Vous êtes sur la page 1sur 7

Relaao de Trabalho e Relaao de Emprego

Relao de trabalho existe quando h prestao de servios. Relao de emprego uma espcie de relao de trabalho. So elementos ou pressupostos ESSENCIAIS para a caracterizao da relao de emprego: o Subordinao ou dependncia jurdica o No eventualidade ou continuidade do trabalho Eventualidade intermitncia o Onerosidade o Prestao por pessoa fsica (Maurcio Godinho) o Pessoalidade na prestao do servio (prestao intuitu personae) O trabalhador no fungvel (no gasta com o tempo). Eventual substituio consentida no afasta a pessoalidade do empregado, exceto se intermitente e constante. As substituio normativamente autorizadas (licenas, afastamentos etc.) suspenso ou interrupo do contrato de trabalho, conforme o caso. Smula 159 do TST
SUBSTITUIO DE CARTER NO EVENTUAL E VACNCIA DO CARGO I - Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, inclusive nas frias, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo. II - Vago o cargo em definitivo, o empregado que passa a ocup-lo no tem direito a salrio igual ao do antecessor.

Cdigo Civil. Art. 593. A prestao de servio, que no estiver sujeita s leis trabalhistas ou a lei especial, reger-se- pelas disposies deste Captulo. O contrato de emprego um contrato bilateral, sinalagmtico e oneroso. O servidor pblico no tem relao de emprego por ser caso de excluso legal absoluta. Para que se reconhea a relao de emprego, necessrio o atendimento no s a todos os elementos ftico-jurdicos, mas tambm aos jurdico-formais. Assim, o bicheiro no tem relao de emprego com o dono da banca, pois apesar de reunir todos os elementos ftico-jurdicos, no atividade lcita, carecendo de elemento jurdico-formal.

Teorias definidoras de no eventualidade


Teoria da descontinuidade = eventual o trabalho descontnuo e interrupto, fracionvel no tempo, perdendo o carter de fluidez temporal. Essa teoria no foi aceita pela CLT. De acordo com a CLT, um garom que trabalhe apenas nos fins de semana em determinado restaurante empregado; para a teoria da descontinuidade ele seria mero trabalhador, pois no teria trabalho contnuo. A teoria compatvel com a Lei do Trabalho Domstico. Teoria do evento = eventual o trabalhador admitido na empresa em virtude de um determinado e especfico fato, acontecimento ou evento, ensejador de obra ou servio. Teoria dos fins do empreendimento = eventual o trabalhador chamado para realizar tarefa no inserida nos fins normais da empresa tarefas que, por isso, sero espordicas e de curta durao. Teoria da fixao jurdica ao tomador de servios = eventual o trabalhador cujos destinatrios de seu trabalho variam no tempo, de tal modo que se torna impossvel a fixao jurdica do trabalhador em relao a qualquer deles.

Caracterizao do trabalho eventual


a) Descontinuidade da prestao do trabalho, ou seja, no permanncia em uma organizao com nimo definitivo. b) No fixao jurdica a uma nica fonte de trabalho, com pluralidade de tomadores de servios. c) Curta durao do trabalho prestado. d) Evento certo, determinado e episdico em relao dinmica do tomador de servios. e) Natureza do trabalho prestado no corresponde aos fins normais da empresa.

Trabalho sazonal ou adventcio


A mera descontinuidade do trabalho no o caracteriza como trabalhador eventual; alm disso, a durao do trabalho do safrista no curta. Tudo isso o leva a ser caracterizado, presentes os outros pressupostos, como empregado.

Onerosidade
A onerosidade deve ser visualizada pela tica do prestador de servios. Por ser analisada em duas dimenses: plano subjetivo e plano objetivo. Plano objetivo = pagamento ao prestador pelos seus servios. Plano subjetivo = se o pagamento real (servido disfarada?) o No plano subjetivo, verifica-se o animus contrahendi.

Subordinao ou dependncia (jurdica)


Trata-se do polo antittico e combinado do poder de direo.

O empregado compromete-se a acolher o poder de direo empresarial, no modo de sua prestao de servios (dimenso clssica). A jurisprudncia e doutrina no mais aceitam a mera caracterizao de subordinao no aspecto subjetivo (subordinao tecnolgica e/ou econmica). Subordinao tambm se manifesta pela integrao do trabalhador nos fins e objetivos do tomador de servios (dimenso objetiva). Outra dimenso de subordinao o acolhimento estrutural do trabalhador na dinmica de organizao e funcionamento do tomador de servios (dimenso estrutural)

Elementos jurdico-formais da relao de emprego


SMULA N 363 DO TST CONTRATO NULO. EFEITOS (nova redao). A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. SMULA N 386 DO TST POLICIAL MILITAR. RECONHECIMENTO DE VNCULO EMPREGATCIO COM EMPRESA PRIVADA Preenchidos os requisitos do art. 3 da CLT, legtimo o reconhecimento de relao de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar. OJ 199 DO TST, DJI-I JOGO DO BICHO. CONTRATO DE TRABALHO. NULIDADE. OBJETO ILCITO nulo o contrato de trabalho celebrado para o desempenho de atividade inerente prtica do jogo do bicho, ante a ilicitude de seu objeto, o que subtrai o requisito de validade para a formao do ato jurdico. OJ 315 DO TST, DJI-I MOTORISTA. EMPRESA. ATIVIDADE PREDOMINANTEMENTE RURAL. ENQUADRAMENTO COMO TRABALHADOR RURAL considerado trabalhador rural o motorista que trabalha no mbito de empresa cuja atividade preponderantemente rural, considerando que, de modo geral, no enfrenta o trnsito das estradas e cidades.

Caso do servidor pblico da EC 19/1998


1) Caput do art. 39 antes da EC 19/1998 previa RJU para os servidores pblicos de cada ente federado, autarquias e fundaes. 2) EC 19/1998 extinguiu a exigncia do RJU, possibilitando que cada ente optasse pela forma de contratao (CLT ou regime estatutrio). 3) Aps EC 19/1998, diversos entes optaram pela CLT. 4) Em 2007, o STF suspendeu, na ADIN 2.135/DF a redao da EC 19/1998, voltando a redao antiga (exigncia de RJU). No julgamento da ADIN, o STF decidiu pela eficcia ex nunc. 5) Justia do Trabalho no cabe julgar os casos que envolvam servidores pblicos regidos pela CLT (empregados pblicos), por fora do art. 114, I, da CF (entendimento do STF).

Caso do estagirio
O estagirio rene todos os pressupostos caracterizadores da relao de emprego, mas no caracterizado como tal, em virtude do carter educacional do pacto institudo. Prevalece a verdade real: se, no pacto firmado, no mais existir a finalidade de ganho educacional para o estagirio, estabelece-se a relao de emprego. O estgio uma relao jurdica trilateral, pois envolve: o estudante-trabalhador, o tomador de servios e a instituio de ensino.
Lei 11.788/2008 Lei do Estgio Art. 1 Estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos. 1 O estgio faz parte do projeto pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando. 2 O estgio visa ao aprendizado de competncias prprias da atividade profissional e contextualizao curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidad e para o trabalho. Art. 3 O estgio, tanto na hiptese do 1 do art. 2 desta Lei quanto na prevista no 2 do mesmo dispositivo, no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: I matrcula e freqncia regular do educando em curso de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos e atestados pela instituio de ensino; II celebrao de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estgio e a instituio de ensino; III compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estgio e aquelas previstas no termo de compromisso. 1 O estgio, como ato educativo escolar supervisionado, dever ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituio de ensino e por
o o o

supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatrios referidos no inciso IV do caput do art. 7o desta Lei e por meno de aprovao final. 2 O descumprimento de qualquer dos incisos deste artigo ou de qualquer obrigao contida no termo de compromisso caracteriza vnculo de emprego do educando com a parte concedente do estgio para todos os fins da legislao trabalhista e previdenciria. Art. 4 A realizao de estgios, nos termos desta Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no Pas, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporrio de estudante, na forma da legislao aplicvel. Art. 5 As instituies de ensino e as partes cedentes de estgio podem, a seu critrio, recorrer a servios de agentes de integrao pblicos e privados, mediante condies acordadas em instrumento jurdico apropriado, devendo ser observada, no caso de contratao com recursos pblicos, a legislao que estabelece as normas gerais de licitao. (...) CAPTULO III DA PARTE CONCEDENTE Art. 9 As pessoas jurdicas de direito privado e os rgos da administrao pblica direta, autrquica e fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como profissionais liberais de nvel superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalizao profissional, podem oferecer estgio, observadas as seguintes obrigaes: I celebrar termo de compromisso com a instituio de ensino e o educando, zelando por seu cumprimento; II ofertar instalaes que tenham condies de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural; III indicar funcionrio de seu quadro de pessoal, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, para orientar e supervisionar at 10 (dez) estagirios simultaneamente; IV contratar em favor do estagirio seguro contra acidentes pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso; V por ocasio do desligamento do estagirio, entregar termo de realizao do estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho; VI manter disposio da fiscalizao documentos que comprovem a relao de estgio; VII enviar instituio de ensino, com periodicidade mnima de 6 (seis) meses, relatrio de atividades, com vista obrigatria ao estagirio. Pargrafo nico. No caso de estgio obrigatrio, a responsabilidade pela contratao do seguro de que trata o inciso IV do caput deste artigo poder, alternativamente, ser assumida pela instituio de ensino. CAPTULO IV DO ESTAGIRIO Art. 10. A jornada de atividade em estgio ser definida de comum acordo entre a instituio de ensino, a parte concedente e o aluno estagirio ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatvel com as atividades escolares e no ultrapassar:
o

I 4 (quatro) horas dirias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educao de jovens e adultos; II 6 (seis) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educao profissional de nvel mdio e do ensino mdio regular. 1 O estgio relativo a cursos que alternam teoria e prtica, nos perodos em que no esto programadas aulas presenciais, poder ter jornada de at 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedaggico do curso e da instituio de ensino. 2 Se a instituio de ensino adotar verificaes de aprendizagem peridicas ou finais, nos perodos de avaliao, a carga horria do estgio ser reduzida pelo menos metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante. Art. 11. A durao do estgio, na mesma parte concedente, no poder exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagirio portador de deficincia. Art. 12. O estagirio poder receber bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, sendo compulsria a sua concesso, bem como a do auxliotransporte, na hiptese de estgio no obrigatrio. 1 A eventual concesso de benefcios relacionados a transporte, alimentao e sade, entre outros, no caracteriza vnculo empregatcio. 2 Poder o educando inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdncia Social. Art. 13. assegurado ao estagirio, sempre que o estgio tenha durao igual ou superior a 1 (um) ano, perodo de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas frias escolares. 1 O recesso de que trata este artigo dever ser remunerado quando o estagirio receber bolsa ou outra forma de contraprestao. 2 Os dias de recesso previstos neste artigo sero concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estgio ter durao inferior a 1 (um) ano. Art. 14. Aplica-se ao estagirio a legislao relacionada sade e segurana no trabalho, sendo sua implementao de responsabilidade da parte concedente do estgio. CAPTULO V DA FISCALIZAO Art. 15. A manuteno de estagirios em desconformidade com esta Lei caracteriza vnculo de emprego do educando com a parte concedente do estgio para todos os fins da legislao trabalhista e previdenciria. 1 A instituio privada ou pblica que reincidir na irregularidade de que trata este artigo ficar impedida de receber estagirios por 2 (dois) anos, contados da data da deciso definitiva do processo administrativo correspondente. 2 A penalidade de que trata o 1 deste artigo limita-se filial ou agncia em que for cometida a irregularidade. CAPTULO VI DAS DISPOSIES GERAIS Art. 16. O termo de compromisso dever ser firmado pelo estagirio ou com seu representante ou assistente legal e pelos representantes legais da parte concedente e da instituio de ensino, vedada a atuao dos agentes de integrao a que se refere o o art. 5 desta Lei como representante de qualquer das partes.
o o o o o o o o o

SMULA 212 DO TST


DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado.

Cooperativa vs. Empregado


CLT, art. 442, pargrafo nico.
Pargrafo nico - Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, no existe vnculo empregatcio entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de servios daquela.

Este dispositivo somente no se aplica s fraudes trabalhistas (vcios sociais: fraude e simulao), ou seja, o cooperativismo deve ser real, sob pena de se reconhecer relao empregatcia. Princpio da dupla qualidade = a pessoa filiada tem de ser, ao mesmo tempo, em sua cooperativa, cooperado e cliente, auferindo vantagens dessa duplicidade de situaes. o A cooperativa existe para prestar servios a seus associados, que so profissionais autnomos, sendo a oferta de servios a terceiros mero instrumento para viabilizar seu objetivo primrio e mais notvel (prestao de servios aos prprios integrantes). Princpio da retribuio pessoal diferenciada = a cooperativa permite que o cooperado obtenha uma retribuio pessoal, em virtude de sua atividade autnoma, superior quilo que obteria caso no estivesse associado. Cooperativa de mo de obra no cooperativa.

Trabalho autnomo
No se verifica relao empregatcia por faltar o elemento ftico-jurdico subordinao. Em alguns casos, pode faltar o elemento pessoalidade da prestao de servios (servios de consultoria, contabilidade etc.).

Vous aimerez peut-être aussi