Vous êtes sur la page 1sur 2

249

Ficha Informativa n. 3
Significao e relaes semnticas entre palavras
A Monossemia e polissemia
Observa o sentido que a palavra cabea apresenta em cada uma destas frases: Ela cobriu a cabea com um leno. (= parte superior do corpo humano) So vinte euros por cabea. (= pessoa considerada individualmente, num conjunto) Ele uma pessoa com cabea. (= inteligncia) Quando me enervo, tento no perder a cabea. (= calma, controlo) Ele colocou-se cabea da manifestao. (= frente) V-se uma casa na cabea do monte. (= cimo) Como verificas, a palavra cabea apresenta diferentes sentidos de acordo com o contexto em que surge uma palavra polissmica (poli- muitos + sema sinal). Isto , um mesmo significante (conjunto de sons representados na escrita por sinais grficos) admite vrios sentidos (conceitos). Em regra, as palavras de uma lngua so polissmicas, mas h, no entanto, algumas que apresentam um nico sentido, como acontece com vrios termos da rea cientfica e tcnica (genoma, lingustica, narrador) dizemos que so palavras monossmicas. Nestes casos, a um mesmo significante corresponde um nico sentido.

B Denotao e conotao
Entre os diferentes sentidos de uma palavra polissmica, podemos distinguir um sentido objectivo e essencial relacionado com as propriedades do referente extralingustico designado e que, por isso, todos reconhecem mesmo quando a palavra apresentada fora de um contexto o seu sentido denotativo. Assim, por exemplo, o sentido denotativo de cabea parte superior do corpo humano. Os sentidos particulares que se atribuem a uma palavra, com valores intersubjectivos, que no correspondem ao seu sentido referencial, so os sentidos conotativos. Por exemplo, na frase seguinte, o sentido conotativo de cabea calma: Estou sem cabea para os aturar.

C Relaes semnticas entre palavras 1. Relaes de semelhana / oposio Sinonmia


EMAR10EPI Porto Editora

Relao de equivalncia semntica entre duas ou mais palavras que podem ser usadas no mesmo contexto sem que haja alterao substancial de significado objectivo da frase em que ocorrem. Nas frases Gostava de habitar em Paris. e Gostava de morar em Paris., as palavras destacadas so sinnimos.

250

SIGNIFICAO E RELAES SEMNTICAS ENTRE PALAVRAS

Antonmia
Relao de oposio entre o significado de duas palavras. Nas frases Ele esteve presente. e Ele esteve ausente., as palavras destacadas so antnimos. Uma relao de oposio no apenas uma relao de diferena. Para que duas palavras sejam antnimas necessrio que partilhem tambm uma parte do seu significado. Assim, no exemplo dado, presente e ausente referem-se ambas relao de um sujeito com um acontecimento.
EMAR10EPI Porto Editora

2. Relaes de hierarquia Hiperonmia / Hiponmia


Relao de hierarquia semntica entre palavras que apresentam um significado mais geral (hipernimo) em relao a outras de significado mais restrito (hipnimos). A palavra flor um hipernimo de rosa, margarida, cravo e orqudea. As palavras rosa, margarida, cravo e orqudea so hipnimos de flor.

3. Relaes de parte-todo Holonmia / Meronmia


Relao de hierarquia semntica entre palavras em que uma refere um todo (holnimo) do qual a outra parte constituinte (mernimo). As palavras cabea, braos, pernas e tronco so mernimos da palavra corpo (que um holnimo daquelas palavras).

4. Estrutura lexical Campo lexical e campo semntico


Observa as seguintes palavras: carta, postal, telegrama, encomenda, fax, bilhete, memorando, nota Todas estas palavras remetem para diferentes elementos de um determinado domnio da realidade a correspondncia. Dizemos, pois, que constituem um campo lexical. Observa agora alguns dos significados da palavra sol de acordo com o contexto em que surge: O Sol j se ps. (= nome de astro) Ela o sol da minha vida. (= a pessoa mais importante) Quando o conheceu, a sua vida encheu-se de sol. (= alegria) O conjunto dos diferentes sentidos de uma palavra polissmica constitui um campo semntico.
Observao: No confundas campo lexical e campo semntico com famlia de palavras. Uma famlia de palavras o conjunto das palavras formadas por derivao ou composio a partir de um radical comum. Observa, por exemplo, a famlia de flor: florinha, flora, florista, floreira, floricultor, florir, florescer, desflorar, Florbela, couve-flor, flor-de-cera, beija-flor

Vous aimerez peut-être aussi