Vous êtes sur la page 1sur 2

Atualizao do Constituio Federal Anotada para Concursos, 3 edio reimpresso

Sistema Nacional de Cultura: A EC 71/2012 acrescentou o art. 216-A na Constituio, basicamente para instituir um Sistema Nacional de Cultura, regulamentado por uma lei federal (4), mas com ampla autonomia para que os entes da federao instituam, em leis prprias, os seus respectivos sistemas. Interessante tambm destacar que a promoo do Sistema dever ser efetivada em conjunto, entre o Poder Pblico e a Sociedade. Art. 216-A. O Sistema Nacional de Cultura, organizado em regime de colaborao, de forma descentralizada e participativa, institui um processo de gesto e promoo conjunta de polticas pblicas de cultura, democrticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federao e a sociedade, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econmico com pleno exerccio dos direitos culturais. (Includo pela EC 71/12) 1 O Sistema Nacional de Cultura fundamenta-se na poltica nacional de cultura e nas suas diretrizes, estabelecidas no Plano Nacional de Cultura, e regese pelos seguintes princpios: I diversidade das expresses culturais; II universalizao do acesso aos bens e servios culturais; III fomento produo, difuso e circulao de conhecimento e bens culturais; IV cooperao entre os entes federados, os agentes pblicos e privados atuantes na rea cultural; V integrao e interao na execuo das polticas, programas, projetos e aes desenvolvidas; VI complementaridade nos papis dos agentes culturais; VII transversalidade das polticas culturais; VIII autonomia dos entes federados e das instituies da sociedade civil; IX transparncia e compartilhamento das informaes; X democratizao dos processos decisrios com participao e controle social; XI descentralizao articulada e pactuada da gesto, dos recursos e das aes; XII ampliao progressiva dos recursos contidos nos oramentos pblicos para a cultura. 2 Constitui a estrutura do Sistema Nacional de Cultura, nas respectivas esferas da Federao: I rgos gestores da cultura; II conselhos de poltica cultural; III conferncias de cultura; IV comisses intergestores; V planos de cultura; VI sistemas de financiamento cultura; VII sistemas de informaes e indicadores culturais; VIII programas de formao na rea da cultura; e IX - sistemas setoriais de cultura.

3 Lei federal dispor sobre a regulamentao do Sistema Nacional de Cultura, bem como de sua articulao com os demais sistemas nacionais ou polticas setoriais de governo. 4 Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro seus respectivos sistemas de cultura em leis prprias.

Na pgina 344, deve-se acrescentar: Na concluso do julgamento da AP 470 (mensalo), no dia 17 de dezembro de 2012, o STF modificou a interpretao a ser dada ao art. 55 2 da Constituio. Segundo tal dispositivo constitucional, ainda que o parlamentar fosse condenado criminalmente em sentena transitada em julgado, caberia a sua respectiva Casa Legislativa decidir sobre a perda ou no de seu mandato. Na concluso do julgamento, o STF decidiu que a perda dever ser dada automaticamente (meramente declarada), no cabendo tal deciso ao Legislativo, quando a natureza do crime (contra a administrao pblica ou punido com mais de 4 anos de recluso) torne incompatvel a permanncia do condenado no cargo.

Vous aimerez peut-être aussi