Vous êtes sur la page 1sur 15

156

A IMPORTNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAO INFANTIL


MELO, Izabel Cristina Ferreira1 CAVALARI, Nilton2

RESUMO

O presente resumo tem-se como objetivo apresentar a importncia das atividades ldicas e de jogos em todo o processo de desenvolvimento da criana atendida na educao infantil para as demais reas de aprendizagem. As etapas de desenvolvimento devem ser conhecidas para que as atividades ldicas e jogos desempenhem no apenas o prazer da criana em brincar, mas desenvolva outras habilidades que so essenciais como cognitiva, motora, e afetiva. Apresenta alguns autores dentre que abordam a importncia do tema proposto para o desenvolvimento nos aspectos que trabalham a ao motriz da criana. Para tanto, o trabalho com atividades ldicas e com jogos primordial em todo este processo, visto que, brincar a essncia da criana e atravs da brincadeira ela constri e reconstri sua personalidade e seu mundo, assim estruturando-se para desafios posteriores.

Palavra chave: Atividades Ldicas. Jogos. Criana. Aprendizagem.

1 INTRODUO

O presente trabalho abordou alguns aspectos relevantes para a prtica de atividades ldicas e jogos na educao infantil se dar atravs de anlise da concepo de desenvolvimento infantil e a metodologia realizada pelo docente que atende esta faixa etria, tendo em vista que, a primeira infncia desenvolvida seguindo determinadas etapas evolutivas, assim se faz necessrio importncia do educador conhec-las para melhor

Izabel Cristina Ferreira de Melo, graduada em Letras, pela Universidade Norte do Paran (Unopar), ps-graduada em Psicopedagogia pela ESAP Instituto de Estudos Avanados e Ps-Graduao e cursando ps-graduao em Psicomotricidade pela UCP e Instituto Rhema Educao em Arapongas Paran. 2 Nilton Cavalari, professor orientador, mestre em Matemtica, pela Universidade Estadual de Londrina(UEL) Paran e ex-docente da Universidade Estadual de Londrina(UEL), Universidade Paranaense(UNIPAR), Universidade Norte do Paran(UNOPAR) e professor do Instituto Rhema Educao.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

157

realizar seu trabalho junto s crianas, pois para cada nvel de desenvolvimento h uma atividade ou jogo adequado a ser realizado. Pois durante a evoluo da criana ela precisa ser estimulada em todos os seus aspectos e as atividades ldicas, desempenham uma funo prazerosa para a criana, neste aspecto a criana realiza uma atividade que lhe d prazer e desenvolve as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e morais. Sabendo-se que os jogos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida do homem. Caar, relacionar-se com a natureza, dominar a fala, descobrir a roda e o fogo, so atos que surgiram de jogos e brincadeiras que fazem parte da relao humana. Nesta perspectiva o jogo um fator importante para se conhecer os povos e seus costumes. Na educao, os jogos ultrapassam a linha do tempo e permeiam muitas geraes. Apesar de toda modernidade, os jogos e brincadeiras do passado ainda so importantes para o universo infantil. As crianas ainda brincam das mais variadas brincadeiras que foram lhes passadas atravs de avs, ou pessoas adultos que lhes so muito prximas. A importncia de uma educao mais abrangente faz com que procuremos novas sadas para suprir as carncias encontradas nas instituies de ensino. Atualmente, a maior luta por um ensino mais humano, voltado para real interesse dos alunos, tornando-os agentes do processo educacional.

2.0 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Tendo em vista o desenvolvimento das fases evolutivas da criana, que so algo que lhes acompanham principalmente durante sua infncia, este artigo apresenta em seu contexto, o conceito sobre atividades ldicas com jogos na Educao Infantil. Para a realizao desse trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliogrfica com autores que abordam concepes sobre a primeira infncia e a objetividade da participao das crianas atravs da ludicidade, na qual o jogo e a brincadeira trazem para essa faixa etria. E como complemento fez se necessrio observao da prtica pedaggica com brincadeira e jogos ldicos direcionados para cada etapa que se deve trabalhar no Centro Educacional Infantil. Portanto, com o conhecimento terico e prtico sobre as fases de desenvolvimento infantil, e o trabalho com as atividades ldicas, pode-se analisar a importncia e os benefcios psicomotores para o desenvolvimento global da criana, obtendo-se assim xito na prtica para as demais aprendizagens as quais designadas para a Educao Infantil.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

158

3 DESENV0LVIMENTO

3.1 Conceitos de Atividades Ldicas

Durante muito tempo a recreao e o brincar tiveram um enfoque centrado apenas no brincar por brincar, pensava-se na brincadeira e no jogo como uma simples atividade humana relacionada infncia. Brincar uma atividade universal e extremamente humana, e assim sendo, o brincar se constitui de dupla utilidade: ele funciona tanto como estratgia para a construo da individualidade, sendo entendida como a relao contnua entre o ser e o meio, (meio fsico e das representaes), e como situao para a compreenso e insero da criana na cultura a que pertence, portanto, sabido que as atividades ldicas aplicadas com crianas, sendo direcionada ou livre tm sua funo em dois sentidos: um antropolgico e o outro psicolgico. Para Educao Infantil, a atividade recreativa tem aspectos importantssimos, pois o brincar no constitui apenas uma atividade para passar o tempo, mas tem uma funo primordial nos aspectos que envolvem a criana, possibilitando o desenvolvimento integral, j que ela est inserida em um ambiente no qual se torna na maioria das vezes uma parte do seu lar, assim a criana enreda-se afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente aes. A criana brinca e ao mesmo tempo adquiri o autoconhecimento que parte da descoberta do prprio corpo e engloba naturalmente a cultura e se conhece num determinado contexto. O trabalho com a educao infantil no apenas o cuidar, mas tambm priorizar o desenvolvimento de uma conscincia corporal, de um entendimento do corpo e suas possibilidades. A criana s se interessa por aquilo que tem significado para ela. Assim a adequao das atividades exige do professor um conhecimento das necessidades e possibilidades do mundo infantil.

(...) trabalhar com o que h de positivo na criana; interessa-nos pelo que ela sabe fazer e no pelo o que no sabe faze. a partir da que a relao pedaggica pode descontrair-se, a situao deixa ir de ser dramatizada e a criana reencontrar a confiana e a segurana. [...] Neste ponto abandonamos o modelo mdico [higienista]: diagnstico, prescrio, tratamento, modelo sobre o qual funcionam os estabelecimentos de reeducao. [...] A partir da, com efeito, no existe mais reeducao. Tudo se torna educao, tal como ns a concebemos, ou seja, desenvolvimento das potencialidades prprias de cada criana. (LAPIERRE. 1988, p. 13)
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

159

Nas escolas de Educao Infantil observa-se a importncia cada vez maior pela prtica de atividades ldicas nas propostas pedaggicas desenvolvidas com as crianas, devido a uma nova viso, do que e a Educao Infantil, pois fundamental se ter um conhecimento amplo do que a primeira infncia para que se possam desenvolver atividades coerentes, relacionadas a um ciclo de vida pleno de possibilidades. Para tanto, a atividade ldica vai alm do simples ato de brincar, mas uma experincia riqussima para a criana, a qual ela desenvolve atitudes mais amplas de suas competncias psicomotoras e sociais, as quais esto interligadas com o desenvolvimento psicolgico, motor e cognitivo da aprendizagem. Assim o espao de educao infantil e onde acontece o processo educativo em todos os seus aspectos, portanto, construdo a todo o momento, de forma dinmica e permanente, com trocas mtuas de sentimentos, experincias e conhecimentos, no qual a criana o agente central. Assim sendo, a educao infantil deve produzir em seus espaos de ensino, momentos de prazer, de lazer e de construo do ldico. Tendo isso como um ponto chave na prtica pedaggica com as crianas, observa-se tambm o papel das prticas psicomotoras agregadas s atividades ldicas e sua insero na educao infantil, implicando em uma nova viso, na qual no est s pautada nos conceitos de messianismo, higenista e cognetivista, mas em uma dimenso total e global da criana. Segundo Aranha (1996, p.51).

[...] educao um conceito genrico, mais amplo que supe o processo de desenvolvimento integral do homem, isto , de sua capacidade fsica, intelectual e moral, visando no somente a formao de habilidades, mas tambm do carter e da personalidade social. O ensino consiste na transmisso de conhecimento.

Diante dessa concepo sobre o ato de educar/ensinar, deve-se observar o papel e a importncia de tudo que envolve o cuidar de uma criana, pois a ateno, cuidados e afetos fazem parte deste processo, mas no e tudo, ao realizar tais atos a criana absolve estmulos destas aes e os transforma em atitudes de desenvolvimento, motor, intelectual e afetivo, entre outros. Assim as atividades ldicas devem ser ordenadas de forma a desenvolver a criana plenamente, para isso preciso que se tenha um conhecimento claro das etapas de desenvolvimento motor e cognitivo da criana, para que haja uma organizao e um planejamento correto das atividades a serem desenvolvidas.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

160

Pesquisas realizadas desde a dcada de 1970, demonstram que, todas as crianas podem aprender, mas no sob qualquer condio. Antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, bebs e crianas so capazes de interagir a partir de outra linguagem (corporal, gestual, musical plstica, faz-de-conta, entre outras) desde que, acompanhada por parceiros mais experientes que devem incentivar a brincadeira, oferecer diferentes tipos de materiais em funo dos objetivos, organizarem o tempo e o espao de modo flexvel, so algumas formas de interveno que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianas.

A brincadeira constitui-se em um momento de aprendizagem em que a criana tem possibilidade de viver papeis, de elaborar conceitos e do mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade. Assim a brincadeira uma atividade humana e social, produzida a partir de seus elementos culturais, deixa de ser encarada como uma atividade inata da criana (BRESSAN, 1998 p.30).

O brinquedo a essncia da infncia, um meio extremamente natural que possibilita criana explorar seu mundo, facilitando a apreenso de realidade sendo uma dinmica entre a atividade e a experincia envolvendo a participao total da criana. Exige movimentao fsica, envolvimento emocional, alm do desafio mental. Por ser essencialmente dinmico e ativo, o brincar possibilita a emergncia de comportamentos espontneos e improvisados. Atravs da atividade ldica e do jogo, a criana forma conceitos, seleciona idias, estabelece relaes lgicas, integra percepes, faz estimativas com o seu crescimento fsico e assim socializando-se. Dentro do aspecto da ludicidade o enfoque do desenvolvimento infantil tem seu ponto de vista nos aspectos motor e afetivo associado ao cognitivo, assim ao se trabalhar com as atividades ldicas preciso conhecer cada etapa do desenvolvimento da criana e entender que as prticas ldicas so atividades vivenciadas emocionalmente e que tm uma influncia marcante na apreenso de conhecimento pela criana. Para isso, cada etapa de desenvolvimento, requer uma atividade ldica especfica para que no haja discordncia entre a atividade ldica aplicada, a idade e o que se espera desenvolver na criana. Estudos realizados por Piaget (1971) entre outros, mostram que, desde o nascimento a criana exerce controle sobre a obteno e organizao de suas experincias. Assim etapas de desenvolvimento podem oferecer a compreenso do processo evolutivo e educativo, enquanto

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

161

construo humano de desenvolvimento. Neste desenvolvimento seqencial do ser humano depende um relacionamento harmnico dos aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos, para que o crescimento, a experincia, a adaptao e a maturao aconteam de forma completa e elaborada. A partir dos estudos realizados pode-se observar uma contribuio significativa, principalmente para a educao infantil, pois alm das etapas de desenvolvimento das crianas destacam a importncia das relaes entre o sujeito, o meio e o objeto. A aprendizagem da criana de zero a seis anos, no espao institucional, faz-se por meio da ao e da observao sobre o meio, na construo de prticas e de sua capacidade simblica, isso tudo, por meio das interaes sociais. Assim envolvido neste mbito de aprendizagem constri o conhecimento social, afetivo, motor e cognitivo, pois as crianas pequenas tm o desejo, a curiosidade e a necessidade de compreender o mundo em que vive, pois essa necessidade est ligada construo da sua prpria identidade.

O meio mais importante para a formao da personalidade no e o meio fsico, o meio social. Pouco a pouco, ela que se confundia com o meio vai se dissociar dele. Sua evoluo no uniforme, mas feita de oposies identificaes. E dialtica. (WALLON Apud CABRAL, 2000, p.271)

Wallon (1975) considera o sujeito com geneticamente social, a criana deve ser vista contextualizada na relao com o meio. O Esquema Corporal como sendo resultante das mltiplas relaes que a criana estabelece com os indivduos que a cercam. E afirma que o desenvolvimento inicia na relao do organismo com o meio, ou seja, do recm-nascido com o meio humano, a partir desta relao humana desenvolve reflexos e movimentos impulsivos, assim a criana passa a atuar no ambiente, o que Wallon denomina de motricidade expressiva. Assim a matriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das funes mentais. O movimento espontneo transforma-se em gestos, ao se relacionar intencionalmente adquire significado. No esforo mente e corpo envolve uma atividade no sentido duplo, sendo uma atividade motricional, no qual est centrado todo o desenvolvimento da criana. O brincar infantil um processo de atividade intelectual que precede o conhecimento da realidade pela criana, portanto o brincar fundamental no processo de aprendizagem da criana, por ser de natureza social, contribui para a formao e para a interao com o outro. Nas brincadeiras, as crianas refletem a sua realidade, adquire e desenvolve conhecimentos, e
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

162

desenvolve o pensamento por meio de anlise e snteses das situaes; mesmo quando brinca sozinha, age fisicamente e interage verbalmente; reflete sobre a realidade, transformando-a ativamente, criando, inventando, combinando realidade e fantasia, introduzindo na brincadeira a fico, lida e resolve contradies internas ao prprio jogo de brincar, s suas necessidades e possibilidades em funo das regras nele implcitas.

[...] esquema corporal no um dado inicial, nem uma entidade biolgica ou psquica, mas uma construo. [...] Estudar a gnese do esquema corporal na criana, indagar-se como a criana chega representao mais ou menos global, especifica e diferenciada de seu corpo prprio. [...] Esta aquisio importante o resultado e a condio de legitima relaes entre o indivduo, e seu meio (W A L L O N Apud. LE. CA M U S 1986, p.37).

Ao realizar uma atividade ldica a criana desenvolve-se fsica e intelectualmente, destaca-se com indivduos ao mesmo tempo em que, estabelece convvio social, toma iniciativa e estimula sua criatividade. Quando a criana brinca, ela transporta suas fantasias para o mundo real e automaticamente prepara-se para a realidade. O ldico e importante em todas as fases da educao infantil, pois desenvolve o prazer de explorar, extravasar, relacionar-se consigo e com os outros, de fantasiar, criar e divertir-se. Por isso, o espao no qual a criana est inserido dentro da educao infantil deve ser acolhedor e possibilitar a realizao de atividades ldicas, prazerosas, pois atravs do prazer da satisfao que a criana absorve os aspectos relacionados entre atividade, o meio e a aprendizagem.

Operacionalizar estes princpios [...] para construir-se o tema Gerador. O enfoque, exige mediao pedaggica na linguagem da criana de forma que ela entenda, atravs das experincias ldicas que favoream a assimilao gradativa dos princpios norteadores, pelo teatro, histria, espaos criativos brinquedos... [C.E.I.M, 1998, p.78].

Observa-se neste conceito que a brincadeira est ligada intimamente com o desenvolvimento da cultura e da sociedade que esta inserida criana, pois ela v o mundo que a rodeia atravs do brinquedo, expressando-se pelo ato ldico e atravs desse ato que a

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

163

brincadeira tem um fator importantssimo na infncia. Para tanto o brincar a essncia do pensamento ldico e a caracterstica das atividades executados na infncia. O Psicanalista Winnicott (1975), afirma que, no brincar a criana manipula fenmenos externos a servio do sonho e veste esses fenmenos escolhidos como significados. Assim observa-se a importncia da brincadeira na formao do ser humano no seu carter nico, e no desenvolvimento da criatividade. no brincar, e somente no brincar, que o indivduo, criana ou adulto, pode ser criativo e utiliza sua personalidade integral: e somente sendo criativo que o indivduo descobre seu eu (WINNICOTT, 1975, p.80). Diante de tais concepes, o educador tem funo importante neste processo, pois ele um mediador entre a atividade ldica desenvolvida e a criana, pois ao produzir espao relacional e educacional da criana, deve se ter a preocupao em reproduzir momentos de prazer, de lazer e de construo do ldico. No trabalho com as crianas, preciso ter como referncia o grupo, no qual, elas esto inseridas, assim fundamental traduzir uma proposta curricular voltada para a educao infantil, construda a partir de uma concepo de infncia.

necessria que nos centros de educao infantil e na pr-escola seja operada a possibilidade da brincadeira ou de jogos simblicos que em alguns momentos so organizados e dirigidos e, em outros momentos, organizados pelos educadores, porm de livre opo pelas crianas. A possibilidade de participar desde a construo dos mais diferentes materiais como fantasias, mscaras, fantoches, marionetes, entre outras at a sua utilizao em dramatizaes, teatro ou outras representaes de sua opo, constitui-se em um espao de vivencia onde a criana trabalha com a imitao e a representao, desenvolve sua autonomia e a estrutura de regras de convvio grupal, dentre outros. (BRESSAN, 1998 p.30)

Ao se refletir sobre a brincadeira e o brincar, observa-se uma atividade, da ao da criana e nela o brinquedo/objeto so assimilados como um instrumento sociocultural, um mediador que transmite valores. O brincar no acontece do nada, pois quando a criana pega um pano e transforma-o mentalmente em capa de super-heri, o pano no foi um material ldico, mas a relao que a criana estabeleceu com esse material que foi ldico, o faz-deconta. Por isso que para a criana qualquer objeto pode se tornar um brinquedo. A criana tem o impulso de brincar, e atravs deste impulso d significados diversos aos objetos e relaciona-os ao mundo real. Segundo Roza (1993, p.16) aos olhos de uma criana, tudo brinquedo. Sendo assim, a fico ou imaginrio o tempero do brincar, nesse universo as coisas acontecem de
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

164

modo diferente da realidade, se tornado uma outra realidade, ou seja, e a realidade imaginria da criana, contudo, a imaginao marcada pela capacidade de conferir diferentes significados, isso remete a origem da palavra ldica que vem do latim: ludere, que significa; iluso, portanto, todo gesto ldico imaginrio, ilusrio.

Os jogos infantis (...) so em geral roteiros compreensveis, que possuem coerncia e inteligibilidade, mesmo quando contm elementos que se contrapem realidade material: voar, mudar de tamanho, possuir superpoderes, etc. Esses elementos no constituem para a criana nenhum sentimento de estranheza, pois no brincar h uma conscincia da irrealidade da trama, que produzida intencionalmente, tal como nas novelas de fico. (BOZA 1993,p.81)

O desempenho do professor de educao infantil est centrado no apenas em um trabalho pedaggico, mas na compreenso de todos esses fatores aos qual a criana est relacionada por isso a afetividade e to importante nesta relao, sendo por meio dessa relao entre professor, atividade pedaggica, e o carinho, que os pequenos se envolvem prazerosamente com as atividades que acompanham toda a dinmica pedaggica oferecida criana, inclusive as ldicas. Assim sendo, preciso olhar a criana integralmente, tendo em vista, as questes do desenvolvimento humano desde o nascimento.

3.2 Jogos na Educao Infantil: implicaes da teoria de Piaget

Segundo Piaget (1971), h trs tipos de atividades ldicas, as quais demonstram a importncia do educador conhecer e administrar cada uma adequadamente ao seu trabalho pedaggico que realiza com as crianas, pois tendo como base os estgios de desenvolvimento pode-se ter uma perfeita compreenso de quais as atividades ldicas e jogos que se enquadram para cada etapa de desenvolvimento. A partir das concepes piagetianas, se tm: os jogos de exerccio, os jogos simblicos e os jogos de regra. Os jogos de exerccios caracterizam o perodo sensrio - motor, sendo que, sua forma de assimilao funcional e repetitiva, tendo sua funo formao de hbitos. No incio do desenvolvimento, que os primeiros meses de vida da criana formam-se hbitos na qualidade de esquemas motores. O hbito um padro de reao adquirida, relativamente estvel, facilmente evocado e difcil de ser eliminado, sendo a maioria dos hbitos motores.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

165

Para Piaget (1971), os hbitos so a principal forma de aprendizagem no primeiro ano de vida e constituem a base para as futuras operaes mentais. Assim os hbitos na educao infantil favorecem a aquisio de hbitos mais complexos, ao qual, a criana vai precisar em todas as etapas do seu desenvolvimento motor e cognitivo, pos a repetio pelo hbito fonte de significado, ou seja, de compreenso das aes, tendo importncia na construo do conhecimento escolar. O hbito leva a repetio no sentido funcional, motriz para a regularidade da ao, to fundamental para o desenvolvimento. Assim importante a funo de repetio com prazer, pois saudvel e requer na ludicidade o componente essencial. Segundo Piaget, os jogos de exerccios vo permitindo as crianas desde pequenas agir e experimentar o mundo que as rodeia. Os jogos simblicos caracterizam a atividade ldica prpria do perodo de desenvolvimento pr-operatrio, tendo a forma de assimilao deformante. Piaget denomina deformante esta forma de assimilao em razo da realidade fsica e social a ser assimilada pela criana isso por analogia, ou seja, da forma como a criana assimila e deseja a realidade que a cerca. Sendo assim, quanto mais criana, nesta faixa etria trabalhar com jogos simblicos, mais capacidade de assimilao ela ter, mesmo que seja deformante, pois os significados que a criana atribui aos contedos de suas aes quando joga so deformaes dos significados correspondentes de sua vida social e fsica. Quando a criana fantasia ela pode compreender a seu modo s situaes presentes, isso favorece a integrao da criana no mundo social, o qual, cada vez mais complexo. As construes realizadas pela criana nos jogos simblicos e as regularidades vivenciadas anteriormente por ela nos jogos de exerccios so fonte de futuras operaes mentais, tendo um ponto de vista funcional e descobrindo o valor da experimentao concreta. Em vrias obras de Piaget (1971) aparecem referncias a atividades ldicas, o brincar propriamente dito, isso no sentido de evoluo social, fsica, e cognitiva, mostrando como se caracteriza em cada perodo do desenvolvimento da criana. No perodo sensrio-motor, a interao social da criana limitada, predominando o brinquedo isolado, mas com carter implorativo, portanto, explorando as potencialidades dos objetos sem a necessidade de se acomodar a eles. Podem ser repetidos pelo simples prazer que provoca na criana, desta forma nota-se o carter ldico, o beb executa as reaes circulares primrias com o objeto e com sigo mesmo, muitas vezes manifesta o prazer pelo sorriso. Piaget (1971) afirma, o smbolo ldico desliga-se do ritual, sob a forma de esquemas simblicos, graa a um progresso decisivo no sentido da representao. Com o
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

166

desenvolvimento fsico e intelectual da criana ao passar do perodo sensrio-motor para o pr-operatrio observa-se a criana distingue com maior facilidade a situao de brincadeira dominada pela assimilao, como se fosse um processo de colocar o mundo externo dentro da criana, isto , em sua vida mental em uma situao de buscar o entendimento da realidade, assim as crianas coexistem no mundo infantil como se representassem dois planos de uma mesma realidade. A atividade ldica neste perodo essencial, pois no brincar representa uma assimilao da realidade ao prprio eu, portanto a criana conviver com suas fantasias sem distingui-las da realidade. O jogo simblico, do qual a brincadeira com bonecas e outros objetos, oferecem criana no apenas a oportunidade de atualizar seus instintos ou aprender normas culturais, mas oferece a oportunidade de elaborar os conflitos cotidianos por ela vivenciados, ou realizar seus desejos insatisfeitos, podendo trabalhar mentalmente com as angstias e alegrias fortalecendo-se em termos de estruturao de personalidade e estruturao fsica e motora. Nesse perodo a criana brinca em conjunto, tendo cada uma seu papel definido, iniciando o que se pode chamar de simbolismo coletivo, assim como na evoluo do pensamento h tambm a evoluo do brinquedo, verificando-se no perodo sensrio-motor uma brincadeira solitria, no pr-operacional as crianas brincam juntas, isto , na presena uma das outras, no exatamente uma com a outra, pois predomina nesta fase o egocentrismo. A importncia do jogo de regra para a construo do conhecimento observada quando a criana entra na escola, pois atua com um sentido (como) e simblico (para qu), assim um conjunto de jogo de significado que a criana conheceu desde os seus primeiros anos de vida e que determinar as funes cognitivas e motoras que realizar na sua trajetria escolar no desenvolvimento as diversas habilidades necessrias para a aprendizagem.

3.3 O Trabalho do professor com atividades ldicas e jogos.

Com base nas fases de desenvolvimento citada por vrios estudiosos, considerando que a criana ser aquilo que o meio lhe solicitar, o ponto chave da metodologia de uma educao infantil est no desempenho do professor em selecionar para o seu trabalho pedaggico atividades espontneas que utilizem os sentidos e a motricidade, bem como a convivncia grupal no preparo para as operaes lgicas apoiando-se na coordenao geral das aes nas relaes interindividuais.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

167

O professor tem que estar consciente que a metodologia a ser empregada dever estar implcita na atividade e que ter sempre alguma conduta a desenvolver ou algum elemento do meio a ser assimilado pela criana. Na abordagem com brincadeiras e jogos, pode-se estabelecer a forma de trabalho, mas importante estar atento, pois o professor tem uma outra viso do que brincar, isso est relacionado com uma metodologia a ser desenvolvida com a criana. A criana no fica pensando o porqu brinca, mas o educador precisa constantemente procurar saber o que o brincar tem no desenvolvimento da criana visto que, so muitos aspectos a serem levados em conta como, o motor, o fsico, cognitivo e o afetivo. Assim o professor dever correlacionar s atividades visando dimenso da criana como um todo. Por exemplo, ao manipular um material ou se envolver em uma atividade a criana deve ser estimulada em todos os aspectos possveis, pois a coerncia de atividades durante a relao professor-aluno, responsvel pelo desenvolvimento da criana, a qual adquire condies pra agir sobre o ambiente, descobrindo relaes entre os elementos que o compem. Com relao a esses aspectos envolvem operaes Sensrio-Motoras que se dividem em subetapas, todas interligadas, pois na ao da criana em pegar um objeto ela mobiliza todo o seu corpo inclusive seus neurnios e msculos, ativando assim as percepes reflexivas, por isso ao realizar uma atividade ldica ou at mesmo um jogo orientado ou livre o professor dever verificar a que objetivos espera alcanar no desenvolvimento da criana. Deve-se rodear a criana de um ambiente facilitador da aprendizagem, isso desde o incio, assim o educador deve estar sempre atento aos sinais que a criana apresenta e a partir deles lev-la a um novo nvel de explorao por meio de experincias de dificuldade gradual. Tendo em vista todos esses aspectos o educador precisa conhecer alguns materiais que estimulam as crianas, e a quais reas elas desempenham o desenvolvimento.

4 RESULTADOS E DISCUSSES

Quanto s atividades desenvolvidas com as crianas de 0 a 5 anos foram propostas de forma que cada qual desenvolvesse as habilidades que correspondesse a cada faixa etria que se atende no Centro Educacional Infantil. Para tanto se observou durante as atividades que houve receptividade por parte das crianas que interagiram correspondendo ao comando que lhes eram propostos com sucesso
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

168

Percebeu-se com as atividades ldicas em que se priorizavam os jogos e as brincadeiras, que as crianas apresentavam harmonia, prazer, socializao, em fim demostraram-se aptas ao desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, funes imprescindveis para a Educao Infantil. Portanto, o conhecimento terico conjuntamente com a prtica, enfatizou a necessidade de que, a ludicidade seja algo constante em todo processo educacional. Pois atravs da mesma que a criana brinca para conhecer-se a si prpria e aos outros em suas relaes recprocas para aprender as normas sociais de comportamento e hbitos determinados pela cultura a qual est inserida.

5 CONCLUSO

Nesse contexto, ressalta-se que a principal caracterstica do homem, imaginativa, e essa essencialmente dramtica. Provando que o processo criativo um dos mais vitais para os seres humanos, essa imaginao dramtica, por sua vez, tende de ser fundamentada a partir de mtodos modernos de ensino. Pretendeu-se assim, com esse artigo que se observem os componentes curriculares e desenvolvidos atravs de situaes ldicas e naturais, buscando o desenvolvimento fsico, ou seja, que a criana tenha o conhecimento do prprio corpo. Para tanto, observou-se que por meio dos jogos de situaes, os alunos tm seu mais espontneo meio de expresso, usando a simulao. Reunindo jogos dramticos aos criativos, estimulando uma reformulao de idias (consciente ou inconsciente), possibilitando novas atitudes, estabelecendo uma relao entre o educando e os personagens. Tambm se incentiva o interesse pelo conhecimento de outras disciplinas, a coordenao da expresso do corpo, a expresso verbal e completa, e o binmio ensino-aprendizagem, dentro da escola e fora dela e junto comunidade. Portanto, ao se propor atividades e jogos criativos como uma das sadas viveis para uma maior integrao entre as reas afins e para desenvolver valncias esquecidas nas aprendizagens. Enfim, a riqueza das atividades ldicas indiscutvel e deve ser priorizada na educao infantil, sempre considerando os perodos de desenvolvimento da criana e na utilizao de jogos e brincadeiras, preciso escolher cuidadosamente os mais prximos da
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

169

realidade da criana e respeitando seus movimentos motores e esquemas de elaborao mental, pois cada criana nica e tem seu prprio desenvolvimento. Assim, a compatibilidade de atividades com os perodos de desenvolvimento mental e motor da criana essencial para um pleno trabalho pedaggico.

ABSTRACT

This article has aimed to present the importance of play activities and games throughout the development process of the child being treated in early childhood education to other areas of learning. The stages of development should be known for that playful activities and games to play not only the child's pleasure in playing, but develop other skills that are essential to cognitive, motor, and affective. It features among some authors that discuss the importance of the theme proposed for development in ways that work the motor action of the child. To do so, work with play activities and games is paramount in this process, since play is the essence of the child through play and it builds and rebuilds his personality and his world, so is structured to further challenges.

Keywords: Recreational activities. Games. Child. Learning.

REFERNCIAS

ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educao. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1996.

BRESSAN, C.R. (Coord). Educao Infantil. Florianpolis: Secretaria de Estado da Educao/ COGEN, 1988.

CABRAL, S. Psicomotricidade Relacional: prtica clnica e escolar. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

CHAPEC. Coletivo do CEIM Pequeno Prncipe. Relato de experincia da construo da educao popular na educao infantil. Chapec/ SC: Secretaria de Educao e Cultura de Chapec, dez. 1988.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

170

LAPIERRE, A; ACOUTURIER, B. A Simbologia do Movimento. Porto Alegre: Artmed, 1988.

LE CAMUS, Jean. O corpo em discusso. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986, p.16.

PIAGET, J. Epistemologia gentica. Lisboa: Dom Quixote, 1971.

SANTA ROZA, Elisa. Quando o brincar dizer: a experincia psicanaltica na infncia. Rio de Janeiro: Relume- Dumar, 1993.

WALLON, H. Psicologia e educao da infncia. Lisboa: Estampa, 1975.

WINNICOTT, D. W. O brincar ; a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 156 170, fe v. 2 010.

Vous aimerez peut-être aussi