Vous êtes sur la page 1sur 9

Programa para promover as competncias numricas

Lusa Cotrim, Teresa Condeo

ACTIVIDADES PARA PROMOVER A LINGUAGEM E O AMBIENTE MATEMTICO EM IDADE PRECOCE


A experincia do numrico nas actividades quotidianas de estrema importncia na aquisio do nmero e dos conceitos numricos na fase precoce do desenvolvimento. O vocabulrio matemtico deve fazer parte da comunicao desde muito cedo e deve ser introduzido no dia-a-dia da criana, na descrio dos acontecimentos e aces, nos jogos e brincadeiras e nas actividades dirias. Apresentamos um conjunto de actividades que tm como objectivo, apoiarem as famlias na estruturao do ambiente familiar e na introduo da linguagem matemtica em idade precoce: - Repetio Repetir actividades que motivem a criana com a utilizao das palavras mais e outra vez?. importante que a criana associe a utilizao destas palavras, que nesta fase devem ser apoiadas com o respectivo gesto natural, repetio de qualquer coisa: ver um livro, contar uma histria, outra bolacha, uma actividade fsica, etc. Num primeiro tempo, o tutor deve aceitar uma resposta de assentimento com a cabea, para repetir. Mas deve rapidamente progredir para respostas mais complexas, exemplo: ajudar fisicamente a criana a realizar o gesto que acompanha a palavra, para que seja introduzido no seu vocabulrio visuo-motor e possa ser utilizado correctamente nas actividades seguintes que impliquem o desejo de repetio. - Escolher a pedido O tutor deve sempre proporcionar escolhas. Mesmo que saiba quais so os desejos ou as necessidades da criana, deve permitir que a criana os possa expressar. importante que apresente, pelo menos duas possibilidades de escolha para que a criana seja induzida a apontar para manifestar a sua vontade. Segundo a competncia e a etapa de desenvolvimento em que a criana se encontra, assim o nosso grau de expectativa do tipo de resposta: 1, devemos comear por encorajar e ajudar a criana a tocar no item para mostrar a sua escolha; 2, se j conseguir apontar, deve apontar para escolher; 3, se j faz alguns gestos, pode fazer o gesto que nos indique o que quer; 4, quando j utiliza alguns nomes, deve dizer o que quer. - Semelhanas e diferenas - juntar iguais Utilizar as palavras e gestos para igual e diferente, com conjuntos de itens ou imagens.

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Figura 1. Imagens extradas da aplicao - Oficina dos Gestos. Disponvel em www.nasturtium.com.pt.

importante que a criana perceba que pode juntar os iguais ao mesmo tempo que tambm os diferencia. As primeiras actividades ldicas devem ser com objectos visualmente iguais, exemplo: dois copos amarelos, duas bolas vermelhas, duas meias azuis. Pode experimentar tambm pela funcionalidade do objecto mas a um nvel muito simples: "Vamos juntar os iguais. Onde est a outra colher. Esta tambm uma colher. So iguais, so duas colheres".

www.appt21.org.pt

Pode tambm combinar brinquedos idnticos ou fotografias de brinquedos, ou lotos de imagens (estes devem ser usados soltos ou construdos com velcro para possibilitar que os cartes de imagens possam mudar de posio num quadro de cartolina). Nas brincadeiras, ajude a criana a ver as diferenas e as semelhanas num conjunto de brinquedos, falando sobre a sua cor, o tamanho, a forma e quantos so, conforme a compreenso da criana. - Utilizar "no" e "no h" Utilize situaes do dia-a-dia para trabalhar este conceito: a traduo da ausncia usando no h, assim como a compreenso da negativa no.

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Utilize os brinquedos para dizer j no h e no tem (ex: chapu) . No se esquea de utilizar sempre o gesto natural associado palavra para permitir a compreenso e a comunicao - Palavras de categorizao
3

Ajuda a criana a aprender o conceito se utilizarmos a categoria, por exemplo estas so cores ou a cor vermelha, includa na frase. Dizer "D-me a bola" diferente de dizer "D-me a bola azul". O mesmo para formas e tamanhos, exemplo: Qual a forma? um quadrado ou um crculo?, De que tamanho ? Pequeno ou grande?, "Pe na lata redonda", "Guarda no saco pequeno". No incio do ensino, os itens que so utilizados no devem variar em mais nenhum atributo seno naquele que estamos a ensinar, assim, por ex., quando se ensina a cor vermelha, pode utilizar crculos que sero do mesmo tamanho, variando apenas na cor. S quando a criana compreende e d a pedido a cor vermelha que podemos fazer mais actividades com outros atributos a variar, ex., crculos de vrias cores e vrios tamanhos. importante que junte a palavra escrita enquanto ensina o conceito, alm de auxiliar a discriminao auditiva, apoia a memria e pode ser mais rapidamente includa no vocabulrio da criana. - Construir livros e "vdeos" personalizados Pode construir livros temticos com fotografias de objectos familiares. Por exemplo, no livro vermelho, pode colar fotografias de itens vermelhos (um por pgina) familiares para a criana: o seu prato da comida, a sua saia, um brinquedo dessa cor, o chapu ou o gancho de cabelo, etc. No esquea de escrever a palavra por baixo da fotografia, exemplo: "A saia vermelha". Da mesma maneira, o livro nmero um deve conter itens com essa quantidade. Quando identificar as cores e os nmeros, as pginas podem ser misturadas. Pode utilizar a mesma ideia para outras categorias, ex., letra a, forma redonda, comida, etc. Pode ainda fazer pequenos filmes em que a criana o principal actor. Estes filmes podem ser trabalhados no computador e cortados em pequenos trechos aos quais se acrescenta a palavra ou a frase, exemplo: "A saia vermelha da Rita" e aparece a Rita a mostrar a sua saia. A experincia tem mostrado, que as crianas que privilegiam o processamento e a memria visuais, necessitam e beneficiam da utilizao da imagem e mostram especial ateno e motivao para a aprendizagem efectiva dos conceitos quando se visualizam enquanto "actores principais". - Escrever palavras Com foi referido na construo dos livros, junto com as imagens devem estar as respectivas palavras, no incio, por ex. o carro. Quando a criana aponta ou d a pedido o objecto ento pode comear a juntar no livro e por baixo da mesma imagem mais uma palavra, o carro da me, com a fotografia do carro da me, ou trs palavras, por exemplo: o carro grande vermelho.

www.appt21.org.pt

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

No caso da introduo dos nmeros e para ajudar as crianas a contar correctamente, o ensino deve incluir a contagem e tcnicas de aprendizagem visual: linhas numricas, quadrados com nmeros e materiais que ajudem as crianas a memorizar e a 'ver' a sequncia numrica.

Figura 4. Linha numrica disponvel nas fichas de actividades Bicho da Conta. Disponvel em www.nasturtium.com.pt.

Tenha em ateno que exigncias adicionais de mover os itens e dizer ao mesmo tempo as palavras podem tornar a tarefa mais difcil para as crianas com necessidades educativas desafiantes. - Combinar atributos e ordenar itens Pode utilizar blocos lgicos ou outros materiais educativos disponveis em diferentes formas, cores e tamanhos.

Figura 6. Blocos Lgicos. Disponvel em www.nasturtium.com.pt.

Estes materiais tambm so importantes para ensinar combinaes de atributos numa frase, pedindo criana para seleccionar dois ou trs atributos de uma vez, por exemplo, Onde est o crculo azul, grande? Pode realizar este tipo de actividade tambm no computador (Ver Os Nmeros da Mimocas).

www.appt21.org.pt

Figura 7. Retirado do software Os Nmeros da Mimocas. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

As crianas podem ter dificuldade em recordar mensagens com trs critrios (ex: agora o crculo grande amarelo), por isso importante que o tutor realize primeiro a tarefa e/ou escreva ou repita a frase enquanto desenvolvem a actividade.

Figura 8. Formas autocolantes para colorir. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Figura 9. Retirado do software Os Nmeros da Mimocas. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Estas palavras e conceitos vo ajudar a criana a desenvolver maneiras de comparar e pensar mais elaboradas. Tambm ter enorme influncia na maneira como categorizam a informao e promovem a memria e as competncias lingusticas. - Aprender a correspondncia 'um a um' atravs do jogo Estes jogos so necessrios para aprender como utilizar o sistema numrico para contar e partilhar. Os pr-requisitos para estas competncias podem iniciar-se com o jogo entre objectos, brinquedos e imagens que possam ser ligados 'um a um'.

www.appt21.org.pt

importante que as crianas ouam este tipo de vocabulrio comparativo (maior que, mais pequeno que) mesmo antes de chegar escola para que a aprendizagem seja mais rpida, para isso torna-se necessrio estender a compreenso das palavras para qualidades ou atributos de itens (ou pessoas, animais ou actividades) para alm dos nomes das cores, das formas, dos tamanhos.

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Mais uma vez pode utilizar actividades no computador, (Ver menu Os Nmeros da Mimocas).

Figura 10. Retirado do software Os Nmeros da Mimocas. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Pode utilizar o jogo simblico, as brincadeiras de faz-de-conta, para trabalhar estes conceitos de maneira simples e agradvel para a criana, exemplo: nos jantarinhos podem distribuir os copos, os pratos, os guardanapos, um para cada boneco. Colocar chapus nos bonecos - um em cada. Pode encontrar no mercado Jogos comerciais de correspondncia que pode utilizar para actividades ldicas de aprendizagem. Actividade sugerida para desenvolver a correspondncia 'um a um' Tarefa domstica: enquanto colocam a mesa para a refeio, mesmo que a criana no possa transportar alguns itens, ajude-a a pensar em termos de nmeros, ex. quem vem jantar? Vamos contar quantos so (mesmo que a criana no compreenda a pergunta e/ou no consiga dar a resposta, comece logo pela expanso da linguagem e diga qualquer coisa como o pai, 1, a me, 2, tu, 3, e o mano, 4 ao mesmo tempo que atribui um dedo a cada pessoa na contagem, no final confirme somos 4 e mostre os 4 dedos, ento vamos buscar (4 pratos, copos, etc.). Mais tarde, no disponibilize a quantidade correcta, d s 3 guardanapos e depois introduza outro conceito nas frases, quantos faltam?, diga qualquer coisa como, olha, falta um para a me, ou tens todos? no! Falta um para o mano, e utilize sempre os dedos das mos para ajudar visualmente na compreenso da quantidade. O mesmo para outro conceito, embora mais difcil, no coloque ou no d a quantidade correcta, d a mais (4+1 guardanapos) e depois introduza outro conceito nas frases, este est a mais? ou sobra este (este conceito mais difcil, mas importante como compreenso do pr - requisito para as operaes.

www.appt21.org.pt

A introduo destes conceitos torna-se motivadora e mais fcil de compreender e memorizar se for concretizada com actividades da vida diria e em jogos e actividades de correspondncia um-a-um, ou mesmo com a ajuda do computador.

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Figura 11. Retirado do software Os Nmeros da Mimocas. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

- Jogos para aprender sobre a quantidade e a contagem Pode utilizar as actividades de jogo simblico, enquanto vestem ou lavem os bonecos, para falar sobre o nmero de componentes do corpo, ex. vamos lavar os dois ps, vamos calar as duas meias, Vamos pr um chapu neste e um chapu neste.

Figura 12. Ursos para vestir. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Contar itens idnticos (bolas) e itens da mesma categoria em livros de imagens (animais, imagens com ces, gatos, cavalos; coisas para comer, imagens de laranja, maa, po). - Contar e reconhecer quantidades em livros de nmeros para crianas que ainda no esto em idade escolar. Contar degraus ou 'pulos' ou outras actividades dentro do ambiente da criana. Contar o 'tempo' das actividades nos jogos, exemplo: quanto tempo a criana consegue aguentar apoiada sobre uma perna (com qualquer tipo de ajuda); contar os dedos enquanto os movimenta. Nas actividades dirias a criana deve praticar ou durante as actividades, dizer ou 'cantar' os nmeros, atravs de lengalengas com nmeros. Jogar jogos que impliquem a manipulao de dados e pees para andar determinado nmero de casas.

www.appt21.org.pt

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Ajudar os pais a preencher a lista das compras, ex: 1 pacote de acar, 3 caixas de fsforos, etc. - Iniciar a compreenso do dinheiro As crianas iniciam a compreenso do dinheiro vendo as pessoas pagar as coisas, trocando o dinheiro por bens, tente sempre lev-la s compras e envolve-la nestas actividades. So importantes os jogos ou brincadeiras onde utilizado dinheiro de brincar ou mesmo, no incio, utilizado um carto multibanco, o importante compreender que deve trocar dinheiro por bens.

Figura 13. Moedas e notas muito prximas das verdadeiras! Com O Banqueiro, a criana pode organizar as notas e as moedas. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Pode criar uma loja de brincar, com itens com rtulos, ou pode dar criana uma lista de imagens e palavras e um saco de compras, para ela procurar brinquedos ou outros itens em casa para colocar no seu saco e fingir que os paga. Pode fazer ao contrrio, em que a criana faz de dona da loja. - Utilizar um calendrio para introduzir o tempo e promover a orientao temporal Pode construir calendrios e horrios, com palavras escritas, imagens ou smbolos para acontecimentos que ocorrem regularmente. Os calendrios e os horrios ajudam os pensadores concretos e visuais a relacionar as ideias sobre o tempo, aos acontecimentos significativos que experimentam ao mesmo tempo que as orienta nas tarefas e na sequncia das mesmas.

www.appt21.org.pt

Figura 15. Calendrio e relgio em madeira. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Os calendrios caseiros podem incluir palavras para dias da semana; manh, tarde e noite e relgios que mostrem os tempos e as palavras para importantes partes do dia, incluindo a hora de dormir.

Associao Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Figura 16. Calendrio A4 personalizado.

Figura 17. MO descobre o tempo. Cartes para trabalhar a noo de tempo. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Figura 18. Que horas so? Cartes reutilizveis. Disponvel em www.nasturtium.com.pt

Para aprofundar este assunto consulte a informao sobre o programa estruturado Programa para Promover as Competncias Numricas

www.appt21.org.pt

Vous aimerez peut-être aussi