Vous êtes sur la page 1sur 61

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA

Preparado para: INP (Instituto Nacional do Plstico)


22 de dezembro de 2006

Dentro do possvel, a InfoAmericas verificou a preciso da informao fornecida por terceiros, mas no aceita sob nenhuma circunstncia a responsabilidade sobre as imprecises se estas permanecerem sem verificao. Espera-se que o cliente utilize a informao fornecida neste relatrio em conjunto com outras informaes e com prticas de gerenciamento seguras. Assim sendo, a InfoAmericas no assumir responsabilidade por perdas comerciais devido a decises de negcio tomadas baseadas no uso ou nouso da informao fornecida.

NDICE
ndice 1. 2. Resumo Executivo INTRODUO
2.1. 2.2. Informaes Demogrficas do Mercado dos EUA Infra-Estrutura Populao & Crescimento Infra-estrutura de Comunicao Infra-estrutura de Transporte 2.3. Principais Aeroportos de Carga Principais Portos Martimos Principais Empresas Transportadoras de Carga Area Principais Empresas Transportadoras de Carga Martima 2.4. Economia dos EUA Tendncias Histricas Recentes
A inflao tem diminudo desde o incio dos anos 90

i 3 6
6 7 9 9 10 11 13 15 15 16
18

Os lucros corporativos mantm crescimento durante 3 anos Aumento de desigualdade na renda 2.5. Inflao 2.6. 2.7. 2.8. Previso Econmica do Setor Industrial dos EUA A Economia Externa dos EUA Indicadores de Entrada de Mercado Previso Econmica dos Estados Unidos Crescimento Econmico

18 19 19 20 21 22 25
27

Taxa de Cmbio

32 34 35 37

Zonas de Livre Comrcio nos EUA Marcas e Patentes 2.9. Assuntos de Diferenas Culturais

3.

Filmes de polietileno gofrados


3.1. 3.2. 3.3. 3.4.
3.4.1.

40
40 40 42 42
43

DESCRIO DO PRODUTO Estatsticas de comrcio Ambiente Regulatrio Ambiente de Mercado


Fraldas

3.5. 3.6.

Concorrncia Canais de Distribuio e Prticas de Venda

45 48

Indice

Coordenao:

Apoio:

3.7. 3.8. 3.9.


3.9.1. 3.9.2. 3.9.3.

Principais vias de Desenvolvimento de Negcios Lista de Compradores em Potencial e Vendas Representantes Estratgia de Entrada no Mercado e Recomendaes
Fraldas Infantis Convencionais Produtos para Incontinncia Adulta Fraldas Infantis Biodegradveis

50 50 50
52 53 53

4.

ANEXOS
Anexo 1: NCM-US HTS Guia de Converso Anexo 2: Principais Compradores de Filme de Polietileno nos EUA

56
56 57

Indice

Coordenao:

Apoio:

ii

1. RESUMO EXECUTIVO
Ambiente de Mercado Filmes de polietileno gofrados so usados predominantemente em
fraldas, assim tambm como nas indstrias automotivas e de higiene pessoal. O mercado convencional de fraldas para bebs j est bem maduro, crescendo em um ritmo lento e sofrendo com margens muito baixas. Em 2003, foram consumidas 26,7 bilhes de unidades de fraldas, e o mercado como um todo tem previso de crescimento de 1% ao ano entre 2003 e 2008. A previso que o mercado de produtos para incontinncia adulta cresa em um ritmo ainda mais rpido, de aproximadamente 2% ao ano. Um segmento bem menor, mas de rpido crescimento composto de forros (liners) biodegradveis removveis para fraldas infantis, um nicho fornecido por vrias empresas (inclusive internacionais), geralmente atravs de canais no tradicionais de vendas diretas (internet e pedidos via correio).

Ambiente competitivo

- A Kimberly-Clark e a Procter & Gamble juntas controlam 87% do

mercado de fraldas. A Tyco um fabricante principal de marcas personalizadas (private label), com uma participao de 14%. Participantes menores incluem: Paper Pak: Produz Attends e produtos de marca personalizada (private labels). Principle Business Enterprises, Inc.: Fabrica a linha de produtos Tranquility. First Quality Enterprises, Inc.: Fabrica os produtos Prevail. SCA Hygiene da Sucia: Fabrica e distribui os produtos Serenity e Tena.

Os fabricantes menores distribuem no somente para varejistas maiores, mas tambm atravs de distribuidores de produtos mdicos ao redor dos EUA.

Canais de Distribuio Os principais fabricantes de fraldas compram todos seus materiais


de insumo (inclusive filmes de polietileno gofrado), ou por si ss ou atravs dos seus transformadores. Os transformadores e seus fornecedores esto envolvidos no processo de customizao de produtos, quando o mercado exige novos designs, etc. A maior parte das fraldas convencionais vendida atravs de grandes redes varejistas.

Produtos de nicho so vendidos ou aos consumidores atravs de pedidos via internet e pedidos via correio ou ao mercado industrial/institucional atravs de distribuidores especializados bem como transformadores.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

Recomendaes para a Entrada no Mercado

- Se a entrada for para um

mercado principal como o de fraldas convencionais, ser muito custoso introduzir uma marca nova. Ao invs disso, fabricantes brasileiros so aconselhados a vender para um transformador localizado nos EUA ou at vender para os principais fornecedores americanos para transformadores. Se escolher uma estratgia de entrada em nicho com um tipo nico de consumidor ou produto industrial, a promoo deveria ser atravs de canais no-tradicionais tais como a internet ou mala direta e revistas especializadas da indstria bem como atravs de distribuidores especializados.

Boas Prticas de Entrada de Mercado da Indstria de Plsticos


Os EUA so considerados um mercado maduro, com crescimento lento, concorrncia em consolidao e com encolhimento de margens. A consolidao ainda mais exacerbada pela consolidao das redes varejistas. Alm disto, o alto grau de comunicao necessrio entre o fabricante e seu cliente tem mantido a maior parte dos players estrangeiros fora do mercado. Com isto em mente, a InfoAmericas recomenda as seguintes boas prticas para entrada no mercado por exportadores brasileiros: Encontrar uma categoria de nicho onde h menos competio e players estabelecidos Ex. Produtos ambientalmente seguros, design com economia de custo, (Ex. que utilizam menos materiais) e estratgia de marketing criativo (valor agregado a um produto para se diferenciar). No existe quase nenhuma barreira regulatria oficial no mercado americano. O mercado autoregulador. importante que os exportadores brasileiros obedeam aos padres de certificao de produto, caso contrrio, no sero levados a srio. Ao tentar penetrar segmentos maduros, melhor abordar players estabelecidos como um fabricante potencial de private label (marca personalizada), sendo ou para conteno de custos ou para oferecer um produto inovador. Ao tentar penetrar nos mercados consumidores com a marca do fabricante, mantenha em mente que a construo de uma marca e de seu reconhecimento atravs dos canais tradicionais extremamente cara. Deveriam ser consideradas abordagens alternativas como E-Mails e ECommerce. Em segmentos maduros, muito difcil e custoso penetrar o mercado. recomendvel: Vender dentro da cadeia de fornecimento, ou; Competir com um produto inovador (uso de matrias-primas para efeito de reduo de custos, etc.). Nos mercados de nicho/segmentos, a abordagem recomendada ir variar por produto, mas em geral: o Com produtos industriais, o esforo de vendas deve estar focado na demonstrao do cumprimento com as exigncias de certificao, entregas pontuais, boa comunicao e a construo de uma boa reputao.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

Com produtos de consumo, os canais de marketing tradicionais podem ser muito caros e, sendo assim, o uso de tcnicas de marketing direto on-line e outras recomendado como um meio de promoo inicial de melhor custo x benefcio.

Boas Prticas Gerais para Entrada no Mercado


Usar representantes de vendas/distribuidores/parceiros americanos no envie um brasileiro ou outro estrangeiro para vender no mercado americano Selecionar parceiros mltiplos, e fazer uma investigao completa de due-diligence destes. Fazer planejamento financeiro e alocar recursos adequadamente, antes de entrar no mercado. Obter certificaes da produo, formar parecerias, e fazer as devidas pesquisas ANTES abordar compradores. Focalizar no servio de ps-vendas, e desenvolver uma mentalidade de empresa de prestao de servios.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

2. INTRODUO
2.1. Informaes Demogrficas do Mercado dos EUA
Populao: Estrutura de Idade: 298.444.215 (Julho 2006) 0-14 anos: 20,4% (Homens 31.095.847/Mulheres 29.715.872) 15-64 anos: 67,2% (Homens 100.022.845/Mulheres 100.413.484) 65 anos e mais: 12,5% (Homens 15.542.288/Mulheres 21.653.879) (estimativa 2006.) Mdia de idade: Porcentagem de crescimento: Taxa de natalidade: Taxa de mortalidade: Taxa de imigrao: Expectativa de vida ao nascimento: Taxa total de fertilidade: Grupos tnicos: Brancos 81,7%, negros 12,9%, asiticos 4,2%, Nativos americanos e de Alaska 1%, nativos havaianos e outras ilhas do Pacfico 0,2% (est 2003) Nota: No existe uma lista separada para hispnicos, j que o Departamento de Censo dos EUA considera hispnico todos aqueles com descendncia latino-americana (Inclui pessoas de origem cubana, mexicana, ou porto-riquenha) vivendo nos EUA, que podem ser de qualquer grupo tnico ou raa (brancos, negros, asiticos, etc.). Religies: Protestantes 52%, catlicos 24%, mrmons 2%, judeus 1%, muulmanos 1%, outros 10%, nenhuma 10% (estimativa 2002). Idiomas: Ingls 82,1%, espanhol 10,7%, outros indo-europeus 3,8%, asiticos e das ilhas do Pacfico 2,7%, outros 0,7% (censo de 2000). ndice de Alfabetizao: Definio: dos 15 anos em diante, que podem ler e escrever Populao total: 99% Homens: 99% Mulheres: 99% (estimativa 2003) 14,14 nascimentos/1.000 populao (estimativa 2006) 8,26 mortes/1.000 populao (estimativa 2006) 3,18 imigrantes (s) /1.000 populao (estimativa 2006) Populao total: 77,85 anos Homens: 75,02 anos Mulheres: 80,82 anos (estimativa 2006) 2,09 crianas nascidas /mulher (estimativa 2006) Total: 36,5 anos Homens: 35,1 anos Mulheres: 37,8 anos (est 2006) 0,91% (estimativa 2006)

Fonte: CIA World Fact Book

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

Populao & Crescimento


A populao dos EUA vem crescendo a uma taxa um pouco acima de 1% por ano durante os ltimos 30 anos, mas o crescimento populacional est diminuindo, e a expectativa de um crescimento de apenas 0,7-0,8% nos prximos anos j que menos residentes nascidos nos EUA esto tendo filhos. O crescimento moderado que existe da populao se deve principalmente s taxas mais altas de nascimento dos imigrantes e nova imigrao, especialmente do Mxico, Amrica Central, China e ndia.

Populao dos Estados Unidos (1970-2050)

400.000.000 350.000.000 300.000.000 250.000.000 200.000.000

1970

1974

1978

1982

1986

1990

1994

1998

2002

2006

2010

2014

2018

2022

2026

2030

2034

2038

2042

2046
7

Fonte: Censo EUA2005/2006

Nova York, Los Angeles e Chicago so as 3 cidades americanas com maior populao, seguidas de Filadlfia (PA), Dallas (TX), Miami (FL) e Houston (TX). O crescimento populacional, contudo, demonstra um quadro diferente em relao aos locais onde est havendo mais crescimento, que so principalmente Califrnia, Arizona e Texas. Um fluxo grande de jovens imigrantes proveniente do Mxico e Amrica Central est causando este crescimento, conjuntamente com a migrao de pessoas do nordeste para o sudoeste do pas.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

2050

Principais Cidades por Taxa de Crescimento


Crescimento Nome da Cidade Estado (Mdia anual 2000-2005) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Riverside-So Bernardino-Ontario Phoenix-Mesa-Scottsdale Atlanta-Sandy Springs-Marietta Dallas-Fort Worth-Arlington Houston-Baytown-Sugar Land Tampa-St. Petersburg-Clearwater Washington-Arlington-Alexandria Miami-Fort Lauderdale-Miami Beach Minneapolis-St. Paul-Bloomington Los Angeles-Long Beach-Santa Ana So Diego-Carlsbad-So Marcos Seattle-Tacoma-Bellevue Baltimore-Towson Chicago-Naperville-Joliet St. Louis Nova York-Northern Nova Jersey-Long Island Filadlfia-Camden-Wilmington Detroit-Warren-Livonia Boston-Cambridge-Quincy So Francisco-Oakland-Freemont
Fonte: Censo dos EUA (2006)

CA AZ GA TX TX FL DC/VA/MD FL MN/WI CA CA WA MD IL MO/IL NY/NJ/PA PA-NJ-DE-MD MI MA CA

16,5% 14,3% 10,8% 10,4% 9,9% 8,0% 7,2% 7,1% 5,0% 4,5% 4,2% 4,0% 3,4% 3,2% 2,4% 2,1% 2,0% 0,9% 0,7% 0,7%

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

2.2. Infra-Estrutura
Infra-estrutura de Comunicao
Telefones linhas principais em uso: Telefones celulares: Provedores de Internet: Usurios de Internet: 268 milhes (2003) 194.479.364 (2005) 195.138.696 (2004) 203.824.428 (2005)

Fonte: CIA World Fact Book

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

Infra-estrutura de Transporte
rea de Transporte Aeroportos: Aeroportos com pistas asfaltadas: 14.858 (2006) Total: 5.119 Com mais de 3.047 m: 189 2.438 a 3.047 m: 221 1.524 a 2.437 m: 1.426 914 a 1.523 m: 2.337 Com menos de 914 m: 946 (2006) Total: 9.739 Com mais de 3.047 m: 1 2.438 a 3.047 m: 6 1.524 a 2.437 m: 157 914 a 1.523 m: 1.728 Com menos de 914 m: 7.847 (2006) 149 (2006) Produtos de Petrleo 244.620 km; gs natural 548.665 km (2003). Total: 226.605 km Calibre padro: 226,605 km 1.435-m calibre (2004) Total: 6.407.637 km Asfaltadas: 4.164.964 km (incluindo 74.950 km de vias expressas) No asfaltadas: 2.242.673 km (2004) 41.009 km (19.312 km utilizados para comrcio) Nota: Saint Lawrence Seaway de 3.769 km, incluindo o Rio Saint Lawrence de 3.058 km, compartilhado com o Canad (2004). Total: 465 navios (1000 GRT ou mais) 10.590.325 GRT/13.273.133 DWT Por tipo: transportador de barca de reboque 7, transportadores a granel 67, carga 91, navio tanque de produtos qumicos 20, container 76, passageiro 19, passageiro/carga 58, tanques de petrleo 76, carga refrigerada 3, roll on/roll off 27, tanque especializada 1, transportador de veculos 20. De propriedade estrangeira: 51 (Austrlia 2, Canad 4, Dinamarca 24, Alemanha 2, Grcia 1, Malsia 4, Holanda 4, Noruega 2, Singapura 2, Sucia 5, Taiwan 1). Registradas em outros pases: 700 (Antigua e Barbuda 7, Austrlia 3, Bahamas 121, Belize 5, Bermuda 27, Camboja 8, Canad 2, Ilhas Cayman 41, Comoros 2, Chipre 7, Grcia 1, Honduras 1, Hong Kong 21, Irlanda 2, Ilha de Man 3, Itlia 15, Coria do Norte 3, Coria do Sul 7, Libria 93, Luxemburgo 3, Malta 3, Ilhas Marshall 143, Holanda 13, Antilhas Holandesas 1, Noruega 13, Panam 94, Peru 1, Filipinas 8, Portugal 1, Porto Rico 3, Qatar 1, Rssia 1, Saint Vincent e os Grenadinos 21, Serra Leo 1, Singapura 7, Espanha 7, Sucia 1, Trinidad e Tobago 1, Reino Unido 6, Vanuatu 1, Wallis e Futuna 1) (2006). Portos e Terminais: Corpus Christi, Duluth, Hampton Roads, Houston, Long Beach, Los Angeles, Nova Orleans, Nova York, Filadlfia Tampa, Texas City Nota: 13 portos ao norte de Nova Orleans (Portos no Sul de Louisiana) no Rio Mississipi transportam 290.000.000 toneladas de carga anualmente Dados

Aeroportos com pistas noasfaltadas:

Heliportos: Oleodutos: Ferrovias: Estradas:

Hidrovias:

Marinha Mercante:

Fonte: CIA World Fact Book

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

10

2.3. Principais Aeroportos de Carga


Os trs principais aeroportos de carga nos EUA, de acordo com o volume transportado so: JFK International, aeroporto de Nova York localizado na costa leste; Los Angeles International, situado na cidade do mesmo nome na costa oeste do pas; e OHare, localizado em Chicago. O aeroporto JFK International que tradicionalmente a passagem para a Europa atende a quase o dobro do volume em comparao ao aeroporto de Los Angeles, mas o aeroporto de Los Angeles est crescendo devido ao aumento de comrcio com a sia. O aeroporto de carga de Miami fica somente em stimo lugar por volume no pas, mas a principal conexo de carga area com Amrica Latina e o Caribe. A maior parte do trfego de entrada a Miami de produtos frescos e flores vindo da Amrica Latina, enquanto o trfego de sada composto de bens manufaturados de maior valor.

Principais Aeroportos de Carga (Por Volume Total) (Em bilhes de US$) 2003
John F. Kennedy Internatl, NY Los Angeles Internatl, CA Chicago, IL San Franscisco Internatl, CA New Orleans, LA Dallas-Fort Worth, TX Miami Internatl, FL Anchorage, AK Cleveland, OH Atlanta, GA Newark, NJ San Juan Internatl, PR Logan Boston, MA Philadelphia Internatl, PA Seattle-Tacoma Internatl, WA Houston Intercontinental, TX Washington, DC Nashville, TN Oakland, CA Minneapolis-St. Paul, MN Indianapolis, IN Cincinnati-Lawrenceburg, OH Huntsville, AL Philadelphia, PA Memphis, TN Honolulu Internatl, HI Aguadilla, PR Orlando, FL Phoenix, AZ 27.370 23.562 22.724 22.125 18.585 18.187 12.970 12.220 9.179 8.688 7.255 7.096 6.210 4.219 3.344 3.296 2.630 2.577 2.451 2.424 2.374 2.337 1.770 1.524 1.397 46.625 54.335 63.838 111.926

Detroit Metropolitan, Detroit 1.441

Fonte: Bureau of Transportation Statistics

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

11

PRINCIPAIS AEROPORTOS DE CARGA (POR VOLUME DE IMPORTAO) (US$ MILHES) 2003 Cidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
John F. Kennedy Internac. Chicago Los Angeles Internac. San Franscisco Internac. Anchorage Nova Orleans Dallas-Fort Worth Newark Atlanta Cleveland Miami Internac. San Juan Internac. Nashville Philadelphia Internac. Washington Logan Boston Seattle-Tacoma Internac. Houston Intercontinental Philadelphia Honolulu Internac. Minneapolis-St. Paul Memphis Huntsville Cincinnati-Lawrenceburg Orlando Detroit Metropolitan Phoenix Denver Portland Internac. Detroit

PRINCIPAIS AEROPORTOS DE CARGA (POR VOLUME DE EXPORTAO) (US$ MILHES) 2003

Estado
NY IL CA CA AK LA TX NJ GA OH FL PR TN PA DC MA WA TX PA HI MN TN AL OH FL Detroit AZ CO OR MI

Valor
65.306 33.737 31.248 26.055 16.486 13.678 12.170 10.363 9.890 9.050 8.753 7.035 4.022 4.013 4.001 3.485 3.137 2.833 2.316 2.030 1.864 1.571 1.270 1.205 1.205 1.077 1.020 479 446 410

Cidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
John F. Kennedy Internac. Los Angeles Internac. Chicago San Franscisco Internac. Miami Internac. Nova Orleans Dallas-Fort Worth Cleveland Atlanta Logan Boston Anchorage San Juan Internac. Philadelphia Internac. Houston Intercontinental Seattle-Tacoma Internac. Oakland Newark Indianapolis Washington Aguadilla Minneapolis-St. Paul Cincinnati-Lawrenceburg Huntsville Detroit Louisville Memphis Denver Portland Internac. Phoenix Detroit Metropolitan

Estado
NY CA IL CA FL LA TX OH GA MA AK PR PA TX WA CA NJ IN DC PR MN OH AL MI KY TN CO OR AZ MI

Valor
46.621 32.590 20.597 20.570 13.971 13.692 11.391 9.535 8.297 5.694 5.638 5.185 4.676 4.263 4.119 3.250 2.606 2.603 2.209 1.715 1.432 1.372 1.181 884 830 804 624 583 377 363

Fonte: Estatsticas da Agncia de Transportes dos EUA Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 12

Principais Portos Martimos


Los Angeles e Long Beach lideram o pas em comrcio martimo graas ao seu acesso aos mercados asiticos. Investimentos enormes nestes portos ainda no foram suficientes para comportar o trfego asitico, resultando em congestionamento dos portos no Oceano Pacfico e o redirecionamento do comrcio chins para portos to longes como o de Nova York. Os portos de Houston e Nova York lideram a nao em volume porque estes tm a infra-estrutura para receber a importao de leo e gs (a maior importao dos EUA) vinda da Amrica Latina, frica e Oriente Mdio. Pouco petrleo chega aos EUA pelos portos no Oceano Pacfico.

PRINCIPAIS PORTOS MARTIMOS (POR VOLUME TOTAL) (US$ bilhes) 2003


Los Angeles, CA Port New York/New Jersey, NY Long Beach, CA Houston, TX Charleston, SC Norfolk, VA Tacoma, WA Baltimore, MD Oakland, CA Seattle, WA Savannah, GA New Orleans, LA Miami, FL Portland, OR Jacksonville, FL Port Everglades, FL Philadelphia, PA Morgan City, LA Corpus Christie, TX Beaumont, TX Texas City, TX Gramercy, LA Boston, MA Port Arthur, TX Brunswick, GA Port Hueneme, CA Wilmington, DE Lake Charles, LA San Juan, PR Freeport, TX 29.495 26.332 25.956 25.144 23.078 21.349 19.411 16.610 11.810 11.235 10.499 10.315 10.108 9.859 9.616 6.534 5.892 5.681 5.553 5.432 5.362 5.221 5.192 5.167 5.099 39.375 49.893 101.176 95.863 122.051

Fonte: Estatsticas da Agncia de Transportes dos EUA


Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 13

PRINCIPAIS PORTOS DE CARGA MARTIMA (POR VOLUME DE IMPORTAO) (US$ MILHES) 2003 Porto de Carga Martima Cidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Los Angeles Long Beach Porto de NY/NJ Houston Charleston Tacoma Baltimore Norfolk Seattle Oakland Savannah Morgan City Miami Filadlfia Jacksonville Portland Beaumont Nova Orleans Corpus Christie Port Everglades Port Hueneme Port Arthur Boston Texas City Brunswick Christiansted Wilmington Lake Charles So Diego Chester Estado CA CA NY TX SC WA MD VA WA CA GA LA FL PA FL OR TX LA TX FL CA TX MA TX GA VI DE LA CA PA Importao Valor 105.186 78.700 76.873 28.454 26.000 21.129 20.270 18.469 17.390 17.382 13.931 9.927 9.785 9.681 8.901 8.844 8.662 8.174 7.902 6.151 5.222 5.141 4.966 4.821 4.763 4.736 4.640 4.616 4.463 4.177 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

PRINCIPAIS PORTOS DE CARGA MARTIMA (POR VOLUME DE EXPORTAO) (US$ MILHES) 2003 Porto de Carga Martima Cidade Porto de NY/NJ Houston Long Beach Los Angeles Charleston Nova Orleans Norfolk Oakland Savannah Miami Seattle Baltimore Tacoma Port Everglades Gramercy Portland Jacksonville Anchorage Corpus Christie Texas City Gulfport Tampa Mobile Newport News Kalama Freeport So Juan Wilmington Beaumont Baton Rouge Estado NY TX CA CA SC LA VA CA GA FL WA MD WA FL LA OR FL AK TX TX MS FL AL VA WA TX PR NC TX LA Exportao Valor 24.303 21.439 17.163 16.865 13.374 11.237 11.026 7.762 7.418 6.826 5.688 5.686 5.203 4.348 3.781 2.966 2.334 2.066 1.957 1.713 1.574 1.520 1.465 1.222 1.135 1.060 1.049 957 954 948

Fonte: Estatsticas da Agncia de Transportes dos EUA

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

14

Principais Empresas Transportadoras de Carga Area


As principais empresas transportadoras de carga area que remetem bens entre Brasil e os EUA so players globais no mercado, como: UPS, Fedex, DHL e TNT; seguidos por algumas empresas brasileiras.

Empresa

Endereo
R. Dom Aguirre, 554 So Paulo - SP Av. das Naes Unidas, 17891 So Paulo - SP R. Jacera, 151 So Paulo - SP R. Rishin Matsuda, 569 So Paulo - SP Av. Santa Catarina, 719 So Paulo - SP Av. Paulista, 1009 - 10 andar So Paulo - SP

Telefone

Site

UPS FedEx DHL TNT Panalpina Polar Air Cargo

(11) 5694-6600 www.ups.com (11) 5641-7788 www.fedex.com/br (11) 5042-5533 www.dhl.com.br (11) 5564-8600 www.tnt.com/country/pt_br (11) 2165-5700 www.panalpina.com/www/bra (11) 3284-3900 www.polaraircargo.com

Principais Empresas Transportadoras de Carga Martima


As principais empresas transportadoras de carga martima que trabalham no Brasil e EUA incluem players globais no mercado, tais como: Maersk, Libra e Aliana; bem como vrias empresas brasileiras.

Empresa
Maersk Sealand Libra Aliana Hanjin Shipping CSAV APL Wilson Sons

Endereo
Praia do Flamengo, 154 - 2 and. Rio de Janeiro - RJ R. So Bento, 8 - 8 andar Rio de Janeiro - RJ R. Verbo Divino, 1547 So Paulo - SP Alameda Santos, 2315 - Sala 63 So Paulo - SP Avenida Rio Branco, 4 - 6 and. Rio de Janeiro - RJ R. Frei Gaspar, 51 - 91/92 Santos - SP R. Jardim Botnico 518 - 3 andar Rio de Janeiro - RJ

Telefone
(21) 3981-1000 (21) 2203-5000 (11) 5185-5600 (11) 3089-4559 (21) 2213-9700 (13) 3216-2420 (21) 2126-4222

Site
www.maerskline.com www.libra.com.br www.alianca.com.br www.hanjin.com www.csav.com.br www.apl.com www.wilsonsons.com.br

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

15

2.4. Economia dos EUA Tendncias Histricas Recentes


Os anos 90 trouxeram um perodo de crescimento econmico sem precedentes no EUA. Em fevereiro de 2000 a economia rompeu o recorde anterior de maior perodo de crescimento econmico, foram 107 meses consecutivos. O principal componente da expanso foi a melhoria da produtividade devido, principalmente, a um maior uso de computadores, assim como do avano da tecnologia. O PIB (Produto Interno Bruto) real cresceu quase 40% de 1991 a 2001, uma mdia anual de 3,4% . A primeira indicao de que o perodo de crescimento estava chegando ao seu fim foi o colapso das aes de companhias tecnolgicas, que comeou em maro de 2000. A queda da nova economia contradiz com o aumento em investimentos, enquanto que o lento crescimento dos parceiros comerciais dos EUA contribuiu para um dficit comercial. Durante 2001, o crescimento diminuiu, especialmente, por causa dos ataques de 11 de setembro. Esta foi uma poca ruim, sobretudo para os mercados financeiros, que foram palcos de vrios escndalos. A maioria destes escndalos teve suas razes na alta da bolsa de valores durante os anos de 90, quando muitas companhias importantes utilizaram prticas duvidosas de contabilidade para aumentar seus ganhos e o valor de suas aes.
1

PIB Nominal (US $ bilhes) 2000-2010


18.000 16.500 15.000 13.500 12.000 10.500 9.000 7.500 6.000 4.500 3.000 1.500 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Fonte: EIU 2006

Durante 2002, o crescimento teve altas espordicas por causa das baixas taxas de juros que aumentaram o consumo, como o setor imobilirio. A isto se somou um aumento nos gastos do governo, que levou o mercado a estabilizar-se em um crescimento mdio de 3,5% de 2003 a 2005. As redues substanciais de impostos implementadas em 2001 e 2003 foram tambm de grande ajuda para este crescimento. No obstante, o crescimento nos anos recentes tem acompanhado uma significante deteriorao do dficit oramentrio e da contas pblicas.

Anlise da Agncia de Economia dos EUA Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

16

Ainda assim, os dois grandes impulsores da expanso econmica desta dcada, o consumo privado e o setor de bens primrios, demonstram sinais de diminuir durante o restante de 2006. O crescimento do PIB real durante o primeiro trimestre de 2006 flutuou, alcanando 5,3% por ano . No obstante, uma grande parte desta recuperao ocorreu devido ao aumento do consumo privado, j que no ltimo trimestre de 2005 este esteve praticamente esttico devido aos furaces que atacaram a costa do Golfo. Contudo, o consumo privado domstico cresceu mais do que o esperado, mesmo com a reduo na expanso do setor de bens primrios. De qualquer forma, o mercado de bens primrios est diminuindo lentamente sem nenhum sinal de pnico. O aumento do consumo privado foi constante durante os primeiros anos da dcada de 90 e os consumidores aumentaram seus gastos durante 57 trimestres consecutivos. Este foi um fato surpreendente se comparado ao crescimento, geralmente, lento dos salrios durante o mesmo perodo. Nos anos 90, o crescimento foi impulsionado por uma alta no preo das aes, uma reduo na poupana pessoal e nveis crescentes de dvida privada (crdito ao consumo). Durante 2000 e 2001, as famlias puderam incrementar seus gastos graas a uma combinao de taxas de juros decrescentes e o aumento da dvida. A eliminao de impostos, alm das baixas nas taxas de juros, comearam a surtir efeito e durante o perodo de 2003 a 2005 quando consumo privado cresceu em mdia 3,4% por ano. Outro fator que ajudou a obter este crescimento foi o aumento no valor dos bens primrios, impulsionado pela diminuio das taxas de juros, j que os consumidores obtiveram emprstimos hipotecrios pelo valor crescente de suas propriedades. A proporo de poupana contra a receita disponvel foi negativa pela primeira vez em 2005. Depois de uma acentuada baixa, o investimento privado voltou a aumentar. Ao contrrio do consumo privado, as empresas reestruturaram sua dvida depois dos excessos dos anos 90. O clima de investimento se deteriorou no final de 2000, quando a confiana caiu por causa de uma srie de fatores, incluindo a diminuio dos lucros corporativos, capacidade ociosa em alguns setores (principalmente telecomunicaes) e ambiente operativo cada vez mais incerto. Este ambiente negativo se manteve em 2001, e em 2002 o investimento fixo lquido caiu em 8% durante estes dois anos. Devido a sua dvida equilibrada e trs anos de aumento nos lucros, as empresas esto em uma posio melhor do que indivduos, podendo assim lidar com uma poltica monetria cada vez mais restritiva. O investimento em equipamentos e software cresceu em mdia 11,4% ao ano durante 2004 e 2005.
3 2

O crescimento no emprego foi maior do que a fora de trabalho durante a maior parte dos anos 90, resultando em uma diminuio de desempregados e na taxa de desemprego, chegando a 4% em 2000. Esta tendncia se reverteu entre os anos de 2001 e 2003, e a taxa de desemprego alcanou 6,3% em abril de 2003. O crescimento econmico da segunda metade de 2003 teve um impacto limitado na taxa de desemprego gerando crticas de uma recuperao econmica sem trabalho, mas os empregos

2 3

Economist Intelligence Unit Economist Intelligence Unit Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

17

tiveram crescimento acelerado entre 2004 e 2005, resultando em uma taxa de desemprego novamente abaixo dos 5% a partir da segunda metade de 2005. Os dados agregados da economia escondem importantes disparidades no desemprego em grupos especficos de trabalhadores. A taxa de 2% de desemprego entre executivos e funcionrios sugere que trabalhadores de colarinho branco experimentam somente desemprego temporrio, enquanto que os empregados de colarinho azul (operrios) mostram desemprego de 6-7% e por um tempo mdio maior. O emprego no setor de manufatureira comeou a se contrair em 2000 e o emprego em quase todos os demais setores comeou a cair em 2002. No obstante, o setor de servios tem demonstrado tendncia oposta. O emprego neste setor cresceu 19% de 1996 a 2001, comparado com os 10% desemprego total. Durante 2002 e 2003, o emprego no setor se manteve esttico, mostrando recuperao a partir destes anos, chegando ao pico de 112,7 milhes de empregos em maio de 2006.4

A inflao tem diminudo desde o incio dos anos 90


Os salrios reais tm, praticamente, permanecido estagnados desde os princpios da dcada de 80. A reestruturao econmica e o declnio na proporo de trabalhadores sindicalizados contriburam para o crescimento moderado. Recentemente, apesar do crescimento econmico, os salrios diminuram modestamente entre 2004-2005. Os empresrios culpam o aumento no custo de prestao de servios de sade e, em menor proporo, penses e aposentadorias. A inflao dos preos permaneceu controlada durante os anos de 90 e na maior parte da dcada em curso, graas a estabilidade da economia durante a maior parte deste perodo. Contudo, houve perodos de aumentos de preos nos EUA. Durante a dcada de 90, os custos de sade tiveram aumento pronunciado, porque a medida em que a populao envelhece, aumenta a demanda por servios de sade. Tambm os preos de petrleo aumentaram esporadicamente durante o perodo, seguindo as tendncias mundiais. Existem preocupaes de que os altos preos da energia estejam afetando outros setores. A inflao dos preos ao consumidor chegou a 4,7% em setembro de 2005, a primeira vez que superou 4% desde 1991. Apesar de que isto foi principalmente o resultado de um aumento nos preos do petrleo, muitos analistas prognosticam que a taxa de inflao se mantenha sob controle graas tendncia desinflacionria da terceirizao de fabricao na sia.. 5

Os lucros corporativos mantm crescimento durante 3 anos


Os lucros corporativos tm tido uma impressionante recuperao aps ter diminudo notavelmente durante 2001-2002. Os lucros, de acordo com os relatrios de situao trimestrais, tm aumentado a nveis de dois dgitos durante os ltimos trs anos. Isto vem contribuindo para o aumento do

Ibid Revista The Economist Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA
5

18 Coordenao: Apoio:

investimento privado na primeira parte desta dcada. A diminuio nos lucros durante 2001-2002 foi particularmente grave nos setores de telecomunicaes e outras tecnologias, j que o crescimento desenfreado dos anos 90 levou a uma superproduo durante esta dcada. A diminuio no trfego de passageiros depois dos ataques de 11 de setembro prejudicou as operaes das companhias areas. Somada a reduo do trfego, a diminuio dos preos das aes entre 2000 e 2002 afetou os lucros lquidos de muitas companhias, forando-as a diminuir o valor de aquisies feita durante os anos de crescimento.

Aumento de desigualdade na renda


A desigualdade de renda nos EUA vem piorando desde os anos 70. De acordo com a Agncia de Censos, em 2004 os 20% mais ricos da populao detinham a metade de toda a renda dos lares, enquanto que os ltimos dois quintos da populao detinham um pouco mais de 10%, e 5% dos lares representavam 22% da renda em 2004. A porcentagem de pobreza, de acordo com a Agncia de Censos, aumentou pelo quarto ano consecutivo durante 2004, alcanando 12.7%. O nmero de pessoas na pobreza alcanou 37 milhes em comparao a 5 milhes em 2000. Os negros e hispnicos experimentaram uma situao pior, com taxas de desemprego de 25% e 22%, respectivamente. A mdia da renda anual de US$ 35.200 para negros e US$ 35.400 para hispnicos foi muito menor que os US$ 61.100 para os brancos no-hispnicos. No obstante, a raa tem pouco impacto na desigualdade da renda dentro de um grupo racial ou na sociedade. O coeficiente Gini dos EUA (46,6 em 2004 de acordo com a Agncia de Censos) o pior dentro do grupo dos G7 e vem deteriorando durante a ltima dcada. (O coeficiente Gini uma medida de desigualdade de renda - um coeficiente de 0 significa igualdade absoluta de renda e um coeficiente de 100 significa desigualdade absoluta).6 Existe uma preocupao geral sobre o aumento desta desigualdade, mas no existe consenso sobre sua causa. Alguns analistas argumentam que a proliferao da tecnologia aumenta o prmio ao salrio que se paga a trabalhadores especializados e educados. Outros asseguram que o aumento na competncia entre os trabalhadores no-especializados nos EUA e aqueles em pases em desenvolvimento, fez deteriorar o poder de negociao dos trabalhadores norte-americanos. Ainda outros sustentam que a presso para aumentar os preos das aes de uma empresa beneficia aqueles com uma receita substancial de portflios de aes (geralmente indivduos com maior renda) as custas daqueles que dependem dos seus salrios como renda.

2.5. Previso Econmica dos Estados Unidos


Est previsto que a economia global cresa rapidamente e alcance 5,2% em 2006 (crescimento medido usando a Igualdade do Poder Aquisitivo) antes de cair para uma taxa ainda respeitvel de 4,8% em 2007. Este ano aponta ser outro bom ano tanto para as economias desenvolvidas como para as emergentes, porm os altos preos do petrleo cru e outras matrias-primas, a restritiva poltica

Economist Intelligence Unit Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

19

econmica e a baixa no consumo, causaro crescimento global lento em 2007, enquanto o preo elevado de mercadorias pode favorecer a economia de pases sul-americanos.7 Existem vrias ameaas que poderiam deteriorar o funcionamento da economia global. A maior parte destas, ou esto relacionadas com as economias desenvolvidas ou so de natureza geopoltica. A apertada poltica dos EUA poderia acarretar um atraso drstico com implicaes srias para muitos de seus parceiros comerciais. Os preos do petrleo e as taxas de inflao so incomodamente altos e uma ao adicional da poltica poderia ser necessria, mais uma vez atrasando o crescimento da economia global. Outros fatores, como forte reduo da alta econmica devido ao redirecionamento dos investimentos para a China, tenses no Oriente Mdio ou crescente sentimento protecionista poderiam atuar para desacelerar o ritmo da expanso econmica global em 2007.

Crescimento Econmico
A economia americana est desacelerando e est programada para continuar assim durante o resto de 2006 e em 2007. O forte crescimento nas primeiras etapas de 2006 ter como resultado um ndice de crescimento anual maior que o de 2005. A desacelerao na segunda metade de 2006 continuar influenciando 2007, conseqncia da queda do consumo e investimento mais lento. Atualmente esperase que a economia cresa em torno de 3,3% em 2006 e diminua para 2,2% em 2007. Os fatores de risco colocam em desvantagem e no se exclui um ou at dois trimestres de contrao ocasionados por uma racionalizao nos gastos da demanda do setor privado.
8

O efeito acumulativo do aumento da taxa de juros nos dois ltimos anos e a persistncia de preos altos de energia agravaro a baixa no consumo, o que minar o gasto domstico dos Estados Unidos. O mercado interno, que tem sido fonte primria de financiamento para os consumidores esbanjadores americanos durante os ltimos anos, no ir prover o mesmo nvel de estmulos economia nos prximos 12 meses. O mercado interno tem, consideravelmente, diminudo seu crescimento em 2006 e se espera que os preos imobilirios avancem a um ritmo muito mais moderado, se no se estancarem, no ano que vem. Ainda, se os preos imobilirios evitarem uma queda, a desacelerao do mercado interno suficiente para erodir a demanda domstica, j que o crdito sobre os valores imobilirios na sua alta havia sido o impulso primrio ao crescimento de 2003 a 2005. Enquanto os consumidores planejam mais uma vez seus oramentos futuros, os preos do petrleo (que se espera que se mantenham altos e consumam a maior parte da receita disponvel dos consumidores j que aumentam o preo da gasolina) apertam ainda mais seus oramentos. Espera-se que estes fatores conduzam a um crescimento da demanda da parte do consumidor menos abrupto durante o que resta de 2006 e nos dois primeiros trimestres de 2007.

InfoAmericas Tendencias Economist Intelligence Unit Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA
8

20 Coordenao: Apoio:

Trs anos de crescimento de dois dgitos conduziram a uma onda de investimentos que tem demonstrado, recentemente, sinais de diminuio. Pode haver lugar para outro trimestre forte, mas a rentabilidade deteriorar-se- ao final do ano, especialmente nos setores no-energticos, j que o crescimento na produtividade que afrouxa o emprego segue aumentando, mesmo que modestamente. Os altos preos da em energia se mantm, o que acarretar um atraso do crescimento do gasto de capital por parte da empresas, especialmente em 2007. At pouco tempo atrs, o investimento imobilirio estava crescendo quase to fortemente quanto o investimento de empresas, mas uma poltica monetria mais estrita est, finalmente, tendo impacto no mercado imobilirio. Espera-se que o investimento residencial em geral se estanque em 2006 e se contraia em 2007. O comrcio internacional ser ligeiramente negativo, causando impacto no crescimento do PIB em 2006 e neutro em 2007. O crescimento das exportaes aos EUA melhorar em 2006 mas cair em 2007, apesar de uma renovada debilitao do dlar. As tendncias na demanda relativa so mais importantes do que os movimentos na taxa de cmbio para explicar o desempenho do comrcio americano e se espera que os mercados de exportao dos Estados Unidos aumentem no ano seguinte. Depois de acelerar em 2006, as importaes desaceleraro em 2007 em resposta a uma demanda domstica mais dbil.

Inflao
A alta nos preos do petrleo este ano adaptar-se- aos altos custos de energia acumulados em 2005, custos que ainda seguem baixando a cadeia de custos e comeam a elevar os preos em indstrias h muito tempo removidas do setor energtico. Uma dificuldade a mais para as empresas a probabilidade de que o crescimento da produtividade diminua outra vez, enquanto que o maior componente de custo para as empresas americanas (o custo de mo de obra unitrio) tem se elevado em 2006 e se espera que aumente ainda mais. Durante os ltimos anos, os custos mais elevados tem sido absorvidos por empresas fora do setor energtico, j que os consumidores demonstraram ser demasiadamente sensveis alta de preos porque as companhias repassam seus custos de insumos aos consumidores. Mas com a economia avanando perto de sua capacidade mxima, as empresas esto em uma posio melhor para recuperar o controle de preos. Em 2006 o preo de petrleo e as presses relacionadas permanecero fortes e se prev que os preos ao consumidor aumentaro em mdia 3,8% antes de diminuir para 3,3% em 2007, resultado de uma demanda mais fraca e um alivio gradual do preo de petrleo e outras matrias primas durante o ano. A inflao do preo de produtores permanecer cerca de 4% em 2006 antes de cair a aproximadamente 3% em 2007, mais uma vez como conseqncia da queda de preos.
9

Economist Intelligence Unit Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

21

2.6. Previso Econmica do Setor Industrial dos EUA


Vesturio, Couro e Similares Equipamentos Eltricos, Eletrodomsticos e Componentes Outros Equipamentos de Transporte Produtos Plsticos e de Borracha Eletrnicos e Informtica $4,000

PIB Setorial (US$ bilhes)


Consumidores Industriais de Plstico
$7,000

$6,000

$5,000

Automveis, Carrocerias, Reboques e Peas Hospitais e Casas de Repouso Alimentos, Bebidas e Tabaco

$3,000

$2,000

$1,000

Construo Bens Durveis 2000 2001 2002 2003 2004 2005

$0

Fonte: Agncia de Anlises Econmicas dos EUA

Construo
O constante aumento das taxas de juros nos ltimos dois anos tem restringido o crescimento na indstria da construo. A construo industrial est em forte declnio, e durante os ltimos doze meses chegou a 17%, segundo dados de outubro de 2006. Alguns setores industriais como energia, turismo e construo comercial permanecem fortes. Em 2007, a previso de que a indstria ir diminuir 3%, com uma reduo prxima aos 10% na construo residencial e crescimento de 5% na construo noresidencial.

Bens Durveis
O consumo se manteve estvel em 2006, mesmo com a imploso do mercado de construo. A tendncia para o consumo per capita de bens durveis nos EUA de estabilidade, em parte devido ao aumento dos custos de embalagem que os fabricantes sofreram pela alta nas tarifas de energia. Para 2007, a previso de um modesto crescimento de 2%.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

22

Eletrnicos e Informtica
A produo nos EUA continua sua transio de se distanciar dos bens de baixo valor, que cada vez mais so produzidos na sia, e substitudo pela especializao nos segmentos com alto valor agregado, como semicondutores e micro-clulas. O setor continuar sua expanso, porm a previso oculta o fato da produo ser transferida para fora do pas. Para os exportadores brasileiros de produtos plsticos este deve ser considerado como um setor de crescimento negativo.

Equipamentos Eltricos e Eletrodomsticos


Aps uma dcada de intensa racionalizao, a produo por injeo moldada de equipamentos eltricos e eletrodomsticos est crescendo fortemente outra vez. A previso de um aumento de 3% em 2007.

Automobilstica
A produo automobilstica nos EUA caiu 2,4% em 2006 porque a alta do petrleo afetou a demanda por modelos americanos. GM, Ford e Chrysler venderam mais de seu estoque do que o que produziram. Montadoras japonesas, com fbricas nos EUA, lideraram o crescimento da produo. A tendncia de 2006 se manter no ano seguinte, porm a produo voltar para o azul (+1%), seguindo a reduo do estoque de automveis.

Outros Equipamentos de Transporte


A produo de outros veculos, como para a construo e a indstria de extrao, crescer 3% em 2007, com uma alta na demanda por veculos para os setores de minerao e energia, e um crescimento moderado para veculos de construo industrial.

Alimentos e Bebidas
Os altos custos causados pelo aumento nos preos das embalagens tm forado produtores nos EUA a consolidarem as marcas e a desenvolver embalagens com maior aproveitamento de espao. Isso provavelmente diminuir na demanda por plsticos em 2007 e 2008, mesmo se a indstria crescer moderadamente 2,5% em 2007.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

23

Vesturio
A tendncia de transferir a produo dos EUA para fora do pas continua em 15 ano. A manuteno forada das cotas sobre os produtos importados em alguns segmentos levar o setor a sofrer um declnio nos prximos anos. A previso para 2007 de -3,0%.

Farmacutico e Equipamentos Mdicos


Em 2007, o setor farmacutico j prev uma retrao de 4% em seu crescimento, j que as empresas tm sofrido problemas legais. No entanto, o segmento de equipamentos mdicos dever crescer prximo dos 8%, conforme as despesas com sade continuam a aumentar 10% por ano, acompanhando o envelhecimento da populao.

Crescimento Setorial Consumidores Industriais de Plstico


Indstria Consumidora do Plstico Todas Indstrias Construo Bens Durveis Eletrnicos e Informtica Equipamentos Eltricos, Eletrodomsticos e Componentes Automveis, Carrocerias, Reboques e Peas Outros Equipamentos de Transporte Alimentos, Bebidas e Tabaco Vesturio, Couro e Similares Produtos Plsticos e de Borracha Hospitais e Casas de Repouso Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR Compound Annual Growth Rate) 3 anos 10 anos 15 anos 5,0% 7,1% 3,8% 2,8% 4,0% -0,3% 5,1% 3,2% -3,1% 3,4% 4,4% 4,8% 6,4% 1,9% -0,3% 0,4% 2,3% 3,7% 2,8% -7,1% 2,7% 5,7% 5,2% 6,7% 3,5% 2,8% 2,5% 4,8% 1,6% 2,9% -4,2% 4,0% 5,6%

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

24

2.7. A Economia Externa dos EUA


O dficit da conta corrente segue sendo uma linha de falha na economia americana (junto com o alto nvel da dvida do setor privado). O dficit da conta corrente cresceu US$ 791 bilhes (6,4% do PIB) em 2005. O dficit manejado, em grande parte, pelo desenvolvimento na conta de capital; os Estados Unidos no tm poupana suficiente para financiar seu prprio investimento, necessitando de enormes afluncias de capital estrangeiro e tendo como resultado um enorme desequilbrio externo. Dentro da conta corrente, a maior rea de preocupao o dficit no comrcio de mercadorias. Importaes de bens so (em termos de efetivo) aproximadamente trs quartos mais altos do que as exportaes. Uma melhora significativa na posio externa requer um atraso substancial no crescimento das importaes com relao s exportaes, mas isto pouco provvel na ausncia de uma queda brusca do dlar americano ou de uma recesso na economia. A previso que o dficit da conta corrente crescer para US$ 873 bilhes (6,6% do PIB) em 2006, antes de contrair ligeiramente em 2007, mas somente em termos do PIB (a 6,5%).

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

25

PRODUTO INTERNO BRUTO A PREOS ATUAIS


2001a 2002 a 2003 a 2004 a 2005 a 2006 b 2007b 2008b 2009 b 2010
b

Gastos do PIB (US$ bilhes a preos atuais) PIB Consumo privado Consumo governamental c Investimento fixo lquido Exportao de bens e servios Importao de bens e servios Stockbuilding Demanda interna 10.128 7.055 1.826 1.646 1.033 1.400 -32 10.495 10.470 7.351 1.961 1.570 1.006 1.430 12 10.894 10.961 11.712 12.456 7.704 2.092 1.650 1.041 1.540 14 8.211 2.226 1.831 1.178 1.791 57 8.742 2.373 2.036 1.303 2.020 21 13.249 9.299 2.530 2.197 1.470 2.272 25 14.051 13.971 9.754 2.686 2.341 1.619 2.447 18 14.800 14.836 10.253 2.821 2.515 1.752 2.536 30 15.619 15.775 10.801 2.963 2.714 1.882 2.625 40 16.518 16.751 11.395 3.115 2.928 2.051 2.784 45 17.483

11.460 12.326 13.173

Estrutura Econmica (% de PIB a preos correntes) Consumo privado Consumo governamental c Investimento fixo lquido Stockbuilding Exportao de bens e servios Importao de bens e servios Outros Proporo de poupana pessoal (%) Proporo de poupana nacional (%) 1,8 2,4 2,1 2 -0,4 -1,1 0,8 1,2 1,6 1,8 69,7 18 16,3 -0,3 10,2 13,8 70,2 18,7 15 0,1 9,6 13,7 70,3 19,1 15,1 0,1 9,5 14,1 70,1 19 15,6 0,5 10,1 15,3 70,2 19 16,3 0,2 10,5 16,2 70,2 19,1 16,6 0,2 11,1 17,2 69,8 19,2 16,8 0,1 11,6 17,5 69,1 19 17 0,2 11,8 17,1 68,5 18,8 17,2 0,3 11,9 16,6 68 18,6 17,5 0,3 12,2 16,6

12,1

10,6

10,4

10,4

10,2

10,2

10,3

11

11,7

12

a) Cifras Atuais. b) Estimativas do Economist Intelligence Unit. c) Inclui gastos de capital governamentais. Fonte: Economist Intelligence Unit

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

26

Taxa de Cmbio
provvel que o valor do dlar americano se mantenha flutuante a curto prazo frente s principais moedas do mundo, o euro e o iene japons, pois os participantes do mercado buscam indcios sobre a direo da economia e a poltica monetria dos EUA. Inicialmente, os investidores acreditaram que o Federal Reserve Bank, ou Banco Central (BC) americano havia, simplesmente, pausado seu ciclo de aumento nas taxas, mas crescentes preocupaes sobre o retardo no crescimento esto sustentando a fraqueza do dlar recentemente. Opostamente h sinais de que o BC deveria empurrar as taxas muito mais acima do que atualmente se espera. Afim de combater a inflao poderiam precipitar a queda do dlar, pois os investidores voltam a atuao econmica e se preocupam que o BC esteja asfixiando o crescimento. A mdio prazo, a fraqueza do dlar continua. mais provvel que isto ocorra depois que o BC finalmente assinalar que futuras altas nas taxas no so provveis, um evento que se esperava nos finais de 2006. Para o final deste ano, provvel que o dlar esteja valendo US$ 1.34: 1 e 108: US$ 1. Os fatores que sustentam a fraqueza do dlar em 2006 pesistiro em 2007, com o dlar na mdia US$ 1.37: 1 e 100: US$ 1 em 2007.
10

Em Relao ao Cmbio Brasileiro


O dlar perdeu bastante valor contra o real entre 2004-2006 com a alta dos preos de commodities, favorecendo o comrcio brasileiro. Para 2007, analistas prevem um declnio nos preos de metais e reduo nos preos de energia, e possivelmente um declnio no preo dos alimentos, que em conjunto causaria uma queda no elevado supervit, que o Brasil tem registrado. Alm disso, o segundo mandato do presidente Luiz Incio Lula da Silva, sem alguns dos gavies monetrios no seu gabinete, provavelmente flexibilizar a poltica de juros altos de sua primeira administrao, levando lguma perda de investimento estrangeiro em dvida de curto prazo, enfraquecendo a moeda ainda mais, favorecendo as exportaes brasileiras.

Tendncias da taxa de cmbio


Taxa de cmbio %
3,53

(2000-2010)
Taxa: US$ 1 = R$ X

2,89 2,65 2,34 2,32 2,24 1,96 2,35 2,41 2,49 2,57

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Fonte: Economist Intelligence Unit

10

Economist Intelligence Unit Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

27

Tendncias de Exportao dos EUA


O enfraquecimento do dlar desde 2002 tem ajudado empresas dos EUA a recapturar mercados perdidos no exterior. Uma participao forte dos americanos na Amrica Latina e sia, dois mercados com alto crescimento desde 2003, tambm ajudou as vendas de exportao dos EUA. A fraqueza continuada do dlar em relao ao euro e ao iene nos prximos anos dever ajudar exportadores americanos a continuar crescendo em torno de 10% ao ano durante os prximos cinco anos.

Total de exportaes dos Estados Unidos (2000-2010; US$ milhes)

1.400.000 1.200.000

1.000.000

800.000 600.000

400.000 200.000

0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Fonte: Economist Intelligence Unit (2006)

Tendncias de Importao dos EUA


O crescimento das importaes dos EUA chegou ao pice em 2004, quase 17%, mas tem diminudo de velocidade desde que o dlar comeou a perder lugar contra o euro e o iene. Preos imobilirios em queda, que eram uma fonte extra de financiamento para consumidores no passado, levaro a menos consumo durante os prximos cinco anos. Preos de petrleo em declnio tambm ajudaro a diminuir a necessidade de importao dos EUA. E por ltimo, um aumento no sentimento protecionista poder diminuir a velocidade do processo de liberalizao do comrcio liderado pelos EUA na dcada de 1990. A previso do crescimento nas importaes nos EUA de cerca de 6,5% por ano durante os prximos cinco anos.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

28

Total de Importaes (2000-2010; US$ milhes)


2.400.000 2.160.000 1.920.000 1.680.000 1.440.000 1.200.000 960.000 720.000 480.000 240.000 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Fonte: Economist Intelligence Unit (2006)

Reservas Estrangeiras dos EUA


O alargamento recente do dficit de comrcio exterior dos EUA, em conjunto com um mercado de equity tem levado ao encolhimento das reservas, que somente serve para acelerar o declnio do dlar em relao s principais moedas.

EUA reservas estrangeiras (US$) (2000-2010)


77.000 70.000 63.000 56.000 49.000 42.000 35.000 28.000 21.000 14.000 7.000 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Fonte: Economist Intelligence Unit (2006)

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

29

Exportaes do Brasil para os EUA


Como o real se tornou muito forte em relao ao padres histricos nos anos recentes, existe uma preocupao crescente nos setores menos competitivos, como automotivo e txtil, de que o Brasil no poder sustentar o seu desenvolvimento de exportaes alm dos seus setores altamente competitivos de commodities. Assim que os preos de commodities cederem em 2007, como esperado, o impacto inicial nas exportaes brasileiras ser negativo, mas um enfraquecimento do real ajudaria o panorama do setor de manufaturados.

Exportaes brasileiras para os EUA ( Reais)


25.000 22.500 20.000 17.500 15.000 12.500 10.000 7.500 5.000 2.500 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Fonte: Economist Intelligence Unit (2006)

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

30

Exportaes dos EUA para o Brasil


Exportaes dos EUA ao Brasil caram 20% em 2002 com o enfraquecimento da moeda brasileira, mas tm crescido agudamente desde 2004, quando o boom liderado pelo commodities valorizou o Real e agregou poder de compra em termos de dlar aos consumidores brasileiros. Apesar das tarifas altas enfrentadas por produtos americanos quando entram no Brasil, a importao destes tm crescido de uma maneira constante, assim que o consumo brasileiro se recupera de hiato de 3 anos de 2000-2003 quando a moeda estava fraca. Mesmo que o Real enfraquea bastante em 2007, importaes dos EUA devero permanecer fortes, porque a economia interna do Brasil alimentada pelo crescimento continuado do crdito mais acessvel, dos gastos governamentais e do consumo. Alm disto, produtos dos EUA, graas a um Euro forte, so favorecidos por uma vantagem de preo no mercado brasileiro.

Exportaes dos EUA para o Brasil (2000-2010)


15.000 13.500 12.000 10.500 9.000 7.500 6.000 4.500 3.000 1.500 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Fonte: Economist Intelligence Unit (2006)

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

31

2.8. Indicadores de Entrada de Mercado


Imposto sobre as vendas
Imposto sobre vendas nos EUA varia de acordo com o estado, e abrange entre 0-7,24%, com uma mdia de aproximadamente 5%. O estado de Califrnia tem o imposto mais alto de 7,25%. Nas principais cidades como Nova York, Chicago e Los Angeles existe imposto local adicional sobre o imposto estadual; a cidade de Nova York tem o imposto local mais alto, de 4,375%.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

32

IMPOSTO SOBRE AS VENDAS ESTADUAIS


Imposto sobre vendas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Alabama Alaska Arizona Arkansas California Colorado Connecticut Delaware Florida Georgia Hawaii Idaho Illinois Indiana Iowa Kansas Kentucky Louisiana Maine Maryland Massachusetts Michigan Minnesota Mississippi Missouri (%) 4 nenhum 5,6 6 7,25 2,9 6 Nenhum 6 4 4 6 6,25 6 5 5,3 6 4 5 5 5 6 6,5 7 4,2 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Imposto sobre vendas Montana Nebraska Nevada N. Hampshire Nova Jersey Novo Mxico Nova York North Carolina North Dakota Ohio Oklahoma Oregon Pennsylvania Rhode lsland South Carolina South Dakota Tennessee Texas Utah Vermont Virginia Washington West Virginia Wisconsin Wyoming (%) nenhum 5,5 6,5 Nenhum 7 5 4 4,5 5 5,5 4,5 Nenhum 6 7 5 4 6%, 7% 6,25 4,75 6 5 6,5 5%, 6% 5 4

Fontes: Wikipedia, http://www.taxadmin.org

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

33

Zonas de Livre Comrcio nos EUA


Cidade Estado Zonas de Livre Comrcio FTZ No. 50 Long Beach FTZ No. 191 Palmdale FTZ No. 202 Los Angeles FTZ No. 244 Riverside County FTZ No. 1 NovaYork City FTZ No. 37 Orange County FTZ No. 52 Suffolk County FTZ No. 111 JFK Intl. Airport FTZ No. 36 Galveston FTZ No. 84 Harris County FTZ No. 171 Liberty County FTZ No. 199 Texas City FTZ No. 265 Conroe (Montgomery County) FTZ No. 21 Dorchester County FTZ No. 20 Suffolk FTZ No. 5 Seattle FTZ No. 85 Everett FTZ No. 86 Tacoma FTZ No. 128 Whatcom County FTZ No. 212 Tacoma FTZ No. 216 Olympia FTZ No. 73 BWI Airport FTZ No. 74 Baltimore FTZ No. 255 Washington County FTZ No. 56 Oakland FTZ No. 104 Savannah FTZ No. 2 NovaOrleans FTZ No. 32 Miami FTZ No. 166 Homestead FTZ No. 180 Miami (Wynwood) FTZ No. 45 Portland FTZ No. 64 Jacksonville FTZ No. 25 Broward County FTZ No. 241 Fort Lauderdale FTZ No. 35 Philadelphia FTZ No. 147 Reading FTZ No. 261 Alexandria FTZ No. 122 Corpus Christi FTZ No. 115 Beaumont Beaumont TX FTZ No. 116 Port Arthur FTZ No. 117 Orange

Los Angeles, Long Beach

CA

Port NovaYork/NovaJersey

NY

Houston

TX

Charleston Norfolk

SC VA

Tacoma, Seattle

WA

Baltimore Oakland Savannah NovaOrleans Miami Portland Jacksonville Port Everglades Philadelphia Morgan City Corpus Christie

MD CA GA LA FL OR FL FL PA LA TX

Fonte: US Trade Zones Board http://ia.ita.doc.gov/ftzpage/letters/ftilist.html

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

34

Marcas e Patentes
A proteo da propriedade intelectual imprescindvel para qualquer empresa entrar em negociaes internacionais, inclusive nos EUA. Patentes e marcas so supervisionados pelo US Patent and Trademark Office (USPTO), uma agncia do Departamento de Comrcio. Existe uma quantidade extensiva de informao na pgina de internet da agncia, e pode-se fazer o pedido de registro de produtos on-line. As diretrizes bsicas das marcas e patentes nos EUA so as seguintes:

Como pedir registro de uma Patente


Para conseguir um patent, o formulrio de requerimento dever ser arquivado no U.S. Patent and Trademark Office (USPTO) http://www.uspto.gov.

Especificao (Descrio e Alegaes) A ordem seguinte de organizao deve ser observada na formatao do requerimento: (a) Formulrio de transmisso do requerimento (b) Formulrio de transmisso da taxa de requerimento (c) Pgina de dados do Requerimento (Data Sheet) (d) Especificao (e) Desenhos (f) Juramento ou declarao executado As especificaes devem conter as seguintes sees, por ordem: (1) Titulo ou nome do invento (2) Referncia cruzada aos requerimentos relacionados (se existir). (Requerimentos relacionados podem ser discriminados em uma pgina de dados do requerimento, ao invs de ou em conjunto com a listagem na especificao) (3) Declarao de pesquisa/desenvolvimento patrocinado federalmente (se algum) (4) Referncia a uma Listagem Seqencial, uma tabela ou anexo de listagem em programa de computador em CD e uma incorporao por referncia do material no CD. O nmero total de CD's, incluindo cpias e os arquivos em todos os CD's devem ser especificados. (5) Histrico (background) do invento (6) Breve resumo do Invento (7) Breve descrio das vrias vistas do desenho (se existir) (8) Descrio detalhada do invento (9) Uma alegao ou alegaes (10) Resumo da divulgao da descoberta (11) Seqncia da listagem (se tiver) FONTE: http://www.uspto.gov/web/offices/ac/qs/ope/fee2006october14.htm#patapp

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

35

O escritrio de Patentes e Marcas dos EUA (U.S. Patent and Trademark Office (USPTO)) recomenda que todos os requerentes contratem o servio de um advogado ou agente especializado em marcas e patentes para preparar e dar prosseguimento ao requerimento. Para obter informaes sobre advogados e agentes especializados na sua regio, entre no site na internet do USPTO Office of Enrollment and Discipline http://www.uspto.gov/web/offices/dcom/gcoumsel/oed.htm. Quando pedido, o USPTO enviar materiais informativos fornecendo uma viso ampla do processo de obteno de uma patente nos EUA. Estas informaes incluem requisitos gerais e uma listagem das Bibliotecas Depositrias de Patentes e Marcas (Patent and Trademark Depository Libraries).

Como Obter uma Marca


Pode ser preenchido um formulrio on-line, verifique se est complete, e entregue pela Internet usando o sistema eletrnico, Trademark Electronic Application System (TEAS), no endereo eletrnico http://www.uspto.gov/teas/index.html. Atravs do TEAS, tambm possvel responder a aes e arquivar aes, fazer notificao de alterao de endereo, alegaes de uso e pedidos de extenso de prazo para dar entrada a uma declarao. O status do seu requerimento pode ser checado no banco de dados do Trademark Applications and Registrations Retrieval (TARR) http://tarr.uspto.gov. 9250), para pedir um formulrio em papel. Se no tiver acesso internet, pode-se ligar para o Centro de Assistncia pelos telefones, 1-800-786-9199 (ou 571-272-

Preciso de um advogado para fazer o requerimento de registro de marca? No, mas pode ser proveitoso contratar um advogado que esteja familiarizado com assuntos e procedimento de registro de Marca. O requerente deve cumprir com todos os requisitos substantivas e processuais das leis e regulamentos que regulam (Trademark Act e Trademark Rules of Practice) mesmo se no representado por um advogado. Os nomes de advogados especializados em marcas podem ser encontrados nas pginas amarelas, ou atravs de contato com a associao de advogados. Empresas de procura de marcas esto frequentemente listadas nas pginas amarelas sob "Trademark Search Services" ou "Patent and Trademark Search Services". A USPTO no pode ajudar na escolha de uma empresa de procura ou de um advogado. TAXAS A taxa para dar entrada a um requerimento (ou taxa nacional), a taxa de procura e a taxa de verificao so devidas no ato do pedido do processo. As taxas sujeitas a reduo para pequenas entidades que tm status estabelecido (37 CFR 1.27) esto demonstradas em uma coluna separada. Para maiores informaes chame o centro de contato do USPTO: (571) 272-1000 ou (800) 786-9199. Pagamentos provindos de pases estrangeiros devem ser imediatamente pagveis e negociveis nos EUA pelo valor total da taxa requisitada.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

36

2.9. Assuntos de Diferenas Culturais


Alguns dos erros mais comuns que cidados no-americanos inclusive brasileiros podem vir a cometer so os de mal entendidos a respeito de a) estilo de comunicao e b) o processo e a estrutura de tomada de decises.

Comunicao
Os americanos esperam que as comunicaes sejam pontuais, transparentes e livres de problemas. A maneira mais comum de comunicao de negcios via e-mail, e se espera que estes sejam respondidos dentro de 2-3 dias, se no menos. As ligaes telefnicas devem ser retornadas da mesma maneira. A falha de retorno cria um sentimento de incerteza.

Transparncia
No-americanos frequentemente no percebem a importncia de transparncia, por exemplo a comunicao de toda a informao e notcia, tanto bom quanto ruim.

Conhecimento da Lngua Inglesa


A maior parte dos americanos nunca saiu do pas, conseqentemente no esto preparados para trabalhar com pessoas que no falam o ingls americano que eles possam entender. estrangeiro. Muitos americanos pr-julgam aqueles que falam com sotaque e isto pode trabalhar contra o fornecedor

Os Processos e a Estrutura de Tomada de Decises


No Brasil, o estabelecimento de relacionamentos pessoais um componente-chave para fazer negcios no pas, e gestores investem muito tempo para criar confiana e entendimento mtuo em um nvel pessoal antes de entrar em discusses sobre negcios. Nos EUA, por outro lado, competncia de vendas com dados informativos e uma boa argumentao, predominam sobre relaes pessoais. Os americanos freqentemente dependem de pesquisa de mercado e outros dados quantitativos para justificar suas ofertas e se posicionam no mercado contra os concorrentes. Estrangeiros que viessem para a mesa de negociao sem esta lio de casa seriam considerados despreparados e sem qualificao.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

37

Comportamento de Comprador, Consumidor/Distribuidor/Varejista


Companhias estrangeiras inclusive brasileiras raramente se colocam no lugar do cliente em potencial. A estratgia de marketing/vendas do empurra-empurra que pode funcionar nos seus pases, no funciona nos EUA, onde o mercado enorme, a concorrncia enorme e existem muitas alternativas, dentre as quais os clientes podem escolher. importante fazer um esforo para tentar entender o cliente alvo, como tambm seus concorrentes para oferecer solues, em vez de simplesmente vender o que tem. Compradores em nveis diferentes no canal de distribuio demonstram comportamentos diferentes, e impossvel generalizar, pois depende de que tipos de produtos esto sendo vendidos, e o que se quer atingir com a compra. Mais uma vez, o entendimento do perfil do comprador alvo e as suas necessidades (inclusive consideraes de tempo e prazos) seriam imprescindveis para se fazer uma oferta que fecharia a venda e conquistaria os clientes. Os fatores determinantes incluem: a) preo, b) qualidade /performance, e c) servio ao consumidor, mas, especialmente, em produtos de commodities e aplicaes industriais, o bom servio ao consumidor cria relacionamentos de longa durao entre os clientes e seus fornecedores que facilita a conquista de clientes pelo vendedor.

O Conceito de Tempo
Por ltimo, mas no de menor importncia, no-americanos devem estar cientes de que o seu conceito de tempo pode ser diferente de que o da sua contrapartida americana. O dizer americano famoso tempo dinheiro tem um peso significante entre empresrios americanos, e os americanos detestam perder tempo sem necessidade. Pontualidade na chegada a uma reunio e na entrega de promessas extremamente importante afim de ganhar e manter a confiana. Os americanos tambm tendem a pensar mais a curto prazo que as seus parceiros internacionais, parcialmente devido ao fato que o desempenho da gerncia da empresa medido trimestralmente pelos seus acionistas. De 1-3 anos o prazo mais longo que eles considerariam para uma negociao, e argumentos de benefcios de longo prazo raramente tero efeito. Mais uma vez, o conhecimento das necessidade e prioridades deles seria a chave de uma negociao de sucesso.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

38

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

39

3. FILMES DE POLIETILENO GOFRADOS


3.1. DESCRIO DO PRODUTO
Filmes de polietileno gofrados so produzidos principalmente a partir de LDPE (Low-Density Polyethylene, Polietileno de Baixa Densidade) ou HDPE (High-density Polyethylene, Polietileno de Alta Densidade). Eles so bastante usados em combinaes com no-tecidos em fraldas, absorventes higinicos e lenos.

3.2. Estatsticas de comrcio


Comparao entre Cdigos NCM e US HTS
A Programao Tarifria Harmonizada dos Estados Unidos (US HTS) o recurso primrio para determinar a classificao tarifria para bens importados pelos Estados Unidos. A US HTS baseada no Cdigo e Sistema de Classificao estabelecido pela Organizao Alfandegria Mundial e outros pases incluindo o Brasil usam o Sistema Harmonizado (NCM) como base para sua programao tarifria. Como o Brasil usa os cdigos tarifrios NCM como base para seus dados de comrcio, uma tabela adicionada como anexo para comparar os cdigos NCM e a Programao Tarifria Harmonizada para esta e outras categorias de produtos mencionados neste trabalho.

No h nenhum cdigo US HTS para filmes de polietileno gofrado e nem cdigo NCM, e o HTS 3920.10 inclui uma variedade de filme feito de plstico. Desta forma, os dados de comrcio mostrados acima, apenas fornecem uma idia de paises exportadores desse grupo de produtos de modo geral.

Exportaes Globais Brasileiras do Produto Filmes de Polietileno


3920.10.99 Chapas de Polmero de Etileno Noreforado, etc.
Fonte: Alice Brasil (Unidade: US$ FOB) Nota: Foi encontrada informao somente sobre 2004 e 2005.

2004 $27.266.363

2005 $32.285.507

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

40

Estatsticas de Comrcio dos Estados Unidos


Total de Importaes dos EUA & Exportaes do Produto
2002 IMPORTAES EXPORTAES $467.528.638 $621.157.840 2003 $576.926.698 $657.891.870 2004 $712.342.404 $756.936.544 2005 $849.034.054 $844.941.773

FONTE: US Online Trade (Unidade: US$)

Os 10 Principais Exportadores do Produto


O Canad domina o mercado de importao pelos EUA algo natural, j que vrios fabricantes americanos possuem instalaes de produo no Canad. As importaes levam uma tarifa de 4,2%, para todos os pases exceto Canad e Mxico, para os quais no h tarifa devido ao acordo do NAFTA.

Os 10 Principais Pases Exportadores do Produto


10 Principais Pases Exportadores do Produto
HTS Pas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Canad Alemanha Japo China Mxico Coria do Sul Reino Unido Frana Israel Malsia
Fonte: US Trade Online

3920.10 Valor de importao do EUA (US$) $511.310.207 $53.968.151 $46.424.522 $29.952.723 $22.561.853 $20.689.252 $17.317.199 $16.196.688 $16.099.889 $15.026.816 Tarifa de Importao 0,00% 4,20% 4,20% 4,20% 0,00% 4,20% 4,20% 4,20% 0,00% 4,20%

Nenhuma cota existe para esse produto, nenhuma restrio no-tarifria aplicada e nenhum processo anti-dumping foi identificado. No h necessidade de Licenas de Importao.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

41

3.3. Ambiente Regulatrio


Como um produto intermedirio, os filmes de polietileno gofrados possuem requerimentos obrigatrios para ser importado para os EUA ou para serem vendidos. Para eles no existe nenhum requerimento obrigatrio. Assim, a prpria indstria define espontaneamente os padres aos quais todos aderem.

As normas de qualidade para filme industrial PE gofrado dependem da aplicao. O fabricante do produto final (o conversor ou acabador) determina as especificaes do filme (calibre, largura, cor, etc.). O filme usado em fraldas pode variar de acordo com os diferentes fabricantes ou, at mesmo, de acordo com as diferentes marcas do mesmo fabricante. Produtores de absorventes higinicos esto constantemente inovando para manter participao de mercado e sempre desenvolvendo padres de qualidade maiores nesse mercado maduro. No mercado de fraldas/absorventes sanitrias, KimberlyClark e Procter & Gamble atuam no policiamento da indstria, estabelecendo e mantendo padres de qualidade. Por exemplo, a Pliant - produtor de filmes de polietileno gofrado usados em fraldas - tem plantas certificadoras ISO 9002. Essa certificao pode ser voluntria, mas pode ser necessria para vender material para os produtores-chave. Fabricantes de telas especiais tais como a Specialty Fabric Group tero requerimentos especficos baseados nas vrias aplicaes das texturas que produzem.

A investigao no encontrou exigncias para a embalagem dos filmes, embora o comprador possa impor exigncias na forma como os rolos so etiquetados. As regras da FDA (Administrao de Alimentos e Medicamentos, Food & Drug Administration) se aplicam em produtos que contenham certos aditivos qumicos ou naturais que tocam a pele, produtos que dizem ser hipo-alrgico, mas isso tem a ver com a embalagem dos produtos finais e no se aplica a bens intermedirios.

Nenhuma regra de produto especfico se aplica a trazer amostras desse grupo de produtos precisam ser etiquetados como amostras, de maneira que seja impossvel de violar, e precisam ser valorizados no mais que US$1,00/unidade na nota comercial.

3.4. Ambiente de Mercado


Especialistas da indstria no conseguiram fornecer a informao sobre a produo de filmes de polietileno gofrados nos EUA por si s, mas, dado que as principais aplicaes de filmes de polietileno gofrado so fraldas e lenos, o tamanho de seus mercados so fornecidos como referncia.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

42

3.4.1.

Fraldas

Tendncias da Venda de Fraldas Descartveis (bilhes de unidades)

30

25

20

15

10

0 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003

Fonte: Freedonia (2004)

Vendas de fraldas descartveis valorizadas em US$ 9 bilhes em 2003 alcanaram 26,7 bilhes de unidades em 2003, seguindo um crescimento anual de 0,8% durante o perodo de 1998 a 2003. Em geral, crianas usam 8.000 a 10.000 fraldas antes de serem treinadas a usar o vaso sanitrio, sendo que os maiores mercados so para bebs e crianas que esto comeando a andar. A demanda de fraldas pouco afetada por crises econmicas, j que esses produtos so de necessidade. O mercado de fraldas que compreendido por fraldas infantis, calas plsticas infantis e fraldas geritricas um mercado maduro, que mostra pouca variao de um ano para o outro. O aumento da concorrncia na indstria de fraldas levou a quedas de preo no varejo perto de 20% desde 1998, devido principalmente popularidade de comprar fraldas de grandes varejistas e atacadistas. Inovaes no design continuam medida que produtores tentam se diferenciar com conforto, melhores ajustes, convenincia, identificao da marca e biodegradabilidade. As vendas de fraldas descartveis esto com uma previso de crescimento anual de 1% durante o perodo de 2003 a 2008 para alcanar 28 bilhes de unidades. O crescimento ser liderado por produtos de incontinncia adulta, que est encontrando um aumento na aceitao entre uma populao que est envelhecendo. O aumento na demanda de LPDE usado em fraldas previsto para crescer menos de 1%. Alguns filmes de polietileno esto sendo substitudos por no-tecido na indstria de fraldas.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

43

Vendas de Fraldas Descartveis, 2003 (26,7 bilhes de unidades)


Produtos de inontinncia adulta 8%

Cala plstica para beb 21%

Fralda infantil 71%

Fonte: Freedonia (2004)

USO DE FRALDAS DESCARTVEIS (BILHES DE UNIDADES)

% Crescimento Anual Produto Fralda Descartvel Fralda Infantil Calas de treinamento para bebs Produtos de incontinncia adulta
FONTE: FREEDONIA (2004)

1998 25,7 18,2 5,4 2,1

2003 26,7 18,8 5,7 2,2

2008 28,0 19,5 6,1 2,4

2003/1998 0,8 0,7 1,1 0,9

2008/2003 1,0 0,7 1,4 1,8

Preo Mdio
O preo mdio depende da aplicao, mas, de acordo com os dados de mercado dos EUA, o preo mdio de filmes de polietileno (cdigo usado HTS 3920.10) cerca de US$1,20/libra, ou US$ 2,65/quilo. Dado que esse cdigo mais provavelmente inclui uma variedade de diferentes tipos de filmes, o preo do filme de polietileno gofrado pode ser mais perto de US$1,00/libra, ou US$ 2,20/quilo.
Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 44

Sazonalidade de Demanda
Os filmes de polietileno gofrados so usados predominantemente em fraldas e absorventes higinicos e, para estas aplicaes, a sazonalidade de demanda dos consumidores observada em calas plsticas descartveis. Mais unidades so compradas em agosto do que em qualquer outro ms (por causa do treinamento de uso de vaso sanitrio antes do comeo das aulas em setembro). A demanda para fraldas para nadar maior nos meses de vero (junho, julho, agosto).

3.5. Concorrncia
A seo seguinte foca o mercado principal para filme de polietileno gofrado fraldas a fim de detalhar os principais players que utilizam este produto. Deve-se lembrar que existe certa sobreposio desta seo com a seo de filmes no-tecido.

Principais Fabricantes
O mercado de fraldas nos EUA considerado maduro e a produo est concentrada em trs fabricantes globais: 1) Procter & Gamble (com as marcas Pampers e Luvs); 2) Kimberly-Clark (Huggies e Pull-Ups); e 3) Tyco International, que fabrica fraldas de marca personalizada (private label) para grandes varejistas. Todos os trs tambm fabricam absorventes higinicos tm estratgias de produo/mercado distintas para manter sua participao de mercado e o seu crescimento. No mercado de produtos para incontinncia adulta, existem diversos participantes menores, apesar de a Kimberly-Clark e a Tyco serem os lderes do mercado, seguidos por Paper Pak (Attends).

No existe praticamente nenhuma concorrncia estrangeira no mercado americano de fraldas para bebs. Existe alguma concorrncia no mercado para incontinncia adulta (SCA Hygiene http://www.sca.com uma empresa sueca). Certos absorventes higinicos so importados e distribudos pela Procter & Gamble e o filme de polietileno gofrado pode ser importado.

Absorventes higinicos so fabricados nos EUA e vendidos principalmente atravs de grandes varejistas (Wal-Mart, Target, Babies R Us), redes atacadistas (Costco, Sams), e lojas varejistas de alimentos e medicamentos. Distribuidores on-line vendem fraldas por atacado a preos mais baixos do que os de lojas varejistas e, at mesmo, de muitas redes atacadistas. Distribuidores de produtos mdicos possuem linhas de produtos para incontinncia adulta vendidos para hospitais e clinicas de tratamento continuado ou casas de repouso.

Os produtos da Procter & Gamble foram responsveis por 48,3% das vendas totais de fraldas em 2005. Procter & Gamble proprietria das marcas globais Pampers e Luvs. Eles so conhecidos pelas suas marcas fortes e a sua inovao e so famosos pela utilizao meticulosa de informaes sobre
Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 45

consumidores para desenvolverem uma variedade de produtos baseado nas necessidades dos consumidores. A Procter & Gamble detinha 17,1% das vendas de calas plsticas em 2005. A Procter & Gamble foi a pioneira no desenvolvimento de fraldas descartveis e continua a desenvolver melhorias tanto em relao qualidade, quanto em relao eficincia de manufatura.

A Procter & Gamble converte materiais terceirizados nas suas fraldas e absorventes higinicos com sua marca registrada. Eles trabalham com fornecedores para desenvolver os bens intermedirios utilizados no produto acabado. A Procter & Gamble mantm um sistema de registro de fornecedores on-line para avaliar fornecedores em potencial de bens industriais intermedirios (ex. filme gofrado e bens de rolo de no-tecido).

Existe uma especializao nesta cadeia de manufatura: fabricantes diferentes fornecem os bens industriais intermedirios que resultaro no produto acabado, como fraldas. A Procter & Gamble pode usar fornecedores distintos para marcas distintas: Pampers a sua marca premium, enquanto Luvs uma marca de menor preo. O filme gofrado (e no-tecido) usados em cada produto pode ter variao de qualidade e outras exigncias. Tredegar, um fabricante americano de filme de polietileno gofrado, fornece o produto para pelo menos uma das marcas da Procter & Gamble. Em alguns casos, os filmes gofrados so patenteados e fabricados exclusivamente para a Procter & Gamble.

A Procter & Gamble distribui para grandes varejistas, lojas de gneros alimentcios, medicamentos e distribuidores on-line. A Procter & Gamble faz a importao de certas linhas de absorventes sanitrios e os distribui sob o nome das suas marcas.

A Kimberly-Clark foi a segunda colocada em vendas de fraldas em 2005, sendo responsvel por 36,8% das vendas totais, sendo lder na indstria geral de absorventes higinico. Esta empresa conhecida pelas suas marcas muito fortes, qualidade, desenho e inovao. A Kimberly-Clark fabrica as fraldas de bebs Huggies, calas plsticas, pull-ups, e produtos para incontinncia adulta, A Kimberly-Clark foi a lder em calas plsticas, com vendas responsveis por 66,35 do mercado. A Kimberly-Clark uma das quarto maiores produtoras de no tecido no mundo.

Atravs da sua empresa, Global Partnership, a Kimberly-Clark desenvolve os materiais que so utilizados na fabricao dos seus produtos de marca, como fraldas. A Kimberly-Clark terceiriza materiais ou outros bens intermedirios que so utilizados na manufatura de fraldas e outros produtos.

A Kimberly-Clark distribui seus produtos diretamente aos grandes varejistas, lojas de produtos mdicos e alimentcios e redes atacadistas. Em 2003, 13% das vendas totais da Kimberly-Clark se destinou ao Wal-Mart. A Kimberly-Clark tambm distribui para atacadistas on-line.
Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 46

A Tyco International, Ltd., um outra lder global de indstria, e a maior produtora de absorventes higinicos para marca personalizada (private label) no mercado de EUA. Eles fabricam produtos de marca personalizada para grandes varejistas como Wal-Mart, Target, Kroger, Toys R Us, CVS, e Albertsons. Tyco oferece dois nveis de produtos, um premium e outro econmico.

A Tyco distribui produtos de private label (marcas personalizadas) diretamente ao grande varejista. A Tyco oferece distribuio de produtos de sua marca de varejo diretamente on-line. Eles so proprietrios de vrias empresas, que fazem produtos absorventes higinicos; Paragon Trade Brands, que produz produtos de marca personalizada da Wal-Mart; e Kendall Healthcare, um lder em produtos para incontinncia adulta. Fraldas para marcas personalizadas (private label) foram responsveis por 14% das vendas totais de fraldas em 2005 e a sua participao no mercado tem previso de aumentar no futuro. Fraldas de marca personalizada custam 20-30% a menos que grandes marcas, e so atraentes para consumidores no s pelo preo, mas tambm pela presena licenciada de personagens de desenhos animados frequentemente usados neles.

A maturidade do mercado de fraldas tem levado a inovao em qualidade e desenho, e um decrscimo no preo de cerca de 20% de 1998 a 2003. As vendas caram em termos de valores de 2001 a 2005. Os trs principais fabricantes desenvolveram inovaes de qualidade nas fraldas (o uso de ncleos de SAP super absorbent polymer ou polmero super absorvente que seguram o lquido em at 30% do seu peso) e continuamente mudam o design, adicionando coberturas acolchoadas, desenhos, e personagens de desenhos animados para manter a participao de mercado. Os fabricantes pagam de 5% a 12% de royalties para licenciar personagens da Disney ou Nickelodeon para fraldas e calas plsticas. Na diminuio dos preos, os principais players concorrem a cada nvel de preo.

A maturidade do mercado de fraldas levou a uma especializao em calas plsticas e produtos para incontinncia adulta tambm. E assim que as empresas se diferenciam. Fraldas de treinamento e natao ficaram mais especializados com caractersticas de valor agregado, como as fraldas da Procter & Gamble com revestimento de sensao de molhado, que permite que a criana sinta algum grau de umidade. Produtos para incontinncia adulta tm melhorado em termos de espessura, controle sonoro, e proteo contra odores. A Procter & Gamble e a Kimberly-Clark mantm pginas na internet que oferecem dicas de cuidados do beb, blogs, e cupons para os seus produtos. Eles anunciam suas marcas na televiso e revistas nacionais, e oferecem cupons em circulares semanais.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

47

Principais Players no Mercado de Fraldas


Fabricante Pginas na internet Participao de mercado 48,3% Descrio

Procter & Gamble

www.pg.com

Fabricante de fraldas, absorventes higinicos, lenos Fabricante de fraldas, absorventes higinicos, lenos Fabricante de fraldas, absorventes higinicos, lenos

Kimberly-Clark

www.kimberly-clark.com

36,8%

Tyco International Ltd.

www.tycohealthcare.com/

14,0%

IMPORTANTES PLAYERS ADICIONAIS NA INDSTRIA DE FRALDAS Fabricante Pginas na Internet Vendas de Filmes nos EUA (US $ milhes) $800 Descrio

Pliant

www.pliantcorp.com

Fabricante de filme para a indstria de fraldas Fabricante de filmes. Fornece para a Procter & Gamble, SCA (Sucia), e Johnson & Johnson Tecidos sintticos especiais para uma variedade de indstrias (inclusive automotivo e de higiene)

Tredegar

http://www.tredegar.com

$370

Precision Fabrics Group

http://precisionfabrics.com/

$150

A Pliant e a Tredegar dedicam suas foras de vendas por aplicao e grupo especfico de usurios finais e trabalham com relaes muito estreitas com seus clientes. O filme de polietileno gofrado usado em outras aplicaes nos Estados Unidos, como no setor automotivo, de higiene e outros produtos. A Precision Fabrics Group uma empresa que fabrica tecidos sintticos especiais para uma variedade de indstrias, inclusive a automotiva, de aeronutica, e higiene, e terceiriza bens de filme gofrado e de rolo de no-tecido. Esta e outras empresas necessitam de fornecedores para fornecer filme PE gofrado de especificaes tcnicas especficas (largura, cor, e calibre).

3.6. Canais de Distribuio e Prticas de Venda


Canais de Distribuio
Os maiores usurios finais de filmes de polietileno para o mercado de fraldas trabalham de maneiras distintas no tocante a fornecedores/canais de distribuio. A Procter & Gamble trabalha com uma rede de fornecedores (ver a rede de fornecedores em seu site) ao redor do mundo. A Procter & Gamble
Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 48

vende diretamente para grandes varejistas (Wal-Mart, K-Mart, Target, grandes atacadistas), pequenas lojas varejistas de medicamentos e produtos alimentcios e distribuidores on-line. Kimberly-Clark Seus fornecedores esto geralmente geograficamente perto e trabalham com a Kimberly-Clark para produzir e desenvolver materiais de acordo com a ltima tecnologia. A KimberlyClark tem sua prpria rede de distribuio, vendendo principalmente para grandes varejistas (Wal-Mart, K-Mart, Target, grandes atacadistas), pequenas lojas varejistas de medicamentos e produtos alimentcios e distribuidores on-line. A Tyco Internacional produz produtos de marca personalizada por contrato a grandes varejistas, lojas varejistas de medicamentos e produtos alimentcios, fornecedores de produtos mdicos (incontinncia adulta, fraldas de crianas prematuras), e distribuidores on-line.

Prticas de Venda
J que os lderes da indstria, Kimberly-Clark e Procter & Gamble, atuam como policiais para a indstria, estabelecendo padres higinicos e de qualidade, fornecedores e conversores devem atender s especificaes que essas companhias ditam. A Procter & Gamble usa um sistema de registro on-line para fornecedores em potencial ao redor do mundo. A gesto de fornecimento da Procter & Gamble revisa a informao e contatam as companhias pr-selecionadas para fornecer mais informao. Conversores avaliam fornecedores em potencial, geralmente em um processo contnuo. Dada natureza competitiva da indstria, esto sempre procurando os materiais desejados com os menores custos. Cotaes so geralmente feitos por peso (em libras), mas os fornecedores em potencial devem atender aos critrios de especificaes do material determinados pelo conversor. Como as inovaes de mercado continuam, as especificaes mudam. Tambm, preos de varejo baixaram 20% desde 1998, assim, j que atender a especificaes um fator-chave, preo o segundo fator em relevncia. Em geral, fornecedores devem estar perto do conversor para uma boa comunicao e entrega pontual dos materiais. O prazo de entrega curto, ento fornecedores para importantes produtores de fraldas devem ser responsivos s necessidades do fabricante/conversor com estoque pronto. Este mais um ponto de desafio para fornecedores estrangeiros que querem entrar no mercado. A maior parte dos fabricantes no exterior so percebidos como fracos em termos de qualidade e no esto avanados to tecnologicamente quanto seu competidores dos EUA. Dizem que eles no tm produo com escala suficiente, baixo calibre e capacidades de cor, e, muitas vezes, falta-lhes a capacidade de produo para filmes obtidos por matriz plana e filme soprado por derretimento. O pagamento lquido em 30 dias a norma na indstria, o pagamento feito atravs de cheques para vendedores domsticos e por transferncia eletrnica para vendedores no exterior. A maioria dos filmes so fornecidos de dentro dos Estados Unidos, e so transportados por container/caminho.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

49

3.7. Principais vias de Desenvolvimento de Negcios


A conferncia mais importante identificada a conferncia conjunta da ANTEC & Plastic Magazine, que coincide com a feira comercial. Feira Comercial Pgina Internet da Histrico do nvel de Participao IDEA 07 www.idea07.com 7000 Local (Cidade, Estado) Miami, FL 24 a 26 de abril, 2007 Int'l Engineered Fabrics Conference & Expo, todos os nveis, 300+ expositores, 60 pases, 1/3 participantes / proprietrios, executivos, alta gerncia Frum de vantagem de mercado, tecnologia e exposio. Todos no ramo de plsticos (no s filmes) 34% R&D, 20% treinamento & educao, 18% engenharia, fabricao, compra, controle de qualidade, 16 % vendas & marketing, 12% gerncia. IFAI Expo oferece produtos e servios cobrindo todas as faces da indstria de texturas especiais. Data Descrio

ANTEC/Plastics Magazine

www.4spe.org

N/A

Cincinati, OH

6 a 10 de maio, 2007

IFAI Expo

Annual

www.ifai.com

N/A

Las Vegas, NV

07 de outubro, 2007

3.8. Lista de Compradores em Potencial e Vendas Representantes


A lista de compradores em potencial est anexo a esse documento. No havia agentes identificados por nenhuma das fontes. Fabricantes dos EUA trabalham diretamente com seus clientes/usurios finais. Se o cliente um fabricante grande como a Kimberly-Clark, eles, muitas vezes, lidam com produtos exclusivos e/ou patenteados, e razovel presumir que essa venda liderada internamente e no confiada a um agente.

3.9. Estratgia de Entrada no Mercado e Recomendaes


Identificando Segmentos de Oportunidade
As vendas de produtos naturais esto criando um nicho vivel nos Estados Unidos. Preocupaes com o meio-ambiente e com a natureza dos materiais que tocam na pele da criana esto guiando esta tendncia. Ainda que comeando de uma base relativamente pequena, existe uma demanda crescente de fraldas biodegradveis, vendidas como unidades inteiras ou peas descartveis. Vrias marcas
Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 50

estrangeiras vendem no mercado americano por canais de nicho, como supermercados de produtos naturais como a Whole-Foods ou diretamente aos consumidores online, ou pelo correio, anunciados em revistas para pais e de vida natural. Como as grandes firmas tm resistido entrada nesse segmento (pelo medo de canibalizar seu prprio mercado), h espao para a entrada de novos fornecedores estrangeiros. Companhias australianas, suecas e de pases europeus so os laboratrios de inovao nesse segmento e tm poucos problemas em encontrar um mercado nos EUA, mesmo com seus tamanhos pequenos e altos preos.

Enquanto a populao acima de 65 anos aumenta, (o envelhecimento da gerao baby boomers e o aumento da expectativa de vida), a demanda de produtos para incontinncia adultos crescer. O crescimento est projetado para 1,8% ao ano at 2010, enquanto o crescimento de fraldas infantis projetado para ser 0,7% (a populao de crianas abaixo de trs anos est projetado para decrescer). A Kimberly-Clark e Tyco fabricam marcas mundiais no mercado de incontinncia adulta, Mash e fabricantes menores tambm. A Paper Pak fabrica a Attends e produtos de marcas personalizadas. A Principle Business Enterprises, Inc., fabrica a linha de produtos Tranquility. A First Quality Enterprises, Inc., fabricam produtos Prevail. A SCA Hygien da Sucia fabrica e distribui os produtos Serenity e Tena. Os fabricantes menores no distribuem apenas para grandes varejistas, mas tambm atravs de distribuidores de produtos mdicos, distribuidores on-line e para casas de repouso no Estados Unidos. A First Quality Enterprises, especialmente criou um nicho de marketing, fornecendo diretamente para casas de repouso, hospitais e profissionais de cuidados e sade domsticos. Eles levam vantagem em marketing e oportunidades na criao de rede de contatos em conferncias organizados em cuidados mdicos a longo prazo, envelhecimento e administrao de facilidades de cuidados da sade por Estado especfico.

Posio

Segmento

Crescimento

Fraldas infantis biodegradveis

Alto

Presena de Fornecedores estrangeiros Presena mdia Crescimento alto

Motivos principais de deciso de compra 1. Integridade do Produto, 2. Preo, 3. Conforto/Qualidade 1. preo, 2. Qualidade 1. preo, 2. Qualidade, 3. Prazo de entrega

Produtos de incontinncia adulta Fraldas infantis convencionais

Baixo

Presena baixa Crescimento - baixo Presena baixa Crescimento - baixo

Nulo

Estratgia de Entrada no Mercado


A estratgia para a entrada no mercado de produtos biodegradveis trazer ao mercado um produto de marca que satisfaa a demanda de mercado e de integridade do produto (taxas de biodegradabilidade altas 50% ou mais) e, ainda, competir em termos de preo, o que, em princpio,
Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 51

um fabricante brasileiro deveria ser capaz de competir em igualdade com competidores europeus e australianos. Embora o conceito de biodegradabilidade ainda est limitado a canais diferenciados, isso provavelmente mudar nos prximos trs a cinco anos enquanto a conscincia ambiental crescer mais entre pais novos e as grandes marcas forem atradas pelos lucros desse segmento. Companhias brasileiras deveriam entrar por canais de varejo e on-line, atingindo consumidores diretamente com um programa de marketing on-line e promovendo tanto o conceito como a diferena brasileira por canais de relaes pblicas tradicionais. Os mercados de fraldas convencionais e absorventes higinicos so dominados por alguns fabricantes globais como Kimberly-Clark, Procter & Gamble e Tyco International na indstria de fraldas infantis que possuem uma variedade de empresas em suas cadeias integradas de fornecimento. Basicamente, as mesmas estratgias de entrada no mercado so identificadas na indstria de filmes de polietileno gofrado e no-tecido de cuidado pessoal e higiene. Dada natureza integrada e madura da indstria e a importncia da proximidade dos usurios finais, a melhor maneira de vender para os EUA encontrar um jeito de se incluir em uma das cadeias de fornecimento de fabricantes importantes, ou atravs do fornecimento para um grande conversor ou para um fornecedor nos EUA que tenha uma relao estabelecida com um deles. Fabricantes de notecido ou fornecedores muitas vezes fornecem ambos no-tecido e filmes de polietileno gofrados notecido um sub-segmento da indstria de filmes plsticos e tem associaes e feiras dedicada a esta indstria. Devido aos padres especficos de qualidade que so exigidos pelos usurios finais, devemse estudar esses requisitos cuidadosamente a fim de mostrar sua qualificao ao abordar compradores em potencial. A escolha do produto seria importante j que existem diferentes players dependendo da aplicao. A seguir, so detalhadas algumas informaes mais especficas por sub-segmento.

3.9.1.

Fraldas Infantis Convencionais

O mercado de fraldas infantis maduro, altamente competitivo e desfruta de pleno crescimento. As margens so pequenas e a competio feroz por fabricantes domsticos. Em um mercado assim aquecido, os lderes de mercado impem seus prprios padres e constantemente fazem uma reviso de fornecedores, procurando diminuir custos. Redes de fornecedores so estabelecidas pelos lderes de mercado. Assim, abordar diretamente os usurios finais ou seus conversores quem estiver tomando as decises de compra seria a estratgia a ser tomada. Ambos o preo e a qualidade so exigidos nesse mercado, e os lderes de tm seus prprios padres para qualificar novos fornecedores. Eles possuem um portflio de produtos high-end e low-end, de forma que existem critrios diferentes de seleo para cada segmento preo pode ser a chave para uma aplicao, mas pode no ser para outras.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

52

Alguns mtodos de fabricao so patenteados, de forma que, enquanto os lderes de mercado conduzem constantes selees de fornecedores, o turnover de fornecedores no esperado ser muito alto fornecedores so escolhidos por relaes de longo prazo. Ambos Kimberly-Clark e Procter & Gamble tm sistemas de registro de fornecedores on-line. Assim, a porta est supostamente aberta, mas contatos diretos e pessoais com o comprador sejam com um dos lideres de mercado ou um conversor seria critico para causar uma impresso duradoura e ser um ponto de partida na identificao de bons parceiros locais para se trabalhar.

3.9.2.

Produtos para Incontinncia Adulta

O mercado ainda pequeno comparado ao de fraldas infantis, mas um de crescimento mais rpido (1,8% por ano at 2010, comparado com 0,7% para fraldas infantis). A Kimberly-Clark e a Tyco tm as maiores marcas, mas, neste mercado, h fabricantes menores como a Paper Pak (Attends), Principle Business Enterprises Inc (Tranquility), First Quality Enterprise (Prevail) e SCA Hygiene (Serenity). Alguns compram diretamente de produtores de insumos e fazem sua prprias converses, enquanto outros trabalham com conversores. Fabricantes menores no vendem apenas para grandes varejistas, mas tambm atravs de distribuidores de artigos mdicos, distribuidores on-line e diretamente para casas de repouso pelos EUA. Um bom entendimento de suas estratgias e processo de procurement seria necessrio a fim de identificar os grupos que se encaixam em suas qualificaes e necessidades. Dada natureza fragmentada do mercado e a perspectiva de crescimento, a identificao de um grande conversor ou de usurio final de produtos de incontinncia adulta seria a melhor abordagem a ser tomada na entrada no mercado dos EUA. Preo, assim como padro de qualidade, seria importante na abordagem de compradores em potencial e seria importante mostrar entrega rpida. Participao em conferncias sobre cuidados da sade a longo prazo e envelhecimento tambm auxilia no entendimento da dinmica do mercado de produtos para incontinncia adulta, alm da identificao de conversores e outros protagonistas nesse nicho mas crescente mercado.

3.9.3.

Fraldas Infantis Biodegradveis

Existem apenas alguns players nesse mercado, e a maioria so ou europeus ou canadenses, nenhum grande player dos EUA entrou nesse mercado. O mercado est ainda em desenvolvimento e o conceito de fralda biodegradvel ainda est sendo definido. Novas tecnologias e tipos de produtos so introduzidos, e algumas fraldas biodegradveis so feitas sem filmes plsticos. Por exemplo, fraldas Nature Boy & Girl (Sucia) so feitas de maizena ao invs de camadas exteriores plsticas, enquanto as marcas TenderCare e Seventh Generation so feitas sem alvejantes de cloro. A marca Kushies um tipo de liner usado como envoltrio de fraldas. A gDiapers fabrica fraldas com telas no interior feitas de nylon poliuretano costado esticvel, combinados com forros internos feitos de nylon aerado. Achar o produto de modelo certo que inclui filmes plsticos gofrados e no-tecido seria importante para tirar
Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio: 53

vantagem do crescente interesse em fraldas biodegradveis. O uso inovador de plsticos seria a chave para desenvolver um prottipo que atenda ambos os padres de qualidade de consumidores dos EUA e a necessidade do produto se desintegrar. Pontos de venda (PDV) para estes produtos geralmente so muito seletivos: uma combinao de supermercados orgnicos e lojas on-line e de especialidades infantis. Anunciar fraldas desse tipo requer uma abordagem alvo por canais de comunicao fechados e fontes de informao que pais (mes especialmente) geralmente usam: boca a boca forte e pais tambm se recorrem a revistas para pais, salas de bate-papo, boletins on-line para a aquisio de informao. Organizaes ambientais tambm so partes interessadas muito ativas na formao de opinio desses produtos. A internet representa um grande papel sobre produtos desse tipo e campanhas promocionais criativas pela internet para alcanar esse nicho de pais preocupados e outras partes interessadas ajudariam a espalhar os benefcios ambientais e a inovao de tecnologias usadas nos novos produtos. Existem distribuidores e representantes de venda dedicados a produtos orgnicos. Alinhar-se a eles em adio a campanhas de marketing dirigido asseguraria pedidos de varejistas. Certificar o produto por organizaes como ASTM (por exemplo, ASTM D6400-99 para especificao de plsticos de fcil decomposio) iria fornecer um selo de aprovao oficial da integridade do produto. A participao em conferncias sobre produtos biodegradveis e produtos relacionados iria ajudar sem dvida a entender problemas, descobrir idias de campanhas de marketing e tambm identificar novos compradores.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

54

LISTA DE TTICAS PROMOCIONAIS


Fraldas Infantis Produtos de Incontinncia Adulta Notas Fraldas Biodegradveis

Expandir base de clientes Participao em feiras industriais

Notas

Notas

Mercado fragmentado

Mercado fragmentado

Conferncias e seminrios

conferncias sobre envelhecimento e cuidados a longo prazo

Comparecer e falar em conferncias considerando as preocupaes de consumo de produtos amigveis ao meio ambiente com design do produto e preocupaes de venda.

Misses de negcios para compradores alvos

Compradores provavelmente no comparecem a feiras,. Melhor custo-benefcio para se encontrar com novos compradores em ferias comerciais.

Misses de negcios para compradores de principais feiras comerciais Misses de Negcios Reversos til para abordagem com transfomadores

Meios de comunicao: Notas de imprensa e campanhas de mdia Importante meio para aumentar o conhecimento da biodegradabilidade e disponibilidade de produtos. Fonte essencial de credibilidade

Pginas da internet em ingls, URL Links de sites comerciais B2B

Fonte essencial de credibilidade Canal til para alcanar parte do mercado.

Fonte essencial de credibilidade til canal para atingir parte do mercado.

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

55

4. ANEXOS

Anexo 1: NCM-US HTS Guia de Converso


HTS Description (em ingls)
Other plates, sheets, film, foil and strip, of plastics, noncellular and not reinforced, laminated, supported or similarly combined with other materials - Of Polymers of Ethylene.

NCM
Filmes de Polietileno 3920.10.99

Descrio do NCM
Outras chapas de Polmeros de Etileno, No-Reforadas, Etc

HTS
3920.10

Estudo do Mercado de Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

56

Anexo 2: Principais Compradores de Filme de Polietileno nos EUA


TIPO
1 2 3 P P T

EMPRESA
Colbond Nonwoven W.G.Steve Company, Inc American Custom Converting Beckmann Converting, Inc. (ex-Gem Urethane) Converted Products High-Tech Conversions Kayline Processing Kimberly-Clark Corp. Micrex Corporation Midwest Filtration Company

ENDEREO
P.O.Box 1057, Enka, NC 28728 P.O.Box 1512, Dalton, GA 30722 2441 Larsen Road, Green Bay, WI 54303 P.O.Box 390, Amsterdam, NY 12010

WEBSITE
www.colbondnonwovens.com www.wgsteve.com www.acconverting.com www.beckmannconverting. com

TELEFONE
(828) 665-5000 (706) 278-8282 (920) 494-3258

NOME
George Miklowcic Greg Ponitz Peter Bekx Mark Kyles Mary Parillo Christopher Gorenc Ron Conn Claudio Orefice Michael Lebwohl Harley Hoffman Susan Smith Drew Hom Tory Mastern

CARGO / DEPT
Ger. Compras Presidente Ger. Financeiro

E-MAIL
colbondnonwovensusa@ colbond.com gponitz@yahoo.com acc2pjb@aol.com acc2mjk@aol.com mparillo@ beckmannconverting.com cgorenc@convertedproducts. com rconn@convertedproducts.com info@hightechconversions.com lebwohl@kayline.com hoffman@kayline.com smsmith@kcc.com mail@micrex.com tmastern@midwestfiltration. com

(518) 842-0073

Ger. Compras Presidente Ger. Vendas Presidente Presidente Supervisor Servios Ger. de Desenv. de Produtos Compras

5 6 7 8 9 10

T T T T T T

8501 West Towere Ave., www.convertedproducts. Milwaukee, WI 53224 com 11a Pasco Drive, East Windsor, CT 31 Coates Street, Trenton NJ 08611 Nonwoven Fabrics Business, Bld 100/4, Roswell, GA 30076 17 Industrial Road, Walpole, MA 02081 www.hightechconversions.com www.kayline.com www.kcnonwovens.com www.micrex.com

(414) 354-4433 (860) 370-9829 (609) 695-1449 (770) 587-8958 (508) 660-1900 (513) 874-6510

9775 International Blvd., www.midwestfiltration.com Cincinnati, OH 45246

Tipo: D - Distribuidor P - Produtor T - Transformador

Estudo do Mercado de

Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

57

TIPO
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 T T T T T T T T T T

EMPRESA
Ness Disposables Nolar Industries Ltd. Pacon Corporation Xamax Industries BWF America, Inc. Nice-Pak Products Precision Transformers Superior Felt & Filtration Aetna Felt Corporation Atmore Industries, Inc.

ENDEREO
P.O. Box 3019, Asheville, NC 28802

WEBSITE
www.slosman.com

TELEFONE
(828) 274-2100 (905) 669-5513, x235 (860) 923-2100 (203) 888-7200

NOME
Joy Wells Richard Ho

CARGO / DEPT
Vice Presidente Ger. Compras

E-MAIL
joy@slosman.com rsho@nolarindustries.com athompson@ paconcorporation.com r.owens@xamax.com cscoble@bwf-america.com cmccormick@bwfamerica.com cmallon@nicepak.com phines@upstate.net bhannan@superiorfelt.com snyderk@aetnafelt.com bfarrai@frontiernet.net

602 Millway Avenue, Concord, Ontario L4K 3V3, www.nolarindustries.com CANADA 929 Riverside Drive, Thompson, CT 06277 63 Silvermore Road, Seymour, CT 06483 7453 Empire Dr., #340, Florence, KY 41042 2 Nice-Pak Park, Orangeburg, NY 10962 4012 North Blackstock, Spartanburg, SC 29301 28001 W.Concrete Dr., Ingelside, IL 60041 2401 West Emaus Ave., Allentown, PA 18103 1 Industrial Drive, Atmore, AL 36504 www.paconcorporation.com www.xamax.com www.bwf-america.com www.nicepak.com N/A www.superiorfelt.com www.aetnafelt.com www.flotecinc.com

Andrew Thompson Ger. Compras Bob Owens Ger. Materiais

(859) 282-4550 (845) 365-1700 (864) 574-7832 (815) 759-1234 (610) 791-0900 (251) 368-2194

Clinton Scoble, Jr. Compras Colleen McCormic Cheryl Mallon Phillip Hines Barb Hannan Kim Snyder Billy Farr Compras Presidente Ger. Compras Compras Ger. Geral

Tipo: D - Distribuidor P - Produtor T - Transformador

Estudo do Mercado de

Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

58

TIPO

EMPRESA

ENDEREO
PO Box 608, Dalton, GA 30722 445 Sixth Street, Grand Rapids, MI 49504 PO Box 33462, Charlotte, NC 28233 6540 North Industrial Road, Milwaukee, WI 53223 645 Howard Avenue, Somerset, NJ 08873 1541 N.Powerline Road, Pompano Beach, FL 33069

WEBSITE
www.norvilleindustries .com www.oliverproducts. com www.oxco.com www.sellarswipes. com www.sorbentproducts. com www.superiorfabrics. com

TELEFONE

NOME

CARGO / DEPT
Vice-Presidente Operaes Ger. Compras Ger. Compras / Marketing Ger. Compras Compras

E-MAIL
PattiSilvers@norvilleindustries. com lcoeling@oliverproducts.com waustin@oxco.com dgess@sellarswipers.com hessm@sorbentproducts.com

21 22 23 24 25

T T T T T

Norville Industries Oliver Products Oxco Incorporated Sellars Sorbent Products Co., Inc.

(706) 278-2303 (616) 456-7711 (704) 333-7514 (414) 353-5650 (732) 302-0080

Patti Silvers Laurie Coeling Will Austin Dave gess Mark Hess

26

Superior Fabrics Co., Inc.

(954) 975-8122

Sandy Hayduke

Compras

shayduke@superiorshade.com

27

The Triad Group Tudor Converted Products Tufco Technologies Harodite Industries, Inc.

Brookfield, WI 53045 Suite 203, Middlebury, CT 06762 P.O.Box 23500, Green Bay, WI 54305 66 South Street, Taunton, MA 02780

www.triad-group.net

(262) 641-1500

Rene Carver

Ger. Compras

rcarver@triad-group.net

28 29 30

T T D

N/A www.tufco.com www.harodite.com

(203) 758-8888 (920) 336-0054 (508) 824-6961

Richard Cuminale Rick Fitchett Don Gallant

Presidente Ger. Compras Ger. Compras

ricktcp@sbcglobal.net RickF@tufco.com dgallant@harodite.com

Tipo: D - Distribuidor P - Produtor T - Transformador

Estudo do Mercado de

Filmes de Polietileno nos EUA Coordenao: Apoio:

59

Vous aimerez peut-être aussi