Vous êtes sur la page 1sur 2

4.

Simbologia dos Sonhos


Os sonhos possuem uma linguagem que Freud denominou smbolos. Para entender seus diversos contedos, temos que distinguir o que os smbolos representam nesse sonho. A simbologia dos sonhos no s est vinculada ao contato que o criador do sonho teve com o objeto, mas tambm com a forma que ele se relaciona sentimentalmente com esse objeto. Um exemplo prtico, o mar pode apresentar distintas simbologias, variando de pessoa a pessoa. Para alguns o mar pode significar destruio (o mar destruindo estruturas deixadas na praia), mas para outros, invaso (a gua avanando e invadindo territrio) de acordo com Freud o que a pessoa sente quanto a esse objeto ou essa situao fundamental para a interpretao de sonho. [3] necessrio ter sempre em mente que os sonhos no se manifestam coordenadamente em termos de palavras, frases, proposies, etc. Esses meios de expresso so, nos sonhos, substitudos por imagens visuais que, por outro lado, constituem uma linguagem simblica representativa de desejos e afetos reprimidos. A interpretao de um sonho requer, pelo menos, que se conheam as principais significaes simblicas, o que deve ser elaborado atravs do material derivado das Associaes Livres. As imagens simblicas constituem regresses a longnquas formas elementares do pensamento (REIS, 2009).
Certas imagens dos sonhos tm sempre um mesmo significado. Freud fornece uma grande lista de smbolos inconscientes constituda de objetos que se referem sobretudo sexualidade. Continentes em geral, como caixas, malas, cofres e etc. Seriam smbolos do rgo sexual feminino e objetos pontiagudos ou inseridos dentro de caixas, cavidades, etc. so geralmente smbolos do rgo sexual masculino (JABLONSKI, s.d.).

Na literatura se encontram exemplos de smbolos que podem ser utilizados em todos os tipos de cultura. Contudo, h a observao de que o significado de um smbolo depender sempre da associao e da cultura do paciente que o sonhou (OLIVEIRA, 2011). Oliveira (2011) diz ainda que Freud liste uma srie de smbolos que ele considera praticamente universais, detectvel em quase todas as culturas. Para a figura humana a representao tpica uma casa. Os pais aparecem como imperador e imperatriz, rei e rainha ou outras pessoas de status. Os filhos, irmos e irms so simbolizados por bichinhos ou pequenos animais. O nascimento quase sempre representado por algo relacionado gua. Morrer tem relao com partir, viajar de trem e a nudez, por meio de roupas e uniformes.

Concluso
Os sonhos nos oferecem a principal via para adentrar ao inconsciente. Sua linguagem caracteristicamente simblica proporciona um desafio ao psicanalista.

Procuramos realizar os nossos mais profundo desejos em nossos sonhos, que se feitos luz do dia seriam a causa de embarao e averso para aqueles que junto conosco formam uma sociedade com valores e conceitos estabelecidos. Os sonhos trazem do nosso inconsciente para a conscincia desejos mais reprimidos e proibidos, desejos recalcados, no qual sublimamos, ou seja, inibimos nossos objetos de desejo. atravs dos sonhos que temos a capacidade de vivenciar esses objetos. Entrando profundamente nesse vasto mundo de desejos reprimidos, fazemos um mergulho ao nosso inconsciente, ou seja, para dentro de ns mesmos, tentando procurar o mximo de realizao. Dessa forma, muito importante que o psicanalista em formao compreenda os mecanismos de elaborao do sonho, bem como os princpios que o regem para sua devida interpretao.

Fonte: http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicanalise/os-sonhos-naconcepcao-de-freud#ixzz2IovANiyP Psicologado - Artigos de Psicologia Siga-nos: @Psicologado no Twitter | Psicologado no Facebook

Vous aimerez peut-être aussi