Vous êtes sur la page 1sur 4

A PALESTRA DOS BISPOS

(pag. 143 do livro Mais vale o que se aprende que o que te ensinam do publicitrio Alex

Periscinoto) Esta palestra foi feita em 1977 para a CNBB. Foi uma palestra longa e que repercutiu bastante. Aqui,um compacto, uma verso resumida com as principais analogia e idias expostas aos bispos. Em vez de uma palestra, vamos fazer um bate-papo informal, porque ns, profissionais da comunicao, descobrimos que h muito o que agradecer a vocs.Todas as ferramentas de trabalho que usamos hoje na nossa profisso, foram inventadas por vocs, os religiosos. O primeiro veculo de comunicao de massa inventado at hoje, ao que se saiba, foi o sino. Cada batida transmitia uma mensagem. Atingia de oitenta a noventa por cento das pequenas cidades. E no s atingia como modificava o comportamento fsico e mental de outros oitenta ou noventa por cento das aldeias cada vez que batia e espalhava a sua mensagem de maneira circular

Depois desse grande veculo de comunicao de massa, vocs, religiosos, inventaram outra ferramenta que a gente usa muito hoje: o display. Ns usamos o display para destacar, para chamar a ateno sobre uma mensagem ou um produto e suas vantagens. O objetivo do display ressaltar, diferenciar. Quando todos os telhados das casas das aldeias eram baixinhos, no existia nada alm de casas trreas ou sobradinhos, vocs construram um telhado alto, altssimo, quatro, cinco, seis vezes mais alto do que os telhados comuns. E em forma de ponta. E isso no era uma forma de facilitar a queda da neve, porque em pases onde nunca nevava predominava esse mesmo modelo arquitetnico. Era assim para que, desde longe, a gente apontasse o dedo e dissesse:

- l! Muito antes de se chegar aldeia j se enxergava a torre da igreja. Por esse display palavra de hoje -, por esse destaque , as pessoas podiam, com facilidade, localizar onde estava a igreja. Mais do que isso, vocs inventaram o primeiro logotipo, outra ferramenta que a gente usa muito para trabalhar. Toda firma ou empresa que se preze tem uma marca, um logotipo. Vocs inventaram o mais feliz dos logotipos, a cruz. A cruz, que nunca deixa de estar na ponta de cada display. As pessoas chegavam s aldeias e diziam: l a igreja, e se trata daquela religio da marca em cruz, e no a da estrela, a da meia-lua ou qualquer outra marca concorrente. Para se produzir o texto certo, para o pblico indicado, na hora prpria, a gente usa uma ferramenta chamada pesquisa. E o primeiro departamento de pesquisa, ao que se saiba, foi inventado por vocs: o confessionrio. Minha me pensa que o confessionrio foi feito s para perdoar, mas vocs, religiosos, sabem que o confessionrio ajuda a recolher subsdios, informaes; um santo departamento de pesquisa. Mas, no departamento de pesquisa da Igreja, no santo departamento de pesquisa de vocs, no confessionrio, a resposta no s espontnea, como necessria e verdadeira. A pessoa no vai l para mentir. Vai l para entregar uma informao. E o padre, no tempo das aldeias, podia dizer aquela palavra forte, aquela palavra de quem aconselha sabendo o que est fazendo. Municiado pelo confessionrio, o padre se convertia no conselheiro maior das aldeias, mais forte do que o conselheiro poltico, mais forte do que o conselheiro da venda. Mais uma coisa.. Minha me com certeza no tem conscincia de que recebe, do departamento de pesquisa da Igreja, um subproduto muito gratificante. Se eu quero me construir ou me reconstruir um pouco, de dentro para fora, vou a um analista, pago caro
2

pela consulta de uma hora e ele me d uma certa ajuda. Mas a minha me vai a um confessionrio, sai de l reconstruda de dentro para fora, sai de l aliviada. Esse subproduto que o confessionrio d a minha me, esse tratamento psicolgico gratuito, muito conveniente, pois permite Igreja saber o que est acontecendo na comunidade. Vocs inventaram ainda o melhor audiovisual do mundo: a Via Sacra, que vocs criaram h dezenas de sculos. So quatorze quadros, acho que os primeiros feitos de gesso, dispostos sempre sete de cada lado da igreja. A Via Sacra conta a vida de Cristo. Com um visual rico e com um udio da professora de catecismo ou de algum do gnero. Outro recurso de comunicao que vocs inventaram e a gente usa at hoje a trilha sonora. A trilha sonora que vocs inventaram vem do rgo, ou do coral, ou mesmo da sineta, na missa, ou at da marcha nupcial. Se voc tirar uma dessas trilhas a cena fica to banal... Sem a marcha nupcial na cerimnia de casamento, perde-se toda a pompa. Outra inveno de vocs foi o rico cenrio. Para fazer um filme de televiso, hoje, ou at mesmo uma novela, se voc no montar um bom cenrio perde 70% da graa. A gente entra na igreja e j fica de olho no cenrio de vocs, que o altar. Voc quer logo saber que tipo de cenrio tem a igreja, como o altar daquela igreja, como decorado, que fora ele tem, que iluminao, que mstica, e por a afora. Mas vamos em frente. Podemos tambm dizer que o sentido promocional que usamos hoje foi outra inveno religiosa. O que uma procisso que chega a mobilizar uma cidade inteira? Trata-se, sem dvida, de uma promoo religiosa. Ns fazemos promoo em publicidade a partir do que vocs ensinaram: o estandarte, as bandeirolas, aquela roupa especial. S que a mstica comercial no to rica como a mstica religiosa.

Vamos a outro ponto da nossa analogia. Vocs sempre tiveram um produto a ser propagado, a ser oferecido; o produto de vocs chama-se f. F. Eu tenho uma boa notcia para vocs: esse produto est fazendo falta na praa, e muita falta, mesmo porque vocs no propagam mais a f. Hoje se l nos jornais muito mais sobre divergncias entre bispos, entre vocs e o governo. Quase no se l sobre o produto que vocs oferecem, sobre a f. F algo que minha me ia buscar na igreja. Ela vinha de l recheada de algum raciocnio, acreditando no s em Deus como nela prpria e no prximo. como se uma empresa parasse de anunciar seus produtos e passasse a anunciar a briga da diretoria. Quero agora propor para vocs um outro raciocnio. Sei que a televiso e a sociedade de consumo no so muito bem vistas por vocs. Mas acho que, em vez de excomungarem a televiso, talvez devessem ver a televiso como o sino de hoje. Porque o sino de vocs, se bater nas grandes cidades, ningum mais ouve; e se ouvir ningum mais sabe que tipo de mensagem traz, se enterro, se missa, se chamado. Eu queria voltar para, digamos assim, o marketing da igreja. Vamos falar dos segmentos de mercado. O pblico de vocs est nitidamente dividido em trs. O primeiro comprador em potencial do produto que vocs oferecem so os doentes. Os doentes querem, precisam, necessitam de f. Em relao a eles, vocs nem fazem nenhum esforo: renova-se a f e h uma necessidade maior de f. Os doentes, porm, so uma minoria.

O segundo segmento de mercado de vocs so os velhos. Os idosos tambm modificam o seu jeito de pensar medida que atingem mais idade; as pessoas passam a acreditar na passagem desse mundo para o outro, tendem a ter f e h ento uma volta igreja. Mas o grande, o terceiro pedao do mercado, o enorme continente que vocs talvez estejam com dificuldade de atingir aquela massa de crianas, jovens e adultos sadios e no auge da vida.
4

Vous aimerez peut-être aussi