Vous êtes sur la page 1sur 12

Curso de Macrobitica 2004/2005

5 Fim-de-semana

Tema: Cozinha Medicinal 12.02.2005


1. Observaes Gerais
Cozinhar um acto de criao segundo o qual transformamos a energia dos alimentos atravs dos mtodos culinrios, das combinaes entre os alimentos e a com a nossa prpria interaco (atitude). De facto, a forma como que estamos a cozinhar a energia que damos aos alimentos e aos outros atravs dos pratos que confeccionamos. Em geral, ningum nos pode fazer mal, somos ns que nos fazemos mal ao estarmos permeveis a determinadas situaes/espaos/pessoas. O importante estarmos slidos, ou seja, bem connosco prprios. Como os vrus, a culpa no o facto de existirem, eles no tm a inteno de nos fazer mal, ns que podemos estar mais enfraquecidos e somos por isso permeveis. A lgica talvez no devesse ser exterminar o que nos pode fazer mal mas fortificarmo-nos enquanto seres humanos (fsica e emocionalmente). Quando falamos em alimentao estamos quase sempre a pensar na alimentao material, mas de facto alimentamo-nos de vrias formas: contacto e interaco com os outros, espaos que frequentamos, famlia, trabalho que desenvolvemos...A alimentao material equivale a 1/7 da alimentao total, mas que mais facilmente ns mudamos se assim o entendermos.

Notas sobre alimentos:


A fruta e saladas cruas podem enfraquecer os rins; O nabo, rabanete, rbano ajudam a eliminar e desintoxicar; A ameixa umeboshi purifica o sangue; O leo de ssamo tostado fica muito bem para saltear bulgur, cous-cous, massas; Os condimentos devem ter um sabor forte, contudo de salientar que devem ser usados com moderao; Usar o tomilho na cozedura de cereais (bulgur, arroz, cous-cous); O malte de cevada no deve ferver pois torna-se amargo.

Notas sobre confeco de pratos: Arroz glutinoso basta 1,25 a 1,5 de gua por cada de arroz, o arroz integral 2 de gua para 1 de arroz; Os factores tempo, presso, fogo yanguizam os alimentos, a gua permite dar uma energia mais yin; Os condimentos podem equilibrar. No aproveitar a gua de demolhar do feijo (pois pretende-se libertar algumas substncias na gua, tais como purinas (?)). O sumo de gengibre deve ser sempre colocado no final da confeco do prato, as tirinhas de gengibre que podem ser adicionadas no incio ou durante; No adoar doces que levem farinhas com malte de cevada;

Prof: Laura Dinis Page 42

Curso de Macrobitica 2004/2005

5 Fim-de-semana

As sementes de ssamo devem ser lavadas para tirar as areias. Todas as sementes que ficarem a flutuar no esto em condies e devem ser retiradas e em seguida deve passar-se as sementes por um coador com gua corrente pois as pedras mais pesadas ficam no fundo da taa. Os nishimes so bons para os rgos centrais; O escaldar legumes significa que os legumes verdes devem ser retirados da gua assim que a cor ficar mais viva, a couve-flor quando os troncos comearem a ficar ligeiramente verdes, a cenoura quando ficar com a cor mais intensa. Os legumes devem ficar crocantes. (diz-se que ajuda a que o mais bonito de ns venha ao de cima).

2. Receitas
Creme de Cebolas Cebola cortada em meias luas muito fininhas, colocar ao lume brando com muito pouca gua e uma pitada de sal, e deixar cozinhar durante muito tempo. A cebola dever ficar quase em creme e doce. Pode utilizar-se para barrar fatias de po. Pode conservar-se em frascos esterilizados. (colocar o creme em frascos ainda quente, se possvel, pois facilita o vcuo, colocar os frascos fechados em gua a ferver e deixar ficar durante 20 minutos). Tofu mexido com cenoura Ingredientes: Tofu; leo de ssamo ou azeite; Sal (fino mas no refinado1); Cenoura ralada; Salsa, coentros ou cebola picada (variantes). Colocar leo numa frigideira (dimetro de uma moeda de euro, no necessrio mais) e um pouco de gua. Desfazer o tofu com as mos e colocar na frigideira, temperar com sal e mexer cerca de 2 minutos, adicionar a cenoura. Guarnecer com salsa, coentros,... Se pretender utilizar cebola, pic-la e alourar, adicionar o tofu, a salsa ou coentros e no final a cenoura.
1

Se no se tiver sal fino, secar numa frigideira sal grosso e desfazer no suribashi.

Kombu frito Tirar o excesso de sal com um pano hmido e cortar aos quadradinhos. Aquecer o leo de fritar bem quente e colocar os quadrados e tir-los imediatamente (tem que ser muito rpido se no amarga). Mais saladas prensadas Cenoura: Ralar cenoura temperar com uns pingos de vinagre de ameixa umeboshi e apertar com as mos.

Prof: Laura Dinis Page 43

Curso de Macrobitica 2004/2005

5 Fim-de-semana

Couve: Couve lombarda cortada em tiras fininhas, assim como rabanetes, adicionar coentros e uns pingos de gua. Colocar na prensa com umas pedras de sal. Mochi Cozinhar arroz glutinoso na panela de presso com as propores de 1 de arroz para 1,5 (1,25) de gua. Cozinhar cerca de 40 minutos. No final, bater o arroz com um pilo at ficar com uma consistncia pegajosa. Empado de glutinoso e arame Ingredientes: Alga arame; leo de ssamo; Shoyo; Cebolas; Cenouras; Tofu; Mochi. Demolhar cerca de 3 minutos a alga e colocar num tacho com leo (uma moeda de euro de dimetro) e deixar a alga (mesmo que pegue um pouco no faz mal porque a alga vai ficar rija e solta-se facilmente. Em seguida cobrir de gua e temperar com uns pingos de shoyo. Deixar cozinhar uns 20 minutos com cebolas em meias luas finas e cenoura cortada tipo aparas de lpis ou ralada. (tambm se pode adicionar couve flor). Temperar com sumo de gengibre. Colocar num tabuleiro, adicionar por cima o tofu desfeito com as mos e o mochi e levar ao forno uns 10 minutos. Condimento de Pimento (bom para a anemia) Ingredientes: leo de ssamo; Pimento vermelho cortado em bocadinhos muito pequenos; Gengibre ralado; Miso.

Colocar o leo, o pimento a cozinhar durante 30 minutos em lume muito brando. Quando estiver em pasta temperar com sumo de gengibre e o miso (podendo este ser previamente dissolvido em gua). Sopa de cebola com miso Ingredientes: leo de ssamo tostado; 1 cebola picada; 1 cebola por cada 2 pratos de sopa; Ervilhas; Miso. Alourar a cebola picada no leo com um pouco de gua. Cortar as restantes cebolas em gomos e adicionar, deixar cozinhar com um pouco mais de gua, at as cebolas estarem macias, adicionar mais gua e as ervilhas e deixar cozinhar um pouco. Prof: Laura Dinis Page 44

Curso de Macrobitica 2004/2005

5 Fim-de-semana

Temperar com miso (1 colher de ch por prato de sopa) e deixar borbulhar ligeiramente. Servir com cebolinho cortado. Sopa de Alface Ingredientes: Gengibre; leo de ssamo tostado; gua e shoyo; Alface. Cortar o gengibre em tirinhas e saltar no leo de ssamo com um pouco de gua. Juntar mais gua e temperar com umas gotas de shoyo. Quando a gua ferver colocar as folhas de alface (1 minuto). Servir com cebolinho picado. Variantes a utilizar com o pur de millet com couve-flor (receita da 2 aula) 1) Adicionar ervilhas e quadradinhos de cenoura depois de salteados ao pur. Colocar numa forma de bolo e calcar bem. Deixar secar e cortar s fatais. 2) Escaldar nabias ou agrio, colocar numa forma de bolo ingls uma camada de pur, os legumes no meio e outra camada de pur. Servir s fatias. 3) Empado com bacalhau. Desfiar o bacalhau, saltear cebola num pouco de leo e uns pingos de gua (pode tambm adicionar-se salsa) temperar com shoyo e adicionar o bacalhau. Colocar num tabuleiro, o pur de millet o bacalhau e mais uma camada de pur, levar ao forno para tostar. Em vez, de bacalhau pode utilizar-se o tofu, bem enxuto e igualmente salteado. Pode ainda juntar-se esta mistura e fazer pequenos pastis fritos em leo ou levados ao forno. Salada de rabanetes, brcolos e rebentos de soja Saltear rabanetes em gua e vinagre de umeboshi. Escardar os brcolos (tm que ficar crocantes). Saltear rebentos de soja num pouco de leo e temperar com shoyo. Servir as trs variedades em salada com sementes de girassol tostadas com uns pingos de vinagre de ameixa ou shoyo. Kanten de tangerina Ingredientes: 1 colher de sopa de agar-agar por litro de liquido; Geleia de milho; Clementinas. Dissolver os flocos num pouco de gua durante 5 minutos, adicionar a gua, adoar e adicionar o sumo das clementinas (no colocar nada de casca pois amarga). Deixar arrefecer e cortar em quadrados.

Prof: Laura Dinis Page 45

Curso de Macrobitica 2004/2005

5 Fim-de-semana

Tema: Remdios Caseiros 13.02.2005


1. Observaes Gerais
A acidez no sangue leva a que haja maior dificuldade em reter os minerais. O ch de burututu (?) bom para enxaquecas, pois alivia a vescula. O cilcio orgnico bom para as varizes.

A couve corao e lombarda energia solo, grelos e alho francs energia rvore

2. Receitas
Aveia doce (Luclia) Ingredientes: litro de leite de aveia e de gua; 1 pau de canela 1 casca de limo; 14/15 colheres de sopa de flocos de aveia; Geleia de arroz. Levar tudo ao lume ( excepo da geleia), deixar ferver e adoar, mexer um pouco. Servir com canela polvilhada. Maa em calda Ingredientes: Maas; Kuzu; Malte de arroz ou trigo; Amndoas tostadas; Pau de canela (opcional). Cortar as maas em metades e cozer com pitada de sal com muito pouca gua at ficarem macias. Retirar a gua da cozedura das maas e adicionar o kuzu ( j dissolvido) o qual deve ferver cerca de 1 minuto, adoar com as geleia. Servir a maa com a calda por cima e umas amndoas tostadas. Pode ser feito com pssegos, peras e morangos, neste ltimo caso, os morangos devem ser apenas escaldados. O Kuzu permite yanguizar a sobremesa, a qual por si tipicamente yin. Para fazer um pudim, adicionar agar-agar. Pode utilizar-se farinha araruta ou amido de milho, nesse caso deve cozinhar cerca de 3 minutos.

Prof: Laura Dinis Page 46

Curso de Macrobitica 2004/2005


Sobremesa de Kuzu

5 Fim-de-semana

Levar o malte com um pouco de gua para dissolver (no ferver). Por outro lado dissolver o kuzu em gua e levar ao lume at ficar transparente, adicionar ao malteadicionar uns pigos de sumo de gengibre. Mousse de Amndoa Dissolver a alga agar-agar (1 colher de sopa para um litro de gua) num pouco de gua. Juntar a restante gua, deixar ferver e adoar com malte de cevada. Adicionar 2 colheres de sopa de manteiga de amndoa e 2 a 3 gotas de sumo de gengibre. Deixar arrefecer e passar com a varinha mgica at obter uma mousse. Colocar em taas e guarnecer com amndoas tostadas. Gelados (nota: qualquer mistura de protena com doce dificulta a digesto) Sobremesa de baunilha Ingredientes: 2 Pacotes de de sobremesa de baunilha (a nica que no tem aucares) Malte de milho; Morangos. Colocar as sobremesas numa taa e adoar bastante, em seguida adicionar os morangos cortados e envolver bem. Colocar numa forma e colocar no congelador. Pode colocar-se um creme de chocolate no fundo da taa com amndoa picada e por cima o gelado de baunilha. Ao desenformar o gelado fica com duas camadas. Sobremesa com amasake Ingredientes: Amndoa; Gengibre; Amazake; Malte de cevada; Raspa de limo. Adoar bastante o amasake, adicionar 2 gotas de sumo de gengibre, adicionar amndoa e raspa de limo e colocar na forma de gelado ou sobremesa. Pudim de amasake Ingredientes: Amasake; Agar-agar; Malte de cevada (como o doce fechado utilizar 2 gotas de sumo de gengibre). Misturar os ingredientes, pode misturar-se morangos escaldados.

Prof: Laura Dinis Page 47

Curso de Macrobitica 2004/2005


Sobremesa de vegetais doces Ingredientes: Abbora; Cenoura; Sal; Canela; Limo.

5 Fim-de-semana

Cortar os vegetais e levar ao lume com uma pitada de sal e um pouco de gua (muito pouca). Deixar cozinhar com um pau de canela bastante tempo. No final mexer ou passar com a varinha mgica, adicionar a raspa de limo, pode tambm juntar-se nozes ou amndoas. Polvilhar de canela. Bolo de smola de trigo Ingredientes: Abbora; Cenoura; Geleia de cenoura e milho (won) Sal; Canela; Smola de trigo; Limo; Laranja; Azeite. Deixar os vegetais a cozinhar tal como no creme acima explicado, adoar com a geleia e adicionar a raspa de 1 limo e de duas laranjas, passar tudo pela varinha mgica e adicionar a smola de trigo at que a massa cair com dificuldade da colher, adicionar um fio de azeite. Colocar na forma (pode estar ou no untada com um pouco de azeite) e levar ao forno (quente). Quando estiver pronto desenformar s aps ter arrefecido. Variantes: 1) Maa, sultanas e sumo de laranja. 2) Sumo de uva, pssego, azeite (um fio) e geleia de gila (won). Mousse de alfarroba Ingredientes: Flocos de aveia fina; Farinha de alfarroba; Malte de cevada. Cozinhar os flocos de aveia at ficarem soltos adicionar a alfarroba at ficar com a consistncia desejada, adoar com malte. Sopa de Millet com Miso Ingredientes: Cebola; leo de ssamo (tostado ou no) opcional; Prof: Laura Dinis Page 48

Curso de Macrobitica 2004/2005


Cogumelo shitake; Millet; Alho francs; Cenoura; Miso; Salsa, cebolinho para guarnecer.

5 Fim-de-semana

Saltear a cebola (meia cebola) picada at alourar (pode utilizar-se apenas gua). Adicionar os cogumelos shitake (1 por prato de sopa) depois de demolhados, o alho francs cortado em tirinhas e a cenoura em meias luas. Adicionar a gua, e o millet (ter ateno que o millet cresce muito), e deixar cozinhar. No final colocar o miso (deixar borbulhar) e servir com cebolinho. Creme de legumes Cozinhar couve-flor, abbora e alho francs em pouca gua com pitada de sal. Quando estiverem macios adicionar mais gua e temperar. Reduzir tudo a pur e adicionar feijo verde escaldado cortado em lminas, servir com folha de hortel. Sopa de Cevada - Receita Escocesa Ingredientes: Cevada cozinhada na presso com 3 chvenas de gua por 1 de cereal durante 45 minutos a 1 hora; Quadrados de nabo; Alho francs; Aipo (pouco); Seitan. Marinar o seitan em shoyo e pressionar para adquirir bem o sabor do tempero. Colocar os vegetais a cozer em pouca gua. Quando estiverem macios, adicionar a cevada e o seitan e rectificar o tempero. Arroz integral com Azuki Ingredientes: 1 medida de Azuki; Alga Kombu; 3 medidas de arroz integral; Sal. Cozer na presso o feijo j demolhado com a alga Kombu cerca de 10 minutos (2 de gua para 1 de feijo). Adicionar o arroz e a gua correspondente e deixar cozinhar cerca de 45 minutos, temperar com sal quando a gua comea a ter espuma. Variante: utilizar arroz glutinoso.

Cebolas recheadas com miso

Prof: Laura Dinis Page 49

Curso de Macrobitica 2004/2005

5 Fim-de-semana

Dar um golpe em cruz nas cebolas junto da zona da raiz. Colocar no fundo de um tacho alga kombu demolhada cortada em tirinhas e colocar gua a cobrir a alga. Colocar as cebolas inteiras com 1 pingo de miso por cima. Deixar cozinhar cerca de 15 minutos (tambm se pode fazer no forno). Daikon seco com alga kombu Demolhar o daikon seco cerca de 10 minutos e no aproveitar a gua. Demolhar a alga kombu parte. Cortar o daikon e a alga em tiras pequenas e colocar num tacho com gua pela metade do volume, colocar uns pingos de shoyo e deixar cozinhar uns 20 minutos. Tempeh de cebolada e choucrute Ingredientes: Tempeh congelado (quadrados); Shoyo; Gengibre (opcional); leo de ssamo (opcional); Cebolas; Choucroute. Temperar o tempeh com shoyo e gengibre e saltear no leo ou em gua. Colocar o tempeh no fundo do tacho com gua e por cima colocar bastante cebola cortada em meias luas finas e choucroute. Temperar com shoyo. Deixar cozinhar. Couve-flor a vapor Couve-flor inteira a cozer no vapor com uma corte em cruz ao p do talo. Fazer um molho com kuzu com vinagre de ameixa. Cortar em fatias e guarnecer rabanetes. Nishime Colocar muito pouca num tacho, com alga Kombu, cortar vegetais grandes (eg. cenoura, couve flor, cebola) em camadas, dos mais yang para os mais ying). Utilizar 2 a 3 vegetais diferentes (no mais). Testar a diferena entre colocar a cebola por cima a ou por baixo de outro vegetal. Adicionar uns pingos de shoyo e cozinhar em lume brando uns 20 minutos. No final destapar e envolver todos os legumes. Salada 1) Escaldar rama de brcolos com couve corao. Passar por azeite, alhos e shoyo. 2) Colocar rabanetes num pouco de gua e a rama por cima, um pouco de shoyo e deixar cozinhar uns 10 minutos. Condimento Nori: Cortar a nori aos bocadinhos cobrir com gua e deixar a alga ir desfazendo-se at ficar em papa. Temperar com shoyo (sentir salgado, pois trata-se de um condimento). Pode ainda temperar-se com sumo de gengibre.

Prof: Laura Dinis Page 50

Curso de Macrobitica 2004/2005


P de algas:

5 Fim-de-semana

Tostar nori ou kombu e desfaser no suribashi, adicionar sementes de ssamo e desfazer a 80%. Este condimento feito com Kombu bom para os estados de enfraquecimento aps diarreias. Chs medicinais Nome Ch Bancha Banchatamaribancha 1 Chvena de ch bancha a ferver e deitar 1/2 colher de sopa de tamari. Receita Frequncia Pode tomar-se todos os dias Pode tomar-se esporadicamente. Tomar de manh ou antes de deitar Objectivo Alcaniza o sangue e ajuda a digesto. Activa a circulao Cansao Problemas de estmago Dores e irregularidades menstruais Frio Gases intestinais Desintoxica Revigora o sangue e a circulao atravs da regulao do aparelho digestivo Ajuda a aliviar as dores de cabea na parte frontal causadas por excesso de yin (doces e outras substncias expansivas). Alivia a febre Intoxicao alimentar (peixe e marisco) Apendicite (cuidado) Inchaos menstruais ou gerais. Ajuda a dissolver gorduras difceis do organismo.

Ume-shoyoBancha

Juntar 1ou 1/2 ameixa (pode ser pasta) moda no suribashi com de uma colher de sopa de shoyo a 1 chvena de ch de 3 anos.

Ch rbano

de 1 colher de sopa de rbano par uma de ch, deixar ferver 10 minutos. (o mesmo) Para 1 chvena de ch ferver uma colher de sopa cenoura e de nabo (ou um dos outros referidos) ralado durante 10 minutos. Demolhar o cogumelo durante 1 hora. Page 51 Tomar no mximo duas vezes por semana (especialmente de manh) Ateno: no se deve dar a pessoas

Ch de nabo Ch de cenoura e daikon fresco (nabo, rbano, rabanete) Ch Shitake Prof: Laura Dinis

Ajuda a limpar o organismo de sal,

Curso de Macrobitica 2004/2005


Ferver o cogumelo e deixar cozinhar durante 20 minutos. Temperar com uma pitada de sal ou gotas de shoyo.

5 Fim-de-semana
com condio muito yin. Nos outros casos tomar apenas 3 vezes por semana. carnes. Baixar a tenso Combater o colesterol Estimular a funo dos rins Relaxa se a pessoa est muito tensa. Para o sistema respiratrio, gripe ou tosse. Mucos do sistema respiratrio Sinusite Fortalece os rins Tambm usado para diabetes

Ch de lotus

Demolhar 1 hora a flor de ltus e ferver na gua de demolhar cerca de 20 minutos com uma pitada de sal. (*) Ch de feijo 2 Colheres de sopa de azuki feijo para uma chvena de ch. Cozer aps demolhado com alga Kombu. Temperar com umas gotas de shoyo. Ch de alga Para uma chvena de Tomar durante Fortalece o sangue Kombu ch, demolhar uma tira uma semana (mais yang) de alga, deixar Limpa o organismo demolhar cerca de 5 de gorduras animais minutos e cozinha-se e de protenas cerca de 15 minutos. excessivas Acalma Ajuda a ficar com a mente mais limpa. Kuzu e sumo Estimula o apetite de maa Baixa a febre Para fezes muito duras e opacas Ch de Infeces urinrias barbas de (no comer fruta crua milho com durante o perodo da ps de cereja infeco). * Podem aproveitar-se as flores de ltus para fazer hambrgueres: Fazer uma pasta de miso com cebola picada e tampar os buraquinhos das flores, fazer um polme ou no e fritar. Outros tratamentos Mulheres Banhos de assento: 1) Ferver alga arame na gua de demolhar cerca de 10 minutos com a gua a o mais quente possvel fazer o banho de assento. Permite fortalecer os rgos genitais femininos. Fazer durante 3 dias e descansar 2 dias, repetir a sequncia at perfazer 3 sesses. Prof: Laura Dinis Page 52

Curso de Macrobitica 2004/2005

5 Fim-de-semana

2) Secar sombra a rama de nabo, fazer um ch com a rama de dois nabos e uma mo cheia de sal. Irrigaes ou lavagens vaginais: Ch de 3 anos com uma pitada de sal e pingos de limo (neste caso deve estar temperatura do corpo). Homens Com o chuveiro com gua fria durante 5 a 15 minutos (efeito na prstata). Outras notas: Frieiras: emplastro de sal na barriga, miso e pickles (fgado). O leite de cabra tem uma estrutura mais parecida com o leite materno; Existem dois eixos de equilbrio energtico: bao/Fgado e Corao/Intestino delgado; Farinhas: contraem o bao; Passar com malte de cevada nas gengivas do beb no caso de dores, contudo se a criana no estiver muito yang, partida o processo de nascimento de dentes no ser muito doloroso. Nessa altura, assim como num parto, o organismo equilibrado produz uma hormona que aumenta o limite de sensibilidade dor. importante no comer muitos doces na gravidez assim como carnes e ovos para permitir uma descontraco muscular e uma correcta oxigenao dos msculos. O tero um msculo que s trabalha na altura do parto e tem dois movimentos: 1) de cima para baixo e 2) contraces laterais.

Livro: Mes de Sheila (antroploga).

Prof: Laura Dinis Page 53

Vous aimerez peut-être aussi