Vous êtes sur la page 1sur 14

18-10-2012

Aula IV- Modelo Entidade Relao (Cont)

Conjunto de entidades fraco !


Um conjunto de entidades pode no ter atributos suficientes para formar uma chave primria. Nesse caso designado por conjunto de entidades fraco. Acessos a uma conta, com data/hora e durao. Pode haver dois acessos com a mesma data/hora e a mesma durao. Tm que ser de contas diferentes. Consultas numa clnica, com data/hora, preo, especialidade, etc...Pode haver duas consultas com a mesma data/hora, o mesmo preo e a mesma durao. Tm que ser de mdicos diferentes. A existncia de um conjunto de entidades fraco depende da existncia de um conjunto de entidades dominante: o conjunto de entidades dominante (ou identificador) deve relacionar-se com o conjunto de entidades fraco atravs de uma relao um para muitos, total do lado do conjunto de entidades fraco. Conta conjunto de entidades dominante de Acessos. Mdicos o conjunto de entidades dominante de Consultas.

18-10-2012

Conjunto de entidades fraco ! O discriminante (ou chave parcial) o conjunto de atributos que distingue as entidades de um conjunto fraco, associadas a uma mesma entidade do conjunto dominante. Exemplo: data/hora discriminante pois, para uma mesma conta, no pode haver dois movimentos simultneos. Exemplo: data/hora discriminante pois, para um mesmo mdico, no pode haver duas consultas simultneas. A chave primria de um conjunto de entidades fraco constituda pela chave primria do conjunto de entidades dominante do qual depende e pelo discriminante do conjunto de entidades fraco.

Conjunto de entidades fraco ! Um conjunto de entidades fracas representado por um retngulo duplo. O discriminante do conjunto de entidades fracas sublinhado a tracejado. A relao entre o conjunto fraco e o dominante representada por um losango duplo

18-10-2012

Conjunto de entidades fraco ! Nota: a chave primria do conjunto de entidades dominante (ou forte) no explicitamente representada no conjunto de entidades fracas, dado ser implcita na relao de dominncia. Se username fosse representado explicitamente, acessos poderia ser um conjunto de entidades fortes, mas assim a relao entre acessos e conta seria duplicada por uma associao implcita definida pelo atributo username comum a acessos e a conta

Especializao/Generalizao!
H entidades que so parecidas mas no exatamente dum mesmo conjunto. E.g. quer os empregados quer os clientes tm um nome, morada, telefone, etc. Mas os empregados tm salrio (e os clientes no) e os clientes tem rating de crdito (e os empregados, enquanto tal, no). Mtodo de desenho descendente: designamos subgrupos dentro de um conjunto de entidades que so distintas de outras entidades nesse conjunto (Especializao). Designar subgrupo empregados e clientes dentro do conjunto mais geral de pessoas. Mtodo de desenho ascendente (bottom-up) (outra maneira de ver) Combinar num conjunto de entidades de maior nvel (generalizao) um certo nmero de conjuntos de entidades que partilham as mesmas caractersticas. Os subgrupos (especializaes) tornam-se conjuntos de entidades de menor nvel que tm atributos ou participam em relaes que no se aplicam ao conjunto de entidades de maior nvel.

18-10-2012

Especializao/Generalizao!
Desenhado por um tringulo anotado com ISA: por exemplo, um cliente uma (is a) pessoa." Herana de atributos um conjunto de entidades de menor nvel herda todos os atributos e participa em todas as relaes do conjunto de entidades de maior nvel ao qual est ligado. Os atributos dos conjuntos de entidades mais gerais no so explicitamente representados nos conjuntos de entidades mais especficos. Nomeadamente, os atributos que constituem a chave primria apenas so indicados no conjunto de entidades mais geral.

Especializao/Generalizao!

18-10-2012

Restries de Desenho para Especializao/Generalizao


Restrio de pertena especifica se uma entidade no conjunto de maior nvel pode ou no pertencer a mais que um conjunto do nvel inferior. disjuntas : s pode pertencer a um do nvel inferior (anotado com a palavra disjoint ao lado do tringulo) sobrepostas: pode pertencer a mais que um. Restrio de completude especifica se uma entidade no conjunto de maior nvel tem ou no que pertencer a pelo menos um dos conjuntos do nvel inferior. total : tem de pertencer pelo menos a um (indicado por uma linha dupla) parcial: pode no pertencer a nenhum

Agregao! Consideremos um cenrio onde existem projetos, empregados e ferramentas: Um empregado pode trabalhar em vrios projetos (e num projeto pode haver vrios empregados). Queremos guardar informao sobre as ferramentas usadas por um empregado num projeto.

18-10-2012

Agregao! O conjunto de relaes trabalha e usa contm uma interseco de informao. Cada relao usa corresponde a uma relao trabalha. No entanto, algumas relaes trabalha podem no corresponder a nenhuma relao usa. Por isso, no podemos eliminar a relao trabalha. Elimina-se esta redundncia atravs da agregao. Tratando relaes como entidades abstractas. Permitindo relaes entre relaes (ou entre relaes e entidades) Abstraindo relaes em entidades novas

Agregao! Sem introduo de redundncia, o diagrama representa:


Empregados trabalham em projetos; Cada combinao projeto/empregado pode ter associada ferramentas.

18-10-2012

Sumrio dos Smbolos Utilizados na Notao ER

Sumrio dos Smbolos Utilizados na Notao ER

18-10-2012

Diagramas de Bachman:
So semelhantes aos DER apresentados mas no representa explicitamente o relacionamento entre os objetos. A ponta das setas indica o tipo de relacionamento, nomeadamente a seta dupla indica que um relacionamento de um-para-muitos (no exemplo seguinte a notao representa que um cliente pode possuir vrias casas mas que cada casa s pertena de um cliente).

Diagramas de Bachman:

18-10-2012

Diagramas de DeMarco:
Para alm de apresentar cada objeto do modelo de dados, apresenta o campo chave.

Diagramas de Jackson:
Em vez de se centrarem no relacionamento entre os diferentes objetos de um sistema os diagramas de Jackson oferecem um recursos grfico para apresentarem a estrutura hierrquica de um nico objeto. Utilizamos o * para representar uma interao e 0 para a representao da escolha de opes.

18-10-2012

Diagramas de Jackson:
No diagrama seguinte est representado que X composto por um conjunto de X + B (que pode ser C ou D) + E

DER de um Banco
O objetivo desenhar uma base de dados para um banco com vrios balces, cada representado por um nome, cidade e bens. Pretende-se guardar informao sobre clientes (bi, nome, morada e grau_credito), as suas contas (n e saldo) e os seus emprstimos (n e valor). Cada conta est associada a um balco e tem um, ou mais, titulares. O mesmo se passa com os emprstimos. Pretende-se guardar a data de acesso de cada titular a cada conta.

10

18-10-2012

DER de um Banco
Conseguimos perceber que temos as seguintes entidades: Balco Conta Emprstimo Cliente Sabemos tambm que conta e emprestimo pertencem a um Balco, sendo que um Balco pode ter vrias contas. O cliente pode ser um devedor de um emprestimo ou um depositante de uma conta.

DER de um Banco

11

18-10-2012

DER de um Banco
Queremos tambm manter informao sobre o pagamento das prestaes dos emprstimos. De cada prestao paga sabemos o seu nmero, a data de pagamento e o valor pago. No entanto, esta informao pode repetir-se, seno for analisada em conjunto com o emprstimo.

DER de um Banco Entretanto surgiu a ideia de usar a base de dados para manter informao sobre os funcionrios do banco, guardando o seu bi, nome, morada e salrio.

12

18-10-2012

DER de um Banco Quanto s contas, o banco tem dois tipos diferentes de contas: as contas a prazo, das quais queremos manter o valor dos juros, e as contas ordem, das quais queremos manter informao sobre o limite de saldo a descoberto. Sobre as contas ordem, queremos manter informao sobre o empregado que aprovou os limites.

DER de um Banco
Os empregados do banco por vezes trabalham em mais do que um balco, tendo mais do que uma funo (e.g. diretor de um balco, supervisor e conselheiro noutro, etc...). Associado funo de um dado empregado num dado balco pode estar associado um empregado no papel de gestor.

13

18-10-2012

DER de um Banco
Para a base de dados ficar mesmo completa, s falta guardar informao sobre a hierarquia dos balces, segundo a qual um balco pode ter um balco que o supervisiona.

14

Vous aimerez peut-être aussi