Vous êtes sur la page 1sur 5

Glossrio de termos "biomecnicos"

A B C D E FG H I J L MN O PQ R ST U VX Z

A
Abduo Movimento realizado no plano frontal, consistindo no afastamento do segmento da linha mdia do corpo. Acelerao Taxa de variao da velocidade ou, mudana de velocidade que se verifica num dado intervalo de tempo. Acelerao radial - Componente da acelerao angular que se dirige para o centro. Acelerao tangencial Componente da acelerao angular, com direco tangencial trajectria do movimento. Acelermetros Instrumentos para medir as variaes de velocidade dos corpos. Actividade mioelctrica - Corrente elctrica produzida por um msculo ao desenvolver tenso. Aduo Movimento realizado no plano frontal, consistindo na aproximao do segmento em direco da linha mdia do corpo aps uma abduo. Agonistas Msculo que causa o movimento, numa articulao, atravs de uma tenso concntrica. Alavanca Mquina simples, que consiste numa barra relativamente rgida, que pode ser rodada em torno de um eixo ou fulcro. Altura relativa de projeco diferena entre a altura de lanamento e a altura de aterragem. Anatomia Cincia que estuda as formas e as estruturas dos seres vivos. ngulo absoluto ngulo formado entre um segmento corporal e uma linha de referncia. ngulo de ataque ngulo entre o eixo longitudinal do corpo e a direco do fluxo do fluido. ngulo de projeco ngulo formado entre a trajectria de projeco e a horizontal. ngulo relativo ngulo formado entre o eixo longitudinal de dois segmentos corporais adjacentes. Antagonista Msculo que se ope a um movimento, numa articulao, atravs de uma contraco excntrica. Antropometria Cincia e tcnica de estudo das medidas humanas. Arrasto Fora que impede o movimento num meio fluido. Arrasto activo Fora de arrasto de um corpo em movimento. Atrito Fora que actua na rea de contacto de duas superfcies na direco oposta do movimento ou sua tendncia. Atrito cintico Atrito constante produzido entre duas superfcies de contacto durante o movimento. Atrito esttico mximo Quantidade mxima de atrito que pode ser produzido entre duas superfcies estticas.
voltar ao incio

B
Biomecnica Cincia que estuda a estrutura e a funo dos sistemas biolgicos, utilizando os mtodos da mecnica. Brao do momento Distncia perpendicular entre a linha de aco de uma fora e o eixo de rotao.
voltar ao incio

C
Centro de gravidade Ponto em torno do qual a massa e o peso de um corpo est equilibrada em todas as direces; local de aplicao da fora da gravidade. Centro de massa ver centro de gravidade Cinemtica Estudo do movimento do corpo em relao ao tempo ou padro e velocidade do movimento. Cinematografia Utilizao de cmaras para filmar movimentos. Cintica Estudo das foras associadas ao movimento do corpo. Circunduo Movimento circular de um dado segmento. Coeficiente de atrito ndice de interaco entre duas superfcies em contacto. Compresso Fora que actua ao longo do eixo do osso e que o comprime. Conductabilidade Propriedade da fibra muscular em conduzir estmulos elctricos. Contraco concntrica Contraco envolvendo o encurtamento do msculo. Contraco excntrica Contraco envolvendo o aumento do comprimento do msculo.

Contraco isomtrica Contraco envolvendo a manuteno do comprimento muscular. Contractabilidade Propriedade do msculo diminuir o seu comprimento, em resposta a
voltar ao incio

um estmulo.

D
Densidade Quantidade de massa por unidade de volume de um corpo. Deslizamento Fora que actua paralelamente ou tangencialmente superfcie. Deslocamento Comprimento de uma linha entre dois pontos e a direco em que realizado. Difise Poro central do osso longo. Diagrama de corpo livre Esquema de um corpo isolado e, representao vectorial de todas as foras que actuam sobre ele. Dinmica Ramo da Mecnica que estuda os sistemas em movimento, nas quais a acelerao est presente. Distncia Comprimento de uma linha entre dois pontos.
voltar ao incio

E
Eficincia mecnica Eficincia de um corpo ou de uma mquina determinada segundo leis mecnicas. Elasticidade Propriedade do msculo de voltar ao seu comprimento inicial aps ter sido estirado ou contrado. Energia Capacidade de executar trabalho mecnico. Energia cintica Energia do movimento. Energia de deformao Tipo de energia potencial, armazenada quando um corpo deformado. Energia potencial Energia armazenada. Epfise Extremidade do osso longo. Equilbrio Capacidade de controlar a estabilidade. Estabilidade Resistncia alterao do equilbrio. Estabilizador Msculo que estabiliza uma parte do corpo contra uma determinada fora. Esttica Ramo da Mecnica que estuda os sistemas que esto em estado de movimento constante, isto , em repouso ou em movimento com uma velocidade constante. Everso Rotao lateral da planta do p Excitabilidade Propriedade do msculo responder a estmulos (trmicos, mecnicos, biolgico, qumico ou, elctricos). Extenso Movimento que o segmento corporal realiza para retornar posio anatmica a partir da posio de flexo. Extensibilidade Propriedade do msculo ser capaz de ser estirado ou de aumentar o seu comprimento.
voltar ao incio

F
Fisiologia Cincia que estuda o funcionamento de todas as partes de um organismo vivo, bem como do funcionamento do organismo como um todo. Flexo Movimento no plano sagital, que resulta na reduo do ngulo articular. Fluido substncia que tende a fluir ou a deformar-se continuamente sob a aco de uma fora tangencial. Flutuao Expresso mecnica entre a densidade de um corpo e, a densidade do lquido onde se encontra mergulhado. Fluxo laminar Fluxo caracterizado pelas camadas planas e paralelas. Fluxo turbulento Fluxo caracterizado pela mistura de camadas adjacentes. Fora produto da massa do corpo pela sua acelerao. Fora centrfuga Fora de reaco centrpeta. Fora centrpeta Fora dirigida ao centro da rotao.
voltar ao incio

G
Gonimetro Instrumento para medir os graus de movimento de uma articulao.

voltar ao incio

H
Hiperflexo Movimento alm da posio anatmica, oposta flexo.
voltar ao incio

I
Impacto Coliso caracterizada pela aco de uma grande fora num curto intervalo de tempo. Impulso Expresso mecnica do tempo em que uma fora de uma dada intensidade actua num corpo. Inclinao Carga mecnica assimtrica, que produz num dos lados do eixo longitudinal uma traco e, no outro lado uma compresso. Inrcia Tendncia para um corpo manter o seu estado de repouso ou, movimento rectilneo e uniforme. Inverso Rotao medial da planta do p.
voltar ao incio

J
voltar ao incio

L
voltar ao incio

M
Massa Quantidade de matria que compe um corpo. Mecnica Cincia que descreve e prediz as condies de repouso ou de movimento de corpos sob a aco de foras. Metfise Centro de crescimento dos ossos longos. Mtodo segmentar Procedimento para a localizao do centro de massa, com base nos centros de massa de cada segmento do corpo. Momento Produto da massa de um corpo pela sua velocidade de deslocamento Momento de fora Efeito rotatrio criado por uma fora excntrica. Momento de inrcia Propriedade inercial dos corpos em rotao.
voltar ao incio

N
Neutralizador Msculo que previne aces acessrias, indesejadas que normalmente ocorrem quando um agonista desenvolve uma tenso.
voltar ao incio

O
Onda Oscilao continuada, no espao, das partculas de fluido, em torno do seu ponto de equilbrio. Osso cortical Tecido sseo compacto, com baixa porosidade. Osso esponjoso Tecido sseo com grande porosidade. Osteoporose Patologia que se caracteriza pela diminuio do tecido sseo.
voltar ao incio

P
Peso Quantidade de fora gravitacional exercida sobre um corpo. Plano frontal - Plano que divide o corpo em duas metades perfeitamente iguais, uma anterior e outra posterior. Plano sagital Plano que divide o corpo em duas metades perfeitamente iguais, uma direita e um esquerda. Plano transverso - Plano que divide o corpo em duas metades perfeitamente iguais, uma superior e outra inferior. Potncia Quantidade de trabalho mecnica realizado num dado intervalo de tempo. Prancha de reaco instrumento para a determinar a localizao do centro de massa. Presso Quantidade de fora que age sobre uma dada rea. Princpio de Arquimedes A Impulso Hidrosttica igual ao peso de fluido deslocado pelo corpo. Projctil Corpo em queda livre, que est unicamente sujeito fora da gravidade e, a resistncia do ar. Pronao Rotao medial do antebrao. Propulso Fora que promove o deslocamento.
voltar ao incio

Q
voltar ao incio

R
Rapidez Distncia percorrida num dado intervalo de tempo. Rotao Movimento em torno de uma linha central imaginria, conhecida como eixo de rotao, que orientada perpendicularmente ao plano no qual ocorre o movimento. Rotao lateral Rotao na direco oposta linha mdia do corpo. Rotao medial Rotao na direco da linha mdia do corpo. Rototranslaco Combinao de um movimento de rotao e um outro de translaco.
voltar ao incio

S
Supinao Rotao lateral do antebrao.
voltar ao incio

T
Teorema de Bernoulli Expresso de uma relao inversa entre a velocidade relativa e a presso relativa de no fluxo de um fluido. Toro Carga mecnica que ocorre quando o osso torcido em torno do seu eixo longitudinal. Trabalho Expresso da energia mecnica. Traco Fora que actua ao longo do eixo do osso e que o estira. Trajectria Rota area de um projctil.

Translao Movimento uniforme do corpo, com todas as partes a moverem-se na mesma direco, no mesmo sentido e, mesma velocidade.
voltar ao incio

U
Unidade motora Conjunto constitudo pelo motoneurnio e todas as fibras que ele enerva.
voltar ao incio

V
Valgus Desvio medial do alinhamento de um segmento corporal. Vantagem mecnica Relao entre o brao da fora e, o brao da resistncia de uma alavanca. Varus Desvio lateral alinhamento de um segmento corporal. Velocidade Deslocamento realizado num dado intervalo de tempo. Velocidade relativa Velocidade de um corpo em relao a um dado referencial. Volume Quantidade de espao que um corpo ocupa. Vrtice Massa de gua organizada, animada de um movimento de rotao das altas para as baixas presses.
voltar ao incio

X
voltar ao incio

Z
voltar ao incio

Vous aimerez peut-être aussi