Vous êtes sur la page 1sur 2

A campanha antitabagista e o estado totalitrio Sempre detestei a fumaa de cigarro, talvez por ter sido asmtico quando criana.

Por isso, comemorei a lei anti-fumo em lugares fechados. Hoje, no entanto, vejo que a batalha contra o tabagismo foi longe demais: tornou -se uma campanha alarmista, moralista e mentirosa. Por que o Estado me obriga a ver imagens terrveis de pessoas agonizando ou de fet os mal formados cada vez que eu, um no-fumante, entro em uma banca de jornal? Com o afirmar em propagandas oficiais espalhadas em cartazes de aeroporto que o ciga rro mata mais que as guerras? A insanidade da coisa tanta que enquanto o STF libera a marcha da maconha , clara a pologia ao crime, a ANVISA quer acabar com a indstria do tabaco, que gera milhare s de empregos. E lamentavelmente, o Brasil no exceo. Ao contrrio, seguimos totalment e a tendncia mundial. Os possveis malefcios do cigarro j so mais do que notrios e pblicos. O Estado acha que uma pessoa com 16 anos j pode votar e com 18 anos j alcana a maioridade penal e es t apta a dirigir um carro. Por que, ento, com a mesma idade, ela no teria capacidad e de escolher se fuma ou no? O tabaco a droga mais inofensiva para a sociedade porque no altera o livre arbtrio d e quem a consome, ao contrrio de outras substncias, entre elas, o prprio lcool. E, p or isso, deve ser tolerado. O Estado, s deve interferir na deciso individual quando um individuo desrespeita a liberdade alheia. Em um lugar fechado, me parece adequado haver restries ao fumo. Mas e dentro do prp rio carro? Sim, h leis que querem proibir um fumante acender um cigarro dentro de seu prprio veculo. Em Nova York, j proibido fumar na calada. Um certo doutor alarmista com cara de doente afirma que o cigarro vicia mais que o crack e, por isso, seria mais perigoso. claro que este argumento no tem a menor lgica. Em uma sociedade livre, cada indivduo possui o livre-arbtrio para escolher se vicia r no que quiser, mesmo que isso no seja saudvel, desde que permitido pela legislao em vigor. No ano do centenrio de seu nascimento, muitos lembraram que o saudoso Nelson Rodr igues, viciado em jogos de futebol, foi impedido pela famlia de assistir as parti das decisivas do seu time de corao, o Fluminense, para preservar a sua sade. Eu, assim como Nelson, sou viciado em jogos de futebol e tricolor de corao . Quando o Flu ganha, fico eufrico. Quando perde, fico deprimido, s vezes doente.

Ser que pensando no meu bem-estar - e de milhes de brasileiros -, o governo ir elab orar uma legislao para me impedir de ver jogos para cardacos s porque sei a escalao d ime campeo carioca de 1995? Ou por que sei a ordem dos pnaltis batidos na final da Copa de 1994? Ser que vo proibir que se frequente a praia sem protetor solar? Vo fiscalizar se as pessoas lavam a mo antes de comer? Ser que vo proibir a batata frita? Bem, em Nova York j se gasta dinheiro alertando os consumidores dos males da batata frita. A pr oibio parece uma questo de tempo. Parece absurdo?

Pois , mas estamos falando de uma prefeitura que encontrou uma brecha na legislao p ara, atravs de decretos municipais, limitar o direito de cidados de portarem armas , algo garantido pela 2 emenda da Constituio dos EUA. Claro, a limitao do porte de ar mas pensada para proteger o cidado. Cito as leis nova-iorquinas porque so o exemplo mais bem acabado de legislaes que i nterferem indevidamente na vida dos cidados com a desculpa de proteg-los de si mes mos. Esse fenmeno est sendo chamado de rvadores americanos. Estado Bab ou no original, o

Nanny State , pelos cons

A histria ensina que o Estado bab , quanto mais se fortalece, se transforma no Estado totalitrio . E todos os Estados totalitrios que j tivemos notcia cuidaram eando-se na crena de que o cidado pertence ao Estado. da sade de sua populao,

A convico autoritria sobre o cidado encontra eco desde a cidade-estado grega Esparta , mas dois personagens do sculo XX ilustram bem essa lio. Sir Winston Churchill, o grande estadista britnico, era conhecido por ser um fuma nte compulsivo, em especial, de charutos cubanos. Quando Hitler se vangloriou de no beber e no fumar tornando o povo alemo mais saudvel com seu exemplo, o lder britnico replicou: "Fumo e bebo sem moderao. Em compensao, dur mo tranquilo todas noites com a minha conscincia." Em sua ltima estadia em Cuba, no ano de 1946, o ainda primeiro-ministro da Gr-Bret anha visitou a fbrica Romeo y Julieta que, aps o fato, deu o nome de seus charutos longos de "Churchill". Era uma homenagem para aquele que se tornou um excepcion al garoto-propaganda da marca cubana. Churchill viveu apenas 90 anos - dos quais 65 anos como fumante-, o suficiente par a ganhar o prmio Nobel de Literatura e liderar o mundo livre contra o regime nazi sta, que proibia o fumo, mas que prescrevia morfina, anfetaminas e cocana para qu e seus soldados lutassem melhor. O dia 29 de agosto tornou-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo . o dia perfeito par a a seguinte reflexo: por que uma campanha antitabagista to virulenta e um oba-oba c om relao s drogas em nvel mundial? Incoerncia global ou movimento calculado? Quem, como eu, tem por hbito acompanhar as matrias do Mdia sem Mscara, j sabe a respo sta.

Vous aimerez peut-être aussi