Vous êtes sur la page 1sur 7

III - BENEFCIOS (RGPS) Assunto 3.

Auxlio-doena - auxlio-recluso - auxlio-acidente


1. Para o recebimento de auxlio-recluso no regime geral de previdncia social, exigido pela legislao: A - ter o segurado recolhido um mnimo de 12 (doze) meses de contribuies previdencirias. B - ter o segurado recolhido um mnimo de 180 (cento e oitenta) meses de contribuies previdencirias. C - que filhos menores de 16 (dezesseis) anos e cnjuge comprovem que dependiam econmica mente do segurado preso ou recluso. D - prova trimestral de que o segurado permanece na condio de presidirio. E - prova de bom comportamento e exerccio de trabalho na priso pelo segurado.

2. Em relao proteo previdenciria contra acidente do trabalho, correto afirmar que A - a aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho calculada a partir de base de clculo e alquota maiores do que as utilizadas para a apurao do valor de uma aposentadoria por invalidez comum. B - o auxlio-acidente, que concedido ao trabalhador que apresenta reduo definitiva de sua capacidade para o trabalho, prestao que decorre de acidente do trabalho, excludos acidentes de outra natureza. C - tambm so considerados acidentes do trabalho, ainda que ocorridos no perodo de refeio ou descanso, fatos acontecidos dentro do local e horrio do trabalho e classificveis como caso fortuito ou de fora maior. D - considerada agravao ou complicao de acidente do trabalho a leso que, decorrente de acidente de outra origem, se associe ou se superponha s conseqncias do anterior. E - para efeitos previdencirios, so elementos necessrios e suficientes para a caracterizao de um acidente do trabalho a existncia de leso e o nexo entre esta e o exerccio de trabalho na condio de empregado, trabalhador avulso ou segurado especial.

3. Considere as seguintes assertivas a respeito do auxlio-doena: I. O auxlio-doena ser devido ao segurado empregado a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do incio da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. II. Quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de trinta dias, o auxlio-doena ser devido aps quinze dias contados da data da entrada do requerimento. III. Em regra, o auxlio-doena, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a noventa e um por cento do salrio-de-benefcio. IV. A empresa que garantir ao segurado licena remunerada, em regra, no ficar obrigada a pagar-lhe durante o perodo de auxlio-doena a eventual diferena entre o valor deste e a importncia garantida pela licena. Est correto o que consta APENAS em A - I, III e IV. B - I, II e III. C - I e III. D - II e IV. E - II, III e IV. 4. Em regra, o auxlio-doena

A - ter o perodo de carncia de 10 contribuies mensais, podendo ser exigida, conforme a doena, o perodo de 24 contribuies mensais. B - ser devido ao segurado empregado, a contar do trigsimo dia do afastamento da atividade. C - consistir em uma renda mensal correspondente a 91% do salrio-debenefcio. D - ter o prazo mximo de 180 meses, sendo, obrigatoriamente convertido em aposentadoria por invalidez ou compelido o retorno s atividades laboratcias. E - ser devido ao segurado empregado, a contar do vigsimo dia do afastamento da atividade.

5. O auxlio-doena A - exige a incapacidade total e provisria para o exerccio de todas as atividades laborativas. B - exige a incapacidade total e provisria para o exerccio das atividades laborativas habituais. C - devido aos segurados empregados desde o afastamento da atividade. D - devido aos segurados especiais desde o requerimento. E - devido, a contar do 16o dia, aos segurados empregados e domsticos. 6. O auxlio-acidente A - pressupe seqela definitiva aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza. B - devido aos empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos. C - no exige o cumprimento do perodo de carncia e tem carter vitalcio, extinguindo-se apenas com o bito do segurado. D - devido ao desempregado, desde que detenha qualidade de segurado. E - poder ser cumulado com auxlio-doena e com aposentadoria por tempo de contribuio. 7. Em relao ao acidente do trabalho pode-se afirmar que A - para a caracterizao do acidente laboral, necessrio que este seja causa nica da reduo ou perda da capacidade laborativa do segurado. B - o ato de imprudncia praticado por terceiro ou companheiro de trabalho, que acarrete a incapacidade laborativa do segurado no considerado acidente de trabalho. C - o acidente ocorrido no trnsito que causa morte do segurado no caminho de volta do trabalho, mesmo com desvio do trajeto habitual para resolver assunto de seu interesse, considerado acidente do trabalho. D - para caracterizao tcnica do nexo causal do acidente do trabalho, a percia mdica do INSS poder ouvir testemunhas, efetuar pesquisa ou realizar vistoria do local de trabalho.

E - o benzenismo que acarrete leucopenia, ainda que no incapacitante, autoriza a concesso de benefcio acidentrio.

8. Para estabelecimento de nexo causal, o parecer A - pode prescindir do exame fsico/mental. B - deve considerar apenas o estudo do local de trabalho sendo dispensada a histria ocupacional. C - deve ser conseqente aos atendimentos individuais realizados por equipe multiprofissional. D - pode ser requerido pelo trabalhador somente aps completar o perodo de 3 meses de experincia no trabalho. E - pode ser emitido por qualquer profissional da equipe multiprofissional. 9. Considera-se acidente de trabalho, para fins de concesso de auxlio doena, a incapacidade decorrente de A - molstia inerente a grupo etrio e de acidente ocorrido no trabalho, decorrente de terrorismo praticado por terceiro. B - molstia degenerativa e de acidente ocorrido no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o veculo de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado. C - ato de pessoa privada do uso da razo e de molstia degenerativa. D - inundao ocorrida no local de trabalho e de doena endmica adquirida por segurado habitante da regio em que ela se desenvolva. E - viagem de estudo financiada pela empresa em veculo de propriedade do segurado e na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito. 10. Em relao s prestaes por acidente do trabalho, correto afirmar: A - Para fins previdencirios, para que seja caracterizado o acidente do trabalho necessrio e suficiente que o trabalhador sofra uma leso decorrente do exerccio do trabalho a servio do empregador. B - So prestaes previdencirias devidas em razo de acidente do trabalho o

auxlio-doena, a aposentadoria por invalidez, o auxlio-acidente, a penso por morte e a aposentadoria especial decorrente de condies especiais de trabalho. C - No caso de acidente do trabalho de que resulte leso corporal ou morte, a empresa deve comunicar ao INSS, atravs da emisso de CAT (Comunicao de Acidente do Trabalho) no primeiro dia til seguinte, sob pena de multa. D - As doenas ocupacionais (doena do trabalho e doena profissional) so aquelas contidas em rol taxativo previsto na legislao previdenciria e que se equiparam a acidente, por expressa disposio legal. E - O acidente ocorrido no percurso da casa para o trabalho e vice-versa, mesmo fora do local e do horrio do trabalho, considerado como acidente do trabalho, por expressa disposio legal. 11. Entre as alternativas abaixo, assinale a que identifica a prestao devida pela Previdncia Social ao dependente do segurado: A - salrio-famfiia. B - auxlio-recluso. C - auxlio-acidente. D - salrio-maternidade. 12. Tratando-se de segurado empregado, em gozo de auxlio-doena, cuja empresa garanta licena remunerada a seus empregados, correto afirmar que A - o segurado poder acumular o valor do auxlio-doena e a importncia garantida pela licena. B - o segurado perde o direito ao valor do auxlio-doena. C - o segurado dever optar pelo recebimento do valor do auxlio-doena ou pela importncia garantida pela licena. D - a empresa poder pagar ao segurado a diferena entre o valor do auxliodoena e a importncia garantida pela licena. E - a empresa obrigada a pagar ao segurado a diferena entre o valor do auxlio-doena e a importncia garantida pela licena.

13. O segurado, em gozo de auxlio-doena, que no consiga recuperao para a atividade que exercia habitualmente A - perder o gozo do auxlio-doena. B - dever continuar em gozo do auxlio-doena at que recupere sua capacidade para exercer a atividade que exercia habitualmente. C - perder o gozo do auxlio-doena e dever submeter-se a processo de reabilitao profissional que lhe garanta exercer outra atividade. D - dever continuar em gozo do auxlio-doena e submeter-se a processo de reabilitao profissional que lhe garanta exercer outra atividade. E - dever continuar em gozo do auxlio-doena, optando, por sua vontade, a submeter-se a processo de reabilitao profissional. 14. Considerando o aspecto temporal do benefcio auxlio-doena, analise as proposies numeradas abaixo. I. Para o segurado empregado, o benefcio devido a contar do 16o dia do afastamento da atividade. II. Para os demais segurados, exceto os empregados, o benefcio devido a contar da data de incio da incapacidade. III. Para todos os segurados, o benefcio devido a contar da data do requerimento, quando este for efetivado aps o 16o dia do afastamento da atividade. IV. Para o segurado empregado o benefcio devido a contar da data do afastamento da atividade. So verdadeiras as proposies A - I e II. B - I e III. C - I e IV. D - II e III. E - II e IV.

1) D 2) C 3) C 4) C 5) B 6) A 7) D 8) C 9) E 10) E 11) B 12) E 13) D 14) A

Vous aimerez peut-être aussi