Vous êtes sur la page 1sur 6

Feng Shui

Cores/Divises

MANUAL PRTICO DE FENG SHUI


Este um manual simples e rpido, para entender o que o Feng Shui e comear a p-lo em prtica na sua vida. Feng Shui uma antiga arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente, atravs dos cinco elementos da Astrologia chinesa e o equilbrio do Yin e Yang. Esta harmonia alcanada atravs da energia Ch\'i , que a fora universal da vida. Quanto mais energia Ch\'i existir num ambiente, mais equilibrado e harmonioso ele vai ficar.

A filosofia tornou-se moda e est a ser aplicada em escritrios, casas, objectos de decorao e, ateno, at a coleces de roupas.

Histria:
No se tem uma data precisa de quando exactamente o Feng Shui surgiu, mas estima-se que ele exista h, pelo menos, trs mil anos. O comeo desta filosofia deu-se pelo estudo e avaliao geogrfica da paisagem e o modo como ela influenciava a vida das pessoas que moravam nesse ambiente. Hoje conhecemos essa primeira forma de estudo como a Escola da Forma. Depois da inveno da bssola, o Feng Shui tornou-se mais personalizado, e uma nova escola surgiu, a Escola da Bssola. Hoje, existem outras escolas, algumas at antagnicas - e, a polmica instaura-se entre os praticantes desta arte.

Os cinco elementos:

O Feng Shui utiliza os cinco elementos da Astrologia chinesa para alcanar os seus propsitos, que so nada mais, nem nada menos do que equilibrar os ambientes: a madeira, a gua, o fogo, a terra e o metal. Eles representam as formas fundamentais do universo e so os cinco modos da energia Chi se manifestar. Por isso, o Feng Shui utiliza esses elementos para criar ambientes favorveis para a energia Chi fluir e os especialistas recomendam que, para que se tenha um bom ambiente Feng Shui, todos os elementos devem ser utilizados.

Shars:
Assim como temos a energia Chi, que a essncia da vida e do equilbrio, temos osShars, que so, para os chineses, malignas setas envenenadas que se movem em linha recta e chegam nossa casa. Causas comuns de Shars so casas que ficam no final de uma rua, onde a rua acaba exactamente na porta de entrada. Telhados e quinas que apontam para a casa tambm criam Shars. Uma soluo a utilizao de espelhos, paredes ou plantas que possam quebrar a trajectria desses Shars.

Cores:
Os efeitos poderosos das cores so conhecidos h milhares de anos. Seres humanos primitivos utilizavam as cores para se proteger do mal e aumentar a sorte e a virilidade. Os antigos chineses usavam as cores como smbolos e para representar as estaes do ano. O verde simboliza a madeira, e representa a Primavera. O vermelho simboliza o fogo e representa o Vero. O amarelo e o laranja representam o sol a lanar os seus raios clidos sobre a Terra, representando o fim do Vero. O branco simboliza o metal, e representa tambm o Outono. O azul simboliza a gua e o Inverno. As cores exercem sobre ns efeitos positivos ou negativos. Faber Birren, psiclogo especializado em cores, relata que as pessoas normais tendem a apontar qualidades favorveis nas diferentes cores, mas os neurticos so mais propensos a notar o que desfavorvel. Todos ns reagimos cor, quer estejamos conscientes disso ou no. Imagine dormir num quarto vermelho sangue, ou cozinhar uma refeio numa cozinha preta como carvo. As cores conferem um certo clima ao aposento. Algumas cores estimulam-nos, outras irritamnos, enquanto outras nos acalmam. Fez-se uma experincia interessante h alguns anos, quando uns prisioneiros foram colocados em celas pintadas de rosa. Essa cor exauriu a agresso dos internos, e eles tornaram-se prisioneiros modelo. Como essa experincia mostra, a cor pode causar efeitos radicais, por isso, precisamos ter cuidado ao escolher e utilizar as cores.

No Feng Shui, as cores controlam a quantidade de luz e reflectem-na. A combinao de cor e luz deve proporcionar as melhores condies possveis para se viver, melhor escolher um esquema seu de cores nos prprios aposentos, j que o tom das cores costuma mudar quando visto sob uma luz diferente. As luzes quentes, por exemplo, fazem com que as cores quentes fiquem ainda mais quentes, enquanto que com as luzes frias acontece o oposto. Convm, naturalmente, que voc tenha na sua casa as cores que se relacionam com o seu elemento e com o das pessoas que moram consigo. No entanto, deve tambm ter uma variedade de outras cores, simplesmente pelo facto de gostar delas. Cuidado, porm com as cores que se opem umas s outras. Por exemplo, muito vermelho no seria uma boa escolha se voc pertence ao elemento gua, pois fogo e gua no se harmonizam. Acromoterapia tambm d uma boa ajuda nesta definio de cores.

Yin Yang:

Leve em considerao um ioi. Esse brinquedo funciona utilizando-se dois extremos numa relao equilibrada entre um e outro. Sem um dos extremos, um ioi no pode funcionar. Ele precisa do \"para cima\" tanto quanto do \"para baixo\". Yin e Yang tambm precisam sempre um do outro para existir equilbrio, equilbrio esse que precisa estar presente num quarto de uma pessoa, num jogo ou at mesmo na vida.

Chi'i

A entrada principal da casa o principal ponto de entrada do Chi. Por isso, importante que, antes de tudo, preste ateno a essa rea. Um belo jardim, um ambiente confortvel, tudo isso ajuda a trazer o Chi para a sua casa. Para o Ch'i fluir pela sua casa, e conseguir fazer dela um lugar prspero e feliz, precisa ter cuidado com a disposio dos seus moveis e tudo o que o Feng Shui recomenda para que a sua casa se torne um lugar harmonioso. O principal no que se refere energia Chi necessrio evitar salas abarrotadas, com espao entre os mveis, de modo a que as pessoas se movimentem livremente.

O Ba-gu na sua casa

Voc pode aplicar o Ba-gu na sua casa inteira ou apenas numa diviso. Antes de mais nada, alinhe a figura do Ba-gu com a parede em que fica a porta de entrada do quarto ou da casa, onde ir aplic-lo. Tenha em ateno que nalguns casos, alguns lados so menores ou inexistentes. O Feng Shui recomenda como soluo para os gus faltantes a colocao de espelhos, sinos ou cristais nas paredes que se aproximam desse locais. A Escola Intuitiva no utiliza a bssola como ferramenta, aplica o Bagu- uma grelha com nove reas, cada qual correspondendo a diferentes aspectos da vida, simbolizados por um trigrama. Com esta anlise sabemos que as reas da nossa casa influenciam determinadas reas da nossa vida.

Utilizando o Bagu
Esta grelha dever ser aplicada sobre a planta geral da casa ou sobre um dos compartimentos, colocando o sector da Carreira sobre a parede onde se situa a porta de entrada principal (Norte virtual). Podemos descrever resumidamente o significado de cada sector do Bagu e uma leitura da sua energia da seguinte maneira:

rea da Carreira: Por vezes considerada como a rea do Caminho de vida, tem a ver com a sua jornada. O trigrama a gua e a cor o azul muito escuro ou preto. Certifique-se que se esta rea est livre de desarrumaes que impeam a energia chi de fluir facilmente. Colocando elementos como um aqurio ou uma jarra de vidro com flores, ou um smbolo de gua (como uma pintura de um rio, uma imagem de uma praia), espelhos, poder melhorar a rea da Carreira. rea do Conhecimento e Motivao: Sabedoria, Meditao e Conhecimento so outras designaes para esta rea. O trigrama a Montanha e a cor o castanho. Desordem, acumulao e uma casa de banho nesta rea limitam a nossa capacidade de aprendizagem, de tomada de decises e bloqueia o caminho do auto-conhecimento. Livros e outros elementos de aprendizagem so prprios para esta rea, incluindo computadores.

rea da Famlia e Comunidade: Refere-se aos antepassados pais, avs - coloque aqui as suas fotografias. Aqui o trigrama o Trovo e a cor o verde. Neste sector tambm, desordem e acumulao podem fazer com que haja problemas com superiores, pais ,figuras de autoridade, bem como em encontrar o nosso prprio lugar na famlia e na comunidade. Para melhorar as relaes familiares poder colocar fotos da famlia e de amigos - em molduras de madeira. As formas rectangulares esguias (mveis e objectos) em madeira e plantas tambm so aconselhveis para esta rea.

rea da Prosperidade e Bnos: Tem uma poderosa influncia e deve estar limpa, arrumada e bem conservada objectos partidos ou avariados, conserte-os ou retire-os. O trigrama o Vento e a cor o azul claro. Desordem e acumulao nesta rea tendem a causar pouca liquidez monetria com estagnao da situao financeira, tornando difcil a prosperidade. Para atrair abundncia, poder colocar objectos caros, plantas ou campainhas de vento.

rea da Fama e Reputao: Est relacionada com a sua reputao, paixo e o reconhecimento do seu trabalho. Aqui o trigrama o Fogo e a cor o vermelho. Nesta rea ptimo colocar diplomas ou prmios, especialmente emolduradas com passe-partout de cor vermelha. Velas ou plantas (palmeiras, por exemplo) so excelentes opes para activar a rea da Fama. Por aqui no devero existir casas de banho energia Fogo em conflito com energia gua.

rea dos Relacionamentos: Tem a ver com o lado feminino, com o matrimnio e tambm o amor. O trigrama o Solo e a cor o castanho e o rosa. Na decorao ser benfica a aplicao de objectos aos pares (quadros, molduras com fotos do casal). Se a rea coincidir com uma casa de banho ou se estiver desarrumada, poder gerar problemas de relacionamento. Por aqui evite plantas com espinhos e no deixe as facas de cozinha vista.

rea da Criatividade e Crianas: Aqui se desenvolve a criatividade, o relacionamento com os filhos e se descansa. O trigrama o Lago e as cores so cobre e metais ricos. Se no tiver filhos, esta rea destina-se sua criatividade e projectos. Com esta zona desarrumada podero surgir problemas rivalidade entre irmos, m comunicao com os pais, por exemplo. Aqui tambm de evitar a existncia de casas de banho. Objectos que tenham acabamento metlico e formas redondas sero apropriados para activar e corrigir a rea.

rea da Amizade e Viagens: Relacionada com a energia masculina, com o pai da famlia. O trigrama o Cu e as cores so neutras: cinza, branco e prata. Tambm ligada aos amigos e pessoas teis - que nos ajudam na altura certa. Se pretender viajar, mantenha esta rea cuidada. Se coincidir uma casa de banho nesta rea e se houver muita acumulao poder haver dificuldades em organizao e planeamento. O elemento associado a esta rea o Metal, por isso objectos metlicos so bastante apropriados.

O Centro Sade e Unio: O centro do Bagu coincide com o centro da casa e um lugar muito especial. Esta rea est relacionada com a sade, sentido da vida e unio da famlia. No existe trigrama para o Centro. O Solo representado pela cor amarela ou por cores da terra, como tons ocre ou castanho. essencial o centro da casa estar vazio (livre), ou seja, que as pessoas possam circular sem dificuldade. bom que no coincide com uma casa de banho ou que esteja em falta (no exista), pois os outros sectores ficaro desequilibrados. Formas quadradas ou rectangulares, vasos, pedras, so solues para trazer terra para esta rea. Evite casas sem centro.

Vous aimerez peut-être aussi