Vous êtes sur la page 1sur 19

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO UNISA DIGITAL

RELATRIO PARCIAL DE ESTGIO SUPERVISIONADO I E III

Parauapebas PA 2011

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO UNISA DIGITAL

RELATRIO PARCIAL DE ESTGIO SUPERVISIONADO I E III

Relatrio Parcial apresentado por Cleber Ferreira da Costa, RA 1856103, mdulo X, curso de Administrao, como requisito para a obteno de crditos para a disciplina de estgio curricular supervisionado I e III. rea de Materiais. concentrao: Administrao de

Supervisor de Estgio: Alexandre Santos

Parauapebas PA 2011

minha esposa, Karlla, companheira em todos os momentos.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus, que dirige meus passos. Agradeo minha famlia, em especial minha esposa que me incentiva e apoia nesta trajetria em busca de novos conhecimentos, e minha filha pelas alegrias que me proporciona com o seu sorriso angelical. E a todos os colaboradores da M. J. da Silva Santos que se dispuseram a contribuir com meu aprendizado durante o perodo de estgio.

RESUMO O estgio realizado na empresa M. J. da Silva e Santos ME foi de grande valia para sistematizar os conhecimentos adquiridos durante o curso de Administrao e em pesquisas feitas na rea de Administrao de Materiais. A organizao do almoxarifado da empresa contribuiu para um melhor funcionamento dos trabalhos e tambm para a economia de material. Foi constatado que a aplicao dos fundamentos da Administrao na gesto da pequena empresa pode aperfeioar suas prticas. Tambm provou-se que um almoxarifado organizado faz a diferena nas atividades da empresa, mesmo sendo esta de pequeno porte. Palavras-chave: Administrao de Materiais, almoxarifado, organizao, economia.

SUMRIO 1. Introduo.........................................................................07 1.1.Objetivo Geral.....................................................................................................07 1.2.Objetivos Especficos..........................................................................................07 2.Apresentao da Empresa...................................................................................08 2.1.Nome da Empresa...............................................................................................08 2.2.Endereo..............................................................................................................08 2.3.Histrico..............................................................................................................08 2.4.Fluxograma..........................................................................................................08 3.Descrio do Departamento onde ocorreu o estgio.........................................09 4.Tarefas Realizadas................................................................................................10 4.1. Descrio das tarefas realizadas.........................................................................10 5.Administrao de Materiais................................................................................12 5.1. Gesto de estoque...............................................................................................13 5.2. Almoxarifado......................................................................................................15 6.Metodologia...........................................................................................................16 7.Concluso..............................................................................................................17 8.Referncias............................................................................................................18 9. Anexos...................................................................................................................19

1.

INTRODUO 1. 1. Objetivo geral: O trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de organizao mais

eficiente para o almoxarifado, que possibilite maior agilidade nos trabalhos e mais economia para a empresa. 1. 2. Objetivos especficos: Identificar os fatores contribuintes para o desperdcio de materiais de trabalho; Criar protocolos especficos para registrar as entradas e sadas do almoxarifado; Catalogar os produtos de uso permanente; Organizar as notas fiscais dos produtos adquiridos para o almoxarifado.

1. 3. Justificativa: A Administrao de Materiais visa garantia da existncia contnua de um estoque, organizado de modo nunca faltar nenhum dos itens que o compem, sem tornar excessivo o investimento total. Em uma empresa, parte de grande importncia para esse controle o almoxarifado, subsistema responsvel pela gesto fsica dos estoques (produtos para atender a produo e materiais entregues pelos fornecedores). E a eficincia de um almoxarifado depende fundamentalmente de sua boa organizao. Atuar no almoxarifado da empresa ser uma oportunidade de aplicar os conhecimentos tericos adquiridos no decorrer do curso. Conhecimentos esses que podero trazer benefcios no funcionamento da empresa, gerando mais economia e eficincia nas atividades desenvolvidas pela empresa, e que dependem do almoxarifado.

2. APRESENTAO DA EMPRESA 2. 1. Nome da empresa: M. J. DA SILVA SANTOS COMCIO ME 2. 2. Endereo: Rua 140 S/N, QD 41, Lotes 01 a 04, Bairro Beira Rio II, CEP: 68515-000. 2. 3. Histrico: A M. J. da Silva Santos Comrcio ME est no municpio de Parauapebas h mais de dois anos, e presta servios na rea de lanternagem e pintura de veculos. A empresa foi criada para atender crescente demanda do mercado por esse tipo de servio. Demanda essa que aumentou significativamente no ltimo ano, visto o grande crescimento na frota de veculos da cidade. Hoje a empresa atende em mdia trinta e cinco carros por ms (entre veculos leves e pesados), em uma rea de 600 m. 2.4. Organograma:
Administrativo e financeiro (1 pessoa) Almoxarifado (eu) Encarregado de servios (1 pessoa)

Ptio (10 pessoas, entre, lanterneiros, pintores e preparadores)

Entrega dos servios

3. DESCRIO DO DEPARTAMENTO ONDE OCORREU O ESTGIO O estgio na M. J. da Silva Santos Comrcio ME ocorreu no almoxarifado que, por se tratar de uma empresa de pequeno porte, dirigido pela gerente administrativa e financeira, a senhora Maria Janete da Silva Santos, proprietria da empresa e supervisora do meu estgio. Meus trabalhos foram desenvolvidos tanto no almoxarifado como no escritrio. No almoxarifado para organizar os materiais e fazer o controle fsico, e no escritrio era onde as planilhas eram feitas, e tambm o arquivamento das notas fiscais.

4. TAREFAS REALIZADAS Meu estgio teve incio no dia vinte e cinco de outubro e trmino do dia vinte e seis de novembro do respectivo ano, com jornada de trabalho de seis horas dirias, transcorrendo uma carga horria de 150 horas. As atividades planejadas foram cumpridas assim como o cronograma proposto. 4.1. Descrio das tarefas realizadas: Logstica:

O almoxarifado da empresa, mesmo pequeno, no tinha a organizao adequada, o que resultava, muitas vezes, em desperdcio de material. Tambm no existia uma pessoa especfica para cuidar do lugar. A proprietria da empresa abastecia-o com os itens necessrios para os servios da empresa, e os funcionrios tinham acesso direto ao estoque. Como cuidar da logstica do local era uma das atividades que constavam no plano de estgio para serem desenvolvidas, a minha primeira ao foi catalogar e codificar todos os itens do almoxarifado, e organiz-los em prateleiras (que j estavam l, mas por algum motivo no estavam sendo todas utilizadas.). Tambm foram gerados grficos e planilhas para que o funcionamento do almoxarifado fosse sempre monitorado. Mas essas atividades sero descritas a seguir. Controle de estoque:

Uma vez que os materiais j estavam devidamente organizados em prateleiras e catalogados em planilhas, utilizei o mtodo da Curva Dente de Serra para o controle do estoque. Esse mtodo consiste na apresentao da movimentao dos materiais do estoque (entrada e sada) atravs de grfico. Com esse mtodo possvel visualizar os materiais mais consumidos, o perodo de tempo que duram no estoque e fazer a reposio sem que haja prejuzos ao andamento normal dos servios. O grfico feito da seguinte forma:

Quantidade 100 80 60 40 20 Jul.

consumo

consumo

reposio

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

10

Recebimento de materiais:

As atividades de recebimento consistiam na inspeo e recebimento do material e suas condies de aquisio (para materiais permanentes). Era feita a conferncia documental atravs do confronto da nota fiscal com os produtos recebidos. Depois a conferncia quantitativa e qualitativa, era feita a contagem do material e verificada a qualidade do material entregue. Armazenagem de materiais:

Aps as atividades de recebimento eram feitas a catalogao do material e a armazenagem do mesmo, de acordo ao ndice de rotatividade. Sempre com o cuidado de manter o caminho de acesso s prateleiras permanentemente livre, arrumar nas prateleiras os materiais mais antigos na frente dos mais recentes para que os primeiros a entrar fossem os primeiros a sair, conservar os materiais de acordo com suas caractersticas, no misturar materiais de tipos diferentes, arrumar os materiais mais perecveis em locais de fcil visualizao. Foi adaptada a tcnica da curva do ABC para organizao dos materiais no almoxarifado. Distribuio de materiais:

Sempre que algum item era solicitado ao almoxarifado, aps sua entrega a sada era registrada em planilha, para facilitar sua reposio quando necessria. Na planilha eram registrados o nome do material, a data da sada e o nome do solicitante.

11

5. ADMINISTRAO MATERIAIS Segundo Chiavenato (1991), De certo todas as teorias administrativas so aplicveis s situaes atuais e o administrador precisa conhec-las bem para ter sua disposio um naipe de alternativas adequadas para a situao. Toda produo depende da existncia conjunta de trs fatores de produo: natureza, capital e trabalho, integrados por um quarto fator denominado empresa. Natureza: o fator de produo que proporciona as entradas de insumos para que a produo possa se realizar. Materiais, por exemplo. Capital: o fator que fornece o dinheiro necessrio para adquirir os insumos e pagar o pessoal. Trabalho: comumente denominado mo-de-obra, o fator que processa e transforma os insumos, atravs de operaes manuais ou de mquinas e ferramentas, em produtos acabados ou servios prestados. Empresa: o fator capaz de aglutinar e organizar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto, fazendo com que os resultados alcanados nesse conjunto superem os resultados que seriam alcanados por cada fator isoladamente, gerando o lucro. Para isso a empresa tem os chamados recursos empresariais, sendo que os principais so: recursos materiais, recursos humanos, recursos financeiros, recursos mercadolgicos e recursos administrativos. A Administrao de Recursos Materiais visa garantia de existncia contnua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compem, sem tornar excessivo o investimento total. Destina-se a munir a administrao dos meios necessrios ao suprimento de materiais imprescindveis ao funcionamento da organizao, no tempo oportuno, na quantidade necessria, na qualidade requerida e pelo menor custo. Segundo Gurgel e Francischini (2002): Atividade que planeja, executa e controla, nas condies mais eficientes e econmicas, o fluxo de material, partindo das especificaes dos artigos a partir da compra at a entrega do produto. Na Administrao de Materiais, temos subfunes, tambm denominados subsistemas tpicos. So eles: controle de estoque, classificao de materiais,
12

aquisio/compra de material, armazenagem/almoxarifado, movimentao de material, inspeo de recebimento e cadastro. atravs da integrao dessas subfunes que faz com que a Administrao de Materiais funcione bem. Mas nem sempre todos esses subsistemas sero configurados em todas as organizaes, pois ir depender do tamanho, do tipo, da complexidade, da natureza e do nmero de itens do inventrio da empresa. As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos sejam competitivos no mercado. E a Administrao de Materiais tem por finalidade principal assegurar o contnuo abastecimento de artigos necessrios para a comercializao direta ou capaz de atender aos servios executados pela empresa. Os principais objetivos da rea de Administrao de Materiais so: Preo baixo: reduzir o preo da compra implica em aumentar os lucros, se a mesma qualidade for mantida; Alto giro de estoques: uma melhor utilizao do capital, aumentando o retorno sobre os investimentos; Continuidade de fornecimento: acontece quando da escolha dos fornecedores; Consistncia de qualidade: a rea de materiais s responsvel pela qualidade de materiais proveniente de fornecedores externos; Relaes favorveis com fornecedores: a maneira como negocia com seus fornecedores; Aperfeioamento de pessoal: interesse em aumentar a aptido de seu pessoal; Bons registros: considerados como objetivo primrio na sobrevivncia e nos lucros da empresa, de forma indireta. 5.1. Gesto de estoque: A gesto de estoque o ato de administrar os recursos ociosos possuidores de valor econmico e destinados ao suprimento das necessidades futuras de material, numa organizao. Visa manter o estoque em constante equilbrio em relao ao nvel econmico dos investimentos. Estoque a composio de materiais que no utilizada em determinado momento na empresa, mas que precisa existir em funo de futuras necessidades. A

13

acumulao de estoques em nveis adequados uma necessidade para o normal funcionamento do sistema produtivo. As principais funes dos estoques so: a. Garantir o abastecimento de materiais empresa, neutralizando os efeitos de: demora ou atraso no fornecimento de materiais; sazonalidade no suprimento; riscos de dificuldade no fornecimento.

b. Proporcionar economias de escala: atravs da compra ou produo em lotes econmicos; pela flexibilidade do processo produtivo; pela rapidez e eficincia no atendimento s necessidades.

Os estoques desempenham um papel importante na flexibilidade operacional da empresa. Funcionam como amortecedores das entradas e sadas entre as duas etapas dos processos de comercializao e de produo. Os estoques so classificados em estoques de: matrias-primas (MPs), materiais em processamento ou em vias, materiais semiacabados, materiais acabados ou componentes e produtos acabados (Pas). Os estoques de MPs constituem os insumos e materiais bsicos que ingressam no processo produtivo da empresa. So os itens iniciais para a produo dos produtos/servios da empresa. Para evitar a falta de material sem que essa medida resulte em um estoque excessivo s necessidades reais da empresa existe o controle dos estoques. O equilbrio entre a demanda e a obteno de material indispensvel para o bom funcionamento da empresa. As principais funes de um setor de organizao de estoques so: determinar o que deve permanecer no estoque. Nmero de itens; determinar quando o estoque deve ser reabastecido. Periodicidade;

determinar quanto de estoque ser necessrio por um perodo determinado. Quantidade de compra; acionar o departamento de compras para aquisio de estoque;

14

receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; controlar os estoques em termos de quantidade e valor, e fornecer informaes sobre a posio do estoque; manter inventrios peridicos para avaliao da quantidade e estado dos materiais estocados; identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados. 5.2. Almoxarifado: O almoxarifado, sob a tica da Administrao de Materiais, o setor responsvel pelo recebimento, armazenamento e distribuio de matrias-primas e materiais consumidos ou produzidos, utilizando para tanto, tcnicas adequadas e controles especficos. A importncia do almoxarifado est na sua atribuio maior de no permitir o desabastecimento, ou seja, fornecer de forma contnua materiais e matrias-primas unidade produtiva. O planejamento do almoxarifado tarefa que merece a maior ateno dos administradores. de fundamental importncia a definio de sua localizao e organizao. Por ser um setor estratgico, preciso que tenha maior proximidade com os usurios, e que se tenha o conhecimento prvio dos materiais estocados. Nos dias atuais, a competitividade do mercado e a evoluo dos recursos humanos e de tecnologia, deram origem a um profissional de almoxarifado mais capacitado e consciente de sua importncia, conservando virtudes como fidelidade e honestidade, completadas elas qualidades inerentes ao desempenho da funo. Ao almoxarife, indispensvel ser organizado, uma vez que dever manter com exatido uma enorme diversidade de itens. essencial a capacidade de concentrao no desempenho das atividades, j que o almoxarife estar sempre envolvido com clculos, previses de quantidades, cdigos etc., onde a preciso de grande importncia. Desta forma, o responsvel pelo almoxarifado no mais considerado como um simples almoxarife e sim, um verdadeiro gestor de almoxarifado.

15

6. METODOLOGIA O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliogrfica e experimental, na internet e literatura da Administrao de Materiais, para a contextualizao e fundamentao terica do mesmo. Segundo Lakatos e Marconi (1996) a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com mtodo de pensamento reflexivo que requer um tratamento cientfico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.. Para desenvolver as atividades planejadas para o estgio foram utilizadas vrias metodologias, como a da Curva do ABC que permite identificar e ordenar os itens conforme sua importncia relativa, e a da Curva Dente de Serra que representa a movimentao (entrada e sada) dos itens dentro do estoque. Este trabalho abordar todas as atividades realizadas no perodo de estgio demonstrando as experincias adquiridas ao longo do mesmo. Onde foi feita uma sntese sobre o departamento onde ocorreu o estgio, atravs de uma viso geral da importncia do almoxarifado dentro de uma empresa.

16

7. CONCLUSO Durante o perodo de estgio na M. J. da Silva Santos tive o acompanhamento da proprietria da empresa, que atua como gerente administrativa e financeira da empresa. As atividades desenvolvidas foram embasadas nos princpios e tcnicas que encontrei durante a pesquisa feita sobre Administrao de Materiais. Em alguns momentos encontrei dificuldade de colocar em prtica a teoria, e foram feitas algumas adaptaes realidade da empresa, que tem um almoxarifado pequeno. A experincia do estgio foi muito gratificante e enriquecedora para a minha formao profissional, alm de poder contar com uma equipe disposta a cooperar com novos profissionais, tambm selamos laos de amizade, ficando todos disposio a ajudar no que fosse possvel. A aplicao dos fundamentos da Administrao na gesto da pequena empresa pode aperfeioar a aplicao dos seus recursos, levando-a a obter melhores resultados. Desde o primeiro dia assumi uma atitude profissional, desenvolvi os estudos pretendidos pela empresa, que foram teis organizao.

17

8. REFERNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Iniciao a Administrao de Materiais. So Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991. DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de Materiais uma abordagem logstica. So Paulo: Atlas, 1997. GURGEL, F. A. FRANCISCHINI, P. G. Administrao de Materiais e do Patrimnio. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Tcnica de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1996. MOROZOWSKI, Antnio C. Apostila de Administrao de Materiais e Patrimoniais. Curitiba PR.

18

ANEXOS

19

Vous aimerez peut-être aussi