Vous êtes sur la page 1sur 5

Campinas, 08 de Novembro 2012. Trabalho de Biossegurana NR-32 Segurana e Sade no Trabalho em Servio de Sade.

TST 1/12

A Funda Centro classifica as substncias qumicas em sete grupos, em funo da ao ao organismo do trabalhador: Grupo I - Substncias de ao generalizada sobre o organismo: correspondem aos agentes qumicos cujos efeitos, no organismo dos trabalhadores, dependem da quantidade de substncia absorvidas, relacionadas no Quadro 1 do Anexo da NR-15, aos quais se aplica o limite de tolerncia mdia ponderada ( ex: cloro, chumbo, monxido de carbnio e nitroetano). Grupo II - Substncia de ao generalizada sobre o organismo, podendo ser absorvida, tambm por via cutnea: correspondem aos agentes qumicos que, alm de exporem os trabalhadores, atravs das vias respiratrias, tambm exigem a proteo individual para todas as partes do corpo que, esto exposto e propicia a absoro cutnea do agente qumico: (ex: anilina, bromofrmio, fenol, tetracloreto de carbono e tolueno). Grupo III - Substncias de efeito extremamente rpido: correspondem aos agentes qumicos que tm indicados limites valor teto, os quais no podem ser ultrapassados, em momento algum durante a jornada de trabalho (ex.: cido clordico, dixido de enxofre e formaldedo). Grupo IV - Substncias de efeitos extremamente rpidos, podendo ser absorvidas, tambm por via cutnea: correspondem a apenas quatro substncias: lcool n-butlico, m-butilamona, monoetil hidrazina e sulfato de dimetila, as quais, alm de apresentarem limite de tolerncia valor teto, que no pode ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho, podem ser absorvidas pela pele, exigindo necessariamente, a utilizao do equipamento de proteo individual (EPI). Grupo V - Asfixiantes simples: so representados por alguns gases em altas concentraes no ar, atuam no sentido de deslocar o oxignio do ar, sem provocar efeitos fisiolgicos importantes. Entende-se por asfixia o bloqueio dos processos tissulares, pela falta de oxignio (ex.: acetileno, argnio, hlio, hidrognio, metano).

Grupo VI - Poeiras: so substncias qumicas slidas provenientes da segregao mecnica das substncias no estado slido; podem ser altamente nocivas, dependendo da sua dimenso, podendo causar pneumoconiose . A NR 15, em seu Anexo 12, prev trs agentes: asbestos (amianto), mangans e seus compostos e slica livre. Grupo VII - Substncias cancergenas: correspondem quelas que cientificamente comprovado, podem causar cncer ao trabalhador ou induzir cncer em animais, sob determinadas condies experimentais (ex.: cloreto de vinila, asbestos, benzidina, beta-naftalina, 4 nitrodifenil, 4-aminodifenil e, ultimamente, o benzeno).

Concluso

importante sempre manter a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos qumicos utilizados em servios de sade ou empresas e quando manipulado ou fracionado deve ser identificado de forma legvel, por etiqueta com o nome do produto, composio qumica, data de envase e validade e nome do responsvel pela manipulao ou fracionamento. As embalagens de produto qumico vazio no podem ser reutilizadas e devem ser descartada em local adequado conforme a instruo da FISPQ (Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico). Os produtos qumicos, inclusive intermedirio e resduos que implique riscos segurana e sade do trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo no mnimo, as seguintes informaes: a) As caractersticas e as formas de utilizao do produto; b) Os riscos segurana e sade do trabalhador e meio ambiente, considerando as formas de utilizao; c) As medidas de proteo coletivas, individual e controle mdico da sade dos trabalhadores; d) Condies e local de estocagem; e) Procedimentos em situao de emergncia. Deve ser mantida uma copia da ficha nos locais onde o produto utilizado; dessa forma zelando sempre pela sade e integridade fsica do trabalhador.

Trabalho de Biossegurana

NR-32 Segurana e Sade no Trabalho em Servio de Sade

Welington Nascimento Santos N46 Prof. Cicero Chaga Senac TST 1/12

Campinas 2012

Bibliografia

http://www.fundacentro.gov.br ( Funda Centro);


PORTARIA N 3214, DE 08 DE JUNHO DE 1978 (NR-15 e NR- 32.3 32.3.4.1.2)

Vous aimerez peut-être aussi