Vous êtes sur la page 1sur 5

3 falcias comuns quando se discute com a esquerda 1 Etereidade do Marxismo

01jun11

Geralmente no entender de quem o defende, o marxismo no pode ser categorizado nem analisado, mais que uma teoria. No precisa ser defendido com argumentos inteligveis e lgicos, em sequncia. Nisso o Olavo de Carvalho tinha razo, o comunismo no uma tentativa honesta de cincia, na verdade uma cultura.

Quando algum critica o marxismo, seus defensores invariavelmente alegam que a anlise no foi completa, sem oferecer explicao do que seria uma anlise completa. Costumam tambm comear a discorrer vagamente sobre o tema utilizando termos obscuros, geralmente emprestados de cincias humanas, sem forma de comprovao. Criam uma nuvem de fumaa que quer impedir que as falhas inerentes do esqueleto terico marxista fiquem aparentes.

2 O Problema da Autoridade Caminho muito utilizado por pessoas de passado ou presente (e futuro!) acadmico. Como todo mercado regulado, muitos dos seus participantes se sentem confortveis com as barreiras de entrada aos novos competidores. Ao invs de adotar uma postura de humildade e honestidade intelectual, se fixando nos argumentos e nas leis universais da lgica, ficam olhando para as medalhas e brases do debatedor. Se no existem bastantes diplomas e assinaturas bonitas, alegam que o mensageiro deve ser abatido, que a mensagem no importa.

Dizer que preciso ler Marx para discutir suas ideias o mesmo que dizer que preciso aprender aritmtica estudando com os fencios, ou que todos os professores de portugus tenham que ser lusitanos. Conhecimento s conhecimento quando pode ser transmitido. Se no pode ser transmitido, no conhecimento, sensao. Se pode ser transmitido, seus fundamentos so totalmente apreensveis pelo recipiente. Se eu explico para algum que 1 + 1 = 2, o conhecimento est inteiramente em mim e no outro. O Outro pode at discordar, mas o conhecimento foi passado.

No preciso ler Marx inteiro, no original alemo em papel de pergaminho, para saber que a teoria do valor do trabalho no considera como bens econmicos diversas coisas facilmente observveis (como madeira, pedras preciosas, ), para saber que a teoria de mais valia no considera a preferncia temporal dos bens, que a teoria de explorao no considera a impossibilidade e a falta de incentivo empresarial de dar todos os recursos oriundos da produo para os trabalhadores somente pelo fato deles estarem sentados num galpo alugado movendo seus corpos.

3 As Cincias Humanas Marx currculo bsico das cincias humanas. O absurdo que no ensinado para podermos limpar a humanidade desse depsito de lixo txico intelectual. ensinado como cincia. Apesar de todas as falhas simples e gritantes da teoria marxista, o manifesto comunista emocional o bastante para arrebatar os coraes e cegar as mentes dos estudantes. Isso at fcil de entender. O que no d pra entender so senhores de 50 anos ou mais batendo na tecla da cortina de fumaa comunista, espalhando slogans intuitivos new age como alm do capital, ou um outro mundo possvel.

As cincias humanas carregam uma caracterstica em comum, que a impossibilidade de conceber metodologias precisas (mesmo que imperfeitas) de previso de fenmenos, ao contrrio do que acontece nas cincias naturais. Mas isso exatamente que tentam fazer os cientistas da rea!

Outra contribuio do Marxismo ao mundo bizarro das cincias humanas desenvolver um pouco mais o desconstrutivismo. Pode-se escrever teses enormes falando sobre nada. No importa que ningum v entender, ou que no sirva para nada, algum est pagando, o diploma na parede garante a autoridade e a festa do Zizek est sempre recomeando.

Cincias humanas, fora a economia, no so muito teis sem a constatao de que so muito imprecisas. As justificativas para a existncia da maioria delas esto justamente na teoria de explorao de Marx (tambm na teoria do determinismo malvado de Rousseau, tipo um Marx da moral). por isso que o marxismo currculo obrigatrio das humanas, elas geralmente tm como objetivo colocar em prtica programas socialistas de transferncia de recursos

Marx e a mais-valia ESCRITO POR IPOJUCA PONTES | 06 DEZEMBRO 2010 ARTIGOS - MOVIMENTO REVOLUCIONRIO

Para Bohm-Bawerk, a teoria do valor-trabalho de Ricardo (e, por extenso, a mais-valia de Marx), para alm de falaciosa, apresenta uma noo de valor absolutamente intil, porque no leva em conta o valor de uso, ou melhor, suas valoraes subjetivas.

O que a mais-valia marxista, fundamentalmente baseada na teoria do valor-trabalho de Ricardo? O prprio Marx, atravs de caminhos tortuosos, constri um arrazoado explicativo no Captulo XII do volume I de "O Capital" (Abril Cultural, SP, 1963): "O trabalhador, durante parte do processo de trabalho, apenas produz o valor de sua fora de trabalho, isto , o valor dos meios de subsistncia de que necessita. Produzindo num contexto que se baseia na diviso social do trabalho, ele no produz os seus meios de subsistncia diretamente, mas sob a forma de mercadoria particular, fio, por exemplo, um valor igual ao valor dos seus meios de subsistncia ou ao dinheiro com o qual os compra".

Perito na arte de complicar o bvio, Marx continua: "A parte de sua jornada de trabalho que ele precisa para isso maior ou menor conforme o valor de seus meios de subsistncia dirios mdios, conforme, portanto, o tempo de trabalho dirio mdio exigido para a produo. Se o valor dos seus meios mdios de subsistncia representa 6 horas de trabalho objetivado, o trabalhador necessita trabalhar em mdia 6 horas por dia para produzi-lo. Se ele no trabalhasse para o capitalista, mas para si mesmo, teria de trabalhar em mdia a mesma parte alquota da jornada para produzir o valor de sua fora de trabalho e assim obter os meios de subsistncia necessrios sua manuteno ou reproduo continua. Mas como na parte de trabalho em que produz o valor dirio da fora de trabalho, digamos 3 xelins, ele produz apenas um equivalente ao valor dela j pago pelo capitalista e, portanto, repe apenas o valor adiantado do capital varivel pelo novo valor criado, aparece essa produo de valor como mera reproduo. A parte da jornada de trabalho em que sucede essa reproduo, o que chamo de trabalho necessrio, e de trabalho necessrio o trabalho despendido durante esse tempo. Necessrio ao trabalhador, por ser independente da forma social de seu trabalho. Necessrio ao capital e seu mundo, por ser a existncia contnua do trabalhador e sua base".

"O segundo perodo do processo de trabalho", continua Marx, "em que o trabalhador labuta alm dos limites do trabalho necessrio, embora lhe custe trabalho, dispndio da fora de trabalho, no cria para ele nenhum valor. Ele gera a mais-valia, que sorri ao capitalista com todo o encanto de uma criao do nada. Essa parte da jornada de trabalho chamo de tempo excedente, e o trabalho despendido nela: mais-trabalho".

O texto obscuro, mas deixo a critrio do leitor as diferenas essenciais entre o que dizem Ricardo, Proudhon e Marx sobre a mais-valia, e aqui peo licena ao leitor, por oportuno, para passar s criticas do economista Eugen von Bohm-Bawerk, autor da "Teoria Positiva do Capital" (1889) e um dos representantes da Escola Austraca, celebrizada pela aplicao da teoria da utilidade marginal. Para Bohm-Bawerk, a teoria do valor-trabalho de Ricardo (e, por extenso, a mais-valia de Marx), para alm de falaciosa, apresenta uma noo de valor

absolutamente intil, porque no leva em conta o valor de uso, ou melhor, suas valoraes subjetivas. Para os integrantes da Escola Austraca, valorar significa escolher entre distintas opes e escolher compreende querer isso mais do que aquilo. Cada ato de escolha, por sua vez, se caracteriza por uma densidade de psquica de sentimentos, que prpria a quem compra e vende. O valor (preos), portanto, no passa da expresso do desejo das pessoas de adquirirem mercadorias.

A base da economia moderna - completa outro representante da Escola Austraca, Ludwig von Mises (1881-1973), em "Ao Humana" (Instituto Liberal, Rio, 1990) - " a noo de que precisamente a disparidade de valor atribudo aos objetos trocados que resulta na sua troca. As pessoas compram e vendem unicamente porque atribuem um maior valor quilo que recebem do que quilo que cedem. Assim, uma noo de medio (metodologia) de valor intil. Essa noo s pode ser aferida pelo mercado, onde prevalece, por definio, a democracia econmica: nele, por fora da livre ao dos indivduos (elegendo ou rejeitando mercadorias) que se determina o valor dos preos.

Essa, alis, a razo bsica pela qual, segundo a Escola Austraca, a economia planejada ou centralizada nas mos do governo no funciona: a tecnoburocracia simplesmente no substitui a pluralidade ou a complexidade do mercado e dos seus agentes na formao dos preos, indicativo, no capitalismo, da diversidade da produo e do consumo - o que explica, na prtica, o melhor desempenho econmico e a maior produtividade do sistema capitalista.

Para continuarmos nossa apreciao sobre a raiz do pensamento de Marx, que sobrevive basicamente como uma atitude crtica em face do pensamento dos outros, faz-se necessrio tecer algumas consideraes sobre o seu carter. Desde a infncia, o pai do "socialismo cientfico" cultivou a rebeldia como uma flor de estufa. No dizer da prpria me, Henriette, detestava o banho e qualquer tipo de limpeza ou organizao pessoal, ao tempo em que manifestava total averso pelas formas tradicionais de hierarquia. Quando estudante em Bonn, tornou-se bbado contumaz (dirigia um clube de porristas) e, para no pagar os credores, em geral, partia para a briga armada - sendo autuado, certa vez, por porte de arma. Depois de uma dessas prolongadas bebedeiras, disputou irresponsavelmente um duelo em que saiu ferido de raspo e, tempos depois, provocou um outro em que um admirador, "tomando suas dores", tambm saiu ferido.

Marx passava meses sem frequentar as salas de aula e, nessas ocasies, adotou o hbito, segundo ele prprio muito produtivo, "de fazer enxerto nos meus escritos de todos os livros que lia". Como era leitor voraz, passou a maior parte da vida entre porres (tomava jarras e jarras de vinhos ordinrios) e leituras as mais desencontradas, sendo considerado por observadores como um "intelectual bomio".

No captulo beligerncia, pode-se dizer que Marx brigou com todo mundo, especialmente com aqueles a quem devia material e espiritualmente, e ainda de forma mais renhida com os que ousavam discordar de suas teorias, mtodos ou aes polticas. Sua ameaa predileta, contra os adversrios em geral, era um estribilho: "Eu o destruirei! Eu o destruirei!". Seguramente por isso o rival Bakunin o considerava um "monte de esterco", "burgus arrogante e autoritrio", tipo "mesquinho e ambicioso", sempre movido pela "vaidade"; Proudhon, que o auxiliou em Paris com dinheiro e amparo, o julgava um "falsrio" e "verme do socialismo"; o operrio Weitling, um "analista de gabinete"; o jornalista Karl Heinzen, que trabalhou com Marx na "Gazeta Renana", definia-o como "um cruzamento de gato com macaco, esprito perverso que vivia sempre sujo, capaz de tudo, menos de um gesto nobre".

No entanto, em que pesem opinies em contrrio, Marx no era apenas um esprito diablico ou um acadmico ocioso interessado em aprofundar distines filosficas ou ainda um correto cientista social que a partir de um posto de observao de fatos e fenmenos, procurasse uma verdade plausvel. Na realidade, Marx tornou-se um idelogo e um moralista e, como tal, tinha sua verdade particular que deseja impor como nica, eterna e universal - o ento j delineado materialismo histrico, assunto que abordaremos no prximo artigo

Vous aimerez peut-être aussi