Vous êtes sur la page 1sur 3

Design Grafico v5

DESIGN GRFICO

1. NOME E DESCRIO DA MODALIDADE A modalidade denomina-se Design Grfico. Abrange os processos de pr-impresso de peas grficas incluindo a criao, diagramao, arte final, arquivo digital para obteno de fotolito e desenvolvimento de projeto grfico em 2D e 3D. O profissional dessa rea, trabalha em conformidade com as normas e procedimentos tcnicos de qualidade, de segurana, de higiene, de sade e de preservao ambiental.

Montagem monofacial com corte seco; Montagem de fotolitos convencionais; Reproduo de provas convencionais e digitais e cpia e provas para offset;

Criao e criatividade:

Tipologia; Tipometria; Composio visual;

Materiais fotogrficos: Tipos; Caractersticas; Processo qumico; Normas de segurana.

2. DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE NA OLIMPADA DO CONHECIMENTO O processo de avaliao consiste de uma prova Terica, uma prova de Qualidades Pessoais e uma prova Prtica. 2.1. Prova Terica A prova Terica ser realizada no mximo em 120 minutos, e constar de, no mnimo, 20 questes de tecnologia, de mltipla escolha, com cinco alternativas cada, com base em situaes problema envolvendo conhecimentos e aplicao de clculos tcnicos, com grau de dificuldade em nvel de cursos CAI, FC ou compatvel com o Curso Tcnico ao qual se referem. Conhecimentos bsicos necessrios execuo da prova Terica: 2.1.1. Processo de pr-impresso

2.1.2. Processamento da imagem Digitalizao da imagem; Separao de cores; Clculo de resoluo; Tratamento de imagem; Sada em filme; Padronizao do processo fotoqumico; Tecnologias de sada sem filme; Montagem eletrnica; Fechamento de arquivos para sada; Gerenciamento de cores; Controle de graduao; Correo de cores; Balano de grises; Calibrao de equipamentos; Montagem bi-facial; Quadricromias; Montagem editorial; Montagem bifacial com corte duplo; Escalas de controle; Definies e testes; Densitometria aplicada.

Composio visual:

Definies e fundamentos; Originais; Fotografia para criao; Fotolitos; Projeto grfico em computao grfica; Processamento eletrnico da imagem; Reproduo de fotografia convencional; Reproduo de contatos para montagem; Clculo de aproveitamento de papel;

A prova Terica ter peso equivalente a 10% do total das provas.

Olimpada do Conhecimento 2011 So Paulo Skills

1/3

Design Grafico v5

2.2. Prova de Qualidades Pessoais A prova de Qualidades Pessoais compreender duas etapas:

Design de impressos publicitrios e editoriais; Leiaute: desenvolvimento em programas de desenho, ilustrao, editorao e tratamento de imagem, com sada em impressoras P&B e/ou colorida; Arte final: desenvolvimento, execuo de arquivos digitais prontos para sada e para cpia impressa.

Hab il id ad es I n t e lect uai s consiste no planejamento da prova Prtica. Habilidades Intelectuais que sero avaliadas: Capacidade de planejamento; Racionalizao; Preciso; Capacidade de pesquisa; Capacidade de transferncia; Capacidade de resoluo de problemas; Leitura e interpretao de texto. A avaliao das Habilidades Intelectuais ter peso equivalente a 3% da avaliao total das provas.

2.3.1. Materiais Utilizados

Papis para "roughs"; Papis para leiaute; Cartes para embalagem; Pranchas para montagem; CD Rom; Papis para impresso.

At i t u d es avaliadas durante a execuo da prova Prtica. Atitudes que sero avaliadas: Ateno; Concentrao; Organizao; Conscincia de qualidade; Conscincia de segurana; Determinao; Flexibilidade; Perseverana; Zelo. A avaliao das Atitudes ter peso equivalente a 2% da avaliao total das provas.

A prova Prtica ter peso equivalente a 85% da avaliao total das provas.

3. INFRAESTRUTURA 3.1. Posto de Trabalho

Macintosh G5; Scanner colorido; Mesa de trabalho em L; Mesa para estao de computao; Cadeira; Armrio para materiais; Software para InDesign); Software para Ilustrator); editorao vetor grfica (Adobe Adobe

(CorelDraw,

2.3. Prova Prtica A prova Prtica ser realizada em 22 horas, no mnimo, e em 24 horas, no mximo, dividida em 4 mdulos (Impressos especiais e criao, identidade visual ou impresso publicitrio, embalagem e editorial), abrangendo as seguintes operaes:

Software para tratamento de imagem (Adobe PhotoShop). Outros softwares (Adobe Acrobat Professional, Gerenciador de Fontes).

Manipulao e criao de imagens; Desenho e redesenho de logos, grficos, mapas (vetor ou manual);

3.2. Uso geral

Impressora colorida.

Olimpada do Conhecimento 2011 So Paulo Skills

2/3

Design Grafico v5

4. FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS, NORMAS TCNIC AS, M ANU AIS E C ATLOGOS TCNICOS 4.1. Materiais e instrumentos que o aluno dever levar para a competio:

Observao: Materiais, instrumentos e ferramentas trazidos pelo competidor, que no foram solicitados, devero ser apresentados aos avaliadores no perodo da ambientao, que autorizaro o uso ou no dos mesmos. 4.2. Manuais e Catlogos Tcnicos Manuais e Catlogos Tcnicos disponibilizados anteriormente pela Comisso Organizadora, devero ser levados para a competio. O aluno dever levar as normas de PDF-X e PDFx3 4.3. Equipamentos de Proteo Individual (EPI)

Apontador de lpis; lcool; Base para corte Bigode para limpeza de mesa; Bloco de papel canson para desenho A3; Borracha branca; Calculadora cientfica no programvel; Caneta hidrocor (24 cores); Caneta marca texto diversas cores; Caneta esferogrfica azul; Caneta marcador para CD preta; Caneta nanquim 0,2 0,4 0,6; DVD-RW 700Mb; DVD-R 700Mb; Cola basto; Cola branca; Kit pantone de referncia de cor ou outras referncias; Esquadro 45 e 60, sem graduao, de 30cm de altura; Esptula para dobra de papel; Estilete Olfa 9mm, com lminas; Estilete Olfa 18mm, com lminas; Fita adesiva transparente pequena; Fita dupla face; Fita adesiva plstica; Fita crepe; Flanela; Lpis de cor (36 cores); Lpis para desenho 2H, 4H, HB 4B, 5B e 6H; Lpis de cera 12 cores; Lapiseira 0,5mm e 0,7mm grafite preta; Nanquim; Papel fotogrfico para impresso; Pincis; Rgua acrlica 30cm e 50cm; Rgua de ao de 30cm; Rgua de ao de 50 ou 60cm; Rgua de corte; Suporte para fita adesiva pequena; Tecido para limpeza; Tesoura; Tintas (aquarela, guache, etc.); Transferidor; Tablet.

Calado fechado de couro.

5. AVALIAO Os principais itens a serem avaliados so:

Criatividade; Projeto e tipografia; Uso do computador software; Habilidades manuais; e conhecimento do

Conhecimento do processo de impresso; Conhecimento do processo de produo; Impresso e formatos de arquivo.

Os critrios de avaliao sero definidos pela equipe de avaliadores, antes do incio da Competio e informados aos competidores. Na avaliao de desempenho dos candidatos nas provas Terica, Prtica e de Qualidades Pessoais, ser utilizado o critrio de notas, numa escala de 0 a 100. Pesos Prova Terica Qualidades Pessoais Habilidades Intelectuais Qualidades Pessoais Atitudes Prtica TOTAL Peso 10% 7% 3% 80% 100%

Olimpada do Conhecimento 2011 So Paulo Skills

3/3

Vous aimerez peut-être aussi