Vous êtes sur la page 1sur 10

EXERCICIOS AMINOCIDOS

Questo 1) Um peptdeo formado por 6 aminocidos possuem: a) Quantas ligaes peptdicas? 5 b) Quantas extremidade(s) N-terminal? c) Quantas extremidade(s) C-terminal? Questo 2) Defina: a) Estrutura primria de uma protena; b) Estrutura secundria de uma protena; c) Estrutura terciria de uma protena; d) Estrutura quaternria de uma protena. Questo 3) Explique o que a desnaturao de uma protena. Desnaturao de protena quando ocorre a desorganizao da estrutura da protena. Questo 4) Defina enzima, substrato e stio ativo. Enzimas so estruturas que aceleram a velocidade das reaes. Enzimas so um grupo de substncias orgnica, com atividade intra ou extracelular, e que tm funes catalisadoras, catalisando reaes qumicas que, em sua ausncia, provavelmente no ocorreriam. As enzimas transformam uma substncia, o substrato, em outra, o produto, e so extremamente especficas para a reao que catalisam. Ou seja, em geral, uma enzima catalisa apenas um tipo de reao qumica. Substrato um composto qumico que sofre uma reao catalisada por enzimas. Eles se encaixam em enzimas seguindo um modelo chave-fechadura. O stio ativo trata-se de uma cavidade com forma bem definida, revestida por cadeias laterais de aminocidos para ajudar na ligao do substrato ou para participar da catalise diretamente. Questo 5) Descreva os efeitos de alterao no pH ou temperatura sobre a ao de uma enzima. Tanto quando o PH e temperatura so extremantes importantes para a acelerao da reao qumica. Quanto maior a temperatura maior ser a velocidade da reao. Questo 6) Indique como se distribuem os grupos polares e apolares na molcula de protena quando em soluo aquosa. Questo 7) Entre os compostos a seguir, o que por hidrlise produz aminocido a) hidrato de carbono. b) gordura animal. c) gordura vegetal. d) protena. e) alcalide.

Questo 8) As protenas alimentares ingeridas pelos animais no so absorvidas como tais. Eles as degradam por meio de enzimas, rearranjam-nas e assim produzem sua prprias protenas. Os animais ingerem alimentos proticos para suprir seu organismo de

a) cidos carboxlicos. b) acares. c) glicerdios. d) aminocidos. e) glicognio. Questo 9) Cite as funes dos aminocidos e protenas e d exemplos da importncia das protenas para a manuteno da vida. Aminocidos: * So as unidades fundamentais das PROTENAS * Todas as protenas so formadas a partir da ligao em sequncia de apenas 20 aminocidos A Principal funo dos aminocidos gerar energia para o corpo. Protenas: - catlise enzimtica (as enzimas so, em sua quase totalidade, protenas); - transporte de gases (hemoglobina e hemocianina) - defesa (anticorpos so protenas) - coagulao (fibrinognio e trombina) - matria-prima na obteno de energia (quebra dos aminocidos) Formao do msculo, do osso.

_______________________________________________________________________________________________ gua

1)Descreva 02 propriedades da gua que so fundamentais para os seres vivos: Solvente ( Capacidade de dissolver diversas substncias. No sangue, por exemplo, vrias substncias como: sais minerais, vitaminas, aucares, etc. so transportadas dissolvidas na gua. Regulador trmico ( Essa propriedade da gua que torna a sudorese (eliminao do suor) um mecanismo importante na manuteno da temperatura corporal de alguns animais.

2)O que so ligaes de ponte de hidrognio? So ligaes em que o hidrognio se liga a elementos com grande diferena de eletronegatividade. Temos a sequinte escala decrescente de eletronegatividade: F O N Cl Br I S C P H. Desta forma, neste tipo de ligao, o hidrognio ligado a trs elementos: Hidrognio e Flor; Hidrognio e Oxignio (gua por exemplo);

Hidrognio e Nitrognio.

3)Por que os aminocidos e a glicose e a sacarose so hidrossolveis? Os aminocidos so solveis porque possuem grupamentos polarizados capazes de interagir com a gua (carboxila e grupamento amino). A glicose e sacarose so carboidratos, ou seja, possuem na sua estrutura diversos grupamentos oxidrila (OH) e isso lhes permite interagir por ligaes de hidrognio com as molculas da gua, o que os torna extremamente solveis em gua.

4)Por que os triglicerdeos e o colesterol so hidrofbicos ou lipossolveis? A sua insolubilidade em gua devido, principalmente, pelas longas cadeias de hidrocarbonetos (apolares), que tm a maioria dos lpidios. Pela sua natureza apolar, contrria a da gua que polar no h dissoluo, pois sabemos que semelhante dissolve semelhante.

5)Como atua um detergente (ex. SDS ou lauril ter sulfato de sdio ; sais biliares) na dissoluo de triglicerdeos e de colesterol da dieta para permitir uma ao mais rpida das lipases pancreticas na luz do intestino? Sais Biliares ( Emulsificao das gorduras. Os sais possuem ao detergente, formando as micelas. As micelas se formam devido s caractersticas qumicas dos sais biliares: um ncleo esterol lipossolvel e um grupo polar muito hidrossolvel. Durante a digesto dos triglicerdeos, a medida que so formados, os monoglicerdeos e cidos graxos livres se dissolvem rapidamente no ncleo das micelas, o que remove esses produtos da digesto de perto dos glbulos de gordura em processo de digesto.

Aminocidos 1)Mostre a estrutura geral do aminocido: [pic] 2)Qual o tipo de ligao entre dois aminocidos? Ligaes peptdicas. Estabelecem-se entre o grupo amina de um aminocido e o grupo carboxilo de outro aminocido, com a perda de uma molcula de gua. 3)Quantos aminocidos existem? Quantos tipos de aminocidos formam as protenas? Justifique. Existem cerca de 300 aminocidos encontrados em clulas, mas nem todos constituem protenas. As protenas (em todas as espcies) so constitudas do mesmo conjunto de 20 aminocidos que se diferenciam uns dos outros pelo radical. 4)Qual a estrutura de uma protena? Estruturas: primria, secundria, terciria e quaternria.

5)Qual a importncia das pontes de hidrognio e de dissulfeto para a estrutura das protenas? atravs das pontes de hidrognio e dissulfeto que a cadeira peptdica linear interligada, da a sua importncia. 6)Defina as estruturas: primria, secundria, terciria e quaternria. Estrutura primria ( Os aminocidos se unem por ligaes peptdicas formando cadeias peptdicas com uma amina e carboxila nas extremidades. Estrutura secundria ( As cadeias peptdicas podem dobrar-se em estruturas regulares, tais como a hlice alfa, a folha beta, voltas e alas. Estrutura terciria ( Pode ter estruturas na forma de folhas (-pregueada (setas) e na forma de (-hlice. Estrutura quaternria ( So protenas que contm mais do que uma cadeia peptdica , exibindo um quarto nvel de organizao estrutural, onde cada cadeia peptdica chamada de subunidade. O tipo mais simples de estrutura quaternria um dmero. A hemoglobina contm duas subunidades alfa e duas beta. 7)O que significa quando uma protena desnaturada? Significa que ela foi forada a perder sua configurao funcional, tornando-se uma cadeia amorfa e no-funcional de aminocidos. Podem perder a sua solubilidade e precipitar, tornando-se slidos insolveis. Em alguns casos, a desnaturao reversvel,e as protenas podem voltar a dobrar-se. No entanto, a desnaturao , na maior parte dos casos, um processo irreversvel. 8)Explique o que acontece com a hemoglobina na anemia falciforme. Por que a hemcia assume aquela forma. Por que no consegue transportar o oxignio? Mudana do aminocido que ocupa a sexta posio na seqncia da cadeia primria da protena hemoglobina (cido glutmico pela valina),que tem como principal funo o transporte de O2 no sangue. A hemcia assume aquela forma devido a hemoglobina S formar longos cristais quando as concentraes de oxignio esto abaixo do normal, deixando a clula em forma de foice. No consegue transportar oxignio porque esta cristalizao interfere na estrutura da membrana celular provocando o rompimento da clula. Alm disso, estas clulas lisadas podem tambm causar o entupimento das veias impossibilitando a circulao sangunea. 9)Qual a estrutura de uma protena fibrosa e uma globular? D um exemplo de cada. Fibrosa ( Na sua maioria, as protenas fibrosas so insolveis nos solventes aquosos e possuem pesos moleculares muito elevados. So formadas geralmente por longas molculas mais ou menos retilneas e paralelas ao eixo da fibra. A esta categoria pertencem as protenas de estrutura, como colgeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, a fribrina do soro sanguneo ou a miosina dos msculos. Algumas protenas fibrosas, porm, possuem uma estrutura diferente, como as tubulinas, que so formadas por mltiplas subunidades globulares dispostas helicoidalmente. Globular ( De estrutura espacial mais complexa, so mais ou menos esfricas. So geralmente solveis nos solventes aquosos e os seus pesos moleculares situam-se entre 10.000 e vrios milhes. Nesta categoria situam-se as protenas ativas como os enzimas, transportadores como a hemoglobina, etc.

Eletroforese 1)Defina eletroforese: uma tcnica de separao de molculas utilizando-se de foras eletroforticas e eletroendosmticas presentes no sistema.

2)Cite 03 tipos de molculas que podem ser separadas por eletroforese: Protenas, DNA e RNA. 3)Por que as amostras ou padres so aplicados prximos ao plo negativo? Porque a grande maioria das molculas so negativas, e assim, se forem aplicadas no plo positivo elas ficaro estacionadas, no sendo possvel a separao por peso molecular. Quando aplicadas no plo negativo, por sua natureza negativa, elas iro se afastar do catodo em direo ao anodo, sendo possvel visualizar as molculas mais separadamente (j que as mais leves chegaram primeiro e as mais pesadas migraro mais lentamente). 4)Se a albumina mais pesada do que a lisozima, por que ao final da corrida eletrofortica, a albumina fica prxima ao plo positivo e a lisozima praticamente no sai do plo negativo? Porque h diferena nas cargas eltricas. A albumina negativa, ento, como foras diferentes se atraem fica prxima ao lado positivo e a lisozima positiva, desta forma ela fica prxima ao lado negativo; independentemente dos seus respectivos pesos moleculares. _______________________________________________________________________________________________ Exerccios sobre Aminocidos e Protenas 1. Uma das mais interessantes formas de classificao das protenas atravs de sua funo biolgica. Abaixo esto algumas classes e suas definies e alguns exemplos. Associe corretamente as colunas.

|(a) Enzimas |(b) Msculos elastina | |(c) Hormnios |

|( ) Mantm a forma de clulas e tecidos.

|( ) miosina e actina

|( ) Responsveis pelo movimento de rgos e tecidos.

|( ) queratina, colgeno e

|( ) Carregam molculas de um lugar para outro, no organismo. |( ) hemoglobina

|(d) Protenas de transporte | |(e) Protenas estruturais fibrognio | |(f) Protenas de proteo |

|( ) Alteram o comportamento fisiolgico de outras clulas. |( ) alfa-amilase

|( ) Auxiliam na manuteno da integridade fsica do

|( ) anticorpos e

|organismo. |

|( ) insulina |

|( ) Catalisam reaes biolgicas.

2. As trs substncias abaixo so aminocidos presentes um muitas das protenas de nosso organismo. Os peptdeos so compostos formados pela ligao amdica (peptdica) entre aminocidos. Escreva a frmula estrutural dos peptdeos: a) Phe-Hcy b) Val-Phe c) Hcy-Val

3. Quais dos aminocidos abaixo possui uma cadeia lateral hidrofbica (apolar)? Escreva a estrutura ionizada de cada aminocido (isoeltrica).

4. Escreva a estrutura dos seguintes dipeptdeos: a) Cistena + Glicina (Cys-Gly) b) Aspartato + Lisina (Asp-Lys) c) Glutamato + Treonina (Glu-Thr)

5. Defina basicamente estrutura primria, secundria, terciria e quaternria de uma protena. 6. Diferencie as estruturas secundrias alfa-hlice e folha-beta. 7. Quais as ligaes que mantm a estrutura terciria de uma protena. Explique resumidamente. 8. Os aminocidos so compostos quirais. Mostre os dois estereoismeros (ismeros pticos) do aminocido alanina, e indique qual o nico que ocorre nos seres vivos. 9. A hidrlise de um peptdio rompe a ligao peptdica, originando aminocidos. Quantos aminocidos se formam na hidrlise total do peptdio representado a seguir? a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 _______________________________________________________________________________________________ 1 - Entre quais grupos funcionais dos aminocidos a ligao peptdica ocorre? carboxila de um aminocido com a amina do aminocido seguinte 2 -Quando ocorre a sua desorganizao espacial, a protena perde suas pro-priedades biolgicas. Assinale a alternativa que contm o nome do processo que leva a perda da estrutura nativa das protenas? A)Fosforilao B)Desnaturao C)Glicosilao D)Catalisao E)Renaturao O Nvel de estrutura de uma protena que determina a seqncia de aminocidos ao longo da cadeia polipeptdica, diferenciando cada protena de outra protena chamado de: A)Estrutura primria B)Estrutura Secundria C)Estrutura terciria D)Estrutura quaternria E)Estrutura tridimensional

Na digesto e absoro das protenas h a participao de algumas enzimas. Assinale a alternativa que contm duas enzimas que participam deste processo. A)Amilase e maltase B)Endopeptidases e maltase C)Endopeptidases e exopeptidases D)Endopeptidases e transferases E)t ransferases e exopeptidases Assinale a alternativa correta que identifica o nome da enzima que efetua a hidrlise dos fragmentos de protenas somente na extremidade carboxilada, liberando o aminocido e refazendo na protena o grupo carboxlco. A)endopeptidases B)amilase C)aminopeptidases D)carboxipeptidases E)maltase Entre quais grupos funcionais dos aminocidos a ligao peptdica ocorre? A)aldedo de um aminocido com o aldedo do aminocido seguinte B)amina de um aminocido com o aldedo do aminocido seguinte C)carboxila de um aminocido com a amina do aminocido seguinte D)carboxila de um aminocido com a carboxila do aminocido seguinte E)aldedo de um aminocido com a carboxila do aminocido seguinte Para a degradao dos aminocidos, necessrio a transferncia de um grupo amino de um aminocido para um cetocido, sendo esta reao promovida pela enzima transaminase. Assinale a alternativa correta que identifica o nome deste processo. A) Desaminao oxidativa B)Transaminao C)Ciclo da Uria D)Balano Nitrogenado E)Ciclo de Krebs Para que um aminocido seja degradado necessrio que ocorra a eliminao do seu grupo amina na forma de amnia. Assinale a alternativa correta que identifica o nome deste processo. A)Desaminao Oxidativa B)Transaminao C)Ciclo da Uria D)Ligao Peptdica E)Ciclo de Krebs A uria produto final do metabolismo e sua excreo adequada ocorre quando os rins esto funcionando corretamente. Indique qual a procedncia dos tomos de nitrognio da molcula da uria. A)Somente das enzimas B)cidos nucleotdeos C)cidos graxos D)aminocidos

E)Colesterol As enzimas TGO e TGP so de grande importncia para auxiliar no diagnstico de doenas. Estas enzimas esto envolvidas em qual processo do nosso organismo. A)Ciclo da Uria B)Desaminao oxidativa C)Transaminao D)Ciclo de Krebs E)via das pentoses A presena de enzima na reao celular, aumenta a velocidade da reao. Os fatores que interferem na atividade enzimtica so: A)somente a temperatura B)nenhum fator interfere na atividade enzimtica C)somente a acidez D)somente o pH bsico E)pH e temperatura O processo de inibio das enzimas que o inibidor e o substrato tem estruturas semelhantes entre si e competem pelo centro ativo da enzima, chama-se: A)inibidor irreversivel B)inibidor no competitivo C) inibidor alostrico D)no existe este tipo de inibio E) inibidor competitivo H substncias que so catalisadores biolgicos de alta especificidade em nosso organismo, assinale a alternativa que identifica estas substncias. A) carboidratos B)enzimas C)lipdeos D)colesterol E)hormnios O processo de inibio das enzimas que o inibidor combina-se reversivelmente com a molcula da enzima em um outro ponto da estrutura, que no seja o seu centro ativo, chama-se: A) inibidor irreversivel B) inibidor no competitivo C) inibidor competitivo D) inibidor alostrico E)no existe este tipo de inibio substncias que so catalisadores biolgicos de alta especificidade em nosso organismo, assinale a alternativa que identifica estas substncias. A)Carboidratos B)Enzimas C)Lipdeos D)Colesterol

E)Hormnios s purinas e pirimidinas, so bases nitrogenadas dos cidos nuclicos que participam de muitas funes celulares. Os papis metablicos dos nucleotdeos variam muito, desde servindo como precursores do RNA e DNA, at funcionando como mensageiros secundrios. Assinale a alternativa que identifica qual o precursor das bases nitrogenadas. A)Lipdeos B)Carboidratos C)Sais minerais D)Vitaminas E)aminocidos cido flico reduzido a tetra-hidrofolato,pela enzima di-hidrofolato redutase. Os derivados do tetraidrofolato participa de qual processo relacionado abaixo: A)biossntese de pirimidinas B)digesto de bases nitrogenada C)digesto de protenas D)biossntese de purinas E) sntese da pentoses Sobre a digesto dos cidos nuclicos assinale a alternativa correta: A)os cidos nuclicos da dieta no so digeridos no nosso organismo B)as bases nitrogenadas, metabolicamente so derivadas dos carboidratos C)pH cido do suco gstrico desnatura DNA e RNA D)as amilases so enzimas que so responsveis pela digesto do DNA E)as bases nitrogenadas, metabolicamente so derivadas dos lipdios O heme contido na hemoglobina chamado de: A)aminocido B)protena C)enzima D)coenzima E)grupo prosttico Nos mamferos a principal porfirina o heme. A degradao e excreo do heme pode causar um processo de ictercia. Sobre o heme assinale a alternativa incorreta. A)a ictercia obstrutiva se d quando h destruio excessiva das hemcias B)o heme participa como grupo prosttico de algumas protenas importantes, tais como a hemoglobina e mioglobina C)a ictercia heptica se d quando h uma leso nas clulas hepticas havendo um aumento de BD (bilirrubina direta) e BI (bilirrubina Indireta) D)uma das caractersticas da ictercia heptica as fezes claras. E)o heme juntamente com o Ferro faz parte do grupo das metaloporfirinias A bilirrubina uma substncia que est envolvida em qual dos processos a seguir: A)degradao do cido nucleicos B) degradao de protenas C)sntese das porfirinas

D) degradao das porfirinas E)sntese dos cidos nucleicos A Bilirrubina tem colorao amarelada e toxica principalmente ao nvel cerebral, devendo portanto ser transportada no sangue associada a uma protena chamada ________________ formando a bilirrubina indireta (BI). A)Hemoglobina B)Biliverdina C)Albumina D)Estercobilina E)Estercobilinognio Vitaminas so substncias orgnicas de complexidade varivel. Assinale a alternativa incorreta sobre as vitaminas. A) as vitaminas lipossolveis so encontradas associadas aos lipdios e sua absoro se d no intestino sendo facilitada pela bile. B)as vitaminas hidrossolveis no so facilmente excretadas na urina sendo portanto armazenadas no fgado e tecido adiposo C) a ingesto em alta quantidade de vitamina A pode ocasionar a hipervitaminose D) o indivduo precisa adquirir as vitaminas atravs da dieta. E) as vitaminas so classificadas em lipossolveis e hidrossolveis. O clcio um mineral importante na formao ssea. Qual vitamina estimula a absoro do clcio no organismo? A)Vitamina C B)Vitamina D C)Vitamina E D)Vitamina K E)Vitamina A assinale o nome da vitamina que age como antioxidante, protegendo as clulas dos efeitos nocivos das substncias txicas, principalmente dos radicais livres. A)Vitamina K B)Vitamina A C)Vitamina D D)Vitamina E E)Vitamina B1 Os carotenides, encontrado nos alimentos e so transformados em uma vitamina especfica no nosso organismo, sendo importante para as funes da retina, principalmente para a viso noturna e manuteno da integridade do epitlios. Qual o nome desta vitamina? A)vitamina D B)Vitamina C C)Vitamina A D)Vitamina B6 E)Vitamina B12

Vous aimerez peut-être aussi