Vous êtes sur la page 1sur 10

Curso de Macrobitica 2004/2005

4 Fim-de-semana

Tema: Cozinhar para as diferentes estaes do ano 15.01.2005


1. Observaes Gerais
Inverno Estao yin, pelo que a alimentao deve fornecer uma energia mais yang para reequilibrar. Contudo, de no esquecer que: 1) a prpria vida na cidade j por si s mais yang; 2) a prpria condio de cada um. De qualquer modo, uma estao onde h uma maior necessidade de aquecer o corpo. Como faz-lo? Escolher os alimentos mais yang; Yanguizar a refeio atravs de condimentos (e.g. utilizar mais o gengibre) ou de estilos de cozedura (e.g. estufados longos, forno, salteados rpidos do boa energia...). Alimentos mais yang: Cereais: Trigo Sarraceno; Millet; Aveia (maior teor de gordura); Arroz (equilibrado). Legumes: Pastinaga; Cenoura; Abbora; Agrio. Vero Estao mais yang, pelo que se deve ingerir alimentos mais yin e utilizar estilos culinrios mais yin (escaldados, saladas cruas,...) Alimentos mais yin: Cereais: Arroz (equilibrado); Bulgur; Couscous; Carolo de milho; Massas (udon). Legumes: Pepinos; Beringelas; Courgettes... No comer alimentos muito secos, temperados e cozinhados durante muito tempo pois isso ir conduzir necessidade de alimentos muito doces ou com uma energia yin muito oposta (eg. Prof: Eugnia Varatojo Page 32

Curso de Macrobitica 2004/2005


Sumos, cerveja, acar).

4 Fim-de-semana

Notas sobre alimentos: A cevada um bom alimento para ajudar a limpar, permitindo tambm relaxar, especialmente se cozinhada com cebola e legumes doces. Vinagres: o vinagre de cidra o mais yin e o de arroz o mais yang; o vinagre de ameixa permite equilibrar o tempero final de um prato conferindo um sabor simultaneamente salgado e cido. Tostar as amndoas, nozes, sementes para cozinhar o leo desses alimentos, permitindo que se tornem mais digestos. O fu digere-se melhor do que o seitan. O tofu arrefece e relaxa o corpo, no Inverno pode ser cozinhado no forno ou no wok.

2. Receitas Tostar sementes/nozes/amndoas


Para tostar utilizar uma chapa difusora, um tacho pesado e cobrir a tampa com um pano para absorver a humidade que se vai libertando durante o processo de tostar. Tostar cada tipo de semente ou oleaginosa em separado, e no final juntar umas gotas de vinagre de ameixa. (e.g. no final pode juntar-se as sementes de abbora com sementes de girassol e servir no prato, uma boa combinao). Sopa de Cevada com Legumes Ingredientes: 250 gr de cevada ou cevadinha; pitada de sal e vinagre de ameixa; Legumes a gosto (cebola, abbora, cenoura) Alga kombu (opcional); Cebolinho para guarnecer. Lave e demolhe a cevada e leve a cozinhar na panela de presso com 4 ou 5 vezes mais gua durante 25 minutos com a alga Kombu. Corte os legumes a gosto (eg. cubos de 0,5 cm) e junte cevada. Junte mais gua, se necessrio. Tempere com um fio de azeite, pitada de sal e um pouco de vinagre de ameixa. Cozinhe at os legumes ficarem macios. Guarnea com cebolinho. Variante: Coza a cevada como indicado e reserve. Estufe os legumes (abbora, cenoura, cebola,..) num fio de azeite e um pouco de gua at ficarem macios (adicionar uma pitada de sal para abrir o doce dos legumes). Adicionar a gua e a cevada, temperar com vinagre de ameixa e deixar cozinhar um pouco mais e guarnecer com cebolinho. Arroz com Castanhas Piladas Ingredientes: 1 Chvena de arroz 1 Chvena mal cheia de castanhas piladas Pitada de sal 3 Chvena e meia de gua

Prof: Eugnia Varatojo Page 33

Curso de Macrobitica 2004/2005

4 Fim-de-semana

Lave o arroz com as castanhas e deixe de molho cerca de 1 hora. Deixe ferver e cozinhe 45 minutos, na panela de presso. Cebolas Recheadas com Nozes e Miso Ingredientes: 4 cebolas mdias; 200 gr de nozes; 1 chvena de miso (miso doce); Sumo de 1 clementina ou meia laranja; Pitada de sal.

Nota: tambm se pode adicionar bocadinhos de cenoura para dar cor, ou um pouco de malte no caso de miso ser escuro. Descasque as cebolas e retire um pouco de recheio ao centro. Pique as nozes ou esmague-as um pouco e junte o miso e o sumo de clementina at obter uma pasta. Recheie as cebolas com a pasta e coloque-as numa panela com o fundo coberto com gua. Salpique as cebolas com pitada de sal. Deixe levantar fervura, baixe o lume e deixe cozinhar cerca de 20 a 25 minutos. Estufado de Fu com Legumes Doces Ingredientes: 1 Pacote de fu; 2 cebolas, 2 cenouras, kg abbora, 1 batata doce; 3 colheres de sopa de azeite; Pitada de sal e 1 folha de louro; 1 colher de sopa rasa de araruta (pode adicionar-se um pouco de natas de aveia); Coentros.

Demolhe o fu durante de 10 minutos. Corte os legumes em cubos mdios e leve ao lume com o azeite e afolha de louro. Deite um pouco de gua e deixe estufar. Corte o fu em 4 e junte aos legumes. Tempere com pitada de sal e deixe ficar 10 a 15 minutos. Engrosse o molho com um pouco de araruta ou amido de milho. Rectifique o tempero com sal. Guarnea com coentros. Agrio Salteado com Vinagre de Ameixa Ingredientes: 1 Molho de agrio; 1 Colher de caf de vinagre de ameixa; Fio de azeite.

Lave o corte o agrio em pedaos mdios. Aquea o azeite e salteie o agrio, mexendo sempre. Tempere com vinagre de ameixa. (forma mais yang de cozinhar os legumes).

Prof: Eugnia Varatojo Page 34

Curso de Macrobitica 2004/2005

4 Fim-de-semana

Tofu Tostado com Amndoas Ingredientes: 350 gramas de tofu; 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyo); 2 colheres de amndoas modas; 2 dentes de alho modos; 2 colheres de sopa de amido de milho; Sal, q.b.; 1 colher de sopa de leo de milho ou azeite; Cebolinho picado.

Corte o tofu em cubos de 1 cm e tempere com o shoyo. parte, misture a amndoa, o alho, o amido, o sal e junte o tofu. Aquea o leo e frite o tofu at ficar dourado. Legumes no Vapor 100 gramas de ervilhas tortas; 1 cenoura, 1 courgete; Pitada de sal e fio de azeite.

Lave os legumes e corte em diagonais. Disponha num tacho com gua, salpique com sal e deixe cozinhar para que fiquem crocantes. Tempere com o fio de azeite no final. Sementes Tostadas Sementes de abbora e sementes de girassol Vinagre de ameixa, q.b.

Toste as sementes, separadamente, at dourarem. Tempere com vinagre de ameixa e mexa bem. Deixe esfriar bem, antes de guardar. Pudim de Arroz com Frutos Secos Ingredientes: 150 gramas de arroz; 1 lt de leite de soja; lt de gua; 1 chvena de ch de mel de arroz ou milho; Pitada de sal; Ameixas e alperces secos; Pitada de aafro; 1 colher de ch de agar-agar; Casca de limo e 2 paus de canela.

Leve o arroz a cozer com a gua, a agar-agar e a pitada de sal durante 5 a 10 minutos. parte, demolhe a fruta e corte em pedacinhos. Ferva o leite com a casca de limo e Prof: Eugnia Varatojo Page 35

Curso de Macrobitica 2004/2005

4 Fim-de-semana

paus de canela durante alguns minutos e adoce com o mel de arroz. Junte ao arroz e misture a fruta. Cozinhe tudo cerca de 20 minutos em lume brando e deixe repousar. Deite num tabuleiro e deixe esfriar. Corte em quadrados e sirva com canela. Notas: O malte de trigo d menos cor aos alimentos. Variantes: Utilizar arroz integral em vez de arroz branco, sendo a proporo 1 lt de liquido para uma chvena de arroz. Pode tambm colocar-se a fruta, nesse caso o aspecto fica um doce branco com bocados de fruta ( capaz de ficar menos doce).

Prof: Eugnia Varatojo Page 36

Curso de Macrobitica 2004/2005

4 Fim-de-semana

Tema: Problemas de Peso


1. Observaes Gerais
Factores: Alimentao na infncia; Metabolismo; Stress; Condio da pele (dificuldade em eliminar).

16.01.2005

O excesso de... Queijo e ovos conduzem a uma acumulao de gorduras nas ancas; Leite leva-nos a ficar mais lentos; Galinha e ovos podem gerar tendncia para artroses e membros torcidos; Carne vermelha leva a acumulao de gordura nas ndegas; Manteiga, yogurtes e leite facilitam a acumulao de gordura nos seios e barriga. Notas sobre alimentos: importante garantir que se consegue eliminar atravs da pele, para isso recomendvel esfregar a pele com uma toalha hmida, para perder peso usar gua com gengibre (gotas de sumo ou ferver gengibre ralado). O consumo de algas, especialmente a Kombu regula a tiride. Consumir nabos, rabanetes, rbanos, so alguns dos alimentos que ajudam a eliminar. Evitar espadarte, bacalhau, atum e salmo fumado por serem peixes muito yang (especialmente as mulheres), tambm evitar a sardinha e o carapau (energia mais yang) os peixes mais recomendveis so robalo, dourada, pescada, linguado, lula, polvo, besugo. Dentro dos mariscos a amijoa, percebes, sendo a sapateira prefervel aos camares.

2. Receitas Condimento de Rama de legumes


Saltear a rama de legumes (eg. Cenoura) em leo de ssamo e um pouco de gua e miso. Apurar uns 10 a 15 minutos, e servir em cima do arroz como condimento.

Tabouli de Bulgur (bom prato para Primavera/ Vero)


Ingredientes: 1 Chvena de ch de bulgur; 2 Chvenas de gua; Pitada de sal; 1 pepino, 1 cebola e 1 cenoura; Coentros ou cebolinho picado; 2 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de azeite; 1 colher de vinagre de ameixa; 2 colheres de sopa de sultanas.

Prof: Eugnia Varatojo Page 37

Curso de Macrobitica 2004/2005

4 Fim-de-semana

Leve o bulgur ao lume com a gua, as sultanas e o sal e deixe ferver e cozinhe em lume brando cerca de 15 a 20 minutos. parte descasque o pepino e corte em quadradinhos. Corte a cenoura e a cebola em cubos e escalde em gua a ferver, 2 a 3 minutos. Junte ao bulgur e misture os restantes ingredientes, envolvendo muito bem. Nota: Em vez de pepino pode utilizar-se courgette, que neste caso dever ser salteada num wok com um pouco de leo em chama alta (para yanguizar). Massa Salteada (bom prato para Primavera/ Vero) Ingredientes 1 pacote de massa a gosto; 2 dentes de alho esmagados; 3 colheres de sopa de azeite; Pitada de sal. Coza a massa al dente e passe por gua fria. Aquea o azeite e os alhos e junte massa. Pode servir-se com manjerico picado. Molho de cenoura e manjerico (variante do molho de tomate sem tomate) Ingredientes kg de cenouras; de abbora; 1 cebola e 1 beterraba (pequena); 2 a 3 colheres de azeite; Pitada de sal e 1 colher de sopa de vinagre de ameixa; Algumas folhas de manjerico. Descasque os legumes, corte-os em cubos, junte gua (apenas at metade ds legumes) e deixe ferver. Baixe o lume e deixe cozer at que os legumes fiquem macios, adicione os restantes ingredientes e triture at obter um pur. Nota: Trate-se de um molho nutritivo bom para servir por cima de massas. Nabos Recheados Ingredientes 4 nabos mdios; 4 a 5 colheres de sopa de sementes de ssamo tostadas; 1 colher de sopa cheia de miso (doce); Raspa de um limo pequeno (no Inverno pode utilizar-se o sumo de laranja) Corte os nabos ao meio e leve ao lume com um pouco de gua e pitada de sal. Cozinhe at ficarem macios, mas no demasiado. parte, moa num suribachi as sementes e junte o miso e a raspa de limo. Retire um pouco do centro dos nabos e recheie com a mistura das sementes. Nota: O centro dos nabos retirado pode ser adicionado mistura das sementes. Bolinhos de Feijo Azuki

Prof: Eugnia Varatojo Page 38

Curso de Macrobitica 2004/2005


Ingredientes: 1 chvena de ch de feijo Azuki j cozido; 1 chvena mal cheia de malte de cevada; 1 chvena de sultanas; chvena de amndoa tostada ralada; 1 colher de sopa de coco ralado; Raspa de um limo.

4 Fim-de-semana

Leve o malte ao lume com o malte de cevada, as sultanas e a raspa de limo. Deixe ferver alguns minutos. Junte o feijo e deixe apurar at ficar sequinho. Depois de frio, molde pequenos bolinhos e passe-os por amndoa ralada e coco. Nota: O feijo deve ser cozido em chama baixa numa panela com duas medidas de gua para uma de feijo (no esquecer a alga kombu) e ir acrescentando mais gua medida das necessidades. O feijo deve ficar quase em pur. Variante: Pode adicionar-se alperces secos cortados em quadradinhos pequenos. Sopa de Feijo Azuki cm Legumes Ingredientes: 1 chvena de ch de feijo j cozido; 1 chvena de ch de abbora cortada; 1 chvena de ch de alho francs; 1 chvena de couve repolho cortada; Pitada de sal e fio de azeite; Folha de louro; 1 chvena de ch de massa a gosto ou de um cereal j cozido (cevada, arroz,...). Aquea o azeite e salteie os legumes e a folha de louro. Junte um pouco de gua e deixe estufar uns 10 a 15 minutos. Junte o feijo e a quantidade de gua que desejar. Adicione um pouco de massa a gosto ou de cereal cozido e deixe cozinhar mais uns minutos. Rectifique o tempero e sirva com cebolinho picado, salsa ou coentros. Nota: Pode cozer-se o feijo logo para a sopa e para os bolinhos. Saladas Prensadas Ingredientes: 1 cenoura e 1 cebola gua, sal, shoyo e sumo de limo. Corte a cenoura muito fina ou rale. Tempere com sumo de limo e um pouco de shoyo. Corte a cebola em meias luas e cubra com gua temperada com sal. Deixe repousar durante 1 hora ou mais. Retire a cebola da gua e junte cnoura. Tarte de Tofu e Alga Arame Ingredientes: Massa: 2 chvenas de farinha; chvena de leo de milho ou de azeite; Prof: Eugnia Varatojo Page 39

Curso de Macrobitica 2004/2005


chvena de gua; Pitada de sal.

4 Fim-de-semana

Misture todos os ingredientes para a massa e forme uma bola homgenea. Estenda a massa e cubra uma tarteira, untada com um pouco de leo. Recheio: kg de tofu; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado; salsa picada; Pitada de sal; 1 colher de sopa de vinagre de ameixa; 2 colheres de sopa de alga arame demolhada; 2 a 3 colheres de sopa de azeite. Triture o tofu at ficar em creme. Junte os restantes ingredientes e misture bem. Recheie a tarteira e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Nota: Pode adicionar-se cogumelos ao recheio. Caldas doces Frutos Secos: Demolhar sultanas, ameixas secas e alperces secos. Colocar num tacho com gua na proporo de uma medida de fruta para de gua, deixar ferver e cozinhar em lume brando at obter uma calda (com bocados de frutos ainda inteiros. Frutos Silvestres: Levar malte de arroz ao lume e deixar ferver em chama alta, colocar os frutos (framboesas, mirtilos, amoras) e envolver bem. Pode adicionar-se agar-agar para obter consistncia ou fazer gelatina. Doce de Base: (confirmar) Ingredientes: 1 chvena de alperces; Leite de aveia; Smola de trigo; Raspa de um limo; Malte de arroz. Levar todos os ingredientes ao lume, deixar ferver e cozinhar at engrossar.

Notas sobre Alguns Remdios Caseiros Azia (sangue cido) mais Comer 1 bocadinho de ameixa umeboshi; Bebida feita com ch de 3 anos, shoyo e ameixa

Prof: Eugnia Varatojo Page 40

Curso de Macrobitica 2004/2005

4 Fim-de-semana

Tosse de cabea cabea

umeboshi (pasta ou mesmo o fruto em pickle); Comer uma colher de ch de gomsio; Concentrado de ume com ch de 3 anos. Ch de casca de cebola; Ch de 3 anos com mel de arroz e uma casca de limo; Massajar o peito com leo de ssamo e gengibre. Massajar o corpo com uma toalha humedecida com gua e gengibre. Emplastro de couve com tofu. Kuzu-1/2 umeboshi e shoyo. Concentrado de ume com ch de 3 anos. Sumo de tangerina Sumo de maa morno. Gargarejar com ch de 3 anos com sal marinho. Concentrado de ume.

Circulao Febre Dores ( testa) Dores ( nuca)

de

Dores de garganta Digesto/agonias

Prof: Eugnia Varatojo Page 41

Vous aimerez peut-être aussi