Vous êtes sur la page 1sur 2

So Paulo, tera-feira, 21 de dezembro de 2010

TENDNCIAS/DEBATES

Desaos sustentabilidade
EDINHO SILVA e EVANDRO VIEIRA OURIQUES
EDINHO SILVA presidente re-eleito do Partido dos Trabalhadores no Estado de So Paulo e deputado estadual por So Paulo. EVANDRO VIEIRA OURIQUES, mestre e doutor em Comunicao e Cultura, coordenador do Ncleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicao e Conscincia da Escola de Comunicao da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desenvolvimento sustentvel tem signicado limitar efeitos do "mau desenvolvimento", como analfabetismo, pobreza e a degradao ambiental O nal desta 1 dcada do sculo 21 marcado por debates fundamentais, como o avano gentico e seu controle tico, a nanceirizao da economia globalizada, a democratizao da comunicao, o controle social da internet como instrumento de informao e formao, a mobilidade humana, o conceito de nao, entre outros. No entanto, tais debates exigem de ns reexo anterior a respeito do que consideramos riqueza e qual o modelo de sua produo e distribuio. Sob a gide da noo de desenvolvimento, obtivemos progressos nas condies de vida: urbanizao, investimentos na sade, melhoria dos padres de alimentao e, consequentemente, aumento da expectativa de vida. Mas isso no foi uniforme. As desigualdades aprofundaram-se no mundo e a misria se tornou endmica. At os anos 1980, as desigualdades eram tratadas como transitrias. A urbanizao e a salarizao dariam conta da construo de uma sociedade mais igualitria. A modernizao do sistema produtivo internacional, com a absoro das tecnologias, gerando um novo estgio na produo de riquezas e do seu acmulo, mostrou ao mundo um processo civilizatrio inverso. Rendimentos baixos, precarizao das condies de trabalho, aumento da violncia, inclusive contra as crianas e mulheres.

Desse modo, a noo de desenvolvimento balizada nos atuais conceitos perde sua fora e posta em xeque. Nesse sentido, desenvolvimento sustentvel tem signicado limitar os efeitos do "mau desenvolvimento", como a pobreza, o analfabetismo, a corrupo e tambm a degradao do ambiente e do planeta, que fazem sofrer sempre os menos protegidos. O drama deste sculo romper com o modelo de produo de riqueza historicamente construdo e raticado, com a cultura do hiperconsumo que se enraizou com o capitalismo e que desde o sculo 19 tem a mesma lgica. A anlise do desenvolvimento sustentvel exige tratar desigualmente os desiguais. No podemos colocar lado a lado, por exemplo, um pas que sempre foi protagonista na histria do "desenvolvimento" e um pas pobre da Amrica Latina, que tem sofrido com a longa trajetria de acumulao internacional e cujo papel lhe foi conferido a partir de sua nica fonte de riqueza: a produo de matria-prima energtica e commodities. Do mesmo modo, devemos considerar que uma parcela signicativa dos cidados do Sudeste do Brasil j satisfez, por muitas vezes na vida, as suas necessidades bsicas, enquanto a maioria dos nordestinos e de milhes de brasileiros de todas as partes apenas agora comeou a alcanar o sculo 20. Estamos diante de um grande desao e pensamos que ningum tem a frmula ou o caminho j denido. A construo da sustentabilidade um processo coletivo, eminentemente poltico, e deve ser priorizado. O Brasil tem mostrado ao mundo que capaz de construir novos paradigmas com as suas polticas pblicas. O governo Lula referncia internacional no combate misria e foi protagonista na construo da agenda de Copenhague. Podemos agora, com Dilma, a primeira mulher na Presidncia da Repblica, mostrar ao mundo que possvel gerar riqueza, distribu-la e respeitar a natureza.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2112201007.htm

Vous aimerez peut-être aussi