Vous êtes sur la page 1sur 7

Alexandra Silva Fernandes

APL 2.1. 1 parte Solues como se preparam?

Problema:
Como preparar 50,0 cm3 de um soluo aquosa de tiossulfato de sdio 0,030 mol.dm3? Como preparar uma soluo, a partir da anterior, com fator de diluio 2?

Objetivo:
Preparar 50ml de uma soluo de tiossulfato de sdio de concentrao 0,030 mol.dm3 e a partir desta preparar uma soluo diluda de fator 2.

Introduo:
O tiossulfato de sdio um sal slido que existe no laboratrio na forma de sal hidratado (Na2S2O35H2O). Este slido utiliza-se como agente fixador-padro para filmes e papis fotogrficos, na remoo de cloro de guas, txteis, polpas, na purificao dos gases das chamins, em curtumes de couro, aditivo para lubrificantes de grafite, sabes e champs. Este sal apresenta uma cor branca, apresenta um ponto de fuso de 48,3 oC e no possui um ponto de ebulio visto que se decompe. Outra caracterstica deste sal a sua fcil solubilidade em gua e no toxico nem inflamvel. Ir-se- preparar uma soluo de tiossulfato de sdio penta-hidratado a partir do sal e numa segunda fase preparar-se- uma soluo diluda de fator 2. No fim iremos esperar uma soluo incolor, com duas concentraes diferentes. Certamente as nossas solues no vo apresentar a concentrao exata e desejada, visto que um sal hidratado e no primrio, esta caracterstica de certa forma uma condicionante concentrao.

Material:

Balana de preciso +/- 0,01g 2 Bales volumtricos de 50ml Copo de 100ml Esguicho com gua desionizada Esptula Pipeta volumtrica de 25ml Proveta de 25ml

Reagentes: Xi
Tiossulfato de sdio penta-hidratado (Na2S2O35H2O) M=248,15g.mol-1
Irritante R:36/37/38 S:26-36

Tiossulfato de sdio: Sal slido de cor branca; (Na2S2O35H2O); Ponto de fuso: 48,3oC; Ponto de ebulio: decompe-se; Solubilidade: muito solvel em gua; No txico nem inflamvel; R35 Provoca queimaduras graves; S1/2 S26 S45 Guardar fechado chave e fora do alcance das crianas. Em caso de contacto com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com gua e consultar um mdico. Em caso de acidente ou indisposio consultar imediatamente um mdico (se possvel mostrar-lhe o rtulo). Em caso de contacto com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com gua e consultar um especialista. Usar vesturio e proteo adequado.

Clculo da massa de soluto a pesar:


1. Determinar a massa molar correspondente ao tiossulfato de sdio pentahidratado. M(Na2S2O35H2O)= 248,20 g.mol-1 Mr(Na2S2O35H2O)= 2 Ar(Na) + 2 Ar(S) + 8 Ar(O) + 10 Ar(H) Mr(Na2S2O35H2O)= 248,2 g.mol-1

M=?

(ver tabela peridica)

Mr(Na2S2O35H2O)= 2x(23,0) + 2x(32,1) + 8x(16,0) + 10x(1,0)

2. Determinar a quantidade de soluto (n) na soluo a preparar a partir da definio de concentrao

n= 1,5x10-3 mol (Na2S2O35H2O)

3. Calcular a massa de soluto a partir da relao

m= 0,37g

Procedimento: A- (Pesagem do sal)


1. Com a ajuda de uma esptula colocar o sal, pouco a pouco, no copo sem deixar cair no prato da balana. 2. Tentar obter um valor prximo do pretendido. 3. No retirar o excesso do slido, a no ser para um novo recipiente, com a indicao tiossulfato de sdio tcnico. 4. Registar o valor exato da massa. M=

B- (Dissoluo do sal)
1. Adicionar cerca de 25ml de gua desionizada ao copo que contm o sal; agitar at completa dissoluo. 2. Transferir a soluo para o balo volumtrico; lavar a vareta, o copo e o funil com pequenas pores de gua desionizada e transferir estas guas de lavagem para o balo. 3. Adicionar gua desionizada at ao trao de referncia; agitar para

homogeneizar. 4. Transferir a soluo para um frasco de vidro devidamente lavado e passado pela soluo recm-preparada. 5. Rolhar e rotular indicando a concentrao exata da soluo, calculada a partir da massa utilizada, o nome da soluo e da sua preparao.

C- (Preparao de solues diludas de 50,0ml de soluo diluda a partir da soluo anterior, de um fator de diluio 2)
Um fator de diluio uma relao entre o volume da soluo diluda e o volume da soluo mais concentrada de que se partiu.

1. Medir com pipeta volumtrica 25ml da soluo anterior e transferir para um balo volumtrico de 50ml. 2. Adicionar gua desionizada at ao trao de referncia; agitar para

homogeneizar. 3. Transferir a soluo para um frasco de vidro devidamente lavado e passado pela soluo recm-preparada. 4. Rotular convenientemente, como se indica e B5.

APL 2.1. 2 parte Como distinguir solues, coloides e suspenses?

A- (Preparao de um gel por adio de uma soluo saturada de acetato de clcio e etanol)

Procedimento: 1- (Preparao de uma soluo saturada de acetato de clcio)


1. Pesar 3g de acetato de clcio num copo de 250ml. 2. Medir 10ml de gua e adicionar ao acetato de clcio. 3. Agitar para dissolve r a maior parte do slido (nem todo o slido se dissolver).

2- (Preparao do gel)
1. Usando uma proveta graduada, medir 75ml de lcool etlico (puro ou a 96%) e transferir o lcool para o copo que contm a soluo de acetato.

O gel forma-se logo que o lcool adicionado. No agitar a mistura.

2. Usar uma esptula para transferir o gel para um vidro de relgio. 3. Colocar o vidro de relgio em cima de uma placa cermica, afastando-a de materiais combustveis. 4. Acender um fsforo e aproxim-lo cuidadosamente do gel. Apagar a luz para evidenciar mais a chama (tem-se assim uma vela de aniversrio artificial). 5. Notar a formao de carbonato de clcio na parte interior do vidro de relgio.

Manusear com cuidado o vidro de relgio uma vez que ir ficar extremamente quente. Lavar as mos, a rea onde trabalhou e todo o equipamento.

B- (Efeito Tyndall)
Duas das propriedades dos coloides que os distinguem das solues so o efeito Tyndall e o movimento browniano.

B1- (Preparao de uma disperso coloidal a partir da soluo de tiossulfato de sdio preparada anteriormente)

Material/equipamento:
Tina retangular de 500ml Fonte de luz Ecr Proveta de 25ml Vareta de vidro

Reagentes:
Na2S2O3(aq) 0,030 mol.dm-3 HCl 1,0 mol.dm-3

Procedimento:
1. Transferir para tina retangular todas as solues preparadas pelos diferentes grupos. 2. Limitar o feixe de luz para que passe todo pela tina. 3. Adicionar cerca de 20ml de HCl 1 mol.dm-3 soluo da tina. Agitar para homogeneizar. 4. Apagar as luzes do laboratrio. 5. Verificar que em pouco tempo a mistura lquida comea a ficar turva e a notar-se a passagem dos raios de luz atravs dela. 6. Observar no ecr a mudana de cor da imagem obtida. 7. Registar as observaes efetuadas.

Interpretao das observaes efetuadas:


O coloide obtido atravs da reao entre a soluo de HCl e a soluo de tiossulfato de sdio, de acordo com a equao qumica: 2H+ (aq) + S2O2- (aq) H2S2O3 (aq)

O cido tiossulfrico obtido decompe-se imediatamente produzindo enxofre coloidal e cido sulfuroso, de acordo com a equao qumica: 8 H2S2O3 (aq) 8 H2SO3 (aq) + S8 (s)

Quando se comeam a formar as partculas de enxofre slido, o feixe de luz que atravessa a soluo torna-se visvel efeito Tyndall. Com o aumento do nmero de partculas slidas de enxofre a luz espalhada, analogamente ao que se passa no nascer ou no pr-do-sol.

Vous aimerez peut-être aussi