Vous êtes sur la page 1sur 4

Agrupamento de Escolas de Mirandela Ano lectivo 2012/2013 CINCIAS NATURAIS 8 ANO DE ESCOLARIDADE FICHA DE AVALIAO Nome: ______________________________________________________ Turma:

: ____ N: _______ Classificao: _____________________________ O Professor: ______________________________

1. Ao longo do ano, certas plantas sofrem alteraes no seu aspecto, como mostra a figura 4. 1.1. Qual o factor abitico que influncia o aspecto das plantas representadas.

1.2. Identifica as adaptaes das plantas, representadas na figura para resistirem durante a estao desfavorvel.

13. D um exemplo de uma rvore que utilize a adaptao da rvore representada na figura.

2. Observa as interaces biticas representadas na figura. A- Parasitas / Rinoceronte B- Rinoceronte / Vegetao C- Gara / Parasitas do Rinoceronte D- Gara / Rinoceronte

2.1. Identifica as interaces expressas nas letras A, B, C e D. A- __________________ B- ___________________ C- __________________ D- ___________________

3. L atentamente o seguinte texto: Os animais que se podem deslocar com facilidade, como, por exemplo, a cegonha negra e os flamingos, em determinada poca do ano, partem para outras regies onde a temperatura lhes mais favorvel. 3.1. Qual a adaptao, dos seres vivos descritos no texto, para resistirem estao desfavorvel.

GRUPO II 1. O quadro da figura 3 ilustra dados relativos a uma sucesso ecolgica.

Figura 3 1.1. Ordena os nmeros, de modo a formar uma sequncia que corresponda a uma sucesso ecolgica. 1.2. Indica o nome das primeiras espcies a instalarem-se na rea considerada. 1.3. Define comunidade clmax. 1.4. Indica o nmero de espcies da: 1.4.1. comunidade pioneira. 1.4.2. comunidade clmax. 1.5. Indica duas possveis causas de alterao do equilbrio desta comunidade clmax.

2. Os vrios desequilbrios provocados pela actividade humana geraram problemas globais. Analisa a seguinte figura: 2.1. Identifica os problemas ambientais representados nas figuras A, B e C.

A- _______________ B- _______________ C- _______________

2.2. Em relao ao problema ambiental representado pela imagem A, explica em que consiste.

2.3. Refere trs consequncias, do problema da imagem A, para o planeta Terra. 2.4. Refere dois poluentes responsveis pelo problema da imagem A. 2.5. Em relao ao problema ambiental representado na imagem B. indica qual o principal poluente por ele responsvel. 2.6. Explica a importncia da camada de ozono 2.7. Descreve o modo de formao do problema representado na imagem C.

2.8. Indica duas formas de prevenir o problema representado na imagem C.

2.9 O fenmeno verificado em C no afecta apenas os seres vivos. Menciona outro efeito.

3. Classifica as frases seguintes de verdadeiras ou falsas. A- Os clorofluorcarbonetos so responsveis pela reduo da camada do ozono. ____ B- O buraco na camada do ozono provoca chuvas cidas. ____ C- A diminuio da temperatura mdia da Terra leva ao degelo das calotes polares. ____ D- A camada de ozono protege os seres vivos das radiaes infra-vermelhas. ____ E- Os incndios florestais so uma fonte de emisso de oxignio para a atmosfera. ____ F- As chuvas cidas so resultantes da existncia de dixido de carbono na atmosfera. ____ 4. O esquema da figura abaixo representa o movimento de um poluente na atmosfera.

4.1 Refere duas actividades humanas, representadas na figura, que so responsveis pela contaminao das guas.

4.2 - Indica o valor da concentrao do pesticida na gua do rio.

4.3 - Diz como varia a concentrao do pesticida ao longo da cadeia alimentar.

4.4 - Na cadeia alimentar considerada os organismos que devem ser mais afectados pela aco do pesticida so: a) o plncton. b) os peixes no predadores. c) os peixes predadores. d) os seres herbvoros e) os seres humanos (Assinala a opo correcta)

5. Comenta a afirmao: A desflorestao pode ser responsvel pelo desequilbrio dos ecossistemas (indicando pelo menos trs consequncias da desflorestao)

6. Por baixo do solo gelado do Alasca, encontram-se enormes quantidades de metano. 6.1. Prev o que acontecer se esse metano, em consequncia do degelo, for libertado para a atmosfera.

Vous aimerez peut-être aussi