Vous êtes sur la page 1sur 4

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 2 DA SENHORA DA HORA Exerccio Escrito de Lngua Portuguesa 7 ano Nome:__________________________________N:________Turma:_________________ _

Objectivos: Texto Jornalstico e retrato Funcionamento da Lngua Produo Escrita

TEXTO A

Homem de 60 anos foi o primeiro a receber o tratamento

Comeou primeiro ensaio clnico com clulas estaminais para tratar AVCs
Um homem na casa dos 60 anos recebeu hoje dois milhes de clulas estaminais para tratar um AVC que sofreu h 18 meses e que o deixou incapaz. Este o primeiro caso de um ensaio que vai decorrer em mais onze doentes no Instituto de Neurocincia e Psicologia da Universidade de Glasgow, no Reino Unido. A terapia pioneira, o objectivo que as novas clulas libertem qumicos que estimulem a produo de neurnios (clulas do crebro), vasos sanguneos e diminuam a inflamao. As experincias feitas em ratinhos deram resultados positivos. Vemos que os vasos sanguneos voltam a crescer, vemos a produo de novos neurnios e a reduo da inflamao e do tecido cicatrizado, explicou ao Guardian John Sinden, o director cientfico da empresa do Reino Unido ReNeuron. Segundo Sinden, o primeiro paciente que experimentou estas injeces conseguiu adquirir algum tipo de independncia. H uma quantidade de coisas que se passam que so melhor descritas como o crebro a tratar-se a si prprio. Um dos problemas que envolve as terapias com clulas estaminais o desenvolvimento de cancro. O laboratrio defende que estas clulas no parecem produzir tumores, porque so retiradas de fetos com 12 semanas, que vieram dos Estados Unidos. Nesta altura da gestao, as clulas j esto comprometidas para se tornarem clulas do crebro.

16.11.2010 - 20:04 Por PBLICO

1- L atentamente o texto A - a notcia- e responde correctamente s seguintes questes:


1.1-

Quem ? O qu? Onde e quando ocorreu? Por que razo foi criada tal situao? Copia o antettulo, o ttulo e o subttulo. Transcreve a resposta dada por esta notcia pergunta como? .

1.21.31.41.51.6-

1- Quais so as partes que constituem esta notcia? 2.1- Indica o pargrafo correspondente a cada uma dessas partes, assinalando no texto . 2.2-Refere o registo de Lngua usado na notcia. Justifica a tua resposta 3- Assinale as caractersticas da linguagem da notcia:

A linguagem simples, clara e corrente. Utiliza a primeira pessoa. Permite vrias interpretaes. Tem a inteno de informar. Usa, essencialmente, verbos e substantivos, evitando os adjectivos valorativos. Exprime emoes e opinies. Usa a terceira pessoa. Permite uma s interpretao.
TEXTO B L atentamente o poema e responde, com clareza e correco, s questes. O'Neill (Alexandre), moreno portugus, cabelo asa de corvo; da angstia da cara, nariguete que sobrepuja de travs a ferida desdenhosa e no cicatrizada. Se a visagem de tal sujeito o que vs (omita-se o olho triste e a testa iluminada) o retrato moral tambm tem os seus qus (aqui, uma pequena frase censurada...) No amor? No amor cr (ou no fosse ele O'Neill!)

e tem a veleidade de o saber fazer (pois amor no h feito) das maneiras mil que so a semovente esttua do prazer. Mas sobre a ternura, bebe de mais e ri-se do que neste soneto sobre si mesmo disse... In Alexandre O'Neill VOCABULRIO: Sobrepuja v. excede, ofusca, transcende. omita-se v. esquea, olvide, esconda. Censurada criticada, desaprovada. Veleidade s. capricho, fantasia, vontade. 1-Preenche o seguinte quadro: Auto -Retrato de Alexandre ONeill Caractersticas Fsicas Caractersticas Psicolgicas

2- Qual a classe gramatical mais usada no poema. Justifica a tua resposta com elementos do texto. 3- Explica o que um auto- retrato. 4- Rel os textos A e B e responde s questes, colocando um X nas frases verdadeiras e/ou nas falsas. V 1- O texto A instrucional 2- Os textos A e B usam cdigo Misto. 3- Os dois textos utilizam a linguagem literria. 4- O texto A escrito em verso e o texto B em prosa 5F

GRUPO II 1- L o texto e corrige as palavras (caa ao erro).

2- Efectua a anlise sintctica das seguintes frases: a) O poeta fez o seu auto-retrato, em Lisboa. b) Ontem, os alunos redigiram a notcia, na aula. 2.1--Rescreve as mesmas frases na voz passiva: 2.2-Classifica as frases da alnea a e b quanto ao tipo e forma. 2.3- Reescreve a frase a na forma negativa. 3- Conjuga o verbo Redigir no presente do Indicativo. 4GRUPO III 1-Escreve uma notcia desenvolvendo o seguinte ttulo. - 7 C do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora n 2 ganha campeonato de leitura.

BOM TRABALHO

Vous aimerez peut-être aussi