Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade Federal do Par Instituto de Tecnologia - ITEC Faculdade de Engenharia Mecnica Metalografia e Tratamento Trmico Professor: Jos Maria

do Vale Quaresma

Energia de Falha de Empilhamento.

Aluno: Fabio Douro de Souza 03021009601

Maro-2012

- Falhas de Empilhamento. As falhas de empilhamento um tipo de defeito da estrutura cristalina, bastante comum nos materiais Cbico de Faces Centradas (CFC) e ocorrem quando, em uma pequena regio do material, h uma falha na sequncia regular de empilhamento dos planos compactos. Nos metais CFC a sequncia de empilhamento ... ABCABCABC... e nos metais HC a sequncia regular ...ABABAB... Essas falhas nas sequncias regulares podem ser localmente alteradas por deformao plstica e aglomerados de defeitos puntiformes criados por irradiao do material por partculas pesadas de alta energia ou tmpera, dando origem aos defeitos de empilhamento, metais CFC ... ABCABABC... e metais HC ...ABABBAB...

Figura 1.1 Empilhamento dos planos compactos na estrutura CFC. (apostila do Prof. Jorge Tefilo). - Energia de Falha de Empilhamento. A Energia de Falha de empilhamento o fator que controla os processos termicamente ativados de escorregamento cruzado e consequentemente a resistncia a deformao, influenciando de forma marcante nas caractersticas mecnicas dos materiais metlicos. Metais com baixa energia de falha de empilhamento geralmente desenvolvem grandes e numerosas falhas de empilhamento no encruamento e tm caractersticas mecnicas diferentes dos metais com alta energia de falha de empilhamento. Algumas conseqncias so associadas energia de falha de empilhamento, como por exemplo, uma energia de empilhamento muito baixa apresenta maior quantidade de discordncias, maior energia armazenada de deformao, recristalizao mais fcil, maior resistncia a fluncia, maior suscetibilidade corroso sob tenso, entre outras. As direes dos vetores de Burgers das discordncias parciais no so perpendiculares, existe entre eles uma fora de repulso qual se contrape uma fora de atrao devida energia de falha de empilhamento. O Equilbrio entre estas duas foras determina a largura da faixa defeituosa.

Portanto no equilbrio, a fora de repulso se iguala energia de falha de empilhamento, onde a equao pode ser expressa:

Onde: a fora de repulso entre as parciais; a energia de falha de empilhamento; o mdulo de cisalhamento no plano (111) que contm a falha, cujo valor ( , onde so os coeficientes de rigidez elstica; o produto escalar dos vetores de Burgers das discordncias parciais; a largura da falha de empilhamento, ou seja, a distncia entre as discordncias parciais; , sendo para uma discordncia em espiral e para uma discodncia em cunha ( a razo de Poisson) Tabela 1.1 Energia de falha de empilhamento para alguns materiais Material Estrutura Energia de falha de empilhamento (mJ/m) Tungstnio CCC 1860 Molibdnio CCC 1450 Tntalo CCC 942 Nibio CCC 537 Nquel CFC 220 Alumnio CFC 163 Cobre CFC 62 Ouro CFC 50 Prata CFC 22 Ao AISI 304L CFC 19 Lato (30%Zn) CFC 12 Zinco HC 140 Magnsio HC 125 Cdmio HC 175 Fonte: Padilha (2000)

Bibliografia CALLISTER JR., William D. Cincia e engenharia de materiais: uma introduo. 5.ed.
Rio de Janeiro: LTC, 2002.

VAN VLACK, L.H. Princpios de cincia dos materiais. 3.d. So Paulo: Edgard Blcher, 1977. PADILHA, Angelo F. Materiais de engenharia: microestrutura e propriedades. Curitiba: Hemus, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi