Vous êtes sur la page 1sur 13

ISSN: 1984-1655

Adolescncia: Perspectiva de Desconstruo de uma Viso Naturalizada


Luana DALLO1 Karina Ins PALUDO2

Resumo
A adolescncia uma etapa do desenvolvimento humano que h muito tempo objeto de inmeros estudos. Contudo, averigua-se que comumente se tem entendido os comportamentos adolescentes a partir de uma viso naturalizada, imbudos de um discurso ideolgico que propicia a desresponsabilizao dos sujeitos, o que pode ser uma das justificativas para os altos ndices de comportamentos de risco neste grupo etrio. Desse modo pretende-se, nesta oportunidade, trazer para a comunidade cientfica um ponto de discusso: trata-se da tentativa de argumentao de que o adolescente, quando desenvolvida a autonomia de decises, o exerccio da cooperao e recursos resilientes, pode fazer escolhas responsveis, distanciando-se dos comportamentos de risco. Pretende-se, assim, ir para alm da viso naturalizada imbuda na sociedade de que o adolescente est simplesmente passando por uma fase fora do padro. Para tanto, parte-se da premissa da necessidade do estabelecimento de relaes de alteridade e do desenvolvimento de uma afetividade ampliada, isto , da busca de relaes de qualidade desde a mais tenra idade do sujeito, no se perdendo de vista que o meio afeta e afetado pelo sujeito. Palavras-chave: Adolescncia; Comportamentos de Risco; Resilincia.

Abstract
The adolescence is a stage of human development that has long been the object of numerous studies. However, investigate that commonly have understood these behaviors adolescents from a naturalistic worldview, imbued with an ideological discourse that provides the disclaimer of the subject, which can be one of the justifications for the high levels of risky behaviour in this age group. So is this opportunity, bring to the scientific community on a point of discussion: the attempted argument that the teenager, when developed the autonomy of decision-making, the resilient cooperation and resources, you can make responsible choices, distancing themselves from the risk behaviours. The aim is to go beyond the list view imbued in society that the teenager is simply going through a phase. So, part of the premise of need for the establishment of relations of alterity and developing an affection, that is, search quality relations since the early age of the subject, not losing sight of the medium affects and is affected by the subject. Keywords: Adolescence; Risky Behaviors; Resilience.
Doutoranda em Educao - UNESP (Marlia-SP). Mestre em Educao Unesp (Marlia-SP) e Graduada em Psicologia (UNIPAR PR). Email: luana@aol.com.br. Mestranda em Educao pela Universidade Federal do Paran - UFPR. e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Prticas Educativas - Mediar. Email: karina_paludo@hotmail.com. 129

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

ISSN: 1984-1655

Introduo A adolescncia uma fase complexa, comumente conhecida como um prolongamento da infncia, encarregada de preparar o sujeito para o futuro. Est ideologicamente intrnseco na sociedade que esta fase da vida possui caractersticas psicolgicas especficas e naturais, como insegurana, rebeldia, impulsividade e agressividade. Tais caractersticas seriam resultados das mudanas biolgicas e hormonais tpicas da puberdade e que fixam o adolescente num perodo de transio entre a infncia e a fase adulta. Ainda nessa perspectiva (ERICKSON, 1976; ABERASTURY, KNOBEL, 1981), no processo de amadurecimento, o adolescente assumiria uma posio de confrontamento e de oposio aos valores, leis e tradies sociais, como uma maneira de firmar sua identidade e autonomia frente aos adultos. Neste sentido, construiu-se a perspectiva de que o adolescente ainda no tem maturidade suficiente para se responsabilizar por suas escolhas e atos, o que favorece a compreenso da transgresso como um processo natural, propiciando a desresponsabilizao deste grupo etrio:
Enquadra-se numa faixa da populao por entender que ainda no so cidados formados e demandam orientao a fim de educar suas pulses e seus afetos atravs da razo. Com isso, acaba-se tambm por desresponsabilizar os sujeitos nessa fase da vida, por entender que esto em um perodo de transio no qual a transgresso natural. (BERTOL; SOUZA, 2010, p.838).

Segundo Coutinho (2005), um tempo de espera, do adiamento na entrado no mundo pblico, justamente por no haver um lugar predeterminado a ser ocupado por este sujeito na sociedade, devido complexidade do processo de formao profissional, o declnio da tica do trabalho e da produo, bem como dos ideais ligados ao casamento e a famlia. No sendo esta situao uma escolha do adolescente, mas uma questo poltica, econmica e social.

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

130

ISSN: 1984-1655

Nesse contexto, Piaget (1993; 1994) se coloca contrrio viso de adolescncia como um processo inato e enfatiza o essencial papel que a sociedade desempenha na formao cognitiva e afetiva, tidos estes como processos interdependentes. Piaget destaca a importncia do adolescente desenvolver a autonomia de decises, que o levar escolhas responsveis, se distanciando, portanto, dos comportamentos de risco. Para que essa autonomia acontea imprescindvel a cooperao, dada por meio de relaes qualitativas, responsveis e igualitrias. Esse conjunto de fatores propiciar ao adolescente desenvolver a resilincia, que a possibilidade de fazer escolhas responsveis mesmo vivendo em um meio adverso. Diante do explanado, objetiva-se neste estudo, propor uma discusso acerca da adolescncia, ultrapassando o entendimento naturalizado que concebe esta fase como sinnimo de rebeldia, imaturidade e irresponsabilidade, ideia posta para justificar os comportamentos de risco. Metodologia Como caminho metodolgico partir-se- de pesquisa bibliogrfica, por meio de livros e artigos cientficos, com o intuito de se discutir trs enfoques acerca da adolescncia: a perspectiva social, segundo Calligares (2000), Bock (2007), Coutinho (2005), Bertol e Souza (2010); a abordagem epistemolgica de Piaget (1993; 1994); e a teoria da afetividade ampliada, que enfatiza a alteridade e a resilincia, proposta por Loos e SantAna (LOOS; SANTANA, 2007; LOOS; SANTANA; NEZ RODRGUEZ, 2010; SANTANA; LOOS; CEBULSKI, 2010).

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

131

ISSN: 1984-1655

Resultados e Discusso A perspectiva social sobre a adolescncia No desenrolar da modernidade, o conceito naturalizado de adolescncia tornou-se hegemnico, imperando a ideia como consequncia biolgica e predeterminada. Alguns tericos (BOCK, 2007; COUTINHO; 2005; BERTOL; SOUZA, 2010) sinalizam sobre a importncia de questionar a adolescncia como um processo natural e universal, e apontam para uma viso de constituio do sujeito a partir de referncias histricas e sociais. Esta viso social prope questionar a concepo de adolescncia como sinnimo de rebeldia, impulsividade e imaturidade.
[...] perguntamos se essas caractersticas atribudas aos denominados adolescentes so naturais e constitutivas dessa fase da organizao subjetiva ou se so produzidas por esse sujeito como resposta ao lugar que a sociedade lhe destina. Perguntamos, ainda, se muitas das caractersticas apresentadas pelos adolescentes tambm no podem ser encontradas nos demais sujeitos no adolescentes constitudos sob a gide do iderio moderno marcado pelo individualismo. (BERTOL; SOUZA, 2010, p. 826).

Bock (2007) explicita que o adolescente no sabe o que precisa fazer para se tornar um adulto. O critrio simples da maturao descartado, no h rituais iniciticos que este deve passar para adquirir status de adulto, definido em funo de alguma atividade valorizada e predeterminada pela sociedade. E, assim, sobram somente a procrastinao e o enigma, que afrontam o adolescente, este condenado a uma moratria forada de sua vida, sentindo uma insegurana radical. Quando Calligaris (2000) discute a moratria social, mostra que a adolescncia uma fase de espera, pois apesar da transformao num corpo adulto, no lhe so consentidas algumas atividades adultas com a justificativa de que emocionalmente e cognitivamente no est pronto.

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

132

ISSN: 1984-1655

Segundo Bertol e Souza (2010), a adolescncia como um personagem imposto pela rede social colocado em um cronograma que exerce influncia no apenas na subjetividade dos que se reconhecem nesse personagem, como tambm na maneira como ser posicionado nesta rede social e no estabelecimento de vnculos. A vivncia dessa fase, suas formas de manifestao, e at o seu incio e fim, so mantidos e impostos aos sujeitos pela relao com as alteridades e identificaes que aparecem ligadas subjetividade, seja para manter presa a um padro ou para express-la em sua diferena, em sua singularidade, atravs do conjunto de consequncias que a fuga do comum pode ocasionar. Desde a mais tenra idade imbuda no sujeito, imposta pelo discurso, a concepo de que adolescncia o momento de liberdade, de fuga do padro. E desta maneira, acaba-se por perpetuar a imagem de que o adolescente no tem escolhas responsveis, naturalizando e banalizando os comportamentos de risco. Apesar dos altos ndices das condutas de risco (doenas sexualmente transmissveis, uso abusivo de lcool, direo em alta velocidade, etc.), no se acredita que seja algo universal, natural. A perspectiva piagetiana sobre a adolescncia Na concepo de Jean Piaget, a adolescncia no pode ser entendida a partir da viso naturalizada, mas sob uma perspectiva interacionista entre o sujeito e o meio.
Em resumo, longe de constituir uma fonte de ideias inatas j inteiramente elaboradas, a maturao do sistema nervoso se limita a determinar o conjunto das possibilidades e impossibilidades para determinado nvel, em determinado ambiente social, e portanto indispensvel para a efetivao dessas possibilidades. Depois, essa efetivao pode ser acelerada ou retardada em funo das condies culturais e educativas [...]. (INHELDER; PIAGET, 1976, p. 251).

Piaget busca entender a adolescncia a partir de trs questes: o pensamento, a personalidade e a integralizao sociedade adulta. Em relao ao pensamento, Inhelder e Piaget (1976) ressaltam que aps os onze ou doze
Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme 133

ISSN: 1984-1655

anos, o pensamento formal torna-se possvel, significando que as operaes lgicas comeam a ser transpostas do plano da manipulao concreta para o das ideias. O pensamento formal [...] parte de hipteses, isto , do possvel, em vez de limitar-se a uma estruturao direta dos dados percebidos. (p. 190). Assim, ao invs de executar em pensamento aes possveis sobre os objetos, o adolescente faz reflexes das operaes independentes dos objetos e os substitui por simples proposies. Esta reflexo como um pensamento de segundo grau, sendo o pensamento concreto a representao de uma ao possvel e o formal, a representao da representao de aes possveis (PIAGET, 1993). Para Piaget, segundo Wadsworth (1997), a caracterstica fundamental da adolescncia a sua integrao na sociedade dos adultos, e esta integrao varia de sociedade para sociedade, e at mesmo em diferentes ambientes sociais. Portanto, no possvel considerar o pensamento do adolescente sem considerar o ambiente que este est inserido (ELKIND, 1962; KOHLBERG e MAYER, 1972; SCHWEBEL, 1975; KUHN et al, 1977). Alm da importncia da funcionalidade do pensamento formal para que o adolescente se integre ao mundo adulto, tambm se considera essencial a formao da personalidade, na qual os aspectos intelectual e afetivo devem ser valorizados como processos fundamentais e interdependentes. Segundo Piaget (1993), desenvolve-se a personalidade a partir do momento que se forma um programa de vida, que funciona, ao mesmo tempo, como fonte de disciplina para a vontade e como instrumento de cooperao. Mas este plano de vida supe a interveno do pensamento e da livre reflexo, e por isso que s se elabora quando certas condies intelectuais e afetivas so estabelecidas.

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

134

ISSN: 1984-1655

Para Inhelder e Piaget (1976), a afetividade do adolescente entendida como o fator de energia das condutas, e propiciar o desempenho de papis sociais a partir das regras e valores construdos de forma autnoma, o que caracterizado o que se denomina personalidade. Portanto, por sua personalidade estar em formao, o adolescente comea a considerar-se igual aos adultos, julgando-os num plano de igualdade e de total reciprocidade (INHELDER; PIAGET, 1976). Um dos motivos para se colocar como um igual seria a inteno de resolver conflitos cognitivos, que para os adultos se configuram muitas vezes como embates. Acredita-se que seja, no entanto, um momento de (re)construo e (re)elaborao de conceitos, valores e crenas, onde as relaes qualitativas so imprescindveis para desenvolver a autonomia. Pode-se salientar, portanto, que o desenvolvimento da autonomia depende das relaes mencionadas, onde a partir das interaes o adolescente a construir, o que no aconteceria se vivenciasse somente relaes de autoritarismo exacerbado. A autonomia significa, em linhas gerais, a capacidade de tomar suas prprias decises. a autorregulao, na qual a pessoa controla e dirige o eu de maneira efetiva, eficiente e responsvel, envolvendo ao e interao social cooperativa, com base no desejo de fazer o que correto, justo e responsvel para si e para os outros. A moralidade da cooperao aflora, no porque seja imposta, mas porque ela adaptativa (WADSWORTH, 1997, p. 176), constituindo-se como um guia para a seleo de comportamentos, apoiado na prpria construo de valores e no senso de obrigao de agir conforme ele, levando-a a optar por comportamentos saudveis e responsveis. Desenvolvida a autonomia de decises (PIAGET, 1994), o adolescente ter a possibilidade de fazer escolhas responsveis ao invs de opVolume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme 135

ISSN: 1984-1655

es que resultem em danos orgnicos e sociais, como por exemplo, uso abusivo de lcool e outras drogas, prtica sexual e automobilstica irresponsveis, to comuns na sociedade contempornea. Neste sentido, diante destas condies sociais de escolha, o adolescente que desenvolveu o pensamento formal pode refletir se tais comportamentos que envolvem riscos sociais e de sade fazem parte de seus planos de vida ou, ainda, o que as condutas podem acarretar naquilo que planejaram. Como nem sempre o raciocnio formal correlacionado realidade, a afetividade atua como reguladora de suas condutas, na qual a autonomia desenvolvida pode ser um recurso interno fundamental para o no envolvimento dos adolescentes em comportamentos de risco. Considera-se, assim, extremamente importante favorecer a reflexo do adolescente, provocar o conflito cognitivo, contribuir para a sua regulao afetiva, auxili-lo na construo de valores autnomos, apoiar as escolhas responsveis para si e para os outros, e, sobretudo, ajudar promover a cooperao, a troca, em suma, a humanizao. No entanto, para que isso ocorra, impretervel uma reviso de todos sobre os valores individualistas constitudos nesta sociedade e a importncia de transform-las. Se, para Piaget, a autonomia se desenvolve e est interligada cooperao entre as pessoas, como pode ser promovida autonomia numa sociedade predominantemente narcisista?! Pode-se supor, neste sentido, uma grande dificuldade de ser, assim, humano (SANTANA, LOOS, CEBULSKI, 2010, p.111), em muitos dos adolescentes nesta sociedade que impera a individualizao ao invs da cooperao, o que gera impasses na formao de sua personalidade, entraves nos seus programas de vida, e busca de afirmao atravs dos comportamentos de risco.

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

136

ISSN: 1984-1655

A resilincia e a alteridade a partir da perspectiva da afetividade ampliada As relaes so imprescindveis porque o ser se torna humano a partir de suas interaes com o meio, onde, nas palavras de Buber (1977, p. 35), [...] o eu s existe com o outro. Esse cenrio, por sua vez, tido luz da alteridade. Isto , a partir das relaes com o outro, relaes estas de qualidade, tendo como pressuposto a confiana mtua. A alteridade,
[...] implica uma relao entre o eu e o outro atravs da proximidade, cujo sentido primordial e ltimo a responsabilidade do eu pelo outro. Representa, assim, o pice da relao eu-outro, em que ambas as partes assumem um compromisso com o outro, e somente nesse pacto de responsabilidade que se d a relao propriamente dita, pois cada um considera legitimamente a presena do outro. (LOOS; SANTANA; NEZ RODRGUEZ, 2010, p. 151).

A alteridade no se limita a um processo exterior e/ou meramente racional, mas antes, est permeado de significao, que permite construir a representao do outro, do mundo, das situaes e do prprio eu. sem dvida, um processo de afetividade, no sentido etimolgico da palavra. Tratase do afetar, onde o indivduo afeta e afetado pelo meio que o circunda. E, nesse sentido da afetividade ampliada, esses afetos refletiro no sujeito, causando uma marca (positiva ou negativa) (SANTANA; LOOS; CEBULSKI, 2010). Desse modo, o adolescente precisa de relaes no impositivas, mas sim dialogadas, e do estabelecimento de vnculos baseados na confiana e cumplicidade. Claro que estas relaes nem sempre sero tranquilas, estveis; passvel de acontecer desequilbrios e situaes de desconforto, como por exemplo, os conflitos de ideias e de outros tipos. Contudo, justamente a partir dessa tenso que ocorrero processos de mudanas cognitivas e afetivas, o que se reflete na construo de sua identidade.

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

137

ISSN: 1984-1655

Pode-se inferir que a vivncia de relaes saudveis desde a mais tenra idade do sujeito, ou seja, aquelas que impem tenso na medida correta, possibilitar ainda o desenvolvimento da resilincia, isto , da capacidade de no resilir (romper, destruir-se) diante dos desafios impostos pelo meio. O no resilir proporcionado pela [...] aquisio de recursos internos afetivos e comportamentais (...), associados disponibilidade de recursos externos sociais e culturais. (LOOS; SANTANA; NEZ RODRGUEZ, 2010, p. 154). Estes recursos, denominados fatores ou suportes de resilincia, no so inatos, mas construdos de forma gradativa e passam a operar como mecanismos de proteo. Assim, a resilincia permite a um indivduo exercer a capacidade de ter uma vida sadia, mesmo vivendo em um meio insano (KOTLIARENCO et al, 1997, p.6) e o que garantir que mesmo vivendo em uma sociedade que propicia, atravs do discurso e das prticas ideolgicas, o adolescente tenha a possibilidades de no assumir comportamentos abusivos ou de excessivo risco. Como ningum resiliente em todo momento, e devido s novas condies sociais advindas na adolescncia, a construo de novos recursos internos e externos absolutamente necessria para a sobrevivncia psicolgica. Assim, relaes de qualidade precisam ser construdas e reconstrudas nesta fase, para que o sujeito tenha a habilidade de lidar com o mundo e consigo mesmo de forma segura, autnoma, afetuosa e flexvel. SantAna, Loos e Nez Rodrguez (2010) afirmam que, em sntese, a resilincia pode ser vista como uma capacidade latente nos indivduos, porm esta somente ser desenvolvida a partir de certas qualidade do meio, em especial dos processos interativos entre os seres humanos. E a partir de tal constatao que se fazem notar os elos entre resilincia e alteridade, bem como

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

138

ISSN: 1984-1655

suas repercusses para o desenvolvimento de uma afetividade ampliada, investindo-se em indivduos agora adolescentes, amanh, porm, adultos mais plenamente desenvolvidos. Concluso Longe de responder conclusivamente s vrias questes que envolvem os comportamentos de risco em adolescentes (por ser um tema de grande complexidade), pretendeu-se apresentar comunidade cientfica um debate para amadurecimento de ideias, viabilizando futuros estudos. Buscou-se compreender a adolescncia no como um processo naturalizado, mas constitudo na relao do sujeito com o seu meio, o que ser um fator significativo para o desenvolvimento cognitivo e afetivo, podendo resultar, assim, em comportamentos responsveis. A construo gradativa de recursos internos e externos que conduz autonomia nas decises possibilitada pela vivncia de relaes qualitativas e cooperativas, desenvolvendo no adolescente a capacidade de no resilir frente s diferentes situaes, algo to comum nesta fase.

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

139

ISSN: 1984-1655

Referncias ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia Normal. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981. BERTOL, C.E.; SOUZA, M. Transgresses e adolescncia: individualismo, autonomia e representaes identitrias. Psicologia: Cincia e Profisso, v.30, n.4, p.824-839, 2010. Disponvel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932010000400012. Acesso em: 14 de maio de 2011. BOCK, A.M.B. A adolescncia como construo social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v.11, n.1. p.63-67, jan/junh 2007. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n1/v11n1a07.pdf. Acesso em: 14 de mai de 2011. BUBER, M. Eu e Tu. So Paulo: Moraes, 1977. CALLIGARIS, C. A seduo dos jovens. So Paulo: Caderno Mais (Folha de So Paulo), 1998. COUTINHO, L.G. A adolescncia na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional Revista de Psicanlise, ano XVIII, n.181. p.13-19, mar 2005. Disponvel em: http://www.editoraescuta.com.br/pulsional/181_02.pdf. Acesso em: 14 de maio de 2011. ELKIND, D. Quality conceptions in junior and senior high school students. Journal of Social Psychology, n.57, p.459-65, 1962. ERICKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro:Zahar. 1976. INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lgica da criana lgica do adolescente: ensaio sobre a construo das estruturas operatrias formais. Traduo de Dante Moreira Leite. So Paulo: Pioneira, 1976. (Original publicado em 1958). KOHLBERG, L., MAYER, R. Development as the aim of education. Harvard Educational Review. v.42, n.4, p.449- 496, 1972. KUHN, D. LANGER, N; KOHLBERG, L; HANN, N. The development of formal operations in logical and moral judgment. Genetics Psychology Monograph, n.95, 115, 1977.

Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme

140

ISSN: 1984-1655

LOOS, H.; SANTANA, R.S. Cognio, afeto e desenvolvimento humano: a emoo de viver e a razo de existir. Educar em Revista. Curitiba: Ed. UFPR, n.30, jul./dez. 2007. LOOS, H.; SANTANA, R.S.; NEZ RODRGUEZ, S.I. Sobre o sentido do eu, do outro e da vida: consideraes em uma ontologia acerca da alteridade e da resilincia. In: GURIOS, E.; STOLTZ, T. Educao e alteridade. So Carlos: EDUFSCAR, 2010. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia (traduo de Maria Alice Magalhes DAmorim e Paulo Srgio Lima Silva). 19 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. PIAGET, J. O juzo moral na criana. So Paulo: Summus, 1994. (Original publicado em 1932). SANTANA, R.S.; LOOS, H.; CEBULSKI, M.C. Afetividade, cognio e educao: ensaio acerca da demarcao de fronteiras entre os conceitos e a dificuldade de ser do homem. Educar em Revista. Curitiba: Ed. UFPR, n.36, jan/abr, 2010. SCHWEBEL, M. Formal operation in first year college students. Journal of Psychology, v.91, n.1, p.133-41, set 1975. WADSWORTH, B.J. Inteligncia e afetividade da criana na teoria de Piaget. (traduo de Esmria Rovai). 5. ed., So Paulo: Pioneira, 1997.

Recebido em: 16/10/2012 Aceite em: 06/12/2012


Volume 4 Nmero 2 Ago-Dez/2012 www.marilia.unesp.br/scheme 141

Vous aimerez peut-être aussi