Vous êtes sur la page 1sur 2

CENRIO DA INDSTRIA DE ENERGIA (/CENARIO-DAINDUSTRIA-DE-ENERGIA)

CENRIO DO MERCADO DE NVEL TCNICO (/CENARIO-DOMERCADO-DE-NIVELTECNICO)

MAPA DE PROFISSES (/MAPA-DEPROFISSOES)

MAPA DE CURSOS (/MAPA-DE-CURSOS)

ENTRE EM CONTATO (/ENTRE-EM-CONTATO)

Profisses de Futuro (/) Cenrio da Indstria de Energia (/cenario-da-industria-de-energia)

CENRIO DA INDSTRIA DE ENERGIA VDEOS


Brasil vive crescimento do setor de Energia No novidade nenhuma. O setor de produo e explorao de leo e gs est em plena expanso no Brasil. Jornais e revistas publicam, diariamente, matrias sobre os investimentos das empresas em pesquisa e desenvolvimento, assim como o aumento da demanda de mo de obra. Petrleo e gs natural so essenciais para o desenvolvimento de um pas e desempenham um papel importante no cenrio econmico mundial. Descoberto na dcada de 1930, na Bahia, o primeiro campo de petrleo do Brasil motivou o governo a procurar por outros campos da riqueza ao longo do territrio nacional. Em 1968, foi desenvolvido o primeiro projeto de extrao em guas profundas. E, em 1974, a ento maior reserva de petrleo do pas, a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, foi descoberta. Com o passar do tempo, o Brasil se tornou um dos nicos pases a dominar a tecnologia de explorao petrolfera em guas profundas e ultraprofundas. Atualmente, o pas ocupa a 16 posio no ranking mundial quanto s reservas de petrleo. A descoberta de outras bacias e o fim do monoplio estatal de explorao petrolfera estabeleceram uma nova era para a produo de petrleo brasileira. Em 2003, nossa capacidade de produo passou a suprir mais de 90% da demanda. Em 2006, esse volume de produo conseguiu superar, pela primeira vez, o valor da demanda total da economia, atingindo, finalmente, a to sonhada autossuficincia. Assista ao vdeo sobre a conquista do pr-sal com depoimentos dos profissionais envolvidos.

(/VideoIndustria/Lightbox? page=138&part=874)

Acompanhe a viagem de milhares de quilmetros que o petrleo faz do Oceano at a sua casa.

(/VideoIndustria/Lightbox? page=138&part=875)

Descubra quais so os desafios tecnolgicos com a descoberta de petrleo na camada do pr-sal.

INFOGRFICO

(/VideoIndustria/Lightbox? page=138&part=876)

Conhea a explorao do reservatrio de Siri, na Bacia de Campos, pioneirismo na explorao de petrleo extrapesado em altomar. Saiba mais sobre as tecnologias de reaproveitamento de gua e gerao de energia a partir de CO2.

(/VideoIndustria/Lightbox? page=138&part=877)

(/VideoIndustria/Lightbox? page=138&part=878)

Mercado em expanso

A conquista da autossuficincia contribuiu para o desenvolvimento da economia e o aumento das vagas de emprego. E o setor no para de crescer. Em 2007, foi anunciada a descoberta de uma nova fronteira de explorao na chamada camada pr-sal. Essas reservas so encontradas a at sete mil metros de profundidade e apresentam poos em excelente estado de conservao, com grande potencial produtivo. Estima-se que essa nova fase ser capaz de mais do que dobrar o volume de produo de leo e gs do Brasil at 2020. As descobertas de novos campos continuam acontecendo e as reservas provadas de petrleo no Brasil no param de crescer. Isso movimenta toda a economia brasileira. Os investimentos no se do apenas nas novas tecnologias de explorao. O desenvolvimento do transporte para suportar o aumento de produo tambm preocupa. Por isso, foi criado o PROMEF (http://www.promef-transpetro.com.br/) - Programa de Modernizao e Expanso da Frota. Isso significa que a necessidade de mo de obra tambm ser grande, tanto nos estaleiros, na construo das embarcaes, quanto nos prprios navios, que, depois de prontos, tero de ter pessoal capacitado para oper-los.

ONDE J ESTIVEMOS (/ONDE-JAESTIVEMOS)

Vous aimerez peut-être aussi