Vous êtes sur la page 1sur 4

Como fazer tinta para impressora em casa 1) FORMULAES PARA PREPARO DAS TINTAS: Composio Qumica: Todas as tintas

possuem via de regra 3 componentes principais: Veculo, aditivos e tingentes. O veculo, para as tintas que usamos, via de regra gua (deionizada ou tri-destilada). Os aditivos ou sistemas solventes guardam atrs de si seus segredos, e com eles que as principais caractersticas da tinta so controladas. E finalmente os "tingentes", que efetivamente do a cor da tinta, podendo ser totalmente solveis em gua (Corantes) ou emulses (Disperso de pigmentos insolveis). O correto balanceamento dos componentes so cruciais para a qualidade final das tintas.
Corante Recomendada: 81 % gua Deionizada 5 % Corante 12 % Dietileno Glicol 2 % lcool Isoproplico Corante Alternativa I - Resina Corante Alternativa II Acrlica : Polivinilpirrolidone: 10,0 - 15,0 Corante 6,0% Mowilith DM 760 2,0% Etanol 10,0 - 15,0% Corante 6,0% Polivinilpirrolidone 5,0 - 1,2% Propileno Glicol

5,0 - 1,2% 1,2 Propileno Glicol 0,2% Fongrabac IG 71,8 - 76,8% gua Deionizada 75,8 - 80,8% gua Deionizada

Tinta pigmentada 2,5 - 5,0 % Pigmento 68,5 - 66,0% gua Deionizada 18,0% Dietileno Glicol 0 - 4,6% Trietanolamina 2,8% N-metil-2-pirrolidone 3,6% Isopropanol

2) FORMA DE PREPARO: Preparao de aproximadamente um litro de tinta corante da frmula recomendada. Para as outras formulaes o princpio o mesmo. 1. Coloque em um recipiente de plstico: 810 ml de gua Deionizada Quente, 50 Gramas de Corante. Misture os dois componentes muito bem, at gua quente dissolver totalmente o corante. 2. Depois, adicione 20 ml de lcool Isoproplico. 3. Misture os trs componentes at no haver resduos e obter homogeneidade.

4. Depois dessa mistura pronta, adicione 120 ml de Dietileno Glicol. Misture novamente os componentes e deixe por cerca de 1 hora. 5. Depois teremos que filtrar essa tinta para outro recipiente. Para Filtrar use um coador de tecido com uma camada de algodo. 6. Pronto, a tinta esta pronta para o uso.

3) DETALHES IMPORTANTES: 1. O corante deve ser adicionado aos poucos (nunca de uma s vez), para no provocar a formao de grumos, o que ir dificultar na solubizao. 2. A gua e todos os componentes devem ser isentos de bactrias ou fungos, a fim de evitar a formao de colnias na tinta, uma vez que os pigmentos e corantes utilizados na sua maioria so orgnicos - um excelente meio de cultura. 3. A gua deve ser deionizada, a fim de no interferir em nada a condutividade eltrica da tinta, alm de no oferecer quaisquer pontos de nucleaes de pigmentos e/ou corantes, que vo entupir o cartucho. 4. Deve-se ter filtragem para 0,05 microns, para que no haja tambm nucleaes de futuros entupimentos.

4) DICAS PARA A FABRICAO DE TINTAS A BASE DE GUA: Se a viscosidade da tinta for muito alta, use Amnia. Isto far com que a tinta flua sem reduzir a intensidade de cor rapidamente. Ateno: O uso da amnia corretivo e no deve ser uma regra, pois o uso prolongado da amnia danifica as cabeas de impresso, principalmente de impressoras EPSON, que fica na impressora, diferente dos cartuchos HP que apenas diminuem a vida til reduzindo o nmero possvel de recargas. Para melhorar a performance de secagem, utilize uma mistura 50-50 de gua e lcool isoproplico. Tome o mximo cuidado em no aumentar a porcentagem de lcool. Adicione aos poucos faa o teste de secagem at obter o tempo adequado. Para aumentar o PH das tintas, utilize Amnia. Uma ou duas tampas cheias devem resolver o problema. Vale a mesma recomendao feita no incio quanto ao uso da amnia. Para Retardar a mdia de secagem e facilitar a limpeza da impressora, utilize Glicol Propileno. Adicione em quantidades de 1% at a impresso tornar-se

limpa. Filtros especiais para para filtragem de tinta pode se encontrar em (http://www.techfilter.com.br/) so extremamente recomendveis, pois a qualidade da tinta depende da filtragem e tambm do uso de corantes microfiltrados. A cada adio de algo tinta, deixe misturar por alguns minutos, para que todo o produto fabricado apresente caractersticas uniformes dentro do resultado esperado. Registre em papel ou no computador, tudo que for adicionado, bem como suas quantidades. No confie na memria. Este procedimento pode poupar dores de cabea e garantir a qualidade do produto final. A validade das tintas de 2 dois anos o chamado Off shell, tempo que a tinta fica estocada sem perder a qualidade. A forma de estocagem e armazenamento em frascos plsticos e temperatura de ambiente normal. Proteger os frascos da incidncia de calor e luz solar diretos. Antes de comercializar seu produto, faa testes exaustivos, para poder obter uma qualidade aceitvel pelo mercado. No substitua componentes a esmo e no use produtos no adequados a fabricao de tintas para impressoras, como por exemplo corantes no especficos para tintas. Ao manipular produtos qumicos, utilize sempre equipamentos de proteo, tais como culos, mscara facial, touca, luvas e guarda-p e mantenha sempre os ps com calados fechados. Mantenha os produtos longe de crianas e animais. Por exemplo o Dietileno Glicol provoca a morte se ingerido. Em caso de acidentes, siga as recomendaes do fabricante do produto e procure um mdico. No compre produtos qumicos sem a correta identificao do fabricante sobre composio, peso, forma de armazenamento, data de validade e indicaes do que deve ser feito em casos de acidentes.

5) PRODUTOS QUMICOS USADOS E SUAS FINALIDADES: 1. GUA - Baixa a Viscosidade das tintas base de gua. Baixa tambm o pH. 2. GLICOL PROPLICO - Para retardar a mdia de secagem das tintas base de gua. Pode ainda ser usado para evitar a impresso suja. Deve-se adicionar em pequenas quantidades. 3. LCOOL ISOPROPLICO (Isopropanol, 2-propanol, isopropil lcool) Aumenta a mdia de secagem das tintas base de gua. Adicione em

pequenas quantidades: de 1 a 4%. Deve ser armazenado em recipientes a prova de fogo e guardado em local bem ventilado. 4. TRIETANOLAMINA (Tri(2-hidroxietil)amina; TEA; Aminotrietanol etilamina; 2,2,2-Nitriloetanol) - Neutralizador, Retarda a mdia de secagem da tinta. Sua comercializao controlada pelo Exrcito Brasileiro, por ser um precursor do agente vesicante nitrognio mostarda. 5. N Metil-2-Pirrolidone - Dispersante e Homogenizador. 6. ETANOL (alcool etlico) - Controle do tempo de secagem da tinta.

Vous aimerez peut-être aussi