Vous êtes sur la page 1sur 4

Curso Tcnico de Administrao

Justificativa
Administrao um vocbulo que, em latim, significa ad (direo para) e minister (obedincia), ou seja, na origem temos uma forma de comandar. Administrar um estabelecimento, uma seo, uma equipe, um ato que ocorre em todas as empresas, sem exceo, e ainda temos um tipo de administrao peculiar que a autogesto, que se refere auto-administrao do trabalhador, por que a empresa moderna tanto clama. Tratando-se de formao profissionalizante, considera-se que fica clara a necessidade deste tipo de abordagem, no s no curso especfico de Administrao, mas em todos ministrados nas escolas tcnicas. No modelo atual de empresa, sabemos que uma boa administrao fundamental. Em perodos anteriores presente crise econmica mundial, a situao dos empregados era mais confortvel, pois existia um equilbrio que estabilizava mais o emprego, no ficando to evidente a necessidade de um bom gerenciamento ou administrao do trabalho. Somada ao novo quadro econmico temos a globalizao, que veio alterar o sistema de concorrncia entre as empresas, passando de uma disputa amena para a competio selvagem, onde sobrevive aquele que supera a expectativa do cliente. No se espera, nesse novo modelo, que o empregado fique esperando o que o chefe vai ordenar ou ; pelo contrrio, deseja-se que esse tenha iniciativa, que saiba inovar, criar solues para os problemas, que saiba conquistar novos clientes e manter os atuais; enfim, demonstre conhecimentos administrativos que, a cada dia, tornar-se-o elementos implcitos nos prrequisitos solicitados nas fases de seleo de pessoal. Em relao atual demanda do mundo do trabalho, consultaram-se rgos e instituies, como o Centro de Integrao Empresa Escola (CIEE), o Conselho Regional de Administrao (CRA), a Fundao Getlio Vargas (FGV) e a Fundao de Assistncia as Escolas Tcnicas Estaduais (FAETEC). Apesar de no terem fornecido dados estatsticos, depreendeu-se a resposta de que o mundo do trabalho oferece oportunidades nessa rea diariamente e que o lanamento do curso no CEFET/RJ formar profissionais que tero espao tanto no setor formal ,como no setor de autonomias.

Objetivos
oferecer um curso que capacite tcnicos com habilidades desenvolvidas, que garantam as
competncias almejadas pelas empresas e pelos futuros usurios de seus produtos e/ou servios;

habilitar profissionais

que superem as expectativas dos contratantes, com uma postura de um profissional criativo, inovador, competente e atualizado;

criar parcerias com empresas produtivas, a fim de facilitar a atualizao constante de nossos
alunos;

formar profissionais conscientes das dificuldades de seu ingresso e manuteno no mundo do


trabalho, com esprito empreendedor e de boa cidadania.

Perfil profissional
As competncias profissionais gerais do Tcnico em Administrao, estabelecidas pelo MEC, so:

identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratgico, do planejamento ttico e do


plano diretor aplicveis administrao organizacional; processos de administrao especficos; processo de administrao; procedimentos dos ciclos:

identificar as estruturas oramentrias e societrias das organizaes e relacion-las com os interpretar resultados de estudo de mercado, econmicos ou tecnolgicos, utilizando-os no utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os o o
de pessoal; de recursos materiais;

o o o o o o o

tributrio; financeiro; contbil; do patrimnio; dos seguros; da produo; dos sistemas de informaes.

MDULO 1 Ambientao Organizacional Carga horria:40h Identificar os modelos de gesto, baseando-se na evoluo das teorias administrativas, objetivando a viso sistmica da organizao. Definir a arquitetura organizacional, com base nos conceitos e princpios de gesto para subsidiar os processos administrativos e de tomada de deciso. Reconhecer-se como profissional, tendo como base o conceito de misso, viso e valores, objetivando o desenvolvimento de uma postura tica comprometida com a sustentabilidade.

MDULO 2 Empreendedorismo Carga horria:40h Identificar caractersticas e a importncia do comportamento empreendedor, mobilizando conceitos e tcnicas especficas para desenvolvimento profissional. Identificar oportunidades e estratgias de negcio, com base no processo criativo e inovador de gerao de ideias, analisando a viabilidade mercadolgica, econmica, financeira para criao de projetos, produtos ou servios.

MDULO 3 Assistente em Marketing e Vendas Carga horria:160h Desenvolver aes de cultura empresarial voltadas para a valorizao do consumidor no processo de produo e venda de produtos e de servios e no processo de gerenciamento empresarial, com base na compreenso da importncia do marketing para a sustentabilidade do empreendimento. Analisar as situaes de mercado e de seu inter-relacionamento com as demais reas organizacionais, a partir da coleta de dados e gesto das informaes do ambiente externo e interno para agregar valor empresa e ao consumidor. Identificar e utilizar as ferramentas de marketing no relacionamento da empresa com os mercados, mobilizando conhecimentos e habilidades mercadolgicas que envolvem o marketing mix, posicionamento, proposta de valor e pesquisa de mercado, para colaborar nas decises empresariais. Desenvolver e aplicar, no ambiente interno e no externo, tcnicas de vendas com base nos padres de relacionamento interpessoal, na correta utilizao da comunicao e na relao entre comprador e vendedor. Preparar plano de aes para o processo de vendas, promovendo a atitude comprometida e motivada da equipe, definindo seus objetivos de acordo com as estratgias organizacionais e considerando as etapas de prospeco, venda e ps-venda. Estabelecer critrios e indicadores de qualidade e de avaliao de desempenho da organizao, a partir da aplicao de tcnicas de benchmarking e da anlise dos resultados do planejamento de Marketing e Vendas.

MDULO 4 Assistente em Logstica Empresarial Carga horria:160h

Organizar e controlar os componentes da cadeia logstica e as formas de otimiz-los, mobilizando conhecimentos e habilidades com eles relacionados. Estabelecer as estratgias de suprimentos e de distribuio mais adequadas com base na orientao estratgica da empresa, na relao custo/benefcio e na garantia de qualidade do recebimento e do fornecimento de bens e servios. Planejar, controlar e avaliar a produo ou a operao mobilizando conhecimentos de layout de produo, de materiais e equipe de trabalho, especificaes de bens e equipamentos, tcnicas de ocupao racional e harmnica de mquinas/equipamentos e de manuteno. Controlar as atividades de segurana patrimonial e empresarial, desenvolvendo o mapa de risco, com base na legislao. Determinar os custos e as despesas relacionadas compra, produo/operao, estocagem e distribuio de produtos e manuteno para contribuir com a melhoria da rentabilidade da empresa. Executar procedimentos de qualidade baseados nos padres das normas ISO, inclusive os relativos ao meio ambiente. Planejar operaes de importao e exportao, identificando as particularidades das operaes de compra e venda.

MDULO 5 Assistente em Recursos Humanos Carga horria:160h Executar os procedimentos de administrao de pessoal, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados s atividades da rea, como admisso de empregados, jornada de trabalho, folha de pagamento, encargos sociais, frias e resciso de contrato de trabalho, orientao aos funcionrios e relao com rgos oficiais e de classe, respeitando a legislao trabalhista, previdenciria e sindical. Acompanhar as aes de sade e segurana do trabalho, interpretando e orientando a empresa na aplicao das disposies legais afeitas administrao de pessoal, tendo em vista as normas regulamentadoras e o tipo de atividade. Promover aes que contribuam para a melhoria do clima organizacional, considerando modelos de gesto e aplicando tcnicas especficas de negociao e de administrao do tempo. Conduzir reunies com os trabalhadores para negociar e dirimir conflitos, com base nos princpios de liderana e motivao, tendo em vista o fortalecimento da cultura empresarial. Participar e propor aes no planejamento de treinamento e desenvolvimento de pessoas a partir da identificao das necessidades, da leitura e interpretao de indicadores de desempenho, da anlise das melhores prticas do mercado e dos processos de avaliao de desempenho operacional.

MDULO 6 Assistente em Finanas e Custos Carga horria:200h Coletar e organizar informaes quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, visando apoiar o processo de estudos mercadolgicos e econmicos. Precificar produtos e servios, considerando os custos, tributos, juros e outras despesas, tendo em vista estudos mercadolgicos e econmicos, a poltica de marketing e a estratgia empresarial. Executar fluxo de caixa e calcular taxas de juros, mobilizando conhecimentos e habilidades de clculo financeiro e projeo das receitas e dos pagamentos da empresa, utilizando ferramentas bsicas de informtica para auxiliar no processo de gerenciamento das disponibilidades financeiras da empresa. Administrar aplicaes, fontes de financiamento, contas a pagar e contas a receber, com base na anlise do fluxo de caixa. Identificar e analisar documentos contbeis e financeiros para subsidiar o processo decisrio, com base na compreenso da importncia da funo contbil-financeira e o seu relacionamento com as outras reas de uma organizao.

MDULO 7 Gesto Integrada Carga horria:40h Consolidar plano de negcios como ferramenta de gesto e organizao, mobilizando conceitos e princpios de empreendedorismo e habilidades na definio de estratgias administrativas para aumentar as chances de sucesso do empreendimento. Analisar as diversas reas da empresa com base na viso sistmica da organizao, na coerncia intersetorial e

na estratgia empresarial para a concretizao da ideia de negcio e sua sustentabilidade.

Vous aimerez peut-être aussi