haveria o "dipo organizador dos dois sexos"17. J Goldgrub quem faz uso do dipo emprico supondo que Freud apenas percebera o dipo na clnica e em si mesmo, ou seja, no campo experimental mas no poderia pens-lo na teoria. Da, portanto, ser um dipo visto nos fatos, emprico18.

15 16

GRENN, A., O Desligamento, Trad. Irne Cubric. Imago, 1994, pg. 59. Vrios trechos desses textos parecem corroborar com essa hiptese. Vide: FREUD, S., A Totem e Tabu, Vol. XIII, pp. 156-158; Psicologia de Grupo e Anlise do Ego, Vol. XVIII, pp. 155; O Futuro de uma Iluso, Vol. XXI, pg. 56-58; Moiss e o Monotesmo, Vol. XXIII, pp. 72-85; in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss. BLEICHMAR, H., Introduo ao Estudo das Perverses: Teoria do dipo em Freud e Lacan, Artes Mdicas, Porto Alegre, trad. E. O. Diehl, 1984, pg. 9. GOLDGRUB, F., O Complexo de dipo, So Paulo, tica, 1989, 24.

17

18

Nosso primeiro trabalho tratou de tentar entender esse primeiro momento do complexo de dipo na qualidade de emprico. Vimos que apresentado, ainda que sucintamente, na obra maior da psicanlise, A Interpretao dos Sonhos: Estar apaixonado por um dos progenitores e odiar o outro um dos constituintes essenciais do acervo de impulsos psquicos (...). Essa descoberta confirmada por uma lenda da antigidade clssica que chegou at ns: uma lenda cujo poder profundo e universal de comover somente pode ser compreendido se a hiptese que apresentei no tocante psicologia das crianas tiver validade igualmente universal. O que tenho em mente a lenda do Rei dipo e o drama de Sfocles que traz o seu nome19. Esta formulao explica algo quanto concepo de universalidade da teoria, mesmo que sucintamente formulada. Mas, como isso se d? Ao dizer que a capacidade de comover profunda e universal o autor sugere que a literatura, aqui representada pelo mito de dipo, o que permite pensar este salto, uma vez em que uma nica obra partilhada por uma multido de pessoas. O que Freud lana como pergunta : como uma obra de arte de mais de dois mil anos pode causar efeito ainda hoje, em outro mbito social completamente diverso daquele no qual foi escrita? Porque ela, prope Freud, uma representao dos nossos desejos mais profundos. Se a obra de Sfocles tem efeito ainda nos dias de hoje possvel supor que algo do que se sentia naquela poca se mantm. Para Freud, este algo o complexo de dipo e a prova a literatura. Se Oedipus Rex comove um auditrio moderno no menos que o grego da poca, a explicao somente pode ser no sentido de que seu efeito no est no contraste entre o destino e a vontade humana, mas que deve ser procurado na natureza particular do material sobre a qual aquele contraste exemplificado. (...) Se o destino nos comove somente porque poderia ser o nosso porque o orculo lanou a mesma praga sobre ns antes de nascermos, como sobre ele. o destino de todos ns, talvez, dirigir nosso primeiro impulso sexual no sentido de nossa me e o nosso primeiro dio e o nosso primeiro desejo assassino contra nosso pai20. Ele no se limita a analisar o mito de dipo: busca tambm em Hamlet, de Shakespeare, a mesma questo e encontra o mesmo dilema que descobre ocorrer com seus pacientes21.
19

FREUD, S., A Interpretao dos Sonhos in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss.; Vol. IV, pp. 276-277. Id., ib., pg. 278. Id., ib., pg. 280-282.

20 21

Mas este o nico material que ele nos apresenta que serve para a compreenso de sua concepo de universal na noo de complexo de dipo. O primeiro esboo encontrado no Rascunho N, uma das cartas Fliess, e mais tarde na carta 71. neste segundo em que Freud diz pela primeira vez sua suposio de que o dipo seja universal: Verifiquei, tambm no meu caso, o apaixonamento pela me e cimes do pai, e agora considero isso como um evento universal do incio da infncia (...)22. Chama a ateno tanto de Mezan23 quanto de Monzani24 que, num texto de importncia indiscutvel no corpo da obra freudiana como o o Trs Ensaios sobre Sexualidade, a questo do dipo aparece de forma apenas marginal. Monzani conclui que Freud, visto seus textos anteriores, j sabia da importncia conceitual do dipo porm haveria uma espcie de hiato entre prtica clnica e teoria: O dipo ainda no se encaixava na teoria apresentada no texto em questo: Como entender e salientar o papel do drama edipiano numa teoria que, nesse instante, minimiza completamente a incidncia dos fatores externos? Como conciliar o fato de que, praticamente, o complexo de dipo central com o postulado terico de que os fatores externos so insignificantes?25. importante notar que o complexo de dipo de ento universalizado pela literatura enquanto uma fato emprico. Freud percebe o complexo em si mesmo, percebe em seus pacientes e encontra o mesmo na literatura, que lhe confere alcance universal. Da dizer como e porque ele universal outra histria. Constata-se, at este momento, que ele universal mas no que constitutivo. E, somente em 1910, em Um Tipo Especial de Escolha de Objeto Feita pelos Homens, o conceito nomeado. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou que esse hiato se deve a impossibilidade de articulao entre o complexo de dipo emprico e a teoria da sexualidade presente nos Trs Ensaios. Com o abandono da teoria da seduo, Freud tende a minimizar os efeitos dos fatores externos sobre a constituio do indivduo. Com
22 23

Id., Carta 71, pg. 258. A implantao desses sentimentos se deve em boa parte educao, mas na realidade este desenvolvimento determinado organicamente e fixado pela hereditariedade, e ocasionalmente pode ocorrer sem qualquer auxlio por parte da educao. Esta passagem mostra quo distante estava Freud, em 1905, de reconhecer a funo estruturante do Complexo de dipo e Nesta altura, Freud no tem elementos para precisar a natureza da ao destas circunstncias limitando-se a indicaes vagas sobre os preceitos morais e sobre as exigncias culturais da sociedade. Nenhuma meno feita do conflito edipiano correspondente fase flica, nem das fantasias tecidas ao redor do Complexo de Castrao, que, como demonstraremos no Cap. 4, s podem emergir das malhas tericas da segunda tpica. De momento, o conflito edipiano localizado na puberdade, e nem sequer recebe este nome. MEZAN, R., Freud: A Trama dos Conceitos, pgs. 133 e 136 respectivamente. MONZANI, op. cit., 1989, pgs. 34 e 35. Id., Ib., pg. 45.

24 25

isso, nos Trs Ensaios... Freud apresenta, mesmo que sucintamente, a hereditariedade como alicerce fixando o desenvolvimento da sexualidade no campo puramente orgnico e minimizando a funo da educao o que "eqivale a dizer que os fatores externos, quaisquer que sejam, no podem afetar em nada seu desenvolvimento intrnseco. O seu papel [da educao] (e incluindo a as relaes inter-humanas) praticamente nulo. No mximo servir de catalisador. Nada mais. Por aqui j podemos vislumbrar o papel secundrio que dipo desempenha nesse texto"26. Se a hereditariedade ocupa o papel de constitutivo, no h lugar para uma articulao com o dipo. As relaes com os pais podem aqui ocupar um lugar mnimo, ou seja, tero influncia no que diz respeito ao desenvolvimento da neurose ou perverso, como j havia sido assinalado na Interpretao... mas no ser fundamental para o desenvolvimento da sexualidade. O que cabe nessa teoria da sexualidade um dipo enquanto eliciador da neurose mas a pretensa universalidade cai por terra. Um segundo fator tambm impede essa articulao. Se o que caracteriza a primeira fase da organizao sexual da criana o auto-erotismo, Freud s nos deixa antever uma relao com objetos parciais. Isso porque ele considera que as pulses, na fase auto-ertica, so "pulses parciais". "As pulses parciais funcionam primeiro independentemente e tendem a unir-se nas diversas organizaes libidinais"27 e, no caso, ligam-se as zonas-ergenas. Ora, na latncia as pulses eram parciais e eram direcionados para objetos parciais. Somente com os processos que acontecem na puberdade que as pulses convergem para uma zona ergena, no caso, os rgos genitais28. Nesse momento, enfim, a criana poder fazer escolhas de objetos total, ou seja, sua me e/ou seu pai. S que a Freud afirma: "Sem dvida, o caminho mais curto para o filho seria escolher como objetos sexuais as mesmas pessoas a quem ama, desde a infncia, com uma libido, digamos, amortecida. Com o adiamento da maturao sexual, entretanto, ganhou-se tempo para erigir, junto a outros entraves sexualidade, a barreira do incesto, para que assim se integrem os preceitos morais que excluem expressamente da escolha objetal, na qualidade de parentes consangneos, as pessoas amadas na infncia"29.

26 27 28

Cf. MONZANI, pg. 37-38. Cf. LAPLANCHE & PONTALIS, pg. 402. FREUD, S., Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade in Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1970 ss.; Vol. XIV, pg. 228. Id., ib., pg. 232.

29

10

Aqui temos um vislumbre do que poderia ser a entrada do complexo de dipo mas Freud se esquiva. O perodo de latncia substitui o complexo de dipo. Se a maturidade sexual fosse numa idade anterior, no haveria modo de a criana no se apaixonar por seus progenitores. Mas como ela poderia ter uma relao objetal se antes e durante a latncia tem pulses parciais voltadas para objetos parciais? A influncia do dipo no escapa a Freud. As pginas finais do terceiro ensaio so dedicadas aos desejos incestuosos: "No pode haver dvida de que toda e qualquer escolha de objeto se baseia, embora menos intimamente, nestes prottipos [incestuosos]"30. Mas ele diludo na latncia que determinada organicamente. Se o dipo estrutural implica na relao com pais para a formao do indivduo enquanto ser humano, cultural, aqui os desejos incestuosos so apenas um reflexo do desenvolvimento sexual hereditrio. Por esse dois motivos (a importncia dada hereditariedade e teoria das pulses parciais na latncia), parece ser impossvel para Freud articular o complexo de dipo com sua teoria. H, ao que parece, um hiato entre a teoria e a prtica psicanaltica. Com isso em vista, parece-nos de maior valia continuar esse estudo agora numa segunda etapa, ou seja, tentar entender o caminho traado por Freud para que o complexo de dipo ocupe o estatuto de constitutivo do humano. Assim, nossa hiptese de pesquisa que o complexo de dipo constitutivo em Freud s pode surgir dentro de um campo bem especfico, ou seja, quando h uma modificao terica tal que implique na sobreposio de fatores externos (a saber, os pais) sobre os fatores internos (pulses e componentes hereditrios). Consequentemente, essa hiptese nos leva acreditar que ocorre no necessariamente um abandono da hereditariedade mas um afastamento de modo a que ela deixe de ocupar a posio de constitutivo do humano. Supomos ento que essa modificao terica s ser possvel luz da noo de identificao quando, como apresenta Laplanche e Pontalis, "os efeitos do complexo de dipo sobre a estruturao do sujeito so descritos em termos de identificao: os investimentos nos pais so abandonados e substitudos por identificaes"31. Alm disso, a apresentao da chamada segunda tpica, em O Ego e o Id, o momento em que h a primeira articulao do dipo constitutivo com a teoria. Isso s nos parece possvel atravs das noes de ideal de ego e superego. Logo, nosso objetivo tentar entender como e porque Freud coloca o conceito de complexo de dipo como constitutivo do humano. Para tanto, nos parece necessrio
30 31

Id., ib., pg. 235. Cf. LAPLANCHE, J., e PONTALIS, J. B. pg. 228.

11

passar por algumas etapas. Tendo em vista que nossa primeira pesquisa levantou os motivos da no qualidade de constitutivo do complexo de dipo at 1910, colocando como principal causa a concesso que Freud faz hereditariedade, achamos pertinente acompanhar o desenvolvimento dessa noo at seu suposto abandono pois justamente essa brecha que nos parece ser ocupada pelo dipo constitutivo. Isso implica em traar tambm a evoluo da teoria pulsional at o advento do dipo constitutivo. OBJETIVOS: Dado a extenso do primeiro tema, compreender no todo da obra como ocorre a passagem do singular para o universal, no possvel abarcar por completo dentro do prazo de um projeto de mestrado. Por esse motivo, convm escolher uma parte do tema. Este projeto divide-se em quatro etapas: a primeira um estudo do provvel abandono da noo de hereditariedade em Freud at 1923, quando h a apresentao da segunda tpica supondo que a hereditariedade ficaria relegada a segundo plano nesse momento. A leitura de Totem e Tabu parece indicar que Freud tenta articular esse dipo emprico a noo de hereditariedade. Se aps o abandono da teoria da seduo Freud faz uma minimizao dos fatores externos no que diz respeito a sexualidade infantil e est disposto a supor uma influncia da hereditariedade no desenvolvimento libidinal e de escolha de objeto, o mito da horda primeva d o estatuto que vinha sendo reivindicado na prtica pelo complexo de dipo. uma espcie de transmisso hereditria desse momento inicial da cultura (e Goldgrub chama ateno para o carter lamarckiano dessa idia32) que vai determinar todo o modo de ser humano. E, ao buscar o encaixe devido do complexo de dipo, o comentador afirma que Freud volta com excesso de bagagem em sua incurso pr-histrica33: o mito da horda primeva simplesmente uma hiptese acerca da origem da cultura humana. De certa maneira, a noo de um complexo de dipo constitutivo aparece aqui, pela primeira vez. O dipo universal pois ele funda a
32

Para explicar a persistncia do complexo de dipo nas geraes subseqentes seria preciso admitir

que a tendncia incestuosa dos filhos banidos, o poder tirnico da figura paterna, o parricdio, o remorso e a introjeo da proibio, enfim, desejos, sentimentos e atos inerentes a essas circunstncias, teriam se transformado em traos genticos transmitidos hereditariamente uma tese to lamarckiana como a explicao do tamanho do pescoo da girafa pela localizao dos brotos das folhas no alto das copas... Cf. Goldgrub, pg. 43.
33

Id., Ib., pg.42.

12

cultura34. Disso, podemos colocar como segunda etapa a evoluo do complexo de dipo aps sua nomeao em 1910 e como se d essa ligao com a noo de hereditariedade. Uma terceira etapa consistiria em tentar perceber o porque do surgimento da segunda tpica e sua ligao com a noo de narcisismo e identificao e, por ltimo, tentar responder como e porque o complexo de dipo passa a ser constitutivo do humano nesse momento. Enfim, o objetivo de nossa pesquisa justamente saber em Freud quais as mudanas tericas que permirtem Freud abrir mo da noo de hereditariedade para poder colocar o complexo de dipo em seu lugar, transmitido no pelo gens mas pela identificao. CRONOGRAMA Levando o prazo de dois anos para a concluso da pesquisa supomos ser possvel realizar cada uma das quatro etapas acima citadas durante um perodo de seis meses. A primeira etapa se dividiria na leitura de textos selecionados de Freud at 1923 (e dos comentadores) e do levantamento de dados durante um perodo de quatro meses e seguir tentar responder se a noo de hereditariedade fica relegada a segundo plano aps 1923. Tendo em mos este material, supomos ser possvel realizar a segunda etapa que tratar da evoluo do conceito de complexo de dipo e suas implicaes com hereditariedade o que ter procedimento semelhante primeira etapa. J a terceira etapa trabalharemos basicamente com a segunda tpica e o porque de sua formulao. Assim, deixamos dois meses para levantar a evoluo da noo de identificao, mais dois meses para a evoluo do conceito de narcisismo e por fim dois meses para tentar responder a pergunta formulada.
34

Na traduo da Edio Standard Brasileira, que a que vemos trabalhando, encontramos o termo

Civilizao ao invs de Cultura. Sabemos, porm, que h um distino fundamental entre esses dois termos. No original em alemo, sempre achamos o termo Kultur no lugar de Zivilisation. Quando nos referimos a Civilizao, estamos falando de uma parte da Cultura, ou seja, trabalhamos com a noo de coletividade que implica na existncia de outras coletividades. J o termo Cultura diz respeito a condio humana e serve para todos os homens. Pode haver vrias culturas mas todo homem est inserido numa. A Cultura remete ao universal, a Civilizao no. Por isso, preferimos manter o termo Cultura no lugar de Civilizao tal qual Freud o fez.

13

Enfim, com os dados todos coletados, guardamos o seis meses finais para juntlos e buscar responder porque o complexo de dipo passa a ser constitutivo do humano na obra de Freud, quais suas articulaes com a segunda tpica e os destinos da noo de hereditariedade. METODOLOGIA: A pesquisa ir se desenvolver no campo exclusivamente terico utilizando como material os textos da obra de Freud e os seus comentadores que buscaram pensar o que pertinentes ao tema. Trata-se de uma pesquisa no campo conceitual e a metodologia adequada a anlise textual. O que ser feito a leitura minuciosa e anlise dos conceitos, tentando sempre precisar quando e porque o autor os utiliza e quais seus pressupostos. Ou seja, tentaremos fazer uma anlise estrutural buscando responder com ela as questes acima formuladas. Para este estudo foram selecionados alguns textos iniciais: Extratos dos Documentos dirigidos a Fliess, o captulo VII da A Interpretao dos Sonhos, Psicopatologia da Vida Cotidiana, Trs Ensaios sobre a Sexualidade, Anlise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos, O Ego e o Id, Narcisismo: uma Introduo, Alm do Princpio de Prazer, Totem e Tabu, Psicologia de Grupo e Anlise do Ego, O Futuro de uma Iluso, O Mal-Estar na Civilizao e Moiss e o Monotesmo. Obviamente alguns desses textos podem ser acrescidos ou substitudos por outros que demonstrem maior adequao em relao s questes formuladas, fato que pode acontecer durante o desenrolar da pesquisa. Quanto Obra de Freud, apesar de ter utilizado a edio Standart brasileira reconhecidamente deficiente , os textos de referncia sero a traduo argentina da Editora Amorrortu, cotejados com os volumes disponveis da nova traduo francesa das uvres compltes.

14

BIBLIOGRAFIA:
ALEXANDER, F., Fundamentos da Psicanlise. Rio de Janeiro, Zahar, 1965. ANZIEU, D., A Auto-Anlise de Freud e a descoberta da Psicanlise, Porto Alegre, Artes Mdicas, 1989. 1998. ASSOUN, P.-L., Introduo Epistemologia Freudiana. Trad. H. Japiassu. Rio, Imago, 1983. _ Metapsicologia Freudiana: uma Introduo, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1996. Psicanlise e Linguagem: do Corpo a Fala, So Paulo, Casa do Psiclogo,

Freud: a Filosofia e os Filsofos, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978. O Freudismo, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1991.
BERENSTEIN, I., El Complejo de dipo: Estructura y Significacin. Buenos Aires, Paids, 1976. BIRMAN, J., Psicanlise, Cincia e Cultura. Rio de Janeiro, Zahar, 1994. Ensaios de Teoria Psicanaltica, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. BLEICHMAR, S., Nas Origens do Sujeito Psquico: do Mito a Histria, Porto Alegre, Artes Mdicas, 1993.

A Fundao do Inconsciente: Destinos de Pulso, Destinos do Sujeito, Porto


Alegre, Artes Mdicas, 1994. CABERNITE, L., O Complexo de dipo: na Psicanlise e na Anlise de Grupo. Rio de Janeiro, Imago, 1976. CASTEL, R., O Psicanalismo. Trad. A. A. Serra, Rio de Janeiro, Graal, 1978. CHASSEGUET-SMIRGEL, J., O Ideal do Ego, Porto Alegre, Artes Mdicas, 1992. COELHO JNIOR, N. E., Percepes e Destinos da Percepo na Teoria Freudiana. So Paulo, Sociedade Interamericana de Psicologia, 1997. DELEUZE, G., Anti-dipo. Rio de Janeiro, Imago, 1976. DESSUANT, P., O Narcisismo, Rio de Janeiro, Imago, 1992. DOLTO, F., Inconsciente e Destinos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1989

Sexualidade Feminina: Libido/Erotismo/Frigidez, So Paulo, Martins Fontes,


1996.

No jogo do Desejo:Ensaios Clnicos, So Paulo, Ativa, 1996.


DOR, J., Introduo Leitura de Lacan: o Inconsciente Estruturado como Linguagem. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1992

ENRIQUEZ, E., Da Horda ao Estado: Psicanlise do Vnculo Social, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990. GABRIEL, Y., Freud e a Sociedade, Rio de Janeiro, Imago, 1988.

15

GARCIA-ROSA, L. A., Introduo Metapsicologia Freudiana, vol. 1, 2 e 3, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1995. Freud e o Inconsciente, Rio de Janeiro, Zahar, 1991. Acaso e Repetio em Psicanlise: uma Introduo a Teoria das Pulses, Rio
de Janeiro, Jorge Zahar, 1996.

O Mal Radical em Freud, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1999.


GOLDGRUB, F., Trauma, Amor e Fantasia. So Paulo, Escuta, 1988. _ 1972. _ O Desligamento. Rio de Janeiro, Imago, 1994. O Complexo de dipo. So Paulo, tica, 1989. Objeto, Castracion y Fantasia en el Psicoanalise. Cordoba, Siglo Vientiuno, GREEN, A., Complexo de Castrao. Rio de Janeiro, Imago, 1991.

Narcisismo de Vida, Narcisismo de Morte, So Paulo, Escuta, 1988. A Pulso de Morte, So Paulo, Escuta, 1988. Conferncias Brasileiras: Metapsicologia dos Limites, Rio de Janeiro, Imago,
1990. HERRMANN, F., Psicanlise do quotidiano, Porto Alegre, Artes Mdicas. Campus, 1991. JONES, E., Hamlet e o Complexo de dipo. Rio de Janeiro, Zahar, 1970. JORGE, M. A. C., Sexo e Discurso em Freud e Lacan, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988. KERENYI, K., dipo e Variaes, Petrpolis, Vozes, 1995. LACAN. J., Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998. Andaimes do Real: o Cotidiano, So Paulo, Vrtice, 1985. JANIK, A., & TOULMIN, S., A Viena de Wittgenstein. Trad. A. Cabral, Rio de Janeiro,

O Seminrio I: Os Escritos Tcnicos de Freud. Rio de Janeiro, Jorge Zahar,


1983.

O Seminrio II: O Eu na Teoria de Freud e na Tcnica da Psicanlise, Rio de


Janeiro, Jorge Zahar, 1997.

O Seminrio III: As Psicoses. . Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988. O Seminrio IV: A Relao de Objeto, . Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994. O Seminrio V: As Formaes do Inconsciente. . Rio de Janeiro, Jorge Zahar,
2000.

O Seminrio XI: os Quatro Conceitos Fundamentais da psicanlise. . Rio de


Janeiro, Jorge Zahar, 1988.

O Seminrio XVII: O Avesso da Psicanlise. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1996.

16

LAPLANCHE, J., & PONTALIS, J.-B., Vocabulrio de Psicanlise. Trad. P. Tamen. So Paulo, Martins Fontes, 1994 . LAPLANCHE, J., Novos Fundamentos para a Psicanlise. Trad. C. Berliner, So Paulo, Martins Fontes, 1992.
3

Fantasia Originria, Fantasias das Origens, Origens da Fantasia. Trad. A.


Cabral. Rio de Janeiro, Zahar, 1988.

Teoria da Seduo Generalizada e Outros Ensaios, Porto Alegre, Artes


Mdicas, 1988.

Vida e Morte em Psicanlise, Porto Alegre, Artes Mdicas, 1985. A Angstia, So Paulo, Martins Fontes, 1987. Castrao - Simbilizaes, So Paulo, Martins Fontes, 1988. A Sublimao, So Paulo, Martins Fontes, 1989. O Sujeito, o Corpo e a Letra, Lisboa, Arcadia, 1977. Freud e a Sexualidade: o Desvio Biologizante, Rio de Janeiro, Jorge Zahar,
1997.

Holderlin e a Questo do Pai, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1991.


LECLAIRE, S., O Corpo Ergeno: uma Introduo a Teoria do Complexo de dipo. Trad. P. V. Vidal, So Paulo, Escuta, 1992. LEMAIRE, A., Jacques Lacan: uma Introduo, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1979. MANNONI, O., Freud: uma Biografia Ilustrada, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994. MARCUSE, H., Eros e Civilizao. Trad. A. Cabral, Rio de Janeiro, Zahar, 1968. MEZAN, R., Freud: A Trama dos Conceitos. So Paulo, Perspectiva, 1982.

A Vingana da Esfinge :Ensaios de Psicanlise. So Paulo, Brasiliense, 1995. Freud, Pensador da Cultura. So Paulo, Brasiliense, 1985. Figuras da Teoria Psicanaltica, So Paulo, Edusp, 1995. A Sombra de Don Juan e outros Ensaios, So Paulo, 1993.
MILLER, J. A., Percurso de Lacan: uma Introduo, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994. MIRA Y LOPES, E., Avaliao Crtica das Doutrinas Psicanalticas. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, 1964. MONZANI, L. R., Freud: o Movimento de um Pensamento. So Paulo, 1981. MULLAHY, P., dipo: Mito e Complexo: uma Crtica da Teoria Psicanaltica. Rio de Janeiro, Zahar, 1975. NAGERA, H. [org.], Conceitos Psicanalticos Bsicos da Teoria dos Instintos. So Paulo, Cultrix, 1981. OLGIVIE, B., Lacan: le Sujet, Paris, PUF, 1989. ORTIGUES, M. C., dipo Africano. So Paulo, Escuta, 1989.

17

OSBORN, R., Psicanlise e Marxismo. Trad. W. Dutra, Rio de Janeiro, Zahar, 1966. PACHECO FILHO, R. A., Mtodo de Freud para Produzir Conhecimento: Perodo at a Teoria da Seduo. So Paulo, 1993. POLITZER, G., Crtica dos Fundamentos da Psicologia. Trad. C. Jardim & E. L. Nogueira, Lisboa, Presena, 1975. POMMIER, G., Freud Apoltico?, Porto Alegre , Artes Mdicas, 1989. PRADO JNIOR, B., Filosofia da Psicanlise. So Paulo, Brasiliense, 1991. RIBEIRO, M. C. M., Movimento do Pensar em Freud. Tese de Mestrado, So Paulo, 1993. RICUR, P., De linterpretation. Essai sur Freud. Paris, du Seuil, 1965. RITVO, L. B., A Influncia de Darwin sobre Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1992. ROBERT, M., dipo e Moiss. Rio de Janeiro, Imago, 1989. ROUDINESCO, E., Dicionrio de Psicanlise, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998. Porque a Psicanlise?, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2000. SAFOUAN, M., Estudos sobre o dipo. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. THOMAS, H., Teoria e Prtica da Psicanlise. Trad. A. E. Fillman. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1992. VERNANT, J. P., dipo sem Complexo. Trad. F. Y. H. Garcia. So Paulo, Brasiliense, 1988. WINE, N., Pulso e Inconsciente: a Sublimao e o Advento do Sujeito, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1992.

Vous aimerez peut-être aussi