Vous êtes sur la page 1sur 68

QUMICA INORGNIC A

Prof. Marcus Liz

EMENTA
1. Fundamentos da Qumica Ino rgnica / Ocorr nc ia / Prop riedade s 2. Estrutura dos compostos inicos e m leculares o 3. Complexos de me tais do bloco d 4. Hi drognio 5. Propriedades gerais dos m tais e 6. Oco rr ncia e propriedad e dos compostos 0

BIBLIOGRAFIA Bsica:
SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W.; Qumica Inorg nica, 3a ed., Bookman, Porto Alegre, 2003 LEE, J.D.; Qumica Inorg nica no to conc isa, traduo da 5a edio inglesa, Editora Edgard Blucher: So Paulo 2000. RUSSEL, John B., Qumica Geral, Vol. 2, editora: Pearson Education 2 ed.: 2004

Complementar:
KOTZ, J. C; TREICHEL, Jr. P. M.Qumica e Rea es Qumicas, Vol. 1e 2, editora: LTC, 4 ed.: 2002. MAHAN, B.H. , Qumica: um curso un ivers itrio, ed. Edgard Blucher, 4 ed.,

1995

Fund amentos da qumica ino rgnica : Origem e ocorr ncia dos elementos
Big Bang 109 K foras fortes (atrao entre ncleo ns) curto alcance foras eletromagntica (atrao entre cargas eltricas) longo alcan ce

Principais partculas suba tm cas i

Origem dos elementos


2 horas ap s o big bang 89% hidrog nio e 11% hlio
Reaes nucleares demais elementos do universo

Nucleossntese dos elementos leve s


As primeiras estrelas resultaram da condensao de nuvens de tomos de H e He. A compresso dessas nuvens sob influncia da gravidade aumentou a temperatura e a densidade, e reaes de fuso iniciaram medida que os ncleons se uniram. As primeiras reaes nucleares esto estreitamente relacionadas quelas que vm sendo estudadas com relao ao desenvolvimento de fuso nuclear controlada. (Shriver e Atkins)

Energia liberada quando ncleos leves fundem-se Exemplos


12 4

C+ O+ 2 6 8

16

Observaes: Na equao nuclear balanceada o valor da soma do nmero de massa dos reagentes igual do nmero de massa dos produtos (12 + 4 + 16). A soma dos nmeros atmicos tambm igual (6 + 2 = 8)

e e
1 1

0 1

p n + e +

1 0

Elementos de Z supe riores a 26 foram formados no interior das estre las Alguns exemplos de re aes importantes para for mao de elementos so:
12

C +1 p 7 N + 6 N C + e +
6 1 14 13 +

13

Captura de prton (p) pelo carbono 12 Decaimento de psitron acompanhado por

13

7 13

emisso de neutrino () Captura de prton por carbono 13

C +1 p 7 N + 6 N + p O + 6 1 8 O N + e +
15 + 1 15

14

Captura de prton por nitrognio 14

15

Decaimento de psitron acompanhado por

8 15 1

7 12
4 4

emisso de neutrino () Captura de prton por nitrognio 15

N + 1 p 6 C + 7 2

O resultado lquido dessa sequncia de reaes nucleares a converso de quatro prtons (quatro ncleos de 1H) em uma partcula (um ncleo de 4He)

4 p + + 2e
1 2

2 +

Essas reaes so rpidas a temperaturas entre 5 x 106K e 1x107K

Elementos mais pesados so produzidos em quantidades significativas quando a queima de hidrognio completa e o colapso no centro da estrela aumenta a densidade para aproximadamente 5 vezes a densidade da gua e a temperatura para 1x108K.Sob estas condies a queima do He torna-se vivel.

8 4 4

Be+
2 1

C+

12

14

6 7

+0 C+ p
14 6 1 1

A abundncia de ferro e de nquel no universo consistente com o fato de 1 eles possurem os ncleos mais estveis.

Nucleossntese dos elementos pesa do s


A formao dos elementos mais pesados consomem energia. Esses processos incluem a captura de nutrons livres, os quais no esto presentes nos primeiros estgios da evoluo estelar, mas so produzidos mais tarde em reaes tais como:

23 10

Ne + Mg + n
4 2 26 12 1 0

Sob condies de intenso fluxo de nutrons, como em uma supernova (a exploso de uma estrela), um dado ncleo pode capturar uma sucesso de nutrons e tornar-se progressivamente um istopo mais pesado. Uma estabilidade maior obtida quando ocorre a expulso de uma partcula pelo ncleo.

98 42

Mo+ n Mo +
0 99 42

99

Captura de nutron

99

Mo Tc

+ e +

42

43

Seguida por

decaimento acompanhada por emisso de neutrino

Exe mplo:
A sntese de elementos pesados ocorre em reaes de captura de nutrons que se acredita ocorrerem no interior de estrelas frias gigantes vermelhas. 68 69 Uma das reaes a converso de 30 Zn a 31 Ga por captura de nutron para formar
69 30

Zn , o qual ento sofre decaimento . Escreva as equaes

nucleares balanceadas para este processo.


68 30

Zn +

01

69 31

69 30

Zn +

69 30

Zn

0 Ga + 1

Exe rccio
1. Escreva a equa o nuclear balanceada para a captura de nutron por

2. Escreva as equa es balanceadas para as seguintes reaes nucleares (indique a libera o de excesso de ene rgia como um fton de rad iao eletromagntica, ) a) b) c) N + 4He para produ zir 17 O 12 C + p para produ zir 13 N 14 N + n para produ zir 3H e 12 C. (esta ltima reao produz uma concentrao de estado es tac ion rio 3H radioativo na atmosfera superior)
14

3. Complete a segu inte reao nu clear:

Cm + C

246

12

96

+5 n

1 0

A classificao dos elementos


- Metais: tipi came nte lustrosos, m leveis, a dcteis e slidos eletricame nte condu tores em temperatura am biente - Ametais: frequ enteme nte gases, lqu idos (bromo), ou slido s (enxofre) que no conduzem eletricidade aprec iavelm nte e Metais + no-me tais compostos inicos tipi came nte duros, slidos no volteis. N o-me tais + no-me tais compo stos moleculare s volteis. Metais + me tais ligas que possuem a ma ioria das caractersticas fsicas dos metais.

Mendeleev (1869) Tabela peridi ca (massa atmica )

A tabela peridi ca mod erna

Exe rccio
4. Defina ou explique os seguintes termos: Perodo, grupo, grupo B, elementos representativos, elementos de transio interna, lantanide. 5. Em qual grupo da tabela peridica est: a) Um halognio b) um metal alacalino c) Um metal alcalino-terroso d) Um calcognio e) Um gs nobre

Exe rccio
6) Sem consultar material de referncia, desenhe a tabela peridica com os nmeros dos grupos e os perodos e identifique os blocos s e p. 7) Indique o maior nmero de elementos que voc puder.( medida que voc progredir em seus estudos da qumica inorgnica, ir aprendendo as posies de todos os elementos dos blocos s, p e d, associando as suas posies na tabela peridica s suas propriedades qumicas.

A estrutura dos tomos hidr ogenides


A matria possui propriedades iguais s de uma onda Um eltron descrito por uma funo de onda, , que uma funo matemtica das coordenadas da posio x, y e z e do tempo t. A probabilidade de encontrar a partcula numa regio infinitesimal do espao proporcional ao quadrado da funo de onda, 2. As funes de onda geralmente possuem regies de amplitude positiva e negativa, e podem sofrer interferncia construtiva ou destrutiva, umas em relao s outras. A energia de uma partcula ligada ou confinada quantizada.

a) Nveis de energia hid rogenid es

As funes de onda de um eltron em um tomo hidrogenide so chamadas de orbitais atmicos As funes de onda obtidas pela resoluo da equao de Schrdinger para tomos hidrogenides so especificadas pelos valores de trs nmeros, denominados nmeros qunticos.

n nmero quntico principal l nmero quntico momento angular orbital (ou azimutal) ml nmero quntico magntico A energia de ligao do eltron determinada somente pelo nmero quntico principal

b) Cama das, sub cama das e orbitais Os orbitais pertencem a subcamada que, por sua vez, pertencem s camadas. Todos os orbitais da mesma camada possuem o mesmo valor de n. l: 0 s 1 p 2 d 3 f 4 g ... ...

Aqueles que fazem parte de uma dada subcamada tambm possuem o mesmo valor de l e so diferenciados pelo valor de ml.

ml

+1

-1

c) O spi n do eltron (S ou mS) spin para cima, mS = + Z spin para baixo, mS = - Z

Quatro nmeros qunticos so necessrios para definir o estado de um eltron num tomo hidrogenide: n, l. ml e mS d) Implica es dos res ultado s ob tido s pela res oluo da equ ao de ond a Um orbital s tem uma amplitude no-nula no ncleo, todos os outros orbitais tendem a zero no ncleo. possvel saber a probabilidade de um eltron ser encontrado numa dada distncia do ncleo, independente da direo. A superfcie limite de um orbital indica a regio dentro da qual o eltron mais facilmente encontrado (geralmente 75%).

Superfcie limite do orbital s (esfrico)

Superfcie limite dos orbitais p

Superfcie limite dos orbitais d

f 5 Z3 3ZR 2

f5 XZ 2 3 XR 2

f5Y 3 3YX 2

f5 XZ 2 3YR 2

f5 ZX 2

3ZY

f XYZ

f
3

X 3 X Y

Exe rccios
8. Quais so os nomes e os smbolos dos quatro nmeros qunticos usados na especificao de eltrons em tomos? Quais so seus valores?

9. Considerando os valores possveis que podem ser atribudos ao nmero quntico magntico ml, mostre que cada subcamada d pode conter 10 eltrons.

tomos multieletrnicos
No h esperanas de se encontrar a soluo exata da equao de Schrdinger para um tomo com N eltrons; entretanto, o fato da potncia dos computadores ter aumentado, tornou possvel executar clculos numricos que fornecem energias e densidades de probabilidade cada vez mais precisas. Entretanto o preo da preciso numrica a perda de capacidade de visualizar as solues. PE NETRAO e BLINDAGEM H = 1s1 He = 1s2 Li = 1s22s1 (Princpio da excluso de Pauli) Obs.: O princpio de Pauli foi originalmente descrito para esclarecer a ausncia de certas transies do espectro atmico do hlio

Zef e o efeito da blindagem a carga real que o eltron


sente como consequncia da presena de eltrons mais internos e portanto de seu efeito de blindagem sobre a carga real do ncleo

O pr incpio do pr ee nchimento

As configuraes eletrnicas no estado fundamental de tomos multieletrnicos so determinadas experimentalmente por espectroscopia

O princpio do preenchimento (princpio de Aufbau), levando em considerao o efeito de blindagem, penetrao e o princpio da excluso de Pauli, permite elaborar configuraes aceitveis para o estado fundamental.

Con figur aes eletrnicas do es tado fundamental

No bloco d, os orbitais dos tomos so ocupados considerando-se as regras formais do princpio de preenchimento. Entretanto, os nveis de energia no levam em considerao as repulses intereletrnicas. Para a maioria do bloco d, a determinao espectroscpica mostra que vantajoso ocupar orbitais de maior energia (4s) porque pode resultar numa reduo das repulses entre eltrons, que ocorreria nos orbitais 3d. Exemplos:

Em alguns casos uma energia total menor pode ser obtida formando uma subcamada d preenchida ou semipreenchida, mesmo que para isso ocorra o movimento de um eltron s para a subcamada d. (Ex. Cr e Cu)

Exe rccios
10. Quais dos seguintes conjuntos de nmeros qunticos (citados na ordem n, l, ml, mS) so impossveis para um eltron num tomo, no estado fundamental? a) 4,2,0,+1/2 b) 3,3,-3,-1/2 c) 2,0,+1,+1/2 d) 4,3,0,+1/2 e) 3,2,-2,-1

11. Elabore uma tabela mostrando os valores dos quatro nmeros qunticos, para cada eltron, dos seguintes tomos no estado fundamental. a) N b) Si

Exe rcc ios


12. Usando somente a tabela peridica, d as configuraes eletrnicas nos estados fundamentais de: a) 6C b)15P c) 33As d) 38Sr 13. Usando somente a tabela peridica, d as configuraes eletrnicas nos estados fundamentais de: a) Al3+ b) Ca2+ c) Br d) Co2+

14. Usando somente a tabela peridica, d o smbolo do tomo, no estado fundamental, que tem a seguinte configurao na camada de valncia: a) 3s2 b) 2s22p1 c) 4s24p3 d) 3d24s2 15. D as configuraes eletrnicas do estado fundamental do tomo de Fe e dos ons Fe2+ e Fe3+.

Elementos mais comun s


Oxign io O2 atmosfrico (21%) Litosfera: Variedade de compostos (xidos, carbonatos, nitratos, etc). Na Natureza combina-se com todos os elementos exceto F e Cl O3, oznio estratosfrico Proteo UV O2. Uso industrial no tratamento de guas e na fabricao de ao. Nitrog nio N2 atmosfrico (78%) Pouco abundante na crosta terrestre (fixao de nitrognio. Bactrias e processo Haber-Bosch) Industrialmente: Fertilizantes, explosivos e propelentes xidos de nitrognio. Motores de combusto e atividades industriais.

Problema meio ambiente

Sil cio Elemento mais importante na crosta terrestre. Rochas sedimentares, silcio e silicatos; Elemento crucia l para a microeletrnica Outros usos industriais: Fabricao de cimento e tijolos Indstria de vidro Industria de telecomunicaes: fibras ticas Materiais de alta tecnologia: refratrios, silicones, etc

Alumnio Combinado com O e Si forma os aluminosilicatos. Metal muito abundate, porm muito disperso. Principal mineral a bauxita o metal preferido na indstria aeronutica por sua densidade e resistncia; Sais de Al: indstria alimentcia (levedura qumica), fixador de corantes na indstria textil; Al2O3, material refratrio e suporte para catlises. Indstria de vidro Industria de telecomunicaes: fibras ticas Materiais de alta tecnologia: refratrios, silicones, etc

Sodio obtido principalmente dos oceanos, onde o Na+ o ction mais abundante, e de minas de sal. Compostos como NaCl, NaHCO3, Na2CO3, Na2SO4, NaOH tem muitas utilidades e usos na indstria qumica; Clcio Essencial para a formao de dentes e ossos. Se obtm de CaCO3, CaSO42H2O (gesso), CaF2 (fluorita); Ferr o Presente em forma de rochas: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4) ou goetita (FeO(OH)) Fundamental na fabricao de ao; Considerado metal fundamental para o desenvolvimento da sociedade industrial. Metal estrutural exxencial.

Magn s io obtido normalmente da gua do mar (1,3gkg-1) ou de minerais como MgCO3. utilizado para produzir ligas metlicas. MgO: material refratrio e adsorvente (tratamento de gua); Potss io o 4e elemento mais abundante no mar (390 mgkg-1) Principal uso: fertilizantes; Titnio Minerais principais: rutilo (TiO2) e ilmenita (FeTiO3); Metal abundante porm caro de se obter (processo Kroll) Metal de propriedades ideais: Inerte quimicamente e com alta resistncia mecnica.

Exerc cio
16) Pesquisa: Procure na internet e nos livros uma tabela onde conste a quantidade existente na terra do maior nmero possvel de elementos da tabela peridica e anexe ao seu material de estudo. 17) Enumere os oito elementos mais abundantes da crosta terrestre e disponhaos em ordem crescente de abundncias. 18) Leia na referncia LEE, J.D.; Qumica Inorgnica no to con cisa, as pginas 91 a 93, que falam sobre a Ocorrncia e obteno dos elementos qumicos. Faa um resumo sobre os itens abaixo a) Separao mecnica dos elementos que existem na forma nativa b) Mtodos baseados na decomposio trmica c) Deslocamento de um elemento por outro d) Mtodos de reduo qumica a altas temperaturas e) Reduo eletroltica; e f) Fatores que influem na escolha do mtodo de obteno dos elementos

PRO PRIEDADES DOS TOMOS

Todas as propriedades per idicas dependem de algum modo da carga nuclear efetiva e da distnc ia do eltron ao ncleo

Evoluo do Zef
Perodo : aumenta da esquerda para a direita Grupo : Aps um ligeiro aumento inicial, permanece constante

Ra io atm ico: O tamanho dos tomos


tomos no so esferas rgidas, por isso, no possvel se determinar raios de tomos isolados. Quando nos referimos ao raio de um tomo, estamos tomando por base seus raios inico, covalente ou metlico.

Unidades

Picmetro 1pm=1j10-12 m ngstrom 1k= 1j10-10 m Habitual em Qumica

Raio Covalente
Molculas diatmicas: H2, Cl2, O2, N2, etc Raio covalente a metade da distncia internuclear. Os raios atmicos se referem a ligaes simples (no podem ser duplas ou triplas) Limitao: Se obtm raios covalentes diferentes para diferentes ligaes envolvendo os mesmos tomos, uma vez que os tomos no so esferas rgidas O2: d(O-O)=1 ,21 t H2O2: d(O-O)=1,47 t Se conhecem valores de raio covalente razoavelmente bons de quase todos os elementos qumicos

Ra io Metlico
A maior parte dos metais so slidos cristalinos formados por empacotamentos, mais ou menos compactos, dos tomos.

A metade da distncia internuclear entre dois tomos ligados em um cristal o raio metlico.

Variao dos raios atmicos

Variao dos raios atmicos

Variao dos raios atmicos

Variao dos raios atmicos

Perodos

Grupos

Os orbitais d e f no blindam efetivamente a carga nuclear. Por isso, ocorre uma significativa diminuio no tamanho dos ons logo aps a entrada dos 10 eltrons d ou dos 14 eltrons f. Esta denominada contrao lantandica. Consequentemente, os tamanhos dos elementos da segunda e da terceira sries de transio so praticamente iguais.

Ra io Inico
A carga influi notavelmente no tamanho da espcie. O raio inico difcil de medir uma vez que ainda que se possa medir a distncia entre os ncleos, no existe uma regra universal para se dividir esta distncia entre os dois ons.

Ra io dos ction s
O raio dos ction s so me nores que dos tomos neutros por duas razes: normalmente se ioniza os eltrons da camada de valncia (camada mais externa) quando se forma um ction, a carga nuclear efetiva que os eltrons mais externos sentem aumenta notavelmente; os eltrons ficam mais fortemente atrados pelo ncleo, comprimindo o volume do ction.

Ra io dos nion s
O raio dos nion s s o m iores . a

Exerc cio
19. Como varia o tamanho dos tomos da esquerda para a direita num perodo e de cima para baixo num grupo da tabela peridica? Quais so as razes dessas variaes? 20. Explique por que os raios atmicos dos gases nobres so os menores dentro dos seus respectivos perodos. 21. Que elemento deve ter um raio covalente maior, o potssio ou o clcio? Explique. 22. Que elemento deve ter um raio covalente maior, o flor ou o cloro? Explique. 22. Sugira uma razo que justifique por que o Ge tem um raio covalente (122pm) quase idntico ao do Si (117pm), apesar o Ge ter 18 eltrons a mais que o Si..

CONTINUA

Vous aimerez peut-être aussi