Vous êtes sur la page 1sur 20

Apostila Sobre Reutilizao do Lixo, tica e Sustentabilidade Na natureza nada se perde, nada se cria; tudo se transforma.

Lavoisier (1743-1794) A Evoluo do Conceito de Lixo A palavra lixo derivada do termo em latim lix, que significa: a) "cinzas" de uma poca em que a maior parte dos resduos de cozinha era formada por cinzas e restos de lenha carbonizada dos fornos e foges; b) lixare (polir, desbastar) onde lixo seria ento a sujeira, os restos, o suprfluo que a lixa arranca dos materiais. No dicionrio, ela definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem tcnica, sinnimo de resduos slidos e representado por materiais descar tados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais remotos at meados do sculo XVIII, quando surgiram as primeiras indstrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constitudo essencialmente de sobras de alimentos. A partir da Revoluo Industrial, as fbricas comearam a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resduos gerados nas reas urbanas. O homem passou a viver ento a era do s descartveis em que a maior parte dos produtos ,desde guardanapos de papel e latas de refrigerante, at

computadores, so inutilizados e jogados fora com enorme rapidez. Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das metrpoles fez com que as reas dispon veis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluio do solo, das guas e piorou as condies de sade das populaes em todo o mundo, especialmente nas regies menos desenvolvidas. At hoje, no Brasil, a maior parte dos resduos recolhidos nos centros urbanos simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depsitos existentes nas periferias das cidades. A questo : o que fazer com tanto lixo? Felizmente, o homem tem a seu favor vrias solues para dispor de forma correta, sem acarretar prejuzos ao ambiente e sade pblica. O ideal, no entanto, seria que todos ns evitssemos o acmulo de detritos, diminuindo o desperdcio de materiais e o consumo excessivo de embalagens. Nos ltimos anos, nota-se uma tendncia mundial em reaproveitar cada vez mais os produtos jogados no lixo para fabricao de novos objetos, atravs dos processos de reciclagem, o que representa economia de matria prima e de energia fornecidas pela natureza. Assim, o conceito de lixo tende a ser modificado, podendo ser entendido como "coisas que podem ser teis e aproveitveis pelo homem".

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

Mudana de Hbitos e de Atitudes Conhecendo e Praticando os 3 R. No h como no produzir lixo, mas podemos diminuir essa produo reduzindo o desperdcio, reutilizando sempre que possvel e separando os materiais reciclveis para a coleta seletiva. Mais de 50% do que chamamos lixo e que formar os chamados "lixes" composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espao. Mas o lixo s permanecer um problema se no dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. preciso rever os valores que esto norteando o nosso modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar. Qualquer iniciativa neste sentido dever absorver praticar e divulgar os conceitos complementares de REDUO, REUTILIZAO e RECICLAGEM chamados 3 R.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

REDUZIR: Podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo quando se consome menos de maneira mais eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos no nosso dia a dia. A ttulo de exemplo, possvel editar e revisar documentos na tela do computador, antes de recorrer a cpias impressas; obter fotocpias em frente e verso; publicar informativos mensais ou semanais ao invs de produzir diversos memorandos; usar quadros de avisos para leitura coletiva, em substituio a circulares; omitir envelopes para correspondncias internas; usar mais eficientemente os materiais de nosso cotidiano, como pilhas, pastas de dentifrcio, sapatos, roupas, etc. Uma observao considervel: os restaurantes que servem comida a quilo esto fazendo o maior sucesso: o mnimo desperdcio possvel. REUTILIZAR: O desperdcio uma forma irracional de utilizar os recursos e diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na funo original ou criando novas formas de utilizao. Exemplificando: podemos utilizar os dois lados Apostila do papel, confeccionar blocos para rascunhos com papel escritos ou impressos em apenas um dos lados; reutilizar envelopes e clipes; reutilizar latas, sacos e embalagens plsticas para vasilhames, produo de mudas e at mesmo brinquedos; triturar restos de materiais e entulhos de construo para reutiliz-los em construes simples. RECICLAR: o termo usado quando refeito, por indstrias especializadas, o produto de origem industrial, artesanal e agrcola, que foi usado e descartado ao fim de seu ciclo de produo e utilizao. A reciclagem vem sendo mais usada a partir de 1970, quando se acentuou a preocupao ambiental, em funo do racionamento de matrias-primas. importante que as empresas se convenam no ser mais possvel desperdiar e acumular de forma poluente materiais potencialmente reciclveis.
Reciclagem Prof Marcelo Rocha 4

Classificao do Lixo Segundo Luiz Mrio Queiroz Lima, em seu livro: LIXO TRATAMENTO E BIORREMEDIAO (1995: p. 11), ... comum definir como lixo todo e qualquer resduo que resulte das atividades dirias do homem na sociedade. Estes resduos compe-se basicamente de sobras de alimentos, papis, papeles, plsticos, trapos, couros, madeira, latas, vidros, lamas, gases, vapores, poeiras, sabes, detergentes, e outras substncias descartadas pelo homem no meio ambiente . Para determinar a melhor tecnologia para tratamento, aproveitamento ou destinao final do lixo necessrio conhecer a sua classificao. Para determinar a melhor tecnologia para tratamento, aproveitamento ou destinao final do lixo necessrio conhecer a s ua classificao. E todo esse lixo conceituado pelo autor, quanto a sua natureza e estado fsico, pode ser classificado em: slido, lquido, gasoso e pastoso. Se considerarmos os critrios de origem e produo, esse lixo pode ser classificado em residencial, comercial, industrial, hospitalar e especial.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

Lixo residencial - tambm chamado de lixo domiciliar ou domstico, constitudo por sobras de alimentos, invlucros, papis, papeles, plsticos, vidros, trapos etc. Lixo comercial - proveniente de estabelecimentos comerciais como lojas, lanchonetes, restaurantes, escritrios, bancos etc. os estabelecimentos de ensino tambm se enquadram nessa classificao por serem um grande gerador de lixo, principalmente papel. Os componentes mais comuns neste tipo de lixo so papis, papeles, plsticos, restos de alimentos embalagens de madeira, resduos de lavagens, sabes etc. Lixo industrial - todo e qualquer resduo resultante de atividades industriais, estando nesse grupo o lixo proveniente das constru es. Em geral, essa classe de resduo responsvel pela contaminao do solo, ar e recursos hdricos, devido forma de coleta e disposio final, que na maioria dos centros urbanos fica a cargo do prprio agente gerador. Assim, comum observar -se o lanamento de resduos industriais na natureza o que gera graves problemas. Lixo hospitalar - divide-se em dois tipos: resduos comuns (invlucros, alimentos, ataduras etc) e os resduos especiais (restos oriundos de cirurgias, das reas de internao e isolamento). Lixo especial - formado por resduos slidos produzidos pela limpeza pblica nas cidades (areia, papis, folhagens, veculos abandonados, podas de jardins e praas, mobilirios, animais mortos, baterias de carros e celulares).

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

A reciclagem - Lixo Domiciliar e Comercial Trataremos dessas categorias de lixo, residencial e comercial, por serem estas as que se enquadram no nosso estudo, ou seja, trabalharemos especificamente com materiais reciclados do lixo proveniente das residncias, lojas, escritrios, escolas etc. O lixo domiciliar/comercial compreende tudo aquilo que se considera intil e jogado fora, ou queimado no fundo de quintais, o que errada a prtica da queimada , tendo em vista o problema existente na camada de oznio. Entre os materiais que se classificam como lixos, nessas categorias, podem destacar : restos de comidas, plsticos, papis, metais, vidros etc. A reciclagem, que consiste em separar esses materiais a partir dos domiclios ou atravs do servio de esteira, tem como intuito o reaproveitamento do lixo, transformado-o novamente em matria-prima para posterior industrializao ou uso artesanal. Essa classificao realizada levando -se em considerao as cores dos recipientes ou depsitos, ou seja, para cada tipo de material existe um saco ou depsito especificado pela cor, a saber: Tipos de Lixo e Sua Reutilizao

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

Aps a coleta e seleo dos materiais, o lixo reciclado enviado s indstrias onde passa por um novo processo de industrializao para transformar -se novamente em matria-prima industrializada. Faremos a seguir uma explanao de cada categoria de lixo e seu reaproveitamento: O PLSTICO - se transforma em tubos, mangueiras, baldes, caixas, embalagens, sacos de lixo etc, salientando-se que o plstico aps passar por processo de reciclagem no pode ser utilizado para embalar alimentos cozidos. Recomenda-se tambm que no se deve reutilizar a garrafa de PET como depsito de leite, suco ou com gua em geladeira, pelo fato de que esta, em contato com o oxignio, constituir uma grande produtora de microorganismos malficos a sade. Vale explicar que essas garrafas so usadas como embalagens para refrigerantes porque o processo de engarrafamento feito a vcuo, portanto, no entra em contato com o oxignio, responsvel pela liberao de toxinas em contato com o plstico. O PAPEL A reciclagem do papel antiga. A maior parte do papelo produzido pelas fbricas, por exemplo, feito a partir de outros papis recolhido das ruas e domiclios, que so transformados pelas fbricas em papel novamente; tambm muito utilizado de forma artesanal atravs da tcnica do papel mach e outros trabalhos de arte. Para produzir 1 tonelada de papel so necessrias 2 a 3 toneladas de madeira, uma grande quantidade de gua e muita energia. A reciclagem de papel preserva as rvores que seriam cortadas para fabric -lo, reduz a poluio do ar e da gua, alm de economizar energia.
Reciclagem Prof Marcelo Rocha 8

Reciclvel Caixa de papelo Jornal Revista Impressos em geral Fotocpias Rascunhos Envelopes Papel timbrado Cartes Papel de fax

No Reciclvel Papel sanitrio Copos descartveis Papel carbono Fotografias Fitas adesivas Etiquetas adesivas

O METAL Produzir latas de alumnio, como as de refrigerantes e cervejas, gasta muita energia e polui o ar. Uma vez que se comeou a tcnica da reciclagem dessas latas, que so amassadas, e na fbrica viram lingotes (barras) de alumnio, se verificou que existe uma economia de 95% de energia e uma grande reduo da poluio do ar. Os metais so materiais muito durveis de grande resistncia mecnica e facilidade de conformao, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral. Quanto composio, os metais so classificados em dois grandes grupos: os ferrosos (compostos basicamente de ferro e ao) e os noferrosos. Entre os metais no-ferrosos, destacam-se o alumnio, o cobre, o chumbo, o nquel e o zinco.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

A matria-prima obtida com o processo de reciclagem de alumnio utilizada para a fabricao de panelas, lata de refrigerantes, etc. Os metais so 100 % reciclveis. Para a reciclagem, os metais so separados por tipo: - sucatas pesadas: geralmente encontradas nos "ferros-velhos" (vigas, equipamentos, chapas, grelhas etc.); - sucatas de processo: cavacos, limalhas e rebarbas, alm de peas defeituosas que voltam ao processo industrial; - sucatas de obsolescncia: materiais destinados ao lixo, aps o uso. As sucatas de materiais ferrosos so vendidas para as siderrgicas e fundies que os usam como matria-prima para a produo de ao. As mais comuns so: - ao e ferro, usados em obras de construo civil; - tubos de ferro e ao; - ferro fundido: blocos de motores, peas, tubos, conexes; - latas vazias; - cabos eltricos; As sucatas de materiais no-ferrosos mais comuns so: - alumnio: latinhas de bebidas, janelas, portes, grades, panelas, rodas, marmitex; - cobre encapado: fios com capa de isolao; - cobre nu: fios sem isolao, tubos; - chumbo: redes de canalizao, tanques e aparelhos de raios, lacres, chumbo de roda; - zinco: placas de pilhas, telhas; - estanho: peas variadas;

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

10

O VIDRO totalmente aproveitado na reciclagem. 1(um) quilo de caco de vidro faz novamente 1(um) quilo de vidro novo, gastando-se muito menos energia. As garrafas de refrigerantes e de cerveja so reaproveitadas. Outras garrafas e tipos diversos de vidros so vendidos a fbricas de bebidas, que aps serem quebrados passam por um processo de industrializao virando vidro novamente. CLASSIFICAO DE SUCATAS DE VIDRO Reciclveis Garrafas de bebida alcolica e no alcolica Frascos em geral (molhos, condimentos, remdios, perfumes e produtos de limpeza) Potes de produtos alimentcios Cacos de embalagens No Reciclveis Espelhos, vidros de janela e box de banheiro, lmpadas, cristal Ampolas de remdios, formas, travessas e utenslios de mesa de vidro temperado Vidros de automveis Tubos de televiso e vlvulas

Uma das principais dificuldades na reciclagem do vidro a coleta do material descartado. Deve ser separado por tipos e cores: 1. Por tipo: - Garrafas; - Potes (alimentos); - Frascos (medicamentos, cosmticos, etc); - Vidros planos; - Cristais; - Espelhos; - Lmpadas; - Pirex e similares.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

11

2. Por cor: - Translcido ou incolor: o mais valorizado; - mbar (garrafas de cerveja e produtos qumicos) e verde (refrigerantes): o segundo mais valorizado; - Misto e plano. O LIXO ORGNICO (RESTOS DE COMIDA, PLANTAS ETC) embora no sejam reaproveitados para a industrializao, podem ser acondicionados em caixotes ou mesmo enterrados, ou passam por um processo de compostagem (transformao do lixo em adubo orgnico). O Que Coleta Seletiva de Lixo Coleta Seletiva de Lixo um um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente reciclveis (papis, plsticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, aps seu beneficiamento, enfardamento e acmulo para comercializao, so vendidos s indstrias de reciclagem, que os transformam em novos materiais. A reciclagem parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a sade da populao. Para que haja uma otimizao da reciclagem, necessrio trabalhar a comunidade com a Coleta Seletiva de Lixo. O sistema deve ser implantado em bairros, escolas, escritrios, postos de combustveis, centros comerciais e outros locais que facilitem a coleta de materiais reciclveis. Um programa de Coleta Seletiva de Lixo parte de um sistema amplo de gesto integrada do lixo slido que contemple tambm a coleta regular e disposio final adequada dos resduos inaptos para reciclagem (materiais txicos).

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

12

A Coleta Seletiva de Lixo parte integrante e fundamental de um projeto de reciclagem e, quando bem gerenciada, contribuir decisivamente para aumentar a eficcia na reciclagem. Tempo (aproximado) de decomposio de materiais A tabela de tempo de decomposio de materiais um poderoso instrumento de sensibilizao que, invariavelmente, faz as pessoas pensar na sua responsabilidade individual com relao ao lixo. H, porm, muita variao da informao. Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposio dever variar de acordo com as condies do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. De qualquer maneira esses dados so incontestveis no que se refere ao fato de que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira e devemos, portanto verificar todas as possibilidades de reintroduz-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de vida. Processos de Reciclagem de Plstico. Reciclagem Qumica. A reciclagem qumica re-processa plsticos, transformandoos em petroqumicos bsicos que servem como matria-prima em refinarias ou centrais petroqumicas. Seu objetivo a recuperao dos componentes qumicos individuais para reutiliz-los como produtos qumicos ou para a produo de novos plsticos. Os novos processos desenvolvidos de reciclagem qumica permitem a reciclagem de misturas de plsticos diferentes, com aceitao de determinado grau de contaminantes como, por exemplo, tintas, papis, entre outros materiais.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

13

Entre os processos de reciclagem qumica existentes, destacam-se: -Hidrogenao: As cadeias so quebradas mediante o tratamento com hidrognio e calor, gerando produtos capazes de serem processados em refinarias. -Gaseificao: Os plsticos so aquecidos com ar ou oxignio, gerando-se gs de sntese contendo monxido de carbono e hidrognio. -Quimlise: Consiste na quebra parcial ou total dos plsticos em monmeros na presena de Glicol/Metanol e gua. -Pirlise: a quebra das molculas pela ao do calor na ausncia de oxignio. Este processo gera fraes de hidrocarbonetos capazes de serem processados em refinaria. Reciclagem Mecnica A reciclagem mecnica consiste na converso dos descartes plsticos ps-industriais ou ps-consumo em grnulos que podem ser reutilizados na produo de outros produtos, como sacos de lixo, solados, pisos, condutes, mangueiras, componentes de automveis, fibras, embalagens no-alimentcias e outros. Este tipo de processo passa pelas seguintes etapas Separao: separao em uma esteira dos diferentes tipos de plsticos, de acordo com a identificao ou com o aspecto visual. Nesta etapa so separados tambm rtulos de diferentes materiais, tampas de garrafas e produtos compostos por mais de um tipo de plstico, embalagens metalizadas, grampos, etc. Por ser uma etapa geralmente manual, a eficincia depende diretamente da prtica das pessoas que executam essa tarefa. Outro fator determinante da qualidade a fonte do material a ser separado, sendo que aquele oriundo da coleta seletiva e mais limpo em relao ao material proveniente dos lixes ou aterros.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

14

Moagem: Depois de separados os diferentes tipos de plsticos, estes so modos e fragmentados em pequenas partes. Lavagem: Depois de triturado, o plstico passa por uma etapa de lavagem com gua para a retirada dos contaminantes. necessrio que a gua de lavagem receba um tratamento para a sua reutilizao ou emisso como efluente. Aglutinao: Alm de completar a secagem, o material compactado, reduzindo-se assim o volume que ser enviado extrusora. O atrito dos fragmentos contra a parede do equipamento rotativo provoca elevao da temperatura, levando formao de uma massa plstica. O aglutinador tambm utilizado para incorporao de aditivos, como cargas, pigmentos e lubrificantes. Extruso: A extrusora funde e torna a massa plstica homognea. Na sada da extrusora, encontra-se o cabeote, do qual sai um "espaguete" contnuo, que resfriado com gua. Em seguida, o "espaguete" picotado em um granulador e transformando em pellet(grosplsticos). Reciclagem Energtica. a recuperao da energia contida nos plsticos atravs de processos trmicos. A reciclagem energtica distingue-se da incinerao por utilizar os resduos plsticos como combustveis na gerao de energia eltrica. J a simples incinerao no reaproveita a energia dos materiais. A energia contida em 1 kg de plstico equivalente contida em 1 kg de leo combustvel. Alm da economia e da recuperao de energia, com a reciclagem ocorre ainda uma reduo de 70 a 90% da massa do material, restando apenas um resduo inerte esterilizado.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

15

O Plstico e a Gerao de Energia. A presena dos plsticos de vital importncia, pois aumenta o rendimento da incinerao de resduos municipais. -O calor pode ser recuperado em caldeira, utilizando o vapor para gerao de energia eltrica e/ou aquecimento. -Testes em escala real na Europa comprovaram os bons resultados da co-combusto dos resduos de plsticos com carvo, turfa e madeira, tanto tcnica, econmica, como ambientalmente. -A queima de plsticos em processos de reciclagem energtica reduz o uso de combustveis (economia de recursos naturais). -A reciclagem energtica realizada em diversos pases da Europa, EUA e Japo e utiliza equipamentos da mais alta tecnologia, cujos controles de emisso so rigidamente seguros, anulando riscos sade ou ao meio ambiente.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

16

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

17

Campanha FONTE: Ziraldo Material Casca de banana ou laranja Papel Papel plastificado pano Ponta cigarro de 6 meses a 1 ano 5 anos 3 a 6 meses

SMA Comlurb DMLU So website POA Sebastio

UNICEF website

2 anos

2 a 12 meses De meses vrios anos 3 a

2 a 4 semanas 3 meses

1 a 5 anos

Meias de l

Chiclete 5 anos Fralda descartvel Mais de 3 Nylon anos Sacos 30 a 40 plsticos anos Mais de 100 Mais de Plstico 450 anos anos 100 anos Mais de 100 At 50 Metal 10 anos 100 anos anos anos At 50 Couro anos Borracha Tempo
Reciclagem Prof Marcelo Rocha

De 3 10 a 20 meses a anos vrios anos 10 a 20 anos 5 anos 5 anos

1 a anos

5 anos 600 anos 30 anos

450 anos

18

indeterminado Alumnio Mais de 80 a 100 200 a 500 200 a 1000 anos anos 500 anos anos Mais de 1 milho de 4 mil Indefinido 10 mil Indeterminado anos anos anos Indefinido 100 anos 6 meses

Vidro Garrafas plsticas Longa vida Palito de fsforo

Auditoria do lixo Quanto lixo sua famlia produz em um ano? Que tipo de coisas voc joga fora? Quanto pode ser reduzido pela reciclagem ou pelo processo de transformao de lixo em fertilizante? Para responder estas perguntas, execute uma auditoria do lixo. 1. Faa uma estimativa do lixo total que voc produz em um ano: - separe uma quantidade de lixo de uma semana em sacos de lixo e pese ou estime o volume de cada saco; - multiplique o peso ou volume por 52 semanas. Determine a composio do lixo da sua famlia: - usando luvas de borracha, pegue cada saco de lixo e separe o lixo em vrios sacos de lixo por vrias categorias como vidro, jornais, garrafas de plstico, latas de alumnio, papel branco, papel impresso/revistas, resduos de frutas/vegetais, resduos de carne/laticnios, outros resduos e resduos do quintal;

2.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

19

- lacre e pese ou estime o volume de cada saco de categoria individual.

3.

Determine a porcentagem do lixo total para cada categoria: - divida o peso ou volume do saco de lixo de cada categoria pelo peso ou volume do lixo combinado; - multiplique cada quociente por 100. Olhe as categorias e determine que porcentagem de lixo voc pode reduzir, reciclando ou compostando. - voc pode reciclar itens tais como vidro, jornais, papel impresso, latas de alumnio, folhas de alumnio e garrafas de plstico; - voc pode compostar jornais, resduos de quintal e a maioria dos restos de cozinha (apesar de que produtos feitos de carnes/laticnios tm compostagem especial). - Voc ver a quantidade de lixo formada s de embalagens (alguns produtos usam excesso de embalagem). Voc pode reduzir esta categoria de lixo, comprando produtos com um mnimo de embalagem, tais como cereais em sacos e no em caixas.

4.

Se voc puder reduzir a produo do seu lixo reciclando e compostando, poder poupar espao no depsito de lixo e reduzir os gastos com resduos em sua cidade.

Reciclagem

Prof Marcelo Rocha

20

Vous aimerez peut-être aussi