Vous êtes sur la page 1sur 41

ltra

Centro Universitrio SENAC BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAO

ECONOMIA CONTEMPORNE A
Prof Andrea Itiro andrea.itiro@gmail.com VASCONCELLOS, M.A.S. e GARCIA, M.E. 2 edio. Fundamentos de Economia. So Paulo, Saraiva, 2004.

( essencial a leitura dos captulos do livro)

2 Semestre de 2007
CENTRO UNIVERSITRIO SENAC DIRETORIA DE GRADUAO Economia Contempornea PLANO DE ENSINO

ANO 2007 2 SEMESTRE


DISCIPLINA: Economia Contempornea CARGA HORRIA: 36 horas aula PERODO: BSI/2NA Docente responsvel: Andrea Itiro Formao acadmica: Mestre em Economia PUC/SP Ementa Propicia ao aluno ferramentas para a anlise dos fenmenos macroeconmicos da atualidade e os seus reflexos nas organizaes empresariais. Capacita o aluno a mapear as variveis que configuram a conjuntura econmica, discernir os possveis desdobramentos para a sua realidade e o impacto na dimenso tecnolgica, abordando a economia brasileira e a conjuntura econmica internacional. Objetivos Esta disciplina possui como objetivo principal oferecer, ao aluno de Sistemas de Informao, noes e conceitos gerais necessrios compreenso dos aspectos micro e macroeconmicos e sua implicao no contexto empresarial e tecnolgico. Bibliografia Bsica (ttulos, peridicos, etc.) Ttulo/Peridico Autor Edio Local Editora Ano LT1 VASCONCELLOS, M.A. e GARCIA, M.E. 2 ed. Fundamentos de economia, So Paulo: Saraiva, 2004. MANKIW, N.G., 2 ed., Introduo economia, Rio de Janeiro: Campus, 2002. TROSTER, R.L. e MOCHON, F. Introduo economia, So Paulo: Makron Books, 2002.

Bibliografia Complementar (ttulos, peridicos, etc.) Ttulo/Peridico


1

Autor

Edio

Local

Editora

Ano

LT - Livro Texto? Sim/No

EQUIPE DE PROFESSORES DA USP, 5 ed., Manual de economia, So Paulo: Saraiva, 2004. ROSSETTI, J.P. 20 ed., Introduo economia, So Paulo: Atlas, 2003. PASSOS, C.R.M. e NOGAMI, O. 4 ed., Princpios de economia, So Paulo: Pioneira, 2003. VASCONCELLOS, M.A., TONETO JNIOR, R. e GREMAUD, A.P. 5 ed., Economia brasileira contempornea, So Paulo: Atlas, 2004. Dia da semana: 2( ) 3( ) 4( X) 5( ) 6( ) Aulas previstas: 36 horas aula Horrio das aulas: 19:15 - 20:55 Processo de avaliao Instrumento de avaliao Data da aplicao Devolutiva Prova 1 05/09 12/09 Prova 2 10/10 17/10 Prova 3 31/10 07/11 Prova 4 21/11 28/11 Prova Substitutiva 28/11 05/12 Composio da nota semestral Prova (P) Prova Substitutiva (PS) Mdia Final 1 (MF1) sem substitutiva Mdia Final 2 (MF2) com substitutiva Mdia Final 1 = P1* 0,2 + P2* 0,2 + P3* 0,2 + P4* 0,4 Mdia Final 2 = (MF 1 + PS)/2 DATA Observao importante: quemCONTEDO perder qualquer uma das provas farMETODOLOGIA/ a substitutiva onde RECURSOS PREVISTOS ser cobrada a matria de todo semestre. 01/08 Apresentao do programa e dos critrios de Aula expositiva Programas das aulas avaliao. Conceito de economia. Diferenas entre a anlise microeconmica e a anlise macroeconmica. 08/08 Demanda. Aula expositiva 15/08 Feriado. 22/08 Oferta e equilbrio de mercado Aula expositiva 29/08 Estruturas de mercado. Aula expositiva 05/09 Prova 1. 12/09 Conceito, objetivos e instrumentos de poltica Aula expositiva macroeconmica. PIB, PIB real e PIB nominal, PIB per capita. 19/09 Conceito, clculo e tipos de inflao. Distores Aula expositiva causadas pelas altas taxas de inflao na economia. 26/09 Conceito, tipos e instrumentos de poltica Aula expositiva monetria. 03/10 Funes do Banco Central. Taxa SELIC. Aula expositiva 10/10 17/10 24/10 Prova 2. Conceito de taxa de cmbio, mercado cambial, regimes cambiais. Valorizao e desvalorizao cambial. Balano de pagamentos. Aula expositiva Aula expositiva

31/10 07/11 14/11 21/11 28/11

Prova 3. Bolsa de valores. Risco-pas. Aula expositiva

Conceito, tipos e instrumentos de poltica fiscal. Aula expositiva Contas pblicas e carga tributria. Prova 4. Prova Substitutiva.

05/12 Divulgao da mdia final. Este plano est sujeito a alteraes no decorrer do semestre em funo do resultado da turma e outras necessidades que forem percebidas. Caso ocorram alteraes a coordenao ser comunicada.

TPICO 1 INTRODUO ECONOMIA

- ETIMOLOGIA DA PALAVRA ECONOMIA: Deriva da palavra grega oikosnomos ikos = Casa Nmos = Norma, Lei Oikosnomos = administrao de uma casa ou de um Estado

- CONCEITO DE ECONOMIA: a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar os recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Cincia da Escassez - A QUESTO DA ESCASSEZ E OS 3 PROBLEMAS ECONMICOS FUNDAMENTAIS :
Necessidades Humanas Ilimitadas x Recursos Produtivos Escassos
(terra, trabalho, capital, tecnologia e funo empresarial)

Escassez

Escolhas

3 Problemas Econmicos Fundamentais

O Que e Quanto Produzir Como Produzir Para Quem Produzir

- DIVISAO DA TEORIA ECONMICA: A teoria econmica dividida em duas partes principais: microeconomia e macroeconomia. MICROECONOMIA Microeconomia deriva da palavra grega mikros, que significa pequeno. Analisa o comportamento da economia em detalhes, ou seja, o comportamento dos agentes econmicos individuais (famlias, empresas e governos) e mercados especficos. EXEMPLOS: O emprego na indstria de fast food Por que os cartes de crdito cobram juros mais altos do que os de financiamento da casa prpria? A produo automobilstica no Brasil

MACROECONOMIA:

Macroeconomia deriva da palavra grega makros, que significa grande. Analisa o comportamento geral da economia, ou seja, se concentra no panorama geral e desconsidera os pequenos detalhes.

EXEMPLOS: O emprego total na economia Por que os juros no pas so to elevados? A produo total do pas

TPICO 2 DEMANDA DE MERCADO

- CONCEITO A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou servio que os consumidores desejam adquirir em determinado perodo de tempo. - VARIVEIS QUE INFLUENCIAM A DEMANDA - Preo do bem; - Preo dos outros bens; - Renda do consumidor; - Gostos e Preferncias do consumidor. Para estudar a influncia isolada de cada uma dessas variveis utiliza-se a hiptese do coeteris paribus (tudo o mais permanece constante), ou seja, considera-se cada uma dessas variveis afetando separadamente as decises do consumidor. - LEI GERAL DA DEMANDA H uma relao inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preo do bem, coeteris paribus. P Qd - ESCALA DE DEMANDA Alternativas de preo - (P) em reais 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 - CURVA DE DEMANDA Quantidade demandada (Qd) 11.000 9.000 6.000 4.000 2.000 P Qd

Eixo vertical: P (preos) Eixo horizontal Q (quantidades demandadas)

- CAUSAS DA INCLINACAO NEGATIVA DA CURVA DE DEMANDA Conjugao de dois efeitos: efeito substituio e efeito renda

Exemplo: Se o preo da caixa de fsforos aumenta, a queda na quantidade demandada ser provocada por esses dois efeitos somados:

Efeito substituio: Se o preo da caixa de fsforos subir demasiadamente, os consumidores passaro a demandar isqueiros, reduzindo assim sua demanda por fsforo; Efeito renda: Se aumenta o preo do fsforo, tudo o mais constante (renda do consumidor e preo de outros bens estando constantes), o consumidor perde poder aquisitivo, e a demanda por esse produto diminui, embora seu salrio monetrio no tenha sofrido nenhuma alterao.

- VARIAES NA QUANTIDADE DEMANDADA Variaes na quantidade demandada de um determinado bem decorrem de variaes no preo desse bem Representam movimentos ao longo da curva P Qd P Qd

- VARIAES NA DEMANDA Variaes na demanda de um determinado bem decorrem de variaes em quaisquer uma das variveis que afetam a demanda desse bem (preo dos outros bens, na renda do consumidor, nos gostos e preferncias do consumidor etc), com exceo do preo do prprio bem.

Representam deslocamentos de toda a curva de demanda

Antes do aumento da renda (D0) Ao preo P0, o consumidor pode comprar Q0. Ao preo P1, o consumidor pode comprar Q1.

Aps o aumento da renda (D1) Ao mesmo preo P0, o consumidor pode comprar Q2. Ao mesmo preo P1, o consumidor pode comprar Q3.

- BEM SUBSTITUTOS E BENS COMPLEMENTARES


Bens Substitutos (relao direta entre o preo de um bem e a demanda de outro) Ex: um aumento no preo da carne deve elevar a demanda de peixe, coeteris paribus. Bens Complementares (relao inversa entre o preo de um bem e a demanda de outro) Ex: uma reduo no preo dos automveis deve aumentar a demanda por gasolina, coeteris paribus.

TPICO 3 OFERTA DE MERCADO

10

- CONCEITO A oferta pode ser definida como as vrias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado perodo de tempo. - VARIVEIS QUE INFLUENCIAM A OFERTA - Preo do bem; - Preo dos outros bens; - Preo (custo) dos fatores de produo; - Mudanas na tecnologia; - Mudanas climticas. Para estudar a influncia isolada de cada uma dessas variveis utiliza-se a hiptese do coeteris paribus (tudo o mais permanece constante), ou seja, considera-se cada uma dessas variveis afetando separadamente as decises dos produtores. - LEI GERAL DA OFERTA H uma relao diretamente proporcional entre a quantidade ofertada e o preo do bem, coeteris paribus. P Qo - ESCALA DE OFERTA Alternativas de preo - (P) em reais 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 - CURVA DE OFERTA Quantidade ofertada (Qo) 1.000 3.000 6.000 8.000 10.000 P Qo

Eixo vertical: P (preos) Eixo horizontal Q (quantidades ofertadas)

- VARIAES NA QUANTIDADE OFERTADA

11

Variaes na quantidade ofertada de um determinado bem decorrem de variaes no preo desse bem. Representam movimentos ao longo da curva (grfico a). P Qo - VARIAES NA OFERTA P Qo

Variaes na oferta de um determinado bem decorrem de variaes em quaisquer uma das variveis que afetam a oferta desse bem (preo dos outros bens, preo (custo) dos fatores de produo, mudanas na tecnologia, mudanas climticas etc), com exceo do preo do prprio bem. Representam deslocamentos de toda a curva de oferta (grficos b e c).

TPICO 4

12

EQUILBRIO DE MERCADO
- A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA: TENDNCIA AO EQUILBRIO Preo ($) 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 Quantidade Demandada Ofertada 11.000 1.000 9.000 6.000 4.000 2.000 3.000 6.000 8.000 10.000 Situao de mercado Excesso de demanda (escassez de oferta) Excesso de demanda (escassez de oferta) Equilbrio entre oferta e demanda Excesso de oferta (escassez de demanda) Excesso de oferta (escassez de demanda)

Equilbrio de Mercado (ponto E): o ponto de interseco das curvas de demanda e oferta no qual se encontram o preo e a quantidade de equilbrio, ou seja, o preo e a quantidade que atendem s aspiraes dos consumidores e produtores simultaneamente.

Se a quantidade demandada for maior do que a do equilbrio, teremos uma escassez da mercadoria. Ocorrer uma competio entre consumidores, dado que as quantidades demandadas sero maiores do que as ofertadas. Nessa situao, muitos consumidores estaro dispostos a pagar um preo mais elevado pelo produto e os preos de fato se elevaro. Com o aumento do preo, a quantidade demandada diminuir, pois alguns consumidores desistiro de adquirir o produto. Por outro lado, em resposta ao aumento dos preos, os produtores elevam a produo, aumentando a quantidade ofertada.Portanto, a tendncia a diferena entre as quantidades demandadas e ofertadas irem se reduzindo cada vez mais a cada elevao do preo da mercadoria, chegando finalmente ao ponto de equilbrio. Se a quantidade ofertada for maior do que a do equilbrio, teremos um excesso de produo da mercadoria. Esse acmulo de estoque de mercadorias provocar um aumento na concorrncia entre os produtores que reduziro o preo buscando eliminar o estoque. Com a reduo do preo, a quantidade demandada aumentar e a quantidade ofertada diminuir. Assim sendo, a tendncia a diferena entre as quantidades demandadas e ofertadas irem se reduzindo cada vez mais a cada reduo do preo da mercadoria, chegando finalmente ao ponto de equilbrio.

13

TPICO 5 ESTRUTURAS DE MERCADO


- ESTRUTURAS DE MERCADO DE BENS E SERVIOS - Concorrncia Perfeita - Monoplio - Concorrncia Monopolista - Oligoplio - AS VRIAS ESTRUTURAS DE MERCADO DEPENDEM FUNDAMENTALMENTE DE TRS CARACTERSTICAS: 1) nmero de empresas que compe o mercado; 2) tipo do produto fabricado (produtos homogneos/idnticos ou diferenciados); 3) se existem ou no barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. - CONCORRNCIA PURA OU PERFEITA Nmero muito grande de empresas; Produtos homogneos; No existem barreiras entrada de novas empresas no mercado; Transparncia de mercado; No longo prazo os lucros extraordinrios desaparecem. No h um mercado de concorrncia perfeita no mundo real, sendo talvez o mercado de hortifrutigranjeiros o exemplo mais prximo. - MONOPLIO Uma nica empresa domina todo o mercado; Produto sem substitutos prximos; Existem barreiras entrada de novas firmas (proteo de patentes, controle sobre o fornecimento de matrias-primas bsicas, exige elevado nvel de capital, existncia de monoplio puro ou natural); No longo prazo permanecem os lucros extraordinrios. - OLIGOPLIO Pequeno nmero de empresas que dominam o setor ou Grande nmero de empresas mas com poucas dominando o setor Produto homogneo ou diferenciado Existem barreiras entrada de novas firmas No longo prazo permanecem os lucros extraordinrios. Formas de atuao das empresas oligopolistas: Concorrem entre si, via guerra de preos ou de promoes. Formam cartis (conluios, trustes) fixando preos e repartio do mercado entre empresas. - Todas as empresas tm a mesma participao de mercado ou - Existem empresas lderes - CONCORRNCIA MONOPOLISTA (ou Concorrncia Imperfeita) Grande nmero de empresas; Cada empresa fabrica um produto diferenciado, mas com substitutos prximos; A diferenciao do produto se d via qualidade, marca, embalagem, atendimento, garantia extra etc.

14

Cada empresa tem certo poder sobre preos; No existem barreiras entrada de novas firmas; No longo prazo os lucros extraordinrios desaparecem.

A concorrncia monopolista um tipo de mercado mais realista que o de concorrncia perfeita que supe produtos completamente homogneos, sem diferenciao. - GRAU DE CONCENTRAO ECONMICA Proporo do valor do faturamento das quatro maiores empresas de cada ramo de atividade sobre o total faturado no ramo respectivo. O ndice varia de 0% a 100% quanto mais prximo de 100% mercado tem alto grau de concentrao quanto mais prximo de 0% mercado tem baixo grau de concentrao Grau de Concentrao na Indstria e Comrcio por Setores Brasil (1988 quatro maiores grupos econmicos) Faturamento total do setor (R$ bilhes) Alimentos Acar e lcool Moinhos Frigorficos Conservas Bebidas e fumo
Sucos e concentrados

INDSTRIA Faturamento Nmero de das 4 maiores grupos empresas (R$ considerados bilhes) 771 227 501 90 202 243 206 670 353 251 426 297 339 COMRCIO 1.027 158 3.087 4 4 4 4 4 2* 3* 4 4 4 2* 2* 2* 4 4 4

1.511 385 945 121 259 282 226 1.116 490 310 664 1.484 737

Cerveja Cigarros e fumo Eletroeletrnico Eletrodomsticos Eq. p/ construo Condutores eltric. Computadores Txtil Fiao e tecelagem Confeces

Grau de Grau de concentrao concentrao (%) mdia do setor (%) 54 51 59 53 74 85 78 86 91 66 60 72 81 64 29 20 46 55 55 66 79 66 79

Varejo Supermercados 1.867 Distrib. de gs 239 Distrib. de deriv de 3.908 petrleo * O grupo que segue inexpressivo

- CADE (Conselho Administrativo de Direito Econmico) Objetivo: evitar abusos econmicos por parte das empresas. (analisando, por exemplo, fuses de empresas) Ligado ao Ministrio da Justia.

15

TPICO 6 INTRODUO MACROECONOMIA


- POLTICA MACROECONMICA A poltica macroeconmica formada por um conjunto de medidas tomadas pelo governo de um pas com o objetivo de atuar e influir nos rumos da economia no seu conjunto. - METAS/OBJETIVOS DE POLTICA MACROECONMICA

Alto nvel de emprego Estabilidade de preos (inflao) Distribuio socialmente justa da renda (eqitativa) Crescimento econmico (diz respeito elevao da renda ou produto per capita do pas) (observao: desenvolvimento econmico = melhoria do padro de vida da populao) * A renda ou produto per capita do pas obtido a partir da diviso da produo total do pas (PIB) pelo seu nmero de habitantes. Lembre-se que, apesar da renda ou produto per capita ser um melhor indicador de crescimento econmico, o PIB costuma ser mais utilizado. - SITUAO DO BRASIL

EMPREGO ANO TAXA DE DESEMPREGO TOTAL (em %) PED na Regio Metropolitana de SP (SEADE/DIEESE)* ABERTO OCULTO TOTAL Trabalho Desalento Precrio 7,4 2,0 0,9 10,3 9,0 3,3 0,9 13,2 11,0 4,6 2,0 17,7 11,3 4,6 1,7 17,6 12,1 4,9 2,0 19,0 12,8 5,1 2,1 19,9 PME (IBGE**)

1990 1995 2000 2001 2002 2003


2

4,3 4,5 7,1 6,2 7,1 12,32

At 2002, eram computadas as pessoas que haviam procurado trabalho na semana anterior entrevista. A partir de 2003, as pessoas que procuraram trabalho nos ltimos 30 dias antes da entrevista.

16

2004 2005 2006 Jun/2007

11,6 10,5

5,1 4,8

1,9 1,5

18,7 16,9 15,8 14,9

11,5 9,8 10,0 9,7

Fonte: SEADE, DIEESE, IBGE. (alguns valores foram arredondados por essas instituies) * PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego); SEADE (Sistema Estadual de Anlise de Dados) DIEESE (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos) ** PME (Pesquisa Mensal de Emprego); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica)

Diferenas bsicas de metodologia entre o PED e PME Local de Pesquisa PM SP, RJ, Recife, Salvador, E BH, Porto Alegre Quem Considerado Desempregado? Desemprego Aberto: quem procurou emprego nos 30 dias anteriores pesquisa e no exerceu nenhum tipo de trabalhoremunerado ou no-nos ltimos sete dias. PE Regio Metropolitana de Desemprego Aberto + D SP (atualmente tambm nas Desemprego Oculto pelo Trabalho Precrio: pessoas que Regies Metropolitanas de realizaram algum tipo de atividade nos 30 dias anteriores Porto Alegre, Recife, pesquisa e buscaram emprego nos ltimos 12 meses. + Salvador e BH) Desemprego Oculto pelo Desalento: quem no trabalhou nem procurou trabalho nos ltimos 30 dias, mas tentou nos ltimos 12 meses. ESTABILIDADE DE PREOS INFLAO (IPCA/IBGE)3 ANO 2005 2006 INFLAO em % (no ano) 5,69 3,14

Fonte: IBGE.

DISTRIBUIO DE RENDA o PARTICIPAO DOS 10% MAIS POBRES E DOS 10% MAIS RICOS NO TOTAL DA RENDA NACIONAL NO BRASIL (em %) - 2003 10% MAIS POBRES 0,7 10% MAIS RICOS 46,9

Fonte: Banco Mundial.

o NDICE DE GINI A distribuio de renda de um pas pode ser avaliada a partir de um ndice denominado ndice de Gini O ndice de Gini varia de 0 a 1: - quanto mais prximo de 1: pior a distribuio de renda 1 significaria que apenas um indivduo teria toda a renda de uma sociedade. - quanto mais prximo de 0: melhor a distribuio de renda
3

O IPCA o ndice de Preos ao Consumidor Amplo medido pelo IBGE. Esse o ndice oficial de inflao utilizado pelo governo brasileiro.

17

Zero significaria que todos os indivduos teriam a mesma renda. RANKING NDICE DE GINI - 2004 POSIO PAS NDICE DE GINI 1 Nambia 0,71 2 Haiti 0,68 3 Botswana 0,63 4 Lesoto 0,61 5 Rep. Centro-Africana 0,58 6 frica do Sul 0,58 7 Bolvia 0,58 8 Guatemala 0,58 9 Zimbbue 0,57 10 BRASIL 0,56
Fonte: Banco Mundial.

- Serra Leoa que j liderou esse ranking no foi includo no relatrio do BIRD. - Nos casos de pases com mesmo ndice de Gini, foi seguida a ordem alfabtica. * Segundo o ndice de Gini, o pas saiu do 2 lugar (1989) para o 10 (2004)

EVOLUO DO NDICE DE GINI - BRASIL ANO GOVERNO NDICE DE GINI 1981 Regime Militar 0,574 1985 0,589 1986 Sarney 0,578 1989 0,625 PIOR MARCA 1990 Collor 0,604 1992 0,573 1995 FHC 0,591 1998 0,591 2002 0,580 2004 Lula 0,564
Fonte: Banco Mundial.

LINHA DE POBREZA

PAS

ndia Indonsia Brasil Mxico Chile Ruanda

ANO % DA POPULAO ABAIXO DA LINHA DE POBREZA DE US$ 1,00 POR DIA, POR PESSOA 1992 52,5 (496 milhes) 1995 11,8 (25 milhes) 1995 23,6 (38 milhes) 1992 14,9 (14 milhes) 1992 15,0 (2 milhes) 1985 45,7 (3 milhes)

% DA POPULAO ABAIXO DA LINHA DE POBREZA DE US$ 2,00 POR DIA, POR PESSOA 88,8 (839 milhes) 58,7 (116 milhes) 43,5 (70 milhes) 40,0 (37 milhes) 38,5 (5 milhes) 88,7 (6 milhes)

18
Fonte: Banco Mundial.

MAPA DA RIQUEZA E POBREZA NA CAPITAL DE SP

CRESCIMENTO ECONMICO- (em % do PIB real)

19

TAXA DE CRESCIMENTO DO PIB REAL 2000 4,3 2001 1,3 2002 2,7 2003 1,1 2004 5,7 2005 2,9 2006 3,7 Fonte: OCDE, FMI. INTER-RELAES E CONFLITOS ENTRE AS METAS Elevado nvel de emprego X Estabilidade de preos

ANO

Distribuio socialmente justa da renda X Crescimento econmico INSTRUMENTOS DE POLTICA MACROECONMICA

Poltica Fiscal Instrumentos que o governo dispe para a arrecadao de tributos (poltica tributria) e o controle de suas despesas (poltica de gastos).

Poltica Monetria Atuao do governo (Banco Central) sobre a quantidade de moeda em circulao.

Polticas Cambial e Comercial Atuao do governo sobre as variveis relacionadas ao setor externo da economia. - Poltica Cambial: Atuao do governo sobre a taxa de cmbio. - Poltica Comercial: Instrumentos governamentais de incentivos s exportaes e/ou estmulo e desestmulo s importaes Poltica de Rendas Interveno direta do governo na formao de renda (salrios e aluguis), atravs do controle e congelamentos de preos.

20

TPICO 7 PIB, INVESTIMENTO E POUPANA


- PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) O Produto Interno Bruto o valor de todos os bens e servios finais, medidos a preos de mercado, produzidos em dado perodo de tempo PIB = pi .qi
p = preo unitrio dos bens e servios finais; q = quantidades produzidas dos bens e servios PIB = pi .qi = psacas de caf .qsacas + pfoges .qfoges+ ... + pbilhetes de metr .qbilhetes + pconsultas mdicas .q consultas

Exemplo:
Bens e Servios Sacas de caf Foges Bilhetes de metr Consultas mdicas PIB ( ) - VALOR ADICIONADO Preo (p) 200,00 400,00 2,10 100,00 Quantidade (q) 15 20 50 5 Preo x Quantidade 3.000,00 8.000,00 105,00 500,00 R$ 11.605,00

21

o valor que se adiciona ao produto em cada estgio de produo. Valor Adicionado = Faturamento - Custos dos bens intermedirios

EXEMPLO DE VALOR ADICIONADO


Estgio de Produo Produo de Trigo Produo de Farinha Produo de Po Total Vendas no Perodo 140 245 390 Custo dos Bens Intermedirios 0 140 245 Valor Adicionado 140 105 145 390

Esses R$ 390,00, que o valor do bem final (po), o que o IBGE conta para o clculo do PIB.

- PIB NOMINAL e PIB REAL


PIB nominal: o PIB medido a preos correntes, do prprio ano (sem descontar a inflao no perodo) PIB 2000 = p2000 .q2000 PIB 2001 = p2001 .q2001

PIB real: o PIB medido a preos constantes de um dado ano qualquer, chamado ano-base. Os preos ficam fixados nesse ano, como se a inflao a partir de ento fosse zero. Dessa maneira, podemos medir o crescimento real, da produo fsica (quantidade produzida), livre do efeito da inflao. PIB 2000 = p2000 .q2000 PIB 2001 = p2000 .q2001 (ano 2000 o ano-base no exemplo)

Exemplo: Suponha um pequeno pas que produza apenas bananas. Nesse caso, para calcularmos o PIB desse pas, basta multiplicar o preo de cada dzia da banana pela quantidade produzida, respectivamente, em cada ano. ANO 2000 2001 Preo (p) 2,00 4,00 Quantidade PIB = (q) em dzias Preo x Quantidade 200 400,00 200 800,00

O valor do PIB em 2001 maior que em 2000. Podemos afirmar realmente que o pas cresceu, ou seja, aumentou sua produo de bananas de um ano para outro? No, porque a tabela acima mostra o PIB nominal, no qual no descontada a inflao. Analisando a tabela, verificamos que o pas no cresceu nada, pois, apesar do valor do PIB ter aumentado, isso ocorreu em funo da inflao (preo da banana ter dobrado de R$ 2,00 para R$ 4,00) j que a quantidade produzida se manteve em 200 dzias. Assim, se calcularmos o PIB real, descontando a inflao, veremos que o PIB no se alterou. - CLCULO DO PIB REAL Para transformar o PIB nominal em real necessrio deflacion-lo, ou seja, extrair o crescimento da inflao no perodo. Para isso, utilizamos um ndice geral de preos que represente esse crescimento da inflao. Podemos fazer isso tambm com salrios, faturamentos das empresas entre outros.

22

PIB real =

PIB nominal x 100 ndice geral de preos

Exemplo: Ano 2000 2001 PIB Nominal em bilhes de R$ 800 880 ndice de Preos 100 110
PIB nominal 2001 ndice geral de preos 2001 x 100 x

PIB Real (ano-base 2000) em bilhes de R$ 800 800


100

PIB real 2001 =

PIB real 2001 = 880 110 PIB real 2001 = 800 bilhes

Apesar do PIB nominal ter aumentando entre os dois anos, quando calculamos o PIB real (livrando-o do efeito da inflao), verificamos que o crescimento real (quantidade produzida) foi zero.

- EXEMPLO: SALRIO REAL E NOMINAL


Meses Janeiro 2005 Janeiro 2006 (1) Salrio Nominal (R$) 500 508 (2) ndice de Preos 100 102 (3) Salrio Real (R$) 500,0 498,0

Enquanto o salrio nominal mostra a quantidade de dinheiro recebida, o salrio real mede o poder aquisitivo, ou seja, a quantidade de bens e servios que se pode adquirir.
Salrio real 2006 = Salrio real 2006 = Salrio nominal 2006 ndice geral de preos 2006 508 102 x 100 x 100

Salrio real 2006 = 498,00

No exemplo acima, a quantidade de dinheiro recebida aumentou em 1,6% passando de R$ 500,00 para R$ 508,00 (salrio nominal). No entanto a taxa de inflao no perodo foi de 2% (ndice de preos passou de 100 para 102). Portanto, o salrio real passou de R$ 500,00 para R$ 498,00, o que significa que, apesar de estar recebendo maior quantidade de dinheiro, houve uma reduo do poder de compra do salrio.
- RANKING PIB nominal - EM 2006 RANKING PIB anual a preos correntes - EM 2006
RANKING 1 2 3 4 PAS EUA JAPO ALEMANHA CHINA PIB (em US$) 13,262 tri 4,463 tri 2,890 tri 2,554 tri

23 5 6 7 8 9 10
Fonte: Folha de So Paulo

REINO UNIDO FRANA ITLIA CANAD ESPANHA BRASIL

2,357 tri 2,227 tri 1,841 tri 1,273 tri 1,216 tri 1,066 tri

- RANKING PIB per capita a preos correntes em 2005 PIB per capita = PIB total/n de habitantes
RANKING PIB per capita (em mil US$) LUXEMBURGO 75,14 NORUEGA 64,27 ISLNDIA 53,47 SUIA 50,52 IRLANDA 48,35 DINAMARCA 48,00 QATAR 47,52 EUA 42,10 BRASIL 4,32 CHINA 1,70 NDIA 0,714 PAS

1 2 3 4 5 6 7 8 74 110 134

Fonte: Folha de So Paulo.

- PIB COMO MEDIDA DE BEM ESTAR O PIB no leva em considerao: - A economia informal - Os custos sociais do crescimento econmico (poluio, congestionamentos, degradao do meio
ambiente)

- As diferenas na distribuio de renda

- POUPANA AGREGADA (S) - a parcela da Renda Nacional (RN) que no consumida (C) no perodo: S = RN - C - INVESTIMENTO AGREGADO (I) o gasto em bens que representam um aumento na capacidade produtiva da economia (bens de capital) o gasto em bens para uso futuro (estoques) I = Ibk + E
Ibk = investimentos em bens de capital (mquinas, equipamentos e imveis) E = variao de estoques (produtos acabados e intermedirios)

* O investimento agregado o investimento no sentido econmico. Esse conceito diferente do investimento financeiro/pessoal que no representa aumento da capacidade de produo.

24

TPICO 8 INFLAO
- CONCEITO DE INFLAO
o aumento persistente e generalizado no nvel geral de preos. Deflao o processo inverso, ou seja, a reduo persistente e generalizada no nvel geral de preos. - INFLAO (exemplo para fins didticos) EXEMPLOS Itens Variao Participao no oramento das Participao no oramento das de preos famlias com renda mensal de 1 famlias com renda mensal de 1 no perodo a 3 salrios mnimos a 40 salrios mnimos (de 30 dias) Alimentao 40% 34% 15% Habitao 30% 32% 15% Transporte 50% 16% 8%

25

Despesas -40% Pessoais Vesturio -30% Sade 25% Educao 20% Mdia Ponderada

7%

12% 10% 20% 20% 0,4x0,15+0,3x0,15+0,5x0,08 0,4x0,12-0,3x0,10+0,25x0,20 +0,2x0,20 = 0,06+0,045+0,040,048-0,03+0,05+0,04= 0,1570 15,70%

3% 5% 3% 0,4x0,34+0,3x0,32+0,5x0,16 (variao de preos 0,4x0,07 -0,3x0,03+0,25x0,05 multiplicada pela participao +0,2x0,03 = 0,136++0,096+0,08no oramento de cada item) 0,028- 0,009+0,0125+0,006= 0,2935 29,35%

- DISTORES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAO

Efeito sobre a distribuio de renda: com inflao, os assalariados ficam com seus oramentos reduzidos. Dentro dessa categoria, os que mais sofrem so aquelas famlias com baixo nvel de renda que no tm como se defender da inflao. Na verdade, so elas, principalmente, que pagam o chamado imposto inflacionrio. Efeito sobre as exportaes: a inflao encarece o produto nacional, reduzindo as

exportaes. Exemplo:
Taxa de Cm bio US$ 1,00 = R$ 3,00 US$ 1,00 = R$ 3,00 Preo do bem em reais Preo do bem em dlares

R$ 300 mil R$ 360 mil

US$ 100 mil US$ 120 mil

formao de expectativas: o setor empresarial bastante sensvel influncia da inflao no que diz respeito s expectativas sobre o futuro, dada a instabilidade e a imprevisibilidade de seus lucros. O empresrio permanecer em compasso de espera, dificilmente tomar iniciativas para aumentar os investimentos. Ou seja: Inflao incerteza reduo dos investimentos reduo do crescimento econmico

- PRINCIPAIS NDICES DE PREOS NO BRASIL


NDICE/ENTIDADE PERODO DE COLETA DE PREOS ORAMENTO FAMILIAR EM SALRIOS MNIMOS (s.m.) 11 Regies 1 a 40 s.m. 11 Regies 1 a 8 s.m. RJ/SP e 10 Regies 1 a 33 s.m.(inclui preos por atacado e construo civil) RJ/SP e 10 Regies 1 a 33 s.m.(inclui preos por atacado e construo civil) RJ/SP e 10 Regies 1 a 33 s.m.(inclui preos por atacado e construo civil) Municpio de SP 1 a 20 s.m. LOCAL DE PESQUISA UTILIZAO

IPCA/IBGE INPC/IBGE IGP/FGV IGP-M/FGV* IGP-10/FGV IPC/FIPE**

Ms Completo Ms Completo Ms Completo Dias 21 a 20 Dias 11 a 10 Ms Completo

Genrico Genrico Contratos Contratos Tendncia do IGP Impostos Estaduais e

26 ICV/DIEESE*** Ms Completo Regio Metropolitana de SP 1 a 30 s.m. Municipais (SP) Referncia para Acordos Salariais

NDICES: IPCA: ndice de Preos ao Consumidor Amplo INPC: ndice Nacional de Preos ao Consumidor IGP: ndice Geral de Preos IGP-M: ndice Geral de Preos de Mercado IPC:ndice de Preos ao Consumidor ICV:ndice de Custo de Vida

INSTITUIES: IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica FGV: Fundao Getlio Vargas FIPE: Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas DIEESE: Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos

NOTAS: * Divulga prvias de 10 em 10 dias ** Divulga taxas quadrissemanais *** Pesquisa tambm para famlias com renda de 1 a 3 s.m. e de 1 a 5 s.m.

- TIPOS DE INFLAO
Inflao de Demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relao produo disponvel de bens e servios. A probabilidade de ocorrer inflao de demanda aumenta quando a economia est produzindo prximo do pleno emprego de recursos. Ou seja: Pouca demanda Pouca produo (capacidade ociosa de 10%) Aumento da demanda Aumento da produo (capacidade ociosa de5 %) Aumento de demanda Aumento da produo (capacidade ociosa de 2%) Aumento de demanda Pleno emprego (capacidade ociosa = 0%) Aumento de demanda Inflao A inflao de demanda est geralmente associada ao desequilbrio das contas pblicas, exemplo: dficit fiscal (G > T ) emisses aumento de demanda inflao G= gastos do governo; T= arrecadao de tributos Para combater um processo de inflao de demanda, a poltica econmica deve basear-se em instrumentos que provoquem uma reduo da demanda agregada.

Inflao de custos A inflao de custos pode ser associada a uma inflao tipicamente de oferta. O nvel de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores de produo aumentam. As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produo so: a) aumentos salariais (superiores aos aumentos de produtividade); b) aumento do custo de matrias-primas (tambm chamado de choque de oferta, exemplo: crises do petrleo, quebra de safra agrcola); c) presena de oligoplios e monoplios.

- METAS DE INFLAO
Desde 1999, o Banco Central trabalha com uma meta de inflao (IPCA) a ser alcanada no ano, com uma margem de tolerncia de 2% acima ou abaixo do centro da meta. Nesse caso, o Copom (Comit de Poltica Monetria) do Banco Central, a cada 45 dias, se rene e, de acordo com os nveis de inflao, altera ou no a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidao e Custdia) buscando atingir a meta.

27

TPICO 9 MOEDA E SISTEMA FINANCEIRO


- CONCEITO DE MOEDA
Moeda um instrumento ou objeto que aceito pela coletividade para intermediar as transaes econmicas. A moeda tem curso forado (sua aceitao garantida por lei) - OFERTA DE MOEDA A moeda pode ser ofertada pelas autoridades monetrias (Banco Central) e pelos bancos comerciais (tm correntistas)..

28

- OFERTA DE MOEDA PELOS BANCOS COMERCIAIS


Os bancos comerciais podem aumentar a oferta monetria atravs da multiplicao dos depsitos vista.

- EXEMPLO DE MULTIPLICADOR MONETRIO4


Suponhamos que: a) a emisso primria de moeda pelo Banco Central seja de $ 100.000, sendo essa quantia entregue ao pblico; b) as pessoas depositaro todo o dinheiro nos bancos comerciais (por simplificao, estamos supondo que no h moeda em poder do pblico); c) os bancos precisam manter em reservas, 40% dos depsitos; d) os bancos iro reter apenas o necessrio para cobrir as reservas e emprestaro os recursos remanescentes.
Banco A B C D E Demais bancos Total Depsitos vista 100.000 60.000 36.000 21.000 12.960 19.440 250.000 Reserva dos bancos comerciais (40% dos depsitos vista) 40.000 24.000 14.400 8.640 5.184 7.776 100.000 Emprstimos 60.000 36.000 21.600 12.960 7.776 11.664 150.000

oferta inicial (moeda manual) $ 100.000

oferta total (depsitos vista) $ 250.000

De um total inicial de $ 100.000,00, os bancos multiplicaram a quantidade de moeda em 2,5 vezes

- OFERTA DE MOEDA PELO BANCO CENTRAL


O Banco Central oferta moeda atravs dos instrumentos de poltica monetria (emisses, depsitos compulsrios, open market, redesconto, determinao da taxa bsica de juros - taxa Selic e regulamentao da moeda e do crdito) - POLTICA MONETRIA Decises de governo que referem ao controle da quantidade de dinheiro em circulao. A poltica monetria pode ser restritiva ou expansiva. poltica monetria restritiva: conjunto de medidas que tende a reduzir o crescimento da quantidade de dinheiro e a encarecer os emprstimos.

Esse multiplicador monetrio no leva em considerao o efeito da reteno da moeda em poder do pblico. Quanto mais o pblico (pessoas fsicas e empresas no-financeiras) retm moeda, menos deposita nos bancos, menor a multiplicao monetria. Nesse sentido, o que se utiliza o multiplicador da base monetria, que a soma da moeda em poder do pblico e das reservas bancrias (compulsrias, tcnicas e voluntrias) excluindo apenas a moeda que permaneceu no Bacen.

29

utilizada com o objetivo de controlar a inflao. poltica monetria expansiva: conjunto de medidas que tende a acelerar o crescimento da quantidade de dinheiro e a baratear os emprstimos. utilizada com o objetivo de aumentar a produo e o emprego.

- INSTRUMENTOS DE POLTICA MONETRIA


Emisses (criao de dinheiro); Reservas compulsrias5 (percentual sobre os depsitos vista e a prazo que os bancos comerciais so obrigados a depositar no Bacen); Open market (compra e venda de ttulos6 pblicos) Redescontos (emprstimos do Banco Central aos bancos comerciais); Determinao da taxa bsica de juros (taxa Selic7). Regulamentao da moeda e do crdito

- FUNES DO BANCO CENTRAL


Banco emissor; Banco dos bancos; Controle e regulamentao da oferta de moeda; Controle dos capitais estrangeiros e das operaes com moeda estrangeira; Fiscalizao das instituies financeiras.

- O PAPEL DA TAXA DE JUROS o PARA AS EMPRESAS:


Afeta as decises quanto compra de mquinas, equipamentos, aumentos ou diminuies de estoques, de matrias-primas ou de bens finais e de montantes de capital de giro. So afetados no s pelos nveis atuais de juros, quanto pelas expectativas dos nveis futuros de taxas de juros. Se, por exemplo, as expectativas quanto trajetria da taxa de juros for pessimista: Devero manter nveis baixos de estoques e mesmo de capital de giro, uma vez que o custo de manuteno desses ativos poder ser extremamente oneroso no futuro. Inviabilizar muitos projetos de investimentos em bens de capitais e os empresrios optaro por aplicar seus recursos no mercado financeiro. o PARA OS CONSUMIDORES: Afeta as decises de compra dos consumidores. Se, por exemplo, as taxas de juros aumentam: Inibe o consumo, particularmente de bens de consumo durveis, pois aumentam os custos do financiamento e estimulam a preferncia por aplicaes financeiras em detrimento do consumo, com o objetivo de obter receitas financeiras. o PARA OS MERCADOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS: Se, por exemplo, tudo o mais constante, a taxa de juros no Brasil se tornar relativamente mais elevada do que a taxa praticada nos EUA, haver maior demanda por crdito externo comparativamente situao anterior.

- TAXA SELIC Selic (Sistema Especial de Liquidao e Custdia) foi criado, em 1979, pelo Banco Central e pela Andima (Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto) com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociao de ttulos pblicos. O Selic um sistema eletrnico que permite a atualizao diria das posies das instituies financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancrias.
5 6

Alm dessas reservas compulsrias, os bancos mantm as reservas tcnicas e as reservas voluntrias. Ttulo um certificado de endividamento que especifica as obrigaes do tomador do emprstimo para com o detentor do ttulo (tem uma data de vencimento e a taxa de juros a ser paga). 7 SELIC (Sistema Especial de Liquidao e Custdia).

30

Hoje, Selic identifica tambm a taxa de juros que reflete a mdia de remunerao dos ttulos federais negociados com os bancos. Juro bsico A Selic considerada a taxa bsica porque usada em operaes entre bancos e, por isso, tem influencia sobre os juros de toda a economia. No dia 4 de maro de 1999, o Banco Central extinguiu o sistema de bandas de juros, criado em 1996. O governo passou a usar apenas uma taxa para sinalizar os juros de toda a economia. Criou ento a chamada taxa referencial Selic. A Selic uma espcie de teto para os juros pagos pelos bancos nos depsitos a prazo. A partir dela, os bancos tambm definem quanto cobram em emprstimos a empresas e pessoas fsicas. A meta da taxa Selic definida em reunies, a cada 45 dias, do Copom (Comit de Poltica Monetria), um colegiado formado por diretores do BC (com direito a voto), assessores e chefes de departamento da instituio. Na dcada de 70, a custdia dos ttulos pblicos no Brasil ainda era feita por processo manual, o que inclua desde o arquivamento por instituio at a movimentao fsica nos cofres dos bancos, com grande risco de fraude e de extravio dos papis. Com o Selic, ttulos e cheques foram substitudos por simples registros eletrnicos, gerando ganhos em eficincia e agilidade, j que as operaes so fechadas no mesmo dia em que se realizam. Alm disso, o sistema passou a garantir que, em caso de inadimplncia de qualquer das partes, a operao no se concretiza. Hoje, esse sistema movimenta diariamente mais de R$ 100 bilhes.

Vis de baixa Bacen pode reduzir a taxa Selic antes mesmo de ocorrer a prxima reunio do Copom (Comit de Poltica Monetria) Vis de alta Bacen pode aumentar a taxa Selic antes mesmo de ocorrer a prxima reunio do Copom (Comit de Poltica Monetria) Sem Vis Bacen no alterar a taxa Selic antes da prxima reunio do Copom (Comit de Poltica Monetria)

- SPREAD BANCRIO a diferena entre a taxa de juros cobrada pelos bancos nos emprstimos/financiamentos e o custo de captao desses recursos. Exemplo: O Bradesco cobra 5% a.m. de juros nos emprstimos pessoais e para conseguir esse dinheiro para emprestar utiliza o dinheiro de uma determinada aplicao financeira de seus clientes no qual paga 1,2% de juros a.m. (portanto, o custo de captao 1,2%). Assim sendo, o spread bancrio de 3,8%. Composio do spread bancrio Com quem ficam os juros? Para cada R$ 1,00 de juro ... R$ 0,40 lucro do banco R$ 0,17 inadimplncia R$ 0,29 cunha fiscal (impostos) R$ 0,14 despesas administrativas Taxa mdia cobrada nas operaes de crdito pessoal: 62,3% ao ano Spread: 47,3% (maio/2006)

- SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


Conjunto de intermedirios financeiros (instituies financeiras) que so responsveis por transferir recursos de poupadores (agentes superavitrios) para tomadores de emprstimos (agentes deficitrios). Subsistema Normativo: Conselho Monetrio Nacional (CMN) - formado pelo Presidente da Repblica, Ministros e presidentes de estatais - Formula a poltica monetria e cambial Banco Central (Bacen) - Executa a poltica monetria e cambial

31

- Fiscaliza as instituies financeiras Comisso de Valores Mobilirios (CVM) - Fiscaliza o mercado de capitais

Subsistema Operativo (principais intermedirios financeiros) Bancos Comerciais: concentra-se em operaes de curto e mdio prazo (emprstimos para capital de giro e desconto de duplicata) e recebem depsitos vista. Bancos de Investimentos: concentra-se em operaes de mdio e longo prazo. Faz tambm o lanamento de aes8 no mercado (underwriting) Sociedades Corretoras: operam com exclusividade na bolsa de valores Bolsa de Valores: local onde so negociadas as aes Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento (Financeiras): financiam a aquisio de bens durveis Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES): tem por finalidade prover a economia com recursos de longo prazo.

- CRISES FINANCEIRAS
Crise bancria: como os bancos so ilquidos por natureza, ocorrer problema se os agentes econmicos resolverem sacar suas reservas ao mesmo tempo. Quebrando uma instituio, o problema pode tornar-se sistmico (efeito domin). Crise no mercado de capitais: bolha especulativa, exemplo: quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929.

FUNCIONAMENTO DE UMA BOLHA ESPECULATIVA Prosperidade otimismo no mercado aumento no preo das aes efeito riqueza, aumento do otimismo, efeito manada crise de desconfiana, efeito manada estouro da bolha efeito pobreza REGRA DE OURO DA ESPECULAO FINANCEIRA, SEGUNDO KEYNES adivinhar para onde caminha a maioria dos agentes financeiros e, se possvel, chegar l antes adivinhar o que a maioria far e tratar de faz-lo antes. - BOLSA DE VALORES o local onde se compram e se vendem as aes de companhias. (associao civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial) Algumas Bolsas no Mundo BOVESPA (Brasil) (Bolsa de Valores de So Paulo criada em 1890 at meados de 1960 era vincula ao governo) NYSE- New York Stock Exchange (EUA) (Bolsa de Valores de Nova Iorque criada em 1792) NASDAQ - North American Securities Dealers Automated Quotation System (EUA) (empresas de alta tecnologia em eletrnica, biotecnologia, informtica, telecomunicaes - criada em 1971) O que so aes?
8

Ao um documento que indica ser seu possuidor o proprietrio de certa frao de determinada empresa.

32

So ttulos nominativos negociveis que representam, para quem as possui, uma frao do capital social de uma empresa. um pedacinho de uma empresa. Com um ou mais pedacinhos da empresa, voc se torna scio dela. (Lotes de 1, 10, 100 aes) Quais so os tipos de aes? - Ordinrias (ON): concedem o direito de voto nas assemblias da empresa. - Preferenciais (PN): oferecem preferncia no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidao da companhia. Entretanto, as aes preferenciais no concedem o direito de voto, ou o restringem. O que so dividendos? Correspondem parcela de lucro distribuda aos acionistas, na proporo da quantidade de aes detida, apurado ao fim de cada exerccio social. A companhia deve distribuir, no mnimo, 25% de seu lucro lquido ajustado. Mercado primrio e mercado secundrio Mercado Primrio compreende o lanamento de novas aes no mercado (uma forma de captao de recursos para a empresa) IPOS (Initial Public Offering=Oferta pblica Inicial) Mercado Secundrio onde ocorre a troca de propriedade de ttulo. o vendedor voc (investidor) que se desfaz das aes para reaver o seu dinheiro. Por isso, os negcios que voc realiza em Bolsa de Valores correspondem ao mercado secundrio. Como formado o preo de uma ao? O preo da ao formado pelos investidores do mercado que, dando ordens de compra ou venda de aes s Corretoras das quais so clientes, estabelecem o fluxo de oferta e procura de cada papel, fazendo com que se estabelea o preo justo da ao. O que determina a maior/menor oferta/demanda por aes? Comportamento histrico dos preos Perspectivas futuras de desempenho da empresa emissora da ao (principalmente) Tais perspectivas podem ser influenciadas por notcias sobre o mercado no qual a empresa atua, divulgao do balano da empresa (com dados favorveis ou desfavorveis), notcias sobre fuso de companhias, mudanas tecnolgicas e muitas outras que possam afetar o desempenho da empresa emissora da ao. Ps e contras a abertura de capital

Vantagens Funciona como uma opo de financiamento da companhia, mais barata que emprstimos Torna pblicos os resultados da empresa, o que leva seus executivos a ficar constantemente atentos a seu desempenho A troca de informaes com o mercado ajuda os executivos a refletir sobre as decises estratgicas tomadas na companhia Desvantagens Os custos para manter uma empresa aberta podem ultrapassar 1 milho de dlares por ano Os concorrentes tm acesso a muito mais informaes sobre a companhia, o que pode acirrar a competio A presso dos investidores por resultados trimestrais pode atrapalhar os planos de longo prazo

33

Como comprar aes? Corretoras; Clubes de investimentos; Aplicando em fundos de aes administrados por bancos ou corretoras O que um ndice de aes? um indicador do desempenho de uma carteira terica de aes. Exemplos de ndices de aes Ibovespa (composta pelas aes que representam 80% do nmero de negcios e do volume financeiro negociado) IBrx-50 (composta pelas 50 aes mais negociadas) ndice Dow Jones (Bolsa de NY); ndice Nasdaq (Nasdaq); ndice Nikkey O quanto a bolsa pode cair? interruptor de circuito (circuit breaker) -Queda de 10% (interrupo de meia hora) -Queda adicional de 5% (interrupo de uma hora)

TPICO 10

34

SETOR EXTERNO
- CONCEITO DE TAXA DE CMBIO

relao de troca entre duas moedas preo da moeda estrangeira em termos da moeda nacional medida de converso da moeda nacional em moeda de outros pases (divisas)

- EXEMPLO: COTAES DAS TAXAS DE CMBIO - ( 11/08/2006)


- (Dlar norte-americanos/USD) (Real- Brasil/R$) US$ 1,00 = R$ 2,1670 - (Iene-Japo/JPY) - (Real-Brasil/R$) JPY 1,00 = R$ 0,018575 - (Euro-Com. Europia/EUR) - (Real-Brasil/R$) EUR 1,00 = R$ 2,7560

- MERCADO CAMBIAL
- Oferta de Divisas (exemplo, os ofertantes de dlares no Brasil): exportaes; entrada de investimentos estrangeiros; turistas estrangeiros que visitam o pas; empresas que tomam emprstimos no exterior; envio de recursos obtidos no exterior para familiares no pas (transferncias unilaterais) - Demanda de Divisas (exemplo, os demandantes de dlares no Brasil): importaes; sada de investimentos estrangeiros; turistas em visitas ao exterior; empresas estrangeiras instaladas no pas que remetem os lucros para a matriz; pagamento de dvidas das empresas no exterior.

- REGIMES CAMBIAIS
- Taxas Fixas de Cmbio: determinada institucionalmente pelas autoridades monetrias - Taxas Flexveis ou Flutuantes de Cmbio: determinada atravs do mercado (demanda e oferta de divisas) (flutuao suja dirty floating= taxa de cmbio determinada pelo mercado, mas com eventuais intervenes do Governo)

35

- EXEMPLOS: TAXAS FIXAS DE CMBIO


(Bacen fixa: US$ 1,00 = R$ 3,00) Situao 1 Demanda de dlares > Oferta de dlares Escassez de dlares (Bacen entra vendendo dlares at US$ 1,00 = R$ 3,00) Situao 2 Oferta de dlares > Demanda de dlares Excesso de dlares (Bacen entra comprando dlares at US$ 1,00 = R$ 3,00)

- EXEMPLOS: TAXAS FLEXVEIS OU FLUTUANTES DE CMBIO


Situao 1: US$ 1,00 = R$ 3,00 (cotao do dia anterior) Demanda de dlares > Oferta de dlares Escassez de dlares US$ 1,00 > R$ 3,00 (cotao no fim do dia) Situao 2: US$ 1,00 = R$ 3,00 (cotao do dia anterior) Oferta de dlares > Demanda de dlares Excesso de dlares US$ 1,00 < R$ 3,00 (cotao no fim do dia) - VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CMBIO FIXO E FLUTUANTE Caracterstica s Cmbio Fixo - Bacen fixa a taxa de cmbio. - Bacen obrigado a manter reservas cambiais. - Maior controle da inflao (custo das importaes estveis) - Reservas cambiais vulnerveis a ataques especulativos. - A poltica monetria (taxa de juros) fica dependente do volume de reservas cambiais. Cmbio Flutuante - O mercado (demanda e oferta de divisas) determina a taxa de cmbio. - Bacen no obrigado a manter reservas cambiais. - Poltica monetria mais independente do cmbio. - Reservas cambiais mais protegidas de ataques especulativos. - A taxa de cmbio fica muito dependente da volatilidade do mercado financeiro nacional e internacional. - Maior dificuldade de controle das presses inflacionrias, devido s desvalorizaes cambiais.

Vantagens

Desvantagens

VALORIZAO CAMBIAL (ou queda na taxa de cmbio)

36

Ex: US$ 1,00 = R$ 4,00

US$ 1,00 = R$ 3,00

- a moeda nacional passa a valer mais em relao moeda estrangeira - so necessrios menos reais por moeda estrangeira

- UMA VALORIZAO CAMBIAL ESTIMULA AS IMPORTAES Taxa de cmbio US$ 1,00 = R$ 4,00 US$ 1,00 = R$ 3,00 Preo de um carro importado em dlares (US$) 10.000,00 10.000,00 Preo do mesmo carro em reais (R$) 40.000,00 30.000,00

- UMA VALORIZAO CAMBIAL DESESTIMULA AS EXPORTAES Taxa de cmbio US$ 1,00 = R$ 4,00 US$ 1,00 = R$ 3,00 Produo em toneladas 100 100 Receita em dlares (US$) 5.000,00 5.000,00 Receita em reais (R$) 20.000,00 15.000,00

- DESVALORIZAO CAMBIAL (ou aumento na taxa de cmbio) Ex: US$ 1,00 = R$ 3,00 US$ 1,00 = R$ 4,00 - a moeda nacional passa a valer menos em relao moeda estrangeira - so necessrios mais reais por moeda estrangeira - AO CONTRRIO DE UMA VALORIZAO, UMA DESVALORIZAO CAMBIAL ESTIMULA AS EXPORTAES E DESESTMULA AS IMPORTAES.

5.10) BALANO DE PAGAMENTOS (BP)


Balano de Pagamentos (BP): o o registro contbil de todas as transaes econmicas realizadas entre os residentes do pas com os residentes dos demais pases, ou seja, entre um pas e o resto do mundo em determinado perodo de tempo. D) Transaes Correntes (TC): so aquelas que produzem fluxos de bens reais, ou seja, movimentao de bens de servios. So subdivididas em balana comercial, balano de servios e transferncias unilaterais. TC = BC + BS + TU A) BC = Balana Comercial: registra o saldo das exportaes e importaes de mercadorias B) BS = Balano de Servios: registra o saldo de todas as operaes de transportes, seguros, rendas de capitais (juros e lucros), turismo, etc. C) TU = Transferncias Unilaterais: registram o saldo de todas as transaes que no envolvem obrigaes em contrapartida. So contabilizadas nesse grupo os donativos internacionais, transferncias de imigrantes a seus familiares etc E) Balano de Capitais (BK): correspondem ao saldo de entradas e sadas voluntrias de capitais sob forma de emprstimos, investimentos diretos, amortizaes, financiamentos, capitais de curto prazo etc

37

F) Erros e Omisses (EO) G) Saldo do Balano de Pagamentos (BP) = D + E + F H) Financiamento do Resultado (Capitais Compensatrios = KC): englobam as reservas internacionais, os emprstimos de regularizao do FMI e os atrasados, que so contas vencidas e no pagas pelo pas.

Estrutura do Balano de Pagamentos A) BALANA COMERCIAL (BC) Exportaes Importaes B) BALANO DE SERVIOS (BS) Viagens internacionais Transportes Seguros Rendas de capitais (lucros e juros) C) TRANSFERNCIAS UNILATERAIS (TU) D) SALDO EM TRANSAES CORRENTE (TC = BC +BS +TU) E) BALANO DE CAPITAIS (BK) Investimentos diretos Emprstimos Financiamentos Capitais de curto prazo F) ERROS E OMISSES (EO) G) SALDO DO BALANO DE PAGAMENTOS (BP = TC + KA + EO) H) FINANCIAMENTO DO RESULTADO (CAPITAIS COMPENSATRIOS- KC) (KC = - BP) Variao de reservas Emprstimos de regularizao Atrasados BP > 0 supervit : as reservas aumentam BP < 0 dficit: as reservas diminuem ou o pas faz um emprstimo de regularizao junto ao FMI. Se isso no for possvel, as obrigaes vencidas so contabilizadas como atrasados. - ESTRUTURA DO BALANO DE PAGAMENTOS NO BRASIL (JAN/2004) US$ milhes A- Balana Comercial BC (mercadorias) Exportaes Importaes

5.800 - 4.212

1.588 (supervit
-104 -1.056

da BC)
B- Balano de Servios BS Rendas de capitais (lucros e juros) Demais servios (seguros, fretes, viagens etc.)

-1.160 (dficit da BS) C- Transferncias Unilaterais (donativos em divisas ou em mercadorias) 241

D- Saldo em Transaes Correntes TC (A + B + C) TC)


E- Balano de Capitais BK- (transaes monetrias) Investimentos diretos Investimentos de portflio Emprstimos e financiamentos 992 2.639 -231

669 (supervit em

38

3.845 (supervit do BK) F- Erros e Omisses G- Saldo do Balano de Pagamentos BP- (D + E + F) Financiamento do Resultado Variao de reservas Emprstimos de regularizao (FMI) Atrasos comerciais 312 4.202 (supervit do BP)

Um supervit do BP de US$ 4.202 significa que entrou mais divisas do que saiu do pas e suas reservas aumentaram nesse valor.

Supervit da balana comercial = exportaes so maiores do que as importaes. Dficit da balana comercial = importaes so maiores do que as exportaes.

- AJUSTES NO BALANO DE PAGAMENTOS


No curto prazo, os dficits podem ser financiados pelas reservas internacionais ou emprstimos. No longo prazo, necessrio promover um ajuste recorrendo a uma das seguintes medidas: Restrio s importaes (tarifrias ou quantitativas) Subsdios s exportaes Controle da sada de capitais Aumento da taxa interna de juros (reduz o consumo e atrai capitais de curto prazo) Reduo do nvel de atividade econmica (aumento de impostos e reduo dos gastos governamentais) Desvalorizao da taxa de cmbio

39

TPICO 11 SETOR PBLICO


CARGA TRIBUTRIA Carga Tributria refere-se ao total de arrecadao do governo (impostos diretos e indiretos). Pases Brasil Sucia Estados Unidos Frana Japo Alemanha Argentina Chile Mxico
Fonte: Conjuntura Econmica

Carga Tributria (1999 - % do PIB) 31,0 50,3 29,7 45,3 21,0 44,2 14,4 20,0 18,3

- EVOLUO DA CARGA TRIBUTRIA NO BRASIL - % (Receita tributria/PIB) 1947 1995 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Carga 14,00 28,47 32,48 33,84 35,86 36,00 36,00 38,00 tributria
Fonte: Conjuntura Econmiica.

Em 2004, a carga tributria foi de R$ 648 bilhes Carga Tributria (valores arrecadados pelo governo) A cada dia do ano = R$ 1,776 bilhes A cada hora = R$ 74 milhes A cada minuto = R$ 1,23 milhes A cada segundo = R$ 20,5 mil

- PERCENTUAL DE IMPOSTOS NO BRASIL SOBRE O PREO FINAL (em %)-2005


Bens e Servios Percentual de impostos Bens e Servios Percentual de impostos

Gasolina Conta de Luz gua mineral


Fonte: Exame.

53 46 45

Automveis Aparelhos de celular Fruta

44 41 23

- POLTICA FISCAL EXPANSIVA E RECESSIVA


Poltica fiscal: decises de governo que se referem aos seus gastos e receitas. - Poltica fiscal expansiva:
9

O contedo do captulo 15 j foi anteriormente desenvolvido (juntamente com outros captulos).

40

Impostos

consumo Demanda agregada consumo Demanda agregada

Produo e emprego

Gasto Pblico - Poltica fiscal recessiva: Impostos Gasto Pblico

Produo e emprego

- DFICIT/SUPERVIT PBLICO
Oramento do Setor Pblico > > = = Receitas Pblicas Gastos Pblicos

Receitas Gastos Receitas

Gastos Receitas Gastos

Supervit Pblico Dficit Pblico Equilbrio das Contas Pblicas

G= gastos do governo (excluindo-se os gastos com pagamento dos juros da dvida) T = arrecadao de tributos

Dficit Primrio: Supervit Primrio: Dficit Operacional: Dficit Nominal:

G > T T > G G + juros > T G + juros + correo monetria > T

- FORMAS DE FINANCIAMENTO
emisso de moeda (gera inflao) venda de ttulos da dvida pblica (aumenta a divida pblica)

- A SITUAO DO BRASIL (junho/2006)


O governo economizou Mas gastou E que gerou um rombo nas contas R$ 10,444 bilhes R$ 17,435 bilhes R$ 6,991 bilhes (resultado primrio) (juros nominais) (resultado nominal)

EXERCCIO EXTRA Imagine que Antonio, Joo e Pedro herdaram US$ 200 mil e cada um deles comprou imediatamente uma casa Imagine ainda que eles venderam suas casas um ano aps a compra. Contudo as condies econmicas foram diferentes em cada caso: No perodo em que Antonio foi dono da casa, registrou-se uma deflao de 25% -os preos de todos os bens e servios se reduziram em aproximadamente 25%. Um ano aps a compra, Antonio a vendeu por US$ 154 mil (23% abaixo do preo de compra). No perodo em que Joo foi dono da casa, no houve inflao nem deflao - os preos de todos os bens e servios no variaram significativamente naquele ano. Um ano aps a compra, Joo a vendeu por US$ 198 mil (1% abaixo do preo de compra).

41

No perodo em que Pedro foi dono da casa, houve uma inflao de 25% -os preos de todos os bens e servios aumentaram aproximadamente 25%. Um ano depois de comprar a casa, Pedro a vendeu por US$ 246 mil (23% a mais do que o preo de compra). (BLANCHARD, 2004, p. 556). Quem fez o melhor negcio ? (aponte classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar). Justifique sua resposta apresentando os clculos.

Vous aimerez peut-être aussi