Vous êtes sur la page 1sur 4

1.) Exponha o modo como Toms de Aquino identifica, no pensamento aristotlico, uma via mediana entre idealismo e materialismo.

Logo no primeiro artigo da questo 84 da Suma de Teologia podemos verificar a escolha de Toms de Aquino pela tradio aristotlica, no entanto o seu aprofundamento e suas conseqncias se estendem at o sexto artigo desta questo. A leitura que Toms faz de Aristteles identifica dois extremos do conhecimento, representados por um lado pelos pr-socrticos(o materialismo) e por outro por Plato(o idealismo). Ambos sero recusados para que se possa conceber uma teoria mais pormenorizada do ato de conhecimento humano. Herclito o primeiro representante dos filsofos antigos. Primeiramente Toms afirma que para ele no h elementos imateriais e incorpreos na natureza das coisas e que nada pode ser apreendido com certeza pela mente, pois todos os corpos, a totalidade da natureza, encontram-se submetidos ao constante vir-a-ser, ao fluxo do tempo contnuo representado pela metfora do rio. O segundo artigo nos mostra que, para os antigos, o conhecimento imutvel, imaterial e universal do corpos pelo intelecto no compreendido. Aqui Empdocles citado para demonstrar o equvoco em conceber o conhecido apenas materialmente. Especificamente no seu caso, a alma como composio dos quatro elementos da Natureza(sua totalidade). Se assim fosse, a matria dos quatro elementos, ela mesma, deveria estar presentes no intelecto para ser possvel o seu conhecimento, donde seguiria a necessidade do aforismo: o semelhante se conhece pelo semelhante. A atividade do intelecto negada pelo cunho puramente material desta afirmao, e a resposta imediata de Toms se alinhava de Aristteles ao conceber a possibilidade do conhecimento dos corpos de matria diferente da do homem e de forma imaterial. Assim, para o conhecimento ser mais perfeito, mais apurado, tanto mais imaterial deve ser. Deus o nico que possui um intelecto essencialmente conhecedor de tudo, e conhecimento de forma imaterial. O terceiro filsofo antigo evocado por Toms Demcrito, no artigo sexto, que de forma mais sutil, afirma que o conhecimento dos corpos dado pela emanao das imagens que entram em nossa alma. Inteleco e sensao, portanto, no se distinguem nesta concepo per influxionem atomorum. No primeiro artigo, Plato concebeu e separou dos corpos materiais e do tempo um gnero mais puro denominado de espcies ou idias. Haveria ento um mundo ideal, uma natureza mais perfeita que a dos corpos, cognoscvel pelo intelecto, que d a forma das coisas sensveis, no entanto mais perfeita que tais coisas. A objeo a isto que no seria possvel uma cincia natural se no fosse possvel o conhecimento do mundo sensvel; e para Toms no faz sentido conceber uma outra substncia separada da

matria. Pois s nos possvel falar de conhecimento imaterial dada uma natureza imaterial do prprio intelecto, que o modo de conhecer do cognoscente, e isso no implica a necessidade imaterial das coisas sensveis. O erro de Plato foi pensar em oposio aos filsofos antigos, pois julgou que o conhecimento tambm se dava por semelhana, tal qual o aforismo citado acima, no mais da matria, mas sim das idias, das espcies. A isso Toms responde com o argumento da no necessidade da idia ligada a caracterstica sensvel; por exemplo, a brancura de algo no acarreta seu ser doce ou salgado, ou seja, no se pode extrair uma universalidade das coisas brancas, e assim impossvel que se conceba a substncia das idias separadas das coisas. Noutro exemplo, a via tomada pelo autor novamente segue o pensamento aristotlico ao sustentar que a espcie das coisas sensveis no naturalmente introduzida no intelecto, nem se encontra nele de forma inata, o que descarta os argumentos platnicos do inatismo e da reminiscncia. Conforme o corpo do sexto artigo, tambm se nega o princpio platnico de separao total de intelecto e sentidos. O que se passa de fato uma aprendizagem, que se inicia pelos cinco sentidos na formao das imagens, as quais despertam a alma intelectiva e que por sua vez elabora as espcies, idias e universais. Portanto, a via mdia engendrada por Toms recusa, tanto da parte materialista quanto da idealista, a noo de que o conhecimento se d por semelhana. Nem a alma somente matria para conhecer o sensvel, e nem o sensvel possui um duplo ideado que introduzido na alma para o conhecimento imaterial, universal e perfeito da coisa sensvel. O artigo sexto elucida a escolha aristotlica, bem como a tomasiana, para as operaes da alma que possibilitam o conhecimento: Toms aceita do materialismo a nossa apreenso do sensvel por meio da impresso nos cinco sentidos, pois sem isto no existiria cincia natural possvel; no entanto a impresso do sensvel no basta para causar algum efeito imaterial na alma, visto que sua origem puramente material, necessrio algo mais nobre. Do platonismo salva a atividade imaterial da alma sem que esta implique uma imaterialidade externa, alm da atividade intelectual. pela atividade do intelecto agente, que recebe as imagens dos sentidos e as intelige de maneira abstrata, que a cadeia causal dos sensveis aos universais possvel. Deve-se ressaltar que o conhecimento sensvel apenas a matria da causa, pois a atividade intelectual do intelecto agente de ordem cada vez mais abstrata e mais nobre.

2.) Com base na Questo 84 da Suma de teologia, analise a tirar todos os elementos da afirmao de uma realidade intermediria entre as imagens e as idias.

no corpo do segundo artigo da questo 84 que entendemos um primeiro esquematismo do conhecimento: 1) o conhecido existe no cognoscente de forma imaterial; 2) o conhecimento se estende ao mundo para conhecermos o que est fora de ns, e disso extrai-se que 3) quanto mais imaterial a apreenso da forma, mais perfeitamente se conhece. A espcie , portanto, o resultado da atividade de abstrao do intelecto, a qual retm a forma imaterial da coisa conhecida, mas mantm suas referncias s condies materiais do que conhecido. Em seguida afirma-se que a viso, por ser o sentido mais imaterial de todos, tambm o mais cognoscitivo, e, dentre todos os intelectos (afirmao de que hajam diferentes formas de inteleco numa s alma), o mais perfeito o que mais imaterialmente age. Temos aqui duas gradaes de formas de conhecimento que no apenas se comunicam, mas interpenetram-se, do mais rstico sentido, da mais complexa volio, mais elaborada abstrao matemtica: os cinco sentidos e os intelectos. Os sentidos nos do os sinais da atividade externa e eles mesmos so parte da atividade interna. Os intelectos da alma nos do a atividade interna de modo a tenderem, respectivamente, para o conhecimento mais imaterial de todos: a primeira formao de imagens dos sentidos, a imaginao(sonho, iluso, fantasia, loucura), em seguida a formao de espcies, e por fim a elaborao pura das idias, dos universais. Nos 3 e 4 artigos a argumentao de Toms segue-se para refutar duas teses platnicas: 1) o inatismo das espcies na alma humana e 2) que elas, espcies inteligveis, existem por si s como formas separadas da matria, seja do ponto de vista radical de Plato ou do de Avicena (que j pensa num intelecto agente que as veicula). O argumento forte contra a primeira tese o do cego de nascena. Se as espcies inteligveis fossem naturalmente introduzidas na alma (inatas), o cego de nascena teria conhecimento de todas as cores, o que no verdade. Se, conforme a segunda tese, as espcies fossem formas completamente separadas, seja introduzidas por um intelecto agente, como pensava Avicena, ou, como pensava Plato, que a alma sensitiva desperte a inteleco das espcies(reminiscncia), no fica patente a necessidade do corpo(sentidos) continuar unido alma. O cego de nascena, nesta ltima resposta, vem para corroborar com a tese tomasiana da necessidade dos sentidos para o intelecto, pois se pudesse receber tais espcies, teria conhecimento das cores independentemente de sua impossibilidade visual. Podemos concluir que tais recusas de Toms nos encaminham para o cerne da investigao de nosso problema: a partir dos sentidos, aprendemos, formamos imagens, operamos no intermdio com espcies e a partir delas, de sua apurao, podemos ter cincia dos universais.

No sexto e stimo artigos da questo ns encontramos os elementos que definem as imagens e as espcies. A segunda objeo do sexto artigo, feita pela passagem de Agostinho do livro XII do Comentrio literal sobre o gnesis, no pode conceber que o agente seja menos honroso que o paciente, e por isso nega que o corpo, pelos sentidos, imprima imagens no esprito. Assim conclui que por uma faculdade de si prprio que o esprito cria imagens para si sem necessitar dos sentidos: Toms em resposta v que o objeto de Agostinho a imaginao, e no o intelecto agente. Assim, concorda com Aristteles ao dizer que a ao imaginativa faz parte do conjunto de alma e corpo. A imaginao no prescinde do primeiro movimento dos sensveis para o seu prprio funcionamento, e por meio de divises e composies que a imaginao forma(cria) as diversas imagens das coisas, inclusive do que no vem diretamente dos sentidos, mas sim das operaes abstratas. O conhecimento das coisas da natureza, segundo o corpo do stimo artigo, depende inteiramente do conhecimento da existncia particular de cada coisa. Ora, so os sentidos e a imaginao, na atividade do conjunto, que apreendem primeiramente o particular. O passo adiante dado na direo das idias e espcies, pois para que o intelecto agente possa observar a natureza universal nos particulares, preciso que se volte para as imagens(imagines) e fantasias(phantasmata). Esse o caminho que Toms encontra ao negar a teoria platnica das formas separadas. A resposta s trs objees do stimo artigo articulam a relao entre espcies, imagens e coisas. O intelecto se torna agente no momento em que pode enformar uma espcie inteligvel, e, assim sendo, no basta a conservao das espcies no intelecto, visto que para podermos operar com elas preciso saber tambm quais so as naturezas particulares(sensveis) a elas referidas. As imagens e fantasias, postas j na dimenso gnoseolgico-transcendental do pensamento humano, so feitas de semelhanas, mesmo que imprecisas, por divises e composies da coisa particular. A imaginao no tem o mesmo grau de preciso que o intelecto, que quanto mais abstratamente age, menos tem que lidar com imagens e fantasias. No entanto, as imagens e fantasias so sempre a base para que o intelecto refira as espcies aos sensveis. A cincia universal, por sua vez, livre de fantasias justamente por operar imaterialmente as idias. Assim podemos concluir que a operao do intelecto agente tem como matria de sua causa o conhecimento sensvel das imagens e fantasias, mas o seu objeto, as espcies, compem uma realidade abstrata que se vale do conhecimento sensvel. Aprendemos com o mundo quando abstramos das imagens dos sentidos e das fantasias da imaginao elaboraes das sensaes o que nelas h de universal. Em suma, esta a primeira atividade do intelecto agente: elaborar espcies. O que ele faz adiante , cada vez mais, deduzir o universal do particular, e assim se consuma a cincia natural.

Vous aimerez peut-être aussi