Vous êtes sur la page 1sur 21

Revista Eletrnica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377 Curso de Pedagogia - N.

10, JAN/JUN 2011

LETRAMENTOS MLTIPLOS: UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE AS PRTICAS SOCIAIS DE LEITURA E DE ESCRITA

Josieli Almeida de Oliveira Leite1 Laura Silveira Botelho2 RESUMO: Este artigo apresenta reflexes sobre as prticas sociais de leitura e de escrita e sobre a nova perspectiva que se tem dado a elas, letramentos mltiplos (STREET, 2007; ROJO, 2009; KLEIMAN, 1995). Tem como objetivo conceituar e ampliar os conhecimentos quanto aos letramentos mltiplos e a importncia do seu conhecimento para os profissionais envolvidos com o processo educacional e com os processos de alfabetizar e de letrar. Evidencia, portanto, o impacto das transformaes sociais contemporneas nos conhecimentos da leitura e da escrita, enfatizando a importncia da articulao entre a escola e as prticas sociais de leitura e de escrita, ou seja, com os letramentos mltiplos. Como metodologia, usamos a pesquisa explanatria de cunho bibliogrfico e a pesquisa de campo com a aplicao de questionrio com alunos de escolas pblicas, particulares e de zona rural da cidade de Juiz de Fora, MG. Os resultados demonstraram que, urgentemente, a escola deve preocupar-se com a disponibilizao de prticas cada vez mais diversificadas de letramento e tambm com o acesso aos espaos culturais como cinemas, teatros e museus. PALAVRAS-CHAVE: Alfabetizao. Letramento. Leitura. Escrita. Letramentos mltiplos.

MULTILITERACIES: A NEW PERSPECTIVE ON THE SOCIAL PRACTICES OF READING AND WRITING SKILLS
Abstract: This paper presents some reflections on the social practices of reading and writing and on the new emphasis which has been given to them, namely, multiliteracies (STREET, 2007; ROJO, 2009; KLEIMAN, 1995). The article is aimed at providing a concept and improving knowledge about multiliteracies and its importance for the professionals involved in the educational literacy process. It reflects, therefore, the impact of contemporary social changes on the knowledge of reading and writing skills, stressing the importance in linking the school and the social practices of reading and writing, i.e., in linking the school to multiliteracies. As for the methodology, explanatory research was carried out by means of a bibliographical survey as well as fieldwork through questionnaire application
1

Graduada em Pedagogia na Faculdade Metodista Granbery e professora do Centro Educacional Casinha da Bia. E-mail: josielioliveira_jf@hotmail.com

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professora de Lngua Portuguesa da Faculdade Metodista Granbery. Pesquisadora do grupo FALE da Faced/UFJF . E-mail: lsbotelho@granbery.edu.br

among students from both public and private schools, as well as from rural schools in the area of Juiz de Fora-MG. The results have shown that the school must be concerned with the availability of more and more diversified literacy practices and also with the access to cultural environments such as cinemas, theatres and museums. Key words: Literacy. Reading. Writing. Multiliteracies.

INTRODUO As prticas sociais de leitura e de escrita esto presentes na vida cotidiana de praticamente toda a sociedade. Ler um livro para a escola; pegar o nibus correto para casa ou para ir a um determinado lugar; orientar-se pelas placas quando est dirigindo; ler a bula de um remdio; fazer de conta que l uma histria, mesmo que ainda no seja alfabetizado; compor uma msica com os amigos; ler o resumo das novelas na revista; fazer uma lista de compras etc. Todas essas atividades constituem formas de utilizao social da leitura e da escrita, sendo assim prticas de letramento. Percebemos como o conceito de letramento bastante abrangente. E podemos afirmar que, devido s mudanas sociais ocorridas em nossa sociedade e as novas exigncias sobre os conhecimentos da leitura e da escrita, esse termo vem sofrendo ressignificaes. Assim, este estudo tem como objetivo explicitar esses novos significados, embasado, principalmente, nos trabalhos de Rojo (2009) e Street (2007), que enfatizam os letramentos mltiplos, pois, mediante a diversidade de prticas culturais e sociais de leitura e escrita que se fazem presentes na sociedade atual, mais do que letramento ou letramentos, o termo que abarca melhor essa complexidade letramentos mltiplos. luz dos conceitos e teorias apresentados, analisamos as respostas do questionrio aplicado a alunos de trs diferentes realidades presentes em Juiz de Fora, MG: duas escolas centrais, sendo uma pblica e outra privada e, tambm, numa escola de zona rural. Buscando verificar em quais prticas de letramento esses alunos, de diferentes realidades, esto envolvidos. Dessa forma, buscamos fazer uma reflexo quanto ao preparo dos educadores para o trato com os letramentos mltiplos na escola.

2 ESPECIFICIDADES DA ALFABETIZAO E DO LETRAMENTO

Com a crescente diminuio dos ndices de analfabetismo no Brasil, h uma nova preocupao para os profissionais da educao: no basta simplesmente saber ler e escrever preciso fazer uso eficiente da leitura e da escrita em quase todas as prticas sociais. De acordo com Frade (2005), nos ltimos anos vive-se um momento de grandes alteraes nos conceitos dos processos que envolvem a leitura e a escrita: no basta apenas codificar e decodificar, fazer relaes entre os sons e as letras. Para a autora, preciso beneficiar-se da cultura escrita como um todo. Assim, entende-se que existem mltiplas possibilidades para utilizao dessa cultura escrita. No dizer de Soares (2001, p. 47), a alfabetizao definida como ao de ensinar a ler e a escrever, j o termo letramento caracterizado como o estado ou condio de quem no apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce prticas sociais que usam a escrita. Para Carvalho (2008), a alfabetizao caracterizada como ato de ensinar o cdigo alfabtico; e letrar, para a autora, familiarizar o aprendiz com os diversos usos sociais da leitura e da escrita. Percebe-se, ento, que a alfabetizao e o letramento so processos diferentes, mas relacionados entre si. Soares (2003) afirma que a alfabetizao e o letramento so processos indissociveis, mas diferentes em termos de processos cognitivos. De acordo com a autora, aprende-se a tcnica (codificar e decodificar), mas tambm, a utilizar tais saberes nas mais variadas prticas sociais. Assim, um no est antes do outro, pelo contrrio, devem ocorrer de forma simultnea. Como j presumido, o fenmeno letramento est diretamente relacionado com a alfabetizao. Especialistas como Soares e Batista (2004) afirmam que, com o passar do tempo, o conceito de alfabetizao foi progressivamente ampliado por causa das exigncias sociais e polticas, chegando ao ponto em que ser alfabetizado, apenas, no basta; tornou-se necessrio fazer uso da leitura e da escrita nas prticas sociais em que a lngua necessria. Assim, com a ampliao progressiva da alfabetizao, surgiu o termo letramento. Contudo, cumpre verificar o que diz Soares (2003a), ressaltando que a alfabetizao como parte constituinte da prtica de leitura e escrita no pode ter sua especificidade desprezada, ou seja, no deve ficar diluda no processo de letramento. Assim, realizar um trabalho pedaggico que busque a formao de indivduos letrados no significa descuidar do trabalho especfico com a alfabetizao.
3

De acordo com Frade (2005), a apropriao do sistema de escrita envolve vrios aspectos e capacidades, como a compreenso das diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas, como o desenho. Envolve domnio das convenes grficas, ou seja, saber que a escrita feita de cima para baixo, da esquerda para a direita. Tambm envolve o reconhecimento das unidades fonolgicas, do alfabeto e da correspondncia entre som e letra. Portanto, muitos so os aspectos que caracterizam a alfabetizao como processo diferenciado e especfico. Por isso, Soares (2003a) chama ateno sobre uma problemtica: a perda da especificidade da alfabetizao. Erroneamente os conceitos de letramento e alfabetizao foram vistos como sinnimos, desprezando os aspectos especficos desta. Conforme sustenta Soares (2003b), em meados dos anos 1980, ocorre a inveno do letramento no Brasil, e simultaneamente em outros pases, como Portugal, Frana e Estados Unidos, isso, para denominar prticas mais avanadas e complexas do que as do ler e escrever consequentes da alfabetizao. Dessa forma, gerou-se um grande nmero de artigos e livros voltados para esse tema e publicados a partir desse momento, nesses pases. Alm de se operacionalizar diversos programas de avaliao do nvel de competncias de leitura e escrita da populao. Assim, o termo letramento tornou-se foco de muitos estudos e discusses na rea da educao. Hoje, esse fenmeno tema de estudo em muitas bibliografias e tambm no meio acadmico, destacando-se as obras de Magda Soares, Letramento: um tema em trs gneros (2001) e Alfabetizao e letramento (2004), que contriburam, primordialmente, para a ampliao desse estudo no Brasil. Com a evoluo social e com as inovaes tecnolgicas, so exigidas dos indivduos novas formas de utilizao da leitura e da escrita. E, para conceituar essas novas prticas, surgiu o termo letramento, como nos confirma Magda Soares:
Esse novo fenmeno s ganha visibilidade depois que minimamente resolvido o problema do analfabetismo e que o desenvolvimento social, cultural, econmico e poltico traz novas, intensas e variadas prticas de leitura e de escrita, fazendo emergirem novas necessidades, alm de novas alternativas de lazer. Aflorando o novo fenmeno, foi preciso dar um nome a ele: quando uma nova palavra surge na lngua, que um novo fenmeno surgiu e teve de ser nomeado. Por isso, e para nomear esse novo fenmeno, surgiu a palavra letramento (SOARES, 2001, p. 46).

O letramento, para a autora, apresenta duas principais dimenses: a individual e a social. A dimenso individual do letramento, segundo ela, um atributo pessoal, referindo-se posse individual de habilidades de leitura e escrita. J na dimenso social, o letramento
4

visto como fenmeno cultural, referindo-se ao conjunto de demandas e atividades sociais que envolvem e utilizam a lngua escrita. Assim, como fenmeno social, o letramento est presente na vida. As pessoas esto cercadas de informaes escritas por onde quer que passem, seja nas ruas, em casa, nos mercados, na escola, nos nibus e em muitos outros ambientes, e o letramento se faz necessrio para a compreenso desse universo, alm de possibilitar uma atuao com mais autonomia diante dele. Ento, com o surgimento de novos fenmenos sociais, novas palavras surgem para conceitu-los. Assim foi com a palavra letramento, ela surgiu para especificar uma nova exigncia social do ato de ler e escrever, pois j no basta mais a simples decodificao e codificao das letras/palavras, preciso uma ao muito mais complexa mediante o sistema de escrita. Por ser um termo utilizado para conceituar uma nova demanda social de prticas de leitura e escrita, na maioria das vezes, difcil formular uma definio exata e imutvel de letramento. Soares (2001) aduz que impossvel formular um conceito nico de letramento adequado a todas as pessoas, justamente por ser complexo, determinado pelo tempo histrico, pelo contexto social, cultural e poltico. Para a mesma autora, haveria em portugus uma palavra mais apropriada para a conceituao desse novo fenmeno, a palavra alfabetismo (estado ou qualidade de alfabetizado), contudo vem-se utilizando com mais frequncia o termo letramento em detrimento do termo alfabetismo. Verificamos adiante a abordagem dada ao letramento pelos documentos oficiais: o PCN de Lngua Portuguesa e o Pr-letramento.

3 LETRAMENTO: REFLEXES SOBRE O PCN DE LNGUA PORTUGUESA E PR LETRAMENTO

extremamente necessrio que a escola trabalhe de forma satisfatria a apropriao da lngua oral e escrita, pois atravs desses saberes que os indivduos podem se comunicar, ter acesso s informaes que circulam numa sociedade grafocntrica como a atual, ser crticos, defender seus pontos de vista, produzir saberes etc.

Sem direcionar uma discusso especfica ao letramento, os PCN (Parmetros Curriculares Nacionais) referentes Lngua Portuguesa do Ensino Fundamental (1997) abordam a importncia de saber utilizar os conhecimentos de leitura e escrita nas prticas sociais. Segundo o documento, no final do ensino fundamental espera-se que o aluno tenha capacidade de, por meio do conhecimento da linguagem, resolver problemas cotidianos, ter acesso aos bens culturais e participao no mundo letrado. Observa-se a preocupao de que o educando seja capacitado para participao no mundo letrado, ou seja, para exercer as novas exigncias de leitura e escrita da sociedade contempornea. Essas exigncias sociais da atualidade levam a repensar o ensino da leitura e da escrita, pois a disponibilizao desses conhecimentos cada vez mais necessria para uma participao social efetiva, e os PCN de Lngua Portuguesa confirmam essa questo e trazem uma importante ressalva:
[...] um projeto educativo comprometido com a democratizao social e cultural atribui escola a funo e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingusticos necessrios para o exerccio da cidadania, direito inalienvel de todos (BRASIL, 1997, p. 21).

O documento destaca ainda que essa responsabilidade, de a escola garantir a todos os alunos acesso aos saberes lingusticos necessrios cidadania, inclui todos os indivduos e com qualquer nvel de letramento. Entende-se que, na sociedade moderna, independente de ser analfabeto, o indivduo pode ter qualquer nvel de letramento e que, de alguma forma, ele pode exercer prticas sociais de leitura e escrita. Assim, a escola deve ser o principal agente de letramento e o professor tem um papel extremamente importante nessa funo, devendo proporcionar o contato com diferentes tipos de textos (com diferentes gneros discursivos), com diferentes prticas de leitura e escrita (da cultura privilegiada ou no). Para que, assim, os alunos no tenham dificuldades de realizar as prticas sociais de leitura e escrita (letramento). Nessa perspectiva, os PCN de Lngua Portuguesa fazem uma considerao muito importante:

Ensinar a escrever textos torna-se uma tarefa muito difcil fora do convvio com textos verdadeiros, com leitores e escritores verdadeiros e com situaes de comunicao que os tornem necessrios. Fora da escola escrevem-se textos dirigidos a interlocutores de fato. Todo texto pertence a um determinado gnero, com uma forma prpria, que se pode aprender. Quando entram na escola, os textos que circulam socialmente cumprem um papel modelizador, servindo como fonte de referncia, repertrio textual, suporte da atividade intertextual. A diversidade textual

que existe fora da escola pode e deve estar a servio da expanso do conhecimento letrado do aluno (BRASIL, 1997, p. 28).

Dessa forma, preciso que a leitura e a escrita na escola tambm tenham funo social. A escola tem a funo de proporcionar um ensino em que o aluno tenha a possibilidade de utilizar os conhecimentos adquiridos em suas prticas sociais. Para isso, necessrio romper com o tradicionalismo e com os precrios mtodos de ensino, assim como sustentam os PCN de Lngua Portuguesa (1997). Durante muito tempo a escola tem ensinado a leitura e a escrita por meio das tradicionais cartilhas, que apresentam frases descontextualizadas, textos que no existem fora da escola, que no podem, at mesmo, ser considerados textos, por se tratarem apenas de frases agregadas, como por exemplo, a famosa historinha para alfabetizar, Ivo viu a uva. Frases totalmente descontextualizadas, mas muito utilizadas. Assim, no se pode esperar a formao de indivduos letrados, se o que a escola ensina est totalmente dissociado da realidade social do educando. Traz-se a colocao dos PCN, ressaltando que os objetivos de Lngua Portuguesa salientam tambm a necessidade de os cidados desenvolverem sua capacidade de compreender textos orais e escritos, de assumir a palavra e produzir textos, em situaes de participao social (BRASIL, 1997, p. 37). Ou seja, objetivos voltados no apenas para alfabetizar, mas tambm para letrar, ampliando, assim, a competncia discursiva do educando. Observa-se, portanto, que os Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa trazem excelentes contribuies para o educador e para o processo educacional em geral. Os objetivos e os apontamentos to bem apresentados por esse documento, em relao lngua portuguesa, so de extrema importncia para a formao de leitores competentes, escritores competentes, indivduos letrados, reflexivos, enfim, cidados preparados para a participao social em diversas reas e com perspectivas e mais chances para uma vida melhor. Outro documento governamental tambm muito importante para o processo educacional, principalmente na perspectiva do letramento, o Pr-letramento Mobilizao pela Qualidade da Educao, que caracteriza-se por um programa de formao continuada para professores das sries iniciais do Ensino Fundamental, para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemtica. O livro de Alfabetizao e Linguagem apresentado pelo programa traz uma reflexo muito importante a respeito do ensino da lngua, pois orienta os professores, tanto no

desenvolvimento de capacidades necessrias s prticas de leitura e escrita, como tambm quanto, fala e escuta compreensivas em situaes pblicas de uso da lngua. Em relao ao termo Letramento, o documento traz uma abordagem muito rica: desde seu surgimento, na segunda metade dos anos 1980, seu conceito e sua utilizao, at a questo abordada pelas literaturas, de que haveria tipos de letramento ou letramentos. Pressupe-se, assim, o reconhecimento dos estudos em relao existncia dos letramentos mltiplos, tema abordado por este trabalho. Outra importante questo, e que tambm colocada para reflexo no documento de Alfabetizao e Linguagem do Pr-letramento, a importncia de se alfabetizar letrando. O que muitas vezes acontece a preocupao de que a criana aproprie-se da leitura e da escrita, mas de forma equivocada e mal trabalhada, fazendo com que o ato de ler e escrever sejam realizados mecanicamente e totalmente desassociados das prticas sociais. Assim, importante destacar que:

[...] entende-se alfabetizao como o processo especfico e indispensvel de apropriao do sistema de escrita, a conquista dos princpios alfabtico e ortogrfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia. Entende-se letramento como o processo de insero e participao na cultura escrita. Trata-se de um processo que tem incio quando a criana comea a conviver com as diferentes manifestaes da escrita na sociedade (placas, rtulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, com a crescente possibilidade de participao nas prticas sociais que envolvem a lngua escrita (leitura e redao de contratos, de livros cientficos, de obras literrias, por exemplo). Esta proposta considera que alfabetizao e letramento so processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparveis, ambos indispensveis (BRASIL, 2007, p. 13).

Percebe-se, ento, a importncia de um documento nessa perspectiva, pois orienta o educador em sua ao pedaggica, mostrando tambm que o trabalho deve ser de qualidade, necessitando seguir alguns princpios bsicos, que so primordiais formao de um cidado alfabetizado e tambm letrado. De acordo com esse pressuposto, verifica-se o papel importantssimo que a escola e o educador possuem, pois desenvolver o letramento no tarefa simples, mas exige trabalho e comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional. O Pr-letramento (2007) destaca ainda alguns comportamentos do indivduo leitor:
Inserir-se nas prticas sociais prprias cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas tpicos de quem vive no mundo da leitura, tais como: movimentar-se numa biblioteca, freqentar livrarias, estar atento aos escritos

urbanos e aos materiais escritos que circulam na escola. Implica tambm adquirir, quando se fizer necessrio e quando aparecerem novos usos para a leitura na sociedade, outras formas de ler (BRASIL, 2007, p. 41).

A expresso outras formas de ler citada pelo documento refere-se, por exemplo, ao uso do computador, que trouxe novas formas de comunicao, como enviar emails, batepapos nos chats, pesquisas na internet, sites de relacionamento. H tambm o uso dos celulares, cada vez mais modernos, que tiram fotos, filmam, possuem acesso internet, enviam e recebem torpedos etc. Assim, so novas formas de comunicao que vo surgindo com a sociedade moderna e que no podem ser desassociadas da escola, j que fazem parte das prticas sociais dos indivduos. Se a escola deseja formar indivduos letrados, capacitados para fazer uso com autonomia das diversas prticas de leitura e de escrita, ou melhor, dos mltiplos letramentos, deve considerar, tambm, esses fatores sociais. Entende-se que, devido variedade das prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, a noo de letramento (no singular) ou at de letramentos (no plural) no d conta de abarcar essa complexidade. Por isso, conforme postulado por Rojo (2009) e embasado em Street (2007), apresenta-se a seguir o conceito de letramentos mltiplos.

4 LETRAMENTOS MLTIPLOS

A discusso acerca dos letramentos mltiplos embasa-se em Rojo (2009) e Street (2007), buscando conceituar e apresentar as especificidades desse novo fenmeno das prticas sociais de leitura e escrita.
O significado do letramento varia atravs dos tempos e das culturas e dentro de uma mesma cultura. Por isso, prticas to diferentes, em contextos to diferenciados, so vistas como letramento, embora diferentemente valorizadas e designando a seus participantes poderes tambm diversos (ROJO, 2009, p. 99).

Como foi especificado, a alfabetizao e o letramento no so processos sequenciais, ou seja, a alfabetizao no condio para o letramento, tampouco o letramento, condio para a alfabetizao. O grande desafio e objetivo dessa reflexo conciliar esses dois processos, logo, importante assegurar a apropriao do sistema alfabtico/ortogrfico, bem como dar condies para a sua utilizao nas prticas sociais.

Assim, se um no condio para o outro, pode-se dizer que uma pessoa pode ser alfabetizada e no ser letrada, assim como ser letrada e no ser alfabetizada. Rojo (2009, p. 98) ressalta que possvel ser no escolarizado e analfabeto, mas participar, sobretudo nas grandes cidades, de prticas de letramento, sendo, assim, letrado de uma certa maneira. Entende-se, ento, que existem nveis de letramento. Ainda de acordo com Rojo (2009, p. 98), as prticas sociais de letramento que exercemos nos diferentes contextos de nossas vidas vo constituindo nossos nveis de alfabetismo. Conforme visto, para Soares (2001) o termo em portugus mais apropriado para a definio do fenmeno letramento, seria alfabetismo, que o estado ou qualidade de alfabetizado. Mas, de acordo com Rojo (2009), importante fazer a distino desses termos:
[...] o termo alfabetismo tem um foco individual, bastante ditado pelas capacidades e competncias (cognitivas e lingusticas) escolares e valorizadas de leitura e escrita (letramentos escolares e acadmicos), numa perspectiva psicolgica, enquanto o termo letramento busca recobrir os usos e prticas sociais de linguagem que envolvem a escrita de uma ou de outra maneira, sejam eles valorizados, locais ou globais, recobrindo contextos sociais diversos (famlia, igreja, trabalho, mdias, escola etc.), numa perspectiva sociolgica, antropolgica e sociocultural. (ROJO, 2009, p. 98).

Ainda contemplando Rojo (2009), essa diferenciao ficou mais clara pelos novos estudos do letramento realizados por Brian Street. De acordo com o autor (1993, apud Rojo, 2009, p. 99), o letramento pode ser dividido em dois enfoques O enfoque autnomo v o letramento em termos tcnicos, tratando-o como independente do contexto social, uma varivel autnoma, cujas consequncias para a sociedade e a cognio so derivadas de sua natureza intrnseca. J o enfoque ideolgico, para ele, v as prticas de letramento como indissoluvelmente ligadas s estruturas culturais e de poder da sociedade e reconhece a variedade de prticas culturais associadas leitura e escrita em diferentes contextos. Assim, o enfoque autnomo pressupe que o prprio contato com a escrita, naturalmente, faria com que o indivduo se apropriasse de nveis, cada vez maiores, de letramento. J o enfoque ideolgico reconhece a indissociabilidade entre letramento e as estruturas sociais, alm de compreender sua ligao com prticas de leitura e escrita nos mais variados contextos sociais nos quais elas podem se apresentar. Pode-se dizer, ento, que tal enfoque reconhece os letramentos mltiplos. Segundo Street (2007), o modelo ideolgico reconhece a multiplicidade do letramento e est ligado a contextos culturais especficos.
10

Portanto, na perspectiva ideolgica de Street (1993, apud Rojo, 2009) e Street (2007), entende-se que os letramentos mltiplos no s devem ser levados em conta, mas tambm necessitam ser trabalhados na escola, tanto os valorizados como tambm os no valorizados, assim como os locais e os globais. O trabalho de Rojo (2009) muito importante para o entendimento dos letramentos mltiplos. A autora os define como as mais variadas formas de utilizao da leitura e da escrita, tanto da cultura escolar e da dominante, como tambm das diferentes culturas locais e populares com as quais alunos e professores esto envolvidos, assim como os produtos da cultura de massa. O que acontece na maioria das vezes que a escola no valoriza as prticas de letramento vivenciadas fora dela. O que se ensina torna-se totalmente descontextualizado da realidade do educando, gerando, assim, a desmotivao pelo aprendizado e, at mesmo, a evaso. O educando no encontra na escola algo que faa sentido para sua vida, algo que possa utilizar nas suas prticas sociais. O conhecimento de mundo trazido pelo aluno , muitas vezes, desvalorizado. Suas prticas de letramento, tambm. Quando na verdade, primordial que a escola conhea essa bagagem cultural trazida pelo educando para que saiba melhor o que trabalhar com ele, o que desenvolver, que prticas de letramento trabalhar, quais as estratgias que podem facilitar o aprendizado e torn-lo mais prazeroso e contextualizado com suas vivncias etc. Para Kleiman (1995), a escola, a mais importante agncia de letramento, preocupa-se com apenas uma prtica de letramento, a alfabetizao, e no com o letramento, prtica social. Ela afirma que outras agncias de letramento, como a famlia, a igreja, a rua, indicam orientaes de letramento muito dessemelhantes. Ento, a alfabetizao tem sido o conhecimento privilegiado pela escola. No que tal conhecimento no seja importante, pelo contrrio, ela extremamente necessria, at mesmo para que o indivduo possa participar com autonomia de todas as atividades que envolvem a leitura e escrita e, como j abordamos, a alfabetizao possui suas especificidades e no pode ser desprezada. Mas faz-se necessria uma reviso dos tipos de letramento que esto sendo valorizados e privilegiados, bem como uma nfase na heterogeneidade, to presente na sociedade atual. No livro de Roxane Rojo, Letramentos Mltiplos, escola e incluso social (2009), a autora aborda a questo do internets ou blogus, como um exemplo de letramento
11

marginalizado e que a escola vem desprezando. Rojo (2009, p. 103) relata que comum vermos professores e a mdia reclamando da migrao dessa linguagem social da mdia digital para outras esferas de comunicao, como um ataque lngua portuguesa e que essa linguagem considerada para muitos como uma linguagem pobre de regras gramaticais. A autora refuta tal informao, como se isso pudesse existir. Rojo (2009, p. 103) esclarece que o internets uma linguagem social adaptada rapidez de escrita dos gneros digitais em que circula, por essa razo no pode ser desprezada pela escola. Ou seja, uma forma de utilizao da leitura e escrita, adaptada para facilitar a comunicao nesse contexto de prtica social. para diferentes formas de utilizao da leitura e da escrita, como, por exemplo, o internets, que a escola deve capacitar seus educandos. A prtica social de leitura e escrita (portanto, prtica de letramento) realizada pela internet j faz parte da realidade social de boa parte da sociedade atual, at mesmo os mais carentes acessam a internet atravs de lan house, ou seja, essa prtica, que faz parte dos mltiplos letramentos e que vivenciada por boa parte dos alunos, no pode ser simplesmente descartada e desvalorizada pela escola, a principal agncia oficial de letramento. Rojo (2009) traz uma importante observao para reflexo nesse sentido:
Podemos dizer que, por efeito da globalizao, o mundo mudou muito nas duas ltimas dcadas. Em termos de exigncias de novos letramentos, especialmente importante destacar as mudanas relativas aos meios de comunicao e circulao da informao (ROJO, 2009, p. 105).

Assim, como confirma Rojo (2009), com o advento da globalizao a sociedade mudou muito, novas formas de comunicao esto cada vez mais presentes e, consequentemente, novas prticas de letramento (letramentos mltiplos) so cada vez mais exigidas. Portanto, a escola no pode deixar de trabalhar, desenvolver e valorizar essas novas prticas de letramento, j que fazem parte do universo dos alunos. Somente assim, a escola poder preparar melhor o educando para se portar com mais autonomia diante da sociedade atual e diante dos novos conhecimentos que lhe so exigidos. Freire (2000, p. 11-12) j chamava a ateno sobre a importncia da valorizao do mundo do educando e a relao que ele deve ter com o processo educacional, pois para ele a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Ele afirma que linguagem e realidade se prendem dinamicamente, pois as relaes de sentido no esto localizadas apenas no texto, elas emergem da relao entre texto, contexto e conhecimento do mundo do educando.
12

Cabe escola, ento, proporcionar essa convivncia na sala de aula: prticas sociais e processo educacional, de forma que possa servir como estratgia para a melhoria do aprendizado, fazendo com que o conhecimento tenha sentido para o aluno. Assim, devido heterogeneidade das prticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade atual, entendemos que, ao invs de letramento, teramos letramentos, ou melhor, letramentos mltiplos, ou seja, as mais variadas prticas existentes de leitura e de escrita que circulam na sociedade, sejam escolares ou no escolares, sejam locais ou globais, valorizadas ou no valorizadas. Compreendemos, portanto, que o conceito de letramentos mltiplos abarca uma infinidade de prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, por isso, ainda necessrio especific-lo melhor. De acordo com Rojo (2009, p. 107), um dos principais objetivos da escola possibilitar que seus alunos possam participar das vrias prticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade, de maneira tica, crtica e democrtica. Para que isso seja possvel, a autora afirma que a educao lingustica no pode deixar de trabalhar com os letramentos mltiplos, com os letramentos multissemiticos e com os letramentos crticos e protagonistas. Para Rojo (2009, p. 107), o trabalho com os letramentos mltiplos significa deixar de ignorar ou apagar os letramentos das culturas locais de seus agentes (professores, alunos, comunidade escolar) e colocando-os em contato com os letramentos valorizados, universais e institucionais. Assim, a variedade de prticas de leitura e de escrita que circulam na sociedade, e que so exercidas por todos os agentes que compe a sociedade e a escola, necessitam interligar-se, articular-se. Os letramentos multissemiticos, para Rojo (2009, p. 107), tambm so importantes, pois so exigidos pelos textos contemporneos, ampliando a noo de letramentos para o campo da imagem, da msica, das outras semioses que no somente a escrita. So os diversos gneros textuais, com as mais variadas linguagens que circulam na sociedade globalizada. J os letramentos crticos, de acordo com Rojo (2009, p. 108), so requeridos para o trato tico dos discursos em uma sociedade saturada de textos e que no pode lidar com eles de maneira instantnea, amorfa e alienada. Esses so essenciais, pois possibilitam uma postura crtica diante das tantas informaes que se tem acesso.
13

Assim, para a linguista (2009), as vrias exigncias que a sociedade contempornea tem apresentado escola causaram uma mudana enorme nas prticas e textos que nela devem circular e ser trabalhados. Para a autora, ser preciso expandir e democratizar tanto as prticas e eventos de letramentos que ocorrem na escola como o universo e a natureza dos textos que nela circulam. Como se percebe, o trabalho com os letramentos mltiplos na escola ser primordial para a capacitao do educando, no que diz respeito s novas exigncias sociais de leitura e escrita. Portanto, faz-se necessrio conhecer um pouco mais sobre esse novo conceito, que, como nos confirma Rojo (2009), muito complexo:

O conceito de letramentos mltiplos ainda um conceito complexo e muitas vezes ambguo, pois envolve, alm da questo da multissemiose ou multimodalidade das mdias digitais que lhe deu origem, pelo menos duas facetas: a multiplicidade de prticas de letramento que circulam em diferentes esferas da sociedade e a multiculturalidade, isto , o fato de que diferentes culturas locais vivem essas prticas de maneira diferente (ROJO, 2009, p. 108-109).

Logo, vrias so as possibilidades e maneiras de realizao de determinadas prticas de letramentos e podem variar de acordo com tempo, com o espao, com a cultura etc. Assim, uma mesma prtica de letramento pode variar dependendo de como, onde, e de quem a est realizando. Por exemplo, a leitura de um jornal, que para um determinado sujeito pode servir como uma maneira de se informar sobre os acontecimentos da sociedade, sobre poltica, cultura etc.; para outro, pode ser apenas para folhear e chegar pgina que anuncia as vagas de emprego, cuja leitura realizada ainda com muita dificuldade. Ento, so as mesmas prticas de letramento, mas que se apresentam de maneiras e com objetivos diferentes. Prossigamos, ento, para o entendimento desse conceito to complexo. De acordo com Rojo (2009), os letramentos mltiplos tambm podem ser entendidos na perspectiva multicultural, ou multiletramentos, ou seja, as diferentes culturas, nas diversas esferas (escolar, jornalstica, artstica, poltica, publicitria, cotidiana, cientfica), tero prticas e textos em gneros das mesmas esferas, mas diferenciados. Assim, a definio de letramentos mltiplos no simples, principalmente, por se tratar de um fenmeno novo, que passou a ser usado devido s novas e complexas exigncias quanto s prticas de leitura e de escrita na sociedade atual. Para Rojo (2009) o conceito de letramentos mltiplos ainda complexo e ambguo, pois, de acordo com ela, esse fenmeno envolve a multiplicidade de prticas de letramento
14

que ocorrem nas mais variadas esferas da sociedade e, tambm, a multiculturalidade, ou seja, diferentes culturas vivem as mesmas prticas de letramento, mas de maneiras diferentes. Mas, pelos estudos realizados, e, principalmente, com base ainda na obra da autora acima citada, pode-se dizer que letramentos mltiplos abarcam as diversas prticas de leitura e escrita existentes na sociedade, sejam elas realizadas dentro ou fora da escola, sejam locais ou globais, valorizadas ou no valorizadas. Contempla, tambm, as novas formas de utilizao da leitura e da escrita exigidas pela sociedade contempornea e, principalmente, as mltiplas linguagens que hoje integram os textos. Portanto, um conceito muito amplo para se definir, justamente por abranger prticas to diferenciadas e diversificadas de leitura e de escrita. Logo, no pretendemos estipular uma definio nica ou imutvel de letramentos mltiplos, mas sim proporcionar um melhor entendimento desse fenmeno para embasar as prticas pedaggicas que entendem a necessidade de se trabalhar com os letramentos mltiplos, quando se deparam com as diversas exigncias da sociedade atual.

4.1 PRTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM TRS REALIDADES

Apresentamos agora a anlise qualitativa dos questionrios aplicados em crianas de duas escolas pblicas de Juiz de Fora, sendo uma localizada no centro e outra na zona rural, em Igrejinha, e tambm, numa escola privada de nosso municpio. O objetivo do questionrio foi verificar as prticas de letramento nas quais as crianas e suas famlias, nessas trs realidades diferentes, esto envolvidas. Tambm buscou-se investigar se existem disparidades entre tais realidades. Foram selecionados cinco alunos do quinto ano em cada escola. O questionrio foi desenvolvido por Vvio (2007 apud Rojo 2009) para sua tese de doutorado, buscando a elaborao de indicadores de letramento. Ele contempla as diferentes prticas de letramento que se fazem presentes na sociedade atual. Contudo, acrescentamos as prticas de oralidade, pois no eram abordadas pelo questionrio mas, igualmente, influenciam nas prticas de leitura e de escrita. A primeira questo abordava atividades que contemplam leitura, escrita e oralidade. Os alunos deveriam assinalar quais, das atividades especificadas, eles ou seus pais fazem. Observamos que no existem grandes disparidades entre as prticas realizadas nas trs realidades. Basicamente, eles realizam atividades necessrias ao cotidiano, como por
15

exemplo, deixar bilhetes com recados para algum da casa, comparar preos de produtos antes de comprar, pagar contas em bancos ou em casas lotricas, ler bulas de remdio, ler correspondncia impressa que chega em sua casa etc., ou seja, realizam prticas de letramento. Dentre as prticas de letramento escolar, tambm contempladas pela primeira questo, como leitura de livros literrios ou cientficos, escrever histrias, poesias ou letras de msicas, constatamos que essas atividades so realizadas, principalmente, devido ao incentivo da escola. Da a importncia de que esta realize um bom trabalho no que diz respeito ao gosto pela leitura e pela escrita e ao desenvolvimento dessas prticas. Assim, identificamos, com essa questo, que a maioria dos alunos gostam de ler e, de alguma forma, esto envolvidos em prticas sociais que fazem o uso da leitura e da escrita. A segunda questo solicitou que fossem assinalados os materiais impressos que havia em suas casas. Novamente no houve dessemelhanas quanto aos assinalados pelos diferentes alunos. Dentre os mais presentes, esto lbuns de fotografia, bblia ou livros religiosos, dicionrio, jornais, revistas, livros didticos ou apostilas escolares, livros infantis, livros de literatura, revistinha em quadrinhos e manuais de instruo. Os resultados mostraram que os alunos possuem contato com diferentes tipos de materiais impressos e que estes, atualmente, esto muito mais acessveis. Alm disso, importante destacar que a escola deve utilizar uma variedade de tais materiais, j que fazem parte do contexto social do educando. Uma utilizao adequada auxilia no desenvolvimento da alfabetizao, assim como do letramento, por isso, deve ser feita de forma variada, democrtica e no s elitizada. Nessa reflexo. Abreu (2003, apud Rojo, 2009) apresenta consideraes importantes:
Pensa-se que o bom leitor um devorador vido de alta literatura, algum que transita com facilidade pela produo intelectual de ponta, que tem os livros como elemento fundamental de sua concepo de mundo. Quem partilha dessa imagem de leitor no se animar com casas cheias de cartilhas e livros didticos, com multides de leitores de Bblia na mo (ABREU, 2003 apud ROJO, 2009, p. 50).

Portanto, cabe escola superar a viso elitizada do conhecimento, proporcionando a valorizao das mais variadas prticas de letramento que nossa sociedade tem o privilgio de possuir, essa ao s pode contribuir para o saber nunca empobrec-lo. A terceira questo abordava as prticas realizadas no computador. Nesse item, observou-se maior diferena entre as realidades. Pelos relatos dos alunos da escola rural,
16

raramente eles tm contato com o computador, apenas um dos cinco entrevistados possui computador em casa; os outros j utilizaram o mecanismo, mas na casa de outra pessoa, para fazer um trabalho escolar ou jogar. Contudo, no uma prtica constante e a escola ainda no disponibiliza essa ferramenta. Constatamos, ento, uma carncia ainda muito grande quanto ao preparo dos alunos da escola rural para o trato com os letramentos mltiplos, ou, mais especificamente, com os letramentos multissemiticos, que envolvem a utilizao das mdias digitais, to presentes na sociedade contempornea, conforme especificado por Rojo (2009). Quanto aos alunos da escola pblica pesquisada, ainda na mesma questo, realizam mais atividades no computador. As mais assinaladas foram trabalhos escolares, consultar e pesquisar, escrever e enviar emails, jogar e desenhar, navegar por diversos sites e copiar msicas em CD ou arquivo eletrnico. Evidenciando que, mais do que os alunos da escola rural, possuem melhor acesso aos meios eletrnicos. Dos cinco que responderam ao questionrio, quatro possuam computador em casa. J na escola privada, a utilizao do computador mostrou-se mais frequente e com mais atividades realizadas, principalmente, pelo fator socioeconmico. Todos os alunos pesquisados possuem computador em casa e, alm de realizar trabalhos escolares, consultar e pesquisar, escrever e enviar emails, jogar e desenhar, navegar por diversos sites e copiar msicas em CD ou arquivo eletrnico, tambm assinalaram comprar pela internet, elaborar planilhas ou bancos de dados, entrar em sites de bate-papo e discusso e montar pginas ou programas de computador, evidenciando um melhor preparo para lidar com os letramentos mltiplos e com os multissemiticos, mais do que os alunos das escolas pblicas. Portanto, escola pblica ainda necessrio preocupar-se com o acesso s mdias digitais, conforme defendido por Rojo (2009), buscando suprir as necessidades sociais de seus educandos quanto a esses conhecimentos. A ltima questo abordava prticas culturais, como ir ao cinema, teatro, shows de msica ou dana, museus ou exposies de arte e tambm atividades como ouvir programas de rdio, assistir televiso e at jogar vdeo game. Os alunos deveriam assinalar com que frequncia eles ou seus pais realizavam tais atividades (frequentemente, s vezes, raramente, nunca). Na escola pblica e na escola rural, as respostas foram semelhantes Os educandos assinalaram como prticas raras ir ao teatro e a museus ou exposies de arte. Nunca foram a
17

shows de msica ou dana e s vezes ouvem noticirio no rdio. J assistir a vdeos e DVD em casa, noticirios, filmes e outros programas na TV e jogar vdeo game so prticas frequentes. J na escola privada a ida ao cinema prtica que acontece s vezes. E, assim como nas escolas anteriores, ir ao teatro, museus ou exposies de arte, shows de msica ou dana, tambm so atividades raras. Quanto s outras prticas abordadas, so igualmente constantes. Percebe-se que, nas trs realidades, preciso que a escola preocupe-se com a disponibilizao de acesso aos espaos culturais como cinemas, teatros e museus, pois so essenciais para o contato com as diversas formas de linguagem que circulam na sociedade. Na fala de Rojo (2009, p. 52), assim como foi capaz de popularizar os impressos, urge que a escola se preocupe com o acesso a outros espaos valorizados de cultura (museus, bibliotecas, teatros, espetculos). Cabe, assim, uma reflexo quanto formao dos professores. Como poderiam preocupar-se com essas experincias culturais se elas no fazem parte de seu cotidiano? Se no entendem ou no as consideram necessrias na sociedade contempornea? Logo, para proporcionar tais conhecimentos, preciso participar deles e compreender o quo necessrio eles so para as prticas sociais. Essa percepo s possvel se o educador entende que preciso aperfeioar-se sempre e que a educao deve acompanhar a evoluo da sociedade. Somente uma formao continuada dos profissionais envolvidos nesse sistema poderia contribuir para essa conscientizao. Portanto, faz-se necessria a escolha de prticas que possibilitem ao aluno, conforme citado por Rojo (2009), o contato com os letramentos multissemiticos, multiculturais e crticos. Essa seleo cabe escola e aos professores. E no tarefa fcil, contudo necessria. preciso verificar quais conhecimentos trabalhar, que tipos de letramentos desenvolver, como afirma Rojo de forma muito pertinente:
Essas escolhas nunca so neutras, nem impunes, pois o tempo escolar que tomo com um objeto de ensino no ser dedicado a outro: cada escolha presentifica um dentre muitos outros perdidos. Mas nada em educao nunca neutro e nossa tarefa justamente a de fazer escolhas e encaminhamentos conscientes (ROJO, 2009, p. 121).

Assim, como educadores e educadoras, necessitamos realizar conscientemente essas escolhas, de forma que o educando seja privilegiado, que sejam possibilitados a ele os
18

conhecimentos essenciais para a participao, com autonomia, nas mais variadas prticas sociais. Por isso o educador poltico, nunca neutro. Realizar essas escolhas de forma consciente, visando democratizao do ensino, significa proporcionar um rompimento com o elitismo e com a forma equivocada com que a educao tem sido organizada.

CONSIDERAES FINAIS

Ao longo das reflexes realizadas atravs desta pesquisa, percebemos como os processos de alfabetizao e letramento esto interligados e, sobretudo, que cada um deles possui suas especificidades e caractersticas, que devem ser de conhecimento do educador, para que possa trabalh-los de forma competente. Constatamos que, devido s novas e diversas exigncias da sociedade contempornea no que diz respeito s utilizaes dos conhecimentos da leitura e da escrita, o conceito de letramentos mltiplos, mais do que letramento ou letramentos, contempla melhor toda essa diversidade. Portanto, os letramentos mltiplos abarcam as mais variadas prticas de leitura e de escrita que se fazem presentes na sociedade, sobretudo, as mltiplas linguagens que hoje integram os textos a que temos acesso. Alm disso, ao professor, importantssimo o conhecimento de tal temtica, j que, na sociedade atual, so exigidos dos indivduos os mais variados conhecimentos quanto ao uso da leitura e da escrita nas prticas sociais, cabendo ao educador preparar seus alunos para o trato com essa diversidade, ou seja, com os letramentos mltiplos, proporcionando, mesmo na sala de aula, o contato com as diferentes linguagens integrantes dos textos atuais. A aplicao dos questionrios nos mostra que o alcance do ideal citado acima ainda est distante da realidade escolar e que so muitas as mudanas necessrias, principalmente no que diz respeito aos tipos de conhecimentos e prticas sociais de leitura e de escrita privilegiados e trabalhados pela escola, bem como ao acesso a ambientes culturais diversificados. Sendo a escola a principal agncia de letramento, preciso que ela realize um trabalho que proporcione a articulao da alfabetizao com os letramentos mltiplos, de forma que o

19

educando possa ser alfabetizado e tambm letrado, superando a distncia entre a escola e as prticas sociais.

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto/Secretaria de Educao do Ensino Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: lngua portuguesa, vol. 2. Braslia, 1997. _______. Universidade Federal de Minas Gerais. Pr-letramento: alfabetizao e linguagem. Braslia, 2007. CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um dilogo entre a teoria e a prtica. 5.ed. Petrpolis: Vozes, 2008. FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Mtodos e didticas de alfabetizao: histria, caractersticas e modos de fazer de professores. Belo Horizonte: Centro de alfabetizao, Leitura e Escrita. Faculdade de Educao. UFMG, 2005. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se complementam. 15 ed. So Paulo: Cortez, 2000. LEITE, Josieli Almeida de Oliveira. Letramentos mltiplos: reflexes sobre prticas sociais de leitura e de escrita. Juiz de Fora: FMG, 2010. KLEIMAN, Angela B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. Coleo Letramento, Educao e Sociedade. ROJO, Roxane. Letramentos mltiplos, escola e incluso social. So Paulo: Parbola Editorial, 2009. SOARES, Magda. Alfabetizao e letramento. 2.ed. So Paulo: Contexto, 2004. ________. A reinveno da alfabetizao. Presena Pedaggica, Belo Horizonte: Dimenso. V. 9, n. 52, p. 15-21, jul./ago. 2003a. ________. Letramento: um tema em trs gneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autentica, 2001. ________. Letramento e alfabetizao: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educao. N. 25, p. 5-17, jan/fev/mar/abr. 2003b. Retirado de http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE25/RBDE25_03_MAGDA_SOARES.pdf, acesso em 02/08/2010. SOARES, M. B.; BATISTA, A. A. G. Alfabetizao e Letramento. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educao. Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educao de Minas Gerais, 2004.
20

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Lingustica Portuguesa da Universidade de So Paulo. n. 8, p. 465-488, 2007.

21

Vous aimerez peut-être aussi