Vous êtes sur la page 1sur 16

Guia de Profisses

Educao Fsica

ando continuidade ao nosso Guia de Profisses, abordaremos, neste nmero, o universo de atuao e como funciona, dentro da UEA, o curso de Educao Fsica. Tomando como referncia o mercado regional, a carncia de mode-obra especializada, principalmente no interior do Amazonas, mostra um quadro promissor para os futuros profissionais com a abertura de campos de trabalho e com a intensa preocupao da UEA em formar pessoas capacitadas, conscientes da responsabilidade social que esta profisso exige. A Educao Fsica, enquanto profisso, encontra-se em plena expanso, segundo o senso do IBGE (2006), sendo a formao acadmica decisiva para que as reas de atuao fossem garantidas no meio social. O curso, que durante um bom perodo foi alocado nas Cincias Humanas, migrou para as Cincias da Sade a partir da dcada de 80.

ndice
HISTRIA
Amaznia Pr-histrica ............ Pg. 03
(aula 7)

BIOLOGIA
Gentica 1. e 2. lei de Mendel ................................................... Pg. 06
(aula 8)

MATEMTICA
Estudo das probabilidades ....... Pg. 07
(aula 9)

QUMICA
Substncias e Misturas ............ Pg. 09
(aula 10)

LITERATURA BRASILEIRA
Quinhentismo (1500 a 1601) .... Pg. 11
(aula 11)

HISTRIA
Renascimento........................... Pg. 13
(aula 12)

Ao longo do tempo, os cursos de graduao perceberam que empregavam a cincia do movimento de forma equivocada e realizaram mudanas em seus currculos. A partir dessa mudana, foi descoberto o manancial para a nova concepo profissional, dando vazo a vrias reas de atuao. Em amplo contexto, o esporte, a atividade fsica e a viso do corpo foram sendo preocupaes da rea das Cincias da Sade, com profunda relao com a filosofia, as cincias sociais e a historicidade. Assim, desperta o ser pensante e atuante com formao acadmica crtica e humanstica ao mesmo tempo. O sentido de amplitude do saber foi conseguido com a formao acadmica de jovens comprometidos com a pesquisa e com a extenso universitria. Hoje, o profissional encontra oportunidades de trabalho em v r i o s nichos sociais, tais como: atendimento em recreao e lazer para todas as idades; formao acadmica para ministrar aulas em todos os nveis da educao; atendimento em espaos de prtica da atividade fsica (academ i a s ) ; atendimento como tcnico de modalidades esportivas competitivas; responsabilidade em planejamento de polticas pblicas sobre esporte, lazer e atividade fsica, atendimento em associaes, clubes e parques que promulgam o movimento humano. Enfim, o profissional ocupando o seu espao, fazendo valer o que preconiza o Conselho Regional de Educao Fsica (CREF-AM) em atender primeiro necessidade profissional daqueles que buscam a formao acadmica em Educao Fsica. O curso na UEA Na UEA, o curso de Educao Fsica foi oferecido recentemente, no vestibular de 2007, tendo sua primeira turma de 800 alunos iniciado as aulas neste ms.

Referncia bibliogrfica ......... Pg. 15

Realizado pelo Sistema Presencial mediado pela Tecnologia, est sendo oferecido em 16 municpios: Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunep, Humait, Itacoatiara, Lbrea, Manacapuru, Manicor, Maus, Parintins, Presidente Figueiredo, So Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tef. A composio de pessoal com a responsabilidade de implantar e executar o curso de Educao Fsica na UEA a seguinte: 48 professores titulares (atuantes na base em Manaus) e 40 professores assistentes (atuando na base dos municpios participantes do projeto). Neste primeiro momento, 40 professores assistentes passaram por um curso de capacitao, realizado em janeiro, com as seguintes disciplinas: Metodologia Cientfica e Interpretao de Textos sob responsabilidade dos professores Jefferson Jurema e Walace Queiroz; Aspectos Histrico-sociais da Educao Fsica (Moacir Atila e Alice Ramos); Biologia Geral Aplicada Educao Fsica e ao Desporto (Mariana Macedo Leito e Marcelo Torres Cardoso); Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor (Ana Lcia Baslio e Silvania Furtado); Lazer e Recreao: Aspectos Pedaggicos e Tcnicos (Vanderlan Santos Mota e Carlos Alberto Zacarias); e Ginstica Geral (Myrian Abecassis Faber e Anervina Lima de Souza). O resultado do curso selecionou os 16 professores que sero nossos representantes nos municpios onde o curso ser oferecido. O projeto nasce do intenso esforo da UEA em priorizar a formao de recursos humanos e interiorizar o conhecimento. Com esse desafio em andamento, os coordenadores do Curso de Educao Fsica criaram um grupo de pesquisa junto Plataforma Lattes do CNPq (LIBEF-AM) e uma Revista Eletrnica denominada O CURUPIRA. Durante o curso, at dezembro de 2011, sero editados 48 livros de apoio pedaggico.

Histria
Professor Francisco MELO de Souza Aula 7

Amaznia pr-histrica
1. Uma discusso terica sobre a Amaznia H uma questo sempre posta quando se busca explicar a Amaznia durante a pr-histria (utilizaremos esse termo para significar o perodo anterior escrita), perodo mais longo e menos estudado da Amaznia: como se pode comprovar a veracidade do que se diz sobre a economia, a organizao social e a diviso do trabalho na Regio (DOS SANTOS, Francisco Jorge. Histria do Amazonas. Amazonas: Editora Novo Tempo, 2000, p. 19.) Quando teria iniciado o processo de ocupao da Amaznia? Os estudos sobre a pr-histria da Amaznia vm sendo feitos por vrios pesquisadores (arquelogos, etno-historiadores, historiadores e cientistas sociais) desde o sculo XIX. Mais recentemente, importantes pesquisadores desenvolveram trabalhos sobre a pr-histria da Amaznia com o apoio institucional da Universidade Federal do Amazonas e de outras instituies acadmicas. Entre esses estudiosos do tema, podemos citar: Bety Meggers, Anna Roosevelt, Andr Proust, Pedro Igncio Smith, Eduardo Ges Neves, Charles Hart entre outros. Os primeiros trabalhos amaznicos afirmavam que o processo de ocupao pr-histrica da Amaznia ocorreu dos Andes at o Atlntico. A justificativa para essa afirmativa era que a Amaznia possua um meio ambiente pobre e incapaz de produzir uma cultura complexa e densa devido ao solo cido pouco frtil. Por outro lado, os Andes possuam um ambiente propcio para o desenvolvimento de uma densa populao e uma complexa cultura. As descobertas feitas por Roosevelt em Monte Alegre, no Par, vm mostrar que, na Amaznia, desenvolveram-se culturas complexas h muito mais tempo do que se supunha, os chamados Cacicados Complexos, na parte oriental da regio. 2. Fases de ocupao da Amaznia Os arquelogos e cientistas sociais apresentam uma periodizao especfica para o processo de ocupao da Amaznia: a) Paleoindgena (11.200 8.500 a.C.) Nesse perodo, os povos paleoindgenas viviam da coleta de moluscos, de plantas e da caa de animais de pequeno porte (SANTOS, Francisco Jorge. Histria do Amazonas. Manaus: Editora Novo Tempo, 2000, p. 19). As descobertas da arqueloga Anna Rooselvelt, em Monte Alegre, Par, levam-nos a acreditar que havia a prtica da pesca e da caa de animais, pois era comum o uso de pontas de lanas feitas de pedra. No h registros dessa poca de habitaes mais elaboradas, o que nos sugere que esse povo habitava grutas e cavernas.

depois em terra firme, propiciando a sedentarizao do homem amaznico. Segundo Antnio Porro, a agricultura surgiu a partir do feijo, da abbora e do milho. Os arquelogos descobriram diversos sambaquis (stios arqueolgicos recobertos por camadas de conchas e de vegetao fluvial) que comprovam esse perodo nas regies do delta, do baixo Amazonas, da Guiana e do Orenoco.

01. Analise os itens abaixo e depois marque a alternativa correta:


I. Os ndios tapajs ficaram conhecidos historicamente por usarem roupas tecidas de algodo e por possurem a testa achatada. II. Os ndios mundurucus foram pacificados por Lobo DAlmada. III. Os ndios bars falavam a lngua aruaque e viviam no Alto Rio Negro. IV. Os ndios manos viviam, originalmente, no rio Madeira. V. Ajuricaba era lder dos manos e foi morto por Belchior Mendes de Morais. a) b) c) d) e) I, II e III esto corretos. II, III e V esto corretos. I, III e IV esto corretos. I, III e V esto corretos. II, IV e V esto corretos.

Fig.2 Agricultura na fase paleoindgena

2. Periodo Formativo ou Pr-histria Tardia (1.000 a. C.-1540) Surgiram, nessa poca, em determinadas regies amaznicas, os chamados Cacicacos Complexos. Uma cultura com um grau de complexidade significativo em vrios campos, tais como a produo de alimentos, a organizao social do trabalho, a jornada de trabalho reduzida, o sistema de organizao religiosa, as organizaes festivas, etc. Os Cacicados Complexos Organizao econmica A principal atividade econmica era a agricultura em grande quantidade, pois havia tcnica de plantio a partir da coivara (a derrubada das rvores, seguida de queimada em uma rea de terra firme onde era feito o plantio; na vrzea, a plantao ocorria logo aps a vazante). Praticavam-se tambm tcnicas de terraplenagem para a construo de viveiros para a criao de quelnios. Em determinados lugares, o milho era o alimento principal, seguido da mandioca, do peixe e de animais silvestres. A jornada de trabalho girava em torno de 4 horas dirias. O trabalho para a subsistncia era desenvolvido por todos os membros de uma comunidade. Os produtos manufaturados, como tecidos, cermicas, armas, etc., eram comercializados num movimento intertribal feito a longa distncia e realizado periodicamente. Organizao social e poltica Havia estratificaes sociais que determinavam tambm a organizao poltica dos Cacicados Complexos: no topo, estava o grande chefe, que tinha seu poder justificado a partir de uma origem divina. Havia um estrato subordinado ao grande chefe, a quem se pagavam tributos, e os escravos conquistados em guerra. 3. Os povos das guas do sculo XVI A seguir, apresentaremos alguns povos a partir de suas localizaes geogrficas e das respectivas provncias (categoria utilizada para situar os domnios territoriais de cada um desses povos). Provncia de Aparia Localizava-se na regio do baixo Napo, estendendo-se at o atual municpio de So Paulo de Olivena. Nessa Provncia, havia vinte povoados compostos de at cinqenta grandes casas. O destaque era a grande plantao de milho. Aparia Grande ou Aparia, o Grande, consistia na sede provincial, na regio da boca do rio Javari.

02. Considera-se a realidade amaznica como uma das reas da Amrica onde as pesquisas arqueolgicas, durante o perodo Paleoindgena, ainda so escassas. Sobre essa fase, podemos afirmar:
a) Foi o perodo em que comeou a ocupao da Amrica, por meio do Estreito de Behring. b) A ocupao da Amaznia ocorreu no perodo entre 11.200 a.C. a 8.500 a.C. A populao que chegou Amaznia era nmade, vivia da coleta de moluscos e habitava grutas e cavernas. c) Foi o perodo em que ocorre uma imigrao dos Andes Centrais para a Amaznia Ocidental. d) Vestgios encontrados em Monte Alegre (PA) sugerem que a caa importante elemento para comprovar a veracidade cientfica desse perodo. e) b e d esto corretas.

03. De acordo com os seus conhecimentos sobre as fases de ocupao da Amaznia, analise os itens abaixo e marque a alternativa correta.
I. Paleoindgena Perodo mais antigo de ocupao da Amrica, em que ocorreu uma imigrao da frica para o Brasil, segundo as descobertas de L. W. Lund, em Lagoa Santa MG. II. Arcaica Fase em que ocorreu uma importante transformao no processo produtivo: a descoberta da agricultura e a produo de cermica. III. Pr-Histria Tardia Fase em que ocorreu o surgimento das sociedades complexas, a exemplo dos Cacicados Complexos. a) b) c) d) e) I, II e III so verdadeiros. I e II so verdadeiros. I e III so verdadeiros. II e III so verdadeiros. I verdadeiro.

Fig. 1 Ponta de lana feita de pedra lascada. Pesquisa Fapesp: Revista Cincia e Tecnologia no Brasil. Outubro, 2003.

b) Arcaica (7.5001000 a.C.): Nesse perodo, ocorre o desenvolvimento da produo agrcola, especialmente na vrzea,

Provncia dos Omguas Seus domnios comeavam a partir de 120km acima da foz do Javari, estendendo-se at o Mamoria, entre o Juta e o Juru. Os omguas apresentavam dois traos importantes que chamavam a ateno: a deformao artificial do crnio e o fato de possurem tcnicas de produo de roupas tecidas com algodo e em cores.

Pano Localizava-se nas cabeceiras dos rios Purus, Juru e Uayali. Catuquina Localizava-se a sudoeste, entre o rio Purus e o Juru. J Estava na regio sul do atual Estado do Par e norte de Mato Grosso. Tucuna A oeste do Negro, pelo I e pelo Japur. Tucano A noroeste do Uaups. Xirina No extremo norte, em Roraima.
Fig. 3 a) ndio Omgua com cabea em forma de mitra. b) Busto de um ndio Cambeba. Fonte: Expedio de Alexandre Rodrigues Ferreira Amaznia.

01. Caverna de Pedra Pintada 11200 anos atrs. Enquanto mulheres e crianas saem para colher castanha-do-Brasil, os homens esto no meio da mata mida, caando anta. A cena foi reconstruda a partir de uma descoberta que est colocando a arqueologia de pernas para o ar. Ela indica que o homem chegou ao continente americano h muito mais tempo do que se supunha, adaptou-se bem a um ambiente considerado hostil e criou uma cultura superior de outros prhistricos de sua poca.
(http:www2.uol.com.br/super/ super06961amaz.htmi).

5. Demografia Foram feitas vrias pesquisas para determinar o levantamento demogrfico da Amaznia prhistrica. Citemos as principais concluses. Os pesquisadores na rea da lingstica, como Cestmir Loukotka, classificaram 718 lnguas faladas na Amaznia. Elas foram agrupadas nos troncos: Tupi, Caribe, Aruaque, Pano, Ge, Tucano (alm de outras lnguas isoladas no-catalogadas). O etno-historiador Willian Denevan (1977), reconhecendo a importncia histrica do processo de despovoamento, fez um levantamento demogrfico da Amaznia, levando em considerao a distino entre os dois maiores ecossistemas: terra firme e vrzea. Em seus estudos, estabeleceu para a terra firme, 98% do territrio amaznico, com 0,2 hab/km, o que corresponde cifra de um milho de habitantes. Para a vrzea, reconheceu a alta concentrao de recursos naturais explorados pela tecnologia indgena. Por isso, sugeriu uma densidade de 14,6 hab/km correspondente a 950 mil habitantes para os 65 mil km. Em nmeros redondos, somam-se dois milhes de habitantes, s para a Amaznia brasileira. Nesse sentido, podemos afirmar que, no sculo XVI, a Amaznia era densamente povoada, e que a vrzea detinha uma maior concentrao demogrfica em relao terra firme.

Provncia de Machifaro Localizava-se na margem direita do Solimes, entre os rios Tef e Coari. Recebeu vrios nomes, tais como: Curuzirari, Carapuna e Aisuari. Essa provncia ficou conhecida como Aldeia do Ouro, pelo fato de que indivduos dessa populao usavam pingentes de ouro, trocados em comrcio intertribal. Provncia de Yoriman Dominava cerca de 250km, a partir das proximidades de Coari, estendendo-se at o Purus, na margem direita do Solimes. Ficou conhecida como Aldeia da Loua devido belssima cermica policrmica produzida por eles. Era conhecida ainda como Solimes. Tida como uma nao guerreira, atemorizava os portugueses. Provncia de Paguana Localizava-se do Purus, na margem direita, at o encontro das guas. Havia dois povoados: o dos Bobos e o dos Viciosos. Provncia dos Tarums Iniciava seus domnios na Barra e estendia-se at o rio Urubu. Os tarums eram povo do tronco lingista Aruaque. Provncia dos Tapajs Situava-se da regio do Nhamund at a foz do rio Tapajs. O cronista da expedio de Francisco de Orellana, frei Gaspar de Carvajal, batizou as vrias aldeias de grandes cidades. Outro cronista, Cristbal de Acua, da expedio de Pedro Teixeira, afirmou que se tratava de uma nao belicosa e temida pelas demais naes vizinhas, pois usavam em suas flechas venenos que vitimavam os inimigos atingidos.

Com o ttulo A civilizao Perdida da Amaznia, a revista Superinteressante divulgou as pesquisas arqueolgicas desenvolvidas pela arqueloga Anna Roosevelt em Monte Alegre (PA). Utilizando seus conhecimentos sobre a arqueologia da Amaznia e com base no texto em destaque, responda por que as descobertas de Roosevelt esto colocando a arqueologia de pernas para o ar, assinalando a alternativa correta de acordo com o seguinte cdigo:
I. Apesar do entusiasmo provocado pelos resultados, as pesquisas arqueolgicas na Amaznia no podem ultrapassar o nvel da mera especulao porque a acidez dos solos e a forte umidade da regio destroem os materiais que viriam a se constituir em vestgios arqueolgicos, o que impede a continuidade dos levantamentos. II. Arquelogos importantes, como Betty Meggers, asseguravam que fatores ambientais estabeleceram limites para as possibilidades de desenvolvimento das sociedades amaznicas, e um dos mais preponderantes dizia respeito ao potencial agrcola do solo. III. As pesquisas arqueolgicas permitem lanar novas luzes sobre o conhecimento acerca da regio e rever teses consagradas, como a que considerava que os Andes Centrais teriam sido o grande plo de inovao cultural na Amrica do Sul, e a Amaznia teria sido apenas uma marginal nesse processo. a) b) c) d) e) As proposies II e III esto corretas. As proposies I e III esto corretas. Somente a proposio I est correta. Somente a proposio III est correta. As proposies I e II esto corretas.

Exerccio
01. Sobre a produo agrcola durante a Pr-Histria na Amaznia, correto afirmar que:
a) Os povos dos Cacicados Complexos eram agricultores. O milho, durante algum tempo, foi o produto de maior destaque como fonte alimentcia. b) A abundante produo ocorria devido ao desenvolvimento de tcnicas oriundas das regies andinas. c) A enorme produtividade agrcola deveuse exclusivamente ao grande crescimento demogrfico que ocorreu por volta de 1000 a.C. d) A agricultura durante os Cacicados Complexos no teve um grande destaque como ocorreu com a caa e a pesca. e) a e c esto corretas.

Fig. 4 Territrio Cambeba nos sc. XVI e XVII.

02. A pesquisa arqueolgica na Amaznia ainda carece de muitos estudos. Entretanto j existe uma periodizao provisria para o estudo da Regio Amaznica, diferente daquela empregada nos pases europeus, e que vem sendo utilizada pelos arquelogos. Essa periodizao compreende as fases denominadas de:
a) Paleoindigena, Holoceno e Cacicados Complexos. b) Paleoltico, Mesoltico e Neoltico. c) Idade da Pedra Lascada, Idade da Pedra Polida e Idade dos Metais. d) Pleistoceno, Holoceno e Pr-histria tardia. e) Paleoindgena, Arcaica e Formativo.

4 Grupos Lingsticos e Tribais A lingstica classificou cerca de 1492 lnguas faladas em toda a Amrica do Sul. Na Amaznia, cerca de 718 lnguas procediam dos troncos lingsticos dos seguintes povos: Aruaque Dominava a bacia do Alto Amazonas e a regio do baixo Negro. Habitava tambm os rios Uatum, Jatapu e Urubu. Tupi Dominava a costa atlntica do Par, Maranho e baixo Amazonas. Sua presena assinalada na Ilha Tupinambarana. Os omguas, cocamas e cocamilas so desse tronco tribal. Caribe Centralizava-se no extremo norte, nas Guianas. Tucano Estava a noroeste da Amaznia.

02. Em publicao recente, Eduardo Ges Neves afirma que o sistema de periodizao da Pr-Histria utilizado para as Amricas diferente dos sistemas propostos por Thomsem, Lubbock e Mortillet para o Velho Mundo, pois no se usam os termos como Paleoltico, Idade da Pedra ou Idade dos Metais. A periodizao utilizada para a Amaznia :
a) Pleistoceno, Holoceno e Pr-histria Tardia. b) Cultura de Selva Tropical, Marajoara e Cacicado Complexo. c) Pajelncia, Provncia e Cacicado Complexo. d) Paleondio, holoceno e Pr-Histria Tardia. e) Paleondio, Arcaico e Pr-Histria Tardia.

Biologia
Professor GUALTER Beltro Aula 8

Gentica 1.a Lei de Mendel


1. Uma das experimentaes de Mendel e a Primeira Lei Em suas experimentaes, Mendel procurava cruzar sempre plantas que pertenciam a linhagens que ele chamava de puras. Essas linhagens eram aquelas que produziam sempre descendentes com caractersticas que no variavam de uma gerao para outra. A obteno de linhagens puras em ervilhas facilitada, pois a autofecundao o processo natural de reproduo nessa espcie. Vamos considerar, como exemplo, apenas uma das sete caractersticas que Mendel analisou: a forma da semente. Com relao a essa caracterstica, existem duas variedades: lisa e rugosa. Mendel cruzou plantas puras de ervilha que produziam sementes lisas com plantas puras que produziam sementes rugosas. Essas plantas, que do incio experimentao, constituem a gerao de pais, ou gerao parental, representada pela letra P Os descendentes dessa gerao P . constituem a gerao F, ou primeira gerao de filhos. Os descendentes de F1 constituiro a gerao F2, e assim por diante. Mendel observou que, na gerao F1, desse cruzamento, todos os indivduos produziam sementes lisas. A variedade rugosa no aparecia em F2. A seguir, Mendel deixou ocorrer a autofecundao das plantas de F1 e analisou os descendentes (gerao F2). Ele pde constatar que em F2 cerca de 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas, o que d uma proporo de 3 sementes lisas para 1 rugosa (3:1).

em um organismo como varivel de cada carter em particular. Os caracteres nem sempre so visveis, como o caso do grupo sanguneo a que um indivduo pertence. Para determin-lo, necessrio realizar testes especiais. O termo gentipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivduo como a cada par de genes em particular. Os filhos herdam dos pais um certo gentipo, que tem a potencialidade de expressar um fentipo. Um mesmo gentipo pode expressar-se por diferentes fentipos, dependendo de sua interao com o meio. 2.3 Dominncia e recessividade Quando, no indivduo diplide, uma vez presente o alelo, o fentipo por ele determinado manifestase, diz-se que esse alelo dominante. No caso de o alelo precisar estar em dose dupla para se manifestar, pois sozinho no se manifesta, ele chamado de recessivo. Alelo dominante aquele que determina o mesmo fentipo, tanto em homozigose como em heterozigose. Alelo recessivo aquele que s se expressa quando est em homozigose. 3. Genes letais Em 1905, logo aps o redescobrimento dos trabalhos de Mendel, o geneticista francs Cunot estudava a herana da cor do plo de camundongos, que determinada por um par de alelos com relao de dominncia completa. Verificou que todos os camundongos amarelos eram heterozigotos, que os agutis (selvagens) eram homozigotos recessivos e que no havia camundongos amarelos homozigotos. Ao cruzar camundongos amarelos entre si, Cunot sempre obtinha uma proporo fenotpica de 2 amarelos para 1 aguti (2 : 1), no se verificando a proporo mendeliana esperada de 3 : 1. Para explicar esse resultado, Cunot props que o espermatozide portador do gene dominante (A) no fecundava o vulo portador do gene A. Posteriormente, outros pesquisadores verificaram que o indivduo AA chegava a se formar, mas morria no tero antes de nascer. Props-se, ento, que o gene A em dose dupla era letal, ou seja, provocava a morte dos indivduos. Assim, esse gene, apesar de dominante para cor do plo, recessivo para a letalidade, pois apenas em homozigose determinar a morte do indivduo. Genes que em homozigose determinam a morte do indivduo so denominados letais recessivos.

(UFSM) Uma criana de aproximadamente 1 ano, com acentuado atraso psicomotor, encaminhada pelo pediatra a um geneticista clnico. Este, aps alguns exames, constata que a criana possui ausncia de enzimas oxidases em uma das organelas celulares. Esse problema pode ser evidenciado, no diaa-dia, ao se colocar HO em ferimentos. No caso dessa criana, a HO no ferve. O geneticista clnico explica aos pais que a criana tem uma doena de origem gentica, monognica com herana autossmica recessiva. Diz tambm que a doena muito grave, pois a criana no possui, em um tipo de organela de suas clulas, as enzimas que deveriam proteger contra a ao dos radicais livres. 01. Qual o gentipo dos pais da criana descrita no texto e qual a probabilidade de o casal ter outro filho com essa mesma doena?
a) AA x aa; 1/8. c) Aa x Aa; 1/4. e) Aa x Aa; 1/8. b) Aa x aa; 1/2. d) Aa x aa; 1/4.

02. (Fatec) Na espcie humana, o albinismo causado por um gene autossmico recessivo. A probabilidade de o primeiro filho de um homem albino casado com uma mulher normal, mas heterozigota, ser albino e do sexo masculino :
a) nula c) 50% e) 100 % b) 25 % d) 75 %

2. Alguns conceitos fundamentais em Gentica No item anterior, j introduzimos alguns termos importantes para a compreenso dos mecanismos de transmisso das caractersticas hereditrias. Vamos, agora, introduzir outros termos. 2.1 Fentipo e gentipo A palavra caracterstica ou carter utilizada em Gentica para designar qualquer particularidade de um indivduo. A cor de uma flor um carter de uma planta; o tipo de cabelos, a cor de olhos e o grupo sanguneo so caracteres de uma pessoa. Um mesmo carter pode apresentar duas ou mais variveis, sendo que a varivel de cada carter denominada fentipo. Assim, para o carter grupo sanguneo do sistema ABO pode haver quatro fentipos: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. O termo fentipo pode ser aplicado tanto ao conjunto das variveis dos caracteres manifestados

03. (Fuvest) Uma mulher normal, casada com um portador de doena gentica de herana autossmica dominante, est grvida de um par de gmeos. Qual a probabilidade de que pelo menos um dos gmeos venha a ser afetado pela doena no caso de serem, respectivamente, gmeos monozigticos ou dizigticos?
a) 25% e 50% c) 50% e 25% e) 50% e 75% b) 25% e 75% d) 50% e 50%

Gentica 2.a Lei de Mendel


1. 1. Introduo A Primeira Lei de Mendel analisa a transmisso de um carter, condicionado por um par de genes alelos (monoibridismo). Na Segunda Lei de Mendel, analisada a herana concomitante de dois, trs ou mais caracteres, falando-se, assim, em diibridismo, triibridismo ou poliibridisino respectivamente.

04. (Cesgranrio) Mendel cruzou duas variedades de Mirabilis jalapa, uma com flores vermelhas e outra com flores brancas. Na gerao F1, todas as flores eram rosas. Indique qual ser o resultado do cruzamento da variedade de flores rosas (F2).
a) b) c) d) e) 25% brancas : 25% vermelhas : 50% rosas 25% brancas : 50% vermelhas : 25% rosas 100% rosas 50% vermelhas : 50% rosas 50% brancas : 25% vermelhas : 25% rosas

2. Uma das experimentaes de Mendel Mendel continuou os seus trabalhos analisando dois caracteres ao mesmo tempo, isto , dois pares de genes, sendo cada par responsvel por um determinado carter. Escolhendo como exemplo os caracteres forma e cor da semente, vamos analisar o esquema a seguir, que mostra resumidamente os resultados de cruzamentos, realizados por Mendel, entre ervilhas lisas e amarelas, e ervilhas rugosas e verdes, todas em homozigose para os dois caracteres.

Poderamos dizer, hoje, j com novos conceitos, que os pares de alelos localizados em cromossomos no-homlogos separam-se independentemente na formao dos gametas.

Exerccios
01. (Mackenzie) Se os indivduos 7 e 11 se casarem, a probabilidade desse casal ter uma filha com o mesmo fentipo do av materno de:

01. (Mackenzie) As flores da planta maravilha podem ser vermelhas, brancas ou rosas. As flores vermelhas e brancas so homozigotas, enquanto as rosas so heterozigotas. Para se obter 50% de flores brancas, necessrio cruzar:
a) duas plantas de flores rosas; b) uma planta de flores brancas com outra de flores rosas; c) uma planta de flores rosas com outra de flores vermelhas; d) uma planta de flores vermelhas com outra de flores brancas; e) duas plantas de flores vermelhas.

02. (PUCRS) No monoibridismo com codominncia ou dominncia intermediria, as propores genotpicas e fenotpicas observadas na segunda gerao dos filhos sero, respectivamente:
a) 1 : 3 : 1 e 3 : 1 b) 1 : 2 : 1 e 1 : 2 : 1 c) 1 : 1 : 2 e 1 : 1 : 1 d) 1 : 3 : 1 e 3 : 1 : 3 e) 1 : 1 : 1 e 3 : 1

Em F1, 100% das sementes so lisas e amarelas. Sabendo que existe dominncia entre os genes alelos, esse resultado coincide com o que se esperava. Em seguida, Mendel deixou que as plantas da gerao F1 se autofecundassem, e obteve em F2 o seguinte resultado:

a) 1/2 c) 1/8 e) 2/3

b) 1/4 d) 1/3

02. (PUCMG) No heredograma adiante, os indivduos 3 e 5 so afetados por uma anomalia gentica recessiva.

03. (Unesp) A talassemia uma doena hereditria que resulta em anemia. Indivduos homozigotos MM apresentam a forma mais grave, identificada como talassemia maior, e os heterozigotos MN apresentam uma forma mais branda, chamada de talassemia menor. Indivduos homozigotos NN so normais. Sabendo-se que todos os indivduos com talassemia maior morrem antes da maturidade sexual, qual das alternativas a seguir representa a frao de indivduos adultos, descendentes do cruzamento de um homem e uma mulher portadores de talassemia menor, que sero anmicos?
a) b) c) d) e) 1/2 1/4 1/3 2/3 1/8

Considerando-se que a famlia acima representada faz parte de uma populao em equilbrio de Hardy-Weimberg, na qual a freqncia de indivduos afetados de 1%, correto afirmar, EXCETO:
a) A segunda gerao pode ser composta apenas por indivduos homozigotos. b) O indivduo 8 apresenta o mesmo fentipo e o mesmo gentipo do av para o carter em questo. c) A probabilidade de o indivduo 7 ser heterozigoto de 18%. d) O carter em estudo pode ser ligado ao sexo.

04. (Puccamp) Em aves, existe uma anomalia que se caracteriza pelo encurtamento das asas. Quando aves anmalas heterozigticas so cruzadas, originam uma descendncia com indivduos anmalos e normais, numa proporo de 2 :1, respectivamente. A partir desses dados, possvel deduzir que o alelo que condiciona a anomalia
a) b) c) d) e) letal em homozigose; letal recessivo; pleiotrpico; hiposttico; episttico.

A proporo fenotpica obtida foi, para cada 16 descendentes: 9 lisas e amarelas; 3 lisas e verdes; 3 rugosas e amarelas; 1 rugosa e verde. A anlise desses resultados mostra que sementes com forma lisa podem ter cor amarela ou verde, e sementes com forma rugosa tambm podem ter essas mesmas cores. Assim, a forma da semente no depende da cor que ela apresenta. A cor e a forma da semente manifestam-se independentemente uma da outra. o que estabelece a Segunda Lei de Mendel: na formao dos gametas, o par de fatores responsvel por uma caracterstica separa-se independentemente de um outro par de fatores responsvel por outra caracterstica.

03. (Mackenzie) Em drosfilas, o carter asa vestigial recessivo em relao ao carter asa longa. Um macho puro de asa longa cruzado com uma fmea de asa curta. Um indivduo de F1 retrocruzado com a fmea parental e se obtm 480 larvas. Supondo que todas sofram metamorfose, o nmero esperado de indivduos de asa curta de:
a) 480. c) 180. e) 240. b) 120. d) 360.

04. (Pucrs) Estudos genticos permitiram verificar que um casal tem 1/4 de probabilidade de ter um descendente com uma determinada anomalia. Esse casal tem .......... de probabilidade de ter um descendente do sexo masculino e portador da disfuno gentica mencionada.
a) 2/3. c) 1/8. e) 1/25. b) 3/9. d) 2/5.

Matemtica
Professor CLICIO Aula 9

III Evento impossvel o conjunto vazio (). Aplicao: Ocorrncia de um mltiplo de 8. C={ }= IV Evento unio a reunio de dois eventos. Aplicao: Evento A: ocorrncia de um nmero primo. A = {2, 3, 5} Evento B: ocorrncia de um nmero mpar. B = {1, 3, 5} Evento A B: ocorrncia de um nmero primo ou mpar A B = {1, 2, 3, 5} V Evento interseco a interseco de dois eventos. Aplicao: Evento A: ocorrncia de um nmero primo. A = {2, 3, 5} Evento B: ocorrncia de um nmero mpar. B = {1, 3, 5} Evento A B: ocorrncia de um nmero primo e mpar. A B = {3, 5} VI Eventos mutuamente exclusivos Dois eventos E1 e E2 de um espao amostral U so chamados mutuamente exclusivos quando E1 E2 = Aplicao: Evento A: ocorrncia de um nmero par. A = {2, 4, 6} Evento B: ocorrncia de um nmero mpar. B = {1, 3, 5} A e B so eventos mutuamente exclusivos, pois A B = . VII Evento complementar o evento E = U E. Aplicao: Evento A : ocorrncia de um nmero primo A = {2, 3, 5} Evento ocorrncia de um nmero no primo A = U A = {1, 4, 6} Observao: No caso do exemplo, podemos dizer que o evento A a no-ocorrncia de um nmero primo. Probabilidade terica de um evento Se, num fenmeno aleatrio, o nmero de elementos do espao amostral n(U), e o nmero de elementos do evento A n(A), ento a probabilidade de ocorrer o evento A o nmero P(A) tal que: n(A) P (A) = n(U) Uma outra forma de definir a probabilidade de ocorrer o evento A : nmero de resultados favorveis P(E) = nmero de resultados possveis Aplicao: Retirando-se uma carta de um baralho normal de 52 cartas, qual a probabilidade de que a carta retirada seja um rei? Resoluo nmero de resultados favorveis P(E) = nmero de resultados possveis 4 1 P(E) = = 32 13 Aplicao: Em um lanamento de dois dados, um preto e outro branco, qual a probabilidade de que os dois nmeros obtidos sejam iguais? Resoluo: U = {(1, 1), (1, 2), (1, 3), ..., (6, 4), (6, 5), (6, 6)} n(U) = 6 6 = 36 E = {(1, 1), (2, 2), (3, 3), (4, 4), (5, 5), (6, 6)} n(E) = 6

Estudo das Probabilidades


Experimentos aleatrios Os experimentos cujos resultados podem ser previstos, isto , podem ser determinados antes mesmo de sua realizao, so chamados experimentos determinsticos. Por exemplo, possvel prever a temperatura em que a gua entrar em ebulio desde que conhecidas as condies em que o experimento se realiza. Alguns experimentos, contudo, no so assim previsveis. Por mais que sejam mantidas as mesmas condies, no podemos prever qual ser o resultado ao lanarmos uma moeda. Esses so chamados experimentos aleatrios (em latim alea = sorte). Definio Experimentos aleatrios so aqueles que, repetidos em condies idnticas, no produzem sempre o mesmo resultado. A teoria das probabilidades estuda a forma de estabelecermos as possibilidades de ocorrncia num experimento aleatrio. Espao amostral e evento Vamos estudar experimentos aleatrios com resultados eqiprovveis (mesma chance de ocorrncia) e em nmero determinado, isto , finito. Definio Espao amostral o conjunto de todos os resultados possveis de um experimento aleatrio. Indicaremos o espao amostral por U. Evento qualquer subconjunto do espao amostral. Aplicao: Lanamos trs moedas e observamos as faces que ficaram voltadas para cima. Representar: a) o espao amostral do experimento; b) o evento A: chances de sair faces iguais; c) o evento B: sair exatamente uma face cara; d) o evento C: chances de sair, pelo menos, uma face cara. Resoluo: a) U = {(Ca, Ca, Ca), (Ca, Ca, Co), (Ca, Co, Ca), (Ca, Co, Co), (Co, Ca, Ca), (Co, Ca, Co), (Co, Co, Ca), (Co, Co, Co)} b) A = {(Ca, Ca, Ca), (Co, Co, Co)} c) B = {(Ca, Co, Co), (Co, Ca, Co), (Co, Co, Ca)} d) C = {(Ca, Ca, Ca), (Ca, Ca, Co), (Ca, Co, Ca), (Co, Ca, Ca), (Ca, Co, Co), (Co, Ca, Co), (Co, Co, Ca)} Observao Os nmeros de elementos do espao amostral e dos eventos de um experimento aleatrio so calculados com a anlise combinatria. Tipos de eventos Consideremos o experimento aleatrio: lanamento de um dado comum e observao do nmero representado na face voltada para cima. O espao amostral ser U = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Analisemos os diversos tipos de eventos que podemos definir neste experimento. I Evento elementar Qualquer subconjunto unitrio de U. Aplicao: Ocorrncia de um nmero mltiplo de 5. A = {5}

01. (Cesgranrio) Uma urna contm 4 bolas brancas e 5 bolas pretas. Duas bolas, escolhidas ao acaso, so sacadas dessa urna, sucessivamente e sem reposio. A probabilidade de que ambas sejam brancas vale:
a) 1/6 c) 4/9 e) 20/81 b) 2/9 d) 16/81

02. (Fatec) Considere todos os nmeros de cinco algarismos distintos obtidos pela permutao dos algarismos 4, 5, 6, 7 e 8. Escolhendo-se um desses nmeros, ao acaso, a probabilidade dele ser um nmero mpar
a) 1 c) 2/5 e) 1/5 b) 1/2 d) 1/4

03. (Fei) Uma caixa contm 3 bolas verdes, 4 bolas amarelas e 2 bolas pretas. Duas bolas so retiradas ao acaso e sem reposio. A probabilidade de ambas serem da mesma cor :
a) 13/72 c) 5/18 e) 1/4 b) 1/18 d) 1/9

04. (Fei) Em uma pesquisa realizada em uma Faculdade, foram feitas duas perguntas aos alunos. Cento e vinte responderam sim a ambas; 300 responderam sim primeira; 250 responderam sim segunda e 200 responderam no a ambas. Se um aluno for escolhido ao acaso, qual a probabilidade de ele ter respondido no primeira pergunta?
a) 1/7 c) 3/8 e) 4/25 b) 1/2 d) 11/21

05. (Fuvest) Escolhem-se ao acaso trs vrtices distintos de um cubo. A probabilidade de que esses vrtices pertenam a uma mesma face :
a) 3/14 c) 5/14 e) 13/18 b) 2/7 d) 3/7

II Evento certo o prprio espao amostral U. Aplicao: Ocorrncia de um divisor de 60. B = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

06. (Fuvest-gv) No jogo da sena, seis nmeros distintos so sorteados dentre os nmeros 1, 2,....., 50. A probabilidade de que, numa extrao, os seis nmeros sorteados sejam mpares vale aproximadamente:
a) 50 % c) 25 % e) 5 % b) 1 % d) 10 %

Assim: n(E) 6 1 P(E)= = = n(U) 36 6 A probabilidade do evento impossvel 0. (P () =0) n() 0 P()= = = 0 n(u) n(u) A probabilidade do evento certo 1.(P(U)=1) n(u) P(u)= = 1 n(u) Sendo A um evento de um espao amostral U, a probabilidade de A um nmero racional entre 0 e 1, inclusive. (0 P(A) 1). 0 n(A) n(U) 0 n (A) n(U) n(U) n(U) n(U) n(A) Como P(A) = , temos: 0 P(A) 1 n(U) Sendo A um evento e seu complementar, ento: P(A) + P(A ) = 1. Aplicao: Os 900 nmeros de trs algarismos esto colocados em 900 envelopes iguais. Um dos envelopes sorteado. Qual a probabilidade de ele conter um nmero que tenha, pelo menos, dois algarismos iguais? Resoluo: Sendo A o evento ocorrer um nmero com pelo menos dois algarismos iguais, mais fcil cal cular P(A ), a probabilidade do evento complementar de A. Assim, Propriedades das probabilidades

tuamente exclusivos, isto , A B = , P(A B) = 0, a frmula acima se reduz a: P(A B) = P(A) + P(B) Aplicao: De um baralho comum de 52 cartas, uma carta retirada aleatoriamente. Qual a probabilidade de sair um valete ou uma carta de paus? Resoluo: Sendo: Evento A: a carta um valete 4 P (A) = 52 Evento B: a carta de paus 13 P (B) = 52 Evento A B: a carta um valete de paus 1 P (A B) = 52 Evento A B: a carta um valete ou de paus P(A B) = P(A) + P(B) P(A B) 4 13 1 16 4 P(A B) = + = = 52 52 52 52 13 Aplicao (Arapuca) Consideremos um experimento com espao amostral U = {a, b, c}, sendo p(a), p(b) e p(c) as possibilidades dos resultados a, b e c de modo que p (a) = 1/3 e p (b) = 1/2. Calcule: a) p(c) b) a probabilidade do evento A = {a, c} Resoluo: a) p(a) + p(b) + p(c) = 1 1 1 + + p (c) = 1 3 2

01. (Mackenzie) Dois rapazes e duas moas ocupam ao acaso os quatro lugares de um banco. A probabilidade de no ficarem lado a lado duas pessoas do mesmo sexo :
a) 1/3. c) 1/2. e) 1/4. b) 2/3. d) 3/4.

02. (Mackenzie) Num grupo de 12 professores, somente 5 so de matemtica. Escolhidos ao acaso 3 professores do grupo, a probabilidade de no mximo um deles ser de matemtica :
a) 3/11. c) 7/11. e) 9/11. b) 5/11. d) 8/11

03. (Puccamp) O nmero de fichas de certa urna igual ao nmero de anagramas da palavra VESTIBULAR. Se em cada ficha escrevermos apenas um dos anagramas, a probabilidade de sortearmos uma ficha dessa urna e no anagrama marcado as vogais estarem juntas
a) 1/5040. c) 1/60. e) 1/15. b) 1/1260. d) 1/30.

A Nmero com pelo menos dois algaritmos repetidos. A Nmeros com algoritmos distintos.

1 1 623 1 p (c) = 1 = = 3 2 6 6 b) P(A) = p(a) + p(c) 1 1 2+1 3 p (A) = + = = 3 2 6 6 1 Assim, P (A) = 2 Aplicaes: 01. (UEA 2003) Numa urna existem 10 bolas coloridas. As brancas esto numeradas de 1 a 6 e as vermelhas de 7 a 10. Retirando-se uma bola, qual a probabilidade de ela ser branca ou de seu nmero ser par? Resoluo: Evento A: a bola branca. Evento B: a bola tem nmero par. 6 5 10 P(A) = ; P(B) = ; P(A B) = 10 10 10 P(A B) = P(A) + P(B) P(A B) 6 5 3 8 4 P(A B) = + = = 10 10 10 10 5 02. Um nmero inteiro escolhido ao acaso dentre os nmeros (1, 2, 3, , 60). Calcule a probabilidade de o nmero ser divisvel por 2 ou por 5. Resoluo: Evento A: o nmero divisvel por 2 n(A) = 30 Evento B: o nmero divisvel por 5 n(A) = 12 30 1 P (A) = = 60 2 12 1 P (B) = = 60 5 6 1 P (A B) = = 60 10 P(A B) = P(A) + P(B) P(A B) 1 1 1 P (A B) = + 2 5 10 15 + 6 3 18 P (A B) = = 30 30 3 P (A B) = 5

n( ) = 9

Centena 1

Dezena

Milhar 3

=648

648 P(A ) = 900 648 252 Como P(A) + =1 P(A) =0,28=28% 900 900 Como P(A) + P(A ) = 1 Aplicao: 01. Trs moedas so lanadas simultaneamente; descreva o espao amostral. Resoluo: U = {(Ca, Ca, Ca), (Ca, Ca, Co), (Ca, Co, Ca), (Co, Ca, Ca), (Ca, Co, Co), (Co, Ca, Co), (Co, Co, Ca), (Co, Co, Co)} Probabilidade do evento unio Dados dois eventos A e B de um espao amostral U, dizemos que ocorrer o evento A B (evento unio) ocorrer pelo menos um dos eventos A ou B.

04. (Pucsp) Uma urna contm apenas cartes marcados com nmeros de trs algarismos distintos, escolhidos de 1 a 9. Se, nessa urna, no h cartes com nmeros repetidos, a probabilidade de ser sorteado um carto com um nmero menor que 500 :
a) 3/4. d) 4/9. b) 1/2. e) 1/3. c) 8/21.

05. (Uel) Num baralho comum, de 52 cartas, existem quatro cartas oito. Retirando-se duas cartas desse baralho, sem reposio, qual a probabilidade de se obter um par de oitos?
a) 1/2704 c) 1/1352 e) 1/442 b) 1/2652 d) 1/221

06. (Uel) Dois dados no viciados so lanados. A probabilidade de obter-se a soma de seus pontos maior ou igual a 5
a) 5/6 c) 2/3 e) 1/2 b) 13/18 d) 5/12

n (A B) = n(A) + n(B) n(A B) Assim: n (A B) n(A) n(B) n(A B) = + n(U) n(U) n(U) n(U) Ou seja: P (A B) = P(A) + P(B) P(A B) Podemos enunciar essa concluso assim: A probabilidade de ocorrer o evento A ou o evento B dada pela soma da probabilidade de ocorrer A com a probabilidade de ocorrer B, menos a probabilidade de ocorrer os dois eventos (A e B). Caso particular Se os eventos A e B so mu-

Qumica
Professor Pedro CAMPELO Aula 10

nobres so monoatmicas; as formadas por metais apresentam atomicidade indeterminada. Essas substncias so representadas da mesma forma que seus respectivos elementos qumicos, ou seja, por meio do smbolo qumico. f) hlio: He g) nenio: Ne h) argnio: Ar i) alumnio: Al j) prata: Ag 5.6 Substncias Composta formada por mais de um elemento qumico. A substncia composta tambm chamada de composto qumico. 5.7 Exemplos de substncias compostas: a) gua: H2 O b) glicose: C6 H12 O6 c) cido sulfrico: H2 SO4 d) hidrxido de alumnio: Al (OH)3 e) benzeno: C6 H6 6. MISTURA 6.1 Definio o material formado por molculas diferentes, ou seja, por substncias diferentes. 6.2 Representao Frmula qumica + frmula qumica + ... As substncias que constituem uma mistura so chamadas de componentes, logo, cada componente representado por uma frmula. 6.3 Exemplos de misturas: a) lcool hidratado: C2 H6 O + H2 O b) ar: N2 + O2 + Ar + CO2 c) lato: Cu + Zn d) ao: Fe + C e) ouro 18k: Au + Cu Outros exemplos de misturas do nosso dia-a-dia: f) gua mineral: gua + sais minerais g) petrleo: mistura de hidrocarbonetos h) gasolina: heptanos + octanos i) gs de cozinha: propano + butano j) amlgama: mercrio + metal Os hidrocarbonetos so compostos orgnicas formados exclusivamente por tomos de carbono e hidrognio. Propano, butano, heptanos e octanos so hidrocarbonetos que apresentam, respectivamente, trs, quatro, sete e oito tomos de carbono na molcula. 7. MATERIAIS HOMOGNEOS E HETEROGNEOS 7.1 Introduo A aparncia de um material determinada fundamentalmente pela quantidade de detalhes que podemos perceber, o que, por sua vez, depende da maneira pela qual ele observado. Os materiais podem ser classificados em dois grupos: homogneos e heterogneos. 7.2 Material homogneo Deve satisfazer s seguintes condies: I) apresentar aspecto uniforme ao ultramicroscpio; II) quando subdividido, todas as amostras devem apresentar as mesmas propriedades. 7.3 Exemplos de materiais homogneos: a) gua b) gua + lcool c) gua + sal (dissolvido) d) ouro 18k e) ar ( mistura de gases) 7.4 Material heterogneo No satisfaz a pelo menos uma das condies do material homogneo. 7.5 Exemplos de materiais heterogneos: a) gua + gelo b) gua + leo c) gua + areia d) areia + sal e) areia + serragem Outros exemplos de materiais heterogneos do nosso dia-a-dia: a) sangue b) leite c) suco de fruta d) gua do mar e) granito 7.6 Fase Poro homognea de um material.

Substncias e misturas
1. CONCEITO DE QUMICA Qumica a cincia que estuda a constituio, as propriedades e as transformaes das substncias. A Qumica o ramo da cincia que procura responder s seguintes questes: de que se compem as substncias? Qual a relao entre as suas propriedades e sua composio? Como reage uma substncia com outra? E importante para o qumico saber a resposta a essas perguntas, no por que precise descobrir novos remdios, novas ligas metlicas, novos plsticos, mas sim porque deve entender o mundo que o rodeia. 2. ELEMENTO QUMICO 2.1 Definio o conjunto de tomos iguais. 2.2 Representao O smbolo qumico representado por uma letra maiscula ou por duas letras, a primeira maiscula e a segunda minscula. Observao tomo a menor parte de um elemento qumico. A representao do tomo feita por meio do smbolo qumico. 2.3 Exemplos: a) Carbono: C c) Cobalto: Co e) Sdio: Na 3. MOLCULA 3.1 Definio a unio de tomos iguais ou diferentes. 3.2 Representao Frmula qumica. A frmula fornece o nmero de tomos de cada elemento existente na molcula. 3.3 ndice ndica o nmero de tomos do elemento na molcula (atomicidade). 3.4 Exemplos: a) gua: H2 O b) gs carbnico: CO2 c) gs butano: C4 H10 d) gs oxignio: O2 e) acar (sacarose): C12 H22 O11 4. MATRIA 4.1 Definio Matria, ou material, tudo aquilo que ocupa lugar no espao fsico e tem massa. 4.2 Exemplos: a) gua c) sal comum e) gs carbnico b) petrleo d) ar b) Oxignio: O d) Enxofre: S

01. Qual das alternativas apresenta uma substncia pura?


a) coca-cola b) gua mineral c) vinagre d) gs carbnico e) ouro 18K

02. Assinalar a afirmao correta:


a) A gua formada por duas molculas de hidrognio e uma de oxignio. b) A gua formada por dois elementos de hidrognio e um elemento de oxignio. c) A frmula da gua mineral H2O. d) A gua mineral uma substncia pura composta. e) A molcula da gua apresenta trs tomos.

03. O mtodo de fracionamento mais adequado para separar os componentes da mistura de lcool e acetona a:
a) destilao fracionada; b) liquefao fracionada; c) fuso fracionada; d) cristalizao fracionada; e) dissoluo fracionada.

04. O fenmeno classificado como qumico :


a) a fuso do ferro; c) H2O(g) H2O(l); d) a sublimao da naftalina; e) a evaporao da gua de um lago. b) a combusto da gasolina;

4.3 Tipos de matria Pode ser classificada em dois tipos: substncia pura e mistura. 5. SUBSTNCIA PURA 5.1 Definio o material formado por molculas iguais. 5.2 Representao Frmula qumica. 5.3 Classificao Pode ser classificada em substncia simples e substncia composta. 5.4 Substncia simples formada por um nico elemento qumico. 5.5 Exemplos de substncia simples: a) hidrognio: H2 b) oxignio: O2 c) oznio: O3 d) ferro: Fe e) enxofre: S8 As substncias simples formadas por gases

05. Fazer o balanceamento da equao qumica seguinte usando como coeficientes os menores nmeros inteiros possveis; em seguida, assinalar a alternativa que apresenta o somatrio desses coeficientes.
____C3H8 + ____O2 ____CO2 + ____ H2O a) 15 c) 13 e) 11 b) 14 d) 12

06. O nmero de substncias simples entre as substncias de frmula O3, H2O, Na, P4, CH4,CO2 e Co :
a) 2 c) 4 e) 7 b) 3 d) 5

01. Uma das etapas do funcionamento de um aspirador de p, utilizado na limpeza domstica, uma:
a) b) c) d) e) flotao; catao; decantao; filtrao; destilao.

02. Misturas heterogneas foram submetidas aos processos de separao especificados. I) gua e areia decantao. II) Sucatas de ferro e alumnio separao magntica. III) Grafita e iodo sublimao. IV)gua e leo filtrao. Assinale a alternativa que corresponde a uma mistura cujo processo de separao especificado inadequado.
a) I c) III e) III e IV b) II d) IV

03. Todos os fenmenos abaixo so fsicos, exceto:


a) b) c) d) e) O preparo de limonada. A formao do arco-ris aps a chuva. Obteno de sal a partir da gua do mar. Sublimao da naftalina. Enferrujamento de um prego exposto ao ar.

04. Qual das alternativas apresenta uma mistura heterognea?


a) b) c) d) e) Soluo aquosa de sacarose. gua do mar filtrada. Ar atmosfrico filtrado. gua e gelo. Granito.

05. Dentre as alternativas a seguir, a nica que uma mistura :


a) b) c) d) e) a glicose; o cloreto de sdio; o ar atmosfrico; o nitrato de prata; o iodo slido.

06. Duas amostras de uma soluo aquosa de sulfato cprico (CuSO4), de cor azul, foram submetidas, respectivamente, s seguintes operaes: I destilao simples; II filtrao simples. Qual a cor do produto de condensao na operao I e qual a cor da soluo que passou pelo filtro na operao II?
a) b) c) d) e) Incolor e azul. Azul e azul. Azul e incolor. Branca e azul. Incolor e incolor.

Os materiais podem ser classificados, quanto ao nmero de fases, em: monofsicos, bifsicos, trifsicos, etc. 7.7 Observaes importantes: I. Toda mistura homognea chamada de soluo. II. Toda mistura de gases homognea. III. Toda mistura de slidos (no-fundidos) heterognea e, o nmero de slidos (componentes) igual ao nmero de fases. IV. Toda substncias pura em mudana de estado um material heterogneo. V. Lquido miscvel o que se mistura com outra substncia para formar um material homogneo. Lquido imiscvel no se mistura. VI. O granito constitudo de quartzo, feldspato e mica, portanto trifsico. 8. ANLISE IMEDIATA conjunto de processos empregados na separao dos componentes das misturas homogneas e heterogneas. Esses processos no alteram a natureza qumica das substncias constituintes. So tambm chamadas de fracionamento. 9. SEPARAO DE MISTURAS HETEROGNEAS 9.1 Filtrao (componentes: S + L / S + G) A separao se faz por meio de uma superfcie porosa, chamada filtro, o componente slido fica retido sobre sua superfcie, separando-se assim do lquido/gs que o atravessa. Em laboratrio, comumente se usa filtro de papel, adaptado a um funil. 9.2 Decantao: (componentes: S + L / L + L) Deixa-se a mistura em repouso at que o componente slido tenha-se depositado completamente. Remove-se, em seguida, o lquido, entornando-se cuidadosamente o frasco, ou com o auxlio de um sifo. Para acelerar a sedimentao do slido, pode-se recorrer centrifugao. A decantao muito usada para separar lquidos imiscveis. 9.3 Flotao (componentes: S + S) Usa-se um lquido de densidade intermediria em relao aos componentes da mistura, no qual no se dissolvam, o componente mais leve flutua e o mais pesado sedimenta-se. 9.4 Sublimao (componentes: S + S) S pode ser aplicada quando uma das fases sublima-se com facilidade. Observao Sublimar passar diretamente do estado slido ao gasoso. 9.5 Dissoluo fracionada (componentes: S + S) A mistura colocada num lquido que dissolve um s componente; o componente insolvel separado da soluo por filtrao; por evaporao, separa-se o lquido do componente dissolvido. 9.6 Separao magntica ou imantao (componentes: S + S) Um dos componentes deve ser atrado por um m. 9.7 Cristalizao fracionada (componentes: S + S) Todos os componentes dissolvem-se e, por evaporao do solvente, cristalizam-se separadamente, medida que seus limites de solubilidade so atingidos. 9.8 Fuso fracionada (componentes: S + S) Por aquecimento, separam-se componentes slidos de diferentes pontos de fuso. 9.9 Levigao (componentes: S + S) A fase mais leve separada por corrente de gua. 9.10 Peneirao ou tamizao (componentes S + S) Usa-se quando os gros dos slidos tm diferentes tamanhos. 9.11 Catao (componentes: S + S) Os fragmentos de um dos slidos so catados com a mo ou com a pina. 9.12 Ventilao (componentes: S + S) A fase mais leve separada por corrente de ar. 9.13 Exemplos de misturas heterogneas e seus respectivos processos de fracionamento: a) areia + gua: filtrao. b) gua + leo: decantao. c) areia + serragem: flotao. d) sal + areia: dissoluo fracionada. e) p de enxofre + limalha de ferro: separao magntica.

10. SEPARAO DE MISTURAS HOMOGNEAS 10.1 Destilao simples (componentes: S + L) O princpio do processo consiste em aquecer a mistura at a ebulio; com isso o componente lquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir resfriado, condensandose, e o lquido recolhido em outro recipiente. 10.2 Destilao fracionada (componentes: L + L) Aquece-se a mistura em um balo de destilao, os lquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulio e assim so separados. 10.3 Liquefao fracionada (componentes: G + G) Resfria-se gradativamente a mistura e os gases vo-se liquefazendo medida que seus pontos de liquefao (ebulio) vo sendo atingidos. 10.4 Exemplos de misturas homogneas e seus respectivos processos de fracionamento: a) sal + gua: destilao simples. b) gua + lcool: destilao fracionada. c) gs nitrognio + gs oxignio: liquefao fracionada. d) gua + acetona: destilao fracionada e) petrleo: destilao fracionada. 11. FENMENOS FSICOS E QUMICOS 11.1 Definio Fenmeno qualquer mudana que ocorre num determinado sistema. 11.2 Fenmeno fsico: no altera a natureza do material. Obs: todas as mudanas de estado de agregao (fuso, vaporizao, sublimao, condensao, solidificao. ressublimao) e todos os processos de fracionamento so fenmenos fsicos. 11.3 Fenmeno qumico Altera a natureza do material. Observao Os fenmenos qumicos so denominados reaes qumicas. 11.4 Exemplos de fenmenos e suas respectivas classificaes: a) a quebra de um copo de vidro: fsico. b) a queima da gasolina: qumico. c) a fuso do ferro: fsico. d) a transformao do acar em lcool: qumico. e) a evaporao da gua de um rio: fsico. 12. EQUAO QUMICA 12.1 Definio a representao grfica de uma reao qumica. 12.2 Representao aA A, B: reagentes C, D: produtos A, B, C, D: substncias a, b, c, d: coeficientes + bB cC + dD (1.o membro) (2.o membro) (frmulas e/ou smbolos) (nmeros, inteiros ou no)

12.3 Balanceamento de equaes qumicas A equao qumica deve estar matemtica e quimicamente correta. O balanceamento consiste em acertar o nmero de tomos dos elementos do 1.o e 2.o membros da equao qumica. O acerto dos coeficientes deve, preferencialmente, finalizar com os elementos hidrognio e oxignio, respectivamente. 12.4 Exemplo de balanceamento de equao qumica: ___C3 H8 + ___O2 ___CO2 + ___H2 O 1.o Iniciar com o carbono O ndice do C no 1.o membro (3) passa a ser seu coeficiente no 2.o membro e vice-versa. 1 C3 H8 + ___O2 3 CO2 + ___H2 O 2.o Acertar o hidrognio No 1.o membro, h 8 tomos de H; dividir esse nmero pelo ndice dele no 2.o membro (2). 1 C3 H8 + __ O2 3 CO2 + 4 H2 O 3.o Acertar o oxignio No 2.o membro, h um total de 10 tomos (6 + 4) de O; dividir esse nmero pelo ndice do mesmo no 1.o membro (2). 1 C3 H8 + 5 O2 3 CO2 + 4 H2 O (Equao balanceada).

10

Literatura
Professor Joo BATISTA Gomes Aula 11

primeiro de maio de 1500, a Carta de Achamento do Brasil. Conta, nessa poca, com uns cinqenta anos, pois j tem netos. Falece a 16 de dezembro de 1500, em combate na ndia, assassinado pelos mouros. Sua Carta sobressai-se como documento histrico, mas tem tambm um certo nvel literrio. Caminha resume em poucas palavras todo o cabedal espiritual e material desta gente (os ndios), com uma penetrao maravilhosa. (Capistrano de Abreu) Graas ao raro talento de observao, de que era dotado, graas sobretudo fcil ingenuidade do seu estilo, o Brasil teve um historiador no prprio dia do seu nascimento. (Ferdinand Denis)

Quinhentismo (1500 a 1601)


1. Origens e formao
a) Durao no Brasil 1500 a 1601 (todo o sculo XVI). b) Outro nome para o movimento Perodo de Formao. c) Obra inauguradora No h livro, bvio, para inaugurar o Quinhentismo. Tomase como marco do movimento a Carta de Achamento do Brasil, popularmente conhecida como Carta de Caminha.

Estrofes quanto ao nmero de versos


a) Dstico a menor estrofe, constituda de dois versos que rimam entre si. Filho meu, de nome escrito, da minhalma no infinito. Escrito a estrelas e sangue no farol da lua langue.
Cruz e Sousa

2. Diviso do Quinhentismo
LITERATURA INFORMATIVA a) Feita pelos viajantes europeus, tem aspecto de relatrios, com informaes sobre nossas terras, destacando-se os recursos minerais, a fauna, a flora e os aspectos pitorescos dos nossos ndios. b) Esses relatrios so chamados de Crnicas de Viagem e tm mais aspecto histrico do que literrio. c) Os textos mais importantes da Literatura Informativa so: Carta de Achamento do Brasil (1500) de Pero Vaz de Caminha. Dirio de Navegao (1530) de Pero Lopes de Souza. Tratado da Terra do Brasil (1576) de Pero de Magalhes Gndavo. Tratado Descritivo do Brasil (1587) de Gabriel Soares de Souza. Dilogo das Grandezas do Brasil (1618) de Ambrsio Fernandes Brando. Dilogo sobre a Converso dos Gentios de Pe. Manuel da Nbrega. Histria do Brasil (1627) de Frei Vicente do Salvador. LITERATURA DOS JESUTAS a) Os jesutas instalados no Brasil so agentes da Contra-Reforma. Por isso, a atividade principal dos padres o trabalho de catequese. b) Num trecho da Carta de Caminha, o autor solicita ao rei que envie gente para a terra recm-descoberta: No deixe logo de vir clrigo para os batizar... c) Os jesutas contribuem para a destribalizao dos indgenas, tentando incutirlhes uma educao europia. d) Pondo em primeiro plano a inteno pedaggica e moralizante, os textos que produzem tm carter mais didtico que artstico. e) Nessa linha didtica, est o Pe. Manuel da Nbrega, com o seu Dialogo sobre a Converso dos Gentios. f) Em todo o sculo XVI, s uma figura transpe a linha do meramente informativo e didtico para incluir-se no plano artstico-literrio: o padre Jos de Anchieta.

A Carta de Caminha
Trmino A Carta-Relatrio, considerada Certido de Batismo do Brasil, termina assim: De ponta a ponta toda praia redonda, muita ch e muito fremosa. Nela at agora no pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porm a terra em si de muitos bons ares assim frios e temperados como os de Entre-Doiro e Minho, porque neste tempo de agora os achvamos como os de l. As guas so muitas e infindas. E em tal maneira grandiosa que, querendo aproveit-la, tudo dar nela, por causa das guas que tem. Porm o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que ser salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa alteza nela deve lanar. Ufanismo A Carta de Caminha marca o incio de uma longa tradio, o ufanismo ou nativismo, que consiste na exaltao (por vezes exagerada) das virtudes da terra e da gente. Esse aspecto vai desdobrar-se em todos os outros perodos da literatura colonial. Simpatia pelo ndio Com relao ao ndio, a atitude de Caminha, embora aparentemente simptica, revela o etnocentrismo europeu: Andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa de cobrir nem mostrar suas vergonhas e esto acerca disso com tanta inocncia como tm de mostrar no rosto. Eles porm contudo andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me parece ainda mais que so como as aves ou alimrias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que as mansas, porque os corpos seus so to limpos e to gordos e to fremosos que no pode mais ser. Nudez das ndias Caminha alude tambm, maliciosamente, nudez das ndias: Ali andavam entre eles trs ou quatro moas bem novinhas e gentis, com cabelos mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas to altas, saradinhas e to limpas das cabeleiras que de as ns muito bem olharmos no tnhamos nenhuma vergonha. Caminha no Modernismo No Modernismo, Oswald de Andrade escreve um livro intitulado Pau-Brasil (1925), cujos primeiros poemas tm o ttulo geral de Histria do Brasil, em que o poeta recria

b) Terceto a estrofe de trs versos, obrigatoriamente usada na composio do soneto. Um luar velho di sobre o silncio As mos furtivas despetalam mortes E o corao se perde em nostalgia. Fugir na noite inconsolvel, ir Ao teu suplcio, rosa da montanha, delicada ptala de sangue!
Alphonsus de Guimaraens

c) Quarteto ou quadra a estrofe de quatro versos. Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l.
Gonalves Dias, Cano do Exlio

d) Quintilha a estrofe de cinco versos. Alm dos ares, tremulamente, Que viso branca das nuvens sai! Luz entre franas, fria e silente, Assim nos ares, tremulamente, Balo aceso subindo vai...
Raimundo Correia

e) Sextilha a estrofe de seis versos. Sou uma sombra! Venho de outras eras, Do cosmopolitismo das moneras... Polipo de recnditas reentrncias, Larva de caos telrico, procedo Da escurido de csmico segredo, Da substncia de todas as substncias!
Augusto dos Anjos

f)

Oitava a estrofe de oito versos. H a oitava herica e a oitava lrica. Herica formada de oito versos decasslabos, os seis primeiros com rimas alternadas e os dois ltimos com rima emparelhada (esquema abababcc). a estrofe utilizada por Cames para compor o poema pico Os Lusadas. Lrica formada de oito versos, admitindo variadas mtrica e rima. Vejamos uma oitava da poca romntica, com esquema rmico abbcdeec: Enfim te vejo! enfim posso, Curvado a teus ps, dizer-te, Que no cessei de querer-te, Pesar de quanto sofri. Muito penei! Cruas nsias, Dos teus olhos afastado, Houveram-me acabrunhado, A no lembrar-me de ti!
Gonalves Dias, Ainda uma vez Adeus!

3. Autores e obras do Quinhentismo


PERO VAZ DE CAMINHA Nasce no Porto, Portugal, por volta de 1437, de famlia burguesa. Escrivo da frota de Pedro lvares Cabral, dirige a Dom Manuel, o Venturoso, no dia

11

textos do sculo XVI, dando a eles forma potica. A transformao da Carta de Caminha em poesia, feita por Oswald de Andrade, fica assim: A descoberta Seguimos nosso caminho por esse mar de longo At a oitava da Pscoa Topamos ave E houvemos vista de terra Os selvagens Mostrara-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E no queriam pr a mo E depois a tomaram como espantados As meninas da gare Eram trs ou quatro moas Bem moas e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espduas E suas vergonhas to altas e to saradinhas Que de ns as muito bem olhamos No tnhamos nenhuma vergonha Murilo Mendes Veja, a seguir, o texto de outro poeta do Modernismo, Murilo Mendes (autor de Cano do Exlio), e a sua viso do sculo XVI. A Carta de Pero Vaz A terra mui graciosa, To frtil eu nunca vi. A gente vai passear, No cho espeta um canio, No dia seguinte nasce Bengala de casto de oiro. Tem goiabas, melancias, Bananas que nem chuchu. Quanto aos bichos, tm-nos muitos, De plumagens mui vistosas. Tem macaco at demais Diamantes tem vontade Esmeraldas para os trouxas. JOS DE ANCHIETA Nasce em 19 de maro de 1534, em Tenerife, arquiplago das Canrias. Em Coimbra, forma-se em Filosofia e ingressa na Companhia de Jesus, com 17 anos. Vem para o Brasil com 21 anos de idade, em 1555, acompanhando a misso jesutica com o segundo governador geral, Duarte da Costa. Tudo indica que o motivo da vinda a doena (tuberculose) de que padece. Os ndios chamam-no de Supremo Paj Branco. Em 1556, um ano aps sua chegada ao Brasil, funda um colgio em pleno planalto paulista, embrio da cidade de So Paulo. Falece no litoral do Esprito Santo (Reritiba) na atual cidade de Anchieta, em 1597. Escreve a primeira gramtica do tupi-guarani, verdadeira cartilha para ensino da lngua aos nativos: Arte de gramtica da lngua mais usada na costa do Brasil (1595). Anchieta produz poesias, peas teatrais, cartas e sermes. Merece destaque, no entanto, apenas a parte potica e teatral. Na poesia, sua linguagem simples, os versos so curtos (redondilha menor) e o assunto sempre religioso, de contestao aos bens terrenos. Suas poesias somente so reunidas numa edio completa e uniforme em 1954, por ocasio do IV Centenrio de So Paulo. Sua pea mais admirada Na Festa de So

Loureno, representada pela primeira vez em Niteri, em 1583. A maior parte dos versos redigida em tupi; o restante, em espanhol e portugus. OBRAS DE ANCHIETA 1. Arte de gramtica da lngua mais usada na costa do Brasil (1595) 2. Informaes (1933) 3. Cartas (1933) 4. Fragmentos Histricos e Sermes (1933) 5. Na Festa de So Loureno (teatro) 6. Na Visitao de Santa Isabel (teatro) POEMAS FAMOSOS DE ANCHIETA 1. 2. 3. 4. A Santa Ins Do Santssimo Sacramento Em Deus, Meu Criador Poema Virgem

PERODOS DA LITERATURA BRASILEIRA


01. Quinhentismo
Durao 1500 a 1601 (sculo XVI). Obra inauguradora A Carta (prosa), de Pero Vaz de Caminha (portugus).

02. Barroco
Durao 1601 a 1768 (sculo XVII e mais da metade do sculo XVIII). Obra inauguradora Prosopopia (poesia pica), de Bento Teixeira Pinto (portugus).

A Santa Ins Cordeirinha linda, como folga o povo Porque vossa vinda lhe d lume novo! Cordeirinha santa, de Jesus querida, vossa santa vinda o diabo espanta. Por isso vos canta com prazer o povo, porque vossa vinda lhe d lume novo! Nossa culpa escura fugir depressa, pois vossa cabea vem com luz to pura.

03. Arcadismo
Durao 1768 a 1836 (parte do sculo XVIII e incio do sculo XIX). Obra inauguradora Obras poticas (poesia lrica), de Cludio Manuel da Costa.

04. Romantismo
Durao 1836 a 1881 (parte do sculo XIX). Obra inauguradora Suspiros poticos e saudades (poesia), de Gonalves de Magalhes.

05. Realismo
Durao 1881 a 1893 (parte do sculo XIX). Obra inauguradora Memrias pstumas de Brs Cubas (romance), de Machado de Assis.

Exerccios
01. Escolha a afirmativa incorreta sobre a estrofe seguinte:
Cordeirinha linda, como folga o povo Porque vossa vinda lhe d lume novo!
Jos de Anchieta

06. Naturalismo
Durao 1881 a 1893 (parte do sculo XIX). Obra inauguradora O Coronel Sangrado (romance, 1877), de Ingls de Sousa. Obra inauguradora O Mulato (romance, 1881), de Alusio Azevedo.

07. Parnasianismo
Durao 1881 a 1893 (parte do sculo XIX). Obra inauguradora Sonetos e Rimas (poesia), de Lus Guimares Jnior.

08. Simbolismo
Durao 1893 a 1902 (final do sculo XIX). Obra inauguradora Missal (prosa) e Broquis (poesia) de Cruz e Sousa.

a) A estrofe contm versos em redondilha menor. b) H, na estrofe, dois exemplos de rima rica. c) Todas as rimas do poema so femininas. d) Dentro da estrofe, o primeiro verso tem funo de vocativo. e) Nos vocbulos linda e vinda, h encontro consonantal.

09. Pr-modernismo
Durao 1902 a 1922 (sculo XX). Obra inauguradora Os Sertes (romance, 1902), de Euclides da Cunha. Obra inauguradora Cana (romance, 1902), de Graa Aranha.

02. Escolha a letra em que se fez classificao fontica errada:


Filho da Virgem Maria, que Deus Padre c mandou e por ns na cruz passou crua morte
Jos de Anchieta

10. Modernismo
Durao 1922 a ? (sculo XX). Obra inauguradora Paulicia Desvairada (poesia), de Mrio de Andrade.

a) b) c) d) e)

Virgem: ditongo decrescente nasal. Deus: ditongo decrescente oral. Maria: hiato. crua: encontro consonantal e hiato. que: ditongo crescente oral.

12

Histria
Professor DILTON Lima Aula 12

Alguns dos pases concentraram-se na explorao colonial, na obteno de metais preciosos; outros, nas atividades martimas e comerciais, e ainda na produo manufatureira. Caractersticas da poltica mercantilista Metalismo A riqueza e o poder do Estado dose pela quantidade de metais preciosos acumulados. Tambm ficou conhecido por bulionismo. Balana comercial favorvel Grande volume de exportaes, superior s importaes, levando o Estado a alcanar um supervit em sua economia. Protecionismo Proteo produo nacional por meio de leis que aumentavam os impostos sobre produtos importados. Sistema colonial A colonizao era estabelecida em funo das necessidades metropolitanas, e cumpria seu papel medida que contribua para manuteno da balana superavitria, transferindo lucros para a burguesia mercantil e para o Estado. A explorao da colnia era feita por meio do monoplio comercial. As colnias deveriam exportar matrias-primas, produtos agrcolas e riqueza mineral (ouro e prata) e importar da metrpole a produo manufaturada. AS GRANDES NAVEGAES E O DESCOBRIMENTO DO BRASIL Para compreendermos o perodo das Grandes Navegaes, preciso analisar o momento histrico que marcou a Europa nos sculos XV e XVI. No de fundamental importncia que voc saiba os nomes dos conquistadores, mas sim que motivos teriam eles para atravessar o Atlntico e conquistar novas terras. A Europa, na poca das Grandes Navegaes, j era capitalista na fase comercial (XV-XVIII). Nessa fase, j existiam relaes assalariadas de produo, e a atividade comercial era a principal fonte de acumulao de capital. Atualmente, muito combatida a idia de descobrimento, porque o que houve foi uma conquista de novas reas que pudessem atender expanso do capitalismo. Era preciso acumular metais preciosos, j que havia uma escassez desses metais na Europa. Era preciso conquistar novas regies que pudessem ser, ao mesmo tempo, exportadoras de matrias-primas e produtos agrcolas e consumidoras dos produtos manufaturados europeus. A chegada portuguesa ao Brasil, no fim do sculo XV, e sua permanncia nos sculos seguintes, tem de ser entendida sob os aspectos poltico e econmico de uma Europa que estava em expanso capitalista e necessitava de novos mercados que atendessem sua poltica mercantilista. O pioneirismo nas Grandes Navegaes coube aos ibricos, primeiro Portugal, depois Espanha. Voc imagina por que Portugal foi o pioneiro

Renascimento
Mudanas No perodo que se configura como a transio do Feudalismo para o Capitalismo, as artes, o pensamento e o conhecimento cientfico passaram por um processo de muitas mudanas, que foi denominado Renascimento Cultural. O termo Renascimento deve ser entendido como a retomada (renascer) do estudo de textos da cultura clssica greco-latina. Humanismo O Renascimento representou a redescoberta do conhecimento e do estudo fora do mbito daquelas matrias permitidas pela Igreja. Os renascentistas preocupavam-se principalmente com as questes ligadas vida humana. Por isso, o movimento identificado com o Humanismo. Transformaes O Renascimento inseriu-se num conjunto de transformaes culturais ocorridas nos sculos XIV a XVI, que estavam articuladas nas mudanas econmicas do capitalismo mercantil. Foi o primeiro passo dado pelo homem moderno em direo ao que somos hoje. Nesse perodo histrico, ocorreram transformaes sociais, cientficas, culturais, religiosas e polticas, todas elas responsveis pela constituio de uma nova viso do mundo e do homem, buscando refgio na cultura greco-romana (classicismo). Homem O elemento central do Renascimento foi o humanismo, isto , o homem como centro do universo (antropocentrismo), a valorizao da natureza. O homem ocupa o lugar central, contrapondo o discurso da f e do divino, conceitos impregnados na cultura da Idade Mdia. MERCANTILISMO Ouro e prata Para fortalecer o Estado absolutista, era preciso um grande volume de recursos financeiros, cuja obteno exigiu uma nova poltica econmica, conhecida como mercantilismo. Se, na Idade Mdia, no auge do feudalismo, a riqueza bsica era a terra, na Idade Moderna, no apogeu do absolutismo, os metais preciosos (ouro e prata) passaram a ser a nova forma de riqueza. Poder estatal O mercantilismo caracterizou-se por ser uma poltica de controle e incentivo, por meio da qual o Estado buscava garantir o seu desenvolvimento comercial e financeiro, fortalecendo o poder estatal. Na verdade, o mercantilismo caracterizou-se por um conjunto de medidas variadas, adotadas por diversos pases europeus (Estado moderno).

01. A transio gradativa do Mundo Medieval para o Mundo Moderno dependeu da conjugao de inmeros fatores, europeus e extra-europeus, que ganharam dimenses e caractersticas novas. Marque a alternativa que corresponde s mudanas desse mundo moderno:
a) O Humanismo constitua-se num movimento de exaltao aos valores medievais. b) A entrada de manufaturados no-metropolitanos era proibida nas colnias, garantindose o acmulo de capitais para o Estado. c) O homem renascentista adotava a Teoria Geocntrica formulada por Nicolau Coprnico e defendida por Galileu Galilei. d) Deus soberano, portanto o homem no livre. Essas palavras de Martinho Lutero difundiram-se pelo territrio europeu no sculo XVI, por meio de inmeros movimentos que buscavam reformas religiosas para os Jesutas. e) Montagem de modelo poltico-administrativo caracterizado pela no-interveno do Estado na economia.

02. ( FGV ) Postulados 1.(...); 2. O centro da Terra no o centro do universo, mas to somente da gravidade e da esfera lunar; 3. Todas as esferas giram ao redor do Sol como de seu ponto mdio, e, portanto, o Sol o centro do universo; 4. (...); 5. Todo movimento aparente que se percebe nos cus provm do movimento da Terra, e no de algum movimento do firmamento, qualquer que seja; 6. O que nos parece movimento do Sol no provm do movimento deste, mas do movimento da Terra e de nossa esfera, junto com a qual giramos em redor do Sol, o que acontece com qualquer outro planeta; 7. (...). (sc. XVI) (citado em Berutti et al.) O documento refere-se :
a) ruptura com o heliocentrismo, conduzida pelas investigaes de Kepler; b) ruptura com o antropocentrismo, conduzida pelas investigaes de Galileu Galilei; c) concepo de universo, que recupera o pensamento de Ptolomeu, recusado pela Igreja durante a Idade Mdia; d) concepo de universo, que recupera as preocupaes de Herclito (tudo est em movimento), apresentada por Isaac Newton; e) ruptura com o geocentrismo, conduzida pelas investigaes de Coprnico.

13

01. (UFPI) Sobre a Expanso Martima e Comercial Europia (sculos XV e XVI), assinale a alternativa correta.
a) A Espanha, em parceria com a Frana, dominou as rotas comerciais entre a Amrica do Norte e a Europa. b) A Holanda, j no sculo XVI, imps seu domnio martimo e comercial, frente Inglaterra, na Amrica do Sul. c) A Frana, devido ao uso de expedies militares, controlou o comrcio de especiarias no litoral da Amrica portuguesa. d) Portugal, ao assinar o Tratado de Tordesilhas com a Espanha, buscava garantir a explorao das terras localizadas no Atlntico sul. e) A Inglaterra, a partir da chegada de Cristvo Colombo ao Novo Mundo, firmou-se como a nao hegemnica, nas rotas comerciais entre a Amrica Central e a Europa.

nas Grandes Navegaes? Veja que razes fizeram-no iniciar esse processo de conquista de alm-mar. Apoio financeiro da burguesia mercantil interessadssima em conquistar o Oriente para ter seus lucros quadruplicados. Boa localizao geogrfica. Domnio sobre o mar. Conhecimentos nuticos. Paz interna e externa. Centralizao do poder nas mos do rei. Foi fundamental para Portugal lanar-se nesse processo de conquistas que tivesse o poder centralizado. E como se deu esse processo de centralizao poltica? Em Portugal, irrompeu a Revoluo de Avis (1383-85), que conduziu ao poder D. Joo I, que se aliou aos interesses burgueses para fortalecer o Estado moderno. O incio das Grandes Navegaes ocorreu em 1415, quando os portugueses conquistaram Ceuta, no norte da frica. Isso nos leva a refletir sobre o plano de navegao portuguesa para alcanar o Oriente. Os portugueses, senhores dos mares, pretendiam viajar contornando a costa africana e atingir o Oriente. Na luta para alcanar seus objetivos, os portugueses conquistaram as ilhas do Atlntico: Madeira, em 1419; Aores, em 1431, e Cabo Verde, em 1456. Nessa, regio os portugueses desenvolveram o cultivo da cana-de-acar, que no sculo XVI ser a principal economia do Brasil. Por volta de 1488, o conquistador portugus Bartolomeu Dias chegou ao extremo-sul da frica. Devido s condies do local, ele o batizou de Cabo das Tormentas. O Estado portugus muda o nome para Cabo da Boa Esperana, pois certamente tinha esperana de concretizar seus sonhos de conquistar o Oriente. Com essa conquista ao extremo-sul da frica, os portugueses j se julgavam donos do Atlntico, e no admitiriam concorrncia pelo controle do novo eixo econmico. A Espanha foi o segundo pas a se lanar em busca do caminho para as ndias orientais. Vejamos os motivos que atrasaram o desempenho da Coroa espanhola: Problemas com os mouros (rabes) que invadiram seu territrio. Poltica mediterrnica dos governantes espanhis. Poder descentralizado. A questo da centralizao monrquica espanhola deu-se com o casamento de Fernando de Arago com Isabel de Castela. Resolvida essa situao, a Espanha contratou os servios do italiano Cristvo Colombo para garantir sucesso nas navegaes. Mas Colombo adotou um plano diferente daqueles projetados pelos portugueses, ele pretendia navegar pelo Ocidente (oeste) para atingir o Oriente (leste). Convicto de que a terra era redonda, fundamentado nos postulados de Ptolomeu, cujos clculos reduziam as medidas de circunferncia da Terra, Colombo partiu com trs caravelas: Santa Maria, Pinta e Nina. No dia 12 de outubro de 1492, chegaram ilha de Guanaani (hoje Repblica Dominicana). Colombo pensou ter chegado s ndias orientais, e chamou os nativos dessa ilha de ndios, erro que se perpetuou historicamente. Cristvo Colombo ainda realizou outras viagens no que seria chamado de Novo Mundo. Mais tarde, outro navegador italiano, Amrico Vespcio, no sculo XVI, a servio da Espanha, retorna s terras descobertas por Colombo e faz novas concluses: Cristvo Colombo no teria realmente chegado ao Orien-

te, havia chegado a novas terras. Em homenagem a esse novo conquistador, o novo continente passou a chamar-se Amrica. A chegada de Cristvo Colombo Amrica, em 1492, gerou divergncias entre as naes ibricas (Portugal e Espanha), pois a Espanha metera-se numa regio da qual Portugal consideravase dono: o Atlntico. A posio dos portugueses era simples: ou a Espanha se retirava do Atlntico ou seria expulsa fora. Ser que Portugal e Espanha entraram em guerra? O papa da poca, Alexandre VI, em 1493, props um acordo para impedir o conflito armado. Este acordo ficou conhecido como Bula Inter Coetera, no qual ficou decidido que seria traada uma linha imaginria a 100 lguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. As terras que fossem conquistadas a oeste seriam da Espanha, e a leste seriam de Portugal. O Estado portugus no aceitou esse acordo, pois no seria vantajoso para ele, ainda mais que o papa era espanhol. Somente em 1494, foi assinado o acordo que acalmou os nimos belicosos entre os ibricos, o Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu um novo meridiano, 370 lguas a oeste de Cabo Verde. Esse novo tratado j atendia ao interesses portugueses no oceano Atlntico. Dez anos aps chegar ao Cabo da Boa Esperana, a expedio portuguesa comandada por Vasco da Gama, em 1498, chega ao Oriente. Conquistam a cidade de Calicute, na ndia. Na volta para Portugal, levavam boas perspectivas para o Estado e para a classe mercantil. A expedio entregou em Portugal um carregamento de especiarias maior do que se vendia anualmente em Gnova. Vendidas na Europa, as especiarias geraram um lucro aos comerciantes portugueses de aproximadamente 6.000 %. Nessa mesma poca, uma expedio comandada por Duarte Pacheco veio investigar terras no Atlntico Sul (futuras terras brasileiras), e retornou a Portugal dizendo da existncia de tais terras. Era preciso que o Estado mandasse uma nova expedio para tomar posse delas. Para alcanar os objetivos sobre o comrcio oriental e as terras no Atlntico sul, o Estado mandou a expedio de Pedro lvares Cabral, que partiu de Lisboa, em 9 de maro de 1500, com duas metas: Tomar posse das terras no Atlntico Sul (futuras terras brasileiras). Consolidar o comrcio das especiarias orientais, garantindo monoplio para Portugal. As Grandes Navegaes apresentaram como conseqncias: Hegemonia dos pases ibricos. Novo eixo econmico: oceano Atlntico. Formao das reas coloniais.

02. (UFC) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Jlio II em 1506, representou para o sculo XVI um marco importante nas dinmicas europias de expanso martima. O tratado visava:
a) demarcar os direitos de explorao dos pases ibricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expanso comercial martima; b) estimular a consolidao do reino portugus, por meio da explorao das especiarias africanas e da formao do exrcito nacional; c) impor a reserva de mercado metropolitano espanhol, por meio da criao de um sistema de monoplio que atingia todas as riquezas coloniais; d) reconhecer a transferncia do eixo do comrcio mundial do Mediterrneo para o Atlntico, depois das expedies de Vasco da Gama s ndias; e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a explorao colonial, aps a destruio da Invencvel Armada de Filipe II, da Espanha.

Exerccio
01. A Revoluo de Avis, em 1383, pode ser entendida como:
a) a eliminao da nobreza portuguesa possibilitando o desenvolvimento da agricultura; b) o fortalecimento da monarquia portuguesa dificultando o desenvolvimento da burguesia; c) a criao de uma repblica burguesa, que teria o rei sob controle. d) a consolidao do Estado Nacional portugus, aliada camada mercantil. e) um golpe burgus que eliminou a monarquia portuguesa.

03. (UFAM2007) O Mercantilismo tem sido tradicionalmente descrito como um conjunto de idias e prticas econmicas que visavam alcanar o desenvolvimento das naes. estranho ao Mercantilismo:
a) b) c) d) e) o metalismo; o protecionismo estatal; o livre comrcio; o entesouramento; a obteno de uma balana comercial favorvel.

14

Gabarito do nmero anterior


Aprovar n. 01

Calendrio 2008

DESAFIO GRAMATICAL (p. 3) 01. C; 02. D; 03. C; 04. E; 05. D; 06. B; 07. E; 08. E; DESAFIO GRAMATICAL (p. 4) 01. D; 02. E; 03. A; 04. B; 05. D; 06. B; CAIU NO VESTIBULAR (p. 4) 01. B; 02. C; 03. D; DESAFIO GRAMATICAL (p. 5) 01. C; 02. E; 03. E; 04. B; 05. B; 06. B; 07. D; DESAFIO GRAMATICAL (p. 6) 01. D; 02. D; 03. C; 04. E; 05. C; 06. B; 07. E; DESAFIO GRAMATICAL (p. 7) 01. B; 02. D; 03. B; 04. C; 05. E; DESAFIO GRAMATICAL (p. 8) 01. D; 02. B; 03. E; 04. A; ARAPUCA (p. 8) 01. E; DESAFIO GRAMATICAL (p. 9) 01. E; 02. E; 03. A; 04. C; 05. E; 06. E; DESAFIO GRAMATICAL (p. 10) 01. A; 02. A; 03. D; 04. B; 05. B; 06. B; DESAFIO GRAMATICAL (p. 11) 01. B; 02. C; 03. A; 04. B; ARAPUCA (p. 11) 01. E; CAIU NO VESTIBULAR (p. 11) 01. C; DESAFIO GRAMATICAL (p. 14) 01. D; 02. C; 03. A; 04. B; 05. C;

Aulas 71 a 102

LEITURA OBRIGATRIA
01. Uma das personagens de Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, abandonou o apelido aps a morte de Jano, adotando o verdadeiro nome. Trata-se de:
a) b) c) d) e) Alcia; Macau; Ramira; Ranulfo; Algisa.

02. Com base na leitura de Cinzas do Norte, escolha a correlao errada:


a) Algisa: irm de Alcia; Ranulfo casou-se com ela para despistar as desconfianas de Jano. b) Alcia: me de Mundo; depois de casada com Jano, traa-o com Ranulfo. Tornou-se viciada em bebida alcolica e jogo de cartas. c) Ramira: irm de Ranulfo; nutria por Jano uma paixo secreta. d) Mundo: no Rio de Janeiro, saiu nu, fantasiado de ndio, em plena luz do dia; foi preso e espancado. J no leito de morte, descobriu que era filho de Ranulfo, no de Jano. e) Fogo: co de estimao de Jano; depois da morte do dono, morreu abandonado; o corpo foi enterrado no quintal de Ramira.

03. Com base na leitura de Cinzas do Norte, relacione corretamente:


1. 2. 3. 4. 5. Mundo Lavo Ranulfo Jano Macau

a. ( ) Motorista de Jano; tornou-se pescador. b. ( ) Principal narrador; amigo e confidente de Mundo. c. ( ) Protagonista; intimamente revoltado, no conseguia adaptar-se ao mundo que o rodeava. d. ( ) Na prtica, uma espcie de pai para Mundo; foi quem o incentivou para as artes. e. ( ) Pai do protagonista; morreu sem conseguir entender o filho e a esposa.

04. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, pode ser classificado de:


a) epopia; b) novela; c) romance; d) pea teatral; e) livro de contos.

15

LNGUA PORTUGUESA ALMEIDA, Napoleo Mendes de. Dicionrio de questes vernculas. 3. ed. So Paulo: tica, 1996. BECHARA, Evanildo. Lies de portugus pela anlise sinttica. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1960. CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionrio de dvidas da lngua portuguesa. 2. impr. So Paulo: Nova Fronteira, 1996. CUNHA, Celso; CYNTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. 13. ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1986. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. HOUAISS, Antnio. Pequeno dicionrio enciclopdico Koogan Larousse. 2. ed. Rio de Janeiro: Larousse do Brasil, 1979. HISTRIA ACUA, Cristbal de. Informes de jesutas en el amazonas: 1660-1684. Iquitos-Peru, 1986. ______ Novo Descobrimento do Grande Rio das Amazonas. Rio de Janeiro: Agir, 1994. CARDOSO, Ciro Flamarion S. Amrica prcolombiana. So Paulo: Brasiliense, 1986 (Col. Tudo Histria). CARVAJAL, Gaspar de. Descobrimento do rio de Orellana. So Paulo: Nacional, 1941. FERREIRA, Alexandre Rodrigues. (1974) Viagem Filosfica pelas capitanias do GroPar, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiab. Conselho Federal de Cultura, Memrias. Antropologia. MATEMTICA BIANCHINI, Edwaldo e PACCOLA, Herval. Matemtica. 2.a ed. So Paulo: Moderna, 1996. DANTE, Luiz Roberto. Matemtica: contexto e aplicaes. So Paulo: tica, 2000. GIOVANNI, Jos Ruy et al. Matemtica. So Paulo: FTD, 1995.

QUMICA COVRE, Geraldo Jos. Qumica Geral: o homem e a natureza. So Paulo: FTD, 2000. FELTRE, Ricardo. Qumica: fsico-qumica. Vol. 2. So Paulo: Moderna, 2000. LEMBO, Antnio. Qumica Geral: realidade e contexto. So Paulo: tica, 2000. REIS, Martha. Completamente Qumica: fsicoqumica. So Paulo: FTD, 2001. SARDELLA, Antnio. Curso de Qumica: fsicoqumica. So Paulo: tica, 2000. BIOLOGIA AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia das clulas: origem da vida. So Paulo: Moderna, 2001. CARVALHO, Wanderley. Biologia em foco. Vol. nico. So Paulo: FTD, 2002. LEVINE, Robert Paul. Gentica. So Paulo: Livraria Pioneira, 1973. LOPES, Snia Godoy Bueno. Bio. Vol. nico. 11.a ed. So Paulo: Saraiva. 2000. MARCONDES, Ayton Csar; LAMMOGLIA, Domingos ngelo. Biologia: cincia da vida. So Paulo: Atual, 1994. FSICA ALVARENGA, Beatriz et al. Curso de Fsica. So Paulo: Harbra, 1979, 3v. LVARES, Beatriz A. et al. Curso de Fsica. So Paulo: Scipicione, 1999, vol. 3. BONJORNO, Jos et al. Fsica 3: de olho no vestibular. So Paulo: FTD, 1993. CARRON, Wilson et al. As Faces da Fsica. So Paulo: Moderna, 2002. Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica (GREF). Fsica 3: eletromagnetismo. 2.a ed. So Paulo: Edusp, 1998. PARAN, Djalma Nunes. Fsica. Srie Novo Ensino Mdio. 4.a ed. So Paulo: tica, 2002. RAMALHO Jr., Francisco et alii. Os Fundamentos da Fsica. 8.a ed. So Paulo: Moderna, 2003. TIPLER, Paul A. A Fsica. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2000, 3v.

Vous aimerez peut-être aussi