Vous êtes sur la page 1sur 3

Desgrude-se do apego

Na lngua portuguesa, a palavra apego tem at uma sentido positivo. Ele to apegado famlia..., se diz no interior de So Paulo e Minas Gerais. J o contrrio, o desapego, malvisto: Ele completamente desapegado, no liga para nada... Mas o apego, na linguagem budista e crist, tem outro significado. algo opressivo, que nos asfixia e aprisiona, sem mesmo termos conscincia. Apego o maior sinnimo de sofrimento e sua maior causa, sintetiza o filsofo indiano Krishnamurti no livro A Mutao Interior (ed. Cultrix).

Desapegar-se, portanto, liberar-se do apego. , literalmente, soltar-se do lao que nos sufoca. Algo que traz alvio interno, paz de esprito, uma alegria que relaxa. O problema que no percebemos que existe o lao. Pensamos que no podemos viver sem aquilo, que na verdade uma grande fonte de angstia. Como perceber se estamos apegados a algo? Apego atribuir exagerada importncia a um objeto, uma situao ou uma pessoa. Em outras palavras: apego no uma manifestao de amor, mas de posse, um desejo incontrolvel de conservar algo para sempre.

Tudo muda o tempo todo


Sofremos e nos inquietamos s de pensar em nos desapegar de algo, reconhece a psicloga. Ficamos dependentes, vulnerveis. Nem percebemos que somos ns mesmos que atribumos tantas qualidades quilo que nos prende, exagerando sua real importncia. E fazemos isso o tempo todo, dizem os budistas, tanto com as pessoas a quem queremos bem como tambm com aquelas a quem odiamos. mais fcil at nos apegarmos s emoes negativas do que s boas memrias. Podemos ficar anos remoendo algo que algum disse e nos magoou.

As filosofias e religies orientais reconhecem que somos uma coleo ambulante de apegos: aos nossos hbitos, s nossas pequenas manias, ao que consideramos certo e errado, ao que achamos que somos. Simplesmente nos recusamos a mudar at que a vida d um jeito de nos obrigar a fazer isso.

Sentimento que cola

Todo mundo j ouviu algum dizer: Sou to desapegado, para mim nada tem valor... Nada mais falso. Desapego nada tem a ver com indiferena. uma iluso acreditar que o desapego apenas uma renncia aos bens materiais. O verdadeiro desapego renunciar cola que nos gruda a objetos, situaes e pessoas. Podemos usufruir de tudo isso, mas sem grudar ou se deixar aprisionar.

Desapegar-se, portanto, no significa abdicar dos prazeres ter uma casa nova, usar um belo vestido, saborear uma refeio deliciosa ou mesmo se apaixonar intensamente por algum. Podemos ter o que quisermos, mas sabendo que tambm podemos abrir mo de tudo, se necessrio. J o falso desapego, aquele que faz desistir da vida e dos outros, pode esconder um amargor profundo, um sentimento de impotncia e injustia. Nesse caso, o rtulo de desapego serve apenas como desculpa para encobrir dificuldades com a parte concreta da vida, continua o instrutor. O raciocnio simples: j que no consigo ter os bens que desejo, renuncio a t-los. Ou melhor, penso que desisto, esclarece. Na verdade, o desejo continua existindo, s que reprimido, sufocado, gerando frustrao. O falso desapego tambm pode ser usado como uma mscara para a arrogncia. Nesse caso, as pessoas se vangloriam de sua prpria condio espiritual: se julgam desapegadas, como se fossem mrtires. Santo Agostinho (354-430), um dos maiores telogos da Igreja Catlica, afirmou que esse um dos maiores pecados que podem existir ele o chama de o orgulho dos santos. Essa pretensa espiritualidade no passa de expresso do ego, de vaidade. Pode at se transformar num instrumento para manipular e influenciar os outros. O verdadeiro desapego resultado da sabedoria, da compreenso do que a vida. Aprendemos, por meio dos ensinamentos espirituais ou pelas nossas prprias experincias, que tudo nesse mundo impermanente, que as coisas sempre mudam e se transformam, e que ficar grudado a situaes, pessoas, sentimentos ou hbitos torna-se apenas fonte de dor e angstia. Compreender e aplicar esse princpio vida nos liberta.

Saborear a Vida
Buda, mestre indiano que viveu h mais de 2,5 mil anos, conta uma bela histria a respeito de nossa condio neste mundo. Diz ele que um homem, ao sair de casa, foi perseguido por um tigre. Correndo para salvar a vida, acabou na beira de um precipcio. Sem sada, saltou. Conseguiu agarrar-se a um cip que crescia por entre as pedras. Ficou assim, pendurado no abismo, quando percebeu que embaixo havia um tigre, esperando que ele casse. Ao mesmo tempo, dois ratinhos brancos comeavam a roer o cip que o segurava. Nessa difcil situao, o homem viu dois morangos crescendo entre a folhagem. Esticou um brao e provou as frutinhas, sentindo todo seu aroma e sabor. Apesar de sua condio, pde ainda exclamar: Mas que morangos deliciosos! Dizia Buda que somos como esse homem. Estamos pendurados entre os tigres do nascimento e da morte, com ratinhos roendo nosso tempo de vida. Mesmo assim podemos apreciar tudo o que se oferece nesse perodo precioso sem querer que isso dure para sempre. O desapego inclui tambm a curiosidade em conhecer e vivenciar todos os aspectos da vida prazer e dor, alegria e tristeza, felicidade e infelicidade. No fugimos mais do que a vida tem para nos oferecer, recusamos a nos agarrar s ao que em nossa opinio belo e bom. A dor pode ser a porta para experimentarmos uma felicidade maior e mais consciente. Ao nos desapegarmos, reconhecemos, finalmente, que o controle no est em nossas mos.

Oito passos para soltar as amarras


1. Medite em que situaes voc se sente preso, asfixiado. 2. Reconhea seu apego. Essa conscincia vital para a mudana. 3. Procure experimentar pequenas aes de desapego. Doe objetos, desista de uma mania, mude um de seus hbitos. 4. Desperte e interaja com o mundo. Participe de uma campanha de solidariedade, ajude quem est precisando em seu crculo de amigos. 5. Imagine-se livre de seu objeto de apego e sinta-se feliz por conquistar a liberdade. Prove essa sensao quantas vezes quiser. Ela abrir caminho para suas futuras decises. 6. No tenha medo. Veja o que pode mudar em sua vida, sinta curiosidade por outras maneiras de viver.

7. Se necessrio, procure ajuda nos grupos espirituais ou de apoio psicolgico para tomar decises importantes. 8. Medite. A meditao acalma a mente, e essa tranqilidade a base para livrar-se dos apegos.

Vous aimerez peut-être aussi