Vous êtes sur la page 1sur 40

Metodologia da Pesquisa Cientfica

Profa. Marina Senne

UNISEB Centro Universitrio

7/8/2012

Mdulo 2.1 Unidades 1, 2e3


Conhecimento, Cincia, Mtodo e Pesquisa
UNISEB Centro Universitrio

Objetivos da Disciplina
Abarcar a estrutura bsica para elaborar um trabalho cientfico. Compreender os distintos trabalhos cientficos. Utilizar esse conhecimento no cotidiano, na prtica em Tecnologia em Negcios Imobilirios.

Organizao da aula
O Conhecimento Tipos de Conhecimento O Mtodo Cientfico Induo e Deduo

O conhecimento
Importncia de conhecer. Aumentar o controle e domnio sobre o mundo. Administrao cientfica: tornar racional o mundo dos negcios.
5

Tipos de conhecimentos
www.educacaoadistancia.blor
6

Popular; Filosfico; Religioso.

Tipos de Conhecimento Cientfico: uso do mtodo experimental; observao da natureza e rigor.

O conhecimento cientfico
Caractersticas: objetivo; factual; racional; analtico; organizado; explicativo; sistemtico.
www.insoonia.com
8

Relao conhecimento e cincia


Cincia
controle e domnio da natureza.

Descartes: O homem o senhor da terra. Bacon: Devemos retirar, sob tortura, os segredos da natureza. Kant: O cientista vai natureza como um juiz que exige do ru respostas verdadeiras.
9

Mtodo cientfico
Mtodo: O caminho/ procedimento para organizar o nosso pensamento deve ser rigoroso e passvel de repetio. Todos devem chegar ao mesmo resultado.
10

Mtodo cientfico
Tipos de Raciocnio Induo: inferncia geral a partir de fatos particulares. Metal A Conduz corrente eltrica. Metal B Conduz corrente eltrica. Metal C Conduz corrente eltrica. Metal N Conduz corrente eltrica. Todos os metais conduzem corrente eltrica.
11

Mtodo cientfico
Induo Completa (aristotlica): feita a partir de todos os casos de um fenmeno. Induo Incompleta (cientfica): feita a partir de um nmero significativo de casos de um fenmeno.
12

Mtodo cientfico
Deduo: inferncia particular a partir de uma tese geral. Todos os homens so mortais. Scrates homem, logo, Scrates mortal.

13

Mtodo cientfico
Induo
Se as premissas so verdadeiras, a concluso provavelmente tambm o . Na concluso, h informaes que no estavam nas premissas.

Deduo
Se as premissas so verdadeiras, a concluso tambm o . Toda informao na concluso j estava implicitamente nas premissas.

14

Mtodo cientfico
Deduo: explicita o contedo das premissas. Induo: amplia o alcance do conhecimento. Deduo: a verdade do antecedente determina a verdade do consequente. A falsidade do antecedente pode determinar a verdade ou falsidade do consequente.
15

Cuidado
Todas as flores so vegetais; a rosa uma flor, logo a rosa um vegetal. Todas as flores tm espinhos; a margarida uma flor, logo a margarida tem espinhos. Todos os animais tm espinhos; a rosa tem espinhos; logo, a rosa animal.

16

Retomar as ideias centrais


O Conhecimento Tipos de Conhecimento O Mtodo Cientfico Induo e Deduo
17

Novo conceito
Pesquisa Cientfica Artigo Cientfico

18

Pesquisa
Pesquisa Cientfica: realizar procedimentos para descobrir ou conhecer algo.
http://www.propesq.ufrn.br
19

Objetivos da pesquisa
Demonstrar a existncia ou no de relaes entre os fenmenos; Aumentar a consistncia de conceitos; Desenvolver novas tecnologias; Aumentar a generalidade do conhecimento; Descrever as condies de ocorrncia de um fenmeno.

20

Pesquisa Cientfica
Passos do Mtodo PROBLEMA: pergunta de pesquisa, objeto de curiosidade do cientista.
http://pauloveiga.files.wordpress.com
21

Vdeo
Vdeo: Narradores de Jav Direo: Eliana Caff

22

Cincia nos negcios


Administrao Cientfica: como funcionam as empresas; padro de comportamento do consumidor; qual a causa do sucesso / fracasso?

23

Como voc entende a relao entre conhecimento cientfico e mundo dos negcios? Em que medida a cincia e a tecnologia podem contribuir para o desenvolvimento das empresas?

24

Pesquisa Cientfica
Linha de Pesquisa: Fatores Externos: significao do tema; limite de tempo institucional; material disponvel; pergunta de pesquisa; problema.
25

Pesquisa Cientfica
Tema: A educao da Mulher: perpetuao da injustia. Problema: apesar do nvel educacional, as mulheres ainda so discriminadas. Pergunta: por que razes a mulher tratada com discriminao pela sociedade?

26

Pesquisa Cientfica
Levantamento Bibliogrfico:
http://www.alienado.net
27

identificar os locais que sero consultados e a disponibilidade de materiais;

Escrever o Projeto de Pesquisa.

Pesquisa Cientfica
1. Dados de Identificao: ttulo do artigo; nome dos acadmicos; polo; curso; linha de pesquisa.

28

Pesquisa Cientfica
2. Justificativa: explicitao da importncia da pesquisa. 3. Pergunta de Pesquisa: clareza e passvel de realizao. 4. Hipteses: possveis respostas pergunta orientao.

29

Pesquisa Cientfica
5. Metodologia: procedimentos e tcnicas a serem utilizados entrevistas, reviso bibliogrfica, anlise qualitativa ou quantitativa. 6. Referncias: enumerao dos documentos pesquisados.

30

Os principais tipos de trabalhos acadmicos


Resumo; Resenha; Relatrio de pesquisa; Artigo cientfico; Monografia.

31

Artigo Cientfico
http://pulodogato.parkour.com.br
32

O que ? Sntese das investigaes e estudos; Canal de divulgao da pesquisa.

Elementos pr-textuais; Elementos textuais; Elementos ps-textuais.

Artigo Cientfico
Elementos pr-textuais: Ttulo; Autores; Curso/ Turma; Polo; Orientador; Resumo pontos mais relevantes do trabalho, escrito em um pargrafo, sem citaes; Palavras-chave: de 3 a 5.

33

http://1.bp.blogspot.com

Artigo Cientfico
Elementos textuais: introduo: apresentao geral do tema abordado; desenvolvimento: exposio da pesquisa e de seus resultados; consideraes finais: anlise do conjunto do estudo.

34

Artigo Cientfico
Elementos ps-textuais: referncias: elemento indispensvel, que permite verificar as fontes utilizadas; anexos: opcional texto complementar no elaborado pelo autor do trabalho; apndices: opcional texto complementar elaborado pelo autor do trabalho.

35

Dicas para fazer pesquisas na internet


1) Verifique se o contedo tem o respaldo da empresa, escola, universidade, fundao, especialista ou cientista reconhecido pela comunidade da qual participa. 2) Confira a atualidade da informao. Para informaes de geografia, histria, e estatstica, por exemplo, a atualidade do contedo pode fazer toda a diferena. 3) Veja se o site disponibiliza tambm dados estatsticos, mapas, grficos ou simulaes que complementam o texto e do maior veracidade e profundidade informao. 4) Deixe claro no trabalho quais foram as fontes de pesquisa utilizadas: isso evita o plgio.
(Jornal Folha de So Paulo, p. C8, 7/12)
36

Plgio

37

http://fashina.blogspot.com.br

Plgio
Plgio o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, msica, obra pictrica, fotografia, obra audiovisual etc.) contendo partes de uma obra que pertena a qualquer outra pessoa sem colocar os crditos para o autor original. Copiar textos sem dar o devido crdito ao autor, alm de antitico, crime.
38

Reviso da Aula
Pesquisa Cientfica; Cincia Moderna; Pesquisa Cientfica; Artigo Cientfico;

39

Bibliografia
ARAJO, Ins Lacerda. Introduo filosofia da cincia. 2. ed. Curitiba: Ed. da UFPR, 1998. BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia cientfica. So Paulo: Prentice Hall, 2007. BASTOS, C.; KELLER, V. Introduo metodologia cientfica. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. GALLIANO, A. G. (Org.). O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harper & Row, 1979.
40

Vous aimerez peut-être aussi