Vous êtes sur la page 1sur 7

A tragdia da discoteca de Santa Maria

Entrevista concedida para a Revista da Editora Roncarati (https://www.editoraroncarati.com.br/v2/Table/HOMEArtigos/Artigos/)

Antonio Fernando Navarro.1

Reprter: A que o senhor, como professor de cursos de formao de engenheiros de segurana do trabalho h mais de 30 anos atribui o desastre que se abateu sobre a populao Gacha de Santa Maria? Antonio Fernando Navarro: No momento informar o que causou a tragdia, que ceifou mais de duas centenas de jovens estudantes, que fariam parte do nosso futuro, pode ser prematuro. No temos as informaes tcnicas suficientes e os especialistas esto coletando os dados necessrios, principalmente aqueles relativos polcia civil, que ir ser importante na apurao das responsabilidades civis. Todavia, pelo que se l nos jornais e se v nos noticirios das televises, pode se afirmar que essa, assim como todas as outras que ocorreram em ambientes semelhantes e em vrias partes do mundo, foi uma tragdia pr-anunciada. Reprter: Por que o senhor afirma ser uma tragdia pr-anunciada? Antonio Fernando Navarro: Em primeiro lugar, baseando-nos em declarao de um coronel bombeiro do Rio Grande do Sul, o local tinha menos do que 700 m 2 e, conforme algumas pessoas relataram deveriam estar no local cerca de 1.500 pessoas. Para um ambiente com 700 m2, que poderia comportar com segurana at 400 pessoas, uma porta com a largura da apresentada nos noticirios (da ordem de 140 cm) poderia ser suficiente. O excesso de pessoas, a precariedade dos materiais empregados na decorao, alguns altamente combustveis, a falta de uma correta sinalizao e outras questes mais de carter normativo, j seriam suficientes para se afirmar que o risco era iminente. Reprter: Qual deveria ser o procedimento de evacuao do local naquelas circunstncias? Antonio Fernando Navarro: Uma discoteca um local normalmente escuro, com iluminao direcionada. Na hora do show, muitos estavam prestando ateno banda que se apresentava,

Antonio Fernando de Arajo Navarro Pereira, Fsico, Matemtico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurana do Trabalho, Especialista em Gesto de Riscos, Mestre em Sade e Meio Ambiente pela Universidade da Regio de Joinville UNIVILLE, professor da Universidade Federal Fluminense.

outros conversavam e o restante circulava pelo local. Na hora que um incndio comea, atingindo materiais combustveis que liberam fumaa txica, pega a todos de surpresa. A bebida deixa as pessoas com as reaes mais lentas. A fumaa tira a viso plena do local. A iluminao que no geral dificulta os deslocamentos. Associando-se a surpresa com a baixa visibilidade devido fumaa e iluminao local de um ambiente com cores escuras nas paredes, a desocupao ideal seria aquela onde funcionrios da discoteca, atuando como brigadistas e com lanternas nas mos poderiam direcionar as pessoas para a porta, que teria que estar plenamente aberta. O pnico que muitas pessoas passam a ter nesses momentos faz com que suas reaes sejam imprevisveis. Os funcionrios da discoteca deveriam estar preparados para isso. Reprter: O senhor acha que casos como esse podem se repetir? Antonio Fernando Navarro: Certamente, j que existem em nosso Pas centenas de estabelecimentos iguais ao de Santa Maria. Normalmente so locais de mdio porte, praticamente sem janelas, pintados internamente com tintas de cores escuras, com o emprego de madeira como elementos decorativos e outros materiais facilmente afetados pelo fogo. Nesses locais um dos quesitos menos importantes para os frequentadores e mesmo para os proprietrios para com as questes de segurana. Por exemplo, cita-se a ausncia de hidrantes no local. Como esse equipamento seria operado em um momento como aquele, no qual no havia nem espao fsico para se desenrolar as mangueiras e nem conect-las? Fala-se que no havia sprinklers. O dispositivo eficaz quando a sensibilidade do elemento sensor, o bulbo de vidro, absorve o calor vindo de baixo. Se o incndio se propaga pelo forro ou entre forro o sistema no eficaz. Fala-se tambm da falta de extintores. Daquelas quase 1.500 pessoas quantas teriam algum tipo de treinamento para apagar os princpios de incndio usando os extintores? Como esses heris iriam se deslocar com o ambiente lotado, com mais de 4 pessoas por m 2? Reprter: Ento, em sua opinio nada ento seria adequado? Antonio Fernando Navarro: No disse isso. Todo o dispositivo de combate a incndios ou a princpios de incndios no adequado se no for empregado por pessoas que no tenham a capacitao necessria. Para que sejam adequados os proprietrios deveriam ter funcionrios que seriam os brigadistas nessas ocasies. O item mais importante seria o emprego de sensores de fumaa, conectados a portas automticas, onde, com o incremento da fumaa as portas seriam abertas imediatamente e tambm entrariam em ao exaustores de fumaa.

Reprter: Como o senhor avalia essa tragdia em um momento em que o Pas se prepara para receber delegaes de todas as partes do mundo para eventos esportivos? Antonio Fernando Navarro: Vejo-a com uma enorme preocupao. No podemos afirmar hoje que tenhamos local onde podero ficar centenas ou milhares de pessoas 100% seguros. Quando digo isso acrescento os hotis e pousadas, centros de eventos, teatros, escolas, igrejas, ambientes universitrios, estdios de futebol, ginsios desportivos, entre tantos outros locais. As normas de segurana em vigor apresentam sempre as exigncias mnimas. Se as larguras dos corredores devem ser de no mnimo 120 centmetros por que no podemos estabelecer larguras maiores? Por que as fileiras de poltronas dos cinemas e teatros tm que ser longas com vinte ou trinta cadeiras? Por que no podem ser menores, com oito cadeiras, e com corredores entre essas filas. Por que no pode ser obrigatrio que existam pelo menos duas sadas, com no mnimo 120 cm de largura para todo e qualquer local que abrigue 300 ou mais pessoas? Por que no se obrigam os locais a terem luzes de emergncia com faroletes que direcionem a populao para as rotas de sada? J tive a oportunidade de ver em hoteis de luxo caixa de hidrantes sem mangueiras, rede de sprinklers (chuveiros automticos contra incndio) sem gua, ou seja, sem pressurizao, detectores de calor ou de fumaa com os painis de alarme desligados. Tambm j tive a oportunidade de ver extintores com danos provocados pelos prprios usurios do local, como por exemplo, inserindo palitos nas sadas das mangueiras de extintores de gua-gs. Quando fomos inspecionar o local onde seria montado o primeiro Rock in Rio, na dcada de 80, nossa preocupao ia alm, incluindo a substituio dos espelhos dos banheiros, de vidros por finas lminas plsticas coladas nas paredes, de modo que os expectadores, em brigas no quebrassem os vidros e cortassem pessoas, da mesma maneira que nos preocupvamos com o estado geral das instalaes eltricas, no somente as que ficavam nas torres de andaimes com as caixas de som e os projetores de luz. Naquele local foram instalados trs chafarizes, com bacias ao redor. Nossa preocupao se voltou tambm para a altura que as muretas de conteno de gua deveriam ter de modo que uma pessoa bbada que casse em seu interior no se afogasse. Reprter: Quais as propostas que o senhor apresentaria aos governantes nesse momento, para evitar as novas tragdias? Antonio Fernando Navarro: Complementarmente ao que dissemos a essa Revista, urge que os nossos dirigentes tomem algumas medidas tcnico-polticas que podem minorar a situao de fragilidade a que nos encontramos expostos, assim como sejam implementadas medidas de segurana simples mais necessrias, como a seguir:

1. O Pas deve ter uma nica norma de segurana contra incndios de deva ser obrigatria para os mais de 5.600 municpios brasileiros, ou seja, os corpos de bombeiros militares de todos os estados devem consensar um s padro de segurana, que seja eficiente. De norte a sul do Pas, daqui para a frente, quem quiser ter uma casa de shows dever obedecer s mesmas regras. H normas muito boas que podem ser aprimoradas. Assim, no se deve ignorar todo o conhecimento j adquirido. O Governo deve associar a essas comisses que iro compilar e unificar as normas representantes dos Corpos de Bombeiros, CREAS e Clubes de Engenharia, e convidar representantes de Universidades. Assim, poder-se- associar o saber, tcnica e ao conhecimento das aes. 2. Enquanto as normas de segurana no so implantadas e implementadas, os corpos de bombeiros e as prefeituras devem intensificar a fiscalizao desses ambientes, no com uma fiscalizao protocolar, mas sim com uma fiscalizao tcnica, com visitas in loco, e com o poder de interditar os estabelecimentos se houver o descumprimento das normas. 3. Os estabelecimentos, comeando com aqueles com capacidade de receber mais de 1.500 pessoas devero se adequar s normas de segurana de imediato. Os requisitos das normas sero repassados pelos Corpos de Bombeiros que sero e so os co-responsveis, caso as normas e procedimentos no sejam eficazes. 4. Deve-se entender que eventos como o que ocorreu na Boate Kiss podem perfeitamente bem ocorrer em locais cujos projetos no levaram em considerao questes de proteo das pessoas em casos de catstrofes, como incndios, alagamentos, desabamentos, vendavais, entre outros eventos, e que seja necessria a desocupao imediata dos locais para se evitar que a quantidade de pessoas atingidas seja grande. Assim, inclumos nesta relao os estdios de futebol, os ginsios de esportes, os templos e igrejas, as boates, discotecas, casas de shows, cinemas, teatros, colgios, salas de aula com maior capacidade de pblico, prdios pblicos, edifcios edilcios, e todos as demais edificaes e atividades assemelhadas. 5. De imediato, essas edificaes devem ter no mnimo duas sadas, em lados opostos, e com reas de refgio externas que tenham capacidade de abrigar as pessoas que iro desocupar os locais. Essas edificaes no podero ter elementos decorativos ou obstculos em suas fachadas que dificulte o acesso das escadas de incndio dos bombeiros. 6. Alm de uma segunda porta de emergncia, as boates devem prever a possibilidade de ter, como alternativa, uma terceira sada, bastando para isso que no local a parede seja menos

espessa e existam ferramentas para abrir passagens para a desocupao (marretas e picaretas). 7. Os vigilantes e seguranas dessas casas de shows devem ser capacitados no combate a incndios e na desocupao dos locais. 8. As casas de shows devem instalar baterias de emergncia com holofotes que estejam direcionados para as sadas de emergncia. As rotas de fuga devem ser demarcadas no cho, preferencialmente com dispositivos de sinalizao no piso do tipo olhos de gato, reflexivos. Nessas faixas no podem ser depositados materiais e posicionadas mesas e cadeiras. Devem ser faixas livres que as pessoas devam empregar para se dirigir s portas de sada. 9. Todas as casas de shows devem ter brigadas de incndio, que sero responsveis pelo combate aos princpios de incndio, e pela orientao aos frequentadores para a desocupao dos locais para reas seguras. Creio que todas essas medidas sejam possveis de serem postas em prtica e, algumas, j de imediato, com as aes polticas necessrias. Ns, o Brasil, temos experincia mais do que necessria para controlar situaes como essas. O que nos falta encarar com seriedade das situaes e fazer o que deve ser feito. P.Ex.: se um empresrio no cumpre a lei o estabelecimento interditado at que ele consiga provar que cumpriu o determinado. CHEGA DE JEITINHOS, TO AO GOSTO DOS BRASILEIROS, e de acordos que envolvem subornos, na tentativa de fingir-se que se cumpriu o estabelecido em Lei. Somente agindo com seriedade conseguiremos demonstrar que somos competentes. Cabe aqui um exemplo: em 1982 trabalhvamos no grupo do Banco Nacional, como gerente de risco para as quatro seguradoras do Grupo. As seguradoras haviam sido transferidas para um s prdio, com 22 pavimentos, no centro da cidade do Rio de Janeiro, na esquina da Avenida Passos com a Avenida Presidente Vargas. Nas duas laterais haviam outros prdios. Estabelecemos um plano de desocupao do prdio, estabelecendo acordos com os prdios vizinhos. Do lado do prdio comercial afinamos as paredes de cinco andares, assinalamos o vo com faixa vermelha e colocamos no piso demarcaes. Havendo uma situao emergencial o funcionrio poderia pegar a marreta que se encontrava em um abrigo e romper a parede. Com o outro prdio vizinho, ocupado na poca pala Embratel, abrimos cinco portas, em andares especficos e instalamos portas corta fogo. As chaves das portas ficavam em caixas com vidro na tampa. Quando essa era rompida para a retirada da chave soava o alarme na portaria e a vigilncia patrimonial saberia dizer qual a porta estava sendo aberta. Para o

dimensionamento das sadas laterais, atravs dos prdios vizinhos, levamos em considerao a quantidade de pessoas que ocupava os andares. Tnhamos macas a cada trs andares e uma profissional de sade de prontido. Tudo isso foi elaborado e posto em prtica em 1982, portanto, h 31 anos. No esperamos que as normas mudassem. Ns mesmos mudamos nossos procedimentos. As normas estabelecem as condies mnimas necessrias. O que for feito, alm disso, no contrrio norma e sim favorvel preservao da vida, quando o assunto segurana do trabalho. Reprter: O senhor gostaria de acrescentar algo a mais? Antonio Fernando Navarro: Sim. Inicialmente lamentar as perdas e as dores daqueles que ficaram. Depois de dizer que nosso Pas, assim como todos os demais do mundo, possui farta legislao, que no foi redigida por nefitos e sim por especialistas. Se h normas, porque essas no so cumpridas? Porque temos sempre a viso mope de cumprir o mnimo exigido? Nesses momentos, onde a preocupao passa do individual para o coletivo que se percebe que o investimento em segurana nada diante das centenas de pessoas mortas ou mutiladas. O que poderamos dizer s centenas de famlias que perderam seus filhos na tragdia? Que um Alvar estava vencido? Talvez no seja a frase correta. O correto seria dizer que efetivamente eventos que isoladamente no significam muita coisa quando associados redundam em centenas de vtimas. Ocorreu o despreparo da Nao, do Estado e do Municpio, para a tragdia, a ponto de envolver a Nao como um todo para se obter as doaes de sangue, de peles, de gua e gelo, enfim, do que era necessrio para o atendimento s vtimas. Ocorreu o inesperado para a cidade e para aqueles que tm por dever fiscalizar o cumprimento da Lei: houve um acidente. Podemos dizer tambm que temos que olhar para ns mesmos e avaliar o quanto se tem de problemas ao nosso redor, seja em nossos lares, com os descuidos na rede eltrica e no gs, em nossos prdios, com problemas os mais diversos, em nossos trabalhos, enfim, terminamos por ver coisas que so erradas como se fossem naturais, j que existem na lanchonete onde comemos e na sala onde trabalhamos. Temos o dever de encarar os problemas e resolv-los, e no deixa-los para trs de modo que geraes futuras saiam mais cedo de junto de ns. No podemos, em hiptese nenhuma, ver algo errado e no denunciar. No podemos deixar que fiscais deixem de fiscalizar e que os donos das discotecas deixem de investir em segurana dos usurios, para no perderem seus lucros. Se temos que conseguir os espaos para que os frequentadores possam se deslocar e desocupar o ambiente estaremos tirando os espaos das mesas e cadeiras, j que nos projetos originais isso no foi considerado.

Que Deus, um sua infinita misericrdia tenha compaixo de todos e receba aqueles que se foram antes de ns.

Vous aimerez peut-être aussi