Vous êtes sur la page 1sur 68

Coordenaes Estaduais da TV Escola

TV na Escola e os Desafios de Hoje Curso de Extenso

MDULO 1
TECNOLOGIAS E EDUCAO: DESAFIOS E A TV ESCOLA

Seed/MEC e UniRede Braslia, 2002 Segunda edio revisada

Os textos que compem o presente curso no podem ser reproduzidos sem autorizao dos editores. Copyright 2002 by UniRede e Seed/MEC Universidade Virtual Pblica do Brasil (UniRede) Fundao Universidade de Braslia (FUB) Pavilho Ansio Teixeira Sala AT 141 Campus Universitrio Darcy Ribeiro Caixa Postal 04.313 cep 70919.970 Braslia-DF Telefone/fax: (0XX61) 307 3053 ou 307 3061 E-mail: unirede@unb.br Na Internet: www.unirede.br e/ou www.mec.gov.br

Curso de Extenso TV NA ESCOLA E OS DESAFIOS DE HOJE


Coordenao Nacional Carmen Moreira de Castro Neves Diretora do Departamento de Polticas de Educao a Distncia / Seed/MEC Dris Santos de Faria Decana de Extenso da UnB Coordenao Geral UniRede Dris Santos de Faria UnB Presidente Marcos Herter UDESC Ymiracy Polak UFPR Marcio Bunte de Carvalho UFMG Flvio Luis Nunes CEFET/RS Luiz de Souza Santos Jnior UFPI Selma Leite UFPA Ldice Gama Secretria Executiva Coordenao Geral Seed/MEC Aloylson Gregrio de Toledo Pinto Tania Maria Maia Magalhes Castro Coordenao Pedaggica Leda Maria Rangearo Fiorentini Faculdade de Educao UnB Coordenao de Contedo Vnia Lcia Quinto Carneiro Faculdade de Educao UnB Coordenao dos Programas de Vdeo Antonio Augusto Gomes dos Santos Silva Diretor do Departamento de Produo e Divulgao de Programas Educativos Seed/MEC Vnia Lcia Quinto Carneiro Faculdade de Educao UnB Assessoria Pedaggica Aloylson Gregrio de Toledo Pinto Seed/MEC Leda Maria Rangearo Fiorentin Faculdade de Educao UnB Simone Medeiros Seed/MEC

Coordenao Financeira Sylvio Quezado Dex/UnB-UniRede Carlos Randolfo Campos UniRede Jane Maria Fantinel Seed/MEC Realizao dos Vdeos Centro de Produo Cultural e Educativa CPCE/UnB Gesto do Curso Universidades integranges da UniRede Coordenaes Estaduais da TV Escola Centro de Educao Aberta, Continuada e a Distncia CEAD/UnB Coordenao Operacional Nacional Rosngela Barz Decanato de Extenso/UnB Equipe de Apoio Tcnico Seed/MEC Lgia Cirino Giro Luiz Roberto Rodrigues Martins Marcello Larcher Paulo Newton Produo Editorial Preparao de Originais e Reviso Rejane de Meneses e Yana Palankof Criao de cones Chico Rgis Editorao Eletrnica Raimunda Dias Capa Andr Ricardo da Costa Alencar Fotolitagem e Impresso Imprensa Oficial do Estado de So Paulo

T968

TV na escola e os desafios de hoje: Curso de Extenso para Professores do Ensino Fundamental e Mdio da Rede Pblica. UniRede e Seed/MEC/Coordenao de Leda Maria Rangearo Fiorentini e Vnia Lcia Quinto Carneiro. Braslia : Editora Universidade de Braslia, 2a Edio revisada, 2002. 3v. : il. Contedo : v. 1 Tecnologias e educao : desafios e a TV escola. v. 2 Usos da Televiso e do vdeo na escola. v. 3 Experimentao: planejando, produzindo, analisando. 1. Meios audiovisuais na educao. 2. Aperfeioamento de professores. I. Fiorentini, Leda Maria Rangearo. II. Carneiro, Vnia Lcia Quinto. CDU 371.333 371.14

Autores deste mdulo


o Aloylson Gregrio de Toledo Pinto

Licenciado em Pedagogia. Mestre em Educao Brasileira (Universidade de Braslia). Doutor em Psicologia Educacional (Universidade de Campinas). Especialista em educao a distncia (Universidad Nacional de Educacin a Distancia Uned Espanha). Atua como Coordenador-Geral de Projetos Especiais de Educao a Distncia do Depead/SeedMEC.
o Jos

Manuel Moran Doutor em Comunicao pela Universidade de So Paulo (USP), professor da disciplina Novas Tecnologias, na Escola de Comunicaes e Artes da USP e professor do programa de Ps-Graduao em Educao na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor de vrios livros.

o Leda

Maria Rangearo Fiorentini Pedagoga (USP), mestre em Educao (UFRJ), especialista em Educao a Distncia e doutoranda em Cincias da Educao (Universidad Nacional de Educacin a Distancia Uned Espanha). Linhas de pesquisa: concepo de cursos e materiais escritos para o ensino a distncia e formao de professores. Professora do Departamento de Mtodos e Tcnicas da Faculdade de Educao da UnB.
o Maria

Helena Silveira Professora do Programa Interdisciplinar da Escola de Engenharia (UFRJ). Pesquisa principal Imagem e Conhecimento. Pesquisa correlata Metodologias e Novos Meios Educativos. Membro da Comisso de Ps-Graduao em Educao para Engenharia Programa Cooperativo UFRJUFJF. Coordenadora do Labeme.

o Paulo Pavarini Raj

Engenheiro mecnico formado pelo ITA em 1972, mestrado em Engenharia de Sistemas pela Coppe/UFRJ em 1976 e doutorado em Engenharia de Produo pela University of Birmingham Inglaterra em 1982. Trabalhou na rea de telecomunicaes (ex Telerj 1973-1977) e Embratel (1982-1999). Membro da Comisso Nacional de Especialistas em Educao a Distncia da Seed/MEC. Professor visitante do Nead/UFPR e docente da Faculdade de Medicina da UERJ.
o Simone

Medeiros Licenciada em Letras (UFRN). Especialista em educao e desenvolvimento (UnB). Experincia de validao do material impresso do Programa Nacional de Capacitao a Distncia para Gestores Escolares Consed. Assessora tcnica do Proformao/MEC na concepo, elaborao e validao dos materiais impressos e no treinamento e suporte s equipes estaduais das regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Coordenadora de suporte tcnico-pedaggico do Departamento de Poltica de EAD da Seed/MEC.
o Vani

Moreira Kenski Professora, com mestrado (UnB) e doutorado em Educao (Unicamp). Coordenadora do Grupo de Trabalho Educao e Comunicao da Anped (Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Educao). Pesquisadora do CNPq. Atualmente pesquisadora-docente da USP e da Umesp. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas Ment (Memria, Ensino e Novas Tecnologias). Orienta pesquisas de mestrado e doutorado e autora de artigos e livros sobre esses temas.

o Vnia Lcia Quinto Carneiro

Professora e pesquisadora da Faculdade de Educao da UnB. Doutora em Educao (USP). Mestre em Tecnologia Educacional (UFRN). Licenciada em Matemtica (UFMG). Produtora e roteirista de programas educativos. Coordenadora da rea de Tecnologias na Educao do Mestrado em Educao da Faculdade de Educao da UnB. Linha de pesquisa: TV/vdeo e mediaes pedaggicas.
o Tania

Maria Maia Magalhes Castro Pedagoga (UFGO). Especialista em Administrao e Superviso Escolar (UFGO). Especialista em Educao Brasileira (UnB). Coordenadora-Geral de Planejamento de Educao a Distncia da Seed/MEC.

SUMRIO

Mensagem da Coordenao do Curso ....................................................... 7 Apresentao do Mdulo 1 ......................................................................... 9 Unidade 1 Tecnologias no cotidiano: desafios para o educador ................................. 11 Unidade 2 Linguagem da TV e novos modos de compreender .................................. 25 Unidade 3 Formao do professor e educao a distncia: do impresso s redes eletrnicas ............................................................................................... 39 Unidade 4 O projeto TV Escola .................................................................................. 69 Glossrio ................................................................................................ 101 Comentrios referentes s atividades ..................................................... 107

Caro(a) cursista,
Com este Mdulo 1: Tecnologias e educao: desafios e a TV Escola, a Secretaria de Educao a Distncia-Seed/MEC e a Universidade Virtual Pblica do Brasil-UniRede iniciam o Curso de Extenso TV na Escola e os Desafios de Hoje, para professores do ensino fundamental e mdio de todo o pas. O mdulo constitudo por este material impresso e quatro vdeos especialmente produzidos para suas unidades de contedo, bem como por vdeos do acervo da TV Escola, escolhidos para ampliar sua aprendizagem sobre as tecnologias da informao e da comunicao e as possibilidades de utilizlas na escola. Acompanhe a veiculao dos vdeos pelo canal da TV Escola de acordo com a grade que segue anexa. Organize-se para assistir aos programas, gravlos e estud-los segundo a orientao contida no Guia do Curso. importante que voc preencha a Ficha de Avaliao do Material Impresso e a Ficha de Avaliao dos Vdeos deste mdulo e as envie aos tutores, pois assim estar contribuindo para o aperfeioamento do mdulo para turmas futuras. Desejamos sucesso no estudo e na sua prtica pedaggica.

Coordenao Pedaggica Coordenao do Curso nas Universidades da UniRede Coordenaes Estaduais da TV Escola

Apresentao do Mdulo 1
Tecnologias e educao: desafios e a TV Escola

Introduo geral

Neste mdulo procuramos proporcionar-lhe uma viso geral do curso TV na Escola e os Desafios de Hoje, fornecendo-lhe a base que fundamentar e motivar suas prticas pedaggicas de utilizao da televiso e de vdeos, ao mesmo tempo procurando responder ao porqu das tecnologias na escola e ao porqu deste curso. Sabemos que as tecnologias esto presentes em nosso cotidiano no apenas em forma de suportes, mas de cultura. De fato, as tecnologias ampliam nossa viso de mundo, modificam as linguagens e propem novos padres ticos e novas maneiras de apreender a realidade. Conseqentemente, a escola seus dirigentes e professores deve discutir e compreender seu papel nos processos de ensino e aprendizagem. Um desafio educativo da televiso est na oferta de educao pela TV, a exemplo da TV Escola, que atende a demandas culturais e educativas de aperfeioamento do professor. O projeto TV na Escola e os Desafios de Hoje busca atender aos desafios do educar com televiso e vdeo na sala de aula. Neste mdulo voc conhecer a evoluo da televiso educativa entre ns e, em particular, a proposta e a organizao da TV Escola. Tambm trabalhamos as questes da tecnologia para explorar o uso do vdeo como motivador, informador e desencadeador de polmicas. Partimos do pressuposto de que voc um telespectador: j tem contato com a linguagem audiovisual, tem expectativas sobre essas tecnologias e possui certo nvel de exigncia em relao aos diversos programas, inclusive os educativos. Nessa discusso estamos interessados em sua valorizao profissional e em incentiv-lo(a) a aplicar o aprendido em sua prtica imediata, alm de utilizar vdeos e TV para sua formao continuada.
9

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Objetivo geral do mdulo

Refletir com educadores sobre seu novo papel no processo de ensinoaprendizagem, respondendo ao porqu das tecnologias na escola e proporcionando a base que fundamenta as prticas pedaggicas de utilizao dos audiovisuais (TV/vdeos). Objetivos especficos
1. Compreender conceitos bsicos das tecnologias da informao e da comunicao. 2. Reconhecer o potencial pedaggico das tecnologias e suas implicaes. 3. Refletir sobre o uso da televiso e de outras configuraes tecnolgicas na educao. 4. Relacionar linguagens audiovisuais e capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas e comunicacionais. 5. Situar a TV Escola e este curso entre outras experincias de educao a distncia.

Unidades de contedo: 1. 2. 3. 4. Tecnologias no cotidiano: desafios para o educador. Linguagem da TV e novos modos de compreender. Formao do professor e educao a distncia: do impresso s redes eletrnicas. O projeto TV Escola.

10

Unidade 1

Tecnologias no cotidiano: desafios para o educador1

Introduo

Nesta unidade voc encontrar noes bsicas sobre tecnologias e sua presena em nosso cotidiano, no apenas em forma de suportes mas de cultura. Elas ultrapassam a funo de suporte e colocam desafios para o educador. As tecnologias exercem influncia sobre nossos comportamentos individuais e sociais, modificando as concepes e o papel dos professores no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos especficos 1. Identificar as tecnologias da comunicao e da informao no cotidiano. 2. Refletir sobre suas manifestaes e problemas. 3. Reconhecer a sua interferncia nos modos de ser e de comportar-se dos cidados. 4. Avaliar a prpria experincia de uso das tecnologias para o aperfeioamento profissional.

Contedo: 1.1. O que uma tecnologia? 1.2. Tecnologias no se limitam a suportes 1.3. Desafios para o educador 1.4. Democratizao do acesso

Esta unidade foi construda a partir do original de Vani Moreira Kenski. Tecnologias no cotidiano: desafios para o educador. Braslia, Seed/MEC-UniRede, 2000 (mimeo.).

11

TV na Escola e os Desafios de Hoje

1.1. O que uma tecnologia?


Para iniciar seus estudos, sugerimos que reflita sobre sua prpria posio diante das tecnologias. Responda por escrito, usando seu caderno de notas. Ao trmino do mdulo procure responder novamente s mesmas perguntas e comparar os resultados.
Olhe ao seu redor. Que tecnologias voc reconhece na sua casa e em outros ambientes? Voc nota diferenas na forma como usa a televiso em casa e na escola? Voc j ouviu a expresso sociedade tecnolgica? O que entende por ela?

Media [do latim media, plural de medium] o meio, o espao intermedirio. Mdia [do ingls media] designa os meios ou o conjunto dos meios de comunicao: jornais, revistas, TV, rdio, cinema, etc.

As tecnologias invadem o nosso cotidiano. Essa uma das frases mais utilizadas hoje em dia para se referir aos equipamentos com os quais lidamos em nossas atividades rotineiras. Pensadores contemporneos e a mdia em geral falam que estamos em plena sociedade tecnolgica. Essas referncias encaminham-nos para um pensamento de oposio entre a nossa natureza humana e a mquina, forma concreta com que a tecnologia reconhecida. Os romances e os filmes de fico cientfica exploram esse antagonismo e assustam-nos com ameaas de domnio do homem e da Terra por robs e outros equipamentos sofisticados, dotados de um alto grau de inteligncia, em muito superior do homem comum.
Atividade 1: Assim acontece em filmes como Robocop e Exterminador do futuro, por exemplo. O homem comum torna-se uma espcie frgil. Surgem humanides mistura de homem e mquina que, com superpoderes, conseguem ir alm das possibilidades humanas de sobrevivncia em um mundo hostil, dominado pelas mquinas. 1. H que temer tal perspectiva? 2. Que notcias divulgadas pela mdia fazem temer pelo futuro da humanidade? 3. Qual a sua opinio?

12

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Se olharmos nossa volta, boa parte daquilo que utilizamos em nossa vida diria, pessoal e profissional utenslios, livros, giz e apagador, papel, canetas, lpis, sabonetes, escovas de dente, talheres, televisor, telefone, mquina fotogrfica, videocassete, computador so formas diferenciadas de ferramentas.

Quando falamos da maneira como utilizamos cada ferramenta para realizar determinada ao, referimo-nos tcnica. A tecnologia o conjunto de tudo isso: a ferramenta e os usos que destinamos a ela, em cada poca.

A utilizao dos recursos naturais para atingir fins especficos ligados sobrevivncia da espcie foi a maneira inteligente que o homem encontrou para no desaparecer. Na perspectiva de Gilbert de Simondon2, filsofo francs, o homem iniciou seu processo de humanizao, ou seja, a diferenciao de seus comportamentos em relao aos dos demais animais, a partir do momento em que utilizou os recursos existentes na natureza em benefcio prprio. Pedras, ossos, galhos e troncos de rvores foram transformados em ferramentas pelos nossos ancestrais pr-histricos. Com esses materiais procuravam superar suas fragilidades fsicas em relao s demais espcies. Contava o homem primitivo com duas grandes ferramentas naturais e distintas das demais espcies: o crebro e a mo criadora3. Frgil em relao aos outros animais, sem condies para suportar os fenmenos da natureza a chuva, o frio, a neve , o homem precisava de equipamentos que ampliassem as suas competncias. No podia garantir sua sobrevivncia e superioridade apenas pela conjugao das possibilidades do seu raciocnio com a sua habilidade manual.

SIMONDON, G. Du mode dexistence des objects techniques. Paris: Aubier-Montaigne, 1969. CHAUCHARD, P. El cerebro y la mano creadora. Madrid: Narcea, 1972.

13

TV na Escola e os Desafios de Hoje

O homem primitivo contava tambm com o seu carter natural de agregao social para superar as dificuldades e os desafios climticos, de alimentao e de ataque de outros animais. Atravs do tempo esses grupos foram evoluindo socialmente e aperfeioando suas ferramentas e utenslios.

Criaram culturas, ou seja, conjunto de conhecimentos, formas e tcnicas de fazer as coisas, costumes e hbitos sociais, sistemas de comunicao e crenas, transmitidas de gerao em gerao.

A prpria evoluo social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada poca. Essa relao apresentase at na forma como as diferentes pocas da histria da humanidade so reconhecidas pelo avano tecnolgico correspondente. Idades da pedra, do bronze, do ferro, correspondem, na verdade, a momentos em que esses recursos foram transformados e utilizados como tecnologias pelos homens. O avano cientfico da humanidade amplia o conhecimento sobre esses recursos e cria tecnologias cada vez mais sofisticadas. A evoluo tecnolgica impe-se e transforma o comportamento individual e social. A economia, a poltica, a diviso social do trabalho, em diferentes pocas, refletem os usos que os homens fazem das tecnologias que esto na base do sistema produtivo.

14

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Desde o perodo inicial da Revoluo Industrial baseada na mecanizao da indstria txtil e no uso industrial da mquina a vapor, at o momento atual, em que predominam as tecnologias eletrnicas de comunicao e informao e a utilizao da informao como matria-prima que o homem transita culturalmente por intermdio das tecnologias. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam tambm suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos.

As Novas Tecnologias da Informao e da Comunicao NTIC articulam vrias formas eletrnicas de armazenamento, tratamento e difuso da informao. Tornam-se mediticas aps a unio da informtica com as telecomunicaes e os Meditica: qualidade da audiovisuais. Geram mdia que combina produtos informacionais que tm, como algumas de suas caractersticas, a possibilidade de interaorecursos audiovisuais,e a comunicacional telecomunicaes e linguagem digital. informatizao.

Meditica: qualidade da mdia que combina recursos audiovisuais, telecomunicaes e informatizao.

As tecnologias da comunicao evoluem sem cessar e com muita rapidez. Geram produtos diferenciados e sofisticados telefones celulares, fax, softwares, vdeos, computador multimdia, Internet, televiso interativa, realidade virtual, videogames que nem sempre so acessveis a todas as pessoas, pelos seus altos preos e pela necessidade de conhecimentos especficos para sua utilizao.
Atividade 2: 1. Monte um glossrio ilustrado das palavras destacadas em negrito no pargrafo anterior. 2. Procure selecionar figuras e desenhos em folhetos, catlogos, revistas, jornais, livros. 3. Se voc tem acesso Internet, utilize um programa de busca para localizar suas definies ou use um dicionrio. 4. Visite lojas de eletrodomsticos e informe-se sobre as caractersticas desses equipamentos, procurando manuse-los.

Digital [do latim digitale], informao que utiliza os nmeros 1 e 0, que permitem inmeras combinaes. Nos computadores so usados para compor o cdigo binrio, que usa esses dois dgitos.

15

TV na Escola e os Desafios de Hoje

1.2. Tecnologias no se limitam a suportes

As novas tecnologias, caracterizadas como mediticas, so mais do que simples suportes. Elas interferem nos modos de pensar, sentir, agir, relacionar-se socialmente e adquirir conhecimentos. Criam uma nova cultura e um novo modelo de sociedade. Essa nova sociedade essencialmente diferente da sociedade industrial que a antecedeu, baseada na produo e no consumo de produtos iguais, em massa caracteriza-se pela velocidade das alteraes no universo informacional e na necessidade de permanente atualizao do homem para acompanhar essas mudanas. Neste novo momento social, o elemento comum subjacente aos diversos aspectos de funcionamento das sociedades emergentes o tecnolgico4.

Sociedade tecnolgica e do conhecimento A sociedade tecnolgica, baseada nas possibilidades de informao e comunicao da mdia, caracteriza-se por uma articulao global do mercado econmico mundial e por mudanas significativas na natureza do trabalho e sua organizao, na produo e no consumo de bens. Mas sobretudo no papel atribudo ao conhecimento cientfico e s NTIC e nas formas de acesso, aquisio e utilizao dessas informaes que possvel observar os novos fatores de mudana e de dinamismo econmico e social.

A televiso, como tecnologia, um desses fatores de mudana que h muito tempo abandonou suas caractersticas de mero suporte e criou sua prpria lgica, sua linguagem e maneiras particulares de comunicar-se com o homem por meio de suas capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas e comunicativas. Quando estamos envolvidos com o enredo de um filme de terror, custamos a nos lembrar que apenas um filme. Nossa primeira forma de compreender emocional5. Primeiro assustamo-nos e s depois analisamos o que vemos na mdia, utilizando nosso raciocnio.

4
5

TORTAJADA, J. y PELAEZ (eds.) Ciencia, tecnologa y sociedad. Madrid: Sistema, 1997.

REEVES, B. e NASS, C. The media equation. How people treat computers, television and new media like real people and places. Stanford, Ca: CSLI, 1996.

16

TV na Escola e os Desafios de Hoje

A compreenso da televiso como um dos principais meios de aquisio de informaes orienta a nossa observao para a forma especial como essa aquisio acontece. Ao contrrio da leitura de livros, orientada no sentido do alfabeto (horizontalmente, da esquerda para a direita), a leitura televisiva ocorre por meio de olhadelas rpidas, diz-nos Kerckhove6. A imagem percebida pelo telespectador por meio da juno de pontos dispersos na tela.
Atividade 3: 1. Voc j assistiu a um filme ou vdeo cuja histria/enredo j tivesse lido em livro ou vice-versa? 2. Que diferenas voc aponta entre essas formas distintas de linguagem?

As crianas, que esto muito acostumadas com a percepo das imagens televisivas, tentam utilizar o mesmo processo para a leitura dos textos impressos. No d certo. A leitura requer prtica repetitiva e capacidade interpretativa. Para ver televiso, aparentemente, no precisamos de instrues ou treinamento. As imagens so construdas em nossa mente a partir dos estmulos visuais oferecidos na tela, em um processo dinmico e veloz. Ver televiso interagir permanentemente com as imagens apresentadas na tela. Como diz Kerckhove7, a imagem formada no precisa necessariamente fazer sentido para ns. O que se forma a imagem, que ir ficar gravada em nossa lembrana, mesmo sem a compreendermos totalmente.
Atividade 4: 1. Agora reflita sobre as implicaes desse estudo de Kerckhove. Se a TV fala mais emoo, pode, sozinha, responder pela educao do homem? 2. A TV dispensa uma leitura interpretativa? 3. Qual o seu papel como educador ao trabalhar TV e vdeo na sala de aula?

KERCKHOVE, D. A pele da cultura. Lisboa: Relgio Dgua, 1997.

Idem, p. 48.

17

TV na Escola e os Desafios de Hoje

1.3. Desafios para o educador As tecnologias de comunicao e informao que utilizamos diariamente, como a televiso, por exemplo, oferecem formas novas de aprendizagem: novas lgicas, competncias e sensibilidades. Esses comportamentos so bem diferentes do processo linear, sistemtico e previsvel das aprendizagens em que predominam os aspectos supostamente racionais, privilegiados pelas formas regulares de ensino. A distncia existente entre as especificidades das aprendizagens realizadas a partir das mediaes televisivas e as metodologias de ensino tradicionais de sala de aula constitui um grande desafio para o educador. Esse desafio pode ser encarado como um obstculo intransponvel. Diante dele a pessoa pode passar a ignor-lo ou pode v-lo como oportunidade para a realizao de parcerias, integrando as prticas e os saberes escolares s possibilidades de aprendizagem oferecidas pela televiso.
Atividade 5: Procure refletir sobre essas questes, lembrando tambm os estudos de Kerckhove. Use at doze linhas. 1. Voc usa a televiso para aprender e ensinar? 2. E seus alunos, como usam a televiso? 3. Palavra e imagem excluem-se, complementam-se ou justapemse? 4. Observe as relaes entre palavra e imagem num programa de TV. 5. Experimente ver apenas as imagens e desligar o som. 6. Agora experimente o contrrio. Procure colocar-se no lugar de pessoas portadoras de necessidades especiais, como os cegos e os surdos. Registre suas observaes.

As tecnologias da informao e da comunicao so intermedirias entre quem aprende e os contedos por elas veiculados. Recordaes e posicionamentos pessoais do um sentido peculiar informao. Os acervos de lembranas e de conhecimentos vivenciados, ao serem recuperados, trazem conscincia as emoes e as circunstncias do momento em que ocorreram, tornando a mensagem original e individualizada.
18

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Assim, um mesmo som pode ser para uns entendido como barulho e para outros como msica. Diante de uma mesma histria algumas pessoas sorriem e outras choram. So respostas afetivas individualizadas s provocaes comunicacionais proporcionadas pela mdia de maneira geral. Nessas respostas emocionais h tambm um lado coletivo. A emoo pode provocar uma aproximao maior entre a informao e a pessoa. Um clima de identidade em que a pessoa funde suas prprias experincias e anseios na histria contada e vivida por outrem, mesmo que essa histria seja pura fico. Esse clima de identidade e empatia vivenciado com as imagens televisivas pode facilitar a adoo de modelos de comportamentos, transferidos da narrativa do vdeo para a vida real. Modelos que precisam ser vistos com cuidado para no se afastar demais da realidade prxima das pessoas a quem o programa se dirige.
Atividade 6: 1. H diferena entre ler uma notcia no jornal, ouvi-la no rdio e v-la na televiso? 2. Qual a importncia de saber unir imagem, comunicao oral e escrita? 3. Estamos preparados para pensar com imagens e palavras? 4. Pense em algumas imagens que falam sem palavras. 5. Pense em algumas imagens que falam com palavras.
Empatia: tendncia para sentir o que sentiria caso estivesse na situao e nas circunstncias experimentadas por outra pessoa.

1.4. Democratizao do acesso A democratizao do acesso a esses produtos tecnolgicos um grande desafio para a sociedade atual e demanda esforos e mudanas nas esferas econmica e educacional. Para que todos possam ter informaes e utilizar de modo confortvel as novas tecnologias, preciso um grande esforo educacional. Como as tecnologias esto permanentemente em mudana, a aprendizagem contnua conseqncia natural do momento social e tecnolgico que vivemos, a ponto de podermos chamar nossa sociedade de sociedade de aprendizagem. Diante dessa realidade, o papel do professor tambm se altera. Muitos professores j sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar.
19

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Querem se adaptar ao ritmo e s exigncias educacionais dos novos tempos. Anseiam por oferecer um ensino de qualidade, adequado s novas exigncias sociais e profissionais. Colocam-se profissionalmente como mestres e aprendizes, com a expectativa de que por meio da interao estabelecida na comunicao didtica com os alunos a aprendizagem acontea, para ambos8.
Atividade 7: Que meios tecnolgicos so importantes para os professores na escola?

O papel do professor no atual estgio da sociedade tecnolgica, baseada nas tecnologias da informao e da comunicao, volta-se para a construo de uma sociedade que tenha a incluso social como prioridade absoluta, como a dos analfabetos, a dos professores leigos, a dos portadores de necessidades especiais. E incluso social pressupe formao para a cidadania, o que significa que as tecnologias da informao e da comunicao devem ser utilizadas tambm para a democratizao dos processos sociais, para fomentar a transparncia de polticas e aes de governo e para incentivar a mobilizao dos cidados e sua participao ativa nas instncias cabveis. As tecnologias da informao e da comunicao devem ser utilizadas para integrar a escola e a comunidade, de tal sorte que a educao mobilize a sociedade...9 O papel da educao, nesse sentido, o de formar o cidado, apto a tomar decises e a fazer escolhas bem informadas acerca de todos os aspectos da vida em sociedade que o afetam. Isso exige acesso informao e a capacidade de process-la judiciosamente, sem se deixar levar pelo poder econmico ou poltico10.

KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade digital. Didtica. So Paulo: Feusp, 2000. 9 Educao para a sociedade da informao, Livro Verde. Braslia: MCT, verso preliminar, 2000, cap. 5. 10 Idem, cap. 5, p. 2.

20

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Na sociedade tecnolgica, a escola pode contribuir para formar cidados autnomos e conscientes, organizando experincias nas quais os alunos possam trabalhar sua postura crtica diante da massa de informaes e mensagens que os bombardeiam sem cessar todo dia. Por meio da leitura crtica de imagens, podemos entender como nossas experincias e nossa identidade so socialmente construdas. Podemos tambm aprender a apreciar, decodificar e interpretar as imagens, buscando compreender a forma com que so construdas e as maneiras com que interferem em nossas vidas. Podemos debater sobre aquelas que nos induzem a uma viso de mundo, a um estilo de vida, que so compatveis com o modo capitalista de consumo, por outro lado podem nos induzir ao vcio, a condutas indesejveis, a padres de relacionamento menos adequados a valores democrticos11.

importante saber fazer uma leitura crtica de imagens e palavras? Por qu? As tecnologias da informao e da comunicao apresentam-se como mais um recurso oferecido formao do cidado. Representam uma valiosa possibilidade, ao professor, de atualizao e acesso permanente educao a distncia (EAD). Uma das formas de EAD mais utilizadas no mundo inteiro , justamente, baseada na utilizao de vdeos transmitidos em sinal aberto ou fechado de TV ou distribudos em fitas. Nesse sentido, uma grande iniciativa de educao a distncia em operao no pas a TV Escola, da Secretaria de Educao a Distncia Seed/MEC, baseada na disseminao de material didtico via TV e complementada por atividades presenciais ou de interao a distncia12.

Este texto foi adaptado de Jess Martn-Barbero. Novos regimes de visualidade e descentralizaes culturais, publicado no livro Mediatamente! Televiso, cultura e educao. Braslia: Secretaria de Educao a Distncia/Ministrio da Educao, 1999. Srie Estudos de Educao a Distncia, p. 1740. 12 MARTN-BARBERO, J. obra citada, 1999, p. 40.
11

21

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Uma outra iniciativa em educao a distncia no pas ocorreu com a formalizao do consrcio da Universidade Virtual Pblica do Brasil UniRede, que juntamente com a Seed/MEC realiza este curso em que voc est matriculado(a). A integrao destas duas iniciativas (TV Escola e UniRede) no projeto TV na Escola e os Desafios de Hoje visa ao oferecimento de cursos e atividades com qualidade, procurando atender demanda de qualificao por meio da TV, vdeo e outras tecnologias no cotidiano escolar. Em breve poder-se- integrar vdeo e Internet para a educao a distncia, abrindo o caminho da TV Escola em direo a um esquema mais interativo.

Atividade 8: 1. Voc pensou na TV Escola como processo de democratizao da tecnologia? 2. Voc usa a TV Escola? 3. Seus alunos esto includos ou permanecem excludos desse patrimnio de imagens, livros e revistas?

O mais grave da situao que os desafios da comunicao colocam para a educao que, enquanto os filhos da burguesia entram em interao com o ecossistema informacional e comunicativo a partir do seu prprio lar, os filhos dos pobres cujas escolas no tm a menor interao com o meio informtico (sendo que para eles a escola um espao decisivo para o acesso s novas formas de conhecimento) esto ficando excludos do novo espao de trabalho profissional que a cultura tecnolgica configura. Da a importncia estratgica que hoje assume uma escola capaz de um uso criativo e crtico dos meios de comunicao de massa e das tecnologias da informtica13.

13

MARTN-BARBERO, J. obra citada, 1999, p. 40.

22

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Atividade 9:

O hbito de ver televiso caracterstica cultural da nossa poca. O espao televisivo fez-se o centro de informaes e referncias sociais e culturais, tornou-se parceiro de interlocues e interaes afetivas em uma sociedade mltipla, dispersa e fragmentada. No texto a seguir voc encontrar uma cena do cotidiano.
A rotina e os hbitos vespertinos de minha av se alteraram quando o seu cotidiano foi invadido pelas imagens da televiso. Velhinha, minha av deixou as leituras e os bordados e passou a se arrumar para receber as visitas dirias que vinham atravs daquele estranho aparelho. Na sua maneira de perceber, era impossvel que a janela tecnolgica fosse unidirecional. Se ns vamos os que estavam do outro lado, eles tambm nos percebiam. Arrumada e perfumada, ela sentava-se na sala para ver e ser vista. E, em alguns momentos, arriscava um aceno ou sorriso para os seus artistas preferidos....

Comente a cena considerando os questionamentos a seguir, dentre outros que lhe ocorram.
1. Voc j vivenciou alguma situao desse tipo, relacionada s tecnologias? Procure recuperar experincias, conhecimentos, sentimentos, emoes, dificuldades. 2. Como voc reagiu chegada da televiso na escola? E hoje, o que pensa a respeito dessa experincia?

Atividade 10: Com suas prprias palavras, comente trs idias que considerou fundamentais no estudo desta unidade. Use de dez a quinze linhas.

23

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Bibliografia CHAUCHARD, P. El cerebro y la mano creadora. Madrid: Narcea, 1972. KENSKI, VANI MOREIRA, O papel do professor na sociedade digital in Didtica. So Paulo: FEUSP, 2000 (no prelo). Educao para a sociedade da informao. In Livro Verde, Braslia: MCT, verso preliminar. 2000. Cap. 5. KERCKHOVE, D. A pele da cultura, Lisboa: Relgio Dgua, 1997. MARTN-BARBERO, J. Novos Regimes de Visualidade e Descentralizaes Culturais. In Mediatamente! Televiso, cultura e educao. Braslia: Secretaria de Educao a Distncia/Ministrio da Educao, 1999. Srie Estudos de Educao a Distncia (p. 1740). REEVES, B. & NASS, C. The media equation. How people treat computers, television and new media like real people and places. Stanford, Ca: CSLI, 1996. SIMONDON, G. Du mode dexistence des objects techniques. Paris: Aubier-Montaigne, 1969. SMOLE, K. C. S. Mltiplas Inteligncias na Prtica Escolar. Braslia: Ministrio da Educao / Secretaria de Educao a Distncia, Srie Cadernos da TV Escola, 1999. TORTAJADA, J. y Pelaez (eds.) Ciencia, tecnologa y sociedad. Madrid: Sistema, 1997.

tempo de concluir essa fase do Memorial!

24

Unidade 2

Linguagem da TV e novos modos de compreender1


Introduo

Nesta unidade voc vai refletir sobre as caractersticas da comunicao desenvolvida pela televiso e outros meios. A imagem televisiva superpe linguagens e mensagens, somando-as, sem entretanto separ-las. Isso facilita a interao com a audincia e aumenta seu poder de influncia. Somos tocados pela comunicao televisiva sensorial, emocional e racionalmente. Sua linguagem poderosa, dinmica, responde tanto sensibilidade das crianas e dos jovens quanto dos adultos, dirigindo-se antes afetividade que razo, interferindo nas atividades perceptivas, imaginativas e comportamentais. Somos todos educados pela mdia, embora no somente por ela. Na escola podemos compreender e incorporar mais e melhor as novas linguagens, desvendando seus cdigos, suas possibilidades expressivas e possveis manipulaes. A partir de seu estudo podemos desenvolver habilidades e atitudes para compreender seus processos, resistir a eles quando for o caso e utiliz-los colaborativamente. Assim, mexeremos no essencial em vez de dar apenas um verniz de modernidade ao nosso trabalho.

Objetivos especficos 1. Identificar as caractersticas da comunicao pela televiso e pelo vdeo. 2. Compreender a influncia desses veculos sobre os modos de ser e comportar-se dos cidados.

Esta unidade foi construda a partir do original de Jos Manuel Moran. Linguagens da TV e do vdeo. Braslia, Seed/MEC-UniRede, 2000 (mimeo.).

25

TV na Escola e os Desafios de Hoje

3. Analisar as contribuies especficas da televiso e do vdeo. 4. Apreciar o uso didtico da televiso e do vdeo no ensino bsico e na
formao de professores.

Contedo: 2.1. Linguagens da TV e do vdeo 2.2. Televiso e modos de aprender

2.1. Linguagens da TV e do vdeo A TV fala primeiro aos sentimentos, s emoes o que voc sentiu, no o que voc conheceu. Essa frase procura explicar a maneira como a televiso nos aborda. Mostra que as idias esto embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva. A televiso mexe com o emocional, com as nossas fantasias, desejos, instintos. Observe que imagem, palavra e msica integram-se dentro de um contexto comunicacional afetivo, de forte impacto emocional, que facilita e predispe a aceitar mais facilmente as mensagens. Para aprofundar essa reflexo conveniente que voc dedique parte de seu tempo a assistir a programas de TV e adote a postura de observador diante da tela.

Atividade 11: 1. Faa uma lista dos programas de TV a que voc assiste. 2. Localize-os na programao da televiso que aparece em jornais ou revistas. 3. Marque os programas que mais gosta de ver. Caso voc no possa v-los no horrio programado, se tiver acesso a um videocassete poder programar sua gravao e v-los num horrio mais conveniente para voc. 4. O que o(a) atrai mais nesses programas? Qual a sua opinio sobre eles?

26

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Voc j deve ter escutado na televiso alguns comentrios sobre a concorrncia das emissoras pela preferncia do pblico aos seus programas. o chamado ndice de audincia. Procure lembrar de pelo menos dois programas que tm alcanado melhor ndice de audincia. Note que, na procura desesperada pela audincia imediata e fiel, a TV desenvolve estratgias e frmulas de seduo mais e mais aperfeioadas: o ritmo alucinante das transmisses ao vivo, a linguagem concreta, plstica, visvel. A televiso combina imagens estticas e dinmicas, imagens ao vivo e gravadas, imagens de captao imediata, imagens referenciais (registradas diretamente com a cmera) com imagens criadas por um artista no computador. Junta imagens sem ligao referencial (no relacionadas com o real) com imagens reais do passado (arquivo, documentrios) e mistura-as com imagens reais do presente e imagens do passado no-reais. Passa com incrvel facilidade do real para o imaginrio, aproximando-os em frmulas integradoras, como nas telenovelas.

Identifique em um programa de televiso uma situao em que a emoo muito enfatizada e o(a) emocionou muito.

A eficcia de comunicao dos meios eletrnicos, em particular da televiso, deve-se capacidade de articulao, de superposio e de combinao de linguagens totalmente diferentes imagens, falas, msica, escrita com uma narrativa fluida, uma lgica pouco delimitada, gneros, contedos e limites ticos pouco precisos, o que lhe permite alto grau de ambigidade, de interferncias por parte de concessionrios, produtores e consumidores. A imagem na televiso, no cinema e no vdeo sensorial, sensacional e tem um grande componente subliminar, isto , passa muitas informaes que no captamos conscientemente. Como voc j deve ter observado, nosso olho nunca consegue captar toda a informao. Ento escolhe um nvel que capte o essencial, o suficiente para dar um sentido ao caos e organizar a multiplicidade de sensaes e dados. Foca a ateno em alguns aspectos analgicos, nas figuras destacadas, nas que se movem, e com isso conseguimos acompanhar uma estria. Mas, dessa maneira, deixamos de lado inmeras informaes visuais e sensoriais que no so percebidas conscientemente.

Analgico: que passvel de comparao porque tem semelhana.

27

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Arqutipo: modelo ancestral de seres criados; imagens psqucas do inconsciente coletivo que so patrimnio comum de diversas civilizaes; padro, exemplar, prottipo.

E de onde vem a fora da linguagem audiovisual? Ela est em conseguir dizer muito mais do que captamos, chegar simultaneamente por mais caminhos do que conscientemente percebemos. Encontra dentro de ns uma repercusso em imagens bsicas, centrais, simblicas, arquetpicas, com as quais nos identificamos ou que se relacionam conosco de alguma forma. Voc j parou para observar como televiso e vdeo partem do concreto, do visvel, do imediato, prximo, que toca todos os nossos sentidos? Podemos mesmo afirmar que eles mexem com o corpo, com a pele tocam-nos como tocamos os outros, esto ao nosso alcance por meio dos recortes visuais, do close, do som estreo envolvente. Pelo vdeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, a ns mesmos.
Atividade 12: 1. Sublinhe, no mnimo, cinco expresses lidas nos pargrafos anteriores (por exemplo: ritmo alucinante, impacto emocional, imagens referenciais, etc.). 2. Com a lista resultante mo, assista ao seu programa favorito de TV. 3. Procure encontrar nele e nos comerciais que se intercalam cenas relacionadas com as expresses que voc destacou no texto. 4. Anote outros aspectos que voc no registrou antes, mas percebeu ao acompanhar o programa escolhido.

Close: fotografia de um objeto ou sujeito muito prximos da cmera.

Televiso e vdeo exploram tambm e basicamente o ver, o visualizar, o ter diante de ns as situaes, as pessoas, os cenrios, as cores, as relaes espaciais (prximodistante, altobaixo, direitaesquerda, grandepequeno, equilbriodesequilbrio). Desenvolvem um ver entrecortado com mltiplos recortes da realidade por meio dos planos e muitos ritmos visuais: imagens estticas e dinmicas, cmera fixa ou em movimento, uma ou vrias cmeras, personagens quietos ou movendo-se, imagens ao vivo, gravadas ou criadas no computador. Um ver que est situado no presente, mas que o interliga no linearmente com o passado e com o futuro. O ver est, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar estrias. A fala aproxima o vdeo do cotidiano, de como as pessoas se comunicam habitualmente. Os dilogos expressam a fala coloquial, enquanto o narrador (normalmente em off) costura as cenas, as outras

Narrador em off: pessoa no visvel na cena apresentada, cuja voz ouvimos.

28

TV na Escola e os Desafios de Hoje

falas, dentro da norma culta, orientando a significao do conjunto. A narrao falada ancora todo o processo de significao. A msica e os efeitos sonoros servem como evocao, lembrana (de situaes passadas), ilustrao associados a personagens do presente, como nas telenovelas e criao de expectativas, antecipando reaes e informaes. O vdeo tambm escrita. Os textos, as legendas, as citaes aparecem cada vez mais na tela, principalmente nas tradues (legendas de filmes) e nas entrevistas com estrangeiros. Escrever na tela hoje fcil em funo do gerador de caracteres, que permite colocar na tela textos coloridos, de vrios tamanhos e com rapidez, fixando ainda mais a significao atribuda narrativa falada. TV e vdeo so sensoriais, visuais, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, no separadas. Da a sua fora. Atingem-nos por todos os sentidos e de todas as maneiras. Televiso e vdeo seduzem-nos, informam-nos, entretm-nos, projetam-nos em outras realidades (no imaginrio) e em outros tempos e espaos. Televiso e vdeo combinam a comunicao sensrio-cinestsica com a audiovisual, a intuio com a lgica, a emoo com a razo. Integrao que comea pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional. Note que uma comunicao poderosa. As novas tecnologias de multimdia e realidade virtual esto tornando o processo de simulao exagerado ao ponto de confundir-se com a experincia, explorando-o at limites antes inimaginveis.

Gerador de caracteres: dispositivo utilizado em TV para colocao de textos sobre as imagens (legendas, ttulos, crditos).

Comunicao sensrio-cinestsica: mensagem que nos alcana por meio dos sentidos e inclui a percepo do prprio corpo.

Atividade 13: 1. Faa um exerccio semelhante ao anterior, agora sublinhando aspectos ligados ao ver, ao visualizar e s relaes espaciais (cenrios,cores, cmera fixa ou em movimento, etc.). 2. Tire o som de um telejornal: perceba como a narrao falada ancora o processo de significao. Procure descobrir a diferena entre ncora e locutor. 3. Identifique propagandas que falem aos seus sentidos (olfato, paladar, tato, audio e viso), com suas emoes ou que combinem diferentes intenes. 29

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Contigidade: estado de proximidade, de vizinhana.

TV e vdeo encontraram a frmula de comunicar-se com a maioria das pessoas, tanto crianas como adultas. O ritmo torna-se cada vez mais alucinante (por exemplo nos videoclips). A lgica da narrativa no se baseia necessariamente na causalidade, mas na contigidade, em colocar um pedao de imagem ou estria ao lado da outra. A sua retrica conseguiu encontrar frmulas que se adaptam perfeitamente nossa sensibilidade. Na TV e no vdeo usa-se uma linguagem concreta, plstica, de cenas curtas, com pouca informao de cada vez, com ritmo acelerado e contrastado, multiplicando os pontos de vista, os cenrios, os personagens, os sons, as imagens, os ngulos, os efeitos. Se voc prestar ateno, vai notar que os temas so pouco aprofundados, explorando os ngulos emocionais, contraditrios, inesperados. Passam a informao em pequenas doses (compacto), organizadas em forma de mosaico (rpidas snteses de cada assunto) e com apresentao variada (cada tema dura pouco e ilustrado). A ligao frgil entre esses segmentos permite inmeras concluses, que variam conforme as diferenas individuais, aumentando a imprevisibilidade das respostas e a autonomia da compreenso. Quando a conexo entre as partes da mensagem no trabalhada satisfatoriamente, corre-se o risco de uma apreenso dogmtica da mesma. As mensagens dos meios audiovisuais exigem pouco esforo e envolvimento do receptor. Este tem cada vez mais opes, mais possibilidades de escolha (controle remoto, canais por satlite, por cabo, escolha de filmes em vdeo). Comeamos a ter maior possibilidade de interao: televiso bidirecional; jogos interativos; navegar pelas imagens e por bancos de dados da Internet; acessar a Internet pela televiso e realizar inmeros servios virtuais na tela: compras, comunicao, aulas. A possibilidade de escolha e participao e a liberdade de canal e acesso facilitam a relao entre voc (espectador) e os meios. As linguagens da TV e do vdeo respondem sensibilidade dos jovens e da maioria da populao adulta. So dinmicas, dirigem-se antes afetividade do que razo. O jovem l o que pode visualizar, precisa ver para compreender. Toda a sua fala mais sensrio-visual do que racional e abstrata. L, vendo.

Navegar: deslocar-se metodicamente em meio ao oceano de informaes e imagens, por intermdio da leitura de sinalizao orientadora.

30

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Atividade 14: 1. Assista e compare programas de auditrio para crianas, jovens e adultos. 2. Analise a diferena entre os trs, observando msicas; cores; movimentaes de cmera; relao entre apresentador e platia; filmes; documentrios ou desenhos inseridos durante o programa e outros aspectos que lhe chamaram a ateno. 3. Escreva em trs colunas e reflita sobre o que descobriu. Volte a ler este mdulo sempre que necessrio.

A linguagem audiovisual desenvolve mltiplas atitudes perceptivas: solicita constantemente a imaginao e atribui afetividade um papel de mediadora primordial, enquanto a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organizao, a abstrao e a anlise lgica. Observe que a organizao da narrativa televisiva, principalmente a visual, no se baseia somente na lgica convencional, na coerncia interna, na relao causa-efeito, no princpio de no-contradio, mas sim numa lgica mais intuitiva, mais conectiva. Imagens, palavras e msica vo se agrupando segundo critrios menos rgidos, mais livres e subjetivos dos produtores. Em contrapartida, a lgica da recepo tambm menos racional, mais intuitiva. Um dos critrios principais a contigidade, a justaposio por algum tipo de analogia, de associao por semelhana ou por oposio, por contraste. Ao colocar pedaos de imagens ou cenas juntas, em seqncia, criam-se novas relaes, novos significados, que antes no existiam e que passam a ser considerados aceitveis, naturais, normais. Quando juntamos dois fatos, dois objetos, podemos produzir um novo significado. A justaposio no uma soma, mas um novo produto. O que se conclui? Ao associar um osso lanado ao espao a uma nave, o que podemos concluir, o que a justaposio dessas duas imagens faz significar? Qual o novo significado, a nova idia que surge? Essa combinao que se faz entre duas imagens de modo a produzir uma nova idia que no estava presente em nenhuma das anteriores chamada de montagem.

Justaposio: colocar partes em proximidade espacial, formando um novo todo.

31

TV na Escola e os Desafios de Hoje

A televiso estabelece uma conexo aparentemente lgica entre mostrar e demonstrar. Mostrar igual a demonstrar, a provar, a comprovar. A fora da imagem to evidente que difcil para voc, para ns, no fazer essa associao comprobatria (se uma imagem me impressiona, verdadeira). Tambm muito comum a lgica de generalizar a partir de uma situao concreta. Do individual, tendemos ao geral. Uma situao isolada converte-se em situao padro. A televiso, principalmente, transita continuamente entre as situaes concretas e a generalizao. Mostra dois ou trs escndalos na famlia real inglesa e tira concluses sobre o valor e a tica da realeza como um todo. Ao mesmo tempo, o que a televiso no mostra parece-nos que no existe, no acontece. O que no se v, perde existncia (o que os olhos no vem o corao no sente). Um fato mostrado com imagem e palavra tem mais fora do que se somente mostrado com a palavra. Muitas situaes importantes do cotidiano perdem fora, por no terem sido valorizadas pela imagem-palavra televisiva. Em nossa cabea, o vdeo est umbilicalmente ligado televiso e a um contexto de lazer, de entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vdeo, na cabea dos alunos, significa descanso e no aula, o que modifica a postura, as expectativas em relao ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atra-los para os assuntos do nosso planejamento pedaggico. Mas, ao mesmo tempo, voc sabe que necessitamos prestar ateno para estabelecer novas pontes entre o vdeo e as outras dinmicas da aula. O vdeo e a TV comeam a interagir e a integrar-se com outras mdias digitais como a Internet, principalmente com banda larga, que permite a disponibilizao de muitos materiais audiovisuais em tempo real e off line, a transmisso de aulas e eventos, o download de sons e imagens.
32

TV na Escola e os Desafios de Hoje

medida que avanarmos para a TV digital, a integrao com a Internet ser maior. A Internet est caminhando para ser audiovisual, para transmisso em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor numa tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentrios). Cada vez ser mais fcil fazer integraes mais profundas entre TV e Web (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador pode tambm acessar simultaneamente as informaes que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados. Diante de imagens que nos interessam, poderemos clicar nelas e entrar em um banco de dados que nos amplie as informaes desejadas. Se nos mostram um anncio de um produto que nos chama a ateno, podemos encomend-lo instantaneamente. O vdeo ser lentamente substitudo pelo DVD e pela Internet de banda larga, mas as funes fundamentais de registro, entretenimento e produo continuaro de forma ainda mais interativa e integrada. Com o aumento da velocidade e de largura de banda, ver-se e ouvir-se a distncia ser corriqueiro. O professor poder dar uma parte das aulas da sua sala e ser visto pelos alunos onde eles estiverem. Em uma parte da tela do aluno aparecer a imagem do professor, e ao lado um resumo do que est falando. O aluno poder fazer perguntas no modo chat ou sendo visto, com autorizao do professor, por este e pelos colegas. Essas aulas ficaro gravadas e os alunos podero acess-las off line, quando acharem conveniente.

2.2. Televiso e modos de aprender Antes de chegar escola, a criana j passou por processos de educao importantes: o familiar e o da mdia eletrnica. No ambiente familiar, mais ou menos rico cultural e emocionalmente, ela vai desenvolvendo suas conexes cerebrais, seus roteiros mentais e emocionais e suas linguagens. Os pais, principalmente a me, facilitam ou complicam, com suas atitudes e formas de comunicao mais ou menos maduras, o processo de aprender a aprender dos seus filhos.
33

TV na Escola e os Desafios de Hoje

A criana educada tambm pela mdia, principalmente pela televiso. Aprende a informar-se, a conhecer os outros, o mundo, a si mesma , a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, tocando as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relao com a mdia eletrnica prazerosa ningum obriga , feita por meio da seduo, da emoo, da explorao sensorial, da narrativa aprendemos vendo as estrias dos outros e as estrias que os outros nos contam. Mesmo durante o perodo escolar, a mdia mostra o mundo de outra forma mais fcil, agradvel, compacta sem precisar de muito esforo. Ela fala do cotidiano, dos sentimentos, das novidades. A mdia continua educando como contraponto educao convencional. Educa enquanto nos entretm.
Atividade 15: 1. Quanto tempo seus alunos passam diante de uma televiso? 2. Quais os programas mais assistidos pelos seus alunos? 3. Qual seria o seu papel como educador diante disso?

A educao escolar pode compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus cdigos, dominar as possibilidades de expresso e as possveis manipulaes. importante educar para usos democrticos, mais progressistas e participativos das tecnologias que facilitem a evoluo dos indivduos. O poder pblico pode propiciar o acesso de todos os alunos s tecnologias de comunicao como uma forma paliativa, mas necessria, de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e tambm para contrabalanar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritrios. Se a educao fundamental feita pelos pais e pela mdia, urgem aes de apoio aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o comeo da vida deles, por meio do estmulo, das interaes, do afeto. Quando a criana chega escola, os processos fundamentais de aprendizagem j esto desenvolvidos de forma significativa. Urge tambm a educao para as mdias, para compreend-las, critic-las e utiliz-las da forma mais abrangente possvel. A educao para os meios comea com a sua incorporao na fase de alfabetizao. Alfabetizar-se no consiste s em conscientizar os cdi34

TV na Escola e os Desafios de Hoje

gos da lngua falada e escrita, mas os cdigos de todas as linguagens do homem atual e de sua interao. A criana, ao chegar escola, j sabe ler histrias complexas, como uma telenovela, com mais de trinta personagens e cenrios diferentes. Essas habilidades so praticamente ignoradas pela escola, que, no mximo, utiliza a imagem e a msica como suportes para facilitar a compreenso da linguagem falada e escrita, mas no pelo seu valor intrnseco. As crianas precisam desenvolver mais conscientemente o conhecimento e a prtica da imagem fixa, da imagem em movimento, da imagem sonora e fazer isso como parte do aprendizado central e no marginal. Aprender a ver mais completamente o que j esto acostumadas a ver, mas que no costumam perceber com maior profundidade (como os programas de televiso). O desenvolvimento do conhecimento um dos aspectos fundamentais da escola e deve ser acompanhado do desenvolvimento de habilidades e de atitudes. Habilidades que levem o indivduo a caminhar sozinho, a interpretar os fenmenos, a saber expressar-se melhor, a comunicar-se com facilidade, a dominar atitudes que o ajudem a ter auto-estima, impulso para avanar, para querer aprender sempre, evitando isolar-se, e colaborando para chegar a uma sociedade mais justa. A utilizao que faremos das tecnologias mais avanadas conseqncia do que somos, de como nos relacionamos com os outros e com a vida. Se somos pessoas abertas, iremos utiliz-las para comunicar-nos mais, para interagir melhor. Se somos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial, como um substitutivo das relaes com outras pessoas. Se somos autoritrios, manipularemos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interao no est fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes. Educar com a nova mdia ser uma revoluo, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantm distantes professores e alunos. Caso contrrio, conseguiremos apenas um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.

Paradigma: forma padronizada ou modelo orientador da pesquisa e da organizao de seus resultados, em um campo delimitado de conhecimento.

35

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Atividade 16: 1. Voc pode estar pensando: j que vem tanta coisa nova por a, vale a pena estar discutindo como trabalhar com televiso e vdeo? 2. Observe que computador, Internet, WEB e TV continuam utilizando texto e imagem. H outras possibilidades, outros desenhos, mas continuamos precisando saber ler, escrever, interpretar, raciocinar logicamente. 3. Precisamos saber trabalhar com o conjunto das tecnologias para educar com qualidade. 4. Como a tecnologia que voc conhece pode ajud-lo a prepararse para o futuro que se anuncia?

Referncias bibliogrficas ALMEIDA, Milton Jos de. Imagens e sons: A nova cultura oral. So Paulo: Cortez, 1994. __________________. A educao visual da memria imagens agentes do cinema e da televiso. Pro-Posies. vol. 10[2]: 29, p. 9-25. Campinas: Unicamp/Fac. Educao, 1999. __________________. Uma representao cinematogrfica da violncia estudo a partir do filme A marca da maldade (direo de Orson Welles). Pro-Posies, vol. 9[1]: 25, maro de 1998. Campinas: Unicamp/Fac. Educao. BABIN, Pierre e KOPULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender; a gerao do audiovisual e do computador. So Paulo: Paulinas, 1989. BARBOSA, Ana-Mae. A imagem no ensino da arte. So Paulo: Perspectiva/Iochpe, 1991. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televiso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. CABERO, Julio Almenara. Tecnologa educativa; utilizacin didctica del vdeo. Barcelona: PPU, 1989. __________________. Anlisis de medios de enseanza. Sevilla: Ediciones Alfar, 1990. CANELLAS, Antonio e IBAEZ, Jess. Tecnologa y medios educativos. Madrid: Cincel, 1988. FERRES, Joan. Vdeo e educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. GREENFIELD, Patricia Marks. O desenvolvimento do raciocnio da era da eletrnica; Os efeitos da TV, dos computadores e videogames. So Paulo: Summus, 1988.
36

TV na Escola e os Desafios de Hoje

HOINEFF, Nelson. A nova televiso. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 1996. LEAL FILHO, Laurindo Lalo. A melhor TV do mundo; O modelo britnico de televiso. So Paulo: Summus, 1997. MACHADO, Arlindo. A arte do vdeo. So Paulo: Brasiliense, 1988. MARCONDES FILHO, Ciro. Televiso: a vida pelo vdeo. So Paulo: Moderna, 1989. MEC/SEED. TV Escola. Guia de programas 1996-1999. Braslia: MEC/ Seed, 1999. MORAN, Jos Manuel. Como ver televiso; leitura crtica dos meios de comunicao. So Paulo: Paulinas, 1991. ___________________. Leituras dos meios de comunicao. So Paulo: Ed. Pancast, 1993. PENTEADO, Heloisa Dupas. Televiso e escola: conflito ou cooperao?. So Paulo: Cortez, 1991. ROCCO, Maria Thereza F. Linguagem autoritria; televiso e persuaso, 2a edio. So Paulo: Brasiliense, 1999. SALTO PARA O FUTURO. Educao do olhar, dois volumes. Braslia: MEC/Secretaria de Educao a Distncia, 1998. SALTO PARA O FUTURO. TV e Informtica na Educao. Braslia: MEC/ Seed, 1998. __________________. Reflexes sobre a educao no prximo milnio. Braslia: MEC/Seed, 1998. SMOLE, K. C. S. Mltiplas inteligncias na prtica escolar. Braslia: MEC/Seed, 1998. Sugesto de filmes sem fala: O Baile A guerra do fogo
Baraka Tempos modernos de Charles Chaplin e Buster Keaton (e outros filmes do cinema mudo)

tempo de concluir essa fase do Memorial!

37

Unidade 3

Formao do professor e educao a distncia: do impresso s redes eletrnicas1


Introduo Voc est satisfeito com os meios e os modos do seu trabalho escolar dirio? Pense no comportamento dos alunos, no modo como eles se relacionam entre si e com voc ou com nossos colegas de profisso. Voc diria que sua comunidade escolar est interessada e participa espontaneamente da busca de conhecimento? Olhe para os seus rostos. Mire nos seus olhos. Sinta a energia que a postura e a conduta de cada um deles expressa. Existem ferramentas e procedimentos que poderiam ajud-los a querer ir mais longe, modificar o sistema de ensino, obter mais e melhor aprendizagem? Todo educador quer isso. Esse , pelo menos, um dos motivos que o levou a inscrever-se neste curso e o trouxe ao tema desta unidade. O mais interessante que voc e os demais cursistas esto vivenciando um processo de formao realizado a distncia. Estudam o que esto vivendo e vice-versa. Fique atento para esse fato. Nem sempre se tem uma oportunidade como esta: experimentar simultaneamente teoria e prtica e observar a coerncia de ambas ou eventuais inconsistncias entre elas. Vamos juntos... Objetivos especficos
q q q q

Estimar o potencial das tecnologias da informao e da comunicao no sistema escolar didtico e administrativo. Avaliar a importncia de recorrer a essas tecnologias. Considerar as implicaes da utilizao dessas tecnologias em nossas escolas. Apreciar critrios para uso educativo dessas tecnologias.

Esta unidade foi construda a partir dos seguintes originais: Maria Helena Silveira. Concepes e funes de TV e vdeo na comunicao educativa. Braslia, Seed/MEC-UniRede, 2000 (mimeo) e Paulo Pavarini Raj. Formao do professor e a EAD: do papel Internet. Braslia, Seed/MECUniRede, 2000 (mimeo).

39

TV na Escola e os Desafios de Hoje

q q

Distinguir recursos tecnolgicos. Identificar relaes que articulam os diferentes recursos tecnolgicos em benefcio da EAD.

Contedo: 3.1. Contexto atual da educao e suas demandas 3.2. Educao, para qu? 3.3. Apropriao educativa das tecnologias

3.1. Contexto atual da educao e suas demandas No sculo que se inicia observamos uma demanda sem precedentes por educao em todos os nveis. Um exemplo atual que pode ilustrar essa demanda a procura de matrcula neste mesmo curso: cerca de 254 mil inscritos de todas as partes do pas. Generalizou-se a conscincia do direito educao e a convico de que, sem o acesso escola e aos estudos que nela se realizam, j no possvel viver bem e progredir ou contribuir para que o sentido da histria seja mais justo e harmonioso. Samos do sculo da produo. Adentramos o sculo do conhecimento. Sculo que exige uma reviso de posicionamentos, a abertura dos espaos educacionais de forma a agregar um nmero muito maior de pessoas: todo o contingente humano participando da sociedade da informao.
Procure retomar a discusso sobre democratizao, acesso e incluso que foi desenvolvida na unidade 1, revendo as atividades que voc realizou sobre esse temas

Que tipo de escola poderia atender a tanta gente, com necessidades to diferentes, dispersa por esse mundo que o nosso pas? E se nem todos puderem chegar at a escola ou freqent-la nos horrios em que ela funciona? Se puderem, onde vai caber todo esse pessoal? Como essa escola poderia superar as limitaes de tempo, de espao e de falta de profissionais qualificados? Quantos professores seriam necessrios e quantas geraes mais continuariam margem do de40

TV na Escola e os Desafios de Hoje

senvolvimento, at que tantos mestres fossem preparados e pudessem chegar onde seria preciso que chegassem? Que qualidade teriam os processos educativos dessa escola? Que administrao poderia suportar a flexibilizao do tempo da escolaridade e a disperso geogrfica dos alunos?
Responda, por favor, se essa escola j pode existir ou apenas um sonho. Em que ela seria diferente das escolas que voc conhece? Faa uma lista com as caractersticas distintivas que essa escola teria.

As tecnologias da informao e da comunicao oferecem possibilidades extraordinrias educao, presencial ou a distncia. A educao presencial, que tanto mais adequada quanto menor a idade dos alunos, beneficia-se da qualidade que aquelas tecnologias podem adicionar relao professor/aluno. A educao a distncia, alm de absorver essas qualidades para reduzir o isolamento de professores e alunos, amplia o alcance e a eficcia do processo educativo. O livro, cada vez melhor ilustrado, o telefone e o fax, o rdio e o gravador, o cinema, a televiso e o videoteipe, o computador pessoal e o disquete ou o CD-ROM, as redes locais de computao e as redes de longa distncia, das quais a Internet a mais falada, todos esses recursos, mais ou menos conhecidos, esto a para tornar possvel a escola que queremos construir. Voc os incluiu na sua lista de caracteres distintivos? Nossa lista tambm no foi exaustiva. Novos inventos nessa rea continuam produzindo outras ferramentas que podem servir aos nossos propsitos educativos, no ensino presencial ou na EAD. Mas s nos serviro se os conhecermos e se dominarmos os procedimentos ou tcnicas para utilizlos. Mais do que isso, sero eficientes se forem usados de acordo com uma prtica pedaggica libertadora. Vamos nos deter um pouco sobre esse ponto? 3.2. Educao, para qu? Note que uma tecnologia, da mais simples mais sofisticada, pode ser usada de modo a perpetuar sistemas didticos totalmente superados. A aula expositiva um procedimento de ensino que, usado oportunamente, pode apresentar excelentes resultados. Mas se abusamos dela e a
41

TV na Escola e os Desafios de Hoje

tornamos permanente, nossos alunos aprendero muito menos do que poderiam. Pior ainda, aprendero a repetir informaes, como elas esto nos manuais.
Atividade 17: 1. Como voc usa os recursos audiovisuais disponveis em sua escola? 2. Considere desde o livro ou outros impressos, como recortes de revistas ou artigos de jornal, passando pelos vdeos da TV Escola e chegando aos programas educativos informatizados. Voc os utiliza para obter o interesse dos alunos como espectadores e manter a ateno deles sobre a sua atividade docente?

Seria melhor que aprendessem a resolver problemas, no lhe parece? Se a educao para a vida, de pouco serve saber repetir de memria uma informao qualquer. Mas proceder de modo a resolver as dificuldades do dia-a-dia uma capacidade valiosssima. Ora, a predominncia da aula expositiva apenas um dos traos mais visveis de um sistema de ensino cujo sentido manter tudo como est. Nesse sistema, o objetivo transmitir informaes para serem repetidas. J comea com o contedo, que um meio, posto no lugar dos objetivos que so fins. A atividade do professor, no horrio escolar, exclusiva ou predominante. A atividade do aluno quase nenhuma ou, quando acontece, orientada para a memorizao de textos. Os recursos tecnolgicos, quando existem, so utilizados pelo professor para chamar a ateno sobre o que ele faz. As questes de avaliao costumeiramente cobram do aluno a reproduo da informao que lhe foi apresentada pelo professor e est contida no material impresso. Como voc pode ver, o sistema didtico, composto de objetivos, contedo e mtodo, e o sistema de avaliao, articulados entre si, condicionam o aluno a repetir o que j se sabe. No h nada mais conservador do que isso. Os seres humanos, os nicos capazes de produzir cultura e fazer histria, podem ser sistematicamente adestrados para manter tudo como est, em benefcio de minorias privilegiadas. Agora, veja voc que problemo se est criando. Vivemos um mundo em que tudo se est modificando e cada vez mais rapidamente: instituies, costumes, modos de trabalhar. At mesmo os valores se alteram
42

TV na Escola e os Desafios de Hoje

com a concentrao das populaes nas cidades, com os contatos internacionais e com os intercmbios entre culturas; os meios de comunicao e transporte enriquecem a experincia quotidiana dos cidados; as cincias atualizam o conhecimento, e a produo de tecnologias multiplica-o em novas aplicaes. E as geraes, uma aps a outra, esto sendo preparadas, na escola, para repetir respostas conhecidas, que antes funcionavam, porque havia menos mudanas, mas agora j no se ajustam s situaes da vida diria, constantemente modificadas. Ensinar respostas conhecidas j no basta. Os estudantes precisam aprender a produzir respostas novas para as condies inesperadas de vida que vo enfrentar. Uma educao para ser libertadora deve tomar como objetivo os modos de pensar, fazer e sentir dos alunos. Esses modos podem ser aperfeioados indefinidamente, qualificando os sujeitos do processo educativo. Todos os recursos didticos so meios para a realizao desses objetivos. Modos de pensar so atividades abstratas que se utilizam de imagens ou de cdigos lingsticos para representar o mundo e preparar respostas aos acontecimentos. Essas atividades tm recebido muitos nomes: habilidades, capacidades, competncias, operaes, comportamentos. O nome menos importante, desde que o aluno aprenda a pensar. Modos de fazer so as aes que realizamos com o nosso corpo e com as ferramentas que podem ser consideradas prolongamentos dele. So tambm, como o pensamento, atividades. Diferem do pensamento porque so concretas, enquanto o pensar abstrato e se utiliza de imagens e signos. Como atividades que so, as aes e o pensamento podem fazer-se metodicamente. Esse o sentido da educao libertadora: orientar o estudante para pensar e agir com mtodo, ou seja, proceder com autonomia, por si prprio, para resolver os problemas com os quais depare e, quando forem desconhecidos e no tenham soluo j pronta, para responder a eles com originalidade ou criatividade. Modos de sentir so, segundo Jean Piaget, uma energia que acompanha o que cada um de ns faz ou pensa. Pensamos ou fazemos com interesse, gosto ou raiva, por exemplo. A no ser por doena, h sempre alguma emoo, afeto ou valor nos nossos atos ou nas nossas
43

TV na Escola e os Desafios de Hoje

reflexes, sobretudo quando fazem parte do convvio social. Sem essa energia, voc e eu estaramos to indiferentes vida ou morte quanto um mineral. Voc sabe que a distino entre pensar, fazer e sentir muito mais fcil de fazer na teoria do que na prtica. Na vida real, as fronteiras entre esses modos de ser so mveis e muito pouco ntidas. O fundamental, porm, para quem lida com o desenvolvimento humano, ter esses modos de ser como objetivos, para que o contedo ou as informaes codificadas em linguagens seja disposto como um meio para desenvolver os alunos e no um fim em si mesmo; para que a motivao dos estudantes no seja negligenciada, uma vez que, sem motivos, o estudante no participa ativamente do processo de aprender; para que a atividade do aluno predomine, pois s se pode aprender a pensar, pensando, a fazer, fazendo, e a sentir, sentindo; para que a avaliao seja usada no sentido de promover esses objetivos e no para obrigar o aluno a estudar, querendo ou no.
Atividade 18: 1. Reexamine os objetivos do seu trabalho educativo. Objetivos so resultados antecipados. Comente os resultados que sua escola tem conseguido. 2. Todos, em sua escola, esto juntos na inteno de ajudar os alunos a desenvolver seus modos de sentir, fazer e pensar?

3.3. Apropriao educativa das tecnologias As modernas formas de comunicao eletrnica esto provocando mudanas radicais no paradigma educacional do mundo inteiro. A sala de aula, cujo modelo de ensino de massa remonta era industrial, comea a conviver de forma contundente, com novas maneiras de estabelecer a relao professoraluno. A escola vai ao aluno, seja utilizando o meio mais tradicional o material impresso, via correio ou encartado em jornais ou de gerao mais avanada, como rdio, audiocassete, TV, videocassete. Vai tambm aos que se valem das tecnologias da informao e da comunicao como ferramenta de inter44

TV na Escola e os Desafios de Hoje

cmbio. Estamos ingressando na era da escola virtual, na qual o conhecimento chega ao aluno interessado a qualquer hora e em qualquer lugar. A confluncia dos meios de comunicao de massa e da informtica, consolidada na educao a distncia, ser a base desse novo paradigma, que mudar, drasticamente, o espao da sala de aula tal como hoje o conhecemos. No se pode mais admitir a excluso, no ambiente da escola, do uso de tecnologias to corriqueiras nos ambientes de trabalho e domiciliares, que hoje so conhecidas, mesmo nos municpios mais distantes. Um ambiente interativo, cujos contornos ainda no esto completamente definidos, poder modificar, em muito, as relaes entre pessoas e entre instituies, demandando que a educao se adapte a essa realidade emergente, sob pena de no preparar os alunos para o futuro em que vivero ao conclurem seus estudos, no os preparando sequer para o presente, mas para uma poca passada e deslocada das novas realidades. Modificar ou no, se considerarmos que os atuais padres de EAD, particularmente os que esto em uso nos EUA, so muito questionveis, pois baseiam-se excessivamente nos modelos de transferncia de informao. por isso que voc deve articular sempre o recurso tecnolgico concepo de educao e vice-versa. Vejamos essa articulao mais de perto.
Atividade 19: 1. Converse com seus colegas sobre a histria da chegada de novos recursos tecnolgicos na escola em que trabalha. 2. Houve necessidade de modificar os modos de trabalhar que adotavam? 3. Como vivenciaram essas transformaes? 4. Voc participou de algumas dessas etapas? 5. Elas produziram algum efeito em sua prtica pedaggica?

3.3.1. O livro H vrias dcadas vm sendo formulados projetos que incluem a imagem como meio educativo. Muitos anos de prtica de ensino refletida e
45

TV na Escola e os Desafios de Hoje

de observao e anlise do processo de aprendizagem levam-nos a corroborar a proposta feita por Comenius, no sculo XVII, de estimular vrios dos nossos sentidos, simultaneamente, para que o estudante aprendesse melhor, recomendando muitas imagens. Sua primeira obra, que propunha incluir imagem e palavra para o ensino, merece neste sculo, o sculo da imagem, nova reflexo quanto prtica pedaggica. Os livros didticos datam do fim do sculo XIX, quando os educadores se decidiram a deixar de ditar pontos ou de faz-los copiar do quadro de giz e os adotaram como meio de ensino, associando-os a todo trabalho pedaggico, apesar de suas evidentes inadequaes, imperfeies ou erros. Um livro, tanto quanto um filme ou um vdeo, pode conter o melhor e o pior. Todos so veculos que podem ser utilizados no ensino, e uns no so necessariamente melhores que os outros, o que importa a poltica cultural e a ao docente. Mesmo tendo de usar um material pobre, como professor voc pode ensinar criticamente, se souber faz-lo, no mesmo? Hoje, os livros so veculos de informao altamente evoludos que ilustram, desde a inveno da impresso grfica por Gutenberg, os benefcios de quinhentos anos de engenhosidade humana e de desenvolvimento cultural. So feitos de contedo ilustrado, podendo ser usados desde a mais fina tipografia at os mais bem elaborados elementos grficos e fotografias. Contm ainda auxlios para navegao e localizao, tais como sumrios, ndices, glossrios e notas de rodap. Os livros so portadores durveis e compactos de informaes impressas. Muitos cursos a distncia esto baseados principalmente em material impresso. Entre eles, o Programa de Formao de Professores em Exerccio Proformao , realizado pelo Ministrio da Educao, em parceria com estados e municpios das regies Norte, Nordeste e CentroOeste, que oferece, atualmente, curso de nvel mdio para habilitao de professores leigos, com apoio de programas de vdeo.

46

TV na Escola e os Desafios de Hoje

High Tech!

Millor Fernandes

Na deixa da virada do milnio, anuncia-se um revolucionrio conceito de tecnologia de informao, chamado de Local de Informaes Variadas, Reutilizveis e Ordenadas L.I.V.R.O. que representa um avano fantstico na tecnologia. No tem fios, circuitos eltricos, pilhas. No necessita ser conectado a nada e nem ligado. to fcil de usar que at uma criana pode oper-lo. Basta abri-lo! Cada L.I.V.R.O. formado por uma seqncia de pginas numeradas, feitas de papel reciclvel e capazes de conter milhares de informaes. As pginas so unidas por um sistema chamado lombada, que as mantm automaticamente em sua seqncia correta. Por meio do uso intensivo do recurso T.P.O. Tecnologia do Papel Opaco , permite que os fabricantes usem as duas faces da folha de papel. Isso possibilita duplicar a quantidade de dados inseridos e reduzir os seus custos pela metade! Especialistas dividem-se quanto aos projetos de expanso da insero de dados em cada unidade. que, para se fazer L.I.V.R.O.s com mais informaes basta se usar mais pginas. Isso porm os torna mais grossos e mais difceis de ser transportados, atraindo crticas dos adeptos da portabilidade do sistema. Cada pgina do L.I.V.R.O. deve ser escaneada opticamente, e as informaes transferidas diretamente para a CPU do usurio, em seu crebro. Lembramos que quanto maior e mais complexa a informao a ser transmitida, maior dever ser a capacidade de processamento do usurio. Outra vantagem do sistema que, quando em uso, um simples movimento de dedo permite o acesso instantneo prxima pgina. O L.I.V.R.O. pode ser rapidamente retomado a qualquer momento, bastando abri-lo. Ele nunca apresenta ERRO GERAL DE PROTEO, nem precisa ser reinicializado, embora se torne inutilizvel caso caia no mar, por exemplo. O comando browser permite acessar qualquer pgina instantaneamente e avanar ou retroceder com muita facilidade. A maioria dos modelos venda j vem com o equipamento ndice instalado, o qual indica a localizao exata de grupos de dados selecionados. Um acessrio opcional, o marca-pginas, permite que voc acesse o L.I.V.R.O. exatamente no local em que o deixou na ltima utilizao, mesmo que ele esteja fechado. A compatibilidade dos marcadores de pgina total, permitindo que funcionem em qualquer modelo ou marca de L.I.V.R.O. sem necessidade de configurao. Alm disso, qualquer L.I.V.R.O. suporta o uso simultneo de vrios marcadores de pgina, caso seu usurio deseje manter selecionados vrios trechos ao mesmo tempo. A capacidade mxima para uso de marcadores coincide com o nmero de pginas. Pode-se ainda personalizar o contedo do L.I.V.R.O. por meio de anotaes em suas margens. Para isso, deve-se utilizar um perifrico de Linguagem Apagvel Porttil de Intercomunicaes Simplificada L.A.P.I.S. Porttil, durvel e barato, o L.I.V.R.O. vem sendo apontado como o instrumento de 47

TV na Escola e os Desafios de Hoje

entretenimento e cultura do futuro. Milhares de programadores desse sistema j disponibilizaram vrios ttulos e upgrades utilizando a plataforma L.I.V.R.O.2

Atividade 20: A informao, hoje, est por toda parte: nos livros, nos audiovisuais, nos computadores, nos contedos programticos dos currculos e dos planos de ensino. As informaes, claro, so importantes, mas so meios didticos. 1. Meios para qu? 2. O que pode ser mais importante que a informao e sem o que esta permaneceria inerte e intil nos livros e bibliotecas que a contm?

3.3.2. O cinema, a TV e o vdeo Desde o fim do sculo XIX, as conquistas cientficas e tecnolgicas permitiram a reproduo de imagens, possibilitando a sua transmisso a distncia acoplada ao som. Vivemos hoje imersos em imagens. um imperativo da modernizao desenvolver, nas instncias educacionais, setores de criao e de ensino capazes de difundir criticamente saberes e tecnologias que permitam examinar o mundo por meio das representaes iconogrficas. A produo intelectual e as pesquisas de novas tecnologias mantmse, ainda, restritas a pequenos grupos de estudiosos e de executivos, enquanto a maioria do pblico recebe da mdia as informaes selecionadas pelas redes comerciais. Dessa situao resulta, para a sociedade, a percepo difusa de uma vasta mquina de produo de imagens sem importncia ou de valor discutvel. Sem meios para compreender melhor, a sociedade tem se mantido marginalizada da participao na cultura e na arte. Voc pode usar a televiso para fazer iniciao artstica e cultural, educando o olhar, a audio, a voz, o corpo.

Iconografia: arte de representar por meio de imagens (fotografia, diagrama, mapa) que apresentam relao de semelhana com o referente.

2 Pode tambm ser encontrada com o ttulo: O supra-sumo da tecnologia no livro de Tnia Pellegrini e Marina Ferreira. Redao, palavra e arte. So Paulo, Atual, 1999, p. 40;

48

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Estabelecendo uma comparao entre o percurso humano na distino e identificao da imagem e na aquisio da fala, fica evidente nossa capacidade de reconhecer e decodificar imagens e sons, muito antes do poder de produzi-los e combin-los como linguagens. O homem em grupo apropria-se dos cdigos para recombin-los, buscando sua prpria expresso. E essas combinaes podem ser infinitas quando se tem o conhecimento dos elementos e das possibilidades de operar com eles. educao cabe tambm se ocupar do desenvolvimento de um repertrio de imagens que demarcam pocas, lugares, sociedades e conceitos bsicos, at chegar auto-expresso e ao conhecimento. Conhecendo os materiais e seu potencial, a histria de seus usos e o que deles se extraiu, voc poder retomar as linhas antigas ou romper com elas, sem risco de tornar a inventar a roda nas cincias, nas artes visuais ou literrias este ser um novo momento de codificao ou de ruptura. Por exemplo, a imagem fotogrfica tem sido apresentada como documentao objetiva da realidade, e por isso seria capaz de valer por mais de mil palavras. No entanto, uma fotografia permite interpretaes muito diversas, dependendo de como foi tomada. A objetividade da fotografia, portanto, extremamente discutvel e pode ser altamente doutrinria. No se pode esquecer dessa ambigidade e de suas possibilidades. Toda imagem produo, toda imagem um dado de cultura, contribuindo para a significao ligada ideologia da poca, mesmo quando a contesta. Antes e atrs de cada imagem h, pelo menos, um homem, um olhar e a mo que cria. Esse homem, que vive entre homens, num tempo-lugar, entre natureza e mquinas, com lembranas familiares, desejos, crenas e inquietaes, no pode despir-se totalmente desses vnculos. Dessa forma, por trs das grandes cadeias de produo jornal, publicidade, propaganda, computao, revista, cinema, televiso e satlites esto sempre os interesses pessoais, polticos e econmicos.

49

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Atividade 21: A propsito, a tecnologia jamais se fez to presente no esporte. Da divulgao de resultados ao vesturio, Sydney vai transpirar cincia aplicada.3 Os Jogos Olmpicos de Sydney no entraro para a histria apenas por revelar uma preocupao ambientalista jamais observada no esporte tambm sero marcados por uma sofisticao tecnolgica impensvel em um evento esportivo at bem pouco tempo atrs. E no s em informtica e telecomunicaes. De roupas e acessrios a ganhos de preciso nos exames antidoping, tudo transpirar cincia no evento deste ano. O site oficial dos Jogos Olmpicos est fazendo at comrcio eletrnico. E registrar bilhes de page views. Mas no ser dessa vez que se poder ver as competies pela Internet para preservar os direitos de exibio das redes de TV, o Comit Olmpico Internacional (COI) vetou a publicao de imagens de vdeo na Web. 1. Voc acredita que, na corrida tecnolgica, televiso e Internet entraro em rota de coliso? Por qu? 2. Como voc v isso do ponto de vista da educao?

Para analisar, interpretar e produzir a imagem massiva, do ponto de vista tcnico, fundamental uma iniciao ao exame do claro-escuro, da linha, do ponto, da cor, da textura, da composio, do ritmo, dos materiais e depois dos planos, das seqncias, dos pontos de vista do cinema e da televiso, alm dos sons e das trilhas sonoras que com eles se articulam. Compreendida a construo da imagem, ela vai ser-

Jogos high tech, Superinteressante, So Paulo: Editora Abril, no 8, agosto de 2000.

50

TV na Escola e os Desafios de Hoje

vir reflexo, ao conhecimento, ao prazer esttico ou ao consumo e manipulao. Cabe a voc, que vai utiliz-la para educar, fazer a escolha. As imagens, abolindo fronteiras rgidas, levando pesquisa de materiais e a formas de expresso, usando as possibilidades de reproduo pelas novas tecnologias, auxiliam a superar a fragmentao dos conhecimentos, facilitam o uso da metodologia interdisciplinar, favorecem o acesso a novas e poderosas generalizaes. Para aproveitar essas tecnologias cinema, televiso, vdeo, computador preciso conhec-las, e no h melhor forma de conhec-las do que comear a usar as que j esto ao nosso alcance. Uma coisa puxa a outra...

Atividade 22: Um clique, uma rvore. Ecologia. Plantar rvores um hbito pouco cultivado no Brasil, apesar de o pas viver em uma febre permanente de desmatamento desde que o portugus Pedro lvares Cabral aportou por aqui h quinhentos anos. Mas a situao est mudando. Este ms, o grupo SOS Mata Atlntica, o Instituto Ambiental Vidgua e a Editora Abril esto lanando uma pgina na Internet com o objetivo de replantar milhes de rvores nativas nas reas mais devastadas da Mata Atlntica. Depende apenas de voc: basta clicar no site www.clickarvore.com.br. Para cada clique uma rvore ser plantada.4 Como voc e seus alunos trabalham relaes de sua disciplina com outras disciplinas afins, a partir dessa notcia, nas seguintes situaes: 1. Dispondo apenas do material didtico tradicional (lpis e caneta, lpis de cor, papel, livros didticos, tinta, etc.)? 2. Dispondo tambm de fotografias, revistas, jornais, enciclopdias? 3. Dispondo de fitas de vdeo ou tendo acesso aos programas da TV Escola? 4. Dispondo de um computador operando off line? 5. Podendo navegar na Internet? Escolha dentre as alternativas acima, a mais completa ao seu alcance.

Revista Superinteressante, So Paulo: Editora Abril, no 8, agosto de 2000.

51

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Os avanos cientficos a partir da segunda metade do sculo XIX e a simultnea produo de tecnologias permitiram a industrializao de textos e de imagens e o desenvolvimento de equipamentos utilizveis nos negcios, na cincia e na cultura. Tornaram tambm possvel, aos profissionais da educao, romper com a prtica docente tradicional, adequando objetos concebidos para um uso social amplo ao uso pedaggico escolar em larga escala. O livro didtico foi lentamente substituindo a aula de quadro-negro, giz e fala. As fotografias, os desenhos de esquemas de biologia, de mapas e de fatos histricos tambm passaram a fazer parte do cotidiano da sala de aula, como proposto por Comenius, o fundador da didtica no sculo XVII. Jean Rouch, cineasta francs, conta que no fim do sculo XIX, aos seis ou sete anos, foi levado por sua professora primria para ver cinema um deslumbramento que lhe marcou a vida. Ns, ainda hoje, dependemos da superao de preconceitos quanto imagem, ao cinema e ao vdeo na sala de aula. Isso evidencia que os meios tcnicos podem contribuir para a concepo, a produo e o emprego dos meios educativos. Mas no os determinam. No foi a comunicao que permitiu o desenvolvimento dos homens, foram as necessidades humanas que desenvolveram os meios de comunicao.

52

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Atividade 23: Reflita sobre a resposta do cientista e, se possvel, discuta com algum colega. Leia, abaixo, parte da entrevista do fsico cientista David Deutsch revista SuperInteressante (no 8, agosto de 2000):
Super Voc tem dito que as crianas aprendem com os games. Que tipo de coisa eles ensinam? D. D. Se eu estivesse a na sua redao e lhe jogasse uma bola de tnis, voc a pegaria exatamente na posio prevista pelas leis da Fsica, mesmo sem pensar na velocidade inicial ou na parbola descrita. esse tipo de conhecimento, que nem percebemos que temos, que se aprende com um videogame. Quando voc descobre um novo jogo, quase impossvel passar de fase. Ento voc resolve os problemas at chegar ao nvel 2. Da o nvel 1 parece uma total trivialidade. Essa melhora a prova irrefutvel de que se est aprendendo. Uma hora o aprendizado termina e voc perde o interesse pelo jogo.
Game: [do ingls jogos] refere-se sobretudo a programas eletrnicos ldicos.

Voc concorda ou discorda que a experincia pode dispensar anlise e clculos e revelar-se instantaneamente como apreenso intuitiva (sem uso de reflexo) de procedimentos? E no isso o que ocorre quando crianas e jovens participam de jogos populares?

No podemos deixar que o uso de facilidades comunicativas sem critrio empobrea a escolaridade nem diminua as exigncias de ensino e pesquisa. Muito pelo contrrio, podemos aproveit-las para informar, difundir fontes originais, estabelecer relaes interdisciplinares. A experimentao consolidar mtodos e metodologias. Assim, na produo e na sala de aula no se pode ser terico sem ser um praticante. Observe que, ao incluir a TV no espao de sala de aula, mudam-se relaes de hierarquia, cria-se um espao possvel para o trabalho de grupo, para a discusso do processo educativo e dos objetivos do ensino. Voc ter mais tempo para observar os processos de aprendizagem e o desenvolvimento dos seus alunos, e isso poder lev-lo(a) compreenso de que o conhecimento pode ser aprendido, mas dificilmente pode ser transmitido. Transmisso no se completa sem recepo e esta uma atividade do outro que inclui outra experincia, original e nica. Voc
53

TV na Escola e os Desafios de Hoje

poder descobrir que o conhecimento o resultado da habilidade de estabelecer mltiplas relaes, incluindo o novo no preexistente.

Atividade 24:

A palavra conhecimento, quando usada no singular, inclui simultaneamente o ato de pensar e a informao utilizada nesse ato ou por ele produzida. Essa nica palavra designa o processo (pensamento) e o objeto (informao) por ele utilizado. Nem por isso pensamento e informao podem ser confundidos, embora participem ambos do conhecimento. 1. Retome a frase que diz o conhecimento pode ser aprendido, mas dificilmente pode ser transmitido. 2. Que alteraes voc precisa fazer no modo como ensina para atualizar o processo de aprendizagem em sintonia com um mundo em mudana?

At agora se tem falado apenas da imagem que inunda o mundo e que nos leva a uma pedagogia do consumo repetido de imagens. preciso ampliar e aprofundar a reflexo sobre a questo da produo individual (ou em pequenos grupos) da imagem, quer como produo amadora ou profissional. Esse talvez seja um ponto de virada na questo da pedagogia da imagem: passar da condio de consumidor para a de criador. Passar a produzir materiais de televiso e vdeo sem levar em considerao as questes da constituio da imagem seria um grave equvoco. No se pode deixar de discutir planos, enquadramentos, campo e contracampo, linhas, historicidade, perspectivas, coisa e apresentao, articulaes, representaes bi e tridimensionais, que do sentido ao que produzido. Voc j vivenciou uma experincia parecida quando comeou a aprender a lngua portuguesa, isto , quando estava sendo alfabetizado, aprendendo a produzir textos escritos, estudando a sintaxe, a ortografia. Foi preciso que voc se apropriasse dos signos da lngua, das regras e processos de sua utilizao. Devagar e sempre por meio de sua atividade pessoal voc se apropriou de um sistema finito de possibilidades infinitas (Chomsky).

54

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Assim, recusar a incluso de imagens ou a utilizao de colees de vdeo porque no se conhece a sua base metodolgica uma demonstrao de auto-respeito e de seriedade profissional. Entretanto, no podemos adiar o conhecimento dos novos meios educativos. Nos anos 1940 e 1950, afirmava-se que qualquer um que pretendesse fazer cinema ou televiso para a educao teria de ter, primeiramente, formao pedaggica. Quase todo o material desenvolvido sob essa nica condio no chegou a ser pedaggico, nem a ser cinema ou televiso. As discusses em torno desse tema prolongaram-se ao longo do tempo. Hoje, h uma inverso dessa viso, pretendendo-se que os comuniclogos resolvam a questo. O resultado que o material obtido tambm no cinema, nem televiso, nem vdeo educativo. Possivelmente, a sada deva ser a criao de equipes multidisciplinares, que possibilitem a produo em conjunto, sabendo separar funes e respeitar objetivos e competncias. Para aprender a fazer isso, nada melhor que a participao num projeto concreto, j que todos se modificam no processo. Os produtos ora disponveis em televiso e vdeo podem ser agrupados em cinco grandes grupos, de diferentes pocas: a) A produo geral de cinema ou televiso que apropriada para uso educativo documentrios, filmes cientficos, obras literrias adaptadas, filmes considerados de alta qualidade esttica, etc. Esses produtos expem a concepo de um realizador, sua anlise histricosocial e no propem respostas pr-elaboradas, cabendo ao professor criar sobre eles as propostas de trabalho para suas turmas. b) A postura oficial brasileira, na dcada de 1930, recomendando o uso de meios visuais, com a criao do Ince (Instituto Nacional de Cinema Educativo), resultando na produo, por Humberto Mauro, um dos nossos primeiros e maiores cineastas, de materiais educativos com qualidade esttica: sries de diapositivos e filmes curtos que ainda hoje circulam pelo pas. Na programao da TV Escola foram veiculados: Canes Populares, Engenhos e Usinas (respectivamente s pginas 133 e 120 do Guia de Programas da TV Escola 1996-1999) e Descobrimento do Brasil, no Programa Escola Aberta veiculado nos dias 29 e 30 de abril/2000. c) Aps essa fase, s reaparece alguma preocupao oficial quanto produo de materiais audiovisuais quando da criao da Televiso Educativa e quando empresas privadas puderam contar com o apoio
55

TV na Escola e os Desafios de Hoje

de verbas pblicas ou incentivos fiscais. Essa produo, em princpio, abandonou as diretrizes anteriores e pautou-se, pelo menos aparentemente, pelo modelo americano, tanto no formato de cursos televisivos quanto na criao de telessalas e na reproduo de aulas (as teleaulas) para alcanar, por antena aberta, grande nmero de espectadores-alunos. Os produtos, em geral feitos em estdio, incluindo algumas tomadas externas, entrevistas de rua, gravao de sries de palestras, obedeciam prevalncia do didtico. Posteriormente, a produo contagia-se de posturas de venda, falando em apelo ao pblico, usando um certo humor que chega, s vezes, ao grotesco. A concepo pedaggica nesses cursos ainda a mesma dos anos 1950, parecendo acreditar que o conhecimento se transmite pela oralidade falam muito, mostram pouco. Em vez de usar todos os sentidos possveis de serem acessados pela versatilidade de registros da TV, usam apenas a audio. A maioria poderia ser transmitida por rdio, sem prejuzo. As nicas modernidades que se permitem so algumas letras coloridas e um ou outro efeito de incluso de recursos de histrias em quadrinhos. A boa televiso educativa mantm o suspense, a interrogao, o gancho; a boa aula no usa palavras nos moldes de dicionrio, numa seqncia hierarquizada pelas letras; talvez a boa aula deva seguir o caminho das enciclopdias, criando teias, abrindo e analisando relaes e diferenas sutis, ensinando a pensar. um belo desafio para quem pode usar ou fazer televiso ou vdeo educativo. Um bom programa de televiso educativa deveria respeitar o pedaggico para determinar a qualidade da informao que pode ser ofertada, objetivando desenvolver inteligncias e emoes independentes.

Atividade 25: to curioso isso! Agora que dispomos de uma pluralidade de mdias que, tomadas em conjunto, nos permitiriam oferecer ao aluno a informao completa, a orientao para deixar vazios estratgicos, problemas sem soluo, perguntas sem respostas. 1. O que se pode querer com esse procedimento didtico? 2. Que resultados podem advir dessa incompletude programada?

56

TV na Escola e os Desafios de Hoje

As questes financeiras das redes comerciais de TV condicionam a apresentao dos programas educativos em horrios absolutamente inadequados. Gravados em vdeo, esses programas podem ser utilizados em horrios mais plausveis. O vdeo, entretanto, requer um tratamento mais cuidadoso, dado que transforma em permanente um produto efmero. Essa dupla atribuio, ser programa de televiso e, ao mesmo tempo, ser fita de vdeo, causa prejuzos a ambos. necessrio tentar superar esses prejuzos, inclusive para possibilitar o aproveitamento como material didtico, com expectativa de durao de pelo menos cinco anos. Nessa perspectiva, considerando o nmero de vezes que cada programa exibido e o nmero de espectadores que pode atingir, a produo desses materiais justificaria os investimentos. Retornando questo metodolgica, se o material contiver aberturas para novas questes, relaes, incluses e excluses, poder ser utilizado por um perodo bem mais longo; se for linear, tipo adestramento, no servir para a educao.
A televiso educativa no deve ser autoritria nem persuasiva, ela faz parte de um processo de discusso, permitindo a construo do conhecimento, desde que se faa com imagens e dinmica apropriadas, nunca se resumindo a rostos que falam.

d) Hoje, a maioria das inmeras produtoras nacionais de vdeos educativos usa uma imagem pouco trabalhada, apenas um registro. Evidentemente que o produto reflete a opo filosfica das empresas na abordagem e na seleo de contedos, apesar de estas afirmarem, enfaticamente, abraar o construtivismo piagetiano como linha metodolgica. Assim, o professor dever estar suficientemente preparado para, na sua prtica pedaggica, selecionar os programas desejveis, como faz com os outros materiais destinados aos alunos, e escolher um mtodo que permita levantar problemas, comparar, distinguir e voltar ao exame da realidade, sem ser enganado. e) Existem muitos produtos dirigidos a gestores e a especialistas. Essas sries entram no que chamamos de linha dos rostos que falam, discutem temas ligados s diretrizes educacionais, repassam normas, mas no ensinam nem encaminham o debate para a questo da imagem na educao. Quando usam imagens de sala de aula, de conselhos comunitrios, de reunies de planejamento, entre ou57

TV na Escola e os Desafios de Hoje

tras, quase sempre so simulaes de situaes. Isso grave, porque se apresenta como real o que simulao, minando a confiana dos espectadores na televiso e no vdeo. Refora a convico de que os meios visuais aceitam e repassam a mentira, o que tambm pode ocorrer com o jornal e o livro, atribuindo-se ao veculo o que escolha do produtor. No ser difcil para voc perceber a deliberada confuso das funes televisivas quando a propaganda aparece disfarada de oferta de conhecimento. Num pas que tem uma televiso de alta qualidade e no qual as pessoas desenvolveram o hbito de passar muito tempo diante do televisor, no fcil ludibriar, mas se a habilidade para analisar no est adequadamente desenvolvida, o descrdito pode estigmatizar o conjunto TV-VT como enganador, dificultando ainda mais a aceitao da tecnologia em sala de aula. Nas televises educativas oficiais, tem-se buscado encontrar outras linhas de formao, encarando o vdeo como um dos mais importantes meios educativos, uma fonte a ser estudada e cuidadosamente trabalhada. O vdeo permite observar de vrios pontos de vista, aproximar ou afastar o objeto em exame, comparar diversos enfoques disciplinares, formar conjuntos com outras fontes, trazer o muito remoto ou no transportvel para perto e, atravs do olho da cmera, retornar ou acelerar a exibio, rever o todo ou cada parte, perceber os diferentes significados, descobrir traos, marcas, indcios, articular sries temticas, incluir repertrios preexistentes, estabelecer contraposies.
Tudo isso muda a dinmica da sala de aula, levando-a a produzir em vez de reproduzir o conhecimento.

Como em geral so vdeos curtos, possibilitam a discusso e a elucidao em classe, em grupos de trabalho. Cada espectador, professor ou aluno, pela possibilidade de identificar os cheios e os vazios no vdeo, nas suas mltiplas possibilidades de apreenso, criar sua prpria constelao, na qual poder incluir uma nova viso sobre conjuntos anteriormente estabelecidos, entendendo que possvel alterar as relaes e formular novas hipteses ou projetos. Para que televiso e vdeo entrem na sala de aula necessrio que se adaptem seriamente s caractersticas da aprendizagem. A aprendizagem um processo, no se d por tpicos ou pontos ou segmentos isolveis, portanto no basta falar do que se quer ensinar ou fazer uma gramtica da televiso educativa.

58

TV na Escola e os Desafios de Hoje

S a recuperao crtica das experincias deste meio sculo de ensaioerro pode abreviar o percurso, evidenciando os acertos e diminuindo os abismos por onde se escoaram tantos esforos e verbas. Sempre imperioso aprender com nossos equvocos. Alm de tudo, preciso no esquecer que televiso e vdeo tm constituintes especficos e que seu uso em sala de aula supe profundas diferenas. A prpria televiso tem outras funes que tm de ser trabalhadas para formar o espectador crtico. Os vdeos, como a TV, recebem e incorporam os filmes, o teatro, o jornalismo, o espetculo, a propaganda, a publicidade, a difuso cientfica e artstica, etc. Levar para o trabalho pedaggico esses modos de expresso particular sobre o mundo obriga a rever nossas prticas diante da pluralidade de imagens em que estamos imersos: umas incitam ao consumo e massificam, outras provocam o ser-conhecer do homem. A educao cinematogrfico-televisiva vai organizar a experincia desse espao mental, desse hbito de pensar visualmente o mundo e as relaes entre pessoas e sociedades. Isso se faz inicialmente conhecendo o novo a partir da experincia direta. Na prtica, entretanto, a formao de professores, apesar dos mais de cem anos da fotografia e do cinema e dos setenta anos do incio da TV, tem se mostrado falha quanto ao uso educativo dos audiovisuais. Poucos so os trabalhos, metodolgicos ou tcnicos, disponveis para essa formao, principalmente porque a tradio escolar do Ocidente se tem apoiado, prioritariamente, na palavra. S no sculo XX foram desenvolvidas tecnologias cujas possibilidades de registrar o mundo e o homem em imagens chegaram a tal magnitude que nos esto obrigando a mudar a prtica pedaggica. Aquilo que se aprende visualmente refora conexes temporais e espaciais, tornando-as mais duradouras, mais facilmente evocveis, facilitando a organizao esquemtica. Quando a visualizao associada a situaes narrativas que agregam componentes de emotividade, a reteno dos conhecimentos maximizada. Para que essas propriedades sejam bem exploradas, afirmamos que os contedos, preferencialmente, no devem ser mostrados como unidades fechadas nos vdeos educativos. Estes tm de oferecer dificuldades que requeiram anlise e exame posterior.

59

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Atividade 26: Cinema Algum me explica? Denis Russo Burgierman drusso@abril.com.br Fui ver Pokmon 2000 e tenho que confessar: no entendi nada. Como um diabinho felpudo amarelo cuja nica fala Pikachu tornou-se o heri da garotada? J as crianas sentadas atrs de mim aproveitaram muito. Fiquei atento aos comentrios, seno no teria como avaliar o maior sucesso infantil do momento. Passaram o tempo todo falando os nomes de cada um dos monstrinhos coloridos que apareciam: Chansey, Tentacool, Meowth, Dodrio... So mais de cem e todos esto no filme. Parece que boa parte do barato decorar os nomes e recit-los depois. O roteiro uma maluquice. Um colecionador de pokmons tenta capturar a ave do fogo, a do trovo e a do raio e, se nossos heris humanos e seus monstrinhos aliados no conseguirem impedi-lo, o mundo vai acabar. Adivinhem se eles conseguem. Uma dica: j tem gente pensando no prximo filme da srie.5 1. Considerando tudo o que voc estudou at agora sobre o cinema como material de ensino-aprendizagem, como voc responderia pergunta do autor?

evidente que programas de televiso e vdeo bem construdos podem oferecer evidncias utilizveis como base para formao de conceitos. No entanto, apesar de todos os avanos tericos e tcnicos, ainda se usa a televiso para repetir, ao vivo e em cores, os manuais de muitos anos atrs, negligenciando o estmulo curiosidade e ao desafio. Diferente da imagem publicitria, que repetida quase ao infinito, as imagens de cinema, vdeo e TV para uso educativo so quase sempre novas, obrigando os espectadores a exercer uma atividade intelectual intensa, se quiserem apreender a intencionalidade da obra.
3.3.3. Abordagem interativa da aprendizagem

s vezes, para dar um tom democrtico aos projetos de EAD, insistese no que se chama de interao, como se interagir fosse coisa exter-

Revista Superinteressante, So Paulo: Editora Abril, no 8, agosto, 2000.

60

TV na Escola e os Desafios de Hoje

na, relao determinada de fora, quando, de fato, uma atitude, uma disposio da inteligncia que surge na procura de uma verdade, graas fecundao recproca entre as idias e as experincias compartilhadas. Obviamente, interagir no indicar, sem mais nem menos, uma escolha entre a, b ou c, como na TV comercial. Na produo televisiva e de vdeo que se apropria de novas tecnologias, no raro que, em vez da reorquestrao dos programas curriculares, para reorganizar objetivos, contedos, mtodo e os respectivos tempos de trabalho, simplesmente se gravem e filmem explicaes com quadro-negro ou retroprojetor e se repita de a a z uma seqncia de tpicos, como em uma aula das mais tradicionais. A no h interatividade. As novas abordagens para a aprendizagem assemelham-se interao entre aluno/grupo de alunos e o tutor, no chamado mtodo tutorial, como o que utilizado na Universidade de Oxford, Inglaterra. No se oferece a mesma orientao para todos os alunos, medida que o curso se desenvolve, e sim o atendimento s necessidades individuais, quando o caso. Tal relacionamento altamente produtivo para ambos, aluno e tutor. A aprendizagem moderna deveria olhar continuamente para os problemas de cada aluno e oferecer ajuda na sua resoluo. Assim apoiados, os alunos so capazes de dominar os temas em questo, cada um no seu momento e conforme as prprias circunstncias. Nos ambientes tradicionais de sala de aula, alguns alunos aprendem e outros no. esse segundo grupo de alunos que agora pode ser ajudado. Todos deveriam poder aprender! A abordagem tutorial para a aprendizagem torna possvel a todos aprenderem. Antes dos computadores, essa abordagem era bastante dispendiosa, at para os mais privilegiados. Mesmo quando economicamente vivel, no havia excelentes tutores para todos os alunos. A chave do sucesso do processo tutorial presencial determinar em cada momento do aprendizado as dificuldades particulares de cada um, de modo que se encontre a melhor soluo. Isso tem de ser feito com muita freqncia, durante o aprendizado do aluno em uma rea particular. A experincia indica que isso j pode ser feito a distncia, com programas de computador altamente interativos.
61

TV na Escola e os Desafios de Hoje

A principal vantagem do computador possibilitando uma efetiva interao homem/mquina no auxlio da aprendizagem raramente utilizada. Alguns exemplos de programas interativos podem ser encontrados na rea de Cincias e Tecnologia da Informao. Mas convm notar que os contedos preparados eletronicamente no produziriam grandes impactos em classes presenciais, nas quais a interatividade acessvel. Por outro lado, o alto custo de desenvolvimento desses materiais iria encarecer e no reduzir os custos de aprendizagem. A questo que se apresenta aqui diz respeito ao uso indiscriminado de material desenvolvido em computadores para qualquer curso. Nada se compara, em matria de interatividade, aos pequenos grupos de aprendizagem (de quinze pessoas ou menos), com excelentes professores que adotam a abordagem interativa. Destacamos trs fatores da abordagem interativa, com ou sem a presena de computadores: Primeiro: a interao deve ser freqente, como numa conversao. Experincias com computadores em bibliotecas pblicas mostraram que os alunos deveriam fazer algo significativo, como responder a uma pergunta, por exemplo, em intervalos no superiores a 20 segundos (muito diferente dos ambientes tradicionais). Tais desafios motivam o estudante a permanecer por longos perodos de tempo em contato com o material. Segundo: o mais importante de tudo a qualidade de cada interao. Isso muito difcil de ser medido, mas claramente visto na prtica. So necessrias unidades interativas que se assemelham interao real entre pessoas, caso seja buscado o acompanhamento dos problemas individuais de aprendizado. Busca-se dialogar em linguagem natural e estabelecer com o aprendiz uma comunicao de qualidade e de confiana. Exemplos de dilogos interativos so os de formato socrtico, com alunos respondendo livremente a perguntas formuladas pelo mestre ou por computadores, na sua lngua natural (j se pode at falar para o computador em vez de escrever). Interao usando questes de mltipla escolha de baixa qualidade: as pessoas no fazem isso na prtica!
62

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Terceiro: na interao, os parceiros so capazes de fazer registros de longo prazo, anotando todos os passos e as experincias vividas durante o aprendizado. Um tutor capaz de se lembrar dos estilos de aprender e dos problemas dos seus alunos. Pode ser criada uma facilidade semelhante em computadores, mantendo registros detalhados do desempenho dos alunos e usar esses dados para a tomada de deciso sobre o que lhes deveria ser apresentado em seguida.

3.3.4. Aprendizagem pela Internet As aplicaes educativas das novas tecnologias da informao e da comunicao (NTIC) podem gerar condies para um aprendizado mais interativo, por meio de caminhos no-lineares, em que o estudante determina seu ritmo, sua velocidade, seus percursos. Bibliotecas, laboratrios de pesquisa e equipamentos sofisticados podem ser acessados por qualquer usurio que disponha de um computador conectado por linha telefnica a uma central distribuidora de servios. Uma rede TIC uma coleo de redes eletrnicas que propicia acesso a programas de aplicao, servios e comunicaes via computadores, telefones e equipamentos de vdeo. Compe-se de milhares de redes locais e redes de longa distncia. A Internet uma dessas ltimas e no pertence a nenhum organismo pblico ou privado. uma rede formada por milhes de computadores que podem comunicar-se entre si, transmitindo e recebendo textos, sons e imagens. Calcula-se atualmente que mais de 200 milhes de pessoas acessam a Internet no mundo, distribudas pelas empresas, rgos pblicos e residncias.

63

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Vrias so as modalidades de uso da Internet para auxlio na aprendizagem:


On line: significa em linha como numa rede ou comunicao em tempo real, isto , na ocasio em que produzida. Bases de dados: conjuntos de dados, organizados para atender a consultas com finalidade definida

Teleacesso: o uso on line de recursos tais como bibliotecas, bases de dados, museus, imagens de satlites e de salas de aula conectadas. A maioria desses recursos est disponvel na Internet, e as informaes podem ser obtidas gratuitamente pelos alunos. Publicao virtual: a possibilidade de se tornar disponvel publicamente, material de pesquisa por meio das redes de telecomunicaes. Ao publicar trabalhos de cunho cientfico pela rede, os alunos podem alcanar uma audincia bem maior e se sentir motivados a investir com mais vigor em trabalhos que sero largamente distribudos. Telepresena: a habilidade de se usar TIC para interagir remotamente no acompanhamento e na realizao de experimentos. Os alunos podem testemunhar diversas situaes de risco, como desastres ecolgicos, tempestades de neve, erupo vulcnica, etc., e coletar dados para pesquisa com auxlio de instrumentos locais. Teleconsulta: a utilizao das TIC para o estabelecimento de uma consulta on line entre alunos e especialistas distantes entre si. Geralmente, as consultas so dirigidas aos especialistas (professores com

64

TV na Escola e os Desafios de Hoje

doutorado, pesquisadores, profissionais, cientistas, etc.) e as respostas so dadas instantaneamente atravs de chats (ferramenta de conversa on line na Internet, bate-papo eletrnico). Teleparticipao: a estratgia que suporta a troca de todos os recursos de informao entre usurios. Normalmente comea com a simples troca de correio eletrnico entre dois alunos de escolas diferentes, avanando para a comunicao de um para muitos, de muitos para muitos, at que se chegue a uma situao em que haja plena troca de experincias, idias, recursos, dados e resultados de pesquisas. Em sala de aula, a estratgia de aprendizagem cooperativa pode ser realmente bastante poderosa. Telecolaborao: uma das mais sofisticadas utilizaes de TIC em salas de aula, a telecolaborao o emprego das telecomunicaes para se ampliar os recursos na soluo de problemas, na concepo de projetos colaborativos e na investigao compartilhada entre salas de aula. Embora a colaborao na soluo de problemas oferea grandes benefcios e oportunidades educacionais, nota-se, entre alunos pr-universitrios, que se d ainda pouca importncia a essa estratgia na Internet.

65

TV na Escola e os Desafios de Hoje

Atividade 27: optativa Na pgina acima, voc encontra vrias opes para navegar no site da TV Escola. Conecte-se a esse site se isso lhe for possvel (http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/default.shtm). Navegue pelo site procurando conhecer todas as sees e publicaes de seu interesse. Veja como voc poderia aproveitar o site em benefcio do planejamento didtico, das atividades que realiza com seus alunos e de sua formao continuada. Mas no se limite a esse site. Expanda sua explorao tanto quanto possa. Voc pode fazer cursos, se quiser, participar de processos interativos virtuais, acessar publicaes virtuais, etc.

Recomendaes bibliogrficas AVELAR, Jos Carlos. O cinema dilacerado. Rio de Janeiro: Alhambra, 1986. __________________. Imagem e som, imagem e ao, imaginao. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982. CAPELLER, Leon. Imagem e reflexo era dos extremos. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 1). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 11-28]. __________________. Nem Falso nem Verdadeiro nem falso nem verdadeiro. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 200-202]. COELHO, Paulo Tarso S. P. A imagem na educao A arte prhistrica. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 1). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 33-36]. __________________. Introduo de tecnologias de reproduo A fotografia como meio de reproduo; O desenho de humor; Histria em quadrinhos. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 1). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 85-93]. COUTINHO, Laura. Salto para o futuro: TV e informtica na educao. Braslia: MEC/Seed, 1998. DIEGUES, Carlos. Cinema: imagem/tempo/movimento Roteiro para limite; O cinema de animao. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto
66

TV na Escola e os Desafios de Hoje

para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p.143-152]. FERRO, Marc. Historia contempornea y cine. Barcelona: Ariel, 1995. FRANCASTEL, Pierre. Imagem, viso e imaginao (Segunda parte: Objecto flmico e objecto plstico). Lisboa: Martins Fontes, s/d [p. 155-188]. FREIRE, Snia. Cinema: imagem/tempo/movimento Breve histria do cinema brasileiro. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 137143]. __________________. Introduo de tecnologias de reproduo Mapas e atlas. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 1). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 93-96]. __________________. Nem falso nem verdadeiro A era paradoxal da imagem: da imagem eletrnica digital. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 189-191; 195-199]. LEBEL, Jean Patrick. Cinema e ideologia. Lisboa: Editorial Estampa, 1975. METZ, Christian. Para falar de aprendizagem Um roteiro de trabalho possvel: Oficina de imagens; Para uma oficina na escola: preparao e planejamento; Comunicaes, 1970: imagens e pedagogia. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p.210-222]. MONTEIRO, Ronald. O olhar crtico de R. M. Rio de Janeiro: Associao de Crticos de Cinema, Riofilme, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro: Secretaria de Cultura, 1998. PARMETROS Curriculares Nacionais de 5a a 8a sries, Introduo. Braslia: MEC, 1997. REVISTA Superinteressante. So Paulo: Editora Abril, no 8, agosto, 2000. SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volumes 1 e 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 (Introduo). __________________. A imagem na educao Das escolas sem letras; A simplificao; As sociedades urbanas; Os olhos da Idade Mdia. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 1). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 36-44]. __________________. A televiso e a educao Uma escola bsica; Recortando televiso e educao; Primeiros ensaios prticos; teorizando um pouco; Questes de produo versus uso pedaggi67

TV na Escola e os Desafios de Hoje

co. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 137-162]. __________________. As imagens contemporneas. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 163-172]. __________________. Imagem e reflexo Veredas para a teoria da imagem. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 1). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 28-31]. __________________. Nem falso nem verdadeiro Um tempo de estudo; Nem falso nem verdadeiro na TV. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/ Seed, 1998 [p. 189-191]. __________________. Para falar de aprendizagem Saber: um conceito relativo. In: SILVEIRA, M. H. e outros. Salto para o Futuro: Educao do Olhar (volume 2). Braslia: MEC/Seed, 1998 [p. 203208].

tempo de concluir essa fase do Memorial!

68

Vous aimerez peut-être aussi