Vous êtes sur la page 1sur 6

SEMANA DA ARTE MODERNA

1.

INTRODUO

Arte Moderna, Semana de, evento de 1922 que representa uma renovao de linguagem, a busca de experimentao, a liberdade criadora e a ruptura com o passado. Oficialmente, o movimento modernista irrompe, no Brasil, com a Semana de Arte Moderna que, em de trs festivais realizados no Teatro Municipal de So Paulo, apresenta as novas idias artsticas. A nova poesia atravs da declamao. A nova msica por meio de concertos. A nova arte plstica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestaes, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse. No foi assim. Na principal noite da semana, a segunda, enquanto Menotti Del Picchia expunha as linhas e objetivos do movimento e Mrio de Andrade recitava sua Paulicia desvairada, inclusive a Ode ao burgus, a vaia era to grande que no se ouvia, do palco, o que Paulo Prado gritava da primeira fila da platia. O mesmo aconteceu com Os sapos, de Manuel Bandeira, que criticava o parnasianismo. Sob um coro de relinchos e miados, gente latindo como cachorro ou cantando como galo, Srgio Milliet nem conseguiu falar. Oswald de Andrade debochou do fato, afirmando que, naquela ocasio, revelaram-se "algumas vocaes de terra-nova e galinha d'angola muito aproveitveis". A semana era o pice, ruidoso e espetacular, de uma no menos ruidosa e provocativa tomada de posio de jovens intelectuais paulistas contra as prticas artsticas dominantes no pas. Prticas que, embora aceitas e mantidas, mostravam-se esgotadas para expressar o tempo de mudanas em que viviam. A fala de Menotti del Picchia, afirmando que a esttica do grupo era de reao e, como tal, guerreira, no deixava margem dvidas: "Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, reivindicaes obreiras, idealismos, motores, chamins de fbricas, sangue, velocidade, sonho em nossa arte. Que o rufo de um automvel, nos trilhos de dois versos, espante da poesia o ltimo deus homrico, que ficou anacronicamente a dormir e a sonhar, na era do jazz band e do cinema, com a flauta dos pastores da Arcdia e os seios divinos de Helena".

2.

ANTECEDENTES

Vrios fatos contriburam para a Semana de Arte Moderna de 1922. Em 1912, Oswald de Andrade chega da Europa influenciado pelo Manifesto futurista de Marinetti, funda o irreverente jornal O Pirralho e, em suas pginas, critica a pintura nacional. O pintor

russo Lasar Segall, em 1913, desembarca em So Paulo com um estilo no acadmico, inovador e de cunho expressionista. Annita Malfatti, em 1914, aps mostrar seus trabalhos ligados aos impressionistas alemes, decide estudar nos Estados Unidos. Em 1917 - ano de grande agitao poltico-social, greves e tumultos marcando as lutas do operariado paulista -, inaugura-se a nova exposio de Anita Malfatti, impiedosamente criticada por Monteiro Lobato no artigo Parania ou mistificao. Menotti del Picchia publica Juca mulato, um canto de despedida era agrria diante da urbanizao nascente. Em 1920, Oswald de Andrade diz que, no ano do centenrio da independncia, os intelectuais deveriam fazer ver que "a independncia no somente poltica, acima de tudo independncia mental e moral". A estes episdios, somavam-se as idias vindas do exterior. Do incio do sculo XX ao momento em que foi deflagrada a semana, 21 movimentos culturais haviam ocorrido no Ocidente: fauvismo (1905), expressionismo (1906), cubismo (1907), futurismo (1909), raionismo (1911), orfismo (1912), cubo-futurismo (1912), suprematismo (1912), noobjetivismo (1913), vorticismo (1913), imaginismo (1914), dadasmo (1916), neoplasticismo (1917), ultrasmo (1918), bauhaus (1919), esprito-novo (1920), pintura metafsica (1920), musicalismo (1920), a Neue Sachlichkeit (1922), manifesto dos pintores mexicanos (Siqueiros, Orozco, Rivera - 1922) e nova objetividade (1922). A semana coincide com a Nova objetividade e com o manifesto dos mexicanos, mas seu iderio estava mais ligado a 1909. Embora rejeitassem a denominao de "futuristas", esta doutrina se ajusta paisagem paulistana do momento e lhes d instrumentos de trabalho para as idias renovadoras que visavam implantar. O contexto poltico-social em que ocorre a semana , tambm, de agitao e mudanas. As sucessivas crises da economia cafeeira, sustentculo da vida republicana, haviam abalado o prestgio social da aristocracia rural paulista. Ao mesmo tempo, expande-se a industrializao com conseqente urbanizao e maior mobilidade social. A pequena burguesia, que subira cena poltica no incio da repblica (1889), comea a dar sinais de inquietao. A grande burguesia se divide, com um segmento investindo na indstria nascente e hostilizando o segmento agrrio que ainda controla o poder pblico.

3. COMPOSIO DO GRUPO MODERNISTA


neste contexto conturbado que se compe o grupo modernista. Entre outros, dele fazem parte os prosadores e poetas Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Agenor Barbosa, Plnio Salgado, Cndido Motta Filho e Srgio Milliet. Os pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego

Monteiro e John Graz. Os escultores Victor Brecheret e W. Haeberg. Os arquitetos Antonio Moya e George Przirembel. Em preparao semana, um grupo vem ao Rio de janeiro para buscar a adeso de artistas que consideravam simpatizantes s idias modernizadoras: Manuel Bandeira, Renato Almeida, Villa-Lobos, Ronald de Carvalho, lvaro Moreyra e Srgio Buarque de Hollanda.

4. PROGRAMA DO MODERNISMO
1921 marca o incio da busca de abrir terreno s idias novas: Rejeio das concepes estticas e prticas artsticas romnicas, parnasianas e realistas. Independncia mental brasileira e recusa s tendncias europias em moda nos meios cultos conservadores. Elaborao de novas formas de expresso, capazes de apreender e representar os problemas contemporneos. Transposio, para a arte, de uma realidade viva: conflitos, choques, variedade e tumulto, expresses de um tempo e uma sociedade. Estas idias se desdobram com o crescer do movimento, gerando os mais diversos caminhos: a poesia pau-brasil, o verde-amarelismo, a antropofagia (ver Antropofagia cultural), o regionalismo, a reao espiritualista e a conscincia social. Mrio de Andrade, em estudo que levanta alarido e protestos, analisa Os mestres do passado, criticando os dolos do tempo: Francisca Jlia, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Vicente de carvalho. Oswald de Andrade, no artigo O meu poeta futurista, provoca reaes transcrevendo versos de Mrio, dentro da esttica inovadora (ver Poesia moderna brasileira). Os festivais da semana, reunindo o grupo rebelde, ecoam a diviso dos grupos artsticos ligados ao passado e introduzem as coordenadas culturais da nova era, o mundo da tcnica e do progresso que o modernismo glorifica para, depois, criticar por suas conseqncias na esfera poltica e social.

5. CONTRADIO FATAL

"A aristocracia tradicional nos deu mo forte", confessa Mrio de Andrade. "Dois palhaos da burguesia, um paranaense, outro internacional - Emlio de Menezes e Blaise Cendrars - me fizeram perder tempo", diz Oswald. "Fui com eles um palhao de classe", apontam ambos, com lucidez intelectual, para a contradio que s do tempo faria evidente: esteticamente revolucionrio, o movimento traria ou aprofundaria conquistas - o verso livre, por exemplo - que se tornariam definitivas. Uma nova viso e conceituao do fenmeno potico, da concepo da forma, da funo das imagens e

de todos os recursos tcnicos de expresso artstica. Assim obteriam, como afirma Mrio de Andrade no mesmo balano autocrtico, "direito pesquisa esttica livre de cnones limitadores; a atualizao da inteligncia artstica brasileira e a estabilizao de uma conscincia criadora nacional. Por volta de 1930, o movimento triunfante completa a ruptura com as tradies conservadoras e acadmicas, abrindo o caminho a novas perspectivas e rumos, trilhadas pelas geraes seguintes. Na ferina expresso de Franklin de Oliveira, a Semana de Arte Moderna foi "uma revoluo que no saiu dos sales". Sublinhando a autocrtica dos principais lderes do modernismo, Franklin afirma que os modernistas "no pegaram "a mscara do tempo, para esbofete-la, como ela merecia ". Esta posio levou o grupo a acreditar que nada havia feito de til. As palavras de Mrio de Andrade definem este sentimento: "Eu creio que os modernistas da Semana de Arte Moderna no devemos servir de exemplo a ningum. Mas podemos servir de lio."1

Trecho do "Manifesto antropfago"


S a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. nica lei do mundo. Expresso mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religies. De todos os tratados de paz. Tupy, or not tupy that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a me dos Gracos. S me interessa o que no meu. Lei do homem. Lei do antropfago. Estamos fatigados de todos os maridos catlicos suspeitosos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com outros sustos da psicologia impressa. O que atrapalhava a verdade era a roupa, o impermevel entre o mundo interior e o mundo exterior. A reao contra o homem vestido. O cinema americano informar. Filhos do sol, me dos viventes. Encontrados e amados ferozmente, com toda a hipocrisia da saudade, pelos imigrados, pelos traficados e pelos touristes. No pas da cobra grande.

1" Enciclopdia Microsoft Encarta. 1993-1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Foi porque nunca tivemos gramticas, nem colees de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteirio e continental. Preguiosos no mapa-mndi do Brasil. Uma conscincia participante, um rtmica religiosa. Contra todos os importadores de conscincia enlatada. A existncia palpvel da vida. E a mentalidade prelgica para o Sr. Levi Bruhl estudar. Queremos a Revoluo Caraba. Maior que a Revoluo Francesa. A unificao de todas as revoltas eficazes na direo do homem. Sem ns a Europa no teria sequer a sua pobre declarao dos direitos do homem. A idade do ouro anunciada pela Amrica. A idade de ouro. E todas as girls. Filiao. O contato com o Brasil Caraba. O Villegaignon print terre. Montaigne. O homem natural. Rousseau. Da Revoluo Francesa ao Romantismo, Revoluo Bolchevista, Revoluo surrealista e ao brbaro tecnizado de Keyserling. Caminhamos. Nunca fomos catequizados. Vivemos atravs de um direito sonmbulo. Fizemos Cristo nascer na Bahia. Ou em Belm do Par. Mas nunca admitimos o nascimento da lgica entre ns. Contra o Padre Vieira. Autor do nosso primeiro emprstimo, para ganhar comisso. O rei analfabeto dissera-lhe: ponha isso no papel mas sem muita lbia. Fez-se o emprstimo. Gravou-se o acar brasileiro. Vieira deixou o dinheiro em Portugal e nos trouxe a lbia. O esprito recusa-se a conceber o esprito sem corpo. O antropomorfismo. Necessidade da vacina antropofgica. Para o equilbrio contra as religies de meridiano. E as inquisies exteriores. S podemos atender ao mundo oracular. Tnhamos a justia codificao da vingana. A cincia codificao da Magia. Antropofagia. A transformao permanente do Tabu em totem. Contra o mundo reversvel e as idias objetivadas. Cadaverizadas. O stop do pensamento que dinmico. O indivduo vtima do sistema. Fonte das injustias clssicas. Das injustias romnticas. E o esquecimento das conquistas interiores. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros, Roteiros. O instinto Caraba. Morte e vida das hipteses. Da equao eu parte do Kosmos ao axioma Kosmos parte do eu. Subsistncia. Conhecimento. Antropofagia. Contra as elites vegetais. Em comunicao com o solo.

Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. 0 ndio vestido de Senador do Imprio. Fingindo de Pitt. Ou figurando nas peras de Alencar cheio de bons sentimentos portugueses. Fonte: Schwartz, Jorge. Vanguardas latino-americanas. Polmicas, manifestos e textos crticos. So Paulo: Edusp/Iluminuras/Fapesp, 1995, pgs. 142-144. 2

2Enciclopdia Microsoft Encarta. 1993-1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Vous aimerez peut-être aussi